Cancún

Adoradores do sol
  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Inventada na década de 80 para ser um pólo turístico, Cancún é o último dos grandes balneários verticais. Seus hotelões enfileiram-se à beira de uma praia de areia branquíssima e mar turquesa.

Espalhados pela zona hoteleira estão shoppings, bares e discotecas ao gosto americano. Se você gosta da Barra da Tijuca, vai amar Cancún.

Mas Cancún não é apenas frozen margaritas e macarena. Nas redondezas existem ecoparques temáticos, como Xcaret, que têm um pé em Brotas e outro na Disney. Ruínas maias rendem três dias inteiros de passeios (Chichén Itzá, Tulum, Cobá). E há 150 km de praias genuinamente caribenhas.

Quem quer curtir a parte da praia, dos parques e das ruínas mas não quer a parte dos hotelões deve se hospedar fora da cidade. Nesse caso, escolha entre o vilarejo de Playa del Carmen, a estrutura rústica de Tulum ou um dos resorts all-inclusive ao longo da Riviera Maia.

Cancún: quando dá praia?

  • Chove um pouco mais | Junho
  • Precisa passaporte? Sim.
  • Precisa visto? Não.
  • Precisa seguro-saúde? Não é exigido, mas não é esperto viajar sem.
  • Precisa vacina contra febre amarela? Leia aqui.
  • Precisa habilitação internacional? Não.
  • Que moeda eu levo? Dólar. Leia mais.

307 comentários

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Pessoal, não conheço América Central. Vou fazer 30 anos e quero fazer uma viagem com o maridão.... Estou na dúvida: cancun, punta cana ou aruba??
Me ajudem.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Cancún fica na América do Norte; Punta Cana e Aruba, no Caribe. Nenhum dos três está na América Central.

Veja como escolher seu destino no Caribe:

http://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe

Jose Carlos
Jose CarlosPermalinkResponder

Não perca tempo, Cancun é disparado a melhor opcao. Ja fui nas suas 03 opcoes e so retornaria em Cancun. Estou voltanto neste Carnaval pela terceira vez.

Betânia
BetâniaPermalinkResponder

Oi, Cancún ainda não conheço, vou no próximo verão, mas entre Aruba e Punta Cana diria que é difícil escolher pois são opções bem diferentes. Punta Cana achei melhor curtir o Resort com seus restaurantes e bebidas e claro com algumas opções de passeios. Já em Aruba a idéia foi alugar um apartamento e não gastar tanto em hotel. Alugamos um carro para percorrer a ilha e conhecer as diferentes praias, foi maravilhoso. Achei Aruba um destino caro em relação a Punta Cana.

Cristiano
CristianoPermalinkResponder

Já fiz uma viagem visitando Curaçao e Aruba pois as duas ilhas são próximas. Aruba é muito americanizada, já Curaçao com suas praias paradisíacas e e mais desertas faz mais meu estilo. Mas foi uma das melhores viagens que fiz e vale a pena conhecer as duas.

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Cancun sem dúvida... voltei de lá recentemente e aquele lugar é maravilhoso. Quer uma dica de hotel? Fiquei no Paradisus Meliá. Adorei!

Renata Soares dos Santos

Oi Priscila, na CVC dizem que Punta Cana não tem muitas atrações noturnas, já Cancum tem bastante! Aruba nunca procurei saber, mas liga na CVC que eles vão te ajudar!
No mais, boas férias!

Millena Albuquerque

Ola,
Gostaria de saber se você indicaria trocar o real por dolar em panama ou apenas em cancun mesmo, levando em consideração a alta do dolar aqui no brasil, onde o valor que encontramos é de 2,90 correspondendo a 1 dolar. O que voce me indicaria?
Agradeço desde ja

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Millena! Não leve reais para fora do Cone Sul. O real valerá ainda menos no México e no Panamá (na hipótese, remota, de você conseguir quem compre de você). Leve dólares.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2014/11/que-moeda-levar-dinheiro-vivo-x-cartao-pre-pago-x-saques-no-debito-x-cartao-de-credito

Daniel
DanielPermalinkResponder

Ola boia! Gostaria de saber se no inicio de Abril, os Hoteis de Cancun ainda vao ter o spring break? Eu li muita gente tambem reclamando do Hotel Oasis Cancun e da praia, vc tb é dessa mesma opinião ou teria uma outra sugestão ? E Cancun é muito melhor mesmo que punta cana, no geral considerando hotel, passeios praia.
Muito Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! O auge do spring break é em março, mas pode ser que no começo de abril ainda tenha alguns estudantes tirando férias por lá.

Cancún é mais legal para passeios e vida noturna badalada. Em Punta Cana é legal ficar em hotéis com sistema all-inclusive. São duas propostas diferentes.

tatiana
tatianaPermalinkResponder

Boa noite, estou pretendo fazer uma viagem de lua de mel no início de outubro desse ano para cancun ou punta cana, será que nesse período é bom? Pois não sei se qual vai ser a estação se estara quente ou frio poderia me da uma dica?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Outubro, além de fazer parte dos meses de temporada de possíveis furacões, é também época de chuvas. Veja o nosso Praiômetro - http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Luiz Fernando Pinheiro

Olá, estarei em Cancun em março e gostaria de saber quais as melhores opções para se fechar os passeios, se fecho antes de viajar ou fecho quando chegar em Cancun. Também gostaria de saber quais as agências recomendadas. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Fernando! Dá para fechar tranqüilamente por lá. Caso você faça questão de reservar com antecedência, pode usar nosso parceiro Viator.

Luiz Fernando Pinheiro

Obrigado pelas informações! Não corro o risco de não ter vagas em algum passeio, se deixar para fechar lá? Os preços lá são melhores do que se fechar por aqui?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Fernando! Os preços serão os mesmos para os mesmos fornecedores.

Vinicius Nogueira

Olá, Boa noite.

Parabéns pelo site. Sem sombras de dúvida, o melhor no segmento.
Pretendo ir com meu filho e esposa para Cancun em Julho, data das férias escolares dele.
Estou um pouco incomodado com o preço das passagens, visto não conseguir para nós três, preços inferiores a oito mil reais, sem contabilizar, obviamente, o preço de hospedagem.
Na sua opinião, qual um preço razoável para se pagar em passagens esta época do ano.
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinicius! É temporada... sad Dê uma olhada em sites como o Submarino Viagens. Ou use sites como o Voopter, que avisam quando uma passagem está disponível num valor próximo ao que você quer pagar - http://www.viajenaviagem.com/2014/10/voopter-como-funciona-dicas-passagens-aereas-baratas

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Priscila fuja da CVC, os pacotes de Cancun de lá são muito caros!

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Sério Daniela? sad

Tinha em mente essa agencia, e agora?

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Pelo que entendi, a Daniela está reclamando apenas de preço. Pra resolver isso é só fazer uma pesquisa de preços com várias agências (inclusive a CVC) e comparar com a ida por conta própria (que eu prefiro). Pronto.

Miguel Magalhães

Concordo, fui para Punta cana em dezembro de 2015 e depois de fazer os passeios pela CVC, fui ver que era mesmo os mais caros, ate os lugares que fomos fazer compras, estavam mais caros, vamos em Dezembro agora para Cancun, e vou pesquisar passeios direto, já alugamos um carro e acho que vamos aproveitar melhor.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Vou em Ago/15 com uma amiga e gostaria de informações sobre locais confiáveis e de bom preço para locação de carro. Ficaremos hospedadas 06 dias em Playa del Carmem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patrícia! Você pode pesquisar preços de aluguel de carros de várias locadoras de confiança com a nossa parceira RentalCars.

Suellen Campos

Sou tão dependente deste site para organizar minhas viagens, que resolvi contar nossa (minha e do meu marido) última viagem: Cancun.
Estivemos na cidade no período de 18 a 26 de fevereiro/2014. De início, fechamos apenas o transfer do aeroporto até o hotel antes de chegar lá. Não fechamos nenhum pacote de passeio, mas pesquisamos muito pela internet sobre eles, definimos aqueles que talvez faríamos, e ao final concluímos uns 4 orçamentos para negociar quando da chegada em Cancun, deu certo! Fizemos poucos passeios, e acabamos fechando em uma agência com um descontinho melhor (pagamos uns 60 dólares mais barato- o casal). O que não indico é fechar passeio com as diversas pessoas que te oferecem no meio da rua... e isso acontece o tempo todo, porque no geral, não achei o povo de lá mto confiável, durante a viagem conhecemos pessoas que foram assaltadas, extorquidas por policiais, enganadas no troco do ônibus (eu, rs!) e assim vai... mas, td requer um pouco de conhecimento antes de ir. Não dê bobeira na bolsa em cima da mesa na balada ou bares, e se alugar carro, é um risco que se corre, já que os policias quando para inventam um problema para ganhar uns dólares (minha amiga pagou 20).
Se vc não fechar transfer, tem vans no aero coletivas que custam em média 16 dólares pra te levar no hotel.
Primeiro, sugiro levar dólar e trocar lá pelo peso, há caixas de câmbio espalhados na cidade inteira (no centro o dólar custava cerca de 13,7 pesos, mas havia lugares em que custava 13,50 a 14,00). Faça os pagamento em dinheiro em peso, compensa, principalmente no ônibus (10,50 pesos), e de preferência leve o mais trocado o possível. Geralmente, onde vc paga com dólar, eles te dão o troco em pesos, e há locais em que a cotação é baixa. Tudo se paga propina (gorjetas), não achei nada fora do normal, comparado as outras viagens internacionais que já fiz - algo em torno de 15 a 20%. No mais, aprenda a dizer não. No centro, perto da boates e no shopping eles costumam chamar sua atenção puxando papo, pedindo pra fazer uma pergunta, ou lhe paparicando pq vc é brasileiro, acredite, não é simpatia, eles querem te vender algo ou ganhar gorjetas. Tbm aparecem mtos fotógrafos onde quer que vc esteja, não tire, a não ser que vc queira pagar não menos que 10 dólares por cada uma! Em frente a Coco tem vários personagens, uma foto com eles = gorjetas... Mas, como dito, como havíamos lido mto aqui antes de viajar, não fomos importunados por gorjetas nem vendas, qualquer sinal de aproximação, já agradecíamos com um sorrisão bem simpático, dizíamos não e segue o rumo, pq se vc parar... já viu!!!.
Ficamos hospedados no hotel Krystal Cancun, no meio da muvuca, a meu ver, é a melhor localização. Fizemos as baladas a pé, e o resto ( Playa, shopping) de ônibus, o transporte público é mto eficiente lá, vc não espera mais que 5 minutos por um. Não fizemos os parques, já temos algumas experiências similares, e não é a nossa praia. Conhecemos um casal de Fortaleza que fizeram Xel há e Xplore, mas como eles ficaram apenas 5 dias, acharam mta coisa ter feito os dois parques pq os parques são um pouco longe, vc sai mto cedo e volta tarde, por volta das 22h... 2 parques em seguida requer mto esforço físico... pra quem gosta, há mtas opções de passeios. Dos passeios, fizemos o Jungle tour, o qual vc vai de lancha pela lagoa até alto mar (meu marido foi pilotando), faz snorkel e volta, algo em torno de 2:30 de duração, meu marido amou (fizemos pela agência).
Visitamos também o Garrafon, fomos por pacote fechado com a agência, em média 89 dólares por pessoa tudo incluso (comida e bebida), eu gostei mto, o lugar é lindo, não tem praia, mas tem piscina com vista pro mar, e dá pra fazer snorkel, tirolesa, além de passeio de bicicleta, recreação, área de descanso... mto bacana mesmo.
Fomos também para Playa del Carmen, já conhecíamos e por isso queríamos voltar. A praia é boa, pra quem gosta dá pra fazer sky rider. A famosa barraca Mamitas tava lotada, não conseguimos ficar nela. Pra quem pretende ir pra lá, sugiro que vá pela avenida, pegue um táxi da rodoviária até lá, é perto para ir de carro (fica por volta da rua 28 e a rodoviária por volta da rua 02), mas são uns 15 minutos andando. O centrinho de Playa é lindo, lembra arraial 'ajuda, ou Pipa, sai da muvuca americanizada de Cancun e tem bons restaurantes, boas lojas (Forever 21, VS, etc...) dá pra fazer boas comprinhas, mas não esqueça, nada dos preços de Miami, mas melhores que do Brasil.
Para Playa fomos de ônibus, pegamos um ônibus do nosso hotel até o terminal rodoviário, e de lá pegamos outro para Playa. Custa em média 6 dólares a passagem, e a duração da viagem é de 1 hora. Quando vc chega em Playa, a rodoviária já é bem no centrinho, um pulo da praia e das lojas, vale uma visita aqui, ou até ficar por Playa uns 2 ou 3 dias, esse lugar é encantador, um charme!
Também fomos para Isla Mujeres, por conta. Pegamos um ferry do terminal da Praia Caracol, há 5 minutos a pé do nosso hotel, pagamos 19 dólares por pessoa ida e volta. Em Isla, saindo do ferry vc já está no centrinho, dá pra ir a pé para a praia, mas, seguindo a dica do Ricardo, não pare nas primeira barracas, vale ir para as últimas: a faixa de areia é maior, e as barracas mais descoladas. Aqui ficamos até umas 15h, depois alugamos um carrinho de golfe - 15 dólares a hora, e demos uma volta na ilha... vale o passeio, dá para dar umas paradas em locais bacanas... valeu mto!
Em Cancun, fomos na Coco Bongo, que é uma casa de show, que vira balada lá pelas 3h da manhã, é bacana, tem que ir, mas pra quem gosta de balada, o negócio é a Mandala, nuooossa, amei este lugar, música boa, vibe boa, umas gorjetas pro garçom e nos divertimos horrores, ao meu ver, a melhor balada!
Por fim, fomos no shopping La Isla, tem boas lojas, boas grifes, dá pra comprar boas makes tbm, em resumo, tem loja da MK, LV, Zara, Mac, Duty free, relógios, óculos, VS, Tommy... mas lembre-se, não são os preços dos EUA, mas dá pra fazer boas compras!
Em relação a comida, não se desespere! a comida local é boa, para quem gosta, mas tem Mac, outback, hooters, restaurante italiano, etc...
Enfim, em resumo, é isso! Curtam Cancun que o mar é ma-ra-vi-lho-so. Ahhh, a praia não é boa, o mar é agitado nos hotéis após o km 7... tbm não indico ficar em all inclusive, a não ser que o seu foco seja ficar só no hotel, tem mta coisa pra fazer dia e noite, de verdade. Quem pretende fazer mtos passeios, acho que precisa de pelo menos 8 dias. Como nós somos mto praia, foi o suficiente 8 dias: 1 para Playa, 1 para Isla, 1 para o Garrafon, 1 fizemos o jungle meio dia e depois shopping, no dia que fomos na Coco e na Mandala, no dia seguinte morgando na praia do hotel, que é ótima. No último dia, fomos pro shopping fazer as comprinhas, deu td certo!
Amei, amei, amei!

Rubertony
RubertonyPermalinkResponder

Muito obrigado pela sua dedicação em descrever a sua viagem, será de grande importancia para nos.

Bruno Leonardo

Estou indo em julho. Parabéns pelo conteúdo!

carla Nogueira

Obrigada pelo feedback Suelen!!! Amei!!

Tame Padovani
Tame PadovaniPermalinkResponder

Obrigada pelas dicas.

Estarei indo ( se Deus permitir) agora em Agosto para minha Lua de Mel.

Dicas muito Valiosas para organizarmos bem o nosso dia.

Suellen Campos

Priscila, conheço Cancun e Punta Cana, são o oposto, e ambos são perfeitos. Portanto, decida se vc quer descanso num lugar paradisíaco curtindo uma super estrutura de hotel all inclusive, que funciona, ou quer uma viagem agitada, americanizada, com muita agitação noturna, mtos passeios pelo mar, shopping, e mtas atividades (Cancun).

Michel Araujo
Michel AraujoPermalinkResponder

Olá,

Minha mulher e eu sairemos de férias em maio e ela estará grávida de 5 meses de gêmeos. A médica recomendou que façamos viagens para locais que tenham infraestrutura hospitalar. Vocês acreditam que Cancún tem essa infraestrutura?

Obrigado

Michel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michel! Tem sim.

Jefferson
JeffersonPermalinkResponder

Olá!
Estou utilizando este site que planejo viagens. Parabéns pelo conteúdo!
Aqui vai uma duvida em tempos de cambio, que estou contando com a ajuda de voces para finalizar.
Com o preço do dolar nas alturas e o real desvalorizado , pergunto. Se eu levar reais para trocar nas casas de cambio no aeroporto da Cidade do Mexico ou Cancum, conseguirei trocar? Penso em levar 4000 reais para trocar por pesos mexicanos la no méxico.
Alguém com uma experiencia parecida para poder me ajudar?
Acha que posso ganhar fazendo esse cambio la e não utlizar dólares com esse valor absurdo que esta aqui?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jefferson! Leve dólares.

Suellen Campos

Vi algumas casas de câmbio lá fazendo a troca, mas poucas... não é como trocar dólar... o preço em média que se pagava ao final de fevereiro/2015 era 4,75 pesos por 1 real, enquanto o dólar estava em média 13,80 pesos. Faça as contas e veja se vale a pena! Boa viagemAbraços

Gustavo Aerre
Gustavo AerrePermalinkResponder

Já estive na região de Cancun por duas vezes e afirmo: se a sua intenção é aproveitar o resort e a praia ou fazer apenas os passeios aos parques (xcaret ou xel-ha) fuja de Cancun e procure um resort na Riviera Maya. Você estará num resort melhor, com praia melhor, será melhor atendido e pagará menos.

Diego Ernan
Diego ErnanPermalinkResponder

Olá, Bóia e leitores!
Saberiam informar Bares e/ou Boates em Cancún e Playa Del Carmen onde posso encontrar músicas latinas (Bachata, Reggaeton, Rumba, Salsa), porque quando estive alguns anos atrás nessas cidades só encontrei músicas americanas/inglesas (ex: Coco Bongo).
Vou novamente mês que vem (Cancún, Valladolid, Playa Del Carmen, Cidade do México).
Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Informações sobre noite é mais efetivo descobrir in loco. Pergunte explicitamente sobre esse tipo de música e você achará quem informe um lugar quente para a noite em que você vai sair.

Kelly Camelo
Kelly CameloPermalinkResponder

Esse site é maravilhoso. Ricardo Freire e sua turma passa as dicas e experiencias vividas com tanta confiança que não viajo mais sem antes consultar vocês. Obrigada e por favor continuem...rs..

Martha
MarthaPermalinkResponder

Vou viajar à Cancun em jan de 2016; meu passaporte vence em fevereiro de 2016;
Preciso de outro, ou pode ser esse mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Martha! A regra é 6 meses de validade pós-partida. Não é garantido que você seja barrada no check-in, mas se for barrada, não terá razão nenhuma de reclamar.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Ou seja, não passe perrengue à toa e tire um passaporte novo antes da viagem.

sheila garcia
sheila garciaPermalinkResponder

ola galera cheguei de cancun a uma semana, e gostaria muito de compartilhar com todos.viajamos em familia mais amigos eramos 12 pessoas.nos hospedamos no oasis cancun,nada a reclamar do hotel so usamos mesmo para dormir;
todas as atraçoes dos hoteis estao no entorno do oasis para quem gosta de badalaçao e vai para curtir esse e o caminho ,
nois estavamos com trecrianças entre 10 e 13 anos e todas curtiram muito.
galera me arrependi amargamente de ir ao mercado 28.um calor absurdo todos querem nos explorar um horror.se forem a chichen itza e tudo muito mais barato que o 28 pode acreditar.E cuidado com os produtos que vendem na praia,em frente ao hotel na praia compramos um passeio que andavamos de barco almoço e voo no final ,todos fomos enganados no final do passeio na marina ninguem nos esperava para o voo nois mais 60 pessoas de outro barco fomos enganados.o nome do proprietario da empresa é roberto e fican em uma mesa ao lado da marina.corran.
no mais voltaria ao mesmo hotel a coco bongo e a piramide ao menos 10 vezes.

marco aurelio
marco aurelioPermalinkResponder

Como sou muito ajudado através dos comentários e avaliações feitas, também resolvi dar um pouco da minha contribuição.
Estive em Cancún no final do mês de agosto. Um calor inclemente!!! Quente e úmido. Fechei o meu voo pela Copa Airlines e hotel(Krystal Cancún) pela Decolar.
De inicio, notei que ao chegar em Cancún, por companhia aérea que não seja americana, você perde quase duas horas para sair do aeroporto, devido a exagerada revista nas bagagens, com cães farejadores e tudo mais.
Somente fechei no Brasil o transfer compartilhado do aeroporto para o hotel, onde paguei 8 dólares por pessoa, na volta, como meu voo sairia muito cedo, fechei no próprio hotel, pagando 15 dólares por pessoa.
Pesquisamos vários passeios com uma agência de brasileira instalada lá, porém, não fechei nenhum e tive a grata surpresa de ver os mesmos passeios, em outras agências locais, mais em conta.
Quanto a moeda, levei dólares e fui trocando sempre pelo peso, há momentos que é mais vantajoso pagar em dólares e em outros em pesos. Quando fui, a cotação oscilava entre 16,00 a 16,70, mais existiam lugares, principalmente no hotel e alguns restaurantes, que pagavam somente 15,00 ou até, 14,50. Portanto eu recomendo fazer sempre contas e não é somente para pagar passagens de ônibus ou sorvetinho, é para tudo!!! Outra coisa que observamos, foi que a cotação dentro do aeroporto, era a pior possível.
Quanto ao pagamento de propina, que muitos comentam aqui, não achei nada exagerado e de diferente dos lugares turísticos ou sinais de transito do Brasil, quem está acostumado a viajar sabe muito bem disso.
Como falei acima, fiquei hospedado no hotel Krystal Cancún, na categoria room only, e não me arrependi. É a melhor localização de Cancún zona hoteleira. Você faz muita coisa a pé, como: Baladas, Casas de câmbio, Restaurantes, Supermercados, etc... E por falar em supermercado, existe um Chedrauí Select a 2 minutos do hotel, que tem uma das melhores rotisserias que já vi.
Dos passeios, fizemos: Mercado 28, Isla Mujeres, Playa del Carmem, Cozumel, Jungle tour, Xcaret. Do que menos gostamos foi do Mercado 28, pois identifica-se muito com as feirinhas de artesanatos espalhadas por esse Brasil e também, no dia que visitamos, estava muuuiiito quente. Quanto aos demais todos possuem seu charme e valem a pena ser visitados. Isla Mujeres, Playa del Carmem e Cozumel visitamos por conta própria e Jungle tour e Xcaret, através de agencia.
Quanto as baladas, fomos ao Congo Bongo, Mandala, La Vaquita, gostamos mais da Congo Bongo, mas aí depende da vibe de cada um. A Congo Bongo é uma casa de shows, das 22:00 até as 03:00 hs, depois se transforma em uma danceteria.
Enfim!!! É impossível, descrever tudo. O negócio é ir, relaxar e aproveitar!!!!

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Boa tarde! Como sempre pego dicas de viagens aqui no site, resolvi contribuir um pouco. Fomos em Setembro. Ficamos dois dias em Cancun e 6 em Playa.
Em Cancun ficamos no Krystal Grand. Hotel muito bom, super bem localizado e com uma praia lindíssima. A praia em frente ao hotel não tinha sargaço, estava linda.
No segundo dia visitamos Isla Mujeres. De longe, o mar mais bonito que existe na região. A praia parece uma piscina. Ficamos em frente à barraca Zazil. Fiz o nado com golfinhos lá, no dolphin discovery. Amei e acho que vale a pena. O que é surreal é o preço das fotos.
Jantamos no restaurante Limoncello (massas). Muito bom!
No dia seguinte fomos para Playa del Carmem. Ficamos hospedados na pousada Hacienda Paradise. Simplesmente incrível. Superou muito as expectativas. Quartos confortáveis, limpos, staff superrr atencioso. Além disso, é super bem localizado.
Infelizmente Playa está com sargaço. Pegamos praia 3 dias lá. No primeiro dia tinha um pouco de sargaço, no segundo estava tudo limpo e lindo, no terceiro tinha muiiito sargaço. Mas, apesar disso, dava para entrar na água tranquilamente. Só não estava tão bonito quanto esperávamos.
Em Playa me surpreendeu muito o restaurante Mayan Bistro. Garçons simpáticos e comida maravilhosa. Fomos também no Alux (restaurante na caverna, muito indicado no tripadivisor), mas apesar da beleza do lugar, a comida estava horrível. Não indicaria a ninguém.
Fomos passar um dia em Cozumel. Tivemos um problema sério lá. Alugamos uma van que quebrou no meio da estrada para a praia e num lugar onde não funcionava celular. Conseguimos carona até um táxi e voltamos para a locadora. Chegando lá, não queriam devolver o dinheiro e foi uma loucura. A locadora se chama H &H rentals. Fujam desse lugar. Não são pessoas honestas. Se eu puder dar apenas uma dica, fica essa: Não se rendam por preços e condições das locadoras locais; Prefiram pagar mais naquelas locadoras mundialmente conhecidas. Com relação ao mar de Cozumel, apesar de uma parte não ter sargaço, não achei nada demais. Isla Mujeres é muito mais linda.
Conhecemos o cenote Rio Secreto e adoramos. A comida não tem nada demais, mas o lugar é lindo.
Fomos um dia para Tulum. As ruínas são lindas, mas o mar estava todo tomado por sargaço. Uma tristeza, porque parece ser um lugar lindo demais. Foi o lugar onde vi mais sargaço e nem entramos na água.
A Coco Bongo de Playa é sensacional!!! Acho um passeio imperdível. Não sei se foi porque fui na baixa temporada, mas não tive problemas para consumir as bebidas e nem tive que pagar nenhuma gorjeta. A boate estava bem cheia, mas dava para dançar sem problemas. Imagino que na alta temporada deve ficar insuportável.
Bom, é isso! Adoramos o lugar!! Vale a pena conhecer. O que está matando é o dólar a 4 reais. Achamos tudo lá muito caro. Mas, enfim, aproveitem pq lá é tudo lindo!!!!

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Boa Tarde,
existe um site )webscandomexico), que pode ser visto um pedaço da praia onde ficam os Resorts, da pra ver que eles limparam o sargaço, mas mesmo assim parece que tem muito pouco, fora isso Cancún e região é incomparável, vou inicio de janeiro, alias vou duas vezes ao ano, sou membro do Legendary Hard Rock, e fico rodando Riviera Maya ,Cancún, Valarta e redondezas, inicio do ano fiz uma viagem maravilhosa, fui de Cancún a México city , fiquei lá 03 dias visitei as piramides fui ao centro histórico aos museus e igrejas, foi espetacular, depois aluguei um carro e fui a Guadalajara, fiquei 04 dias, fui a Tequila e Tetlapaque, fui a shows de Mariachi, conheci o México que sempre sonhei conhecer, valeu a pena ,teve alguns percalços, mas viagens longas todas elas possuem.
O México é lindo, seu povo acolhedor e alegre, aconselho a saírem das praias e visitarem as raízes de um povo guerreiro e que foi toda vida explorado.

Luciano Menna
Luciano MennaPermalinkResponder

Olá, Bóia! Pretendemos ir a Cancun no final de fevereiro, mas amigos nossos estão falando que o mar fica cheio de sargaço e nem dá para nadar direito. O quanto isso é verdade? Obrigado! Adoramos seu site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! A região está vivendo um surto de sargaço. O fenõmeno é pior no verão. Fevereiro é inverno (boa época).

Luciano Menna
Luciano MennaPermalinkResponder

Muito obrigado, Ricardo! Agora nossa viagem sai!

DANIELA VELOSO

olá, acabei de voltar de Cancun (novembro/2015). Ficamos hospedados no hotel Riu Palace Peninsula, e como nesse pedaço de praia não tem muita onda, não tinha quase nada de sargaço. O hotel limpa o que aparece diariamente e dá para curtir a praia numa boa. Hotel maravilhoso, comida e bebidas excelentes, de ótima qualidade, espreguiçadeiras não faltam na praia e piscina, os garçons vão até a praia nos servir e a internet pega bem e rápido em todo o hotel, até na praia. Hotel nota 10, limpo, estrutura muito boa, super recomendo.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Olá! Antes de mais nada, parabéns pelo site! Foi de grande valia para o planejamento da nossa viagem!
Gostaria de esclarecer uma dúvida:
Estou com uma viagem agendada para Cancun entre os dias 4 e 16 de maio. Em uma busca em um desses sites agregadores de locadoras de veículos notei que o preço da locação para os 12 dias está absurdamente barato, beirando o inacreditável. Em várias locadoras (conhecidas, inclusive) as diárias estão custando menos de 1 dólar por dia.
Mesmo incrédulo, acabei fazendo uma reserva para os 12 dias, pagando menos de 50 reais (total) em um sedã médio.
Gostaria de saber se vocês têm alguma informação do porquê da cobrança desses preços irrisórios nas locações, ou se isso é alguma espécie de pegadinha.
Obrigado! Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! O seguro deve sair caro.

Marcos Leite
Marcos LeitePermalinkResponder

Estive em Cancuu de 25 a 30 de Março , segue as dicas para o planejamento de viagem.

1- Notas de Cem Dolares nem sempre são aceitas

2- Levar adaptador de tomadas

3- Alguns hoteis não aceitam dolares ( Ibis Cancun)

4- No mercado 20 tem que pechinchar muito;

5- Comprar o hidrofoot no pimeiro dia na WALLMART , sapato para agua

6- Comprar protetor para celular ;

7- O passeio da Isla da Mujeiras e fabuloso e Garroufon e muito bom

8- Não há dificuldade com a lingua ( pouco ingles ) o portugues consegue comunicar na maioria da vezes .

9 - Perfumes procure nas lojas as ofertas

10 - o troco vai ser sempre em pesos

11- tem muito lugar para comprar passeio

12 - Gostamos do shopping da Praça das Americas;

13- Não fui aos Cassinos , quem tiver tempo deve ir;

14- Na Copa Airlines a mala na volta deve ter 21 Kg por mala , levar duas malas

15- O free shopping da Panama e barato , se fizer escala compre lá;

16 - Não tem o problema de segurança e baixo;

17 - toda a cidade vive do turismo ;

Hellen Costa
Hellen CostaPermalinkResponder

Falando em Riviera Maya, para sair um pouco do lugar batido de todo e qualquer turista, recomendo Bacalar (aaah o cenote azul, o mar com 7 tons de azul, o barco pirata), Cozumel (cenote azul, nadar com os golfinhos, snorkel, entre muitos outros esportes aquáticos).

Recomendo

Placido Arcanjo

Acabei de chegar de Cancun fiquei de 26 a 1 junho 2016 , fiquei hospedado no Royal Caribbean Km 17 da Av Kukulcan excelente hotel com todos quartos com vista para o mar, alugamos quarto para um casal mas o quarto era amplo e tinha 2 ambientes sala com Tv e com duas camas de solteiro embutidas e quarto de casal com cama queen super gostosa, ambos com varanda e vista para o mar. Cozinha com geladeira grande, microondas cafeteira e utensilios domésticos.
Agora algumas dicas sobre Cancun: O ponto das baladas em Cancun e´Km 9 e 9,5 onde estão Coco Bongo, Mandala, La vaquita Hard Rock cafe.., pode´se ir de carro tem estacionamento a 50 pesos a noite toda ou de onibus com custo de 10,5 pesos por pessoa; os motoristas aceitam 1 dolar por passagem, tambem 1 dolar = 17,4 pesos; essa era a cotação do hotel que fiquei. Aceita-se dolar em todo lugar mas é sempre mais vantajoso pagar em peso, nos restaurantes eles fazem a conversao 1: 12 ou 13; Aceitam e querem entender seu portunhol numa boa . Compras de roupas no shopping la isla não vale a pena preços as vezes mais caro que Brasil, Orlando dez vezes mais barato. Aluguel de carro é barato aluguei um corolla a 120,00 reais dia com LDW e seguro responsabilidade terceiros ( esses sao obrigatorios) e proteção total( que dá reembolso do pagamento de franquia em caso de ter que usa-la alem de segurar tudo do automovel) na Mex pela Rental Car. A gasolina custa 13,2 pesos o litro( 1 real= 4,5 pesos). Os passeios fiz todos de carro e foi maravilhoso. Chichen Itza o mais distante 210km, prefira ir pela Carretera 180D a do pedagio ( total dos doispedagios 65-70 reais) a outra nao é duplicada e passa por 500 vilarejos com quebra-molas e radares em profusao que faz que voce nunca chegue( fiz o percurso na volta por ela e me arrependi).

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Olá! Estou planejando uma viagem a Cancun, mas os melhores voos têm conexão por Miami. É preciso visto americano apenas para fazer conexão? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Sim.

Luiz Gonzalo
Luiz GonzaloPermalinkResponder

Cheguei essa semana de Cancún e quero deixar apenas um alerta para todos que ainda não foram, por favor, não comprem ingressos para os passeios de vendedores no shopping La Isla. Eu mesmo perdi um passeio, pq o ticket não foi aceita e quando voltei lá o vendendo me disse que não podia fazer nada. Como não falo nada em espanhol, acabei ficando com todo prejuizo

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Acho que o melhor é comprar no próprio hotel. Assim eles tornam-se co-responsáveis se der alguma coisa errada.

Liliana
LilianaPermalinkResponder

Ola eu vou agora em setembro para Riviera maya para o hotel grand bahia príncipe Cobá estou bastante entusiasmada mas esta semana descobri que tou grávida e agora estou apavorada com o vírus zika..??? alguém sabe se tem havido casos do vírus atualmente?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liliana! Estas são as estatísticas de zika no México, atualizadas para o mês de agosto.

http://www.bajainsider.com/article/zika-virus-mexico

Cancún fica na região do Yucatán.

Setembro é época chuvosa em Cancún.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Cancún e a Riviera Maya, apesar de estarem situadas na península de Yucatán, pertencem ao estado de Quintana Roo, que até agora só apresentou 13 casos confirmados de zika. Nenhum em Cancún, mas 6 em Cozumel. É um dos estados mexicanos menos afetados até agora.

Dillemba
DillembaPermalinkResponder

Vou contar também algumas experiências que vivi em Cancún:
-Aeroporto- um tempão esperando. Por todos os lados há placas explicando que a bagagem proveniente da América do Sul pode ser aberta mesmo longe do passageiro, policiais com cães para lá e para cá. Enquanto os provenientes da Europa e E.U.A. desciam e já iam retirar a bagagem esperamos mais de uma hora para sair.
-No hotel onde ficamos a primeira noite, até iniciarem as diárias do nosso hotel, paguei na chegada e haveria um pequeno troco, que o recepcionista disse que daria na manhã seguinte. Era uma quantia bem pequena e a minha intenção era dar gorgeta maior, mas não falei nada para ver o que acontecia e estou até agora esperando o tal troco.
-Perto do hotelzinho há um minimercado Extra com boa variedade de cafés, salgados, bolos, bolachas, iogurtes, para o café da manhã. Nossa compra foi de 113,4 pesos mas na soma deles deu 144 pesos. Eu não iria bater boca, mas deu para sentir como é que a coisa funciona por lá.
-Pedimos à recepcionista que nos chamasse um táxi para ir até o resort, o que ela fez de boa vontade. Informou-nos que o valor da corrida seria 300 pesos ou U$17, que no câmbio da motorista viraram 19, que nem cogitou dar troco.
-Ficamos no Hard Rock, uma ótima experiência, quarto amplo com inúmeras comodidades, comida fartíssima e gostosa, drinques deliciosos, funcionários sempre sorridentes. De chegada já fui bem clara que não estava interessada em passeios nem em "jantar com lagosta e champanhe" de cortesia, então não houve mais assédio para comprar planos nem nada. Numa das lojas do hotel venderam para meu marido, que deveria ter desconfiado, uma pulseira de "esmeraldas" por um valor muito abaixo do de mercado. Quando bati o olho já vi, fomos numa joalheria aqui no Brasil e é claro que eram falsas.
Resumo da ópera: praias lindas, mar com um tom de verde indescritível, hotel ótimo, mas só são metidos a primeiro mundo no aeroporto, no restante são é terceiro mundo mesmo. Não voltarei. Aqui no Brasil só abrem bagagem na frente do dono, Paris e Amsterdam idem. Eles que fiquem com os turistas que preferem, porque o meu dinheiro eu trabalho muito para ganhar e não vou gastá-lo onde não me querem.

Anette
AnettePermalinkResponder

Também uso muito este site para programar minhas viagens e as dicas do Bóia de dos viajantes são excelentes! Não vou repetir os comentários dos colegas, apenas acrescentar o que for diferente para ajudar aos viajantes.
Acabamos de passar 8 dias em Cancún (eu, meu marido, meu filho de 21 e minha filha de 15). Não tivemos nenhum tipo de problema com bagagens no aeroporto. Ficamos hospedados no hotel Aloft - KM 9,5 da Kukulkan e, apesar de muito bem localizado (dava prá fazer muita coisa a pé) o serviço de limpeza dos quartos é péssimo - por 4 ou 5 vezes, ao retornar ao hotel no final da tarde após dia cheio de passeios quando deixamos o hotel muito cedo, loucos prá tomar um banho e relaxar, adivinhem? O quarto estava exatamente do mesmo jeito que deixamos pela manhã. Na última vez, quando voltamos do XCaret às 19:00 horas e me deparei com a bagunça, desci ao lobby e fiz um escarcéu com o gerente, que não sabia como se desculpar e acabou nos dando uns drinks de cortesia, mas não apagou a má impressão. Além disso, o café da manhã que estava incluso no pacote, não inclui chocolate quente, queriam cobrar à parte. Onde já se viu isso? Enfim, não recomendaria ficarem neste hotel.
Um restaurante que fomos e gostamos muito foi o El Cambalache, restaurante argentino com carne divina, batatas souflê maravilhosas, atendimento super atencioso e preço justo. Fica no mesmo shopping onde está o Hard Rock Café, acho que chama Forum Shopping Mall.
Além desse, fomos ao Limoncello (italiano)- muito bom e vista lindíssima e à churrascaria Bovinu´s - razoável mas nada de mais - o argentino era melhor.
Fizemos os passeios Chichen Itzá, Tulum, Isla Mujeres com catamarã (open bar e almoço buffet na ilha) e XCaret - foram todos bárbaros.
Fizemos boas compras no La Isla e andamos bastante de ônibus.
Realmente, o fato de cobrarem propina o tempo todo é meio desagradável, mas no geral a viagem foi excelente e aproveitamos muito!

Tiago
TiagoPermalinkResponder

A OUTRA FACE DE CANCUN

Um destino paradisíaco e que a primeira vista é tudo lindo e perfeito…
É aí que muitos se enganam…
Já na nossa chegada ao aeroporto, percebi que local é um “paraíso de extorsão a turistas”.
Como chegamos durante a noite e não tínhamos reservado translado ao hotel, resolvemos chamar um UBER. Quando fomos ao local indicado (área externa do terminal 3 do aeroporto), fomos abordados por vários taxistas nos dizendo que o UBER no aeroporto seria ilegal, nos incomodaram muito e literalmente nos cercaram, detalhe, o esquema é tão bem organizado que existe tipo, um portão na área externa, se você passar, não te deixam voltar, você fica refém dos taxistas. Resultado, tivemos que pegar o táxi estipulado por eles e pagar U$ 68, 00 + GORJETA (PROPINA, em espanhol), uma verdadeira máfia.
No hotel, nos ofereceram um carro tipo Smart para alugar e o fizemos, que arrependimento!
Fomos a uma casa noturna e no retorno nos pararam na blitz, eles sabem quais são os carros alugados e param todos, sem exceção! Uma mina de dinheiro para os policiais corruptos. Como havia ingerido bebida alcóolica, ameaçaram nos prender e levar o carro, tivemos que deixar U$ 300,00 DE PROPINA para nos liberarem.
O trânsito em Cancún é péssimo, ninguém respeita faixas, semáforos e seta para eles não existe.
Tivemos uma colisão com outro automóvel e foram mais U$ 500,00 de franquia do seguro!
Nas casas noturnas, te abordam na calçada oferecendo entradas com open bar, mas não se engane, se você não der a propina ao garçon, não consegue mesa e muito menos bebida boa!
Resumindo, se pensa em ir a Cancun, se prepare para ser extorquido e não alugue carro, o táxi é muito barato, pergunte sempre antes o valor, lá não existe taxímetro. Pague sempre em pesos mexicanos, em dólar eles duplicam o valor. Faça passeios com transfer, como para Playa del carmen, Cozumel, Tulum, Isla Mujeres…Muito mais vantajoso.

Joyce.
Joyce.PermalinkResponder

Nossa, aconteceu tudo e mais um pouco na sua viagem. Terrível.

Pablo
PabloPermalinkResponder

Bom, nem tão terrível assim, já que se tivesse sido pego pela Lei Seca no Brasil a multa é de quase 3 mil Reais, fora perder a carteira. E se fosse nos EUA, iria direto para a prisão. E se bateu o carro, a culpa não foi de Cancún e sim da bebida... Então finalmente acho que ele saiu no lucro.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

kkkkkkkkkkk, tb achei Pablo. Acha q pode beber e dirigir só pq está em Cancun! Fala sério!

andre
andrePermalinkResponder

Passei por Cancun em Janeiro 17. Neste período estava valendo mais levar Dólar que comprar Peso Mexicano no Brasil, isso porque a cotação do dólar no México estava na faixa de $19,50 a 20,10 e aqui a cotação do Peso estava em R$0,21. Fiz boas trocas em bancos, contudo se limita a 300 dólares por dia e nem todos fazem para não correntistas.
Fiquei uma semana em Cancun na casa de uma amigo e as demais três semanas em Tulum. Neste quesito posso dizer que foi a melhor opção. Tulum é uma cidade mais tranquila sem aquela chatice de pessoas tentando te vender todo tipo de pacote, massagem e tequila, que na grande maioria são as maiores furadas.
Estive em Playa del Carmem e na minha opinião não achei grandes coisas, a cidade cresceu de mais e esta meio farofado, contudo quem busca noitada e grande variedade de restaurantes esse seria o local.
Em Tulum é aconselhável o aluguel de um carro, bicicleta ou scooter, pois a praia fica um pouco longe do centro. Eu aluguei carro no site rentacar.com um carro na Alamo por R$750,00 por 13 dias com o seguro básico, ou seja, menos de R$60,00 por dia.
Com o carros fomos em Punta Allen no parque de Sin Ka'an, onde existe várias praias desertas no caminho e na cidade saem passeios de barco muito top, Em Punta, poder se comer um prato com lagosta muito barato (R$70,00).
Além de Punta, fomos até HolBox, uma ilha bem rustica que é um paraíso mar calminho, um espetáculo!
Fizemos passeios as ruínas de Cobá e de Tulum, onde indico, principalmente Cobá, onde se pode subir até o topo da piramide principal! Estivemos também em Cozumel no All inclusive Fiesta Americana e foi muito bom, mas para mim não é o meu perfil, prefiro algo mais rustico.
Deixo um ultimo conselho para quem vai alugar carro, está rolando um golpe bem clássico, eu não cai, mas soube de uns amigos que caíram, quando se vai pagar o combustível com notas de 500 pesos (cerca de R$100), o safado do frentista troca a nota por uma de 50 pesos e diz que você se enganou. Então deixo a dica para tomar muito cuidado com essa nota em qualquer lugar

carlos
carlosPermalinkResponder

Boa tarde Andre ,você teve que contratar algum seguro la em Cancún? Varias pessoas dizem que ao chegar la ele querem te empurrar vários seguros,por favor passe como foi a sua locação estarei indo no dia 1/03 e ainda não aluguei o carro, não sei se é melhor reservar pelo site ou alugar la , desde de já obrigado pelas suas informações

Marli Jacinta Gomes Segamarchi

Eu e meu marido estamos com 65 e 67 anos respectivamente e nossa médica não aconselha tomar a vacina de febre amarela e estamos querendo ir para Cancun, temos informações conflitantes sobre a necessidade da vacina de febre amarela, pois a conexão poderá ser feita na Cidade do Mexico, Bogotá ou Panamá, descartamos a conexao em Miami pois não temos visto. Gostaria de sua ajuda para fechar a viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marli! Para conexão não é necessário vacina, nem pelo Panamá, nem por Bogotá. O México não exige. Mesmo se fosse exigida, você pode emitir um certificado de dispensa com o seu médico. O formulário está no site da Anvisa.

Márcio Rodrigues

Amigos, estou indo a Cancún em 10/06, eu e minha noiva. O passaporte dela está com nome de solteira. Casaremos no dia 08/06 e não dará tempo de mudar o nome. Pergunta: no formulário da imigração, ela deve preencher o nome de solteira ou o nome de casada? A imigração de Cancún é muito rigorosa? Desde já, agradeço as respostas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! Preencham os formulários com os nomes que constam nos passaporte.

Márcio Rodrigues

A Boia, muito obrigado pela resposta. Esse site é um tesouro para qualquer viajante.

ELSON RODRIGUES PESSOA

Chegamos de Cancun dia 18/05/17 onde ficamos 8 dias . Aproveitamos muito porém alerto aos brasileiros que forem para não cair em uma cilada . Na saída do Aeroporto , fomos abordados para comprar passeios e fomos muito bem atendidos pelo Ariel . Compramos Chichem Tizá e Xcaret e fomos premiados com um dia all inclusive no Moon Palace Hotel . No dia seguinte foi um taxi nos pegar para o Moon Palace e tomamos um ótimo café da manhã e depois nos apresentaram a um rapaz brasileiro para tentar nos vender cotas deste Hotel pelo valor simples de $ 57.800 , para viagens de 50 pacotes . Fomos ocupados por quase duas horas de uma lavagem cerebral absurda com o intuito de nos vender essas cotas ( Tipo Motel Clube do Brasil , que já existiu por aquí ) . Quando sentiram que não conseguiriam nos vender , chamaram outro vendedor dizendo ser o gerente e aí fomos taxativos que não compraríamos e só então nos liberaram . Os passeios foram excelentes e o Xcaret é simplesmente imperdível. Chegamos as 8 e saímos as 21 horas de muitas atrações e belezas . Ficamos no NYX Hotel , na zona hoteleira , onde só temos que elogiar , tudo. O outro ponto ruim foi a escala na ida pela Avianca em Bogotá , onde ficamos mais de 4 horas de espera numa conexão de 2 horas . O restante foi tudo maravilhoso.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá Elson! Poderia me informar qual era a cotação do dólar/peso em Cancun? Vou em Junho e por isso estou fazendo as contas para ver se vale mais a pena levar dólares ou pesos daqui. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Não compre pesos mexicanos no Brasil. Não leve reais para o México. Leve dólares ou use cartão pré-pago ou cartão de crédito.

Lívia Andrade

Olá. É realmente arriscado ir a Cancun em setembro e ser surpreendida por furacão ou tempestades que acabariam com a estadia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lívia! Só será surpreendido por um furacão em setembro em Cancún quem nunca leu que essa é época de furacão em Cancún. Como você já se informou e sabe que existe o risco de furacão em setembro em Cancún, você não seria surpreendida.

Vai ter furacão em setembro em Cancún? Não sabemos. Teve furacão em setembro em Cancún ano passado ou retrasado? Não teve. Pode ter esse ano? Sempre pode. Pode chover bastante? Deve chover bastante, época de furacão também é época de tempo instável e chuvoso.

Mayra Chibante

Eu e meu marido vamos comemorar nosso aniversário de casamento em outubro. O destino escolhido é alguma praia paradisíaca. Contudo, esse período é rota de furacão dos locais mais comerciais. Qual alternativa temos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayra? Que tal no Nordeste, onde o tempo é perfeito em outubro?

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Acho q todo mundo quer o mar azul turquesa do Caribe....rs

Letícia Scarminio da Cruz

Boa tarde, irei viajar no final de Agosto para Cancun e gostaria de saber se consigo viajar com o passaporte que irá vencer no final de Dezembro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! O ideal é renovar o seu passaporte, para não precisar contar com a sorte. Pela regra de entrada no México, seu passaporte precisa ter validade para 6 meses depois da data de entrada. Recomenda-se renovar o passaporte quando faltarem 8 meses para o vencimento. A própria Polícia Federal manda o aviso para quem tem o email cadastrado.

Maria Victória Rosa

Cancún é incrível!! Só não consegui ir para Chichén Itzá, pois o caminho estava muito prejudicado e demorando muitas horas para chegar lá... Ficou para a próxima, haha!

Márcio Rodrigues

Estive no México entre os dias 10 e 20 de junho. Descontando os dias de deslocamento (praticamente um dia para ida e outro para a volta), ficamos oito dias completos: 5 dias em Playa del Carmen e 3 dias em Cancún. Fizemos conexão na Cidade do Panamá, onde o aeroporto é muito grande, bem bagunçado e com boas opções de compra no duty free. Uma coisa que chamou a atenção: o pouso e a decolagem em Cancún são muito ruins, muitas áreas de turbulência. O aeroporto, então, é bem bagunçado e a imigração é tranquila, apesar da desagradável revista de bagagens (somente se for sorteado). Ao descer, fomos abordados por uma centena de vendedores (passeios, traslados, hotéis, etc). Como eu já tinha lido, fui a Playa no ônibus da ADO (178 pesos por pessoa).
Playa del Carmen: lugar muito bom. A Quinta Avenida é muito cosmopolita e tem atrações para todos os gostos. A grande vantagem, porém, é que de lá é fácil fazer todos os passeios (com exceção de Chichen Itzá, fizemos todos por conta própria). A temperatura estava muito alta. Nossa, que calor faz naquele lugar.
A praia não é tão bela quanto em Cancún, mas vale passar uma manhã por lá.
No terceiro dia, fomos a Chichen, com a empresa Easy Tour, no preço de 90 dólares por casal. O passeio durou o dia todo: cenote Azul, cenote Ik Kil, sítio arqueológico e Valladollid. Tivemos direito ao almoço, sem bebidas e os ingressos de entrada no sítio e nos cenotes.
No quarto dia, fomos a Cozumel. Fomos por conta própria, comprando apenas o bilhete no ferry em Playa. A ilha é linda, a água é cristalina e encontramos uma boa estrutura para o turismo. Para dar a volta na ilha, tem-se as opções de contratar passeios (mais caro), alugar carro ou motocicleta (mais barato). Vale muito a pena passar o dia na ilha, considero um passeio imperdível. Porém, cuidado! As agências cobram um absurdo por um passeio muito fácil de fazer por conta própria. Até mesmo o idioma é bem simples de entender (até para mim, que não falo nada de espanhol).
No quinto dia, fomos a Tulum. Outra vez, fomos por conta própria, pegando ônibus no terminal da ADO em Playa del Carmen. Esse é outro passeio muito simples, pois o ônibus desembarca os passageiros na entrada das ruínas e basta comprar os tickets de entrada. As ruínas de Tulum são pequenas, se comparadas com Chichen, por isso não achei necessário contratar guia.
No sexto dia, fomos para Cancún, a segunda parte da viagem. Sinceramente, gostei mais de Playa. Cancún tem o mar mais lindo que vi na vida, tem uma estrutura invejável, mas só aproveitei a praia. A noite de Cancún é muito voltada para quem curte baladas, boates, casas de show, bares, etc. Eu e minha esposa não tomamos bebidas alcoólicas e não curtimos esse estilo de diversão. No restante dos dias, aproveitamos bastante a praia e as piscinas do hotel. Os preços de lá, assim como Playa não são baixos, tem que preparar o bolso. Uma opção que utilizamos bem em conta é o supermercado, localizado na zona hoteleira: Selecto Chedraui. Lá os preços são bons e tem várias opções: massas, padaria, sorvetes, café, etc. No hotel em que estávamos hospedados, os restaurante tinha preços mais atrativos que os restaurantes da zona hoteleira. Aproveitei bastante esse fato. Não pegamos chuva, e o sol estava de rachar. Chama a atenção também a quantidade de brasileiros em Cancún. São muitos (assim como americanos e argentinos). É difícil estimar gastos alheios, mas acredito que um casal gasta, em média, 1500 dólares numa viagem de 7 ou 8 dias (gastamos basicamente isso). Acho que trocar dólares por peso foi vantajoso em 90% das vezes que utilizei dinheiro (a melhor cotação foi 17,50 por cada dólar; média: 17,00). A viagem valeu muito a pena. Espero um dia voltar. Espero ter ajudado com este relato.

Vitor
VitorPermalinkResponder

Cancun é muito legal! Recomendo a qualquer um, mas infelizmente tive problemas ao alugar um carro lá com a empresa Hertz ... gostaria de compartilhar meu relato para que evitar que voces tenham problemas tambem! Abraço

https://www.reclameaqui.com.br/hertz-locacoes-internacionais/hertz-nunca-mais-consumidor-e-tratado-como-b-a-n-d-i-d-o_qbxj6qIBEcs4MU-q/

Celia Tenorio
Celia TenorioPermalinkResponder

Ola pessoal,como tantos e tantos também sou fã do VNV e utilizo sempre as dicas daqui para me organizar e planejar alguns passeios em familia.Somos em casal quase cinquentões e duas adolescentes,e daí vao minhas impressoes e vivências de acordo com o nosso perfil:viajamos agora julho 2017 Copa,escala de cerca de 1 hora no Panamá(cada passagem ida e volta cerca de 2600,00) .Voo sem problemas,sem atrasos,7horas até Panamá e 2 horas até Cancun.Refeições satisfatórias,atendimento idem,entretenimento idem).Fechei ainda no Brasil o traslado ida e volta e dois passeios(Chizen Itzá e X Caret por uma brasileira empresa ,com rápido retorno às minhas dúvidas por Zap e emails).No caso o custo total foi de 810 dolares para os 4 viajantes,depositei cerca de 50 dólares no BB e o restante em dolares na agencia em Cancun,visto que o proprio transfer passou na agencia antes de nos deixar no hotel.Lá já pegamos os voucheres para os passeios .Ficamos hospedados no Aloft Cancun.Localização excelente,no centrinho da Zona Hotelera,embora não fosse pé na areia,era só atravessar a rua e tínhamos a Playa Caracol.Quarto quádruplo espaçoso,frente ao lago,frigobar(minha ressalva frigobar não gelava muito,mas como tinha uma máquina de gelo e água em frente ao quarto compensou),banheiro também espaçoso,camas queen size também confortáveis,máquina de café e agua mineral diariamente 0800,wi fi também 0800 no quarto.Bom custo benefício.Optamos por tomar café no quarto,embora o hotel também oferecesse café da manhã acho que 9 dolares p/p.Compramos os itens do café no ótimo supermercado Select Chedraui,que fica exatamente ao lado do hotel,padrão muito similar ao de um Walt Mart.No Select também tem opção de refeições e lanches,com excelente custo benefício,principalmente para quem viaja com adolescentes que geralmente tem cardápio mais restrito.Opções:frango assado,costela BBQ,crepes,pizzas,arroz,feijão ,saladas variadas,empanadas,etc...,algumas opçoes a quilo outras por unidade.Neste primeiro dia trocamos alguns dólares por pesos(cambio variou entre 16,50 a 16,70),e trocamos em cambio ao lado do hotel,sem documento algum(já tinha lido aqui e confirmei ,só no Banco CI pedem passaporte, e original,mas o cambio era o mesmo valor,daí ,nem pensar em tirar o passaporte do hotel,aliás passamos a viagrem inteira com copias dos documentos,plastifiquei em casa com contact e levava na bolsinha impermeável para celular-alíás vendida também lá em vários lugares).Segue roteiro:no primeiro dia,então fizemos uma bela caminhada com direito a mergulhos para se refrescar pela areia partindo da Playa Caracol até a Playa Tortuga,atravessando vários hotéis sem problemas,Aliás ,talvez essa seja uma grande dificuldade do viajante,entender que entre os vários hotéis não existem passagens,o que restringe a exploração do litoral.Daí,é meter a cara,caminhar na areia e curtir o belo visual.Chegando à Playa Tortuga retornamos de onibus(12 pesos p/p).Á noite circulamos pelo centrinho ,comemos no Domino s(pizza hiper barata),admiramos a animação na entrada das boates e fomos ajustar nosso fuso horário descansando no hotel.D 2 :já as 7:15,o onibus confortável para Chizen Itza já partia,com parada numa "aldeia Maia",aproveitamos para utilizar os banheiros e esticar as pernas,depois parada no Cenote IK Kil e almoço estilo buffet no restaurante ao lado.Vale a pena alugar um locker e jalecos(boias),30 pesos cada um.Ficamos lá cerca de 1 h e meia e deu para almocar ,tomar banho no cenote e fotografar o local.Na sequencia seguimos para Chichen Itzá,com opção de guia´em espanhol ou inglês(optamos pelo espanhol e embora não fale a lingua entendemos tudo perfeitamente).O calor era insuportavel,daí vale a pena levar agua(também ganhamos agua gelada no onibus) e sombrinha(pode parecer besteira colocar esse item na bagagem,mas tinha lido sobre isso e inclui isso na bagem e não nos arrependemos,foi bastante útil.(muitos ambulantes oferecem sombrinhas para vender).Bom,o lugar é maravilhoso,incrível mesmo,e super vale a pena as quase 3 horas de viagem.Não comprei nada nas dezenas e dezenas de ambulantes que vendem infinidades de objetos tipicos,daí nao tenho como contribuir com isso.Na volta,passamos por uma visita panorâmica por Valladolid,cidadezinha próxima,mas não paramos.Já chegamos à noite no hotel.Cansados,mas bem satisfeitos com o passeio,recomendamos.D3:a proposta era ir para Playa del Carmen conhecer a cidade, um cenote e a Playa Akumal.Fizemos cada um uma mochila,pegamos o busao(R1 para a parada das vans para Playa e de lá pegamos outra van para o Cenote Azul.A princípio pode parecer muita baldeação mas optamos fazer assim pois não precisaríamos circular para achar o ponto das vans(custo p/p:R2 12 pesos,van para Playa 40 pesos,van para Cenote 35 pesos-na verdade a van é para Tulum,avise ao motorista que vc vai descer no Cenote Azul ). As vans tem ar,quase não param e te deixam na porta do Cenote.La é lindo,embora um pouco cheio,visto que como é alto verão,o calor pede uma água mais geladinha e com muita opção de sombra.Épasseio dos locais e de turistas,Entrada 100 pesos.Leve snorkel,lanche(as famílias levam refeiçoes e ficam o dia inteiro,na portaria do local tem opção apenas de snacks e refri/água).Voltamos de taxi para PDC(acho que 300 pesos).Recomendo retorno de taxi,pois como a van vem de Tulum existe a possibilidade de estar cheia,além do que, para cruzar a rodovia para o retorno a PDC,existe algum risco de acidente,melhor não arriscar,já que o taxi é baratinho e sempre tem na porta.Chegando em PDC ficamos em hotel reservado pelo booking para pernoitar apenas,mas não recomendo o mesmo(reservei quarto com varanda,frigobar e ao chegar o quarto apesar de limpo,tinha apenas uma janela interna e sem frigobar.Não consegui mudar de quarto,apesar de ter reclamado,pois alegavam estarem lotados.Paciência,tomamos banho e fomos para a5 ª Avenida,que era a uma quadra e circulamos bastante.Dia seguinte fizemos o mesmo trajeto para o ponto das vans(Calle 2) e fomos para a linda Praia Akumal.Vimos as tartarugas,almoçamos na praia e ficamos até o final da tarde(dica:alugue um locker,que te dá direito ao uso do banheiro e ducha,acho que 250 pesos).Voltamos de taxi para PDC(350 pesos).Retornamos para Cancun neste dia.Dia 5 fomos para Isla Mujeres ,tambem por conta propria.Super tranquilo pegar o ferry,descer no terminal em Isla.Fomos primeiro para Playa Norte(maravilhosa),retornamos para o cais e fomos de taxi(150 pesos) para Punta Sur tirar algumas fotos.O mesmo taxista nos deixou em Garrafon dell Castillo para passarmos o dia(entrada com direito a cadeiras,banho e ducha,opcionais colete,snorkel,toalhas).Almocamos lá(barato e delicioso) e retornamos por volta das 5 e meia.Excelente para snorkel. Taxi para retorno:100 pesos.Retorno no ferry sem problemas.D6:Excursão X Caret,saída 7:30,demora cerca de 1 hora a viagem.Super passeio,mas vale planejar se quiser ver tudo.Fiz o circuito assim e vi tudorazzueblo Maya,Aquario,locker para deixar pertences grandes,Rio Subterraneo,resgate de pertences pequenos ao final do rio,Almoço(-há varias opções,escolhemos o Laguna por ser comida internacional),Enseada,Colonia,Vista Panorâmica,banho,troca de roupa,entrega do locker,show folclórico.O parque tem 5 rotas,cada uma sinalização no chão por cores,fácil para seguir,mas mantenha o mapa até o final do passeio.Ao final,retorno aoonibus para retorno.Apesar de todos irem embora ao mesmo tempo,eles são bastante organizados para sinalizarem o onibus de retorno.D6 ,partindo da Playa Caracol fomos caminhar até o farol à direita da praia,super lindo e cenário para belas fotos.Retornamos ao hotel,almoçamos no Chedraui e fomos ao shopping fazer algumas comprinhas,à noite passamos no Walt Mart(onibus R2).Malas prontas,retorno ao Brasil pela Copa sem intercorrencias.Foi isso,pessoal,espero ter contribuido,abraços

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá gostaria de saber se tem perigo de furacão no final do mês de novembro em cancun?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! É o fim da temporada de furacões. Existe alguma possibilidade, ainda que remota.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar