Bur Dubai e Deira: oba, nem tudo é novinho em Dubai

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O Creek em Dubai

Zunindo pra lá e pra cá pela avenida Sheikh Zayed (ou, entre nós, Chukri Zaidan) você deve se perguntar onde que essa maluquice toda começou. Pois começou não muito longe de onde hoje é o aeroporto. Dubai  nasceu à beira do Creek, uma laguna que parece um rio ou um canal, e que serve como porto natural e via navegável.

Velha Dubai

A margem sul é conhecida como Bur Dubai; a margem norte, Deira. Há um trecho de Deira com prédios modernos (escritórios e hotéis), mas no geral a região é ocupada por construções baixas e pobrezinhas para o padrão atual dos Emirados. Passear por aqui é entrar em contato com uma Dubai não-plastificada. Recomendo.

Dubai Museum

Quem nos ciceroneou no passeio foi a querida Ana Karina (Karinissima/Ah! Libanesa). Mas o tour não requer nenhum conhecimento prévio da área. Basta pegar um táxi ou a linha vermelha do Big Bus Tour e descer no Dubai Museum, em Bur Dubai.

Dubai Museum, Bur Dubai

O Dubai Museum aproveita a carcaça do pequeno forte Al Fahidi. Você entra e pensa: ué, só isso? Mas daí desce por uma rampinha e encontra um ótimo museu no subsolo.

Dubai Museum

O que achei mais bacana foram os dioramas de cenas da vida dubaiana (o certo é emirática, mas para mim os árabes daqui são dubaianos, abudabenhos e qatarinos) e as fotos e vídeos dos pescadores de pérolas (que faziam a base da economia do lugar antes do petróleo).

Mesquita iraniana em Bur Dubai

De lá fomos a pé para o Creek. No caminho passamos por uma linda mesquita iraniana que serviu de trailer para aquelas que eu um dia vou ver no Uzbequistão.

Mesquita iraniana em Bur Dubai

Mesquita iraniana em Bur Dubai

Mesquita iraniana em Bur Dubai

A travessia do Creek é o momento top do passeio. Há vários barquinhos chamados abras na margem esperando passageiros. Você pula, senta onde tiver lugar e depois paga uma moedinha de 1 dirham (R$ 1, pela cotação de março de 2016)) quando pedirem.

Travessia do Creek, Dubai

Ana Karina!

Olha a Ana Karina aí, gente!

Existem tours de abra pelo Creek, mas fazer a travessia junto com os locais (a maioria, trabalhadores importados, mas tudo bem) me pareceu bem mais interessante do que estar na companhia de nossos colegas turistas.

Travessia do Creek, Dubai

Você desembarca e já está na boca dos soukhs tradicionais -- o de temperos ("Spice Soukh"), o de tecidos ("Textile Soukh") e o do Ouro ("Gold Soukh"). São antigos, mas não tente achar aquele exotismo de Istambul ou do Marrocos -- aí já é exigir demais de Dubai. (Querendo ver algo realmente autêntico, demore-se na margem examinando os barcos de mercadores ancorados no Creek.)

Creek, na margem de Deira

O que mais me impressionou foram as vitrines do mercado do ouro, com alguns objetos em ouro maciço que nem sabia que eram feitos.

Mercado do Ouro / Gold Soukh, Dubai

Dá pra voltar de táxi ou de Big Bus Tour desde Deira. Mas se eu não estivesse com pressa (era o dia do jogo), acho que teria feito a travessia do canal mais uma vez e voltado de Bur Dubai.

Bur Dubai visto de Deira

Leia mais:

34 comentários

JB
JBPermalinkResponder

Riq,

Muito legal esta parte de Dubai. A gente sempre fica com a impressão de que tudo reluz por lá. Mais ou menos como os turistas que vem pensando que tudo aqui no Rio é como Copacabana smile

Fê Costta - viaggio mondo

Uma outra dica legal para passear no creek é pegar o Wonder Bus (http://www.wonderbustours.net/), um ônibus tipo hop on hop off que entra na água e navega por toda extensão do creek. Para a noite, recomendo um jantar à bordo do Bateaux Dubai (http://www.jebelali-international.com/properties/BateauxDubai/TheBoat/TheStory.aspx) , o melhor barco do creek!

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

Agora sim, Dubai me interessa. Que beleza. Mais um rostinho para os comentários.

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Linda esta parte de Dubai, mais real.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Como falou a Vera, agora sim! Muito legal o post!

Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

Nossa.. você sabe que Dubai na minha cabeça era só aquele monte de prédios novos e lindos e deserto? Adorei esta parte.. e nas cenas "abudabianas", tive que olhar duas vezes... isso é um homem ou uma estátua?
Agora.. esses azulejos são de babar hein!

Isabel O., Portugal

Cláudia, para azulejos destes há um lugar mais pertinho e interessante ("não desfazendo", como nós dizemos, Ric) - Istambul.
Aconselho de olhos fechados.
De qualquer forma gostei desta parte, por oposição à modernice ostentatória de muitos locais.

Silvia Soares
Silvia SoaresPermalinkResponder

Riq, dessa vez vc se superou na presteza e eficiência: até já deixou a explicação sobre o que é diorama a um clique! Não tive nem que googlar! Grata...rs

Adriana Pessoa

Nunca tinha lido nada a respeito dessa outra Dubai.
Gostei!

natalia
nataliaPermalinkResponder

olá, vou para Dubai em fevereiro e gostaria de saber:
- no dia deste passeio ao Deira, vc foi também ao Bur Dubai? (quero saber se dá tempo visitar as duas regiões no mesmo dia);
- qual foi o dia e horário? (o "final de semana" árabe é diferente do nosso (ocidental), por isso gostaria de saber, para eu ter certeza de ir em um dia em que os souks abrem.

obrigada!!
Natália Machado

Ricardo Freire

O passeio descrito no post foi feito em uma manhã. Se você for com intenção de fuçar os mercados, um dia está de bom tamanho, almoçando por lá.

O fim de semana muçulmano é sexta e sábado.

Wilson
WilsonPermalinkResponder

Olá Natália,

Sou arquiteto e morei em Dubai por algum tempo nos anos de 2005 e 2007, então tive a oportunidade de acompanhar muito do crescimento da cidade. Eu morava em Bur Dubai (ao lado do Burjuman, um dos maiores shoppings da cidade), e costumava percorrer toda a região a pé nos finais de semana.
A região é bastante interessande, principalmente ao longo do creek no lado de Bur Dubai. Ali fica uma parte do Souk, mais voltada para produtos texteis. Do outro lado, a 10 minutos de travessia com o Abra, ficam o Deira Gold Souk, o Spice Souk e o Perfume Souk, menos conhecidos.
Você pode sim percorrer todos os mercados em um único período, porém não me lembro muito do horário de funcionamento. Como eu costumava ir nos finais de semana ou à noite, o horário é diferente.
Eu tinha um album de fotos no Flickr na época, onde você pode encontrar algumas fotos (de 2005) dessa região: http://www.flickr.com/photos/wilsonneto
Espero ter ajudado!
Abraços e boa viagem!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Ao pessoal do Rio que tiver interesse, no CCBB está rolando uma exposição muito legal chamada "Islã". Fiz a visita guiada quando estive no Rio semana passada e foi muuuuito legal. Tem etapas interativas, também.

Arthur | Agora Vai

Essa exposição é show, vai só até 26/12.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Que inveja branca desses turistas wink

Trip R3
Trip R3PermalinkResponder

Gostei muito do seu blog!
Oi! Vi que o seu blog também fala sobre viagens, turismo e achei super interessante! Gostaria de te convidar para conhecer o nosso blog, o Trip R3 (www.tripr3.wordpress.com) e se gostar, nos adicionar no seu blogroll. Aliás, já tomei a liberdade de adicionar o seu blog em nossa lista wink
Abraços,
Sol.

Manddy
ManddyPermalinkResponder

Essa parte de Dubai é beeem diferente mesmo e sem maquiagem! A primeira vez que fui lá, confesso que me assustei, pois não esperava ver tudo isso.
Aos poucos, estou me habituando com o bairro! O passeio de abra é imperdível, muito gostoso mesmo! Agora fiquei curiosa com essa mesquita, preciso me aventurar um pouco mais por lá para achá-la. rs
;D
Beijos,
Manddy (http://tourdubaiguide.blogspot.com)

Ana Karina
Ana KarinaPermalinkResponder

Ah, acredita que só achei esse post AGORA? Só tinha visto o do Burj! Feliz ano novo, querido, adorei recebe-lo aqui em Dubahia, foi um dia muito gostoso! Não tinha ouvido "abudabenho", hahaha, adoratei! Volte outra vez, te esperarei! beijo beijo

Leda
LedaPermalinkResponder

Olá Ricardo!As jóias em ouro compensam em Dubai,ou você prefere Hong Kong?Estou indo agora no início de fevereiro.Abraço grande.

Brenda
BrendaPermalinkResponder

Minha mãe é louca por ouro, não pode ver, que compra tudo!
Estivemos nesses dois destinos em 2010, não sei te dizer ao certo sobre o preço, mas eu perguntei minha mãe sobre qual mais compensa e ela disse que sem dúvida é Dubai, ela comprou um anel baratissímo, de causar inveja! As jóias além de lindas, são super bem trabalhadas. E a vantagem do ouro em Dubai, é que ele é puro lá eles só vendem 24k! E é super fácil de achar, os souks são incríveis! Em Hong Kong, é bem barato, mas não chega nem perto. =)

natalia machado

muito obrigada pelas respostas (agradecimento quase 8 meses depois)!
fiz tudo em um dia, conforme indicado! fiz no mesmo dia a 1º) mesquita; 2º) museu de dubai; 3º) bairro antigo; 4º) souks; 5º) travessia do creek!
foi maravilhoso!!

alex
alexPermalinkResponder

algo que pouca gente faz, e almocar no centro de cultura islamica sheikh mohammed centre for cultural undesterning na bastakya em bur dubai (SMCCU), alem do almoco tipico se discuti particularidades da cultura islamica. Achei mais aprofundado do que a discussao da mesquita jumehah. Outras pequenas coisas que se podem ser visitadas sao o templo indiano em plena bur dubai, muito bem escondida, visitar o quarteirao bastakya e fazer compras de eletronicos na rua dos eletronicos (khalid bin walled) ou no centro al ain. Vale visitar dubai race camel, ver corridas de camelos!
Nao se esquecer dubai heritage village, de fazer cruzeiro pela noite no creek! se gosta de shopping de alto luxo - burjumann. Em deira, alem dos souks tradicionais ver spice souk, muito interessante, so achei os souvenirs caros!

Ádryan Krysnamurt Edin

Exímio post sobre a parte Histórica de Dubai. No nosso site temos explanado UEA com fotos, videos, mas este post está de parabéns, muito bom!

Nathalia T.
Nathalia T.PermalinkResponder

Oi gente!

To indo derreter em Dubai em julho deste ano graças a escala da Emirates por lá. Queria uma dica do que vocês acham imperdível na cidade pra quem vai ficar apenas dois diazinhos por lá...

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathalia! Veja todas as dicas e posts do Comandante sobre Dubai: https://www.viajenaviagem.com/category/dubai/

IzaPelo Mundo
IzaPelo MundoPermalinkResponder

Adorei as dicas! Acabei de fazer mais um post sobre Dubai ou melhor sobre Old Dubai no meu blog, passa lá para dar uma olhada e deixar sua opinião…
http://www.izapelomundo.blogspot.com.br/2012/06/conhecendo-old-dubai.html

Diego / Meus Roteiros de Viagem

Esse passeio pelo centro de Dubai é muito interessante e proporciona ótimas fotos. Publiquei um relato no meu blog do passeio que realizei no final do ano passado:
http://www.meusroteirosdeviagem.com/2013/03/passeio-centro-dubai-emirados-arabes.html

Um abraço,
Diego

Luiz
LuizPermalinkResponder

Gostaria de saber o preco da grama do ouro 24k em dubai no mercado do ouro, tenho informacao de que é 80Dhs, confirma? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Essa nós não sabemos! Consulte especialistas!

Solange Barros

Ola! Parabens pelo site!! Quero apresentar o maior portal de turismo de Dubai!!!! www.dubaicomguia.com

Roger
RogerPermalinkResponder

Deira is a wonderful place to live in Dubai. I like Deira the most because of good shopping options here compared to other places. Every weekend I roam in places in Deira mainly for shopping purpose. In Deira you have a famous shopping mall http://www.citycentredeira.com . People throng here for shopping. There are also other interesting places for shopping in Deira.

Soraya Chiah
Soraya ChiahPermalinkResponder

Dubai não é somente o luxo e o glamour dos prédios modernos e os resorts sofisticados, ela é também a mistura bacana desta modernidade com a tradição e a história beduína do povo dos Emirados. Passear nas ruelas dos antigos mercados que beiram o Creek, visitar o pequeno e gracioso Dubai Museum, usar o barquinho Abra para atravessar o canal Creek de um lado para o outro, observar o ir e vir das pessoas residentes e turistas do mundo todo, faz toda a diferença na exploração de Dubai, cidade das Mil e Uma Surpresas.

Marcus Barrocas

Tenho 2 dicas para Dubai, fora daquele circuito tradicional que todo turista faz quando visita Dubai.
O primeiro é o Ibn Batutta Mall. É um Shopping temático onde cada área do Shopping é inspirada em um país. É bem grande tem estação de Metrô (uma das últimas antes de Jebbel Ali, a estação terminal) e é frequentado por locais, pouca turistagem....Mas tem todas as lojas de um grande Shopping e preços menores que o Dubai Mall e o Mall of Emirates. Gostei demais.
O segundo é o Templo Sik Gurunanak. Fica próximo ao Ibn Batutta Mall. Eu cometi a asneira de ir de ônibus (F44) no terminal do shopping. Mas deixa longe e os 15 minutos que andei a pé no deserto quase me mataram. Pegue um taxi no shopping que é pertinho. O templo é lindo por dentro e por fora, as pessoas devem cobrir a cabeça, mas eles dão uma bandana na entrada. Os Siks são uma das grandes comunidades em Dubai. Vale a pena conhecer a cultura deles.is detalhes no endereço abaixo ou no link do nome.
http://marcusbarrocas.com.br:1234/dubai.htm

Eduardo Barros Leal

Fui em novembro ao Oriente Médio, Emirados (Dubai e Abu Dabi), Israel (Tibérias, Tel Aviv e Jerusalem, e Jordania (Aman)
Em Dubai ficamos 4 dias, mas com tantos passeios, tantas atrações, fica apenas um pouco de cada atração, viajar em grupo tem suas vantagens e desvantagens, a favor que não nos preocupamos com NADA, e contra, ficamos a mercê dos roteiros da agencia.
Mas pela primeira vez no Oriente Médio, valeu como experiencia, muito lindo, limpo e organizado, não dá para brasileiro, pois lá, existem regras, coisa que nós gostamos de quebrar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar