Mercado de Natal em Munique: quase uma Dezemberfest

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Marienplatz, Munique

Ouço falar há muito tempo dos mercados natalinos da Alemanha (e também da Áustria, da Alsácia, das Dolomitas). Sempre intuí que seriam uma grande atração para temperar férias no frio europeu (e lamentei que acabassem no Natal, antes das férias do povo do Patropi).

A caminho de Marienplatz

Christkindlmarkt, Munique

Ao vivo e a cores, gostei ainda mais do que imaginava. Não sei se posso tomar todos os outros mercados pelo de Munique, mas o que vi na capital da Baviera foi muito, muito mais do que uma feirinha de Natal. Sei que vou ser criticado pelas meninas #loucasporpapainoel, mas adorei ter visto muito pouco Papai Noel (ou presépio, reis magos e quetais).

Christkindlmarkt, Munique

O que vi foi uma festa ao ar livre no inverno, com comilança e bebelança de primeira. À diferença da Oktoberfest, no mercado natalino a estrela não é a cerveja, mas o Glühwein, o vinho quente/quentão alemão. E o pessoal não bebe até cair, mas até esquentar.

Servindo Glühwein

Tomando Glühwein

Tá bom -- algumas das barracas de enfeites me impressionaram pela qualidade. E as de chocolate e amêndoas confeitadas são escandalosamente irresistíveis.

Christkindlmarkt, Munique

Christkindlmarkt, Munique

Christkindlmarkt, Munique

De novo: não sei como são as feirinhas das microcidades que têm mais turista do que gente. E mesmo em Munique só fui à principal, o Christkindlmarkt de Marienplatz e arredores, bem no centro. (Há inúmeras outras espalhadas pela cidade.) Mas a que vi me pareceu um grande happy hour com comidas e bebidas de Natal. Sensacional tanto para quem volta do trabalho para casa como para quem volta do passeio para o hotel.

Christkindlmarkt, Munique

Christkindlmarkt, Munique

(Se o seu hotel ficar na região da estação central, no caminho você vai passar por um ringue de patinação no gelo com um bar anexo. Vai um Glühwein aí?)

Rinque de patinação no centro de Munique

Ringue de patinação no centro de Munique

Só não entendi uma coisa, pessoal. Freqüentando um mês inteiro uma feirinha dessas, O QUE SOBRA PRO NATAL? Só a Missa do Galo, mesmo. Ou um spa...

Cantem comigo: Quando eu morrer, me enterrem na Lapônia / Quando eu morrer, me enterrem na Lapônia! Hic!

Christkindlmarkt, Munique

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


65 comentários

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Salud! Hic! Hic!
Despois de tanto frio uma boa calefação e um banho termais!

Toda a ciudade exala ar natalino! Lindo!

Deiatatu
DeiatatuPermalinkResponder

Oi Riq

Vc teve sorte com o tempo, pois com toda esta neve, o mercado fica com um charme a mais. É raro ter tanta neve antes do Natal.
Eu acho q a Alemanha é um dos países q mais comemoram o natal: tem adventscalender ( um calendário com chocolates, todo dia de dezembro tem q abrir uma portinha no calendario e achar a surpresa dentro q normalmente é chocolate).
Eu tbém adoro os mercados de natal, mas na minha opiniao os melhores mesmo sao os mercados de natal medievais com roupas caracteristicas e uma atmosfera medieval. Muitos deles sao em castelos o q torna tudo mais mistico ainda.
Neste link tem alguma info a respeito. ( eu já fui no de Hexenagger e recomendo ).

http://www.bargaintraveleurope.com/08/Germany_Christmas_Markets_Medieval.htm

Deiatatu
DeiatatuPermalinkResponder

Ah esqueci de mencionar! Nao esqueca de tomar o Eierlikörpunsch que é uma mistura com licor de ovo com chantily por cima.... muito bom!!

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Riq, todo ano vou à feira de Colônia (que é a mais proxima pra mim), mas acho que alegria, a festa é no mesmo estilo da de Munique. Eu adoro, e não pelas coisas de natal, mas pela festa mesmo.

Aqui na Bélgica tb tem feiras legais, em Bruxelas (que nao gosto muito, pois é muito espalhada), em Brugge e a minha favorita é em Leuven. Tb recomendo pra quem vem estiver turistando essa época por aqui !!

Carina-Senzatia

Riq, vc pegou bem o espírito do Natal alemao! Nikolaus (Papai Noel) aqui é coadjuvante, e como vc percebeu, nao faz muita falta!wink
E as feirinhas nas pequenas cidades nao mudam quase nada das grandes cidades, só em tamanho, o estilo é o mesmo e sao tao encantadoras quanto.
Um abraco pra vc e aproveite bem o frio!

Claudio Motta
Claudio MottaPermalinkResponder

Muito legal mesmo! Dá até vontade de passar um "friozinho"!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

AFFF, QUE FRIO, só de olhar!!

Mariana "de Toledo" _ @merel

Que beleza!

Natal com frio é que tem cara de Natal. Será que não poderíamos mover a comemoração para julho?

Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

hahaa. vc sabe que meu marido tem um problema sério em imaginar Natal sem neve, com calor... quando fomos para o Brasil no fim do ano, ele só topou ir se fosse depois do Natal. Então chegamos dia 26! smile

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Claudia e euzinha tenho exatamente o mesmo bloqueio com o frrrio, não adianta , meus desejos são cada vez mais cariocas .

Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

Concordei no seu post ali embaixo e vou concordar aqui de novo! Estou contigo... mas ele tem a desculpa que a mãe dele não pode viajar, então temos que passar o Natal na friaca com ela, mas por mim, eu me mandava no inverno daqui pra um lugar bem quentinho. Rio de Janeiro, de preferencia wink Fazer igual aos snow birds e migrar para o Sul.. wink

Erick
ErickPermalinkResponder

Numa dessas feiras topei até com uma ousada Heisse Caipi... Não tinha por aí? smile

Ricardo Freire

Hahahaha, não vi não. Heisse Frozen Margarita, já pensou? smile

Aline
AlinePermalinkResponder

Nossa que lindo!!
Que pena que eu estarei na Alemanha só depois do dia 26 sad

Aproveita bastante pela gte aí!!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Lindão !
Mas prefiro o fake- kitch : um solzão com mate gelado , papai noel suando, e neve de algodão lol

Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

tô contigo Sylvia.. já tive minha cota de natais congelantes, agora tá bom! smile

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Tô nessa também, nada como um calorzinho prá variar.

Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

As fotos estão lindas.. e já achei a pista de patinação pra convencer o Nicollas, meu filho mais velho, a ir a Alemanha. smile

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Realmente Alemanha na época do Natal é inesquecível! Disfrute muito!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Oi Xará, coloque uma letra depois do seu nome por favor que Cristina aqui os trips conhecem como uma carioca doida que vive dizendo isso para as Cristinas que apareceram depois dela wink

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Adorei! Sabe que adoro uma festa e quero provar esse Glühwein.
Eu não sabia da existência de feiras de Natal ate conhecer blogs de viagem e não sabia da proporção delas ate conhecer o blog da Angela Alemanha, por que não?
Fiquei com muita vontade de ir pra Europa nessa época. Por mais que nos falem que Europa no inverno não se aproveita tanto, ver as paisagens com neve, uma feira dessas, é bem diferente pra gente.,.

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Também não sei como são os mercados em outras cidades mas estive na Cidade de Luxemburgo (uma graça onde recomendo bastante ficar ao menos dois dias inteiros) na mesma época e o astral era o mesmo descrito pelo Ricardo e mostrado nas fotos. Parecia uma festa mesmo, algo bem local, natural, não fabricado para turistas. O Glühwein era onipresente, além de lojinhas com docinhos, chocolates, lingüiças etc. Tinha também uma pista de patinação enorme, um local para apresentações (corais, mini-peças de teatro). Um charme.

Constance Escobar

Uma das viagens que sonho fazer um dia é exatamente o tour pelos mercados de natal de Munique, Colônia e, especialmente, Nuremberg... Lindas fotos!

Oscar
OscarPermalinkResponder

Muito bacana... Todos os mercados natalinos que conheci na Alemanha tem esse mesmo jeitão.. O mais legal de tudo é voce ter pegou o mercado com bastante neve. No tempo que morei em Freiburg o mês de Dezembro o mercado de natal era uma desculpa para um happy hour depois da aula..
Espero que você tenha aproveitado bastante.. Eu sinceramente acho que a Alemanha tem o Natal mais lindo do mundo.. grin

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Pessoal, vou chegar em Colónia dia 23 para passar o Natal! Como não tenho família, estamos só eu e meu noivo, queria saber se no dia 24 eu encontro aberta alguma loja ou mercado para improvisarmos uma ceiazita no hotel. Será que rola, ou levo panetone na mala? rs...

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Nossa, muito fofo. O brabo é encarar o frio pra poder ver isso!

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Riq, obrigada! vou seguir a dica, na esperança de que o comércio esteja aberto no dia 24 (e no dia 31 também, mas já em Amsterdam!).

Ricardo Freire

Abre sim, o feriado é no dia seguinte.

Angela
AngelaPermalinkResponder

Mariana,
Cuidado que na Alemanha é feriado dia 25 E dia 26! Tudo fica fechado!

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Que lindo é o Christkindlmarkt de Munique! Olhando as fotos me bateu uma baita saudade dos tempos que residi aí. Comprou um Lebkuchen enorme? CarlaZ... o Glühwein é o nosso quentão e, realmente, neste frio é delicioso tomá-lo acompanhado com bolachinhas típicas desta época em formas de enfeites natalinos.
Ric, se for neste período a Nürnberg, visite o Christkindlmarkt deles, pois é famosíssimo! O que gostava também é o festejo do Advento que as famílias fazem, convidando os amigos para café da manhã em casa ou chá da tarde com bolo, Stollen ou Apfelstrudel + bolachinhas assadas em casa, chá e/ou Glühwein. O cheirinho de castanhas assadas no ar é inesquecível!E a neve dá o toque final a tudo isto. Curta bastante!

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

PS: Nikolaus (ou Papai Noel) tem seu próprio dia de comemoração, que é dia 06 de dezembro. Neste dia, os pais enchem as botas natalinas de doces, chocolates e algumas lembrancinhas para a criançada. Cantam músicas natalinas. A árvore de Natal é decorada no dia 24 (fiquei inconformada com isto....rsrrss). A sala é fechada, enquanto pai ou mãe decora a árvore e somente será aberta à noite para a troca de presentes e ceia (a minha não foi à meia noite como costume no Brasil). Não tem aquela fartura como nós temos, nem exageros em presentes. Foi isto que vivenciei, e no dia seguinte, todos se enfiam no carro e, no meu caso e de meus amigos alemães, fomos para os Alpes, onde passamos o reveillon.

Teté
TetéPermalinkResponder

adoro as feiras de Natal da Alemanha! tem umas bem legais na Suiça também! com comidinhas, bebidas e artesanatos. Fui em umas em Berna e arredores.
Viva o gluwein para dar aquela esquentada!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Riq, deu vontade de voltar a Alemanha nessa época! Adorei a sua foto (ou seja, vc nela!)

Fabíola
FabíolaPermalinkResponder

Riq, muito bacana o post sobre o mercado de Natal em Munique! =) Eu descobri a existência desta tradição desde que vim morar em Viena (há dois anos) e me tornei fã. O espírito de celebração toma conta das ruas durante todo o período do Advento e as pessoas participam, mesmo com neve, chuva e temperaturas abaixo de zero. É muito bom! Como você disse, é um ótimo pretexto para um happy hour...
A propósito do tema, há alguns meses eu pedi sugestões de lugares legais para se visitar na Europa durante a época do Natal. Minha ideia era aproveitar as feiras de Natal, tomar Glühwein (ou seu similar), experimentar comidas e vivenciar o "espírito de Natal". Gentilmente, você e o Oscar sugeriram a Alemanha. Sabiamente, eu e meu marido acatamos a sugestão. Como acabamos de voltar, vou deixar neste post o feedback, já que me parece apropriado ao tema. =)
Ao todo, ficamos 8 noites na Alemanha: 2 em Munique (que já conhecíamos), 3 em Nuremberg (com bate-volta a Bamberg), 2 em Rothenburg ob der Tauber (com bate-volta a Würzburg) e 1 em Augsburg (com uma passadinha em Dinkelsbühl). Como você pode ver, algumas das cidades fazem parte da famosa Rota Romântica. Todas elas têm um centro antigo (Altstadt), algumas têm castelos e muros. Todas são encantadoras.Ah, claro, todas têm feiras de Natal! =)
O preço a pagar pela época escolhida é o clima: pegamos neve, chuva e muitos dias nublados. Só nos encontramos com um sol muito tímido em um dos dias em Rothenburg. De qualquer forma, adoramos a experiência! Apesar do frio e da chuvinha fina, tentamos aproveitar os mercadinhos de Natal ao máximo!
Minhas impressões: Nuremberg parece receber mais turistas por causa do Natal do que outras cidades que visitamos. Vimos muitos japoneses, espanhóis e americanos. Os italianos estão em toda parte (inclusive em Viena!), então só posso concluir que eles também amam o Natal germânico! =)
Para mim, a cereja do bolo foi Rothenburg, que é uma das cidades mais românticas que já conheci. Pequenina e murada, com construções medievais muito bem preservadas e um mercado de Natal muito fofo. O cenário de contos-de-fadas ficou completo com a neve. Lindo mesmo! Pretendo voltar a esta cidadezinha charmosa em outra época do ano.
Aviso àqueles que nunca foram a Munique: dois dias é pouco. Acrescentem mais um dia para ir até Füssen e conhecer o o Neuschwanstein (um castelo belíssimo). Como já havíamos feito este passeio anteriormente, aproveitamos para ver atrações da cidade que não conhecíamos (o castelo de Nymphenburg e a Neue Pinakothek) e curtir bastante os mercados de Natal.
Em tempo, Riq, acho que quase nos esbarramos por lá. Estive em Munique nos dias 4 e 5 de dezembro. Pena! Eu teria adorado uma mini-ConVnVenção regada a Glühwein! =)
Mais uma vez, obrigada a você e ao Oscar pelas sugestões.
Um beijão

Oscar
OscarPermalinkResponder

Fabíola
Que legal que voce aproveitou as dicas e curtiu bastante estes 9 dias na Alemanha. Nesta época do ano o clima as vezes atrapalha um pouco, mas é muito de sorte também..
O Mercado Natalino de Nürnberg é juntamente com o de Dresden os mais famosos da Alemanha. Isso acaba se transformando num verdadeiro imã para os turistas. Todas as cidades sejam elas pequenas médias ou grandes tem seu charme e algumas peculiaridades. Mas o Glühwein é algo que não pode falatam em nenhum deles grin

Ricardo Freire

Fabíola, estaremos em Viena de 19 a 22! De repente a gente se encontra!

Fabíola
FabíolaPermalinkResponder

Riq, eu adoraria! =) Eu não sabia da sua passagem por Viena! Vem conferir o Natal austríaco? Vou avisando que hoje nevou pra caramba (tanto que minha sacada está repleta de neve!). Se precisar de algo aqui em Viena, sinta-se à vontade em pedir. Você pode me contatar no Twitter, se preferir: @fabi_pe.
Nossa, encontrar o Comandante... Que honra! =)
Beijos

Ricardo Freire

Já tô te seguindo!

Simone
SimonePermalinkResponder

Oi, Fabíola!
Gostaria de saber como é a época de Natal em Viena. Moro em Londres e pretendemos viajar com nossos dois filhos (de 5 e 10 anos) para curtirmos os mercados de Natal. O frio é brabo demais pras crianças? Alemanha ou Áustria, o que você acha mais bacana? Obrigada!!! Um beijo,
Simone.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Faz zero grau todas as noites, e a temperatura máxima vai a 6, 7 graus... tanto na Áustria quanto na Alemanha.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Ai, deu muita vontade de ir, que delícia! Não conheço muitas mas sou super fã de feiras de Natal. Conheci as de Viena (tem várias) e de Salzburg e o astral é meio parecido. Vinho quente, barracas com enfeites lindos, pista de patinação... Aproveite, nós ficamos lendo e sonhando acordados!

Cinthia Rangel

Amei as fotos e a feira!
Estou até pensando em ir para lá em dezembro do ano que vem. Quem sabe em mais uma promoção de emissão de passagens pela TAP, com milhas pela metade?
Ab,
Cinthia.

Sheila Machado

Ai que vontade que dá!

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

As idéias desse post são excelente. Queria tirar mais algumas dúvidas em relação a essa viagem no mês de dezembro, com objetivo de curtir a Alemanha pré Natal mesmo. Quem puder ajudar (tem vários experts em Alemanha aqui), agradeço. Dá pra ficar mais ou menos centrado em Munique e fazer algumas das pequenas cidades da Rota Romântica de trem? Não estou muito afim de alugar carro e encarar nevascas na estrada e correntes em pneus, etc. Dá pra "turistar" em Munique no inverno? Quais cidades mais bacanas perto de Munique recomendam conhecer? Também não tenho pressa nem preciso conhecer tudo na mesma viagem. Só quero curtir mesmo o clima natalino. Obrigada Paula

Ricardo Freire

Paula, o frio não deixa você ficar o tempo todo na rua, mas o clima natalino compensa.

Munique tem uma série de bate-voltas possíveis. Entre os mais populares estão Neuschwanstein (2h) e GArmisch-Partenkirschen (1h30).

A Ângela Arten-Meyer do "Alemanha por que não" acaba de lançar um guia com tudo sobre a cidade e mais 40 lugares nos arredores (por coincidência, estou fazendo o post neste momento).

O coração da Rota Romântica (tipo Rothenburg ob der Tauber) é mais difícil de chegar de trem; dá entre 2h40 e 3h de Munique, por causa do intervalo entre baldeações. Mas de repente você pode montar uma basezinha em Nuremberg (Nürnberg) de uns dois dias. Nuremberg fica a 1h10 de Munique (dá um bate-volta também; a Angela elogia muito a cidade), e de lá Rothenburg está a 1h (bate-volta perfeito).

Antes de voltar dá pra ir a Salzburg, que também está a 1h30 de Munique e de repente vale um ou dois pernoites.

Todos os bate-voltas podem ser feitos com o Bayern Ticket (saindo depois das 9h), que sai 29 euros para até cinco pessoas viajando juntas durante todo o dia em trens regionais (inclusive para Salzburg). De todas essas rotas mencionadas, só não vale nos trens rápidos entre Munique e Nuremberg.

Considere também um German Pass; vale também a Salzburg e daí não há essa questão de horário, só de dias de validade.

https://www.viajenaviagem.com/2011/03/bate-volta-de-munique-a-garmisch-e-zugspitze-por-andre-lot/
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/passo-a-passo-como-ir-de-munique-ao-castelo-de-neuschwanstein/
https://www.viajenaviagem.com/2010/01/frankfurt-e-heidelberg-pra-marcie/
http://www.alemanhaporquenao.com/
http://mauoscar.com/category/europa/alemanha/page/3/

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Riq, que legal! Obrigada pela pronta resposta. Eu acho que ficar em Nuremberg é realmente melhor mesmo. Coincidentemente estava olhando o blog da Ângela agora. Muito bacana mesmo. Se essa viagem vingar esse ano, vou precisar da ajuda dela e de vocês. beijao

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Ricardo, bom dia.

Estas feiras de Natal e Fim de Ano são muito bacanas, tive a oportunidade de visitar este tipo atração em Praga, Budapeste e Varsóvia/Cracóvia.
Adorei esta de Munique.

Abraço.

Heitor Campos de Andrade

Tor, adorei saber...desses mercados de Natal, que tal irmos realmente para Alemanha.Dúvida Cruel.....

Stefano
StefanoPermalinkResponder

Uhuuuul!!!
Melhor escolha que eu podia ter feito!
Chegar dia 14 na Alemanha, bases em Munique e Berlim at[e o ano novo...

Nicole Plauto
Nicole PlautoPermalinkResponder

Olá, nesse blog tem relatos sobre mercados de Natal em Berlim: http://vivaberlim.wordpress.com/category/mercados-de-natal/
wink

Christiane
ChristianePermalinkResponder

Estarei no próximo dezembro em Munique. Sabe dizer quando começa essa feira?

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Riq,

se eu for em novembro, eu já encontro essas feiras e decoração natalina?! É tipo Brasil, que antecipa a decoração já em outubro?

Beijos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eneida! Começa na última semana de novembro, variando de cidade para cidade. Em Munique começa dia 25.

Veja o calendário das principais cidades aqui:
http://www.germany-christmas-market.org.uk/

Felipe Wainer
Felipe WainerPermalinkResponder

Qual igreja ou local, que eu conseguiria, assistir, participar em Paris. Vivenciar uma bela noite de Natal em Paris. Um espetáculo para "encher os olhos". Estaremos em dois casais e uma sobrinha de 13 anos.
Obrigado pela atenção
Felipe Wainer

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Este é um post sobre Munique. Para a gente poder manter o site organizado, será que você não coloca a sua perguntinha em uma página relacionada a Paris?
https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire/

Obrigada grin

Sua pergunta e a minha resposta serão apagadas.

Aline
AlinePermalinkResponder

Alguém já foi no Tollwood Winter Festival? Vou passar o reveillon em Munique e pensei em passar a virada do ano lá. Será que alguém teria laguma dica?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Eu achei esse mercado o máximo!!! Pena que nem tenho tantas fotos pq ainda tinha máquina de filme!! hahaha

Laís
LaísPermalinkResponder

Boa noite,
Queria saber quando começa as feiras de Natal em Frankfurt, Munique e Berlim, tenho muita vontade de conhecer e irei em 17 a 18 de novembro, 19 a 22 de novembro e 26 a 30 de novembro, será que tenho como aproveitar?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laís! Este site traz as datas (a maioria começa na última semana de novembro):
http://www.christmasmarkets.com/Germany.html

Heloisa Vidigal

Oi!
Chegaremos em Munique no dia 24/12!!! Pelo que li a feirinha vai estar aberta, thanks God! Vc saberia me informar se tem Missa do Galo ou ainda algum lugar com ceia? E nos dias 25 e 26, alguma sugestão?Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heloisa! Seu hotel poderá indicar! Mais dicas sobre Munique aqui: https://www.viajenaviagem.com/destino/munique/

Destino Munique

Olá Bóia,
Pesquisando outro destino aqui no Viaje na Viagem me deparei com este post, adorei a abordagem! Realmente é um DEZEMBERFEST smile
Abs!
Camilian

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Conheci essa maravilha ano passado, fiquei 7 dias em Munique e deixei de ir em vários lugares apenas pra ficar no Mercado de Natal! É apaixonante! Não imaginava tbm que ia gostar TANTO! Vinho quente com chantilly...hummmmmm

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar