O que você mudaria se refizesse aquela viagem?

BR 101, Espírito Santo

A Carla Portilho do Idas e Vindas sempre faz isso nos seus relatos de viagem: depois de mostrar como foi, ela faz uma autocrítica da estratégia e conta como faria a viagem à luz da sua experiência.

Recentemente a Dani S. usou a mesma técnica para falar de seu périplo pelo Canadá — com grande sucesso entre os leitores.

Daí a CarlinhaZ entrou para sugerir: ei, que tal se fosse aberto um post em que todo mundo pudesse contar como refaria alguma viagem bacana? Adorei a sugestão.

Diga lá: o que você teria feito de diferente naquela viagem? Que mico você evitaria (e de que jeito), que lugares dispensaria, onde ficaria mais tempo ou iria em outra época do ano?

Conte dos seus desenganos — assim a gente vai direto à vitória (não sem antes tomar um guaranazinho….).

255 comentários

Não faço mais viagem longa de carro com mulher e filha.
Não vou em viagem com vários casais, principalmente com quem acorda cedo à mil por hora.

eu teria dormido pelo menos uma noite em capri e não só passado o dia….
o mesmo para uma praia na gold coast australiana chamada Nusa, espetacular.
Não teria ido de ferry entre Ios e Mykonos na grecia, principalmente sem olhar a previsão do tempo antes….nunca vou esquecer as muitas horas de balanço…..
Não teria ido visistar caracas quando voltei de los roques e fiquei uma noite em um hotel perto do aeroporto, o transito é parado e o taxi cobrou uma fortuna….achei que a cidade não valeu a visita pelo perrengue!

Nunca mais vou a Itacaré na alta temporada. Já havia ido na baixa e adorado, mas na alta a situação é muito diferente. Tive uma péssima experiência na pousada Naínas onde reservei para 5 noites e após a 3ª fui obrigada a sair porque meu quarto havia sido reservado por outra pessoa. A alegação da proprietária foi que como eu não tinha reserva antecipada não podia comprovar que na chegada (balcão) havia solicitado 5 dias. Fui “útil” enquanto o quarto ficaria vazio mesmo e ao venderem as diárias por um valor provavelmente mais alto não tiveram receio em me mandar embora. Eu estava pagando metade do valor indicado para o período, mas numa negociação de balcão bem comum em qualquer lugar do mundo, que indicava que realmente eu havia barganhado em função de uma estadia não tão curta.

Eu acho que estudo tanto os meus destinos antes de viajar, que sao poucas as coisas que eu faria diferente. Mas, se pudesse voltar no tempo:

1 – tiraria um ou dois dias de S. Petersburgo e para acrescentà-los a Moscou. S. Petersburgo è linda, mas è muito europeia; jà Moscou è mais “Russia” (segundo o meu estereotipo de Russia) e gostaria de ter tido mais tempo para “viver” a cidade.

2 – nao confiaria toda a minha viagem para a Tanzania a uma agencia de turismo… è a velha historia: se quer bem feito, faça vc mesmo! Aprendi que agencias sao otimas para reservar um voo mais complicado (daqueles que nao dà para comprar pela internet), e para organizar algum tour especifico para lugares mais inacessiveis. E sò!

3 – nao teria dado ouvidos ao marido quando ele começou a discursar sobre a (falta de) higiene dos vendedores de kebab nas ruas de Istambul. Ainda volto a Istambul sò para comer um kebab daqueles!

4 – teria comunicado a uns amigos croatas e eslovenos que eu chegaria em Zagreb e em Ljubljana com um dia de atraso, pra poder bater ponto nos leres antes de encontrà-los. Amigos nativos sao otimas companhias numa viagem, mas fizemos tantos programas “nao turisticos” que nao consegui visitar tudo o que eu queria…

    Luisa, traz ele aqui pra Bahia pra comer uns acarajés… que esse problema com o Kebab e o que mais vier pela frente passa! 😉

A Viagem que me arrependo até hoje de ter feito, foi pegar um onibus em Cingapura até o Genting Highlands na Malásia. O site do lugar parecia ser bacana e alguns locais recomendavam. Sabia que era um Cassino com um parque de diversão numa região de montanhas e florestas. Depois de viajar a noite toda chegamos pelas seis da manhã. Chegando lá o local era terrivel o hotel velho o parque de diversão era um verdadeiro “jesus me chama”. Não tivemos dúvida voltamos no primeiro onibus de volta para casa. Antes tivessemos ido ao Cameron Highlands.

A lição serviu agora não da para confiar apenas no site oficial do local!! tem que procurar reviews de pessoas que estiveram no local recentemente!! Vivendo (Sofrendo) e aprendendo!!

Tenho um grande arrependimento na vida, em relação a uma decisão que tomei durante uma viagem…

Em 1993 fiz um mochilão pela Europa, parando em albergues, viajando de trem e fazendo uns bicos aqui e ali pra ir juntando mais grana pra continuar a viagem.

Voltei pro Brasil por saudade do namorado que tinha ficado por aqui, sendo que a criatura virou ex três meses depois.
Abri mão de um emprego legalzinho em Londres e da possibilidade de ter ficado pela Europa mais alguns meses, que com certeza teriam sido fantásticos.

Na época, adolescente besta e apaixonada, achei que era o melhor a fazer. Ah, como a gente aprende na vida…. rssss…

Tava aqui pensando em algo para fazer diferente, mas quase tudo que me veio a cabeça não são modificações nos planos anteriores e sim novas opções/roteiros para próximas viagens!!! hihi… Mas lembrei de uma modificação/arrependimento – no Chile eu não teria ficado tanto tempo em Santiago (na verdade nem fiquei tanto tempo, mas não não gostei muito de lá!). Fui no Natal de 2008, e hoje eu teria ficado uns 3 dias apenas na capital, seguido pra Ilha de Páscoa (conforme a gente fez) e na volta teria seguido viagem para o Atacama (e passado o Natal lá!!), com certeza teria sido mais legal!!

Oi Riq preciso de uma ajuda, vc já usou o site de reservas Hotelsclick.com, acho que é londrino. Como nunca usei e o preço do hotel que eu quero esta muito abaixo fiquei na duvida…alem disso a data que preciso só tem neste site. O que vc acha? obrigada
paula

A semana que passei em Portugal, 4 dias em Lisboa e 3 dias em Evora, foi adorável. Mas me arrependo muuiito de não ter ficado mais 3 dias e não ter ido para a região do Douro ( hotel Aquapura)…

Quando estive em NY não visitei o observatório do World Trade Center. Adoro fotografia e deveria ter subido para fazer algumas fotos… A fila estava longa e pensei, ah, estes prédios estarão aí para sempre, visito na próxima vez… 🙁 Nesta mesma viagem fui em uma gravação do David Letterman e a Jennifer Lopez era a entrevistada. Deveria ter invadido o palco… me arrependo até hoje… 😉

    putzzz… esse pensamento do “estará ai pra sempre” pode ser triste como nessa situação, hein? Foda.

    pois é Denise… eu às vezes fico pensando nestas (trágicas) ironias do destino e o que mais que hoje a gente considera como imutável e eterno e amanhã não estará mais aqui… este post do Riq está sendo mais filosófico do que talvez inicialmente imaginado, não? 🙂 Na realidade eu me arrependeria de não ter arrependimentos, pois é através deles que encontramos forças e motivação para refazer ou nunca mais fazer algo, e o resultado é sempre um maior auto conhecimento…

    Você sabe que eu fui em NY alguns dias antes do ocorrido e quase não subi porque o dia estava muito nublado.
    Tinha entrado no prédio, porque uma amiga trabalhava lá e fui também no bar que tinha no último andar, mas quase não fui no programa turistão.
    Ficou a lembrança e o frio na barriga toda vez que vejo as fotos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito