Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles -- a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares -- e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus -- com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão -- é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto mrgreen

Leia mais:

646 comentários

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Olá, estou indo para Santiago essa semana e devo ir a Mendonça também. Gostaria de saber a temperatura nessa epoca nessas cidades.
Vi que vc viajaou praticamente no msm período...
Aguardo retorno, obrigada Bruna

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! As temperaturas vão começando a ficar mais agradáveis por essa época; é início de outono. Veja as médias para Mendoza no Weather.com:
http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/wxclimatology/monthly/graph/ARMA0056
Para o clima de Santiago, visite a página-guia da cidade: https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire/

Daniela Alves
Daniela AlvesPermalinkResponder

oi Bóia. Tenho muitas questões, pode me ajudar?
Quais são os horários de ônibus saindo de Santiago para Mendonza? Onde pegar o ônibus? Dá para ficar 1 dia só? Nesse caso, o que fazer em 1 dia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Se você só tem um dia, fique em Santiago!

cecilia
ceciliaPermalinkResponder

Olá! Você sabe se dá pra fazer esta travessia o ano inteiro ou existe algo que impeça fazer no inverno, com neve?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cecilia! Quando há nevascas a estrada fica interrompida pelo menos por algumas horas.

Rosângela
RosângelaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Estou indo para Santiago em 18/06 e volto dia 27/06. Gostaria de passar uns 2 dias em Mendoza,e voltar para Santiago, o que você sugere? Qual meio de transporte com melhor custo/benefício para aproveitar esta travessia, já que você disse que de ônibus não se pode parar?
Estamos em 7 pessoas da mesma família,(todas Jovens)queremos aproveitar o máximo, e preciso montar um bom roteiro. Espero que possa me ajudar!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Rosângela! Aqui quem fala é A Bóia! mrgreen Eu respondi a sua dúvida anterior neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/09/neve-no-chile-uma-boia-em-valle-nevado/comment-page-1/#comment-203835

Fazer o trajeto de ônibus é ótimo. As fotos tiradas pelo Comandante foram feitas com o veículo em movimento, e mesmo assim estão bonitonas.

Para aluguel de van com motorista, veja no post do roteiro dia a dia em Santiago e entre em contato com as operadoras de traslado citadas na parte da neve:

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Bóia, pretendo fazer esta viagem com o seguinte roteiro:

Brasil
Santiago 3 noites
Mendonza 2 noites
Buenos Aires 4 noites
Brasil

O que vc achou do tempo que irei passar nestas cidades? Alguma dica?! Seria possível vc colocar aqui roteiros para visitação em Santiago e Mendonza,BasAsm já tenho.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Veja um roteiro prontinho para Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

A sugestão de como combinar Santiago + Mendoza está no post wink

Selma Souza
Selma SouzaPermalinkResponder

Sobre o meio de transporte no Chile , o ideal são os taxi de cor Azul ,existe um convênio com o Governo por uma tarifa menor para turista. Inclusive fazem passeios por um preço muito mais baixo que as Empresas de Turismo.

Selma Souza
Selma SouzaPermalinkResponder

Em Santiago não deixe de visitar o Parque Arauca ,existe uma plantação maravilhosa de Rosas. São inumeros canteiros, alpendres, rosas de todas as cores e tamanhos . O Parque é muito limpo , não imaginava tantas variedades e descobrimos por acaso, ainda não li em nenhum site de turismo esta indicação de passeio.

Cláudia Ferreira

Olá!! Você sabe dizer qual acento(tipo e numeração)que posso escolher para ter a visão panorâmica? Eu entrei no site da Andismar e vi que o ônibus tem piso superior e inferior, e além disso uma classificação EX ou SC. Isso dificultou um pouco mais minha escolha..rs.. porém independente de ser leito ou semi leito, quero mesmo é o visual, então gostaria de saber se a melhor janela fica em cima ou embaixo e sua localização do ônibus. Espero que possa me ajudar. Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cláudia! Os sites das cias. têm mapas de assentos, com dois esses. Não são infalíveis, mas é só neles que podemos nos basear.

Gisele Barbieri

Olá,

Quero ir pra Mendoza de 18 a 24/05/12, qual a melhor forma de economizar passagens aéreas, indo de Santiago ou direto pra Mendoza?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisele! Só orçando para ver. Use os sites que vendem passagem.

Victor Arruda
Victor ArrudaPermalinkResponder

Olá, Bóia!
Uma súvida: vc diz que o melhor lado pra sentar no ônibus pra quem faz a viagem Santiago-Mendoza é o direito e o amigo que faz o post de Santiago no decaonline que colocou seu link como referência para fotos da viagem diz que é o lado esquerdo. A foto que vc postou é do lado esquerdo (o lado do motorista).
Estou na dúvida... sad
Se eu pegar o lado "errado", perco muita coisa da viagem?
Um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victor! O Ricardo Freire indica o lado direito por causa do trecho do Caracol. Só quem está na janelinha do lado oposto ao do motorista na subida de Santiago a Mendoza vê a paisagem da beira do precipício. Isso está claro na foto.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Valeu pelas dicas, estou super ansiosa!! Contando os dias para chegar logo Julho e fazer todos os passeios por Santiago e a Viagem a Mendonza e Buenos Aires. Depois de tanto pesquizar estou pensando seriamente em diminuir meus dias em Buenos Aires. Depois de tudo que vi aqui,o Chile me encantou demais! Quanto ao passeio ao Vale Nevado vou com certeza seguir suas dicas, o que nós brasileiros queremos mesmo é conhecer a neve algo inatingível neste nosso país tropical e principalmente para mim que moro no Nordeste!!!! Vou continuar a fuçar por aqui e terminar meu cronograma.

Francisco
FranciscoPermalinkResponder

Excelente seu site, Rick.
Enfim, Ricardo, você reocmenda que se fique quantos dias, no mínimo, em Mendoza.
Gracias,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francisco! Aqui quem responde é A Bóia. O mínimo ideal seriam três noites.

Luiz
LuizPermalinkResponder

Você disse que a numeração estava diferente do site. Quais as melhores poltronas a comprar? No site as da frente no andar superior são de 1 a 3. É isto mesmo?

Lu Freitas
Lu FreitasPermalinkResponder

Bom dia! Li alguns posts e não sei se estou postando minha dúvida no lugar corre, mas lá vai: é mais recomendado fazer o percurso Santiago/Mendoza de carro (com remis) partindo de Mendoza para Santiago ou partindo de Santiago em direção à Mendoza ou não faz diferença? Estou pensando em ir direto do Brasil para Mendoza voando TAM/LAN e de lá segui para Santiago. Aguardo respostas para montar meu roteiro. Desde já, muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lu! De carro tanto faz, já que você pode parar onde quiser no caracol para ver a vista e fazer fotos.

Vindo de ônibus, o sentido Santiago-Mendoza é melhor, porque estando do lado direito do ônibus você sobe debruçada no precipício. No resto do trajeto não há diferença.

Lu Freitas
Lu FreitasPermalinkResponder

Muito obrigada!!!

Brígida
BrígidaPermalinkResponder

Olá Boia!
Vou com minha mãe dia 15/06 para o Chile. Estou fazendo toda nossa programação com base nas dicas valiosissimas que encontrei aqui.
vamos a viña e valaparaiso, dormimos por la e de la mesmo vamos p mendoza. Ficaremos 02 dias em mendoza e retornaremos a Santiago. Um dia iremos a Farellones e no outro conheceremos o centro de Santiago. e ai já é hora de voltar.
Duvidas que ainda restam:
_o q fazer em dois dias em Mendoza. Penso em ir um dia ao cañon atuel e no outro conhecer vinícolas (penso em ir na Chandon, alguma sugestão melhor?). Que tal? Essa época do ano é uma boa ir ao cañon?

Muitissimo obrigada por todas suas dicas sempre tão uteis!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Brígida! O Comandante faz as considerações sobre combinar Santiago e Mendoza neste post: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Mila
MilaPermalinkResponder

Gostaria de saber se outubro é uma boa época para ir de Santiago a Mendoza.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mila! É sim. Ainda haverá neve nos picos mas a estrada não fechará.

Mila
MilaPermalinkResponder

Há lugares (cidades) interessantes para se conhecer no entorno de Mendoza?

Marina
MarinaPermalinkResponder

Ricardo, vamos em lua de mel destino santiago e mendoza. Temos 7 dias, quantos dias em cada destino? Obrigada, sou sua fã!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Aqui quem responde é A Bóia. 4 dias em Santiago, 1 dia perdido na viagem, 2 dias em Mendoza. Volte por Buenos Aires.

Mas é apertado. Esta semana seria melhor aproveitada em Santiago e arredores. A viagem como você quer é melhor feita em 10 dias.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

https://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile/

Alvaro
AlvaroPermalinkResponder

Bom dia,
estou indo a Santiago em seguida Mendonza.
Por favor, gostaria de saber mais informacoes sobre os onibus de santiago a mendoza. se o aeroporto fica proximo a estaçao desses onibus.

outra dica que preciso eh, troco o dinheiro aki no brasil, ou no chile?
melhor dolar ou peso?
coloco no cartao ou levo em especie?

obrigado pela atencao

Camila
CamilaPermalinkResponder

Pretendo ir de Santiago a Mendoza de onibus e gostaria de saber se consigo retirar dinheiro, em caixa eletronico, no terminal rodoviario de Mendoza?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Se você tiver desbloqueado o seu cartão de banco para saques internacionais na Argentina durante o período da sua viagem, sim.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Vou passar 11 dias em Santiago(12 a 23 de setembro) e soube que é feriado dia 17,18,e 19,tem alguma sugestão do que fazer nesse dias.É verdade que tudo é fechado nesse feriado?Vale a pena ir a Mendoza nesse feriado? Desde já muito obrigada.
Adoro seu site.

Valdinho Pellin

Adriana,
Eu fiquei mais ou menos esse tempo e conheci bem Santiago (4 dias) Vinã del Mar e Valparaiso (03 dias - montei base em Vinã del Mar) e de Vinã fui a Mendoza ficando mais 03 dias... Acredite, Mendoza é muito legal e em 03 dias vc pode aproveitar se conseguir planejar direitinho as atividades (Tour alta montanã - bodegas e a cidade em si).

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Buenas tardes
quisiera saber cuanto sale el transfer para dos personas de Santiago - Mendoza- Santiago para dos personas por motivos de la visa. Seria para el lunes 27 o para el lunes 2 de septiembre.
Gracias

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Somos um site independente, não fazemos trânsfer.

Di
DiPermalinkResponder

Ola, Vi que seu passeio foi de onibus, e com certeza saiu bem mais barato...Pretendo ir em Outubro fazer Santigo - Mendoza Santiago, recomenda ir de carro ou acha muito desgaste? em relação ao tempo de carro seria mais rapido, ou nem compensa tanto assim?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Di! O problema dessa idéia é ter que passar pela alfândega de carro alugado. Ir de ônibus é mais prático.

Celeste
CelestePermalinkResponder

olá! vou passar minhas férias em buenos aires e nos últimos 8 dias quero ir em santiiago, mendoza e seguir para bariloche. dá tempo fazer esse rotiro em 8 dias, de ônibus?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celeste! Não dá não. De Buenos Aires a Mendoza são 12 horas, de Mendoza a Santiago são 6 horas, de Santiago a Puerto Varas são 12 horas, de Puerto Varas a Bariloche são 6 horas, de Bariloche a Buenos Aires são 20 horas, e você vai passar 5 dos seus 8 dias dentro de um ônibus sem conhecer nada.

Mara
MaraPermalinkResponder

Bom dia gostaria de saber o preço da passagem de onibus Santiago a Mendoza no mês de Novembro/2012.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mara! Entre nos sites das empresas que indicamos no texto.

Cláudia
CláudiaPermalinkResponder

Bom dia pessoal, estou pensando em tirar férias em novembro e fazer a seguinte viagem de 10 dias:
Buenos aires 2 dias
Mendonza 2 ou 3 dias
Santiago 4 ou 5 dias
Porém não encontrei no site sugerido (andesmar) uma passagem de Mendonza para Santiago, poderiam me dar uma sugestão?
O que vcs acharam do roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cláudia! Se os buscadores da Cata, da El Rápido ou da Andesmar não estão entrando no seu computador, deixe para comprar assim que chegar à Argentina. A viagem está corrida, lembre-se que o dia da chegada é perdido entre transporte e check-in.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Cláudia,

ir de Buenos Aires a Mendoza na primeira classe de um ônibus da Andesmar é uma forma super bacana de ganhar tempo na viagem. As passagens vc consegue comprar pelo site, escolha um horário a noite em que o onibus seja exclussivo da primeira classe. As poltronas reclinam 180 graus e se transformam em camas realmente confortáveis. O jantar (com um vinhozinho honesto) e o café da manhã são servidos a bordo e estão incluídos na passagem, que definitivamente não custa caro!

Cláudia
CláudiaPermalinkResponder

Obrigada pelas dicas Bóia!
Consegui entrar no site da Cata, mas só posso consultar as datas com um mês de antecendência...
Se eu conseguisse aumentar minhas férias em 3 dias (total 13 dias), quantos dias vc acha que devo passar em Mendoza?
O circuito alta montanha vale a pena se eu fizer a travessia de ônibus? Parte da rota é a mesma?
Onde é melhor se hospedar? centro ou bodegas em Mendoza?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cláudia! A paisagem do ônibus é bonita, mas o ônibus não entra no Parque do Aconcágua.

Leia sobre Mendoza:
https://www.viajenaviagem.com/category/mendoza

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Cláudia,

vale muito a pena fazer o Alta Montanha, mesmo atravessando de ônibus.

Faça o Alta Montanha por Villavicencio, que é a "estrada velha", assim você vê duas paisagens diferentes e muito lindas! Se você fizer a travessia no sentido Mendoza > Santiago, como eu fiz, ainda aproveitará para rever coisas que serão mostradas e explicadas pelo guia do Alta Montanha. Na viagem de ônibus nao terá ninguém para explicar...

3 dias em Mendoza são suficientes para conhecer o básico e ficar com um certo gostinho de "quero mais"...

Eduardo Moura
Eduardo MouraPermalinkResponder

Pretendo viajar entre Mendoza e Santigo de carro com intenção de tirar fotos, eu fotografo com calma por isso gostaria saber se no caminho entre Mendoza e Santigo é possível parar o carro com segurança para tirar fotos? Se há algum tipo de recuos ou pontos apropriados para esse fim?

Mariane
MarianePermalinkResponder

Oi amigo, obrigada pelas dicas. São muito úteis.
Preciso de uma ajuda. Quero ir na janela da frente no piso superior, mas estou com medo de comprar errado como li no seu post.
Não sei é é (11 e 12) ou (49 e 50). Pode dar uma força?
http://www.andesmar.com/TOLWeb/pages/main.seam?conversationId=35689
Estou no site da Andesmar, mas vou pela El Rapido que acho que é linkada com a mesma.
Valeu.
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariane! As poltronas 11 e 12 são as da frente. 49 e 50 ficam no fundo.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Pessoal, fiz o caminho Santiago - Mendoza no último 6/Setembro. Realmente a paisagem é surpreendente, e o tempo perdido na alfândega nem é assim tão desgastante. É tranquilo em geral!

Usei o transporte da Andesmar de um ônibus que sai do Terminal de Santiago às 8 hs da manha. Minha única sugestão é que NÃO peguem esse ônibus da Andesmar, pois na verdade ele é operado pela El Rapido... a diferença está que os ônibus da El Rapido possuem um adesivo na frente então pegar a poltrona da frente vai ser meio inútil, como foi no caso pra mim, fiquei com a visão lateral e a da frente pontilhada!!! Foi pior mas mesmo assim valeu muito apena.

Outro ponto importante, achei os ônibus da El Rapido muito mal cuidados, sujos, cortinas rasgadas e a janela "vedada" estava com algum pedaço entrando vento.

Se não estou enganado as 7:30 tem um ônibus da Cata que sai, e não tem esse adesivo, porém não sei o estado de conservação!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Obrigada pela dica!

Felipe Pereira

Olá Pessoal,

Obrigado pela sua opinião Fernando.

Tenho apenas uma duvida. Sei que em Santiago tem 4 estações rodoviarias. Qual rodoviaria vc pegou este ônibus?

Ricardo/Bóia,

No site da Andesmar, não consigo comprar as passagens de ida e volta. Existe algum outro site? Ou consigo comprar direto na rodoviaria?

Qual estação você pegou o onibus para ir a Mendoza?Teria o endereço?

Muito Obrigado.

Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Você pode viajar pela Cata também:
http://www.catainternacional.com/

Se não conseguir comprar online, compre lá mesmo na rodoviária.

Esther Itaborahy

Oi gente, viajo pra Santiago dia 28 de novembro e gostaria de saber quanto está o preço da passagem Santiago/Mendoza (vou participar de um congresso lá). Queria um pouco mais de detalhes sobre os ônibus e os melhores lugares.
Outra coisa, no Chile, eles só aceitam dólares americanos, ou existe uma moeda chilena? Vcs sabem o valor no câmbio?
Não vejo a hora de viajar...será minha primeira viagem para fora do Brasil.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Esther! Os detalhes estão no post acima! Veja também os relatos de quem já fez o trajeto na caixa de comentários. Para simular o valor da viagem, visite os sites das empresas indicadas.
Leia sobre qual moeda levar para o Chile: https://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile/

Mirella Bernard

Bom dia Ricardo,

Pretendo ir em maio para o Chile, parece não ser uma época boa?..é isso mesmo, ou consigo mesmo assim um bom roteiro..

obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mirella! Aqui quem responde é A Bóia! Onde, no Chile? Santiago é um bom destino o ano inteiro, e pode ser combinado com outros nos arredores: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mirella! É uma boa boa, sim; só não conte com neve.

Mirella Bernard

Olá, isso Chile...será que encontro neve?

Mirella Bernard

Ah sim...será q em bariloche eu encontro neve nessa época, pois dá pra combinar os roteiros,certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mirella! Não tem neve ainda nessa época; só no inverno.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Bom dia. Muito bacana o site. No final do ano tirarei 45 dias pra viajar (Entre 15 de Dezembro e 31 de Janeiro). Gostaríamos de ir pra Argentina (Mendoza e arredores, porque não Santiago) de carro partindo do Brasil (Belo Horizonte). É uma viagem cansativa? Gostaríamos de conhecer bem alguns locais e curtir. Nunca fomos à Argentina. Algum post indicativo? Há possibilidade de esquiar mesmo sendo verão nesses lugares? Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Só dá para esquiar no inverno, mesmo.

É preciso que o carro esteja no seu nome, que o carro esteja equipado segundo as regras de Argentina e Chile e você tenha feito o seguro Carta Verde, válido no exterior.

Não temos nenhum post sobre o assunto, turismo rodoviário de longa distância não é a nossa especialidade. O Ricardo Freire recomenda voar até o destino e alugar carro por lá.

Angelita Linhares

Olá pessoal!

Estamos com planos de viajar em março para Argentina e Chile (eu e meu namor) Como infelizemnte a Gol parou de operar voos ao Chile e os pobres aqui querem usufruir das milhas, rsrsrs, pensei em irmos de Porto Alegre até Buenos Aires, ficar lá uns 2 dias e depois tentar ir ao Chile por terra já que a cordilheira pelo ar nos causa certo medo. O que me recomedam? Pelo que vi o roteiro mais logico é de Buenos Aires a Mendonza e depois de lá para Santiago, fazendo o mesmo percursso de volta. Concordam? Onde devo comprar as passagens em Buenos Aires? E o valor aproximado? Acham arriscado ficar no centro de Buenos Aires devido a onde de violencia divulgada pela midia atual? Enfim muitas duvidas, por isso resolvi pedir ajuda de vcs. Abraços
Angelita

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angelita! São 12 horas de ônibus a Mendoza e mais 6 horas a Santiago. Veja as cias. que operam as rotas em http://www.plataforma10.com (ponha como origem do primeiro trecho Retiro) e depois compre nos sites próprios.

Não recomendamos gastar milhas só até o meio do caminho, você vai desperdiçar o que acumulou e vai passar perrengue.

Leia sobre Buenos Aires:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

Eduardo Foz
Eduardo FozPermalinkResponder

Boa tarde pessoal,
estou programando um roteiro do dia 04/mar/2013 a 15/mar (Santiago-Mendoza-Santiago). Estou pensando em ficar 5 dias em cada lugar, tá bom?
Gostei muito de todas as dicas. Porém ainda estou na dúvida, qual é o melhor lugar para ficar em Santiago e em Mendoza? E sobre transporte - já entrei no site da CATA (translado para Mendoza) mas qual é a melhor (localização) rodoviária para pegar o onibus?

Grato desde já,
Eduardo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Você leu o texto? Está escrito: Terminal Sur.

Leia sobre Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Leia sobre Mendoza:
https://www.viajenaviagem.com/category/mendoza/

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá!! Adorei a dica do ônibus!! Estou programando uma viagem com minha mãe (roteiro Santiago -Puerto Mont, Puella - Bariloche - Buenos Aires). O pacote diz que não é possível encaixar Mendoza, mas vi esse post e criei esperanças! queria saber se é possível (e bom) visitar Mendoza rapidinho em um dia e voltar para Santiago depois. Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Não é possível.

Você precisa de pelo menos dois dias inteiros em Mendoza. Não vale a pena ir e voltar; quando fizer Santiago com Mendoza na mesma viagem, vá ou volte por Buenos Aires.

Márcio
MárcioPermalinkResponder

Pelas minhas pesquisas não vale a pena ir e nem voltar por BA. Voce tem que trocar de aeroporto, ou seja, vc tem que entrar e sair do país no mesmo dia, e o tranfer é por sua conta ( Pergunte à TAM). Vale mais a pena ir e voltar por Santiago, questão de logistica, além da viagem de volta levar um dia inteiro ou mais.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcio! Quando o Ricardo Freire sugere voltar por Buenos Aires, é para ficar alguns dias na cidade antes de voltar ao Brasil.

O que ele desrecomenda é ir e voltar de ônibus entre Santiago e Mendoza; a volta pelo mesmo caminho é ainda mais cansativa, e ninguém merece passar duas vezes pela burocrática alfândega terrestre nesta fronteira. Se é para voltar a Santiago, recomendamos ir de avião.

Márcio
MárcioPermalinkResponder

Olá Boia, muito obrigado pela resposta.
Bem, é o seguinte, estou para comprar as passagens.
Pretendo ir dia 30/03 e voltar dia 10/04, ou seja serão dez dias líquidos (sem contar a ida e a volta), estou na dúvida em como dividi-los (talvez 6 dias Santiago e 4 Mendoza). Aceito sugestão sua, sempre bem vinda.
Vc tem razão em relação a volta, é muito cansativo mesmo. Eu já conheço Buenos Aires, aliás peguei dicas daqui que foram muito úteis.

Eduardo Martins

Olá, Bóia! Minha namorada e eu pegaremos o ônibus para Mendoza em Valparaíso. Compramos nossas passagens hoje, seguindo as dicas que encontramos aqui: poltronas 3 e 4, que no mapa do ônibus da Cata elas são as da primeira fila do lado direito. Teremos a mesma vista da primeira foto deste post, certo? grin

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Tudo indica que sim mrgreen

Débora
DéboraPermalinkResponder

Olá Eduardo Martins, deu certo as passagens que você comprou?

Fabricio Campos

Viajei pela Andesmar no horário das 9:30 (www.andesmar.com), com serviço executivo. Foi o único site que aceitou meu cartão de crédito e o custo foi de AR$ 200,00 mais AR$ 5,00 de taxa de serviço. O ônibus da CATA que saiu às 9:00 me pareceu mais novo, pois o nosso estava meio caído e um pouco sujo. Como alguém comentou anteriormente, havia um adesivo na parte frontal do ônibus, o que prejudicou um pouco a nossa visão. As poltronas da frente no segundo andar do nosso ônibus eram 7-8 e 9 (conforme mapa no site da empresa). A alfândega demorou cerca de 1h e 15 m. A paisagem é muito bonita e a viagem não foi cansativa.

Marcelo RPG
Marcelo RPGPermalinkResponder

Olá pessoal!

Nunca pensei que iria para o Chile ou Argentina e não tenho a menor idéia do que fazer, mas vou smile

20/01 - Brasil / Santiago
25/01 - Santiago / Valparaíso
27/01 - Valparaíso / Mendoza
03/02 - Mendoza / Santiago
04/02 - Santiago / Brasil

(1) Agora já acho que pode ser muito tempo em Mendoza, tem outros lugares próximos que seria legal de visitar, mesmo passando 1 dia ou 2?
(2) É possível arrumar carona de Santiago para Mendoza e vice versa? Não é pela economia, é principalmente para tomar MUITAS fotos smile
(3) AMO fotografar, têm dicas para isso? Lugares curiosos, não somente paisagens.
(4) Coisas que gosto:
- Vinhos (acredito que visitarei apenas 1 vinícula para não ficar muito caro)
- Música (gostaria de conhecer lugares para ouvir música tradicional)
- Bares
- Natureza

Se puderem me dar umas dicas eu agradeço muito! A viagem está próxima.

Abraço,
Marcelo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Você já deu uma olhada nesse roteiro completo? https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Marcelo RPG
Marcelo RPGPermalinkResponder

Olá Bóia!
Eu vi sim, não tenho dúvidas quanto ao tempo em Santiago e Valparaíso+Vinã, estou um pouco perdido é com Mendoza.
E tentar descobrir a melhor vinícula para visitar smile
Obrigado pela resposta.
Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! O Ricardo Freire foi na vinícola Pulenta. Veja como é a degustação:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/uma-degustacao-em-mendoza/

Nossos leitores recomendam outras várias aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/degustacoes-guias-mendoza/

É só escolher smile

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Olá Bóia!! Beleza?!?!

Olha...eu vou para Santiago mas não possuo passaporte, vou de RG mesmo. Para entrar na Argentina, para Mendoza, preciso de algum tipo de documento? Temo restrições burocráticas!

Parabens pelos espaço! Ajuda muita gente!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Você pode circular com o seu RG original (carteira de habilitação não vale) em todo Mercosul. Mas ao usar o seu RG você dá chance a funcionários de check in ou agentes de imigração acharem que não é você na foto e negarem a sua entrada. Se puder, faça o passaporte, a Polícia Federal está fazendo rápido, você ganha carimbos que serão importantes no futuro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/america-do-sul-rg-ou-passaporte/

Patricia S.I.
Patricia S.I.PermalinkResponder

Pessoal, seguindo as preciosas dicas deste site, vou a Santiago, Mendoza e Buenos Aires no final de março. Um dos pontos altos da viagem seria, para mim, justamente este trecho de ônibus entre Santiago e Mendoza. No entanto, parece que tal expectativa será, de certa forma, frustrada e resolvi dividir a info aqui com outros eventuais interessados.
A estrada que liga essas duas cidades estará em obras a partir de 7 de janeiro de 2013, com duração prevista de 5 meses. Nesse período, o tráfego Argentina-Chile será feito durante o dia, e o inverso, à noite. Ou seja, pra quem ainda nao comprou passagens de avião, reservou hotel etc, e quiser ver esta paisagem linda das fotos do Riq, o mais indicado é ir de Mendoza a Santiago. Eu, aparentemente, precisarei de uma lanterna bem potente! Rsrs!
Obtive a informacao num forum do trip advisor, que por sua vez, dá o link para uma noticia (http://www.losandes.com.ar/notas/2012/12/18/nuevos-horarios-para-cruzar-chile-vuelta-686455.asp). E os horarios disponiveis no site da Andesmar e Cata confirmam (foi o que me instigou a procurar os motivos). O ideal é ir acompanhando... De repente, lá, os prazos das obras são cumpridos ou ate terminam antes, hein?! ;o)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Patrícia! Vamos avisar os leitores.

Patrícia S. I.

Bóia, complementando, segue o comunicado oficial, que saiu na página do Ministerio de Obras Públicas (Chile): http://www.mop.cl/Prensa/Paginas/DetalleNoticiaSecundaiaMp.aspx?item=1104

Abs!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Oi Bóia, Oi Patricia
O post de vcs sobre a travessia entre santiago-medonza foi esclarecedor. Estava tentando comprar as passagens e só encontrei horários a noite e quando compraros nossas passagens aereas para Santiago em setembro havia outros horários durante o dia.
Agora vou ter q reprogramar. Era uma dica eles trocarem uam semana pra cada um fazer a travessia de dia...snifff
Não posso esconder minha frustação, pois estava na maior empolgação com essa travessia. A noite eu acho que não rola, vou tentar passagens aereas entre as duas cidades.
Ah faremos uma viagem de 14 dias
5 noites - Santiago
3 noites em Medonza
3 noites em Buenos Aires
2 noites em Montevideo
Todo planejamento esta sendo feito com ajuda do viajenaviagem. Na volta posto minhas esperiências.
Obrigada pela valisa informação!

Russel
RusselPermalinkResponder

Realmente foi uma pena esse problema com as obras...

Chegamos ontem (8/1) em Mendoza vindos de Santiago, mas acabamos vindo de avião. Na semana passada, quando fomos comprar a passagem de ônibus (no terminal Alameda), fomos supreendidos pela restrição...

Como já tínhamos tudo planejado para chegar à tarde em Mendoza (horário normal do ônibus), ia ficar complicado viajar durante à noite e chegar 4 horas da manhã, sem ter hotel onde ficar e depois de uma viagem longa de ônibus (e cansativa, porque parece que as filas da imigração estão longas, ou seja, o sono ia ficar complicado)

Quase comprei a passagem mesmo assim, mas voltei pro hotel e fui pesquisar por passagem aérea... Encontrei uma passagem Santiago Mendoza, por LAN, por 99 USD... O segredo é pesquisar por uma passagem ida e volta (mesmo que não se use a volta). Peguei ida em 8/1 e volta em 6/3... (se fosse só ida, custaria 300USD)

Foi mais caro que o ônibus (mas nem tanto), e acho que o tempo economizado e o conforto valeu a pena... E a visão da janela também é linda..

Como vamos pegar o passeio para ir de Mendoza até a Alta Montanha (Puente del Inca, Aconcágua, etc), vamos conseguir ver tudo de qualquer maneira.

Abraço!

Santiago do Chile – em busca da neve « A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

[...] Leia mais: Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus [...]

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Alguém sabe me dizer se é possível comprar as passagens de Santiago para Mendoza com 5 dias de antecedência, ou seja, no dia em que chegarmos a Santiago sem correr o risco de não ter passagem.
Desde já agradeço.
Abs,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmen! Você deve conseguir, mas risco a gente sempre corre, quanto menor a antecedência wink

soraia
soraiaPermalinkResponder

Fiz esta viagem quando estive em SANTIAGO. A viagem é linda, porém, minha mala foi arrombada dentro do bagageiro do onibus pelo auxiliar do motorista. A empresa era a CATA. Nada foi roubado, pois só tinha roupas usadas para passar 04 dias em Mendonza, minha mala principal tinha ficado guardada no HOTEL.

CAROLINA DE MORAES

Oi Boia

umas duvidas...
1- é melhor locar um carro e ir a SANTIAGO-MENDOZA-SANTIAGO...do que utilizar os onibus... ou é muito perigoso?tem locais para comer no camninho Meu esposo gostaria de locar, mas fiquei em duvida quanto as estrada.
2-Vamos semana do carnaval em fevereiro/2013...temos que etar atento a alguma coisa como clima, nevoeiro.. essas coisas no caminho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! A estrada está obras até junho.

Normalmente não recomendamos fazer de carro, porque é um problema enorme atravessar a fronteira.

Neste momento, até junho, até os ônibus estão desrecomendados. Melhor ir de avião.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/01/obras-travessia-andes-mendoza-santiago/

Ana Caroline
Ana CarolinePermalinkResponder

Olá Boia,
Irei viajar para os seguintes lugares :1º Santiago,2ºMendoza,3ºBuenos Aires. Gostaría de saber quantos dias para conhecer cada lugar, mais aproveitar bastante cada um deles.E também queria saber quais são os lugares que são legais para se conhecer em cada lugar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Caroline! Pense em pelo menos quatro dias em Santiago e Buenos Aires, sem contar o dia da chegada ou o da saída. Pense em pelo menos dois dias inteiros em Mendoza, sem contar com a chegada e a saída. Se for até junho, faça Santiago-Mendoza de avião, porque a estrada está em obras.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

https://www.viajenaviagem.com/2012/06/degustacoes-guias-mendoza/

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

https://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar