Vai ao Brooklyn? Pegue carona com a Lu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

dumbo

Na última ida a Nova York, a Lu Gomes (também conhecida pela alcunha chic de 'Lu Maldivas') resolveu dar uma geral no bairro mais hypado do momento -- o Brooklyn. As dicas foram inicialmente postadas na caixa de comentários do post do lado B de Nova York pro Lucas, mas são tão práticas que merecem um post próprio. Siga a Lu:

Bem: em primeiro lugar,o Brooklyn é imeeeenso!!! Portanto, esqueça tentar fazer tudo de uma vez. Antes de tudo, ainda em Manhattan, consiga um mapa do Brooklyn, com as linhas de metrô (eu consegui o meu na Grand Central). Seguem algumas sugestões:

- Quando atravessar a ponte (ou antes de, caso você vá atravessar do Booklyn pra Manhattan), existem duas lojas legais pra quem gosta de doces, na parte do bairro conhecida DUMBO (Down under Manhattan and Brooklyn Bridges): Jacques Torres, que tem um chocolate quente apimentado bem interessante, e Almondine Bakery, loja de doces deliciosos. Por ali também fica a Pizzaria Grimaldi, que tem fila o tempo todo. Metrô: High St.

Esquilo no Prospect Park. Foto: Lu

- Outra área interessante por ali é o Prospect Park, que é o equivalente brooklyniano ao Central Park. Numa das extremidades fica o Brooklyn Museum, que é muito bom, porém enoooorme! Seria o equivalente ao Met. Dá prá chegar lá de metrô,vindo de Manhattan (linhas 2 e 3, estação Eastern Parkway-Brooklyn Museum). No momento está passando aquela expo do Tutankamon que esteve em São Paulo. Você salta no museu, entra se quiser, depois dá uma passeada pelo parque, e desce para a 5th Ave., que tem algumas lojinhas alternativas. Aí você estará em Park Slope, equivalente ao Upper East Side de Manhattan. E, se por acaso estiver na hora do almoço, aproveite para comer no Al di La, italiano bem gostoso, com preços médios, que não aceita reserva, mas vale a pena. Fica na Carroll St., esquina com 5th Ave. De lá você também pode voltar ara Manhattan de metrô, na 4th Ave. com Union St. tem uma estação. Eu falei das comparações com Manhattan porque li em algum lugar, mas eu não concordo, Manhattan é única!!

Loja no Brooklyn e a Lu

- Williamsburg: eu diria que é uma extensão do Lower East Side. É um sub-bairro do Brooklyn que está bem badalado no momento.Você pode pegar a linha L que passa embaixo da 14th St, em Manhattan, e saltar na primeira parada do Brooklyn – Bedford Ave. Adorei essa avenida,é como se fosse um Village de antigamente, tem um monte de lojinhas, barzinhos e restaurantes -- bem legal! Eu cheguei lá umas 6 da tarde e achei muito animado. Li numa placa que aos sábados essa rua fica fechada para carros, o que significa que deve ter muuuuita gente passeando, isso se não tiver uma feirinha… Subindo na direção oposta ao rio,por qualquer rua (por exemplo, a N 6th St.), você passa por brechós simpáticos e uma parte bem agradável do bairro. Depois de passar por baixo de um viaduto, você estará perto da Lorimer St., que é uma área que está “bombando", mas só que as coisas não estão assim evidentes. Descobri um café chamado Second Stop que achei uma gracinha, com uma decoração meio louca, e super simpática, onde tinha vários locais fazendo hora,estudando ou trabalhando, todos coma cara enfiada nos seus notebooks e os iPods nos ouvidos, e alguns outros seres, como eu, a fim de descobrir novidades. É mais ou menos como no LES, você vai fuçando e encontrando lugares (bares, cafés, restaurantes) interessantes. Estive lá à tarde, mas fiquei coma sensação que à noite ou happy hour deve ser mais legal. Pode andar até a Grand St. ,que é uma rua meio feiosa, mas tem um restaurante que foi indicado pelo time out em fevereiro (mês dos namorados) como um dos mais românticos de NY (não me lembro o nome, mas é francês), o que vem a confirmar que por lá você vai descobrindo os lugares … e é exatamente aí que está a graça da história.

Atravessando a ponte do Brooklyn - sentido Manhattan. Foto: Lu

- Encerrando a minha epopéia brooklyniana, tenho a dizer que quem não quiser gastar muito tempo no Brooklyn, deve pelo menos atravessar a Brooklyn Bridge a pé (num dia bonito, de preferência), e ir à Bedford Ave. -- em dias distintos,naturalmente.

Afinal, ninguém deve fazer o que eu fiz, tudo no mesmo dia … foi uma maratona!

Obrigado, Lu!

Leia também:

Nova York pro Lucas: o melhor do lado B

Página de Nova York no Viaje na Viagem, com links quentes para dentro e fora do site

61 comentários

Lu
LuPermalinkResponder

Adorei, Riq!! De novo, estou me achando!!
Brincadeirinha, pois NY é inesgotável, sempre há mto p/descobrir. E tomara que surjam mais dicas do Brooklyn!!
Bjs,
Lu

Clarice
ClaricePermalinkResponder

Lu, dicas excelentes, vc não relatou nada sobre o Promenade, (o calçadão com vista para Downtown Manhattan). :?:

Isabel O., Portugal

Essa zona vai ficar ainda melhor quando as obras terminarem. Mas para já, o que está arranjado é muito agradável. À noite é lindo.

Lu
LuPermalinkResponder

Tem razão, Clarice ... é que ñ deu tempo prá ir lá, foi mta coisa p/um dia só!! E, como eu já tinha visto a vista do South St Seaport p/o Brooklyn Heights, nem pensei em voltar e ver a vista de lá prá Manhattan, que deve ser linda!!

Clarice
ClaricePermalinkResponder

Lu, fica para a outra vez. :cool:

Juliana Amorim

é no Brooklin que fica a M&I Internacional Food? To louca pra ir lá!

Marcie
MarciePermalinkResponder

É, sim! FIca na Brighton Beach Avenue. Em Brighton Beach: que é a parte Russa do Brooklin. E sou frequentadora assídua! lol

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Bem vinda a casinha Marcie !
Diga lá , qual a melhor maneira de chegar ao Heights de Midtown?

Marcie
MarciePermalinkResponder

Chegando em JFK, use a dobradinha Air-Train + metrô. "E" se for East Side, e "A" se for o West Side. wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Não perguntei direito , vamos lá :
Para quem já está em NYC e quer ir até o Brooklin Promenade
ver a vista de NY , qual é a tua sugestão de transporte ( pois tem muitos ).

juliana
julianaPermalinkResponder

ai to louca pra ir!! e quero ir na comilança latina do Red Hook dos fins de semana. 2011 NYC vai ser pequena pra mim smile

De
DePermalinkResponder

Amei as dicas da Lu pq ela além de ter bom gosto, é antenada!
Agora uma dica de uma rua maravilhosa para compras em Midtown. Ande pela 34 desde a Quinta Avenida até a Oitava. Imperdível! Metade das suas compras liquidadas por lá!

PENHA
PENHAPermalinkResponder

De tem muitas lojinhas legais?? tipo o que??

André
AndréPermalinkResponder

Em Outubro farei minha segunda viagem a NY (ano passado também fui em Outubro), mas desta vez eu e minha mulher vamos levar as crianças.

Alguém tem dica interessante de programas específicos ou que possam ser do agrado de 2 pré-adoloescentes (12 anos) e uma criança de 5 anos (q

André
AndréPermalinkResponder

Em Outubro farei minha segunda viagem a NY (ano passado também fui em Outubro), mas desta vez eu e minha mulher vamos levar as crianças.

Alguém tem dicas interessantes de programas específicos ou que possam ser do agrado de 2 pré-adoloescentes (12 anos) e uma criança de 5 anos (que jura que tem uns 10)?

Se puderem ajudar, agradeço antecipadamente.

(postei de novo porque na primeira errei e disparei o comentário antes de terminar o texto)

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

André,
Quando meus filhos estavam + ou - com a idade dos seus (12 e 9), há dez anos, fizemos e eles gostaram: Aquário em Coney Island, MET (parte do Egito), Central Park (ver esquilos circulando, bicicleta etc) e Zoo do Bronx. De metro em todas as programações.

André
AndréPermalinkResponder

Muito obrigado! Central Park já está nos planos... foi quase o motivo inicial da viagem... a mais nova só pensa nos tais esquilos.

Vou incluir as outras dicas no programa.

Lu
LuPermalinkResponder

André,
Um detalhe: os esquilos do Central Park mordem. Portanto, cuidado c/as mãozinhas da pequenina.
O Museu de História Natural talvez tb seja um bom programa.

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

André,
Inclui o Museu de História Natural, imperdível até para adulto.

André
AndréPermalinkResponder

Obrigado pelo aviso sobre os esquilos! Manteremos as mãos afastadas. O Museu também já tinha sido planejado, pois fomos no ano passado e pensamos nos pequenos o tempo todo!

Alessandra Fiorini

Acho que a Marcie saberá me dizer:
Dia 24 de maio, última segunda-feira de maio, será o feriado do Memorial Day? Tinha reservado este dia para ir ao Central Park, mas li que as liquidações são muito boas. O que vc acha? Vale a pena ou é roubada? Muita muvuca?
Fora as lojas, o resto funciona normalmente (museus, atrações, etc)?
Obrigada!

Clarice
ClaricePermalinkResponder

Alessandra, o Memorial Day, sempre é comemorado na última segunda-feira de maio. Em 2010 cairá em 31 de maio. Sim, as liquidações são ótimas. Há muuuuitos anos atrás estava em Cleveland e fizemos boas compras por lá. wink

Ricardo Freire

"Tinha reservado este dia para ir ao Central Park" me parece o que outro leitor aqui rotulou de "overplanning". Ida ao pqrque é algo que a gente faz num dia bonito, não num dia marcado.

Museus normalmente fecham às segundas. Alguns museus abrem quando a segunda cai em feriado. Ponha no google o nome do museu desejado e você chegará rapidinho ao horário de funcionamento.

Uma busca por "Memorial Day 2010" no google traz resultados mais rápidos do que perguntar em foruns ou sites.

http://www.apples4theteacher.com/holidays/memorial-day/when-is-memorial-day.html

Alessandra Fiorini

É, pelo jeito eu sofro de TOC.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Cheguei tarde, desculpe. Já lhe responderam, certo?

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

Para aproveitar o Brooklyn fomos ao Peter Luger Steakhouse, conhecido como a melhor carne de NY, mas é caríssima, e convenhamos a nossa também é muito boa, não vale pagar tanto.
A grata surpresa é que chegamos por voltas das 14h00, horário de almoço, há pratos para cada dia da semana e se você for antes das 15h00 paga um preço razoável e toma excelentes cervejas. Gostei e achei o ambiente muito interessante.

Eric
EricPermalinkResponder

Alessandra, o Memorial Day, sempre é comemorado na última segunda-feira de maio. Em 2010 cairá em 31 de maio. Sim, as liquidações são ótimas. Há muuuuitos anos atrás estava em Cleveland e fizemos boas compras por lá. wink

Alessandra Fiorini

Obrigada, Eric. É que eu andei pesquisando no GOOGLE e cada resposta diz um dia diferente, uns dizem 24 de maio, outros 31 de maio, e outros ainda marcam o final de semana todo, acredito que cada loja tem a sua liquidação... no woodbury, por exemplo, marca o último final de semana.
Mas vou manter meu overplanning para o Central Park. smile

Clarice
ClaricePermalinkResponder

Quem é você Eric? Porque o seu comentário é exatamente gual ao meu? Até o emoticon????????

Ricardo Freire

É spam, querida! Esses têm aparecido desde anteontem, capturando/reproduzindo comentários já feitos. A maioria fica no poço, mas tem alguns que conseguem atravessar o firewall. Daqui a pouco o Wordpress conserta isso, desculpe eekops:

Clarice
ClaricePermalinkResponder

neutral
neutral
neutral

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Ola Lu, tudo bem?
Eu vou em Julho para NY e vou ficar no hotel proximo a Time Square. Vc sabe me dizer como pegar metrô para ponte de Brooklyn?
Obrigada

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Oi Lu, tudo bem?

Embarco no próximo dia 19 e tenho uma reserva no River Cafe. Apesar de ter sido muito bem indicado, me bateu um pânico de ser um daqueles restaurantes "pega turista", tipo o The View. Vc conhece? Poderia me dizer algo a respeito?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! Aqui quem responde é A Bóia, assistente inflável do Ricardo Freire para perguntas.

O River Café é bastante turístico, mas é um clássico nova-iorquino. Vale a vista e o restaurante, apesar de bastante caro, não é mau. Se você pode, é um ótimo programa ;D

Mônica
MônicaPermalinkResponder

A Bóia!

Muito obrigada pela resposta! Agora eu vou tranquila curtir meu jantar romântico!

Natasha
NatashaPermalinkResponder

Voltei de NY tem 1 semana...e atravessei a ponte do Brookling a pe...lindo!
fiquei encantada.
Como atravessamos no final do dia, vimos o por do sol..
e ficamos a noite...pra curtir um barzinho.

Williamsburg eh o point do momento, principamente para quem esta morando la.
Dicas de um amigo, que foi quem nos levou.
Fomos beber uns drinks no Walters Food.
Atendimento maravilhoso e comidas muito gostosas.
Dica: faca reserva antes, pois lota!

E na propria Berdford tem varios bares legais para visitar!
e brechos...tem varios...mas pra garimpar...com paciencia...

Victoria
VictoriaPermalinkResponder

Oi pessoal, adorei as dicas, vou no final de dezembro,
será que é possivel atravessar a ponte a pé
ou vou congelar? Rs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victoria! Se fizer questão de atravessar, vá muito bem agasalhada!

Maira Correa
Maira CorreaPermalinkResponder

Olá!!

Há algumas semanas estou lendo os posts e comentários sobre NYC. Numa destas vezes vi que alguém escreveu algo sobre uma "tarde de sábado" no Brooklyn, que é imperdível, tipo uma festa/evento/point (ou algo parecido) mas não consigo mais achar!!! Já procurei um montão!! Será que alguém sabe onde está o comentário? Se não me engano era de um rapaz...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maira! Pesquisei nos comentários com as palavras-chave Bedford, Williamsburg e DUMBO e não encontrei nenhuma menção a sábados à tarde.

Será que você não está confundindo com os eventos de domingo no MoMA do Queens?

http://momaps1.org/calendar/view/338/

Maíra Corrêa

Oie! Pois é.... Provavelmente confundi sim, muita informação e pouca atenção!!! Obrigada de novo! =c) Ao menos agora não fico mais na dúvida... eheheh

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá! Sempre acompanho o blog mas nunca perguntei ou comentei...hj chegou o momento! rs
O fato é que estou indo para NY em junho e os hotéis estão super caros! Li em algum lugar uma recomendação de um Best Western Plus Prospect Park, no Brooklyn E no bookin.com a cotação estea boa com muitos depoimentos bons de brasileiros. Mas estou com uma duvida? a região é perigosa? é muito ruim se hospedar no Brooklyn? Pq a diária está otima, apenas 135 dolares e com café da manhã!
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Volta e meia algum leitor pergunta se vale a pena ficar no Brooklyn. Vale, sim, se o seu interesse for conhecer o Brooklyn. Ficar lá para ir e voltar toda hora de Manhattan não é legal. É a mesma coisa que ir ao Rio de Janeiro, mas se hospedar em Niterói. wink

Dicas da Marcie, do Abrindo o Bico:
http://abrindoobico.com/2012/02/so-da-brooklyn-2/
http://abrindoobico.com/2012/02/hospede-se-no-brooklyn-mas-perto-da-ponte/

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Estou pensando em fazer um passeio bem basico ao Brooklyn, na parte da manhã na sexta dia 06/04 (Sexta Feira Santa) chegando de metro. Nas imediações do começo da Ponte do Brooklyn, antes de fazermos o passeio de volta a pé, teria algum lugar para comer? Não queremos nos aventurar desta vez pelo bairro adentro. O interesse é mesmo a caminhada pela Ponte.
E aproveitando, como posso sair da Ponte já em Manhattan e chegar ao Píer 17?
Obrigada desde já,
Fabiola.

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Opa! A propósito, a estação High Street já é no Brooklyn?
Quantas perguntas... Sorry!
Fabiola.

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Bóia e pessoal, já consegui as respostas das perguntas acima no Google. Obrigada mesmo assim!
Só continuo não sabendo chegar ao Píer 17 depois de sair da Ponte.
Então aguardo esta indicação.
Grata,
Fabiola.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabíola! O site da MTA traz todas as indicações. Escreva Brooklyn Bridge (selecione City Hall) e South Street Seaport.

http://tripplanner.mta.info/MyTrip/ui_web/customplanner/tripplanner.aspx

Renata
RenataPermalinkResponder

Obrigado! Vou dar uma olhada nos Link!

Cássia
CássiaPermalinkResponder

Olá!
Estou indo p Manhattan agora em agosto e dessa vez vou dedicar um tempinho pra descer da Brooklyn Bridge e conhecer um pouquinho ao menos a região do Brooklyn. Já vi que tem várias opções, mas gostaria de saber, o que vcs me aconselham. Passear pelo Promenade, Dumbo ou Brooklyn Heights, pq na verdade pretendo atravessar a ponte depois do almoço e voltara Manhattan ao anoitecer ou a noite mesmo, pela ponte.
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cássia! Dumbo, que é a região que está exatamente embaixo da ponte do Brooklyn, não é tão interessante assim. Se você quer ver a parte mais chique do bairro, continue de metrô a Brooklyn Heights.

Mas se quiser complementar a sua visita passeando pela área mais descolada, pegue o East River Ferry e desça duas paradas adiante, em Williamsburg. Passeie por ali entre as ruas 6 e 11, da Bedford à Kent.

Nova Viajante
Nova ViajantePermalinkResponder

Oi gente, sei que é uma pergunta meio subjetiva, mas só pra me programar... quanto tempo mais ou menos pra pegar o trem, descer no Brooklyn, dar uma volta e tirar uma fotos no DUMBO e voltar a pé pela ponto pra Manhattan?
Vocês acham que devo reservar quantas horas pra fazer isso tranquila?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nova Viajante! Uma manhã ou uma tarde. Manhattan fica a favor da luz de manhã nesse trecho.

Ludmilla
LudmillaPermalinkResponder

Amei o Brooklyn! Suas dicas me ajudaram MUITO!!!!! Quis voltar aqui pra agradecer e para vocês verem que fiz quase tudo direitinho, heheheeheh ( http://www.juicysantos.com.br/2012/08/o-que-fazer-em-nova-york-brooklyn/ ). Ah, também percorri a quinta avenida do Brooklyn, achei uns brechós por lá! SUUUUPER OBRIGADA! bjs

Fabiana Araujo

Eu e meu marido español...chegamos a Ny faz 5 dias. Alugamos 1 quarto ao lado da Av. Berford por 500 dólares por 20 dias! Estamos amando a zona. Os bares, brechós...a comida muito mais em conta que em Manhattan! A experiencia no Brookyln está merecendo muito a pena, sobretudo porque é barata e a estamos a uma parada de Manhattan!!

rosana
rosanaPermalinkResponder

olá Fabiana,não é perigoso como dizem...como faço para ter o contato desse lugar que você está....estarei indo no final de outubro,,

Fabiana Araújo

Oi, Rosana...eu não vi nada de perigoso, nem me senti insegura em algum momento! O bairro esta cheio de jovens e artistas descolados! Saí de noite e sempre havia alguem, mesmo numa rua escura! Na verdade, não é muito bonito mas é super legal e barato!

rosana
rosanaPermalinkResponder

Oi, Fabiana.
Será que vc pode me dar o contato desse lugar que vc ficou{{
Me animei com a sua resposta e pretendo ir dia 20 de outubro de 2012.

Fabiana Araújo

Oi...Rosana, eu fiquei num apê que tinha um quarto livre nos dias que eu fui e estava anunciado numa pagina web, dividia com mais dois meninos que moram lá! Foi barato e super legal, mas algumas vezes pode ser um pouco incomoda. Agora este quarto já está livre porque já tinham alugado por 2 meses! Mas se vc buscar hotéis pela zona de Williamsburg ou Berford, vai encontrar uns pequenos e baratos, alguns com vistas para a ponte de Williamsburg e para Mahanttan!! Compensa porque está a poucas paradas do centro, e se animar na ponte pegar o ferry e ir direto a wall street, passando por debaixo das pontes de Brookyln e Mahanttam por apenas 4 dólares!! Sinto eu não pode ajudar mais, se vc quiser posso dar dicas de restaurantes e lojinhas legais!!!

Andreia
AndreiaPermalinkResponder

Fabiana, vc pode me dar dicas de onde se hospedar no broklin para que eu possa ir para manhattan? Estou com 2 criancas pequenas. Lendo seu post, fiquei interessada, mas não conheco nada do broklin. Grata

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar