O que você mudaria se refizesse aquela viagem?

BR 101, Espírito Santo

A Carla Portilho do Idas e Vindas sempre faz isso nos seus relatos de viagem: depois de mostrar como foi, ela faz uma autocrítica da estratégia e conta como faria a viagem à luz da sua experiência.

Recentemente a Dani S. usou a mesma técnica para falar de seu périplo pelo Canadá — com grande sucesso entre os leitores.

Daí a CarlinhaZ entrou para sugerir: ei, que tal se fosse aberto um post em que todo mundo pudesse contar como refaria alguma viagem bacana? Adorei a sugestão.

Diga lá: o que você teria feito de diferente naquela viagem? Que mico você evitaria (e de que jeito), que lugares dispensaria, onde ficaria mais tempo ou iria em outra época do ano?

Conte dos seus desenganos — assim a gente vai direto à vitória (não sem antes tomar um guaranazinho….).

255 comentários

Não levaria os pais do meu namorado para Paris! Pô, eles andavam tão rápida que a viagem, para eles, terminou em 3 dias! Imaginam como foi chato para nós!!

Não faria o trecho Londres/Paris de avião. O Eurostar é infinitamente mais prático, já testei os dois jeitos.

Minha última viagem foi para Jamaica com conexão em Miami. Já de cara digo, que me arrependo, de ter optado ficar mais tempo na Jamaica negligenciado uma possível semana em Miami. Na Jamaica, me arrependo de ter ficado tanto tempo em Kingston (mesmo que as circunstância me exigissem isso) e de não ter conhecido nem Montego Bay nem Negril, pontos realmente altos da ilha. Mas toda viagem é um aprendizado, e um que vale para quem tem interesse de conhecer essa ilha é que tudo fora dos Resorts é muito complicado, se movimentar de carro toma tempo e as vezes perigoso, mulheres desacompanhadas são desaconcelhadas a passear, e que tudo, mas tudo mesmo é caro!
Acho que essa semana ainda, coloco toda a minha temporada lá no meu blog(com 1 ano de atraso), caso alguém queira ter mais dados. Essa inclusive, foi a minha maior dificuldade, na época, de encontrar depoimentos de brasileiros sobre a ilha.

    Oi Patricia
    fui 2 vezes pra Jamaica recentemente, em outubro 2009 e em abril 2010. e realmente voce perdeu por nao ter ido a Montego.
    Onde voce foi?
    Ja fui pra 3 resosrts diferentes e meus amigos de la ja foram em varios outros.
    Ja ofereci para o Riq um post sobre la. Estou a disposicao para quem quiser saber mais sobre a ilha.
    Abracos

    Anderson,

    eu estive lá em Julho do ano passado. Fiquei 15 dias, sendo que a maioria deles na capital Kingston( por ai, tu já podes ter uma idéia de quão frustada fiquei). Fui visitar meu marido que estava trabalhando por lá. Conheci Ocho Rios, Port Antonio e Port Royal.
    Abraços,

    Sei bem, tambem passo a maioria deles em Kingston pq meus amigos tambem estao morando la a trabalho. Eu fui ao RIU resort em Ocho Rios e gostei muito dele. Foi a melhor praia.
    Depois conheci o Grand Palladium que e quase em Negril e no Gran Bahia Principe em Runaway Bay. Todos de excelente nivel…
    Abracos

Em Arraial D’Ajuda, não teria ficado ficado na pousada (bem localizada) que fiquei. A experiência foi péssima. Não sei nem se deveria citar o nome…

    Ué… Tem mais é que citar mesmo, pro resto do pessoal não cair nessa cilada!

    curiosidade mata… e relato de experiência péssima sempre pode ser útil por aqui.

    Está bem! hehehe! Não era suspense, não, é que não gosto mesmo de “queimar” um lugar só com base na minha única experiência, sem saber o que os outros acham. Mas, vamos lá!

    Fiquei na Pousada Verde Água, praia de Araçaípe. Sabia que era uma pousada simples, que valia mais pela localização, mas o site prometia bem mais do que a realidade.

    Férias, dezembro, desejo de relaxar de um ano pesado, calorão…ar-condicionado estragado desde o primeiro dia (prometiam arrumar e não arrumavam; diziam que tinham arrumado, mas não tinham; iam enrolando). Providenciaram um ventiladorzinho desses bem pequenos que foi retirado, pasmem, do rapaz da recepção (!), que ficou sem o ventinho para se refrescar (ele ficou “p” da vida). Ah, o ventiladorzinho simplesmente queimou e a pousada resolveu não resolver nada. Calorão sem ar nem vento, do primeiro ao sétimo dia da estadia.

    Mais? Café da manhã pobre e ruim, em meio a moscas (não “às moscas”, e sim “com moscas”).

    Não acabou. Como dormir nas férias se o sol entra quarto adentro às 5 da manhã? Não, o quarto não tinha cortina, nem persiana, nem veneziana, nada! Indagada a respeito, a dona da pousada disse que isso era bom, pois assim veríamos como é lindo o sol ao amanhecer! Coloque isso no site da pousada (“não temos cortina nem nada que vede a entreda do sol de manhã cedinho no seu quarto”) e veja se não espantará clientes. Então, a partir das 5 da matina, travesseiro na cabeça.

    E houve outras coisas mais, de caráter mais subjetivo, que nem vale a pena citar.

    Fiz essa viagem pensando em descansa e simplesmente não deu. Foi stress. Até hoje me arrependo de não ter feito o que cheguei a pensar em fazer na época: mudar para outra pousada, mesmo tendo pago a Verde Água, e depois brigar pelo meu dinheiro.

    xi, Dionísio…

    Fiquei em uma pousadinha em Arraial uma vez que era até bem simpática, mas choveu sem parar na semana que passamos lá (dezembro) e eu tive que entrar numa guerra para conseguir lençóis limpos – eles alegavam que a lavanderia simplesmente não estava dando conta.

    Agora imagina: chovendo e fazendo calor, a gente passando um tempão no quarto e nada de troca de lençóis!!! Um pernilongo me pegou logo no primeiro dia, foi esmagado no meio da noite e a marca de sangue ficou lá a semana inteira!

    No meio da semana, passamos uma noite em Trancoso para ver um show, em uma pousada novinha e MEGABÁSICA no quadrado, bem ‘inferior’ (custou 50 reais o casal, com café da manhã caprichado e ventilador), mas com lençóis tããão limpos que me deu vontade de fazer o que vc se arrependeu e trocar tb. Só não fiz porque imaginei que quando voltasse iria encontrar lençóis limpos (foi antes da guerra começar).

    Tá aí: mudaria de pousada mesmo já estando paga a outra (detalhe: a noite em Trancoso nós passamos só com uma mochilinha mini, não desocupamos o outro quarto, já pago).
    E antes que a turma do ‘conta’ pergunte, a pousada era Aquarela – sem chuva ou por 2 noites dá para encarar com certeza! Se não me engano é do mesmo dono do EcoResort, que é vizinho. Vai ver no resort não faltou lençol limpo…

    Piis, é, eu acho o seguinte: não nenhum problema em ser simples, mas tem que entregar o que promete (tipo, ar condicionado) e o básico (limpeza e segurança).

    Olá pessoal!

    Estive hospedado em Arraial D’Ajuda quatro vezes: uma no Eco-Resort e as outras na vila mesmo. Não dá nem para comparar: é infinitamente melhor ficar na Vila, afinal é melhor se deslocar de carro (ou kombi) para as praias durante o dia, do que para os restaurantes e barzinhos a noite. Acho que pousadas como a Beijo do Vento, Marambaia e La Luna atendem bem (fiquei hospedado nas duas últimas)!

    Fiquei na Coqueiros, por recomendação do Riq, e só tenho a elogiar!
    Era no centrinho também, e concordo com o comentário do Luiz Sergio, até porque o sol se põe super cedo por lá! O tempo de praia termina no meio da tarde. É legal voltar pro hotel, descansar, se arrumar e depois estar perto dos bares e restaurantes para curtir um pouquinho a noite, podendo voltar a pé para o hotel!

Nessa minha ultima viagem, feita na baixa temporada (final de abril começo maio) mudaria 3 coisas:
1- não teria reservado os hoteis na Toscana. Ficou um pouco engessado ter que ir pra tal lugar dormir, em vez de dormir nos lugares charmosos que fui encontrando pelo caminho.
2- e mais importante: não pegaria trem para as viagens Roma-Florença, Florença-Veneza, Paris-Reims-Paris. Ficaria com o carro alugado. O trem na Europa dessa vez foi uma péssima experiência pois meu namorado além de consumista tem hernia de disco, então EU tinha que carregar as duas malas… Com 18 garrafas de vinho dentro.
3-Nao me hospedaria em Veneza. De agora em diante, só Mestre na minha vida. Chega de hotéis “charmosos” do século passado. Quem sabe um dia eu consigo grana (ou uma promoçao) pra ficar nos 5 estrelas de San Marco.

Fui ao Yosemite sem reserva de Hotel com certeza é algo que me arrependo muito. Fiquei tão p… que retoreni mais 4 horas e dormir em Monterey.
De ter entrado em um ônibus city tour pela Capital da República Federativa da Argentina, com uma guia repetindo Federativa de Arrentina por 4 horas também ninguém merece.

Se eu pudesse mudar algo em meu roteiro original da Espanha, trocaria algumas cidades e exploraria melhor a região da Andaluzia como você mesmo me sugeriu. Mas eu fui teimosa, eu sei. Shame on me 🙁 Agora tenho uma desculpa para poder voltar.

Outro ponto que eu mudaria, embora o Fred não concorde comigo, eu não alugaria carro em Washington. Se você consegue um hotel bem localizado, dá para se locomover na cidade numa boa caminhando ou usando o metrô. (Mas vale a pena alugar o carro para seguir viagem para outras regiões menores.)

Quando estive no Perú, acabei ficando pouco tempo em Lima e me arrependi! 🙁
Em uma viagem de carro pela Eslovênia e Croácia, acabamos optando por ficar mais tempo no (minúsculo) litoral Esloveno e parte do da Croácia. Tudo muito legal, mas não deu para parar em lugares lindos, como o lago Bled. Hoje, eu rodaria uma semana só na Eslovênia, apesar de ter sido “pitoresco” ver uma placa na beira de uma estrada croata dizendo pra termos cuidados com minas! 😯

    Bom saber isso, Lu!!!

    estamos indo neste sábado e ficaremos, entre dias corridos e noites dormidas entre escalas, um total de 8 dias (tá certo, 5 dias e algumas noites :D). estava pensando que era muito e talvez desse para meter Trujillo nessa equação (vôos caros!!!), mas me aquieto com o seu comentário!

Ok, Ok, eu prometo não reproduzir aqui todo o conteúdo do I&V… 😳

Mas vou falar de uma viagem que eu não postei lá (ainda…), a não ser pelo roteiro e alguns comentários, que estão aqui: https://www.idasevindas.com.br/2008/05/17/roteiro-do-coelho-maluco-da-alice/ Em maio de 2008, quando estava morando na Califórnia, eu fiz uma viagem de carro super corrida: foram uns 15 dias para sair de Riverside e cumprir o seguinte roteiro: Grand Canyon, Las Vegas, Death Valley, Yosemite, Lake Tahoe, Napa Valley, San Francisco, PCH (com pernoites em Monterey / Carmel e Santa Barbara)e Los Angeles.

Eu parti do princípio que, como já conhecia as cidades grandes do roteiro, conseguiria passar por elas em menos tempo e conseguiria curtir as cidades menores. Minha conclusão foi que, mesmo tendo alguma experiência com viagens, sempre se pode fazer bobagens monumentais… 😯 Então, vou chover no molhado: 15 dias não são suficientes para se fazer uma viagem dessa magnitude, mesmo com um GPS ajudando e disposição para viajar todos os dias.

Ainda assim, não me arrependo, porque tenho o velho hábito das “idas e vindas” – eu amo voltar aos lugares onde já fui… Aquela já era a minha 2a. vez em Las Vegas, por exemplo, um lugar de que eu não tinha gostado – pois serviu para que eu mudasse de idéia, tanto que decidi usar algumas milhas para passar uns dias por lá no feriado de outubro deste ano. Alguns lugares eu pude dar por visitados, como o Death Valley, o Yosemite, Lake Tahoe… Mas vou mesmo precisar voltar a outros comme il fault – planejar um diazinho só no Napa Valley me parece hoje quase criminoso… 😉

Gostei de mais uma referência ao ES! Pelo menos a foto da placa foi tirada aqui, entre Linhares e Aracruz, não é Riq? rsrs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito