Transamérica Comandatuba, uma ilha de eficiência

Transamérica Ilha de Comandatuba

Aberto em 1989, o Transamérica da ilha de Comandatuba é desde então um dos queridinhos das famílias de classe média alta de São Paulo. Pudera: a ilha é um oásis para turistas estressados. A começar pelo aeroporto, que fica nos fundos do resort: em vez de você esperar sua mala na esteira, é a sua mala que espera você no lobby do hotel. Antes disso, você vai ser recebido no píer com água de coco ou espumante por baianas paramentadas que fazem uma dancinha muito simpática.

O hotel é um destino em si — como se não bastasse a estrutura ser completa, ainda é possível fazer uma série de passeios no entorno do resort, sem sair da ilha. Mas a grande estrela do Transamérica é mesmo a hotelaria: é pelo serviço que os hóspedes vivem voltando.

A localização

Transamérica Ilha de Comandatuba

Comandatuba é uma ilha bastante próxima ao continente, formada por um braço de mar. A travessia ao píer do hotel leva menos de 10 minutos. É uma ilha estreita porém comprida, com 25 km de costa. O terreno do hotel tem 5 km de frente de praia. O restante da ilha é praticamente desabitado; há um bar de praia mais para o sul que recebe visitantes, mas está bastante longe do hotel.

Comandatuba fica 70 km ao sul de Ilhéus, que recebe vôos regulares diários de Gol, TAM, Avianca e Azul. O aeroporto de Una fica nos fundos do hotel e recebe vôos fretados.

Transamérica Ilha de Comandatuba

A praia

Transamérica Ilha de Comandatuba

É como a costa de Ilhéus: ondas intermitentes, cor de toddynho. Boa para caminhar. Na temporada funciona um bar de praia do hotel. O resort aproveita que a ilha é desabitada e usa a orla norte para passeios de quadriciclos.

As instalações

Transamérica Ilha de Comandatuba

O terreno é imenso, e há jardineiras (“trenzinhos”) que levam os hóspedes 24 horas para onde quiserem. Quem se hospeda no prédio principal, porém, tem tudo à mão. Por ali há três alas de apartamentos, além do restaurante principal, restaurante infantil, copa do bebê, academia e saunas. As piscinas também estão bastante próximas do prédio.

Ao norte do prédio principal (esquerda de quem olha para o mar) espalham-se os blocos de bangalôs. O spa fica em meio aos chalés. O kid’s club, no canto esquerdo.

Transamérica Ilha de Comandatuba

Junto ao canal encontram-se as centrais de esportes náuticos e pesca, as quadras de tênis, futebol-soçaite e bocha, e a área de arco e flecha. Há também um viveiro de aves (algumas galinhas superexóticas, fantásticas). A boate fica do lado do píer.

Transamérica Ilha de Comandatuba

O canto direito do hotel é ocupado por um campo de golfe de 18 buracos bastante bem conceituado.

Os apartamentos

Transamérica Ilha de Comandatuba

São cerca de 250 apartamentos no prédio principal e 120 em chalés (que o hotel chama de bangalôs).

No prédio principal, os apartamentos estão em três alas; a menos luxuosa é a norte, que ainda não foi renovada. Independentemente da decoração (que sempre será sóbria), todos são espaçosos e têm TV com tela de LCD e varanda (com móveis de plástico). Este da foto é um luxo da ala sul.

Transamérica Ilha de Comandatuba

Transamérica Ilha de Comandatuba: bangalô superior

Cada bloco de bangalôs tem vários apartamentos geminados. Todos foram recentemente renovados. Os bangalôs superiores (que são as acomodações mais em conta do hotel) são mais compactos do que os apartamentos correspondentes no prédio principal.

Já os bangalôs júnior têm sala separada.

Transamérica Ilha de Comandatuba: bangalô master

Os mais confortáveis para ir em família são os bangalôs sênior (com sala grande e dois quartos) e master (sala grande e três quartos). Os bangalôs sênior e master têm vista mar. Mas a vista jardim ou coqueiral não são más, não: o paisagismo do hotel é lindo.

Transamérica Ilha de Comandatuba: bangalô master

Ficando no prédio principal você não vai precisar caminhar muito nem pegar trenzinho para ir aos restaurantes e à piscina. Estando nos bangalôs você vai estar próximo do spa e do kid’s club.

Consulte tarifas do Transamérica com valores exclusivos para cadastrados no Zarpo

Piscinas

Transamérica Ilha de Comandatuba

A piscina principal tem formato orgânico e ilhas com coqueiros e tudo. Toca música animada e tem atividades. Um dos nichos tem bar molhado.

Transamérica Ilha de Comandatuba

Transamérica Ilha de Comandatuba

Um pouco à direita (próxima à ala sul do prédio) fica a piscina semi-olímpica, que não tem música. O som da piscina principal, porém, chega até lá (num volume baixo). A piscina tem borda infinita e um aparelho submerso para pedalar. Há um toboágua com monitor (funciona no meio da manhã e no meio da tarde).

Transamérica Ilha de Comandatuba

Transamérica Ilha de Comandatuba

Também existem piscinas no spa e no kid’s club. A prainha do centro náutico, no canal, também é boa para ir com crianças.

Kid’s club

Transamérica Ilha de Comandatuba: kid's club

Depois da construção do spa no seu antigo espaço, foi realocado para o canto esquerdo do terreno. As salas de brincadeiras e atividades aproveitam a estrutura de um clube de praia que havia ali e foi comprado pelo hotel.

A parte mais bacana é a Casa do Tarzan, composta por vários brinquedos de madeira para crianças maiorzinhas, que fica junto ao mar.

Transamérica Ilha de Comandatuba

O almoço e jantar são servidos num restaurante só para crianças, no prédio principal. A recreação do Transamérica tem excelente reputação; este foi o resort que ensinou as mamães a confiarem seus pequenos a monitores.

Transamérica Ilha de Comandatuba

Nas férias e feriados mais importantes contam com a presença do Senninha (na foto, indo embora depois da Semana da Criança).

Copa do bebê

Transamérica Ilha de Comandatuba

É a mais bem-equipada entre as que visitei até agora. Tem frutas, pós e leites para preparo de mamadeiras e mingaus. Fica no prédio principal. Em frente há brinquedos para crianças pequenas.

Refeições

Transamérica Ilha de Comandatuba

As diárias incluem café da manhã e jantar — e bebidas não-alcoólicas (água de coco incluída) no jantar.

Transamérica Ilha de ComandatubaTransamérica Ilha de ComandatubaTransamérica Ilha de Comandatuba

Os buffets do restaurante principal são bastante variados. Não espere arroubos de criatividade — mas pratos conhecidos e bem-feitos, com ingredientes de qualidade. Há um balcão de grelhados, outro de massas, e uma estação de risotos feitos na hora, em panela pequena. Durante minha estada, peguei um almoço espanhol (tinha leitãozinho assado e paella valenciana) e uma noite amazônica (com moqueca paraense e peixes amazônicos grelhados). A área de doces atenta contra qualquer tentativa de fazer dieta.

Transamérica Ilha de Comandatuba

Na piscina, uma baiana de acarajé marca sua presença o dia inteiro. Há também um quiosque de sorvetes La Basque.

O Restaurante da Praia é à la carte e especializado em frutos do mar.

Bebidas

Em 2011, trabalhava com os principais fabricantes. Caso a marca da cerveja ou do refrigerante seja essencial na sua escolha, sugiro informar-se diretamente com o hotel para saber os acordos atuais.

Entretenimento noturno

Tem música ao vivo no bar Caravelas, entre o lobby e a ala sul. A boate também funciona para shows e balada.

Esportes

Transamérica Ilha de Comandatuba

O Transamérica tem ótima estrutura para esportes náuticos, que são praticados no canal. O uso de equipamentos não-motorizados (caiaques, hobbie cats, windsurf) é gratuito. A região é excelente para pesca, tanto no canal quanto oceânica (marlim azul). O hotel tem quadras de futebol soçaite, bocha, tênis, espaço para arco e flecha e um campo de golf de 18 buracos entre o mar e o mangue (o green fee é cobrado à parte).

A sala de ginástica

Transamérica Ilha de Comandatuba

Fica no prédio principal e tem equipamento de primeira.

O spa

Transamérica Ilha de Comandatuba

Foi montado pela L’Occitane e hoje é operado pela Spa Collection. Belíssimo, tem salas adaptadas para diferentes tratamentos, com ou sem banhos. Quem compra um tratamento tem direito a usar a piscina do spa durante o dia.

Os passeios

Transamérica Ilha de Comandatuba

Todos os que se realizam na ilha são operados pelo hotel. O mais bacana é o passeio à lagoa onde há lama negra medicinal — que fica mais bonito quando é feito de lancha, pelo canal, passando por trechos estreitos de denso manguezal.

Transamérica Ilha de Comandatuba

Transamérica Ilha de Comandatuba

Também dá para ir até a lagoa pela areia, de bugue ou de caminhão-jardineira. Há um passeio de quadriciclo até a barra norte, com até duas pessoas por veículo.

Fora da área da ilha, é possível fazer city-tour em Canavieiras, a 40 km, em Ilhéus, a 70 km e Itacaré, a 140 km. Dois passeios muito bacanas são à visita de uma fazenda de cacau e ao ecoparque de Una, onde é possível fazer arvorismo em meio à mata atlântica.

(Estando de carro, todos os passeios do parágrafo acima são facilmente realizáveis por conta própria.)

Há duas atividades gratuitas: o plantio/adoção de uma árvore no hotel e a observação de aves no campo de golf na companhia de um biólogo.

Um cantinho

Transamérica Ilha de Comandatuba

A piscina do spa.

O hotel Transamérica, em Comandatuba…

  • É para você: que valoriza serviço acima de tudo.
  • Talvez não seja pra você: que faz questão de mar azul ou se incomoda com mobiliário de plástico na piscina e na varanda.

Transamérica Ilha de Comandatuba

Leia mais:

Passagens mais baratas para Ilhéus no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Tarifas exclusivas para resorts na Bahia no Zarpo

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue carro em Ilhéus Rentcars em até 10 vezes

78 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito