América do Sul: RG ou passaporte?

Entrando no Uruguai com passaporte

Existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade.

Ou seja: dá pra viajar (por ordem alfabética) pra Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela só com RG original.

A carteira de motorista só é aceita na fronteira de Foz de Iguaçu, mas permite viajar no máximo 30 km território argentino adentro. (Não há controle na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.)

Porém… a questão é cheia de pegadinhas. Para começar, a carteira de identidade precisa estar em bom estado. Você tem que estar reconhecível na foto. Há quem diga que só as carteiras emitidas há menos de 10 anos têm validade. (Esta parece ser uma lenda urbana, ou pelo menos uma regrinha válida apenas para argentinos em viagem.)

O grande defeito desse acordo é que a validade da carteira é decidida ao bel prazer de quem tem o poder de deixar você passar ou não. Desde o funcionário do check-in da cia. aérea (ah, não posso deixar a senhora embarcar com essa carteira velha não) até o guardinha da fronteira do país X com o Y que pode alegar isso ou aquilo pra descolar uma propinazita.

Minha recomendação: faça um passaporte. Renove sempre o seu passaporte antes de 6 meses do vencimento. Viaje sempre com o seu passaporte. Mesmo que seja pra Argentina ou pro Uruguai.

Um passaporte dentro da validade nunca é questionado. Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos.

E viajando com o passaporte você pode deixar o dito cujo no cofre do hotel e sair na rua, aí sim, com o seu RG.

Resumindo: dá, sim, pra viajar pra qualquer lugar e atravessar qualquer fronteira na América do Sul (fora as Guianas) só com carteira de identidade. Mas vá com o passaporte. É muito melhor.

Leia mais:

Passagens mais baratas para a América do Sul no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

383 comentários

Olá, tenho uma viagem para o Uruguay agora em junho,
o meu RG foi expedido em 1986, e não tenho passaporte, gostaria de saber se haverá algum problema.

grato.

    Olá, Fernandes! Releia o texto. Se não reconhecerem você na foto, pode dar problema.

… lembrando que CNH não é RG … aqui no Brasil costumamos passar CNH como documento de identificação, porém não é possível passar com CNH para fins de identificação nos países vizinhos … se for de carro leve os dois e não se esqueçam da licença de direção internacional ….

Pretendo ir para o Chile de Camionete (F250 4×4), vou eu e minha esposa.

Há problema para circular com o veiculo neste trajeto?

A CNH é valida?

Aguardo

Carlos Mello
Sintegra Surgical Sciencies
P&D Medical Area
+ 55 14 34052319
+ 55 14 81757574
Skype: carlos.mello48
[email protected]
https://www.sintegrasciencies.com.br

    Olá, Carlos! O carro precisa estar no seu nome. Você precisa fazer o seguro Carta Verde e equipar seu carro om as exigências de equipamento do Chile.

Boa noite. Estou com uma dúvida. Estou de viagem marcada para o Chile com ida dia 18/06 e retorno dia 25/06. Minha identidade é emitida pelo Detran e me parece que para viagens no Mercosul só aceitam a identidade emitada pela SSP. Meu passaporte é o antigo e está válido até Out/13. Não achei nada que confirmasse a questão: para entrar no Chile, posso usar um passaporte com menos de 6 meses de validade? Agradeço muito a ajuda. Grande abraço.

Olá, meu caso é o seguinte: casei e o passaporte – que esta valido – tem o nome de solteira e a passagem foi emitida com o nome de casada. Posso embarcar com a CNH e passar pela imigração com o passaporte? Consegui agendar a retirada de um novo RG, mas a entrevista para o passaporte sera apenas 7 dias antes da viagem, então dificilmente terei ele a tempo. Alguma sugestão?

    Olá, Isabela! A CNH não é aceita. Viaje com a identidade, se não conseguir o passaporte novo a tempo.

Moro em Santa Maria -RS e carimbei meu passapot no uruguai somente na entrada>
Preciso carimbar a saída?
Onde carimbo?

    Olá, Paulo! Ao sair devem carimbar seu passaporte. Se você já saiu e não carimbaram, não há como carimbar retroativamente e também não haverá nenhum problema.

Óla,paguei 100 pesos para entrar no brasil,porq meu dni argentino tava vencido,queria saber se posso viajar com minha identidade brasileira,e se vou pagar alguma multa ou tipo assim!obrigado

    Olá, Cristina! Pela lei brasileira, a carteira de identidade não tem prazo de validade.

Estou indo para a Argentina agora no final do mês com a minha esposa, acontece que a passagem dela foi emitida com o nome de solteira, e renovamos o passaporte recentemente, em que consta o nome de casada. Ela possui RG emitido em 2002, em boas condições, com o nome de solteira.
Terei problemas? É melhor apresentar passaporte ou RG, nesse caso?
O funcionário da agência aconselhou tentar tirar um novo RG com nome de solteira, mas nem sei se isso é possível, e já vi que não daria tempo.
Obrigado!

    Olá, Thiago! Para o check-in, basta que o nome que esteja na passagem esteja contido no passaporte. Se o nome de casada não eliminou o sobrenome de solteira, o agente do check-in não encrencará (até porque, nos países de língua espanhola, o sobrenome que vale é o do meio…) Mas leve o RG por via das dúvidas. (Tirar um novo RG com um nome que ela não tem mais não me parece uma boa idéia.)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito