Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles -- a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares -- e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus -- com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão -- é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto mrgreen

Leia mais:

663 comentários

Débora
DéboraPermalinkResponder

Ah! Quero também agradecer ao Viaje na Viagem que me ajudou muito quando estava preparando o meu roteiro!

Sérgio
SérgioPermalinkResponder

Prezado amigo Freire...é possível fazer essa viagem no inverno, no mês de julho? Ou é muito arriscado? Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Sérgio! Aqui quem responde é A Bóia! Você pode dar o azar de pegar a estrada fechada por causa da neve. Por isso, vá com tempo sobrando e com uma reserva de paciência caso precise esperar.

Josiane
JosianePermalinkResponder

Boa noite, estou precisando de ajuda... Viajo em agosto para Santiago e Mendoza, chego no Aeroporto de Santigo no dia 07 de agosto(domingo) ás 11:30 e gostaria de ir direto para Mendoza. Olhei por algumas empresas indicadas nos comentários, mas o horário de Transfer para Mendoza mais tarde que consegui encontrar para "domingos" é ás 13:00h. Como geralmente esses ônibus saem de terminais, tenho medo de comprar a passagem e não conseguir chegar a tempo.
As minhas dúvidas são: Alguém conhece um transfer para Mendoza que sai diretamente do Aeroporto de Santiago? Devo reservar com antecedência ou assim que eu chegar no Aeroporto eu consigo comprar? Em agosto existe muito risco da estrada estar interditada devido á nevasca?

Muito obrigada, Josi

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josiane! Existem vôos a Mendoza tanto via Santiago quanto via Buenos Aires. O que você quer fazer equivale a desembarcar no Rio e sair correndo para a rodoviária pegar um ônibus para Belo Horizonte grin

De todo modo, as cias. de ônibus têm vários horários ao longo do dia. Pesquise em http://www.andesmar.com .

Em agosto a estrada fica interditada sempre que há nevascas, sim.

Josiane
JosianePermalinkResponder

Olá Bóia, obrigada.

Na verdade, já comprei as passagens ida e volta por Santiago, porque usei milhas e a Tam e suas parceiras não disponibilizaram trechos para Mendoza via Santiago usando milhas. Já fiz o trecho em uma van uma vez, e achei a própria viagem um "passeio", porque a estrada é linda. E pensei em fazer o mesmo já que vou com mais 4 pessoas que não conhecem.
Mas acabei de conseguir comprar ida e volta pela Lan Chile indo de Santiago para Mendoza e depois voltando a Santiago poucas horas depois da minha chegada, por 120 dólares.
Com certeza o tempo será melhor aproveitado dessa forma.

Gracias, Josiane

Josiane
JosianePermalinkResponder

Ah, depois de Mendoza ficarei uma semana em Santiago, jájá irei aparecer com mais dúvidas wink
Estou montando o roteiro e as dicas do blog ajudam mucho smile

Rachel
RachelPermalinkResponder

Olá p/ todos!!!
Estou amando as dicas de viagem e to montando meu proprio roteiro p/ santiago, valparaiso e mendoza. Nunca fiz uma viagem assim mas vcs me encorajaram a seguir meu proprio caminho rsrs.Serão 12 dias de paisagens maravilhosas, regadas a muito vinho é claro!!!Gostaria de parabenizar o blog e se tiver mais dicas por favor não esqueçam de postar!!!Ah, e Josiane fiquei apavorada qdo vi q existe a possibilidade da estrada estar interditada mas vou arriscar e vou de bus!Tem algum problema comprar a passagem c antecedencia?vou pra mendoza em 21/08...

valquiria
valquiriaPermalinkResponder

Ola rachel tudo bem?
estava pesquisando sobre com o ir de santiago a mendoza de onibus e fui um comentario seu!
Tb estou pensando em ir de santiago no dia 21/08 pois meu intercambio em mendoza comeca dia 22/08, se estiver interessada em compania me escreva.
Obrigada

Cristiano
CristianoPermalinkResponder

Olá pessoal,
Em agosto de 2010 eu fiz o roteiro até o Chile de avião e peguei um ônibus para Mendoza através da cordilheira. Foi um passeio maravilhoso, aluguei um carro em Mendoza e fui até o aconcágua de carro, visitei algumas adegas em Mendoza e arredores. Um passeio inesquecível.

Kadija
KadijaPermalinkResponder

Oi, gente...Esse site é de fato uma mão na roda!
Já planejei minha viagem toda pra o Chile, com direito a uma escapulida pra Mendoza. Porém, n me atentei pra o fato de que em julho, posso encontrar a estrada fechada. Sei que de avião vou perder a beleza da paisagem, mas se correr menos risco, vai ser o jeito! O que vocês acham? Ou de avião corro tambem algum risco? Abraços!

Rômulo
RômuloPermalinkResponder

Ricardo, boa noite!

A culpa é sua: vou de Santiago a Mendoza de ônibus. Você disse que comprou as passagens equivocadamente. Então me diga: para viajar no janelão da frente eu deverei comprar as cadeiras com os últimos números? (Pelo que eu entendi no seu comentário e no site da Andesmar e da Cata, é isso mesmo).
Abraços, Rômulo e Lívia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rômulo! Aqui quem responde é A Bóia! Na verdade, as poltronas da frente são as de menor número mesmo. O Comandante não comprou errado, foi o site que estava com outra configuração... Para garantir sua vista na janela frontal, antes de fechar a compra tente fazer um tira-teima junto à Cata ou Andesmar!

Rômulo
RômuloPermalinkResponder

Josiane e demais colegas,

Na última quarta-feira eu consegui trocar minhas milhas para voltar de Mendoza para Vitória-ES, com escala em Santiago. Eu ligava 2 vezes por dia para o call center da TAM, mas no final deu tudo certo. Basta ter paciência!
Abraços.

Jolivê
JolivêPermalinkResponder

Olá moçada, estou indo ao Chile agora em julho e vou fazer de ônibus a viagem pra Mendoza.
Estou com uma dúvida. Qual é a parte do ônibus que oferece melhor visão a superior ou inferior?
Abs
Jolivê

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jolivê! É a superior. Leia o texto, por favor grin

Camila
CamilaPermalinkResponder

Oi!!! Quero ir de Santiago para Mendoza via terrestre. Você disse que de táxi é bom porque pode parar para fotos...e que os taxistas anunciam a viagem na rodoviária. Você lembra quanto os taxistas cobravam para esse trecho? Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Não foi o Ricardo Freire que informou isso não.

A recomendação do Ricardo Freire é ir de ônibus.

Valdinho Pellin

Olá Camila:
Vá de ônibus pela Cata ou Andesmar. É super tranquilo. Se vc quizer parar para bater fotos faça o tour alta montanha em Mendoza que vai até o Parque Aconcaguá. Durante o tour vc pode bater fotos bem legais.

carolina
carolinaPermalinkResponder

Oi!!!
Vou passear agora em setembro em Mendoza, estaremos em 4 (dois casais), e a idéia é assim que chegarmos no aeroporto de Mendoza alugarmos um carro, para percorrermos as vinicolas.
A dúvida é, como estaremos em 4, um carro convencional (economico) não comportará 4 malas no porta malas, mas não acho em lugar algum o custo de um taxi para o centro.
Queria fazer as contas se vale a pena alugar um carro economico + o custo do taxi para o outro casal (ida/volta) ou se vale a pena alugarmos um carro maior (van) simplesmente por causa das malas. Sabem me ajudar???
Carolina

Vanilza
VanilzaPermalinkResponder

Carolina,

Em dezembro eu paguei 24 pesos do aeroporto até o hotel, mais ao centro. Não vejo necessidade de alugar um carro só por conta das malas. Assim como a Tatiana, recomendo fortemente a contratação de um remis. Depois de um dia de degustação eu voltava praticamente dormindo no banco de trás. Recomendo os serviços do Ariel Souza. Excelente profissional. Contatos e outras indicações, veja no post "Uma degustação em Mendoza".

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Oi Carolina,

Apenas um comentário, não sei se já viu os posts de Mendoza, o ideal seria reservar um remix, ou empresa de remix, pois todos vão querer degustar e aproveitar a viagem onde basicamente é de vinícolas. Pense nisso ainda mais que poderá dividir os custos com os 2 casais!!!
Quando fomos, foram nos buscar no aeroporto com uma doblo, que tem a traseira bem grande, as malas (2 grandes) ficaram bem folgadas, em um carro pequeno terão que fazer ginastica para caber as 4 malas e os 2 casais!
Caso queira alguma dica tem meu email ai...bjs e boa viagem!

carolina
carolinaPermalinkResponder

Obrigada pelas dicas!

Giselle
GisellePermalinkResponder

Desculpem-me o amadorismo da minha pergunta, mas...
Pretendo fazer Santigo-Mendoza em janeiro/2012.
É um bom período? O que esperar do clima?

Vanilza
VanilzaPermalinkResponder

Espero tempo quente e beeeem seco em Mendoza. Estive lá entre os dias 25 e 29 de dezembro... Alguns dias a temperatura chegou em 38º. Mas posso assegurar que não comprometeu a degustação dos vinhos, pois em algumas bodegas as caves eram bem frias (alô choque térmico - leve casaquinhos nas visitas!). Durante a noite, nos restaurantes, tomamos muitos chardonnays, torrontés e sauvignon blanc. Foi tudo de bom!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giselle! Você só verá neve nos picos mais elevados, mas em compensação terá a estrada desimpedida. Fará calor debaixo do sol.

Giselle
GisellePermalinkResponder

Ai, que delícia! Era tudo que eu queria ouvir - ou melhor, ler!
Obrigada!

luciana prestes

Olá, vou a Santiago e Mendoza em dezembro, a partir do dia 5. Se alguém tiver alguma dica, além das boas já citadas. Legal. Obrigada.

Iran
IranPermalinkResponder

Voce saberia me dizer se existe este trecho Chile/Buenos aires de trem ou de onibus quanto tempo Agradeço sua atenção

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iran! É melhor ir de avião. Entre as duas, a viagem de ônibus leva quase um dia inteiro. A Gol voa a Santiago com escala em Buenos Aires; é uma boa dica!

iradi
iradiPermalinkResponder

por favor ,estarei indo p santiago dia 12/10 e reservei um carro ,mas como estou vendo q tem van e nao sabia,se alguem souber o preco ou onde consigo gostaria da informacao ,estou achando muito cansativo ,ida e volta dirigindo ....fico agradecida

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iradi! Vá de ônibus, é mais confortável e mais panorâmico do que van grin

Maiquio
MaiquioPermalinkResponder

Olá! Alguém sabe se há como comprar passagem de avião de Mendoza a Buenos aires com preço menor? Venho acompanhando os preços há dois meses e nada de promoção. Só há Lan e Aerolíneas fazendo este trajeto mesmo? Ambas estão cobrando quase R$400,00 e to achando caro!
Alguém pode me dar um "help"?
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maiquio! Que tal ir de ônibus? Os veículos são mesmo muito confortáveis!

Maiquio
MaiquioPermalinkResponder

Olá Boia!
Estou vendo também essa possibilidade, mas queria escapar do tempo de viagem de quase 14 horas. Mas até agora o ônibus suite é a melhor opção em termos de custo/benefício.
Mas se alguém souber um meio de comprar passagem de avião lá (Santiago/Mendoza) com menor custo, seria de grande valia.
Grato!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maiquio! O problema é que as cias. argentinas trabalham com um preço para argentinos, outro para estrangeiros. Então pra gente as ofertas não aparecem...

Maiquio
MaiquioPermalinkResponder

Olá Boia! Percebi isso mesmo, após verificar os preços pelo sites argentino e chileno da Lan. Lí comentários de algumas pessoas compraram e embarcaram normalmente, mas não tive coragem de arriscar. Vai que não tenho a mesma sorte não é! Obrigado por sua atenção. Parabéns pelo excelente site!

Lenita
LenitaPermalinkResponder

Olá, alguém poderia me informar quanto tempo leva o percurso de Santiago do Chile a Mendoza de ônibus.
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Lenita! Está indicado no texto mrgreen

Valdinho Pellin

De ônibus dura umas 5 horas. De carro acho que você consegue fazer em umas 3 horas. O problema é passar pela migração. Isso dura em média 1 hora.
De qualquer forma tanto a viagem, quanto Mendoza vale muito a pena.

Valdinho Pellin

De ônibus vc faz em umas 5 horas. O problema é a migração que consome pelo menos 1 hora. Se vc for de carro vc consegue realziar o trajeto em mais ou menos 3 horas, ou pouco mais do que isso.
De qualquer forma o trajeto e Mendoza são fantásticos.

Liliana
LilianaPermalinkResponder

Oi, Ricardo. Oi, Bóia.

Faz pouco tempo que comecei a ler o blog, e estou encantada! smile As dicas são muito boas!
Como ainda estou "me situando", peço desculpas caso minha pergunta esteja deslocada, ou já tenha sido respondida em outro post.

Você sabe me dizer se há muita diferença se o trecho for Mendoza-Santiago? (de preço, mas, principalmente, de tempo de viagem?). Já ouvi dizer que levava quase um dia inteiro para fazer o trajeto! Será que a cia de ônibus pode inteferir? (uns têm mais paradas, outros não).

E Buenos Aires - Mendoza de ônibus, também, você indica? Existe algum post com mais informações?

Muito obrigada.
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liliana! Entre Mendoza e Buenos Aires são de 11 a 12 horas de viagem. A viagem Mendoza-Santiago leva o mesmo tempo da Santiago-Mendoza. Leia mais sobre Mendoza em https://www.viajenaviagem.com/category/mendoza

Paulo Farias
Paulo FariasPermalinkResponder

Olá, estou fazendo a minha primeira viajem para a Argentina e Santiago, e gostaría muito de receber algumas dicas, para que essas férias não virem um pesadelo. Já entendi que o mes que escolhi não é bom, verdade? Vou viajar em Janeiro na segunda quinzena. Minha dúvida é sobre hotéis em Buenos Aires e a viajem de onibus para Santiago. É melhor e mais em conta ir direto ou para Mendoza? Em Santiago ficarei na casa de amigos, contudo em Buenos Aires não! Obrigado desde já

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Paulo! Janeiro é um calorão danado. Quem é brasileiro sabe mais ou menos o que esperar. mrgreen

Vá para Mendoza se quiser mesmo visitar Mendoza. Se não for o caso, pegue um avião entre Buenos Aires e Santiago (a viagem de ônibus dura quase um dia).

Visite a página-guia de Buenos Aires e veja as indicações de hotéis do Ricardo Freire e também os relatos dos leitores sobre onde se hospedaram: https://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire/

Kleython Monteiro

Olá cara, veja se vc pode me ajudar....
Vc falou que quando estava no terminal de Santiago indo para Mendoza haviam taxistas oferecendo a viagem. Vc lembra quanto era o valor?? Ou pelo menos faz idéia de quanto era??? Pq gostaria de fazer algumas paradas durante o trajeto, para tirar fotos com mais calma, apreciar a paisagem, como sou geógrafo, demorar um tempinho olhando para aquilo tudo. Mas tb acho q alugar um carro e ir dirigindo é um pouco complicado, pois tem um monte de seguros e taxas q se pagam, além de que para quem não conhece a estrada, deve ser muito cansativo.

Enfim, vc tem idéia de quanto um taxista ou um motorista qulquer cobra pelo trajeto??

Abraços!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kleiton! O Ricardo Freire não conferiu os preços dos taxistas, porque na verdade não são taxistas; são perueiros. O transporte anunciado na estação rodoviária é de van. Você não vai conseguir parar pelo caminho.

Você pode negociar um trânsfer exclusivo com operadores como a TurisTour.

Chico Mafra
Chico MafraPermalinkResponder

Oi gente é a primeira vez que entro no Blog; encontrei-o via Google porque estou estudando a possibilidade de fazer santiago> mendonza> santiago de carro com minha mulher. Minha preocupação é a altitude. Alguém poderia comentar sobre esse ponto? obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Chico! A altitude máxima da rota é de 3.000 metros. Nesta altitude pode ser difícil fazer esforço físico logo ao chegar, mas sentado num carro ou ônibus não há muito o que sofrer.

Ronald Costa
Ronald CostaPermalinkResponder

Olá pessoal. Muito boa atroca de ideia por todos aqui. Pretendo fazer Rio Santiago de avião, depois is até Mendoza de onibus ou carro, retornar a Santiago e ir até o pacífico. Alguma dica?

Pretendo sair dia 3/01/12 e ficar uns 10 dias.

Vlw!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Ronald! As dicas para fazer o trajeto de ônibus estão nesse post mesmo wink

Leia mais sobre Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/category/santiago/

Veja tudo que já foi publicado sobre Mendoza no site:
https://www.viajenaviagem.com/category/mendoza/

Valdinho Pellin

Ronald, fiz exatamente isso ano passado em 11 noites: 4 noites em Santiago, 03 noites em Vinã del Mar ( Vinã foi uma base para fazer Valparaiso). Depois eu fui de ônibus de Vinã para Mendoza. Fiquei 3 noites em Mendoza. De Mendoza voltei a Santiago fiquei mais 01 noite em Santiago e voltei ao Brasil.
OBS: a maioria dos brasileiro visita Vinã e Valparaiso em um dia, mas eu acho um pecado fazer isso. Vinã é muito legal e merece ser apreciada com calma.

Moisés
MoisésPermalinkResponder

Amigo, estou em dúvida sobre o número da poltrona de õnibus que fica na frente, ou seja em cima do motorista, penso que seja a melhor visão, vc pode ajudar-me? Obrigado! e Parabéns pela iniciativa!

Sofia
SofiaPermalinkResponder

Olá!
Você se recorda se no caminho feito pelo ônibus Santiago-Mendoza, passa por Potrerillos e Lujan de Cuyo?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sofia! O ônibus não faz paradas pelo caminho. Luján de Cuyo está para além de Mendoza, não está no caminho de Santiago.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Pessoal, se alguém puder me ajudar numa informação... Vou viajar em 30.12, de Córdoba para Mendoza. Alguém saberia me dizer o tempo e horários de viagem entre essas duas cidades? A idéia é ir de onibus.
grato,
Roberto

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Pesquise horários de ônibus na Argentina no site http://www.plataforma10.com . Se a data que você procura ainda não estiver no sistema, simule uma data próxima a hoje.

Em seguida anote o nome das empresas que fazem a rota e google para chegar aos seus sites. O Plataforma 10 não aceita cartões brasileiros, mas a maioria dos sites das cias. de ônibus aceita.

Carlos Augusto

Olá Bóia, Ricardo e a todos!

Primeiramente agradeço as dicas aqui já postadas, realmente são bastante esclarecedoras. Parabéns ao site

Estou planejando uma viagem ainda sem data definida, mas pelo andar da carruagem será entre novembro e dezembro/2012, para 4 pessoas, eu minha esposa, e minhas duas filhas 13 e 9 anos. Pretendemos fazer via terrestre Santiago, Mendonza, Córdoba, Buenos Aires. De Buenos Aires a Montevidéu de ferry. Retornaremos via aérea a partir Porto Alegre.

Pretendemos passar uns 6 dias em Buenos Aires, entretanto para os demais lugares não temos noção de quanto tempo precisaremos, portanto contando com a experiência e a generosidade de vocês, e caso ainda tenham, mais dicas desses lugares para transporte, hotel/hostel, pontos turísticos, imigração e o que mais for possível. Ah! Comentem também sobre esse itinerário!!

Ricardo, parabéns pelas fotos, que mesmo “da janela” ficaram ótimas.

Obrigado pelas dicas e desejo a todos um feliz natal e próspero ano novo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos Augusto! Na página https://www.viajenaviagem.com/americas/americas-a-z você vai encontrar links para todas essas cidades.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Olá,
Vocês sabem me informar se é muito complicado para ir de carro? Precisa ter habilitação internacional para dirigir no Chile e Argentina? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! Indo com seu próprio carro, é preciso um seguro contra terceiros chamado Carta Verde e alguns equipamentos exigidos por cada país.

Na Argentina e no Chile são necessários dois triângulos. Na Argentina também é exigido caixa de primeiros socorros e cambão para reboque. Você consegue comprar isso na cidade fronteiriça que atravessar.

Se você está pensando em alugar carro num país e passar para o outro, saiba que é complicado; tem que achar uma locadora que aceite. Alugar num país e devolver no outro é quase impossível.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/travessia-chile-argentina-com-carro-alugado-voce-ja-fez/

É bom ter a carteira internacional de motorista para eventuais encontros com a polícia rodoviária.

https://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Olá,
excelente o seu blog, essa é a terceira viagem que vou fazer seguindo suas dicas (a primeira foi para Buenos Aires e a segunda foi para Boipeba e Barra Grande).
Vou fazer o trajeto Santiago-Mendoza de Ônibus, porém, numa correria danada, pois vou chegar do Atacama às 11:25 no aeroporto e o ônibus sai às 13h! Sei que é meio loucura, mas quero arriscar porque o próximo ônibus só sai às 22h...
Por isso, eu queria saber onde fica exatamente esse terminal de ônibus, pois pesquisei na internet e não achei. Dá pra fazer o trajeto aeroporto - terminal de ônibus em menos de 1 hora?
Um abraço e obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandro! Esqueça, você não vai conseguir pegar esse ônibus. O melhor é dormir essa noite em Santiago.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá! Estou pensando seriamente em fazer este trajeto de bicicleta! Vcs sabem me dizer se tem pousadas/hoteis/hostels entre as duas cidades?? O é montanha pra tudo quanto é lado apenas?
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! São 400 km, com 140 km de aclive. Acreditamos firmemente que você precisa se informar sobre essa viagem em círculos mais especializados.

Leia sobre as competições que são feitas nesta rota:
http://blogs.lasegunda.com/deportes/2008/03/27/en-bicicleta-a-mendoza.asp

Mauricio Marsigli

Em primeiro lugar parabens pelo site , estou pretendendo ir com minha esposa e filho de 17 anos e não descidi ainda se de carro ou de avião até Santiago e voltando de onibus para mendoza /buenos aires/montevideo/floripa/sao paulo.
por acaso voce tem uma ideia onde encontro preço de passagens entre estes destinos , assim posso avaliar se vale a pena ir de carro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauricio! Recomendamos voar a Santiago (Gol, TAM, Lan, atravessar de ônibus a Mendoza (Andesmar, 6h), ir de Mendoza a Buenos Aires de avião (1h30, Lan, Aerolíneas) ou ônibus (12h, Andesmar), atravessar a Montevidéu via Colonia del Sacramento (1h de barco, Buquebus, depois 2h30 de ônibus, COT) e voltar a Floripa de avião (Pluna, Gol).

Cote as passagens nas cias. aéreas e viações acima.

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

Voltei ontem do Chile. Fiz o trajeto Santiago-Aconcágua com o guia Cristian ( http://www.andeswind.cl ) numa van novinha. Custou 48000,00 pesos chilenos por pessoa com lunch box incluido. É um passeio de 01 dia inteiro que começa às 8:00h com retorno por violta das 20:00h. Vale muuuito a pena.

betho feliciano

Sugestão para quem vai de Santiago a Mendoza. Vá de bus na Andesmar ou na CATA. Fui de CATA - é confiavél e mais barato que a Andesmar. Serviço de bordo mesmo nível. Procure sair de Santiago nos primeiros horários - 06 horas da manhã assim vai curtir muito mais a paisagem. bando da frente lhe dará uma visão geral mas as laterais também vão fazer você ficar deslumbrado pela paisagem. Chegará em Mendoza entre 15 e 16 horas, se não for no inverno, com tempo de ainda curtoir muito a tarde e a noite.

geraldo
geraldoPermalinkResponder

bom dia, estou planejando de ir de carro até santiago, saindo de porto alegre.tenho uns 20 dias e gostaria de dicas . primeiro saindo dia 01 de junho corro muito o risco de ficar trancado pela neve? pra quem ja fez essa viagem , q dicas voces me dao qto a lugares q podemos conhecer com esse tempo.
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geraldo! Vamos pôr a sua pergunta no Perguntódromo. São 2.300 km. O caminho mais curto é por Uruguaiana; você pode ir por Córdoba e voltar por Rosário, para variar.

E sim, já é possível pegar nevascas em junho.

Manoelito Gurgel

Olá!
Irei para Buenos Aires dia 15 de março agora. Penso em pegar um ônibus de Buenos Aires para Mendoza (qual seria a melhor empresa: Cata ou Andesmar?). De Mendoza, quero ir, de ônibus, para Santiago (novamente, qual a melhor empresa para fazer esse percurso: Cata ou Andesmar?). De Santiago, volto para Mendoza e, de Mendoza, volto para Buenos Aires. Quando eu for comprar as passagens no site, como faço para escolher as poltronas dianteiras do andar superior? Ou seja, quero pegar uma das poltronas dianteiras do andar superior, pois a vista deve ser a mais interessante. Li aqui que o desenho do ônibus no site é diferente da configuração real do veículo. Então, alguém sabe alguma dica para eu escolher essa poltrona dianteira? Uma última pergunta: qual o clima em Buenos Aires e Santiago em março? Agradeço desde já a atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manoelito! As duas empresas se equivalem. Se for pegar um ônibus noturno, escolha supercama.

O ideal de fazer esta viagem é voar a Buenos Aires e depois voltar ao Brasil voando desde Santiago.

A configuração do ônibus no site pode ser diferente da configuração efetiva, mas não há o que fazer. Se você deixar para comprar quando chegar, não vai conseguir esta poltrona.

Faz calor em março nas duas cidades. Entre nas páginas de Buenos Aires e Santiago do site e clique em "temperaturas e chuvas mês a mês".

Ramatis H. Costa

Acuda, Bóia!

Fui olhar no site da Andesmar, mas não vi os ônibus da Cata. Existe algum outro site para comprar? Os da Andesmar estão agora por 190 pesos argentinos. Quase 100% de inflação da sua viagem em 2010.

Abraço,

Rama - Maceió, Alagoas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ramatis! Esta viagem foi no início de 2010. Já vão dois anos. Existe inflação na Argentina.

Este é o site da Cata:
http://www.catainternacional.com/

Jéssika
JéssikaPermalinkResponder

Olá, eu e o meu namorado queremos ir para Buenos Aires, Mendonza e Bariloche em julho desde ano, estamos com muitas duvidas, sobre como ir ate mendonza.. ou qual é o melhor lugar para ir primeiro.. desde já obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jéssica! Mendoza está a 1h30 de vôo de Buenos Aires, na direção norte. É uma cidade que está no caminho para Santiago, e faz mais sentido logístico numa viagem Brasil-Buenos Aires-Mendoza-Santiago.

Bariloche está a 2 horas de vôo ao sul de Buenos Aires, ou seja, para o outro lado.

Marcelo Coutinho

Pretendo viajar de férias no final de abril com a minha esposa para Santiago e fazer o trajeto de Santiago para Mendoza de ônibus. Como é o clima lá nesta época? Já está fazendo frio?

Tainara Dias
Tainara DiasPermalinkResponder

Olá Bóia!!

Já li vários artigos do blog e estou encantada, ótimo trabalho o de vocês! Bom, meu namorado e eu vamos viajar para a Argentina e Chile em maio desse ano, para passar 15 dias. Eu tinha dividido o roteiro inicialmente para 3 dias em Buenos Aires e 5 dias viajando por alguma região da Argentina. Depois Chile, 2 dias em Santiago e 5 viajando por alguma região do Chile.
Você poderia dar alguma dica de qual a região tanto na Argentina e no Chile poderíamos conhecer nesses 5 dias. Qual ficaria mais adequada logisticamente.
As passagens estão compradas chegando em Buenos Aires (EZE) e saindo de Santigo, mas dependendo da situação posso mudar o destino inicial e final.
Obrigada desde já!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Olá Bóia e pessoal!
Fizemos esta viagem agora em favereiro. Comprei as passagens no site da Andesmar um mês e pouco antes, e consegui as primeiras cadeiras do lado direito. Vista privilegiada!
O ônibus foi cheio, e tive um pouco de stress na hora do embarque. Rodoviária lotada. O ônibus da Andesmar só conseguiu um lugarzinho na plataforma faltando cinco minutos para hora maracada. Aí pra guardar as malas foi um puta correria (muita gente com muita mala). Os caras da empresa pedem gorjeta pra jogar tua mala no compartimento lá do ônibus. Confusão. O ônibus só saiu quarenta minutos depois do horário marcado. Mas tudo deu certo no final.
A paisagem é inacreditável. Não vou falar mais nada. Só: façam essa viagem!
Não acho que vale a pena alugar um carro pra ir, quem for dirigindo não vai conseguir apreciar direito, pois tem que ficar de olho na estrada o tempo inteiro.
Detalhe: DUAS HORAS na aduana. E me disseram em Mendonza que foi pouco! MAs tudo bem, valeu a pena demais...
Vnv, obrigado pelas dicas!!!

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Oi! Gostaria de saber se na travessia chile-argentina em onibus é obrigatorio passaporte, ou o RG é suficiente?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! O RG vale. Sempre lembrando que na Argentina implicam com RGs antigos. Tente fazer seu passaporte, é o melhor documento para viajar.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/vacina-contra-febre-amarela-nao-espere-ate-precisar/

https://www.viajenaviagem.com/2011/01/america-do-sul-rg-ou-passaporte/

Abner
AbnerPermalinkResponder

Olá, pretendo fazer essa travessia de Santiago a Mendoza de ônibus e depois seguir rumo a Bariloche e depois El Calafate. Sei que o percurso é longo, mas gostaria de saber se vale apena encarrar de ônibus mesmo (para curtir a paisagem) ou o melhor é fazer um (ou ambos) os trajetos de avião. Meu objetivo não é fazer o que for mais barato, mas sim o mais prazeroso.
Outra coisa: penso em ir em setembro para não sofrer com o frio, mas adoraria ver algumas montanhas com o topo nevado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Abner! De Mendoza a Buenos Aires são 12 horas de ônibus. De Buenos Aires a Bariloche são 20 horas de ônibus. Nenhum dos trajetos é prazeroso. O trajeto Santiago-Mendoza é prazeroso porque é panorâmico e dura 6 horas.

Abner
AbnerPermalinkResponder

Olá, Bóia! Obrigado pela informação. Mas me expressei mal. Na verdade quero saber se é mais interessante ir de ônibus (ou avião) em um ou ambos os roteiros:
1)de Mendoza para Bariloche
2)de Bariloche para El Calafate

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Abner! De Mendoza a Bariloche você tem que fazer transbordo em Buenos Aires. De Bariloche a El Calafate são 28 horas. Veja horários em http://www.plataforma10.com .

Acredite na gente, Abner. Não se faz isso de ônibus.

Arianne
AriannePermalinkResponder

Oi bóia, estou pensando em comprar passagens pela El rapido as 13hs saindo de Mendoza, e chegando em Santiago as 20hs, você acha que dá pra curtir bastante a paisagem???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arianne! Dá sim! Escolha um assento na frente e boa viagem wink

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar