Cancún, Playa del Carmen ou Tulum? Todos! (Por Érica de Paula)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Tulum, praia em frente ao La Zebra. Foto: Erica Arruda

Está em dúvida aonde ir na Riviera Maia -- se monta base em Cancún, em Playa del Carmen ou em Tulum? Pois a Érica de Paula passou quinze dias por lá e encontrou qualidades nos três lugares. E neste relato, feito para o Viaje na Viagem (obrigadíssimo, Erica!), ela revela como extrair o melhor do que cada uma dessas bases tem a oferecer.

Texto e fotos | Érica de Paula

Para retribuir todas as dicas que peguei aqui no VnV, fiz um breve (?) relatório com toques de quem passou 15 dias em lua de mel no México, dividindo a estadia entre Playa del Carmen, Tulum e Cancún.

Quando, há alguns meses atrás, manifestei meu interesse de me hospedar nos três lugares, me lembro do Riq responder que se eu gostasse de Tulum, certamente não gostaria de Cancún, e vice-versa. Concordo que o esquema de cada um é completamente diferente, mas, hoje, posso afirmar que sim, se você é uma pessoa eclética e de cabeça aberta, é possível curtir igualmente os três ambientes, por mais diferentes (e até opostos) que sejam!

De forma geral, enquanto Cancún te oferece um mar muito bonito (mas cujas bandeirinhas vermelhas estão sempre hasteadas e ninguém entra), o luxo do resort que você escolheu se hospedar, grandes shoppings e uma vida noturna badalada, Playa del Carmen tem um mar igualmente bonito (mas possível de entrar e curtir), opções de resorts luxuosos ou pousadas charmosíssimas e uma vida noturna igualmente animada (com filiais das duas maiores casas noturnas  de Cancún e a opção de curtir uma baladinha na areia da praia, nos clubes de praia que se transformam a partir das 23h).

Quinta Avenida, Playa del Carmen. Foto: Erica de Paula

E claro, Playa tem o que pra mim fez toda a diferença: a Quinta Avenida! Aquele lugar não existe...foram 10 dias por lá e eu não consegui cansar (falo por mim, não pelo meu marido, já que aquilo ali é o paraíso das mulheres). A cada dia, um restaurante, bar ou pub mais charmoso e interessante do que o outro, com aquela mescla de lojinhas de artesanato e grandes grifes. E o melhor de tudo: concentrados no mesmo lugar (os taxistas passam o dia inteiro encostados esperando alguém precisar deles, já que dá fazer praticamente tudo a pé).

Tulum não se pode comparar com nenhum dos dois. É como sair um pouco do mundo em que estamos acostumados e se refugiar num lugar paradisíaco, onde só existe você, a lua, os coqueiros, o mar azul, a areia branca, a margarita e os nachos mexicanos (claro).

Primeira parada: Playa del Carmen

Em Playa, nos hospedamos no resort Gran Porto Real, num sistema all inclusive que atendeu todas as nossas expectativas de atendimento, conforto e gastronomia (mesmo sendo vegetarianos). O resortão da mesma rede que fica ao lado (The Royal) é razoavelmente mais caro, mas não acredito que a diferença de luxo compense a diferença de preço. Na verdade até preferimos o nosso, mais colorido e mexicano, do que as imponentes construções de mármore do outro que, além de 5 estrelas, tem 2 diamantes (descobri essa informação quando, na minha inocência, resolvi perguntar para um funcionário de lá se nós do Gran Porto Real poderíamos usar os restaurantes do Royal. A resposta dele foi: "Me desculpe, mas é claro que não. Vocês tem apenas 5 estrelas. Nós temos 5 estrelas e 2 diamantes." Pode?!).

Playa del Carmen, em frente ao Gran Porto Real. Foto: Erica de Paula

No primeiro dia em que chegamos me dei conta de que os 7 dias que ficaríamos em Playa não seriam suficientes para descansar no resort, curtir a praia, a Quinta Avenida e fazer todos os passeios que queríamos (outra grande vantagem: todos os grandes atrativos turísticos da região ficam mais próximos de Playa do que de Cancún). Então, ligamos para o resort de Cancún onde havíamos feito uma reserva de 5 dias e diminuímos para 2, de forma a ganhar mais 3 dias em Playa (e claro, num sistema que não fosse all inclusive, para podermos aproveitar os restaurantes locais sem culpa).

Feito isso, passamos os 7 dias iniciais dividindo o nosso tempo entre comer, dormir, piscina, mar, comer e dormir. Também fomos à famosa Coco Bongo (que sinceramente eu não gostei, motivos no final do relatório), nadamos com golfinhos no Delphinus e mergulhamos em Cozumel com um guia nativo que depois nos levou (na brodagem total) no carro dele para conhecer o outro lado da ilha e todas as suas praias desertas (super recomendo esse cara, o nome é Jorge Pacheco e o telefone é 45/987-111-90-88, email scubatortuga@yahoo.com).

Saiu muito mais barato pegarmos o ferry para Cozumel por conta própria e contratar esse cara para mergulhar conosco do que contratar uma empresa que leva um grupo (eu não tinha experiência em mergulho com tanque e ele passou 40 minutos me ensinando tudo que precisava antes de mergulharmos, além de tudo ele fala e entende português razoavelmente bem). Digo isso porque, no caso dos grupos e das empresas de turismo, normalmente se faz apenas snorkel, todos os barcos param no mesmo ponto de mergulho e são pelo menos 50 pessoas tentando ver os peixinhos que, com esse volume de turistas, saem correndo pro outro lado da ilha.

A seguir: Tulum

La Zebra, Tulum. Foto: Erica de Paula

Depois fomos para Tulum e ficamos três dias no La Zebra, numa cabaninha literalmente na areia, a 20 metros do mar. O contraste foi grande, mas podemos dizer que adoramos a experiência. Imaginem uma cabaninha redonda que só cabe a cama, um pequeno armário e o banheiro, que é conjugado com o quarto (ou seja, se você está de casal e precisa usar o banheiro para fazer número 2, o outro é literalmente obrigado a ir brincar com os siris do lado de fora do quarto – que são muitos, por sinal, principalmente quando escurece). O restaurante do hotel é ótimo, embora seja um pouco caro. Aliás, por mais simples que tenha sido a nossa estadia lá, a brincadeira saiu proporcionalmente mais cara do que os grandes resorts de Playa e Cancún.  De qualquer forma, todos merecem conhecer Tulum. O mar consegue ser ainda mais azul, mais quentinho e mais gostoso de entrar, e nada paga a experiência de ter uma praia maravilhosa praticamente só para você e para os outros poucos turistas que lá existem (pelo menos na época que eu fui, e também porque as pousadas não comportam muitas pessoas). Lá perto também conhecemos dois restaurantes muito bons, que dá pra ir a pé: o Om (da pousada com o mesmo nome, que fica na beira da praia e tem pizzas maravilhosas e baratas) e o Bananas (restaurante da pousada Nueva Vida de Ramiro que fica do outro lado da rua).

Cenote Dos Ojos, Tulum. Foto: Erica de Paula

Nesses 3 dias, curtimos a praia e fizemos um mergulho no cenote Dos Ojos (não conheci os outros para comparar, mas gostei muito desse, e a experiência de mergulhar numa caverna com rio subterrâneo azul bebê é sempre muito interessante).  Nesse dia íamos também para Akumal mergulhar com as tartarugas em alto mar, mas começou a chover.

Ruínas de Tulum. Foto: Erica de Paula

Já ia me esquecendo das ruínas: as ruínas de Tulum são imperdíveis. Aliás, todas elas são: Tulum, Cobá e Chichén Itzá. Se puder, vá em todas. Cada uma te dá uma sensação completamente diferente do que foi a civilização maia. Lindas, lindas, lindas! Mas eu, que criança sonhava ser uma arqueóloga quando crescesse, sou suspeita pra falar.

Voltando a Playa

De Tulum fomos novamente para Playa, onde nos hospedamos no coração da Quinta Avenida, atendendo aos meus anseios mais “consumistas”, digamos assim. A pousada era a Lunata (recomendo), onde pagamos 85 dólares para ficar num quarto deluxe maravilhoso. Dessa vez, fomos ao famoso parque Xcaret (que apesar de soar “artificial” vale muito a pena, até pra quebrar a rotina da viagem) e para as ruínas de Cobá (tudo de bom, principalmente quando você se dá conta de que só foram descobertas cerca de 50 edificações das mais de 6.000 detectadas pela NASA no local. Ao longo da trilha você vê claramente “morros” em forma de construções piramidais que ainda não foram limpos e descobertos).

Finalmente: Cancún

Westin Lagunamar, Cancún. Foto: Erica de Paula

Finalmente, fomos para Cancún passar os dois dias que faltavam. Ficamos no resort Westin Lagunamar, cujas fotos na internet mostravam um piscinão que se fundia com o mar, mas que na verdade não se funde, era apenas ilusão de ótica (e eu que escolhi o hotel só por isso, sniif). Mas tudo bem, o hotel era maravilhoso mesmo, a piscina é ótima, tem duas jacuzzis quentinhas na beira da praia e não estava muito caro, além de ficar literalmente a 10 passos do shopping a céu aberto La Isla. Em Cancún, aproveitamos o primeiro dia para jantar no criativo e divertidíssimo Carlos’nCharlie’s (super recomendo) e no segundo fomos para Chichen Itzá e dedicamos a última noite para sair de verdade, no conhecidíssimo Señor Frogs (muito bom também).

 

Agora, algumas informações de ordem prática:

- Os biquínis das brasileiras chamam MUITA atenção. Com exceção das outras brasileiras, é claro, todas as mulheres usavam aqueles cuecões horríveis e enormes, cujas marquinhas devem ficar piores ainda. Para a tristeza do meu marido e meu constrangimento, onde eu passava todos diziam: é brasileira!!! Mas nem liguem, viva a diversidade cultural! Elas escondem porque não tem! wink

- Não vale a pena ficar num all-inclusive em Playa del Carmen, a não ser que você não pretenda sair muito do resort ou que a estadia seja longa como a minha, permitindo fazer de tudo um pouco. É quase um pecado não conhecer os restaurantes locais de lá.

- Pesquise MUITO os preços dos artesanatos e souvenirs. Todas as lojas vendem basicamente as mesmas peças, com uma diferença de preços absurda. A ponto da mesma tartaruguinha de obsidiana custar 800 pesos em um lugar e 200 em outro. Os mexicanos também são bons para negociar, principalmente se você é bom para dar uma chorada. Você consegue encontrar praticamente tudo nas lojas enormes “Hacienda Tequila” (tem 7 delas em Playa), e por um preço inacreditável. Não comprem nada antes de passar lá.

- Os preços de tênis, óculos de grife e etc. de Cancún são os mesmos dos EUA. Vale a pena investir.

- Porque eu não gostei da famooooosa Coco Bongo? Porque estava muito mais lotado do que a sua capacidade deve permitir, os garçons eram brutamontes te acotovelando para passar e nos intervalos das apresentações algumas turistas loiras, bêbadas e devassas subiam ao palco para dançar na maior baixaria. Mas as apresentações da casa até prometiam ser interessantes, não fiquei até o final para descobrir.

- Se você achou Tulum meio programa de índio pela minha descrição da cabana (que era ótima, na verdade), existem dezenas de outras opções de pousadas com um design diferente. E mais baratas também. Mas a praia só fica boa a partir do Km 5.

- Tanto em Playa quanto em Tulum, a cozinha dos restaurantes fecha 23h (os bares ficam até mais tarde). Por isso, não saia para jantar após as 21h que não dá tempo. E não espere vida noturna em Tulum. Até mesmo os lugares mais famosos por sua “vida noturna” fecham 23h. Lá é pra relaxar meeeeesmo.

- Seja o primeiro turista a chegar nas ruínas de Tulum, 8h em ponto. O sol e a quantidade de turistas que pipocam lá a partir de 10h são implacáveis. Já em Cobá, leve água, pois as caminhadas são longas. E em Chichén Itzá, vá de manhã, pois quando você se dá conta o parque está fechando sem você ter tirados todas as fotos por ter ficado comprando bugigangas do pessoal que fica vendendo artesanato lá dentro. Aliás, comprar artesanato dentro de Chichen Itza (dentro mesmo, no pé das pirâmides) sai mais barato do que no Mercado 28 (que eu não vi muita graça) e do que em qualquer outro lugar de Cancún. Por incrível que pareça. Eles vendiam várias peças por 1 dólar.

- Não precisa levar calça jeans. Pelo menos agora na época que eu fui. Levei 4 eu não usei nenhuma. Lá você mal consegue usar um shortinho de tanto calor, inclusive de noite. Nos shoppings, restaurantes e boates mais badaladas, as mulheres estavam todas de shortinho ou vestidinho e sandália rasteira. Aliás, nem pensar em salto alto. Você simplesmente não vai conseguir encontrar nenhuma ocasião que justifique seu uso, por mais que tente.

- Mergulhe em pelo menos um cenote. Vale a pena, e é uma experiência que você teria em pouquíssimos lugares do mundo, com a diferença que no México dá pra ficar imaginando os maias fazendo rituais e sacrifícios lá alguns séculos atrás.

- Fui atrás do buffet no La Parrilla que o Riq indicou no centro de Cancún, mas era terça, e o buffet funciona só de quinta a domingo. E para quem gosta de comida natural, lá pertinho (em Playa del Carmen também tem), tem o restaurante 100% Natural. Maravilhoso!

- Prepare-se para dar muitas propinas (gorjetas). Todos (até a moça que limpa o banheiro da rodoviária) esperam ganhar alguma coisa.

- E claro, prepare-se também para engordar pelo menos 1,5 kg.

Obrigado, Érica! Relato sensacional!

Leia mais:

275 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Natália
NatáliaPermalink

Olá Érika!

Qual foi o mês que você curtiu tudo isso?!
Estou programando viagem para 2012, em março. Descobri que eu cancun os jovens americanos aproveitam o Spring Break durante este mês.
A gente não sabia disso... e lendo suas dicas, vejo que podemos explorar bem a Riviera Maya, sem ficar encostado na cidade de Cancun.

O que você diz sobre isso?! Vale a pena, mesmo com esse evento, visitar a Riviera?! Não queremos bagunça estaremos de Lua de Mel, igual vocês. Praticamente o seu roteiro revela o que estamos montando.

Obrigada!
beijos

Natália

Tania Pereyra
Tania PereyraPermalink

Ola Natalia,

Estive em Playa del Carmen na epoca do Spring Break em marco de 2011 e nao vi nenhum grupo de jovens. Fiquei hospedada em Playa e fiz os passeios basicos: Tulum, Cobá e Chichén Itzá. Fui a Akulmal e Cozumel. E tambem peguei muita praia nos beach clubs de Playa.
Nao fiz nenhum parque tipo Xplor ou Xcaret entao nao sei se tem muitos grupos. E pra evitar a confusao nem arrisquei Cancun. Soh pra pegar o aviao. Os restaurantes de Playa sao otimos e os precos para um casal em torno de 40 dolares sem bebidas.
Abracos.
Tania

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

A agitação mesmo fica em Cancún.

Ameline
AmelinePermalink

Ola, acabo de voltar de 8 dias em playa del carmen e 2 dias em cancun e gostaria de deixar um depoimento com algumas informacoes uteis; primeiro, cuide muito bem das suas malas no aeroporto da cidade do mexico, 3 malas chegaram depois em cancun e vieram extraviadas, uma tem ate a marca no cadeado do alicate...playa eh lindo, tem otimos restaurantes que nao fecham mais as 23h, ficam ate mais tarde e se fecharem vc encontra pizzarias abertas ate de madrugada. Sim, leve salto alto mulheres senao vcs nao vao arrasar nas baladas! Vc so vai usar na balada mas pra quem curte balada nada melhor q um salto alto. Leve a moeda em dolar e faca o cambio la, eh melhor que no brasil. Dependendo da sua operadora seu celular talvez possa funcionar e la as tomadas sao todas a de palito, se o seu carregador for o de bolinha, compre um conversor europeu la mesmo; tomar bebida alcoolica nas ruas eh proibido, e se for comprar bebidas alcoolicas precisa ser ate as 17h no domingo e ate as 21:30h nos outros dias. A dica do jorge pacheco eh valida se voce for fazer mergulho, ele nao faz mais snorkel. E prepare para as gorgetas.

Vanessa
VanessaPermalink

Ola!
Estamos indo para Riviera Maya em novembro, eu, meu marido e filho de 1 ano e 8 meses.
Acha que conseguiremos aproveitar a viagem com o pequeno?
Pensamos em alugar carro para fazer os passeios. Como estaremos com criança, achamos que desta forma é melhor, pois nao ficaremos presos aos pacotes. Um amigo nos disse que náo recomendar alugar carro, pois a polícia de lá, ao ver carros alugados, param os turistas para exigir dinheiro e nao dar multa (sempre inventam uma desculpa para isso. Essa informaçao procede?
Obrigada.

Tania Pereyra
Tania PereyraPermalink

Vanessa,
Estive em Playa del Carmen em marco/2001 e aluguei um carro com uma locadora da cidade por 2 dias para ir a Coba, Tulum e Akumal. Na estrada tem algumas guaritas da policia rodoviaria, mas nao fui parada. Siga as leis de transito e nao ande em alta velocidade. Ficar sem carro na Riviera Maya soh se voce nao tiver planos de sair do hotel. Vc tem razao com crianca pequena eh sempre bom estar mais livre em caso de querer voltar pro hotel.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Que mentira isso! Andei muito de carro em Cancún e arredores e não vi nada disto. Alugar carro é a melhor escolha, sem nenhuma dúvida!

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Vanessa,

Pode andar de carro sem problemas por lá, pois é bem tranquilo. Talmbém estava com o meu filho, que na época tinha 3 anos, por isso optei pelo carro e não me arrependi. Você fica com uma liberdade de horário e passeios que não existe nos pacotes fechados, portanto eu sempre recomendo o carro para quem está com crianças.

Daniela
DanielaPermalink

Olá, estou indo para Playa del Carmen em 25/09/11 para passar lua de mel. Estou ansiosa e feliz pelos comentários bacanas que li aqui. Obrigada!
Ficarei no hotel Sandos. Alguém conhece?
É cara a locação de carros em Playa? Alguém sabe a média?

Se puderem recomendar restaurantes será ótimo também.

Abraços

Daniela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Você pode orçar locação em sites como http://www.expedia.com e http://www.kayak.com . Em locadoras locais, lá em Playa, dá para chorar mais um desconto.

Leia depoimentos recentes, incluindo dicas de restaurantes, na caixa de comentários deste post mesmo, e também neste:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/enquanto-isso-em-playa-del-carmen/

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Alugue um carro já desde o aeroporto de Cancún. O aluguel na cidade é barato e o carro fundamental se você não quiser ficar apenas em Playa del Carmen.

Natália
NatáliaPermalink

Olá Tania,
que alegria você me deu com seu comentário.
Acredito que seja o destino perfeito pra gente.

Estou vendo que uma ótima opção é alugar um carro.
A CNH brasileira vale no méxico?

E você sugere fazer passeios para Tulum, parques através de onibus?!

Agradeço.

ps. é aconselhável fechar o hotel na própria cidade, ou fechar um
passagem + hotel pela decolar.com é uma boa opção?!

Natália

Natália
NatáliaPermalink

Olá Tania, obrigada pela dica.
Já nos animou para passarmos nossa lua de mel+férias em PLaya del Carmen.

Algumas dúvidas: é dificultoso passear por lá de ônibus coletivo?
Para visitar o sítio arqueológico, o parque aquático, o mergulho no mar ou até mesmo ir para alguma ilha seja ela a Ilha de Mujeres, é dificil de Playa del Carmen?

Temos interesse de ir até Tulum, e além disso desembarcar em Cancun no aeroporto, e não em Lima.

O que acha?!

Desde já obrigada!

natália

Tania Pereyra
Tania PereyraPermalink

Oi Natália,
Não posso te dizer sobre ônibus pq aluguei um carro em Playa. Só peguei o ônibus do aeroporto de Cancun até Playa e foi ótimo.
Para os passeios fiz de carro Tulum, Cobá e Akumal. Cozumel peguei o barco que sai de Playa e lá pegamos un táxi. Pra Chichen Itza fui com um tour que reservei no hotel, pq é muito longe.
Quanto a CNH não posso te ajudar pq fui com carteira de motorista dos EUA, pois eu resido em NY.
Eu fechei o hotel com antecedência pra garantir um bom preço. Veja no booking.com. Lá tem vários hotés de Playa.
Eu amei Playa. Já estou programando voltar ano que vem.
Como o Riq diz Playa é como Búzios, mas com gostinho de tequilia.
Abcs.
Abcs.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

A CNH vale no México. E como a Tania bem disse, carro é fundamental.

Adriana
AdrianaPermalink

Olá, adorei o blog.

Me caso ano que vem e minha lua de mel irei para Cancun.
Estou com algumas duvidas.
Quero conhecer cozumel, tulum, riveira maya, cancun ,playa del carmen e nadar com golfinhos(isso não pode falta), nadar em pelo menos um cenote, queremos aproveitar bem as praias e descançar um pouco...
vc aconselha ficarmos hospedados onde?Playa del carmen ou riveira maya?E de lá, podemos realizar os passeios que queremos...
Sabe me dizer mais ou menos quanto devemos levar em dinheiro para os passeios?E se eu não der gorjeta, tem problema?
vamos em lua de mel, então quero praias paradisíacas, mas claro..conhecer um pouquinho de tudo e fazer comprinhas em cancun.
Obrigada

Adriana
AdrianaPermalink

Esqueci de uma coisa, quais os hoteis vc aconselha para ficarmos em playa del carmen?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Adriana! São dois tipos diferentes de hospedagem. Riviera Maya é melhor se você pensa em ficar em um resort all-inclusive, por exemplo. É um lugar para curtir a estrutura do hotel e a praia. Passeios, só com carro ou tour organizado.
Playa del Carmen é melhor se você quiser fazer mais atividades fora do hotel, passear a pé. (O Ricardo Freire gosta bastante de lá.)

Você encontra indicações de hotéis e outras informações a partir da página-guia de Cancún https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/
Mais sobre Playa del Carmen: https://www.viajenaviagem.com/2009/09/enquanto-isso-em-playa-del-carmen/

Flávia
FláviaPermalink

Olá. Adoro o site e já li um bocado. Peço desculpas se minha pergunta já estiver respondida em outro lugar, mas realmente não achei... Irei a Playa del Carmen/Cancun em novembro. Chegarei no aeroporto de Cancun à 00:20 de uma terça feira. Qual é a melhor opção de transfer para Playa del Carmen nesse horário? É fácil conseguir táxi ou melhor tentar contratar um transfer? Mandei e-mail para o hotel reservado, mas não responderam. Vi a opção de contratar o transfer pelo site visitmexico.com. Que acham? Outra coisa: vou ficar 7 dias inteiros (desconsiderando o de ida e o de volta). Pensei em 4 dias em Playa e 3 em Cancún. Para quem já foi: tá bom assim ou sugeririam diferente?
Obrigada,
Flávia

CARLA LUZ
CARLA LUZPermalink

Ric

para ir p playa, devo descer em Cancun,certo? como ir de cancun p /la?
taxi? tem que locar carro? ou transfer?
quero fica em um resort all inclusive

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Há ônibus que saem do aeroporto de Cancún direto para Playa, sem passar por Cancún.

Também é possível alugar um carro, claro.

Há dois pequenos resorts all inclusive no centro de Playa, o Gran Porto Real e o The Royal Playa del Carmen. Os outros ficam ou no condomínio Playacar, a uma distância inconveniente para vir a pé, ou em praias próximas que são vendidas como Playa del Carmen.

O Ricardo Freire não recomenda all inclusive em Playa del Carmen. O bom de estar em Playa del CArmen é poder curtir a vila, incluindo seus bares e restaurantes.

Bruno
BrunoPermalink

Como estará o clima em novembro? Pretendo passar 8 dias, dos dias 18 a 25.

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Bruno! Na página-guia de Cancún você encontra em "Links úteis" a informação de temperatura e chuvas mês a mês grin É só clicar: https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/

Ahura
AhuraPermalink

Olá Érica,

Obrigada pelas informações!

Eu e meu namorado iremos para a Riviera Maia no dia 29/dez, após passar dois em Miami (ou seja, não estou preocupada em fazer compras em Cancun! rs).

Como ficaremos apenas 5 dias, estou em dúvida se é mais legal ficarmos em Cancun mesmo (pensei em ficar no The Royal com all inclusive) ou em Playa del Carmen.

O que você sugere?

Muito obrigada!

Ahura

Érica de Paula
Érica de PaulaPermalink

Oi pessoal, tinha tempo que não passava aqui, desculpa não ter respondido as outras perguntas (ainda bem que existe A bóia)!

Ahura, entre Cancun e Playa eu sempre vou recomendar Playa, acho que fica bem claro no meu texto essa minha preferência! e se vc já vai pra Miami, então nem se fala...Playa vai te oferecer uma experiência bem diferente de Miami, enquanto Cancun seria quase que uma continuação...

Patricia
PatriciaPermalink

Olá
Eu estou flertando com a possibilidade de fazer um intercâmbio para estudar espanhol em Playa del Carmem por 4 semanas. Alguém tem alguma dica pra mim? Pretendo ir assim que terminar a faculdade em meados de 2012. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Patricia! Que dicas exatamente você procura?

Patricia
PatriciaPermalink

Oi Bóia! Na verdade eu estou pensando se compensa fazer o intercâmbio em Playa... vi os preços em uma agência e achei muito caro.. cerca de 6000 reais com a passagem pela Aeroméxico (mas também moro no MS), curso de 3 semanas e residência estudantil. Acho que se eu ficar em um hotel (sem ser resort all inclusive) por 10 dias vou gastar bem menos! Mas sobre o intercâmbio, vc conhece alguém que já fez? vale a pena pagar esse preço? Obrigada pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Patricia! Ainda não soubemos de tripulantes que tenham feito intercâmbio em Playa del Carmen. Mas viagens de estudo são sempre caras mesmo.

Jussara
JussaraPermalink

Puxa, estou pensando em fazer um curso de espanhol em Playa (fui este ano, a passeio, e amei, mas não deu tempo de curtir a cidade por causa do excesso de passeios que minhas amigas programaram, e por termos ido pra Cancún - coisa que eu não queria). Mas não esperava que chegasse a 6000 reais, ainda mais ficando em residência estudantil, coisa que eu não quero por não ter mais 18 anos. rs (fiz intercâmbio de inglês quando tinha essa idade e fiquei em casa de família).
Mas como a Patricia viu o valor por agência, quem sabe pesquisando sozinha saia mais em conta? Não sei. Também pensei em deixar o espanhol pra lá e passar de duas a três semanas passeando. Tenho vontade de conhecer a Cidade do México e arredores, e depois iria passar uns dias em Playa, só morcegando. Mas como vou sozinha, tenho um pouco de receio de ir pra Cidade do México alone, devido ao tamanho do lugar e por causa das histórias que a gente ouve, de ser perigosa e tal.

Agora, se ela nunca fez intercâmbio... independente do preço, se puder pagar, acho que vale a pena, sim. É uma experiência única e que transforma nossa vida.

Patricia
PatriciaPermalink

Oi Jussara! tudo bem?
Vamos trocar umas experiências... eu pensei em ficar em residência estudantil por ser um local que eu possa me enturmar com outras pessoas, vez que pretendo ir para Playa sozinha... Tambem não tenho mais 18 anos... tenho 30... vc acha que é fria? Já a casa de família pensei que seria um estorvo, que estaria atrapalhando a família e não me sentiria bem...
Esse preço que eu falei é o curso, a estadia e a passagem. Só o curso e a estadia dá menos de 4.000 reais. (3 semanas apenas). O curso de espanhol seria mais uma forma de me interagir com a cultura deles e conhecer pessoas, pois não queria ficar passeando por 3 semanas sozinha, com pouco contato com outras pessoas.. Enfim, se puder mandar mais dicas e experiências sobre o seu intercâmbio, agradeço. Abraço.

Jussara
JussaraPermalink

Oi, Patricia,
Realmente, depois fui fazer as contas e R$6000 não é tão caro. O que encarece o total são as passagens mesmo. Ficar em casa de família não é um estorvo para eles, não, e geralmente eles dão total liberdade de entrar e sair a hora que quiser. As famílias que fazem parte dos programas de intercâmbio estão acostumadas a receber estudantes, e acredito que elas gostam disso. Pra quem fica hospedado, é uma forma de praticar a língua também, além do conforto que uma casa oferece.

Não acho que é fria ficar em residência estudantil, só não me agrada muito ter que dividir uma casa/apto e tarefas domésticas, pois como saber se as outras pessoas não são folgadas? Nunca conheci ninguém que tenha ficado nesse tipo de acomodação, então não posso falar; não faz muito minha cabeça, então acho que eu só optaria por isso se fosse pra ficar sozinha num apartamento. Mas aí vai do estilo da pessoa, se você não tem problema em dividir espaço e essas coisas, é uma boa maneira de interagir e conhecer pessoas, sim (e se for bem mais barato que ficar em casa de família também pode compensar. rs).
Outra forma para se enturmar é na própria escola, nas classes costuma ter gente de vários países.

Quando eu fiz intercâmbio fiquei em casa de família e tinha direito ao café da manhã e ao jantar. Hoje acho que eu dispensaria o jantar. Minhas aulas eram o dia todo e eu só voltava à noite pra casa, ou no fim da tarde, sempre respeitando o horário da refeição. Podia sair e voltar a hora que quisesse. Na casa tinham mais duas estudantes de outros países, mas uma delas quis trocar de família (cada uma tinha um quarto). As amizades que fiz foram na escola, com pessoas da sala e de outras turmas também, que conhecia durante os intervalos. Uma dessas pessoas é hoje uma das minhas melhores amigas.
Abraços.

Patricia
PatriciaPermalink

Oi Jussara
Gostei das suas dicas, obrigada! Acho que ficar em casa de família seria mais esquisito pra mim do que pra eles... tipo, sair a noite por exemplo... a residência estudantil que eu falei é com quarto individual e banheiro também e só a cozinha é compartilhada, entao acho que seria mais tranquilo quanto as tarefas domésticas...
E pelo contrário, a residencia acaba sendo mais cara do que a casa de familia, acho que por conta de ser quarto individual com banheiro..
Enfim, agradeço sua atençao, e se eu for realmente (ainda não fechei), passo aqui para contar a experiência!
Abraços.

Jussara
JussaraPermalink

Oi, Patricia,
Não teria problema nenhum sair à noite caso você ficasse em casa de família. Geralmente pode-se sair e chegar a hora que quiser. Mas você tem que ficar no lugar em que acha que vai se sentir mais à vontade mesmo.
Abraços.

Leka
LekaPermalink

Erika, como faço para conhecer Tulum e Akumal sem excursão?
Vou passar 4 noites e Cancun e 3 em Playa agora em novembro...
Obrigada!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Alugue um carro que é a melhor opção.

Bertrand Oliveira
Bertrand OliveiraPermalink

Ola!
Estou em Cancun, nao vou demorar muito..rs
Carro alugado faz muita diferenca...aluguei um carro bom logo que cheguei...o meu saiu um pouquinho mais caro, mas acredito que com uns 80 dolares dia de para ficar bem.
Estou hospedado em um hotel mediano em cancun, tem uns resorts bem melhores, mas como n tenho planos dee ficar em hotel, este em que estou ta bom.
Fui a Playa del Carmen e gostei bastante, passei um dia muito legal, praia limpinha, comercio bom e restaurantes bem legais. Recomendo.
Outro dia fui a Playa para atravessar para Cozumel, mergulhei de garrafa, muito bom. Quem quiser so snorkel tambem vai gostar. Depois dos mergulhos, comida tipica mexicana no hard rock cafe, boa pedida.
Em Cancun passei um dia inteiro, praia, caminhada pela praia, praia limpinha e saida para comer (destilaria, comida tipica mexicana - recomendo).
Pretendo ir a Acumal passar um dia e tambem a Chichen, outro dia.
De Cancun pretendo sair de mala e cuia e ir para Tulun, quero ficar hospedado por la e pretendo ficar na pousada recomendada pela Erica (duas noites).
Bem...e so...o mar azul e as tequilas me esperam.
Ate.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Eu sempre falo que o carro é a melhor opção. Mas há pessoas que, mesmo em férias, preferem ficar mofando no calor de um ponto de ônibus.
Para mim, em viagens, tempo é dinheiro. E eu alugo carro sempre que possível!

Bertrand Oliveira
Bertrand OliveiraPermalink

Hola!
Em um dia conheci Akumal e cenotes Dos Ojos, recomendo.
Akumal e uma praia muito bonitw, nao e grwnde, tem agua muito limpa e uma grande quantidade de corais e, mais, de snorkel e possivel ver muitas tartarugas. Bom.
Cenostes Dos Ojos, uma experiencis diferente e muito boa, mergulhar em uma caverna azul, guiada.
Duas opcoes que podem ser feitas no mesmo dia (carro alugado faz a difeenca).
Ate

Dani
DaniPermalink

Oi pessoal,

Uma dúvida minha: qual tem o mar mais azul: Cancún ou Playa del Carmen?

Vou viajar para o local em breve e estou na dúvida sobre qual destas duas cidades irei...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dani! O azul é o mesmo nas duas. A praia em Cancún tem ondas na maior parte da zona hoteleira, com exceção da parte norte (até o km 6) e depois do extremo sul (onde está o Club Med). Playa del CArmen costuma ter mar bem mais calmo.

Fernanda
FernandaPermalink

Olá Érika!

Adorei suas dicas. Eu e meu namorado estamos querendo ir em 2012 para Playa e Cancún em nossa lua de mel, mas só poderemos ir no mês julho, quando tiramos férias. Sei que não é alta temporada, será que o tempo estará bom e que poderemos aproveitar a viagem? Queríamos aproveitar a oportunidade que temos para conhecer lá, pois acredito que realmente seja lindo, mas tenho medo do tempo não ajudar.
Abraços e obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda!

Leia sobre o tempo em Cancún a partir desta página:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

Anna Maia
Anna MaiaPermalink

iREI A cANCUM EM jANEIRO E LENDO OS COMENTÁRIOS ME DEU MUITA VONTADE DE IR A PLAYA DEL CARMEN E AKUMAL E CENOSTES DOS OJOS.
PRIMEIRO, GOSTARIA DE SABER TEMPO E DISTÂNCIA DE CANCUN. PARA IR DE CARRO ALUGADO PODERIA SER JEEP? A ESTRADA É BOA? ENFIM, COMO SERIA IR DE CANCUN PARA OS 3 LUGARES (PLAYA DEL CARMEN) (1 DIA PARA OS OUTROS DOIS)?

AGUARDO SUAS DICAS. ABRAÇOS E MUITO OBRIGADA

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anna! A primeira dica é não escrever em maiúsculas na Internet. É como se você estivesse gritando.

Não é preciso jipe. As estradas são boas.

Leia a partir desta página:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

ELAINNE
ELAINNEPermalink

Olá a todos.
Morei no México por 10 meses e posso afirmar a vocês que o país é um ótimo destino para as férias. Riviera Maya é especialmente linda, mudei meu conceito de praia (água, sol, cores etc) quando fui a Tulum, lindo o lugar. O México é muito barato, se levarmos o dinheiro em dólar. As atrações são diversas em todo o território. Aproveitem!!! E parabéns aos organizadores da página, encontrei informações preciosas para minha viagem a Montevidéu.

Ana Cecília Barros
Ana Cecília BarrosPermalink

Elainne, vc indicaria ficar em Tulum ou em Playa?
Obrigada!
Ana Cecilia

Lidiane
LidianePermalink

Olá pessoal! Estarei no México de 16/01 a 31/01. Eu, meu marido e minha filha de 4 anos. Vamos direto para Cidade do México mas estamos querendo nos aventurar e ir de carro até Cancun. Será loucura? Alguém já fez esse percurso? Alguma dica? Conto com vcs. Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lidiane! São 1.600 km. De ônibus são 25 horas.

Como você reagiria um gringo que entrasse aqui e perguntasse: comprei passagem aérea só até São Paulo e estou pensando em ir a Porto Seguro de carro. O que vocês acham?

grin

Curta a Cidade do México, se quiser alugar carro vá às cidades do circuito da Prata (direção oposta a Cancún), então vá de avião a Cancún, alugue o carro por lá e use seu precioso tempo de férias para ver coisas bonitas, não para ficar na estrada.

Sobre roteiros pelo México:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/mexico-sem-visto-aonde-ir/

Lidiane
LidianePermalink

Valeu Bóia! A gente fica meio "anta" achando que vai ser tudo lindo!!!... Obrigada!!!

Philipp
PhilippPermalink

Estou indo agora no sabado para um itinerario parecido. No inicio pensei em fazer de carro, passando por Palenque, Oaxaca e Monte Alban, etc. Mas depois de pensar melhor achei que nao valeria o "perrengue" e que há alternativas a Palenque e Monte Alban (que pretendo visitar depois).

Minhas bases no roteiro ficaram:
4 dias em Puerto Morelos, 3 em Playa del Carmen
7 dias na cidade do Mexico, 2 em Puebla, 1 ainda a definir (provavelmente Papantla, proximo a El Tajin).

Resolvi alugar carro na chegada em Cancun, e depois na cidade do Mexico e fazer o trecho Cancun - Mexico pela Aeromexico.

Depois do Natal volto dizendo como foi a experiencia.

Thiago
ThiagoPermalink

Olá!!! Estou com lua de mel marcada e devo fazer um roteiro parecido. Tirando os dias de viagem terei 16 dias para curtir a regiao. (de 31/01/2012 à 15/02/2012)

A ideia é passar 10 dias em Playa (gostamos do estilo) aproveitaremos esses dias para fazer a maioria dos passeios da regiao de Playa, 3 em Tulum e os ultimos 3 em Cancun em um all inclusive para descançar e fazer compras.

Com este tempo relativamente longo vocês recomendam alguma outra cidade que valha a pena conhecer?

Obrigado!!!

Ana Cecília Barros
Ana Cecília BarrosPermalink

Olá, as dicas do Ricardo sempre foram essenciais para mim.
Estou querendo ir 1 semana em janeiro 2012 para Riviera Maya, estou na dúvida onde ficar (quero pé na areia). Preciso de ajuda urgente!
Gosto de pousada/hoteis menores tipo 30 quartos, mas charmosas (Tipo Pousada do Toque em Maceio). Pesquisei na Internet e vi algumas opções como: Le Reve, Esence. E em Tulum Ana Y Jose.

Alguma dica para me ajudar, ou sobre essas acima ou de alguma nesse estilo?

Obrigada,
Ana Cecilia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Cecília! Para ter essa experiência pé na areia em praia mais ou menos sossegada, só mesmo em Tulum ou em praias menos ocupadas da Riviera Maia. Você está no caminho certo, siga seu faro.

Sobre Tulum leia aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/vai-por-mim-tulum/

cristina
cristinaPermalink

Me ajudem,estou em Playa del carmem eu e meu esposo e estamos totalmente perdidos de como tirar melhor proveito dos passeios,queriamos tambem mergulhar no cenote dos ojos,mas soube que teriamos que ter certificado de mergulho de mar aberto ,como a Erica de Paula mergulhou sem certificado,me ajudem com todasas informaçoes possiveis em relaçao a todos passeios tulum akumal cozumel e o mergulho. Aqui em playa ficam nos oferecendo varios pacotes absurdos.Ja agradeço demais,CRistina

Mariana Rocha
Mariana RochaPermalink

Olá Cristina, acabei de voltar da Ribiera Maia. Vá ao cenote dos ojos!!! Para mergulhar no Cenote (lindo!!) nao é necessário curso algum. Fui com meu marido, quando estávamos hospedados em Tulum, e chegamos lá de bicicleta. Pagamos a taxa de 100 pesos para entrar (é uma propriedade particular) e mergulhamos com nosso próprio snorkel, mas lá tem para alugar, caso vc nao tenha o teu. Vale muito a pena, a água é cristalina, nao é gelada, e as formações da caverna sao maravilhosas. Vc nao precisa de nenhuma excursão para ir ate lá.
Para mergulho no mar, sugiro Cozumel mesmo, que é lindo!!! Lá tem vários tipos de mergulho, de iniciante (com snorkel) ate avançado com cilindro. Para mergulhar em Cozumel, vc precisa comprar uma excursão em Playa, nas agencias credenciadas que ficam na frente do ferry! O mergulho com snorkel é tranquilo, tem um guia que fica sempre junto, e vc vai a 3 pontos de mergulho diferentes. Vale a pena!
Espero que tenha ajudado!!

Mariana Rocha
Mariana RochaPermalink

Nao precisa ter certificado de mergulho nem para mergulhar no Cenote (de snorkel) nem para Cozumel (snorkel)!

cristina
cristinaPermalink

Mariana,obrigada por seus esclarecimentos tenho so mais uma duvida,em relaçao ao cenote de ojos,como trata-se de uma caverna nao teria que ter um guia nos acompanhando pois nao nado com tanta segurança e sei la vai que nao consigo sair da caverna estou me sentindo ridicula em relaçao a essas perguntas,mas e melhor pecar por excesso do que por falta.e em relaçao aos outros passeios x-plor -x-caret-coba ,o que acha?Agradeço demais,ATT

Tania Pereyra
Tania PereyraPermalink

Cristina,
No Cenote Dos Ojos se voce for fazer somente snorkel nao ha ninguem pra te acompanhar. Com o snorkel nao da pra entrar na caverna, soh se vc tiver muito folego. Mas vale a pena pq o cenote eh muito bonito. Se vc quiser entrar na caverna tem que ser com equipamento de mergulho autonomo e isso vc contrata em Playa, mas provavelmente precisa ter certificado de mergulho.
Se vc esta insegura com relacao ao nado compre um colete salva vidas no Walmart de Playa pra vc se sentir mais confortavel. Espero ter ajudado.

Érica de Paula
Érica de PaulaPermalink

Cristina, é legal vc contratar uma empresa que faça o passeio em Playa, e é possivel fazer apenas snorkel (eu fiz). Eles fornecem todo o equipamento e um guia acompanha todo o passeio.

Igor
IgorPermalink

Eu fiz tanto o snorkel quanto o autonomo no cenote dos ojos. Indo de snorkel, o maximo que se consegue eh chegar na batcave, isso se o nivel da agua nao estiver muito alto, e de qualquer forma, precisaria de uma lanterna. Ja o mergulho autonomo no cenote eh totalmente diferente do snorkel e, apesar da tranquilidade, eh necessario certificacao. Recomendo.

Margareth Bastos
Margareth BastosPermalink

Gente, me sinto na contra mão, pois meu destino principal, em fevereiro, é a Cidade do México. Claro, estou tentada por um bate e volta em Acapulco e outro na Riviera Maia (Campeche ou Mérida). Pois bem, alguem indica hotéis práticos e bem localizados nesses locais? Estou com dificuldades de encontrar relatos objetivos sobre elas... Gracias!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Margareth! A Cidade do México é um destino sensacional. Há muito o que fazer.

Nem Campeche nem Mérida estão na Riviera Maia; são cidades da península do Yucatán. Mérida é uma cidade colonial e uma das bases para visitar Chichén-Itzá (a outra, mais próxima, e menorzinha é Valladolid).

Já Campeche é a porta de entrada de outras ruínas maias, as de Palenque.

As ruínas podem ser repetitivas para quem já visitou Teotihuacán na Cidade do México.

Ambas cidades ficam longe da praia; se você quer praia, pesquise nos posts de Cancún, Playa del Carmen e Tulum que temos aqui no site.

Acapulco não rende um bate-volta da Cidade do México; são 6 horas de ônibus. Você teria que dormir por lá.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/mexico-sem-visto-aonde-ir/

Margareth Bastos
Margareth BastosPermalink

Obrigada, Bóia! Vou tentar voar para Acapulco e Cancún.

Philipp
PhilippPermalink

Margareth

Voltei do Mexico nesta segunda, e pela segunda vez estive na peninsula de Yucatan. A primeira vez ficamos em Merida por 2 noites para visitar Uxmal e as ruinas proximas, Chichen Itzá não é tão proxima de Merida melhor Valladolid para a regiao como disse a bóia.Se tiver tempo vá a Uxmal, que foi uma cidade com arquitetura bem distinta de Chichen Itzá. As outras ruínas na região que eu diria que são imperdíveis são Ek Balam, Cobá, e claro Tulum.

Em Merida fiquei no Hotel Casa de las Columnas e em Valladolid no Meson del Marques, gostamos de ambos. Se for a Merida procure o restaurante Amaro, em Valladolid, o restaurante do proprio hotel é muito bom. O problema de fazer um "bate e volta" para a Peninsula é que há MUITO o que ver e fazer por lá. Nas duas viagens, fiquei um total de 18 dias, e ainda faltaram algumas coisas!!!

Nao fui ainda nem a Campeche e nem a Palenque (esta nos planos para a terceira visita ao Mexico), mas eu diria que Campeche é demasiado longe para Palenque, umas 5 horas de carro. Talvez Vilhahermosa seja uma melhor base para Palenque, mas sinceramente não pesquisei muito.

E voce nao esta na contramao, ha muita gente que visita "El DF", que é uma cidade muito interessante, muita historia, cultura, e restaurantes bons, e claro, muita confusão smile

Jussara
JussaraPermalink

Oi, Philipp,
Vc fez aquele roteiro do seu comentário aqui do dia 07/12?
Estou querendo voltar ao México ano que vem, e desta vez conhecer a Cidade do México e arredores, mas como vou sozinha não quero alugar carro, pra mim está fora de cogitação, só dirijo na minha cidade pq sou obrigada. Então só pretendo ir a cidades onde seja possível ir de busão (ou de avião no caso de Cancún, já que pretendo voltar à Playa del Carmen.
Você acha que é muito perrengue? Pelo o que vc viu acha tranquilo uma mulher viajar sozinha por aquela bandas? (me sinto ridícula perguntando isso, mas acho aquela cidade gigantesca e a gente ouve umas coisas ruins e internaliza. :/)
Obrigada.

Philipp
PhilippPermalink

Jussara

Fiz sim a viagem que descrevi. Na cidade do Mexico dá para se locomover de metro e comprando o ticket do turisbus (aqueles que fazem o circuito turistico e vc pode subir e descer o quanto quiser/puder), mas eu fiz tudo de carro. Fui em uma época tranquila então o transito estava sossegado, mas falando com amigos meus que vivem lá (estudei em Chicago com vários Mexicanos) disseram-me que é mesmo muito melhor que o de São Paulo, e eu mesmo percebi a diferença que faz não haver tantas motocicletas. Mas as vezes é tenso dirigir lá, pois os Mexicanos são bem "agressivos".

Conhecemos uma mulher de Floripa que estava no nosso hotel e que estava viajando sozinha (um dia fizemos numa manhã juntos o Museo Frida Kahlo e a Casa Studio Diego Rivera) e ela disse que estava tranquilo e sem problemas.

Para Teotihuacan, vc terá que fazer comprar um passeio, ir de onibus deve ser perrengue. Se puder almoce no Restaurante La Gruta que fica próximo a entrada 5 (a próxima a Piramede do Sol), foi dica de um amigo "Chilango". Pelo que entendi os passeios fazem primeiro a Basilica de Guadalupe e depois as piramides, eu preferi ir direto bem cedo as piramides para evitar o tumulto, lá para meio dia ficou tudo bem cheio.

Certamente vc pode pegar um onibus para Puebla (que adoramos) conforme descrito aqui pelo comandante. Um dia dá para conhecer bem (turisticamente falando) a cidade de Puebla, e em um dia mais pode conhecer algumas ruínas por perto: Cacaxtla, Cholula, e Cantona - esta ultima mais distante mas achamos incrivel superou todas nossas expectativas.

Se puder esperar, estou organizando minhas fotos e comentários e depois vou deixar algumas dicas de hoteis, restaurantes, passeios, furadas, etc.

Jussara
JussaraPermalink

Obrigada, Philipp, muito boas suas dicas.
Eu li em algum lugar que eles são mesmo "agressivos" no trânsito, parece que não gostam de ceder passagem e esse tipo de coisa.
Posso esperar seu relato, sim, pretendo ir na mesma época que fui este ano, entre abril e maio.

Philipp
PhilippPermalink

Jussara

Como prometido, estou com um projeto novo de fazer um diário de viajem, mas também deixando dicas. Peço desculpas pela formatação, possíveis erros de gramática, etc, e as vezes a possivel falta de coerência em alguns relatos/comentarios/dicas. Ainda estou aprendendo a "blogar" e na verdade leva muito mais tempo do que eu esperava.

A série México está aqui:
http://siamoarrivati.wordpress.com/category/americas/mexico/

cristina
cristinaPermalink

Erica,voce fez apenas o snorkel no cenote dos ojos ou tambem fez o autonomo(com certificado).Agradeço

Érica de Paula
Érica de PaulaPermalink

Oi Cristina, fiz apenas snorkel!

André
AndréPermalink

Boa tarde Erica, vou semana que vem para Playa, ficarei 5 dias e depois irei a Cancun ficar mais 3 dias. Entrei em contato com o guia para mergulho em Cozumel, pode falar mais dele? O valor ele está me cobrando $80,00 por pessoa, é bem mais em conta? É seguro? Sabe de mais alguém que fez com ele?
Bóia, se puder me dar algumas informações sobre esse tipo de passeio e valores. Por exemplo, nadar com golfinhos no Xcaret ou Xelha? Somente nadar com eles ou aproveitar todo o parque? Desculpe é pq já estou quase viajando.. rsrsrs
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Ao chegar em Playa você terá à sua disposição na recepção do seu hotel folhetos e catálogos de vários operadores de passeios de mergulho e também de passeios aos parques da região. Cheque todos os valores com o pessoal da recepção. Não há por que se estressar antes de viajar.

Andre
AndrePermalink

Oi Boia tudo bem? É pq li que pela Net compro mais barato, então estou pensando em já ir montando um roteiro.
Bóia, me tira uma dúvida, Xichen fica mais perto de Cancun ou Playa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Não engesse sua viagem com um monte de passeios pré-agendados e pré-pagos. Pode ser que você sinta falta de aproveitar mais Playa, que é um lugar adorável. Chichen-Itzá fica longe tanto de Playa quanto de Cancún, e é um dos passeios que devem, sim, ser feitos -- de preferência, num dia nublado. Jogar com o tempo é uma das vantagens de deixar para decidir sobre os passeios in loco.

Érica de Paula
Érica de PaulaPermalink

André, o guia que indiquei é um querido, muitos leitores daqui fizeram o mergulho com ele depois que postei e gostaram muito, e o valor saia mais em conta na época em que pesquisei!

André
AndréPermalink

Muito Obrigado Erica e Boia, vou confirmar com ele hj.

Depois dou notícias.

Abraço

Jussara
JussaraPermalink

Andre,
Eu nadei com os golfinhos no Xel Ha e em Cancún (sim, gostei tanto que fui duas vezes). Acho que tanto faz o parque (Xel Ha ou Xcaret) pq a rede é a mesma. Só recomendo fazer o pacote que tem menos pessoas e mais interação com eles. Quanto a aproveitar todo o parque, não tem o que aproveitar. rs Pelo menos o Xel Ha eu achei uma bobagem, e sabia que não iria gostar quando ainda estava aqui. Mas como fui com duas amigas não queria ficar de chata na história. O que tem pra fazer é mergulhar, ou descer de bóia, andar de bicicleta numa trilha super curta (eu andei), ver araras, e passear lá por dentro. É algo mais voltado a crianças, na minha modesta opinião. Com aquele mar absurdo de lindo e aquela natureza abundante, sério, quem precisa ficar preso num parque? Eu considero programa de índio, mas cada um é cada um.

E A Bóia tem toda a razão: não se preocupe com isso agora, lá você compra os passeios. Eu iria na sugestão dela de aproveitar Playa. Foi uma coisa que não deu para fazer pq perdemos tempo, por exemplo, indo ao... Xel Ha. rsrs

André
AndréPermalink

Jussara, muito obrigado pelo seu relato. Acho que vou fazer somente o nado com os Golfinhos mesmo.

Obrigado

Jussara
JussaraPermalink

De nada, André. Caso você se decida a apenas nadar com os golfinhos mesmo, deixe pra fazê-lo em Cancún. O deslocamento é mais curto, eles buscam e levam ao hotel. Você faz o nado e fica livre pra passear, se quiser, ou pra voltar para o hotel e curtir a praia. Não compensa ir a um dos parques apenas fazer o nado com eles, é meio longe (pelo menos o Xel-Há, o Xcaret acho que é um pouco mais perto), e caso você vá ao parque com algum grupo que faz esse tipo de passeio, tem que ficar lá até o final da tarde esperando eles irem buscar. Eu nadei com os golfinhos do Delphinus, gostei muito.
Boa viagem e aproveite bastante!

André
AndréPermalink

Oi Jussara, muito obrigado pelas dicas. Acho que vou seguir sua sugestão, um nado rápido com os golfinhos em Cancun mesmo. Como você comprou o passeio no Delphinus? No hotel? O Delphinus fica em cancun? No lugar de Xel-ha, estou pensando em alugar um carro e fazer Tulum, Akumal e Cenote dos Ojos. O que acham? Jussara, Bóia?
Obrigado pelo retorno.
Ah, preciso comprar uma câmera, pensei em sair do aeroporto e ir direto para um shoppinhg de mala e cuia para depois ir a Playa, ou, teria alguma loja em Playa com preços parecidos aos de cancun? Economizaria tempo. Podem me ajudar nisso também? Chego dia 03 em Cancun.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Se você quer fazer compras no primeiro dia, programe a primeira noite em Cancún. Para fazer do jeito que você está pensando, você teria que pegar um táxi para um shopping, então pegar outro táxi para a rodoviária de Cancún ou para o aeroporto, e então pegar um táxi para Playa. Tudo isso depois de uma viagem longa e extenuante. Isso não se faz.

Uma maneira mais simples de fazer compras a caminho de Playa é programando o seu vôo pela Copa com uma escala de três horas no Panamá para aproveitar o free shop do aeroporto.

Jussara
JussaraPermalink

André,
Comprei o nado com os golfinhos no hotel mesmo, acredito que tenha em todo hotel. O Delphinus é uma rede e tem uma em Cancún também; lembro que foi bem rápido para chegar lá.
Os passeios que você falou valem a pena, só não sei se dá pra fazer tudo num dia (os que eu fiz com minhas amigas foram um pouco diferentes). Quanto a trocar o parque pelos passeios, não sei, é uma decisão pessoal. Tem muita gente aqui que gostou dos parques, você chegou a ler alguns comentários? De repente você gosta também? Eu não teria ido ao parque se tivesse podido escolher, continuo achando que foi programa de índio, mas você tem que ver o que faz seu estilo. Dá pra fazer as duas coisas, se você quiser, em dias diferentes.

Andre
AndrePermalink

Vou alugar um carro e analisar se dá para fazer os 3 ou 2 no mesmo dia. Eu prefiro a natureza aos parques...rsrsrs Vi que tem um site do Delphinus, vou dar uma olhada.
Obrigado

Andre
AndrePermalink

No primeiro dia mesmo, só preciso da câmera. Qto ao voo já tá tudo pago pela decolar.com e saio dia 02. Acho que não tem como mudar, parada no Panamá seria o ideal, mas infelizmente....

Jussara
JussaraPermalink

Oi, André,
Alugar carro é bom para ir à Playa e depois fazer alguns passeios por conta própria, como para Tulum, como você está querendo mesmo.
Só para esclarecer um dos meus comentários: o Xel-Há é um parque que aproveitou bastante a natureza, parece que o Xcaret tem mais coisas artificiais, só que lá fora tem natureza também, mil cenotes e aquela praia maravilhosa, então acho desperdício ficar presa no parque, onde só tem coisa sem graça pra fazer (muita família com criança, até pessoas de lá mesmo, ou seja, continuo achando que é algo voltado para os pequenos). Até as meninas que fizeram questão de ir, no final viram que não tinha nada de mais. E lembro que o preço é meio salgado. Fiquei tão de mau humor nesse dia que dá pra ver até nas fotos. rs
Mas é como eu falei: tem gente que gosta, tem gosto pra tudo. Enfim, no parque tem natureza também, mas você paga pra isso (e morre de tédio. rsrs)

Andre
AndrePermalink

Boia, vc recomendaria ir a Chichen Itza de Playa ou de Cancun?
fico em Playa de 03 a 08 e Cancun de 08 a 11
Muito Obrigado pelo retorno

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Neste caso, de Cancún, porque todos os outros passeios são mais próximos de Playa.

Katia
KatiaPermalink

Ola pessoal

Eu e meu namorados estávamos focados em ir p Cancun, mas resolvemos trocar por Playa por indicação aqui do blog..Então ficaremos do RIU Tequila de 13 a 20/02/12...Alguém conheçe???Já estamos com tudo fechado, mas agora me veio uma dúvida..vcs não acham que deveríamos ficar 4 dias em Playa e 3 dias em Cancun????

Desde já
agradeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katia! Quando recomendamos Playa, recomendamos o centrinho de Playa, onde há pequenos hotéis e tudo é feito a pé. O Riu Tequila fica em Playacar, que é um condomínio de resorts próximo a Playa, mas não está em Playa nem oferece a experiência Playa. A praia de Playacar, de todo modo, é melhor do que em Cancún.

Você estará mais bem posicionada para fazer os passeios, que são todos mais próximos de Playa do que de Cancún. Mas é um desperdício estar num all inclusive e passear todos os dias, e depois ter que pagar pela bebida na saída à noite em Playa.

Katia
KatiaPermalink

Obrigada pela rápida resposta, Boia! Já não gostei mais do Riu Tequila...rsrsrs Mas pesquisei no site do hotel e temos livre acesso a todos os hoteis da rede RIU em Playa..(podemos ir p Playa e almoçar/jantar em qq hotel da rede)e eles tem tranfer direto p Playa. O que vc acha? Devo trocar de hotel???? E o que vc acha de ficar 4 dias em Playa e 3 em Cancun?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katia! O bacana de Playa del Carmen é curtir a vida fora do hotel -- restaurantes, bares, lojinhas...
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/enquanto-isso-em-playa-del-carmen/
A Mit dividiu a viagem dela e fez um bom balanço final:
https://www.viajenaviagem.com/2011/09/cancun-playa-del-carmen-tulum-e-chichen-itza-a-viagem-da-mit/

Luciana Freire
Luciana FreirePermalink

Acabei de voltar de Playa e sou totalmente super fã de lá!!! Fiz todo o meu roteiro baseado nas dicas do Riq e de todo o site e foi MARAVILHOSO! Em 10 dias vc curte tudo e fica apaixonado por esta cidade deliciosa. Ficar nos hoteis pequenos e charmosos da 5.avenida é tudo de bom e tem hotel pra todos os perfis d viajantes e de bolso tb. Eu fiquei no Barrio Latino, estilo pousada de Buzios, wi-fi, estacionamento e cafe da manha basico. Diaria 60 dolares. Quem quiser reforçar o café da manha vai até o Wal Mart q fica 5 minutos d carro e compra tudo que quiser. A salada de fruta é enorme e a padaria deliciosa. Aluguei o carro no aeroporto de Cancum e fiquei livre de pacotes e recomendo a todos fazerem isto pois a estrada é uma reta e tem milhoes de placas. Obrigada Riq e Boia por mais uma viagem maravilhosa q vcs me ajudaram a planejar e curtir demais! Valeu!!!!!!!!

Katia
KatiaPermalink

Olá Boia

Obrigada por mais dicas! Acho que vou cancelar a reserva no RIU e procurar um hotel na 5a avenida mesmo...

António Carreto
António CarretoPermalink

ola a todos. muito util estas informações.
eu estou indo para o mexico no final de fevereiro e o que procuramos e de facto praia de dia e diversão a noite. o mais aconselhavel sera playa del carmen certo? acham que nao compensa o regime TI? e que estava a pensar ir para o grand bahia principe mas parece que ai é mesmo so para o descanso e nada de vida noturna.
melhor opção sera mesmo carmen né^?

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, António! O Ricardo Freire acabou de publicar um post mais completo impossível sobre Cancún e Riviera Maia. Veja lá, para tirar suas dúvidas: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Marcelo
MarceloPermalink

Pessoal,

Estou e, tulum, hotel playa azul tulum, bangalos na areia, recomendo fortemente. Em playa, fiquei no riviera del sol, proximo aa quinta avenida e pertinho dos melhores beach clubs: mamitas e kool, quem tem as ,elhores praias tb.
Mergulho: segui a recomendacao da erica e contratei o jorge, em cozumel, recomendo tb. Gente boa, fala porttugues( ja morou no brasil) e nos levou para um point espetacular, sou mergulhador credenciado, talvez tenha feito diferenca. O mergulho foi lindo, a agua de uma transparecia incrivel e os corais entao... Bem, quando voltar p o brasil terei as fotos. Quem quiser, pode me contatar.

Abs,
Marcelo

Luciana
LucianaPermalink

Pessoal,

Cancún é tudo de bom!!!!! Amei o lugar e pretendo retornar em março 2013!!! Detalhe que sou uma pessoa super ciumenta e acabei indo para lá no mês de março/2011 com meu namorado...quando cheguei me assustei com o tal Spring Break, pois na chegada me assustei e detestei aquela multidão dentro de uma das piscinas do hotel, porém no segundo dia já entrei no clima de festa e passei a amar o lugar, afinal quero chegar aos 60 anos e dizer que participei do spring break, rs. Existem hotéis em Cancún que não aceitam os jovens do spring break, mas o que nós ficamos aceitavam, porém os jovens do spring break ficaram hospedados em outros andares/alas do hotel. A festa deles acontecia apenas numa das piscinas, o que não atrapalhou em nada nossa tranquilidade. O pessoal do spring break não costumam fazer os passeios. Nós acabamos entrando no clima,conhecemos diversas pessoas (brasileiros, americanos e canadenses) e sinceramente, foram as melhores festas que nós já fomos, não existe nada igual aqui no Brasil. Nos divertimos muito, rimos tanto, foi tudo excelente! Além disso, pode se locomover de ônibus de linha para ir as praias vizinhas como playa del carmem...até mesmo ir/voltar das festas à noite.
A única coisa que não recomendo é o trekking com casco no fundo do mar...tem no xcaret, é horrível a sensação/pressão.

Recomendo muito Cancún!!!!!

Boa estadia por lá...

Cristina
CristinaPermalink

Em tempo, essa cristina do perguntódromo não sou eu. A carioca que foi para o Egito e que sempre encontra com os trips. Fiquei assustada qdo vi no perguntódromo rsrs - será que vão pensar que eu estou em Playa qdo estou no trabalho rsrs?

Carolina
CarolinaPermalink

Oi Érica! Amei seu post.. O link foi direto para a primeira linha do meu arquivo "Dicas México". Me fez adicionar um dia de pernoite em Tulum (tb quero cabaninha em frente ao mar - mas vou procurar uma com banheiro com portinha...)
Apesar de preocupada com o tal do "overplanning" (nunca me esqueço dessa matéria, Riq), quanto mais procuro informações, mais animada eu fico.
Li aqui que Junho é um mes com chuvas consideráveis. Como foi sua viagem em Junho, Érica?

Outra pergunta: Alguém conhece o hotel La Tortuga, em Playa?
Só mais uma: muito se falou em carro alugado, será que é viável ir de taxi de Playa até Tulum?

Beijos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina!

Os meses a evitar em Cancún são setembro e outubro. Junho é um mês de chuvas intermediárias, abaixo de 150 mm.

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Há muitas maneiras de ir de Playa a Tulum, incluindo vans, ônibus de linha e, claro, táxi -- é só negociar a corrida.

Sobre hotéis da região:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/hoteis-em-cancun-playa-e-riviera-maia-relatos-dos-leitores/

A Bóia
A BóiaPermalink

Para um resumo atualizado da região, clique e leia:

Para entender Cancún, Playa del Carmen, Riviera Maia e Tulum