Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto :mrgreen:

Leia mais:

740 comentários

Olá estou indo para Santiago no dia 25/08,eu e minha filha vamos ficar 4 dias e depois seguiremos para Puerto Mont de ônibus,gostaria de dicas ,se compro a passagem lá ou aqui mesmo e os passeios fecho no hotel ou vou até uma agencia.

Oi, Ricardo. Tudo bem? Vou de Mendoza para Santiago e estou em dúvida se compro a passagem de ônibus da empresa Cata ou da Andesmar. Vamos fazer a viagem de dia, pois estaremos com nossos filhos. Também gostaria de comprar as primeiras poltronas do piso superior, mas fico com receio de não dar certo, como aconteceu com você. Você poderia, por favor, me dar alguma dica sobre as empresas e/ou as poltronas ??? Muito obrigada.
Adri.

    Se você chegar em Mendoza com antecedência, vá à rodoviária pessoalmente e compre na empresa e no horário que ainda tiver disponíveis os assentos da frente. Ou faça como eu, compre pela internet e torça para a configuração online ser factual. Eu dei azar. Como você vê, meus superpoderes são limitados.

Oi, Ricardo.

Uma dúvida: você comprou a passagem de ônibus (Santiago/Mendoza) no local ou pela internet é possível?

Muito obrigado desde já!

Rossi

Olá,

fiz essa viagem no carnaval desse ano, fui para Mendoza de noite e voltei de lá de dia. À noite parecia que eu podia tocar as estrelas de tão perto que estavam e de dia a paisagem é deslumbrante, tirei mais de 400 fotos.

Mendoza foi uma grata a barata surpresa: comida deliciosa e um passeio à vinícolas, azeiterias e licorerias, tudo por R$ 25,00.
E ainda fiz rafting no Rio Mendoza!
Indico o restaurante Mi Tierra.

Ana Claudia

Ricardo, fiz de Santiago a Mendoza de onibus pela Andesmar, a viagem foi perfeita. A paisagem indiscritivél, Caracoles com neve é emocionante. Chegando a Mendoza nem preciso falar um charme só. Adorei, peguei várias dicas suas, principalmente no que diz respeito a reserva das vinicolas. Fiz a viagem no final de maio/10. Obrigada.

Olá, vou fazer uma segunda lua de mel com meu marido no feriado de setembro. Teremos 4 dias inteiros para curtir. O q indica? Santiago + alguma estação de esqui ou mendoza+alguma estação de esqui(qual?). Obrigada

    Santiago com esqui é mais viável. As estações são próximas e há transporte fácil. A estação próxima de Mendoza é Las Leñas, e não sei se é aberta para visitantes não.

Oi Ricardo!
Qual é a melhor época para essa travessia? E qual é o tempo ideal para essa viagem (quantos dias em Santiago e em Mendoza)?

    É bonito o ano inteiro, Angélica. No inverno tem o “plus” da neve — e a possibilidade da pista fechar. Por isso no inverno é bom ir com tempo sobrando.

    Mendoza dá pra fazer bem em três dias (mais, só se você for enófila de carteirinha ou adorar turismo de aventura). Santiago precisa de no mínimo três dias também, mas tem mais coisas nos arredores a oferecer para quem fica mais tempo — tipo até uma semana.

Oi Ricardo, adorei teu blog e todas as dicas que vc postou, estou indo para Mendoza no final de Maio e vou fazer de Santiago a Mendoza de onibus. Qual a tua sugestão para comprar o assento de frente superior. Depois que vc falou que a configuração do site é diferente fiquei em duvida.
Grata
Glória

    No meu caso foi diferente, mas não sei se isso acontece sempre.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito