Minitrekking no glaciar Perito Moreno: holiday on ice
O assunto geleiras vai ocupar todo o seu tempo em El Calafate. Se você decidir que Perito Moreno não é o bastante, vai poder ver outras, em passeios de barco pelos lagos (vou falar de tudo no post de encerramento do Calafate).
Deixe para o último dia, porém, o passeio que vai tornar supérflua qualquer outra atividade que passe perto de um cubo de gelo: o Minitrekking.
Depois de ver geleiras — ou glaciares; dedico o título deste post à Isabel O. — de longe, de perto, do alto, de baixo, da terra, da água, só nos resta mesmo subir numa e caminhar sobre o gelo.
Há duas opções de passeios, realizados pela mesma companhia, a Hielo & Aventura: o Minitrekking, que inclui uma hora e meia de andanças por cima do glaciar, e o Big Ice, que é um pouco mais puxado.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Para minha felicidade, a idade máxima recomendada para o passeio mais puxado é 45 anos; como estou com 46, tenho a desculpa perfeita para ter feito a versão compacta 😀
Depois de uma curta navegação pelo Brazo Rico (a seção do lago que aparece nos mirantes da estrada, à esquerda das passarelas), desembarcamos num refúgio ao pé de um bosque na outra margem.
De lá fazemos uma curta caminhada até um mirante à beira-lago (onde temos a última vista antes de subir no bicho — essa aí de cima), e depois vamos para a estação onde ganhamos tração nas duas pernas.
Os monitores do passeio instalam grampões na sola dos nossos sapatos. O sistema é o mesmo dos patins de (beeem) antigamente, que a gente usava com calçado normal; a diferença é que em vez de rolimãs ele vem com umas pontas hiperafiadas que previnem tombos (se você cai no gelo, a probabilidade de fratura é alta).
Os guias são bacanas e explicam como caminhar. Precisamos manter os pés separados, pisar com o pé inteiro, manter a postura ereta nas subidas. Em resumo — andar como um pingüim, descer como um macaco.
Caminha-se em fila indiana, com paradas estratégicas para fotografias. As descidas são um pouco tensas, mas nada que se compare com um bugueiro maluco em Natal.
Não preciso dizer que é lindão porque você está vendo com sua própria tela. É como passear por um jardim de esculturas geladas.
O mais bonito de tudo são as fendas azuladas que aparecem a todo momento. Olhos d’água. Olhos azuis d’água! Elizabeth Taylor meets Perito Moreno.
Promoções para sua viagem
No fim, tudo acaba em uíqui — no nosso caso, um escocês Famous Grouse oito anos, com gelo produzido há oito segundos.
O passeio completo inclui uma passada nas passarelas, e resolve a vida de quem vai ficar apenas um dia na cidade. É preciso reservar e pagar na véspera. E não há saídas no auge do inverno (entre meados de junho e meados de agosto).
Mala de bordo nas medidas certas
Agora no fim do verão a temperatura estava agradabilíssima: uns 12 graus. Me arrependi de ter ido com ceroulão por baixo da calça de nylon, e no final suei a camiseta por baixo da parka quebra-vento.
Gostou? Prepare a carteira. Em 2010, o passeio custou o equivalente a 130 dólares.
Caso você possa ficar mais dias no Calafate, mantenho a minha sugestão do post inicial: vá no primeiro dia ao parque de carro. No segundo dia, faça um passeio de barco pelos glaciares (voltarei a falar disso no post final). E deixe o Minitrekking para enxugar o gelo final.
Leia mais:
349 comentários
Tá joia! Muito obrigada por seu tempo! Vou ter que aprender sobre o câmbio dos pesos, tô perdidinha rsss. Mas é que o preço pra dezembro tá mais caro, então acho que dá mais de 200 dólares. Um adulto são 400 mil pesos , o que daria uns 400 dólares. Achei muito caro. Mas obrigada ☺️
Olá, Renata! Veja: https://www.viajenaviagem.com/destino/buenos-aires/que-moeda-levar/
Ainda sobre o passeio minitrekking, como fazer para reservar com antecedência? Pois ao tentar comprar no hotel o é aventura o preço que aparece para 3 pessoas é 1.340.000 lPesos argentinos. Assim acredito que só consigo comprar no valor de 200 dólares por pessoa pessoalmente lá certo? Obrigada.
Olá, Renata! O problema de comprar no local com dinheiro vivo trocado em cueva é que os lugares podem esgotar. Eu fiz os cálculos a partir do preço do site.
Fui consultar a empresa yelo e aventura e o passeio mini Trekking está cerca de 2 mil e trezentos reais por pessoa! E isso mesmo? Há outra empresa? Obrigada.
Olá, Renata! O passeio é operado por essa agência. O preço atual equivale a 200 dólares no câmbio blue. Dá pouco menos de 1.200 reais por pessoa se você trocar dólar ou reais no câmbio blue ou 220 dólares se você pagar com cartão global (neste caso, cerca de R$ 1.300 por pessoa).
Muito obrigada pela resposta! Vc acha que é necessário reservar com antecedência? Iremos em dezembro. Obrigada.
Olá, Renata! É um passeio que pode esgotar.