Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles -- a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares -- e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus -- com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão -- é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto mrgreen

Leia mais:

609 comentários

Natalia
NataliaPermalinkResponder

Olá. Existe viagem de ônibus de mendoza para buenos aires? Ou é melhor ir de avião? Qual a companhia aérea mais em conta pra fazer esse trecho (mendoza - buenos aires)? Não é melhor ir de ônibus pra ver as paisagens?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! Não há paisagens na auto-estrada entre Buenos Aires e Mendoza. São 12 horas de viagem. Veja preços e horários em http://www.plataforma10.com .

Cida Diniz
Cida DinizPermalinkResponder

Boa noite,
Sou meio medrosa em relação a estradas em montanhas, gostaria de saber se é muito perigosa.
E se for em julho, é necessário colocar correntes nas rodas?
att. Cida.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cida! No inverno pode ser preciso colocar correntes nas rodas. A estrada também pode ficar interditada em caso de nevasca.

Liz
LizPermalinkResponder

Olá...no comecinho de setembro será que há risco de neve na estrada de Santiago a Mendoza?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liz! O inverno vai oficialmente até 20 de setembro. Não é comum, mas pode nevar até em outubro.

Maria Medeiros

Oi??
Obrigado por compartilhar a viagem com todos. Eu segui suas dicas e foi fantástico! A viagem é linda demais da conta. É obrigatório ficar na janela para desfrutar da paisagem belíssima. Eu comprei com antecede pela empresa "Andesmar" a 1° cadeira, no piso superior. A única desvantagem é q fica uma TV ligada atrapalhando as divagações. Para evitar tal aborrecimento coloquei fone de ouvido ? e muito rock. Som de TV é sacanagem, né?.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá,

Há quanto tempo estava este preço? Estou querendo comprar para ir em dezembro, mas o trecho está custando, no mínimo, 850 pesos argentinos!! Está mais do que o dobro do preço que para ir de avião pela Sky.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! O post é de 2010 e a inflação na Argentina foi galopante esses anos todos. Já apaguei a tarifa original.

A Sky é uma cia. aérea low-cost. Note que nas tarifas mais baixas a bagagem é cobrada à parte.

GAS
GASPermalinkResponder

Olá! Pelo site da Cata Internacional também aparece a opção de passagem pela empresa Andesmar. Tem alguma vantagem comprar através de um ou de outro? me parece que os valores estão no mesmo patamar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gas! Provavelmente as duas cias. estão consolidadas numa só.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar