pequeno guia do caribe Curaçao

Pequeno guia do Caribe para escolher sua ilha

Como escolher a sua praia no Caribe diante de tantas opções de mar azul e areia branca? Cada ilha do Caribe tem o seu jeito de ser. Neste pequeno guia do Caribe você vai descobrir com qual das ilhas você combina melhor.

Quando é bom ir ao Caribe?

A Páscoa marca o fim da alta temporada no Caribe. As diárias dos hotéis da região caem sensivelmente e permanecem camaradas até o início de dezembro.

A melhor hora para aproveitar a baixa temporada no Caribe vai de abril a junho, quando o tempo é mais seco e não há risco de furacão.

Brasileiros têm um empurrãozinho extra: a época coincide com a estação de chuvas no Nordeste. Aqui vai um pequeno guia do caribe para começar a decidir em que ilha estender sua toalha.

Atenção: vacine-se contra febre amarela

Ao longo de 2017, quase todos os destinos do Caribe passaram a exigir certificado internacional de vacinação contra febre amarela de viajantes brasileiros. Veja como fazer o seu (ou conseguir o certificado de isenção) neste post.

Aruba

É a sua praia: se você quer sol garantido, mar azul-bebê e infra voltada para o público americano (sem precisar de visto).

Pegadinha: o centro de Oranjestad, a capital, vive em função dos navios de cruzeiro que passam o dia; é melhor hospedar-se em Palm Beach.

Acesso: via Bogotá pela Avianca ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Aruba.

Curaçao

É a sua praia: se você quer rechear a sua temporada caribenha com história e cultura locais. Willemstad é uma das cidades mais fotogênicas do Caribe.

Pegadinha: as praias dos hotéis são artificiais. Hospede-se no centro (o Renaissance Curaçao é novinho e fica perto do agito) e alugue um carro para ir às belíssimas praias selvagens.

Acesso: via Belo Horizonte com a a Azul, Bogotá pela Avianca, ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Curaçao.

Cancún

É a sua praia: se você quer fazer passeios e mais passeios. A região tem praias lindas, ruínas maias e ecoparques temáticos.

Pegadinha: só viaje se tive visto americano, canadense, japonês (múltiplas entradas) ou australiano em dia. Dá para tirar também o visto mexicano, mas está difícil agendar e dá tanto trabalho quanto o americano

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Lima pela Avianca ou via Cidade do México pela Aeroméxico.

Saiba mais: Guia de Cancún.

Punta Cana

É a sua praia: se o seu barato é um bom resort all-inclusive, seja bem-vindo ao paraíso.

Pegadinha: muitos resorts têm áreas vips, com piscinas e restaurantes menos cheios; informe-se e, se puder, cacife o upgrade.

Acesso: direto pela Gol (saindo de São Paulo) ou pela Latam (saindo de Brasília), via Cidade do Panamá pela Copa ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: aqui.

Cuba

É a sua praia: se você quer ter um gostinho de Cuba antes que acabe (mas para isso precisa ficar uns três dias em Havana, onde não há praia).

Pegadinha: Varadero tem praias lindas mas, se couber no seu bolso, programe a parte de praia do pacote em Cayo Largo (a praia da foto), que é uma espécie de genérico das ilhas Maldivas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Bogotá pela Avianca ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: Página de Cuba.

Cartagena

É a sua praia: se você quer visitar uma das cidades coloniais mais bonitas das Américas, ter o gostinho de uma cultura vibrante e ainda voltar bronzeado.

Pegadinha: a praia da cidade não é bacana.

Acesso: via São Paulo pela Avianca, via Bogotá pela Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

San Andrés

É a sua praia: se você mergulha. A rotina da ilha é pegar um barco todos os dias para mergulhar ou fazer snorkel nos arredores.

Pegadinha: a viagem fica mais rica quando combinada com Cartagena.

Acesso: via em Bogotá por Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

St. Maarten

É a sua praia: se você quer zanzar de praia em praia como se estivesse em Florianópolis (e ziguezagueando entre Holanda e França sem burocracia).

Pegadinha: o trânsito é tão ruim quanto o de Floripa no verão.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami pela American.

Saiba mais: Guia de St. Maarten.

Barbados

É a sua praia: se você quer ver um Caribe com sotaque inglês, onde muito poucos brasileiros já foram.

Pegadinha: para pegar praia bacana, fique na costa oeste; na costa leste o mar tem ondas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami por cias. americanas.

Saiba mais: Guia de Barbados.

St.Barth

É a sua praia: se você curte St.-Tropez, ou se está querendo dar mole para os paparazzi.

Pegadinha: para pegar a badalação, é preciso vir na alta temporada mesmo (entre o Natal e a Páscoa, mas sobretudo na virada do ano)

Acesso: teco-teco desde St. Maarten, com pouso vertiginoso rente à praia.

Saiba mais: Página de St.-Barth.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

Praias do Caribe

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    780 comentários

    Nao que esteja indo para compras, ou querendo comparar com Florida, mas ir para um paraiso como o Caribe, e poder comprar algumas pequenas coisas, é muito bom… Minha esposa faz a festa nos Cosmeticos e Oculos… Hehehe
    Vou analisar pra onde iremos afora no primeiro semestre…
    Obrigado pela sugestão de St. Marteen…
    Ahhhh, muito obrigado pelas dicas em seu site sobre Curaçao e Aruba, estivemos la agora em novembro…

      E Cancún? Lá é muito bom para compras. Minha esposa comprou esmaltes da Chanel mais barato que nos Estados Unidos.

    Estive em Curaçao e Aruba, e estou pretendendo voltar ao Caribe… Mas gostaria de saber quais outras ilhas existe tb uma estrutura de compras como nessas ilhas, com bons e ótimas marcas… Por que juntar a beleza do Caribe com oportunidades de compra é uma otima coisa…

      Se você gostou das compras nessas ilhas, talvez goste de St. Maarten. Eu acho que nenhuma delas é assim uma Flórida, mas… outra possibilidade é viajar via Panamá. Dá para ir a Punta Cana, St Maarten, Cartagena ou San Andrés.

    Ricardo, as suas dicas sao quentissimas ! Parabens pelos artigos 😉
    Por enquanto tenho tirados todas as minhas duvidas, qualquer coisa pergunto, blz?
    Vlw !

    Riq, segui sua dica e fui pra Playa del Carmen e adorei. Você tem outro destino no caribe mais ou menos no estilo mais descolado de Playa? Obrigado

      O bacana de Playa é que é superdemocrático, tem desde o mochileiro até o mauricinho — e os americanos mais bobões ficam longe. Além do quê, tudo é fácil, basta caminhar.

      Curaçao, St Maarten e Barbados também têm lá seus turistas independentes. O lugar mais bacana é St. Barth, mas é caro e na baixa temporada, vazio.

    Riq,
    Sei que você não é chegado em cruzeiros, mas estou precisando de ajuda, talvez também dos tripulantes. Minha filha de 10 anos sonha em fazer um cruzeiro e como estaremos na Florida de 28/01 a 12/02 e nos encontraremos com amigos em Orlando na segunda semana, pensei no Disney Cruise Line Eastern Caribbean 7 dias, que vai até St. Marteen (St. Thomas e outras ilhas tb, além de Castaway Cay – privada da Disney, esta nas Bahamas). Não encontro informações precisas sobre o clima durante o cruzeiro, são desencontradas, principalmente porque a maioria fala sobre Bahamas, que eu sei que é frio, ou pelo menos não é quente suficiente para nós brasileiros.No entanto, é alta temporada para as ilhas do Caribe tão debatidas neste post.Como o investimento é pesado, não quero correr o risco de passar frio…A alternativa então seria um vôo de Miami para outra ilha: talvez Punta Cana, pelo que entendi, melhor para crianças (melhores resorts). Aruba e Cancun, Curação já conhecemos… Aceito sugestões…

    Vou fazer uma viagem com minhas amigas de infância no ano que vem – vamos todas fazer 50 aninhos em 2011…
    Estamos pensando no Caribe (Cancun, St. Maarten), mas queria saber se você tem alguma dica. Queremos praia, mas com alguma opção de coisas para se fazer à noite. Que me diz? Beijão!

    Riq,
    estou com passagem comprada pro reveillon 2010 pra Punta Cana via Miami. Seria 1 semana em P.Cana e depois + 1 semana nos EUA. Meu namorado acha que vamos gostar mais de Aruba do q P.Cana e quer trocar P.Cana por Aruba… o q vc acha? Me dá uma opiniao… Pra vc ter uma ideia conhecemos e gostamos de Cancun pois tem ótima praia, ótimos hoteis e coisas a fazer fora do hotel.
    Me ajude, please, pois preciso fechar os hotéis! kkk
    Desde já, valeu!
    Carol

    Quero ir a alguma ilha do Caribe no Carnaval de 2011 (Aruba? Barbados? Saint Maarten?). Alguém sabe dizer se as ilhas ficam mais lotadas pelo feriado? Qual seria menos afetada?
    Obrigado

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito