8 coisas que você não deve esperar a próxima viagem para providenciar

Certificado internacional de vacinação

Tomar vacina contra febre amarela

Outro dia uma alma aflita me procurou no Twitter porque tinham informado na Gol que era necessário certificado de vacinação contra febre amarela para viajar a Barbados. Eu respondi que não sabia disso, e que ninguém, em nenhuma das seis ilhas que visitei nesse giro pelo Caribe (incluindo Barbados), procurou pelo certificado no meu passaporte (eu tenho, válido até 2013).

Logo em seguida a coisa se esclareceu — o certificado seria necessário para quem saísse da Região Norte. Mas essas coisas são obscuras, mesmo. De vez em quando aparece gente que fala da necessidade de vacina contra febre amarela para ir à Colômbia. Quando fui à Venezuela, em 2003 (fazer a foto da Bóia, haha), precisei da vacina — mas não que a Venezuela exigisse. Voltei via Manaus, e a vacina seria necessária para voltar ao Brasil. Ou pelo menos foi assim que me explicaram.

Por essas e por outras é que eu sempre digo: pessoal, bora tomar a maldita vacina antes que seja necessário. É só passar num posto da Anvisa. É preciso se cadastrar no site da Anvisa (obrigado, Adolfo!); no cadastro você saberá quais postos estão aptos a aplicar a vacina.

A vacina só começa a valer 10 dias depois de tomada — mas depois continua válida por 10 anos. É melhor tomar agora, que você não precisa, do que cair nesse papo-aranha, em que muitas vezes a gente topa com um funcionário mais realista que o rei, que descobre pêlo em ovo e outros lugares-comuns ainda piores.

A exemplo da vacina da febre amarela, há várias providências que você não deveria esperar pintar uma viagem para tomar:

Ter um passaporte com mais de 6 meses de validade

Alguns países só permitem a entrada de visitantes com passaporte válidos por pelo menos 6 meses depois da chegada. Não é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, que deixam você entrar mas limitam a permanência à validade do passaporte. Mas quem diz que todo atendente de check-in sabe disso? Em alguns aeroportos a moça não vai deixar você embarcar. E a fila do check-in não é o momento mais adequado para discutir legislação. Então não deixe o seu passaporte ficar próximo de vencer. Agende a renovação o quanto antes — até porque ultimamente a coisa anda enrolada.

A propósito: ter um passaporte

Muita gente aproveita o fato de poder viajar para os países do Cone Sul com carteira de identidade para não fazer passaporte. Na minha opinião, é um erro. Quanto mais carimbos você tiver no seu passaporte, mais tranqüilo é passar pela fronteira de países com imigração encrenqueira. E a tal da carteira de identidade sempre corre o risco de ser recusada por atendentes de check-in ou funcionários de aduana que não achem que você é a mesma pessoa daquela foto de onze anos atrás. Passaporte já!

Visto americano

Não espere aparecer a oportunidade de viajar para os Estados Unidos para solicitar seu visto. Na última hora é um deus-nos-acuda — o Brasil inteiro está querendo visitar a Flórida. À diferença do que muita gente pensa, não é necessário ter viagem marcada para pedir ou renovar o seu visto americano. Se você não mora numa cidade com consulado americano, fazer antes de precisar faz ainda mais sentido: você aproveita um feriado local ou pede uma segunda ou sexta de folga e faz uma viagenzinha a São Paulo, Rio, Brasília ou Recife para fazer o visto. Às vésperas de viajar, além de difícil de agendar, o procedimento acaba encarecendo a viagem aos Estados Unidos. Antes de precisar tirar o visto, dá para contabilizar o gasto como uma viagem de lazer. Agende já!

Mala boa

A gente só se dá conta de que está precisando de uma mala decente na hora de viajar. Mas aí costuma ser tarde demais. Aproveite a entressafra entre viagens e invista naquela mala bacana de quatro rodinhas (minha recomendação: compre o tamanho médio, de 65 cm de altura com a mala na vertical). Mala boa custa caro, e é bom você fazer esse crediariozinho meses antes de viajar.

Adaptador universal de tomada/cadeado TSA

Dois itens indispensáveis, e que na última hora são complicados de conseguir. Da próxima vez que você fizer compras online, procure esses dois itens e inclua na sua cesta. Poucas coisas são mais chatas do que chegar num lugar e ter que ir atrás de adaptador (pela lei de Murphy, a recepção do seu hotel sempre vai ter acabado de emprestar o último dos adaptadores do estoque).

Pay Pal

Para alugar apartamento ou fazer reservas com fornecedores alternativos, um PayPal (sistema internacional de pagamento entre contas de cartão de crédito) é fundamental. Demora algum tempinho, porém, até que a sua conta seja verificada e validada. Por isso, não espere precisar para abrir uma. Leia como fazer isso neste post aqui.

Esqueci alguma coisa? O que você recomenda que não se espere até a véspera da viagem para providenciar?

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


480 comentários

Tomei a vacina mesmo sem precisar…um belo dia botei na cabeça que ia a Los Roques (ta…nunca fui…) e fui no posto de saúde, no metro da Siqueira Campos aqui no Rio. Tranquilo. Mas nao fiz cadastro na internet nao…só fui lá…
Depois no dia de alguma viagem…passei no aeroporto para pegar o cartao e grampear no passaporte.
De posse de passaporte, visto, mala, vacina, adaptador, paypal estou apta a viajar! Só faltam as férias 🙁

Antes de viajar acho que é bom botar no checklist “testar todos os equipamentos que vai levar”. Alguém ja falou acima sobre pilhas… parece óbvio ms tem gente que esquece…

Eu tenho cidadania espanhola e antes de viajar no ano passado para a Europa eu fui renovar meu passaporte espanhol pois ele teria menos de 6 meses para vencer na época da viagem.

Portanto, faltando uns 8 meses para vencer o passaporte eu fui no consulado espanhol em Santos e deixei lá para renová-lo…

A surpresa foi quando eu busquei o passaporte e eles renovaram mas a data de validade foi mantida igual!!! Me disseram que só renovam a data de validade quando se renova com menos de 6 meses para vencer!!! Ou seja, se vc for viajar nesse limite fica impossível renovar o passaporte com antecedência!!!

Não sei se isso só acontece com o espanhol, mas de toda forma, fica a dica!

    Como o brasileiro eles renovam sempre que vc conseguir agendar na PF, salvo houve alguma mudança do ano passado pra cá. Meu marido estaria com o dele como validade menor a 6 meses na data da irmos aos EUA ano passado, mas renovou ainda com 8 meses de validade. Se alguém mais atualizado souber de alguma informação diferente dessa, por favor, desconsiderem essa, que é apenas uma experiência pessoal.

E visto americano agora, voltou a valer por 10 anos! É agora que tiro o meu. =D

Caraca, devia ter lido este post antes da minha viagem pros EUA. Estou na correria do visto, vou pro consulado faltando uma semana para embarcar, se é que vão me entregar o visto a tempo (moro em BH). 🙁

Ricardo, tem algum jeito de chegar lá no dia da entrevista no consulado e dizer que precisa do passaporte com o visto com urgência? no site deles só aceitam agendar com urgência por motivos de saúde e trabalho. 🙁

    Eu precisei do visto com urgência e era só pagar uma taxa (que acho que foi R$81 ou R$87) que entregavam no dia seguinte, pelo menos no Rio.

    Inclusive, no dia que fiz a entrevista estava meio doente e fui embora esquecendo de pedir, chegando em casa meu chefe falou que eu precisava do visto para o dia seguinte! Liguei pra transportadora dei o número do meu protocolo de entrega normal e eles agendaram para o dia seguinte pagando a taxa para o motoboy, deu tudo certo.

    Tem jeito não, Ila. O que vc pode fazer é pedir para buscar pessoalmente o visto (eles entregam no dia seguinte, salvo engano), ou deixar procuração para alguém pegar pra vc (acho que tem o modelo na embaixada). Se não tiver jeito, vc pode já pagar o sedex, que eles mandam pra sua casa o passaporte pronto. Só não sei em quantos dias…

    Nhaim, neste caso eu teria que remarcar meu vôo (eu sou de BH), vamos ver o que rola, dependendo do que responderem no consulado eu fico para pegar pessoalmente ou peço para entregarem em casa. 😉

    Oi, Ila,

    Você já verificou a possibilidade de antecipar a sua entrevista? De repente você consegue uma desistência ou até a abertura de novos horários em dias mais próximos, pelo próprio Consulado. Boa sorte!

    Agora não tem mais como antecipar, comprei as passagens de avião já. Nhé. 🙁
    Na época cheguei a ver para ir em recife e Brasília (que tinham datas mais próximas), mas seria muito longe para eu ir, além de que não conheço as cidades. 🙁

    Mande o e mail para o consulado com um anexo de sua passagem. E possivel que funcione.

A chata, mas alguem tem foto do adaptador?
Já cada um mais esquisito que o outro! e na europa é tudo um diferente do outro, me perco!
Joguem a boia, pleeease rsrsrsrs

    Compra um “universal” que serve pra todos. Cada universal tem um design diferente, mas funcionam 🙂

    joguei no mercado livre. vou procurar aqui em poa. um igual! obrigada!
    parabens pelo blog/site acompanho a muito tempo. recomendo ele muito sempre.

    Vacina contra febre amarela: ok
    Ter um passaporte com mais de 6 meses de validade: ok
    Visto americano: pensando no assunto
    Mala boa: eu sempre falo que vou comprar mala boa, mas todo mundo sempre diz que é bobagem, porque eles acabam danificando, mas tô com vc Riq! Mala boa!
    Adaptador universal de tomada/cadeado TSA: providenciando, lembrei de qd quebrou o cadeado no aeroporto de barcelona. hauhauha q raiva deu =(
    Pay Pal: ok, não vivo sem!

    Saber como ligar para o Brasil, eu sempre levo uma listinha com numeros e saber onde é a embaixada.

    O conselho de comprar um adaptador é perfeita. Não conseguiu comprar um antes da viagem? Leve um T (tbem conhecido como Benjamin). Em alguns países resolve bem a situação. Na França consegui adaptar meus aparelhos sem problemas.
    Abçs

Eu também peguei o certificado da vacina rapidinho em Guarulhos, nada de burocracia!

Já quanto ao visto… 🙁 Preciso arrumar tempo para isso, mas pra quem não está em uma das cidades com consulado, esse item é o mais difícil. Estou como a Marcie: Preciso tirar o visto! Preciso tirar o visto! Preciso tirar o visto! Preciso tirar o visto!

Preciso tomar vacina contra febre amarela, preciso tomar vacina contra febre amarela, preciso tomar vacina contra febre amarela…há dois anos repito este refrão, em vão. Quando o maridão teve que tomar para ir para Angola, foi muito simples: em NY você toma em qualquer posto de saúde. E quem falou que eu tomei? Preciso tomar vacina contra febre amarela, preciso tomar vacina contra febre amarela, preciso tomar vacina contra febre amarela…..

    Marcie, toma aí no Brasil que é de graça em qualquer postinho de saúde!
    Aqui é preciso pagar… pelo menos no Canadá… e custa no mínimo uns 100 doletas 🙂

Muito cuidado com a vacina da febre amarela. SÓ se vacine se você for para uma região em isso seja necessário.
Eu tive meningite, fiquei muito mal anos atrás por causa dessa vacina. É claro que é raro, mas existe este tipo de reação. Quando fui para o hospital, aqui em BH, existia outro paciente com o mesmo problema.
Fica o alerta.

    A vacina da febre amarela é muito segura, mas, claro, há riscos. Todavia, na minha modesta opinião (não sou profissional médico, apenas tenho avançados conhecimentos de probabilidade e estatística), o risco implícito de contrair febre amarela (doença que é fatal em 40% dos casos, mesmo com o melhor tratamento possível no melhor hospital) não compensa o risco de problemas.

    É a mesma história de vacinar criança contra pólio: algumas vão ficar com febre, algumas poucas no mundo inteiro morrerão, mas o risco de não vacinar e ter uma criança paralisada com atrofia dos músculos é muito maior.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito