Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles -- a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares -- e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus -- com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão -- é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto mrgreen

Leia mais:

610 comentários

Natalia
NataliaPermalinkResponder

Olá. Existe viagem de ônibus de mendoza para buenos aires? Ou é melhor ir de avião? Qual a companhia aérea mais em conta pra fazer esse trecho (mendoza - buenos aires)? Não é melhor ir de ônibus pra ver as paisagens?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! Não há paisagens na auto-estrada entre Buenos Aires e Mendoza. São 12 horas de viagem. Veja preços e horários em http://www.plataforma10.com .

Cida Diniz
Cida DinizPermalinkResponder

Boa noite,
Sou meio medrosa em relação a estradas em montanhas, gostaria de saber se é muito perigosa.
E se for em julho, é necessário colocar correntes nas rodas?
att. Cida.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cida! No inverno pode ser preciso colocar correntes nas rodas. A estrada também pode ficar interditada em caso de nevasca.

Liz
LizPermalinkResponder

Olá...no comecinho de setembro será que há risco de neve na estrada de Santiago a Mendoza?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liz! O inverno vai oficialmente até 20 de setembro. Não é comum, mas pode nevar até em outubro.

Maria Medeiros

Oi??
Obrigado por compartilhar a viagem com todos. Eu segui suas dicas e foi fantástico! A viagem é linda demais da conta. É obrigatório ficar na janela para desfrutar da paisagem belíssima. Eu comprei com antecede pela empresa "Andesmar" a 1° cadeira, no piso superior. A única desvantagem é q fica uma TV ligada atrapalhando as divagações. Para evitar tal aborrecimento coloquei fone de ouvido ? e muito rock. Som de TV é sacanagem, né?.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá,

Há quanto tempo estava este preço? Estou querendo comprar para ir em dezembro, mas o trecho está custando, no mínimo, 850 pesos argentinos!! Está mais do que o dobro do preço que para ir de avião pela Sky.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! O post é de 2010 e a inflação na Argentina foi galopante esses anos todos. Já apaguei a tarifa original.

A Sky é uma cia. aérea low-cost. Note que nas tarifas mais baixas a bagagem é cobrada à parte.

GAS
GASPermalinkResponder

Olá! Pelo site da Cata Internacional também aparece a opção de passagem pela empresa Andesmar. Tem alguma vantagem comprar através de um ou de outro? me parece que os valores estão no mesmo patamar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gas! Provavelmente as duas cias. estão consolidadas numa só.

Sueli Ghiurghi

Olá para todos os seguidores do VNV, e para o Bóia especialmente,
Fiz o trajeto Santiago até Mendoza de ônibus dia 27/11/17, com o El Rapido (autotransportes Andesmar), poltronas 10 e 11 e foi ótimo. Comprei pela internet e deu tudo certo. Paguei $42,00 (dólares). A dúvida que surgiu quando imprimi os etickets foi quanto ao terminal de embarque, pois vinha escrito que sairia do terminal escolhido (e não tinha escolhido nenhum). Mas foi tranquilo, apesar de em Santiago haver 3 grandes terminais. Bastou chegar um pouco antes da hora do embarque e perguntar na casinha de informações. Também há vários visores que registram todas as partidas e respectivas plataformas de embarque, com 20 minutos de antecedência. No caso do El Rapido as plataformas vão da 44 até a 49.
Eu tinha a grande preocupação em passar pela Aduana e não levar "nada" comestível, para não correr o risco de pagar multa. Embora haja mesmo a proibição (tem até placas na estrada avisando), vi vários "ermanos" com sanduíches enormes ... e deu tudo certo. Como o ônibus não para e não levamos nada, ficamos com fome....rsrsrs.
Atravessar a Cordilheira dos Andes, através de "Los Caracoles" é imperdível mesmo.
Obrigada por todas as dicas, sempre preciosas.
Sueli

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar