A querida Eunice pede dicas para repassar à sua filhota Eunicinha, que tem 16 anos e vem passear em São Paulo com uma amiga de 20.
A turistagem básica -- Mercadão Central, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca do Estado, MASP, Liberdade, Ibirapuera -- já foi feita em viagens anteriores. O que ela busca são dicas bacanas de passeios compatíveis com a idade da filhota, por regiões e horários seguros.
Bora ajudar?
De minha parte, eu indico a Galeria Melissa, na Oscar Freire, que periodicamente muda a fachada e a ambientação, sempre a cargo de um artista de vanguarda (a foto do post foi gentimente surrupiada do site da galeria).
De dia vale a pena enfrentar a ladeira da Augusta, dos dois lados da Paulista, para ver as lojas alternativas (sobretudo as colaborativas, como a Endossa e o Mercado Mundo Mix) que estão pipocando na rua.
Um lugar bacana para almoçar no Baixo Augusta (cinco quadras abaixo da Paulista, em direção ao centro) é o Kebabel, na esquina com a Fernando Albuquerque. Do outro lado, nos Jardins, eu experimentaria a Z-Deli, na Lorena, que é a deli mais nova-iorquina de SP.
A região da Paulista e Jardins tem três megalivrarias que funcionam como passeio -- a Fnac Paulista na Santos, a Livraria Cultura no Conjunto Nacional e a Livraria da Vila na Lorena. Outro ótimo programa-cabeça na região é o cineminha Reserva Cultural, que tem programação de arte, no prédio da TV Gazeta, na av. Paulista.
A cidade tem muitos musicais em cartaz. Estão falando bem da versão brasileira de Mamma Mia.
E no quesito shopping, o imperdível (talvez mais para ver do que para comprar) é o Cidade Jardim. Fica longe, mas vale os R$ 30 da corrida de táxi.
A Val dá dicas do Itaim: pegar um cineminha no Kinoplex, traçar um temaki na Temakeria & Cia. e passear no Parque do Povo. E recomenda também (eu endosso!) a feirinha da Praça Benedito Calixto, sábado à tarde em Pinheiros.
A Adri Lima reforça a Pinacoteca do Estado (sempre tem uma exposição nova), acha que garotas também vão amar o modernérrimo Museu do Futebol, no Pacaembu, e indica a padoca mais cultuada da cidade, a Bella Paulista, para lanches a qualquer hora.
E você? Que dica dá para uma garota adolescente em São Paulo? Mande ver!
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
68 comentários