Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles -- a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares -- e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus -- com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão -- é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto mrgreen

Leia mais:

657 comentários

Natalia
NataliaPermalinkResponder

Olá. Existe viagem de ônibus de mendoza para buenos aires? Ou é melhor ir de avião? Qual a companhia aérea mais em conta pra fazer esse trecho (mendoza - buenos aires)? Não é melhor ir de ônibus pra ver as paisagens?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! Não há paisagens na auto-estrada entre Buenos Aires e Mendoza. São 12 horas de viagem. Veja preços e horários em http://www.plataforma10.com .

Cida Diniz
Cida DinizPermalinkResponder

Boa noite,
Sou meio medrosa em relação a estradas em montanhas, gostaria de saber se é muito perigosa.
E se for em julho, é necessário colocar correntes nas rodas?
att. Cida.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cida! No inverno pode ser preciso colocar correntes nas rodas. A estrada também pode ficar interditada em caso de nevasca.

Liz
LizPermalinkResponder

Olá...no comecinho de setembro será que há risco de neve na estrada de Santiago a Mendoza?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liz! O inverno vai oficialmente até 20 de setembro. Não é comum, mas pode nevar até em outubro.

Maria Medeiros

Oi??
Obrigado por compartilhar a viagem com todos. Eu segui suas dicas e foi fantástico! A viagem é linda demais da conta. É obrigatório ficar na janela para desfrutar da paisagem belíssima. Eu comprei com antecede pela empresa "Andesmar" a 1° cadeira, no piso superior. A única desvantagem é q fica uma TV ligada atrapalhando as divagações. Para evitar tal aborrecimento coloquei fone de ouvido ? e muito rock. Som de TV é sacanagem, né?.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá,

Há quanto tempo estava este preço? Estou querendo comprar para ir em dezembro, mas o trecho está custando, no mínimo, 850 pesos argentinos!! Está mais do que o dobro do preço que para ir de avião pela Sky.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! O post é de 2010 e a inflação na Argentina foi galopante esses anos todos. Já apaguei a tarifa original.

A Sky é uma cia. aérea low-cost. Note que nas tarifas mais baixas a bagagem é cobrada à parte.

GAS
GASPermalinkResponder

Olá! Pelo site da Cata Internacional também aparece a opção de passagem pela empresa Andesmar. Tem alguma vantagem comprar através de um ou de outro? me parece que os valores estão no mesmo patamar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gas! Provavelmente as duas cias. estão consolidadas numa só.

Sueli Ghiurghi

Olá para todos os seguidores do VNV, e para o Bóia especialmente,
Fiz o trajeto Santiago até Mendoza de ônibus dia 27/11/17, com o El Rapido (autotransportes Andesmar), poltronas 10 e 11 e foi ótimo. Comprei pela internet e deu tudo certo. Paguei $42,00 (dólares). A dúvida que surgiu quando imprimi os etickets foi quanto ao terminal de embarque, pois vinha escrito que sairia do terminal escolhido (e não tinha escolhido nenhum). Mas foi tranquilo, apesar de em Santiago haver 3 grandes terminais. Bastou chegar um pouco antes da hora do embarque e perguntar na casinha de informações. Também há vários visores que registram todas as partidas e respectivas plataformas de embarque, com 20 minutos de antecedência. No caso do El Rapido as plataformas vão da 44 até a 49.
Eu tinha a grande preocupação em passar pela Aduana e não levar "nada" comestível, para não correr o risco de pagar multa. Embora haja mesmo a proibição (tem até placas na estrada avisando), vi vários "ermanos" com sanduíches enormes ... e deu tudo certo. Como o ônibus não para e não levamos nada, ficamos com fome....rsrsrs.
Atravessar a Cordilheira dos Andes, através de "Los Caracoles" é imperdível mesmo.
Obrigada por todas as dicas, sempre preciosas.
Sueli

Paulo S
Paulo SPermalinkResponder

Olá para todos .Alguém sabe informar se no final de Maio e inicio de Junho ha probabilidade de nevar e interditar a estrada? estou pensando em fazer esse trajeto neste período. Estarei em Santiago e pretendo ir de avião até Mendoza pela Sky air lines (por que esta mais barato que o trajeto contrário quase 50%) e voltar de ônibus.
Acham uma boa ideia o trajeto de volta ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Não há diferença de beleza entre a ida e a volta. Sim, pode haver interdição da estrada se houver nevasca. Por isso, divida a sua estada em Santiago entre a ida e a volta de Mendoza; programe umas duas noites em Santiago antes de voar de volta.

Beto
BetoPermalinkResponder

Sim, muito importante! Uma amiga não teve esse cuidado. A estrada fechou e ela não conseguiu chegar a tempo em Santiago. Perdeu o voo, ainda teve que pagar hotel não programado, e ficou com um bom prejuízo.

Ruan
RuanPermalinkResponder

Olá, estarei em Santiago no começo de agosto, estou querendo ir de ônibus até Buenos Aires (vi vários depoimentos que as paisagens são ótimas)... Mas não consegui encontrar nenhuma empresa que faça o trajeto. Poderia me indicar alguma? Obrigado e ótimo post.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ruan! Serão 20 horas de viagem, e paisagem só haverá nas primeiras seis horas. Compre nas mesmas cias. indicadas para a travessia a Mendoza.

Cristiana
CristianaPermalinkResponder

Olá, vou fazer a travessia de Santiago para mendoza no início de setembro. Estou preocupada se a estrada terá neve a ponto de fechar. Você sabe dizer como foi o ano passado, se foi tranquilo essa época e se de maneira geral é.. posso comprar as passagens e ficar tranquila?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiana! Você tem que estar preparada para que a estrada feche -- por exemplo, não marcando a travessia para véspera de pegar vôo. Não ter chovido há 365 dias na sua cidade não significa que hoje não possa chover.

José Henrique de Melo Luna

Muito obrigado pelo relato.
Estou para fazer o trecho Mendoza - Santiago agora no início de junho.
Como os taxistas em geral em Santiago são muito pilantras, como você indica ir da rodoviária Terminal Sur para o hotel, que fica a 200m da estação de metrô Pedro de Valdivia? Estou prevendo chegar num domingo, por volta das 13h.
Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Você pode ir de metrô.

Erika Cunha
Erika CunhaPermalinkResponder

Olá, estou programando uma viagem para mendoza - Santiago em Agosto.
Minha dúvida é onde comprar as passagens de ônibus para esse trecho, pois pretendo me hospedar em mendoza e em Santiago, para isso preciso saber quando partirei de busu para saber quais dias fecharei minhas hospedagens ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erika! Tem ônibus todos os dias. Compre em https://www.plataforma10.com

Michele Kaiser Vieira

Bom dia, irei para Santiago em setembro, de lá farei a travessia, ficarei 4 dias em Mendoza, retorno a Santiago e fico mais 5 dias, tudo isso de ônibus. Quero comprar vinhos argentinos e trazer para o Brasil. Vi em um outro blog que na aduana de fronteira entre argentina e chile é limitado a quantidade de vinho a 2,5l por pessoa. Pesquisei em outros lugares, porém não encontrei mais nenhuma informação a respeito disso. Por acaso vocês tem alguma informação sobre??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michele! Sim, há um limite de 2 litros e meio de bebidas alcoólicas. O Chile é bastante rigoroso com importação de produtos alimentícios, a maioria simplesmente é proibida. O que você levar a mais de 2 litros e meio pagará imposto de importação de 15%.

Michele Kaiser Vieira

Muito obrigada pela resposta! Sabendo o valor do imposto consigo calcular se vale a pena ou não trazer mais que 2,5L!
Parabéns pelo blog, tiro muitas dúvidas aqui apenas lendo os artigos, relatos e comentários. Até mais!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Na verdade 15% é o imposto específico sobre o vinho e fermentados. No caso de destilados é 31,5lém do imposto específico, tem que pagar o imposto de importação de 6% mais o IVA de 19%.
Resumindo, leve no máximo 4 garrafas de vinho argentino, idealmente 3 para não ter problema. E sinceramente, apesar de gostar de um Malbec, o vinho chileno é bem melhor que o argentino.

Maria goretti
Maria gorettiPermalinkResponder

Queremos ir a Mendoza. Saindo de SP os vôos têm conexões demoradas.
Qual a melhor forma, de avião?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Já existem vôos diretos com Gol e Latam. Veja no nosso novo guia de Mendoza:

https://www.viajenaviagem.com/destino/mendoza#chegar

Matheus
MatheusPermalinkResponder

Boa noite, pessoal.

Alguém sabe os limites de vinho que pode ser levado de Santiago a Mendoza (por terra) ou algum site em que eu consiga essa informação?

Obrigado!

Fabio N Oliveira

Boa Tarde Pessoal,

Estou indo de Santiago a Mendoza no dia 03 de outubro, como a SKY cancelou meu voo estou buscando opções para transporte.
Sabem dizer se há risco de nevar nesse dia?
Vale a pena fazer a viagem a noite, penso nisso porque perderia menos tempo, e também porque já estou com o Passeio às Cordilheiras reservado no Nossa Mendoza? Pelo que entendi as paisagens são similares.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Nevascas são imprevisíveis. Outubro já não é mais época, mas nunca se sabe. O passeio da Nossa Mendoza vai para o lado chileno? O mais bonito é o caracol antes da fronteira com a Argentina.

Karine Senra
Karine SenraPermalinkResponder

Eu e meu esposo faremos o roteiro Santiago e Mendoza em janeiro/18, estávamos pensando em fazer o trageto ao contrário: primeiro Mendoza e depois Santiago, nos recomenda? Ou seria melhor a ordem do post?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karine! A ordem das cidades não afeta o visual.

Wêndia
WêndiaPermalinkResponder

Olá! Estou querendo ir sozinha de Santiago a Mendoza em Dezembro, a minha dúvida é que sem tem algum problema chegar no Chile e voltar para o Brasil pela Argentina, ou seja, sem precisar voltar para Santiago, e se eu consigo comprar passagem só ida de ônibus . Aproveitando gostaria de saber mais ou menos a temperatura de Dezembro.....Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wêndia! Não tem problema nenhum chegar por Santiago e voltar da Argentina. A amplitude térmica de regiões áridas é grande, espere máximas perto dos 30ºC com ocasionais mínimas entre 15ºC e 20ºC.

Elisabeth Boavista de Freitas

Pretendo fazer a rota de ônibus Santiago para Mendoza e me falaram que essa época não haveria neve nenhuma e que não seria bom o período. Gostaria de sua opinião. Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisabeth! A paisagem é bonita em qualquer época do ano. O cume das montanhas estará nevado.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Fiz a viagem em outubro 2018 e foi maravilhosa, apesar do problema que tive com a empresa de transporte. Meu nome e do meu marido não constavam na lista de passageiros, embora eu tivesse comprado as passagens há mais de um mês antes do dia da viagem. Os assentos estavam ocupados por outras pessoas e não havia mais lugar. O motorista nos perguntou se eu havia adquirido as passagens pela internet, disse que isso dava muitos problemas e que eu deveria entrar em contato com a empresa que as havia vendido. Depois do estresse, procuramos o guichê da Catta e fomos transferidos para um ônibus dessa mesma empresa que partiu 1 hora e meia depois. Enfim, pareceu-me tudo muito confuso (eram três empresas envolvidas: Catta, Andesmar e El Rápido) e não tive explicação alguma sobre o ocorrido. Quanto ao lanche que mostram no site esqueçam; levem seus próprios lanches se não quiserem passar fome.

margarida Toledo

Pretendo fazer o trecho santiago Mendoza de ônibus em 21/03/2019, será que ja tenho que comprar as passagens pela internet? acho que não terei nenhum problema de nevasca pelo período,ou é totalmente imprevisível? mas estarei 20 e 21/03 em Santiago e o restante em mendoza (ate 24/03) voo ja comprado de Mendoza para Sao Paulo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Margarida! Está muito cedo para comprar. Não deve nevar em março.

Suellen
SuellenPermalinkResponder

Olá, gostaria de indicação de empresa aérea para voo de Santiago - Mendoza. Sabem dizer se fica ruim ir à Mendoza e voltar à Santiago para retornar ao Brasil? As passagens de Mendoza-Rio estão muito caras. Vale a pena pernoitar e voltar à Santiago?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suellen! Lan e Aerolíneas fazem a rota. Você precisa orçar tudo isso e comparar os preços.

margarida Toledo

Ola estou para comprar a passagem santiago mendoza, so estou com uma duvida, qdo entro no site da Cata so aparece o horário de 13h30 (acho que não gostaria de fazer parte desse trecho a noite) aí vi que pela Andesmar e plataforma 10 consigo comprar as 8h30 e 9h30 da manha, o que pode ser bem melhor, mas qualquer dessas empresas são boas? são do mesmo "grupo"? as poltronas 10 e 11 são boas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Margarida! São do mesmo grupo, fazem uma espécie de ponte rodoviária, às vezes você compra por uma e viaja por outra.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Gostaria de saber se tem empresa aérea local que faz Mendoza para buenos Aires,vou em abril e programei ir de ônibus de Santiago para Mendoza e de avião de Mendoza a Buenos Aires.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Norwegian, Aerolíneas, JetSmart e Lan.

Fabio
FabioPermalinkResponder

Fiz está viagem há muitos anos atrás, 1989... viagem maravilhosa ! Cenas incríveis das diferentes cores das rochas e cores dos rios de degelo . Na época foi servido um bom café da manhã, prato frio e quente, na saída de santiago, almoço no caminho, e lanchinho rápido antes de chegar em Mendoza. Infelizmente estamos numa época de redução de custos no mundo todo, e muita coisa mudou para pior, pois nada foi reduzido nos preços das viagem né?. Bem que esse tipo de viagem fosse realizada ainda... abraços.

Maira
MairaPermalinkResponder

Boa noite! Existe algum link ou post sobre Santiago-Mendoza de carro? Não vi nada por aqui... estarei lá de 12 a 21 de setembro. Outra dúvida, não consigo alugar um carro em Santiago e deixar em Mendoza para retorna de avião?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maira! A travessia é complicadinha mas é factível. De todo modo, você tem que voltar com o carro para o país onde você alugou.

https://www.viajenaviagem.com/2011/05/travessia-chile-argentina-com-carro-alugado-voce-ja-fez/

Thayná
ThaynáPermalinkResponder

Olá, quero fazer essa travessia em outubro, quantos dias você ficou e quais passeios recomenda ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thayná! Nosso parceiro TourOn vende o trânsfer ida e volta Fortaleza-Canoa Quebrada-Fortaleza por R$ 94 por pessoa. Clique aqui.

lucca
luccaPermalinkResponder

Olá
Janeiro é uma boa época para realizar a travessia Mendoza-Santiago ? É possivel ver neve nesta época ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucca! Neve só no topo da cordilheira, nunca na estrada nesta época.

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Dá para fazer a viagem com 2 malas (uma de mão tamanho P e outra G)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patrícia! Acredito que sim. Mas tente não viajar tão carregada, é muito ruim.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2018/06/malas-viaje-leve/

Cilene
CilenePermalinkResponder

Irei fazer o trecho Santiago Mendoza no dia 17/11/2019 e devo comprar a passagem da Andesmar. Tem também a mesma opção para a empresa Nevada . Alguém conhece? Devo levar um lanche pois são muitas horas . Posso comê-lo antes da fronteira c a Argentina, sem risco de levar multas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cilene! As cias tendem a se equivaler. Pode comer seu lanche sem problema.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar