Dubai: Burj Khalifa e as mil e uma extravagâncias

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Downtown Dubai, visto do mirante do Burj Khalifa

Era uma vez um emirado árabe que, vendo que seu petróleo ia terminar logo, resolveu valorizar o metro quadrado de areia do deserto. Nascia o mais ambicioso projeto de especulação imobiliária da história do planeta: Dubai.

Sabe-se que a crise financeira de 2008 fez muitos investimentos na areia virarem -- perdão -- pó. Mas o visitante não percebe nada disso. Do rés do chão não dá para distinguir andares ocupados de andares vazios. E o próprio estilo local de construção, em que o acabamento externo é posto enquanto a obra ainda está subindo, faz com que à primeira vista muitos prédios inacabados pareçam prontos.

dtd-khalifalongevBurj Khalifa

O maior exemplo das aparências que enganam é o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa. Dizem que, um ano depois da inauguração, continua vastamente desocupado. Mas não importa. O prédio cumpre esplendidamente a sua função de monumento máximo à grandiloqüência dos faraós modernos de Dubai.

Burj Khalifa

Burj Khalifa

Burj Khalifa

Com 828 metros de altura (imagine! quase um quilômetro!), de perto o prédio não cabe numa foto só. A Wikipedia lista 15 récordes mundiais batidos pelo edifício: entre eles, os de maior número de andares (160), mais alto mirante ao ar livre do mundo (a 452 metros, no 124º andar), mais alta mesquita do planeta (no 158º), a boate mais alta da Terra (no 144º) e o elevador mais rápido jamais instalado (64 km/h).

Burj Khalifa: os 28 andares acima do mirante

Um récorde não-registrado pelos wikis é o da mudança de nome. Durante os seis anos de construção o edifício foi conhecido como Burj Dubai. Mas durante o discurso de inauguração -- ou seja, no momento zero da vida do edifício -- seu nome foi trocado para Burj Khalifa, num agradecimento velado aos US$ 20 bilhões de ajuda do emir de Abu Dhabi, o sheikh Khalifa bin Zayed Al-Nayhan às combalidas finanças de Dubai (uma parte deste dinheiro  foi usada para concluir a obra). A mudança de nome mais rápida da história, com certeza.

O prédio tem uso misto, comercial e residencial -- é o primeiro edifício mais alto do mundo onde se pode morar. Alguns desses apartamentos ficam entre os andares 19 e 37 e são flats: as Armani Residences, com serviço do Armani Hotel.  As outras áreas residenciais ficam entre os andares 44-72 e 77-108. O Armani Hotel, o único a funcionar no Burj Khalifa, já abriu, e ocupa os andares mais baixos -- do 1º ao 8º, com as suítes mais caras localizadas nos andares 38 e 39.

Vista do mirante do Burj Khalifa

Para visitar o prédio mais alto do mundo é preciso ir ao maior shopping do planeta (em área construída, não em área de vendas), o Dubai Mall. Mas em vez de subir, primeiro você tem que descer: a entrada da visita é pelo andar LG ("lower ground", ou térreo inferior). O observatório se chama At the Top. Para subir com hora marcada, preços a partir de 125 dirhams (cerca de 128 reais, em março de 2016). Querendo subir imediatamente, o preço sobe para 300 dirhams (308 reais, em março de 2016). É possível comprar online no site do prédio (clique aqui).

Dubai Mall

Dubai Mall

Dubai Mall

Aos pés do Burj Khalifa, o Dubai Mall foi uma gratíssima surpresa para mim. Apesar dos excessos (de tamanho, de atrações), o lugar não cai em nenhum momento no mau gosto comum a shopping centers (e também ao novo-riquismo árabe). E apesar de sempre estar lotado de gente, não é um shopping popular. Para fazer compras, você vai gostar mais do Mall of the Emirates; mas para passear e namorar vitrine, o Dubai Mall agrada até a um shoppingfóbico como eu.

Dubai Mall

Dubai Aquarium

Além de grifes e mais grifes e mais grifes, o Dubai Mall tem o Dubai Aquarium (com um tanque gigante à vista de quem passa pelo corredor), a SEGA Republic e a Kidzania, dois parques temáticos indoors e o Dubai Ice Rink, um ringue de patinação no gelo.

Dubai Ice Rink

Downtown Dubai

Mas a maior atração do Dubai Mall é grátis: a Dubain Fountain, instalada num lago artificial de 12 hectares, onde de meia em meia hora acontecem shows de águas dançantes criados e operados pela mesma companhia responsável pelas águas dançantes do hotel Bellagio de Las Vegas. Os números duram 4 minutos e acontecem a cada meia hora, entre as 18h e as 22h (até as 23h às sextas e sábados).

Dubai Fountain

Dubai Fountain

Soukh

Na outra margem do lago fica o Soukh Al-Bahar, um shopping estilo bazar que é uma versão bastante menos graciosa do soukh do Madinat Jumeirah.

Soukh e Burj Khalifa

Dubain Fountain vista de um restaurante da Promenade do Dubai Mall

Recomendo ficar para jantar: nas duas margens há restaurantes com mesas ao ar livre e vista para a fonte. A área do Dubai Mall, chamada Promenade, tem a maior variedade; jantamos dim sum no Ping Pong. Mas me arrependi de não ter conferido o Karam Beirut.

Ping Pong, Dubai Mall

Além do Armani Hotel, existem mais três hotéis no complexo (que, por sinal, atende pelo nome Downtown Dubai). O mais simplezinho é o The Address Dubai Mall, com entrada pelo shopping; o mais charmoso é o The Palace Downtown, anexo ao soukh, construído em estilo árabe; e o mais moderno é o The Address Downtown Dubai, que ocupa um prédio de 68 metros também à beira do lago.

Dubai Mall

Downtown Dubai deve ter esse nome porque fica mais perto do centro antigo do que dos bairros mais novos. Conte em gastar, de táxi, uns 50 dirhams (52 reais) desde a Dubai Marina, ou 30 dirhams (31 reais) vindo de Jumeirah. Se estiver na região do Mall of the Emirates, pode vir de metrô; há um ônibus que leva da estação Dubai Mall ao shopping.

Leia mais:

48 comentários

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Adorei a foto cortada em 3!!!!

Alexandre Giesbrecht

Só uma correçãozinha: ringue é de boxe; de patinação (e hóquei no gelo!) é rinque.

luis r.
luis r.PermalinkResponder

olha, pra mim o de gelo tb é ringue, pq eu só apanho desses patins!

Viviane Moura
Viviane MouraPermalinkResponder

Serviço completo é pouco! Sem retoques, sem palavras! Simples assim: perfeito o post!

Lu
LuPermalinkResponder

Riq, uma consulta técnica: essas fotos tb são sem flash??

Ricardo Freire

Sim, todas grin

Helo e Breno
Helo e BrenoPermalinkResponder

Ric, Nick e viajantes, aproveito este post para desejar a todos que este Natal seja marcado pelo espirito de renovação e que um Ano Novo com muito amor, saúde, paz, risos e, é claro, viagens...

Lourenco
LourencoPermalinkResponder

Ricardo, o que você achou de Abu Dhabi?

Estou pensando em fazer um bate volta para lá, partindo de Dubai.

Abraço.

Ricardo Freire

Como bate-volta vale a pena. Mas para se hospedar Dubai é bem mais conveniente/interessante.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

E em março deve abrir o mais alto hotel do mundo, mas não será em Dubai, e sim em Hong Kong, onde um Ritz Carlton (dos mais luxuosos da rede) vai ocupar os últimos andares do prédio mais alto da região. Será que depois Dubai vai correr atrás de mais este recorde? Acho que sim, mesmo que seja para construir um prédio de 130 andares e deixar 120 vazios só para instalar o hotel nos 10 últimos, nisso eles são especialistas smile

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Olá! Parabéns pelo site!!
Estive em Dubai no período de 6 a 13 de fevereiro de 2010.
Quem tiver a oportunidade de viajar para lá, será muito feliz na escolha.
Essa época é maravilhosa, pois a temperatura fica entre 23 e 16°C.
Estava ocorrendo o Dubai Shopping Festival, com descontos maravilhosos.
Vale a pena conhecer a cultura, se deslumbrar com a modernidade da arquitetura da cidade.
Tive oportunidade de almoçar no famosos hotel 7 estrelas (Burj Al Arab), e fiquei sem palavras com tanto luxo. Os lugares são imponentes.
Fui nessa viagem com meu amado e recomendo a todos os casais: é muuuuito romântico os hoteis, os restaurantes...
Só quem vive, e foi nesses lugares sabe o que estou falando.
Recomendo para os apaixonados um jantar a dois no restaurante Euzone (Hotel Only & One), tinha lido no livro que ele é considerado o mais romantico de Dubai e posso dizer com toda a certeza que É!!
Amei tudo que vi e vivi naquela cidade.
Agradeço de coração a ajuda e companhia da Solange Barros e indico a todos que estejam querendo conhecer os Emirados árabes que entre em contato com ela, pois ela mora em Dubai, conhece tudo e é muuuuuuuuito gente boa.
Fiquei hospedade no IBIS Mall of Emiretes. Excelente localização, bem ao lado do shopping Mall of Emiretes onde encontra-se o famoso sky dubai. Achei a localização muito boa, pois fica proximo do Burj e arredores (onde encontra-se o famoso hotel 7 estrelas Burj Al Arab e o Complexo Madinah). O hotel é super bonito, com decoração moderna e o café da manha maravilhoso.
Recomendo a todos ficarem hospedados na parte nova da cidade e não no Deira (parte antiga), pois o transito é muito complicado e tudo de melhor da cidade está perto das grandes construções. Pode-se passear pela parte antiga, conhecer a cultura, o mescado do ouro e depois retornar para o centro.
Para quem está disposto a gastar um pouquinho mais, indico alguns restaurante que valem a pena entrar para a memória daqueles que gostam de viajar:
1- Restaurante Al Mahara (no famoso hotel 7 estrelas- Burj Al Arab): este restaurante tem um aquário lindíssimo e o simples fato de vc estar dentro desse luxuoso lugar, já faz vc se sentir o máximo.
2- Restaurante Eauzone (Hotel Only e One Roial Mirage): liiiiiiiiido de morrer!!! O mais romântico de Dubai.
3- Restaurante Pier Chic (Complexo Madinah). Para chegar até esse restaurante, vc pega um barco (Abra) e faz um passeio inesquecível lembrando aquele de gôndola feito em Veneza.
4- Restaurante Buddha Bar. Para quem já conhece o de Paris e o de São Paulo, vai adorar conhecer tb o de Dubai.
5- Restaurante Vu's (Emiretes Tower). Este fica no 50° andar. A vista é inesquecível!!
Vale ressaltar a importância de se fazer reserva em todos com antecedência.

bjs a todos.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Pricila, vou a Dubai semana que vem , vc tem o contato da Solange Barros pra me passar
Obrigada

Manddy
ManddyPermalinkResponder

Adoreeeii esse post! Muito bem resumido, porém sem deixar nenhum detalhe de fora!! E as fotos? Espero que um dia eu consiga fazer registros assim de minhas viagens! rs
Aproveito para convidar vc e todos seus leitores para conhecer o blog que estou ainda montando sobre Dubai: http://tourdubaiguide.blogspot.com/
Meu objetivo é criar um guia do Emirado para brasileiros. Já fui a Dubai algumas vezes e agora vou de mala e cuia para lá... terei a oportunidade de escrever com mais detalhes após a mudança.
Espero que gostem! Será um prazer receber a sua visita e de todos!
Bjs,
Manddy

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Oie!

Acho que essa atração, o At The Top, é a primeira que percebo que cobra mais barato de quem se planeja. Geralmente é o ingresso com hora marcada que é mais caro, aqui acontece o contrário...

Ricardo Freire

Não precisa nem se planejar tããão antes; eu cheguei às 18h no shopping e marquei a subida para as 20h com o preço camarada. (Mas acho que as subidas noturnas são menos concorridas.)

Alberto
AlbertoPermalinkResponder

Olá Ricardo! Parabens pelo site!
Acho que ouvi alguma coisa sua na rádio, dizendo que é possível ir para Madrid via Dubai, assim, com essa escala, da pra conhecer a cidade. Ouvi direito? Se sim, qual a cia aerea faz isso?
Abrs!!!

Ricardo Freire

Era a Qatar Airways, que fez uma promoção a Madri e Barcelona na época do lançamento do vôo SP-Qatar.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Que post e contribuições úteis como a da Priscila - ótimo saber que qdo eu precisar, estarão aqui!

Fê Costta - viaggio mondo

Nota 10!! Ainda não subí no Burj, mas pelas fotos começo a pensar que fazê-lo à noite é mais interessante que durante o dia!

Bjo grande e feliz 2011!! Que seja recheadinho de viagens!! wink

Tatyana
TatyanaPermalinkResponder

Oi Ricardo!
Gostaria de saber sua opnião sobre ir a Dubai com criança (1 ano e meio)? Será possível aproveitar a viagem? Obrigada!

Ricardo Freire

Você é quem conhece seu filho, Tatyana. Quem dita o ritmo de qualquer viagem é o bebê.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Vi ontem uma reportagem sobre a construção do The Dubai Mall. Sensacional!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

A montanha-russa interna já estava funcionando, Ricardo?

Ricardo Freire

Deve ser no Sega World, não cheguei a entrar.

Manddy
ManddyPermalinkResponder

No início de 2010, fui no parque da Sega, que fica dentro do Dubai Mall. Se for essa que vc está falando, Gabriel, ela estava aberta sim. Não é nada demais como as montanhas de Orlando, mas é divertida!
=D
Manddy
http://tourdubaiguide.blogspot.com/

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Eu imagino... mas é algo diferente. Igual a do NY NY em Las Vegas, que é muito legal.

Leda
LedaPermalinkResponder

Qual a maneira melhor e econômica de ir de Dubai para Abu Dhabi?Um dia todinho,é suficiente?Estou indo agora no início de fevereiro.Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leda! Existem passeios que você pega em Dubai. Também dá para ir de carro com motorista. Parece que o Comandante vai escrever sobre isso ainda este mês.

Soraya
SorayaPermalinkResponder

Oi Ricardo
Parabens pelo teu trabalho lindo no site todo e especialmente pela sessão que vc abriu sobre Dubai!!
Vale a pena divulgar o que esta cidade tem de bom e o que fez ela se tornar uma grande destino turístico no Oriente Médio.
Eu como moradora adoro o Dubai Mall, nunca canso de visitá-lo..sofro um pouco na andança entre o estacionamento e onde tenho que ir dentro do shopping. Mas vale a pena !!! E só ir no Promenade e assistir o Show das Fontes que a gente esquece o cansaço...
Visitem o meu site recheado de informações úteis e cultura em Dubai e os Emirados.

livia marcelli

nossa gente é muito inpressionante

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Ricardo, vou a Dubai na semana que vem , algum contato de um guia brasileiro por lá?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Fernanda! Não temos contato de guias brasileiros (talvez apareça um tripulante que tenha), mas não deixe de ver os relatos nota 10 do Bruno Vilaça https://www.viajenaviagem.com/2009/08/dubai-10-dicas-para-uma-superviagem-por-bruno-vilaca/ e da Claudia Liechavicius https://www.viajenaviagem.com/2010/08/dubai-revisitado-a-segunda-vez-da-claudia/ wink

Ivana Andrade
Ivana AndradePermalinkResponder

Bóia e leitores,
conheço uma guia brasileira fantástica em Dubai, a Vivian Survilla. Ela trabalha numa agência e também freelancer, e é uma fofa, bacana, competente e divertida.
Basta buscar seu nome no facebook e a encontrarão.
Aproveito o ensejo para constar aqui meu blog... estou apenas começando, depois de muitos anos com vontade de executar esse plano! Uma das primeiras viagens que estou postando é a de Dubai, em retrospectiva.
Conto com o seu apoio e o do Ric!
http://ivanaallaround.blospot.com.br

Ivana Andrade
Ivana AndradePermalinkResponder

ivanaallaround.blogspot.com.br

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Mais uma pergunta vi que vc fez o passeio no Deserto..achou que vale a pena?

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Olá !

Indico uma guia brasileira que mora em Dubai. O nome dela é Solange Barros.
Ano passado, qdo estive lá contratei os serviços dela. Fomos fazer o passeio no deserto, mas não é o mesmo oferecido pelas agências de viagem que vão para um acampamentos. Este passeio é num Hotel 5 estrelas liiiiiiiindo que fica no deserto. Vale a pena vc fazer!

Bjs

Guia em Dubai
Guia em DubaiPermalinkResponder

Olá pessoal
Peço a permissão do Ricardo para divulgar o meu trabalho como Guia de Turismo Credenciada em Dubai. Tenho um site que tem informações utéis para quem busca conhecer o que fazer em Dubai.
Me coloco à disposição para responder as perguntas e as dúvidas dentro daquilo que eu sei, sobre a cidade, a cultura, os costumes e até dar dicas para facilitar a vida dos viajantes ao emirado de Dubai e os outros emirados vizinhos.
Acredito muito no fato de que a pessoa deve pesquisar bem e ler sobre os destinos que pretende visitar e é para isso que decidí criar o site : http://www.guiaemdubai.com/
Grata
Soraya

Centro de Solicitação de Visto para Dubai (CSVD)

Para você que pensa em viajar para Dubai e não sabe com quem solicitar o visto, nós temos a solução!

Centro de Solicitação de Visto para Dubai (CSVD)

Informações no site: www.dubaivisa.net/brasil/portuguese/
Ou mande-nos um e-mail: dvpcinfosao@dubaivisa.net

Rua Major Sertório, 128, 7° andar - conj. 74
São Paulo - SP
CEP: 01222-000
Telefone: (11) 3257 7217
E-mail: dvpcinfosao@dubaivisa.net

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Para quem está programando uma viagem a Dubai, sugiro um lida no Falando de Viagem: http://www.falandodeviagem.com.br/viewforum.php?f=168
Conteúdo completo da cidade!

Priscila Reis
Priscila ReisPermalinkResponder

Oi gente,
Adorei Dubai!Apesar de ser uma cidade recente, com 40 aninhos de idade, achei incrível a velocidade e organização das coisas por lá. Ouço as pessoas criticarem muito dizendo que achou péssima, que não tem cultura, etc e tal...mas o que o Sheikh Rashid bin Saeed conseguiu fazer com aquelas areias do deserto é algo inacreditável. Também conheci Abu Dhabi e acho que será "A" cidade daqui a uns 5 anos, principalmente com a inauguração de um Louvre, um Guggenheim, um Museu do Oceano, e o maravilhoso museu sobre a história dos beduinos, em formato de penas de falção! Vi a maquete no Emirates Palace Hotel e fiquei boquiaberta!
Fiz um texto no meu site sobre Dubai com várias dicas na cidade. Espero que gostem: http://www.voali.com.br/site/ViagensInterna.aspx?id=485

Diego / Meus Roteiros de Viagem

O preço da atração At The Top subiu um pouco, para 125 dhs, mas ainda assim vale muito a pena. A visita ao mirante do Burj Khalifa é incrível!

Para quem tiver interesse em saber como é a visita, acabei de publicar um relato no meu blog:
http://www.meusroteirosdeviagem.com/2013/03/visita-burj-khalifa-dubai-emirados-arabes.html

Um abraço,
Diego

Cinco lugares muito altos para conhecer | Catamarã Turismo

[...] megacurioso; gizmodo; g1; exame; super. Posted in Listas Tags:ChinaEmirados ÁrabesJapãolistasNova [...]

Solange Barros

Ola! Parabens pelo site! Quero apresentar o maior portal de turismo de Dubai!!!! www.dubaicomguia.com ...

fatima
fatimaPermalinkResponder

Estive em FEV/2012 em Dubai com meu marido, e foi simplesmente inesquecível. Curtimos todas as principais atrações da cidade. Pretendemos ir novamente no Carnaval/2014, e conhecer também Abu Dabhi e o Parque da Ferrari. Dubai é simplesmente deslumbrante, que cidade surpreendente. Adoramos tudo.

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Oi Ricardo! Sou seu ouvinte assíduo. Parabéns e obrigado pelo serviço que vc presta praticamente de graça para nós. É certamente o mais útil dos programas de viagem. Eu gostaria de saber se vale a pena queimar 14 dias de férias de 3 anos acumulados em Dubai e arredores em Outubro deste ano e se vale a pena ir com pacote pronto. Conheço várias países incluindo Egito (em 1998). Sempre viajo por conta quase como vc costuma chamar "turista WAR" mas quase, nem tanto.rsss. Preciso muito aproveitar estes dias como férias de verdade e sabendo que o valor é alto gostaria de sua valorosa opinião. Abraço. Mauricio - Curitiba PR

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauricio! Quem responde é A Bóia. Você esgotará todas as atrações de Dubai em 5 dias. Dubai serve de hub para praticamente qualquer destino da Ásia.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá! Excelente post!
Só atualizando, o preço do Burj Khalifa subiu.
Comprando no site antecipadamente (pelo menos uma semana, me disseram aqui em Dubai), está 400 dirham, e na hora 500 dirham, para ir até o topo!

Nadhia
NadhiaPermalinkResponder

Estive no Burj Khalifa dia 09/01/15 e comprei o ingresso no site por 125 dirhams. Fui pela manhã cedo, não tinha mais ingressos para a tarde (comprei na véspera). Foi bom porque não teve nada de filas nem tumulto para ver a vista. Nos atrapalhamos um pouco porque o taxista nos deixou no próprio Burj Khalifa, e a entrada é somente pelo shopping.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar