América do Sul: RG ou passaporte?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Entrando no Uruguai com passaporte

Existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade.

Ou seja: dá pra viajar (por ordem alfabética) pra Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela só com RG original.

A carteira de motorista só é aceita na fronteira de Foz de Iguaçu, mas permite viajar no máximo 30 km território argentino adentro. (Não há controle na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.)

Porém... a questão é cheia de pegadinhas. Para começar, a carteira de identidade precisa estar em bom estado. Você tem que estar reconhecível na foto. Há quem diga que só as carteiras emitidas há menos de 10 anos têm validade. (Esta parece ser uma lenda urbana, ou pelo menos uma regrinha válida apenas para argentinos em viagem.)

O grande defeito desse acordo é que a validade da carteira é decidida ao bel prazer de quem tem o poder de deixar você passar ou não. Desde o funcionário do check-in da cia. aérea (ah, não posso deixar a senhora embarcar com essa carteira velha não) até o guardinha da fronteira do país X com o Y que pode alegar isso ou aquilo pra descolar uma propinazita.

Minha recomendação: faça um passaporte. Renove sempre o seu passaporte antes de 6 meses do vencimento. Viaje sempre com o seu passaporte. Mesmo que seja pra Argentina ou pro Uruguai.

Um passaporte dentro da validade nunca é questionado. Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos.

E viajando com o passaporte você pode deixar o dito cujo no cofre do hotel e sair na rua, aí sim, com o seu RG.

Resumindo: dá, sim, pra viajar pra qualquer lugar e atravessar qualquer fronteira na América do Sul (fora as Guianas) só com carteira de identidade. Mas vá com o passaporte. É muito melhor.

Leia mais:

383 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Nathalia
NathaliaPermalink

Eu vou viajar para Colombia proxima semana e estou cheia de duvidas de como deve ser na imigracao! Eu irei com meu passaporte novo, mas nunca viajei para nenhum pais da america do sul(somente viajei p/eua)e irei passar 20 dias na colombia na casa do meu namorado.... Quais sao as perguntas da imigracao e o que eles exigem para entrar???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nathalia! Vá tranqüila, não pedem nada. Só há problema na imigração em países que exigem visto ou suspeitam que você possa ser candidato a imigrante ilegal.

Selma
SelmaPermalink

Olá,
saberia me informar onde faço download do formulário de entrada na Argentina e Chile. Acho que isso agilizaria o tempo nas aduanas, visto que vou para a Patagônia e é um verdadeiro entra-sai de Argentina-Chile. Desde já agradeço a sua atenção.

Artur Rabelo
Artur RabeloPermalink

Muito agradecido, A bóia. valeu mesmo.

Rafael
RafaelPermalink

Olá.
por favor, preciso de ajuda!!!
Estou querendo ir a Buenos Aires em Janeiro, mas estou com muito medo!
Não tenho passaporte mas vou tirá-lo antes de ir, mas tem gente que fala que o passaporte precisa ter 6 meses no minimo para poder ser valido.
Se eu for com o RG (que está novinho também, e bem conservado), será que mostrando o passaporte mesmo sem ter 6 meses eu consigo viajar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! A história é outra: para permitir a entrada do turista, alguns países exigem que o passaporte seja válido no mínimo por mais seis meses contando da data da viagem -- isto é, o documento deve ter ainda seis meses até expirar.
No seu caso, com um passaporte novo em folha não há qualquer risco wink

ola, baby
ola, babyPermalink

ola,to indo pra buenos aires amanha, eu to com um pouco de medo pq to sem passaporte e minha identidade tem menos de um mes, sera que consigo entrar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Baby! wink Não há problema algum em sua carteira de identidade ser recente. Use passaporte nas próximas viagens. smile

cristiane da rocha meira

minha filha perdeu o passaporte vou a venezuela .gostaria de saber de so com o RG e possivel passar na fronteira moro em manaus

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! O Comandante recomenda viajar com o passaporte, para não depender da boa vontade de agentes da imigração. Mas ela pode conseguir entrar com a identidade, também.

vinicius
viniciusPermalink

boa noite, estou com passagens e hoteis pagos para punta del este e buenosaires, para o dia 03/01/12, posso embarcar com RG emitido em dezembro de 1998 ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Recomendamos viajar com passaporte para não haver problemas na imigração. Leia o post acima para ver as recomendações do Comandante wink

Nathalia
NathaliaPermalink

Vc teve problemas quanto a isso? Estou com a mesma dúvida!

Raquel
RaquelPermalink

Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Estou indo para Santiago em fevereiro com meu filho de 14 anos. Para ele , na imigração, basta apenas o RG, correto ? não quero tirar passaporte para ele agora devido a fila e valores, já que não há expectativa de uma nova viagem ao exterior em menos de 12 meses.
Tem alguma dica do que fazem em Santiago com adolescentes ?

Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! O passaporte tem validade de 5 anos. O seu filho precisa estar reconhecível na foto, se for muito antiga pode dar encrenca.

Leia sobre Santiago a partir desta página:
https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire

Leia também:
http://chileparacriancas.blogspot.com/

marcelo pelizzari
marcelo pelizzariPermalink

viajo todo mes para varios paises do mercusul y so uso minha carteira de identidade ,nao neceista de passaporte neñun

Etra
EtraPermalink

Estou indo para Santiago dia 18/01 , vi q meu passaporte vence dia 25 /05 . Será que poderei viajar ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Etra! Leve também a sua carteira de identidade (não pode ser carteira de motorista).

Edouard Darbellay
Edouard DarbellayPermalink

Ola:
Ja estou com viagem marcada aos USA, e descobri que o passaporte brasileiro vence em 2 meses.
Porém possuo passaporte europeu e nunca tive nenhum problema em usado para entrar dos USA.
Posso sair do Brasil e depois entrar de novo usando o RG, e nos USA apresento o passaporte europeu de sempre?
O problema seria do sair e entrar no bBrasil, mas isso já se faz, certo?

Obrigado por idéias.
Edouard

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edouard! Nos Estados Unidos você pode entrar com o passaporte brasileiro enquanto estiver válido, não há problema (é uma exceção, porque quase todos os países exigem 6 meses de validade).

Você também pode entrar com seu passaporte europeu, mas precisa pedir uma autorização de entrada chamada ESTA. https://esta.cbp.dhs.gov/esta/

Você entra e sai dos EUA com seu passaporte europeu, mas na volta ao Brasil precisa entrar com passaporte, RG não serve.

Rafael
RafaelPermalink

Olá, estou indo pra Bs As e a minha agencia disse que posso entrar no país tranquilamente com o meu RG, mas para trocar alguns reais nas casas de cambio ou no banco de la nacion eu necessito do passaport e do RG junto?

Desde já obrigado pela atenção!

Rafael.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Você pode trocar dinheiro com o seu RG, mas precisa apresentar também o formulário de imigração carimbado na chegada.

Laura
LauraPermalink

Ola, estou indo para Buenos Aires amanha e perdi meu rg, posso viajar apenas com o passaporte novo ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laura! Claro que pode grin

Rodolfo Mello
Rodolfo MelloPermalink

Boa Noite. Viajo em lua de mel dia 23/01 e tive meu passaporte roubado hoje, dia 20. O problema é que meu RG tem mais de 10 anos e eu tinha 14 anos, e tenho 26 hoje. Será que consigo entrar em Buenos Aires? Existe algo que em possa fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodolfo! Como está dito no texto, não há regra escrita dos 10 anos para brasileiros. Normalmente o maior risco é não deixarem você embarcar aqui. Leve o B.O. do seu passaporte roubado caso impliquem com você no check-in, e #oremos.

Elisama Castro
Elisama CastroPermalink

Olá.. Estou com Viagem marcada para o Equador em Julho e gostaria de saber se é necessario visto para entrar no país ou somente o passaporte?! Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elisama! Não é necessário visto. É preciso levar o passaporte.

Nivia
NiviaPermalink

Só dando um apoio à "lenda urbana" dos 10 anos. No site da anac eles dizem: "Os brasileiros que forem para Argentina, Chile, Paraguai ou Uruguai devem apresentar ou o passaporte válido, ou o registro de identidade original, emitido pelo órgão de segurança pública estadual. É importante destacar que o registro de identidade deve estar em bom estado de conservação e com foto que identifique, com clareza, o portador. Nesses casos, cópias não serão aceitas."
Ou seja, nada de prazo de 10 anos, mas concordo totalmente com o Ric, se pode ir com passaporte melhor! Se puder levar os dois melhor ainda!

naara
naaraPermalink

oi estou querendo fazer uma viajem para buenos aires na semana santa mais ainda nao enho passaporte.eu tenho a possibilidade de viajar so com meu RG?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Naara! Brasileiros podem viajar com o RG, como está escrito no texto. Podem encrencar com fotos antigas? Podem. Por isso recomendamos o passaporte. Mas em princípio o RG é mais do que suficiente.

Sophia I.L
Sophia I.LPermalink

Bom dia. Vou viajar e passar a fronteira da Argentina e Paraguai.
tenho uma pendência na Receita Federal (caí na malha Fina e não consegui os dctos) quero saber se posso ser barrada na alfândega?
0brigada.

Marcelo
MarceloPermalink

Meu passaporte vence em nov/2012, e viajo em abril 2012 para Chile e Argentina, ou seja, 7 meses de validade ainda.
Vale a pena renovar logo meu passaporte?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Nunca é bom ter passaporte com menos de 6 meses de validade. Um passaporte com 6 meses de validade na prática não serve para quase nada. Renove já -- não é nem por causa dessas viagens. É por causa de alguma outra que pode rolar.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/vacina-contra-febre-amarela-nao-espere-ate-precisar/

Nathalia
NathaliaPermalink

Olá, minha carteira de identidade já tem 13 anos. Vou viajar para a Argentina daqui a 11 dias. Fiz minha 2a via da identidade, mas não ficará pronta até a data. Pesquisei bastante na internet e li um acordo do Mercosul que diz o seguinte:
"O prazo de validade dos documentos aceitos será o estabelecido nos mesmos pelo Estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, entender-se-á que os documentos mantém sua vigência por prazo indeterminado. Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância."
Tenho carteira de trabalho, que contém minha foto e o número da minha identidade. Será que poderia apresentar ambos os documentos: identidade e carteira de trabalho? Teria problemas quanto a isso, diante do exposto? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nathalia! Os porquês de o Comandante recomendar o uso de passaporte estão no texto acima. É sempre melhor não ficar vulnerável aos humores do agente da imigração.

Sara S.
Sara S.Permalink

Ola Boia...
Estou num perrengue... Casei há 3 anos e meio e ate hoje não fiz meus documentos com o nome novo. Marquei a entrevista para o visto americano no dia 11/02 e to com viagem para o Uruguai no dia 18/02. O bilhete aereo veio no nome de solteira, so que meu RG é de qdo eu tinha 13 anos... e fui informada que talvez que caso me concedam o visto eu não recebo meu passaporte a tempo da viagem. Será que eu consigo fazer um RG novo com o nome ainda de solteira? Vc tem alguma ideia/solução pra mim?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sara! Já que você tem tempo, tenta fazer esse RG novo, assim você não perde o sono.

Isaura Melo
Isaura MeloPermalink

Olá, sou portuguesa,porém morono Brasil a 50 anos. Tenho Certificado de Igualdade de Direitos,por isso meus documentos são todos do Brasil, porém no RG consta que sou portuguesa. Meu passaporte é portugues, tenho também identidade portuguesa. Posso viajar para a Colombia com esse passaporte? Preciso de visto? No caso apresentaria a identidade portuguesa também?
Por favor esclareça-me. Cada pessoa diz uma coisa diferente.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isaura! Portugueses não precisam de visto para a Colômbia. Basta ir com seu passaporte, mesmo.

Fernanda
FernandaPermalink

Olá!!! minha viagem está marcada para 09/02/2012 e meu passaporte vence em 28/02/2012, só que volto dia 18/02. Vou de navio!!! será q tem problema!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Aconselhamos o uso do passaporte para viagens na América do Sul, mas você também pode viajar com o seu RG.

Para viajar com passaporte é preciso que tenha validade de 6 meses. Nunca deixe seu passaporte tão perto do vencimento, você pode deixar de aproveitar oportunidades de viagem.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/vacina-contra-febre-amarela-nao-espere-ate-precisar/

claudio
claudioPermalink

Olá,perdi o rg depois o encontrei,mas fiz boletin,preciso tirar 2 via,tenho que viajar para Colombia,e ñ vai dar tempo de retirar outro.Posso viajar somente com o passaporte.Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudio! Se o passaporte tiver 6 meses de validade posterior à data da viagem, claro que pode. Leia o texto. O passaporte é preferencial.

Victor Mauricio
Victor MauricioPermalink

você esqueceu de citar também o Peru como país destino

Denise
DenisePermalink

Olá, preciso viajar a Argentina , pq meus dois filhos maiores vão estudar lá. Acontece que tenho que levar junto minha filha de 13 anos, e como o pai está ausente há muitos anos , não consigo autorização dele, somente via judicial,o que levaria mais de um mês,será que existe alguma possibilidade de eu entrar na argentina sem a autorização?Existe alguma fronteira que não faça o registro de entrada? Se conseguir entrar com ela na argentina sem fazer os papeis, terei algum problema na volta ao brasil?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! Não há outra resposta a dar senão: siga a lei.

Denise
DenisePermalink

Eu pensei em atravessar a fronteira de puerto iguassu ,o controle é muito rígido ?
Há que passar pela aduana do brasil também na saída ?

Adriano
AdrianoPermalink

Caros,

Saí da Bolívia num dia em que era "FERIADO" na fronteira deles, e não dei a saída com a documentação, ou seja, ainda estou na Bolívia tecnicamente. Como proceder para regularizar a situação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriano! Não há problema.

Fabiana
FabianaPermalink

Tem problema sim., eu postei aqui a poucos dias com relação a isso e não foi postado.
Olha só Adriano caso vc vá entrar pela própria fronteira talvez vá ter que pagar suborno mesmo.. indico que leve uns 50 reais...
Se for de avião vai ter que pagar 300 bolivianos quando for voltar para o Brasil ou suborno de novo..
Mas nao sei como solucionar o problema, postei aqui mas nao obtive resposta.

Péri
PériPermalink

eSTOU INDO PRO PERU E BOLIVIA MES QUE VEM , MAS NAO TO MUITO AFIM DE TIRAR O PASSAPORTE POR CAUSA DO VALOR , ME DISSERAM QUE FICA 160 REAIS PRA TIRA-LO
ALGUEM CONFIRMA ?
ABRAÇO

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Péri! Custa isso mesmo.

Por favor não escreva em maiúsculas na internet, é como se você estivesse gritando.

Erika Ramony
Erika RamonyPermalink

Olá por gentileza gostaria de umas dicas se vc puder.
Em junho viajo com minha irmã pra Buenos Aires pela 1ª vez, pra passar 5 dias, planejo levar 1,500R$ comprados em dólar e logo trocar la no País por peso argentino, vc acha que da pra gente gastar com comida, bebida pequenos passeios e comprar coisinhas tipo perfumes? Ou teria que ser mais? É q estamos perdidas em relação a valores, ñ somos mto de gastar. Ja to com hotel e passagem paga. Obrigado

Juliana
JulianaPermalink

Boa noite!
Gostaria de viajar a Punta no feriado de carnaval, minha identidade foi emitida em 2006 e minha foto está bem reconhecível, não deixa dúvidas de que a pessoa da foto sou eu, e tbm está em ótimo estado de conservação. Pensei em renovar, mas não dá mais tempo...Posso ir tranquila?
Att
Juliana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Se não dá mais tempo de fazer um passaporte, viajar tranqüila é melhor do que viajar nervosa mrgreen Brincadeiras à parte, você não deve enfrentar problemas.

Luciana
LucianaPermalink

Estamos de passagem comprada para sábado 18/02 a buenos Aires e fiquei sabendo hoje da validade da identidade. A minha CI e a do meu marido Sao antigas(93)., e não temos passaporte. Acha que pode dar algum problema??? Será que da tempo de tirar a 2 via da carteira de identidade ???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Os poréns de se viajar com a carteira de identidade estão no post acima. Ter ou não problemas pode depender do humor de quem estiver fiscalizando. Justamente por isso o Comandante recomenda o uso do passaporte smile

Beatriz
BeatrizPermalink

Boa noite
Notei que na lista de paises por ordem alfabética não consta o Perú. Vou ao Perú em abril é necessário passaporte?

Beatriz

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beatriz! O Peru ficou de fora (ops), mas dá para viajar pra lá com o RG sim. O mais recomendado, porém, é usar o passaporte.

Maria de Fatima
Maria de FatimaPermalink

Tirei o passaporte em 2011 e minha identidade é de 1977.Com qual dos dois devo viajar para Argentina e Uruguai?E quanto vc acha que devo levar de dinheiro,pois vou ficar uns dez dias?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria de Fátima! Não palpitamos sobre gastos pessoais -- cada um tem seus hábitos e não podemos generalizar. Viaje com o seu passaporte.

Sueli Garcia
Sueli GarciaPermalink

Estou no Ecuador voltando para o Brasil. posso entrar no Brasil com meu rg?
Perdi meu passaporte aqui e nao vou ter tempo de tirar um novo e alem de tudo e muito mais caro.
Sueli

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sueli! No site do Ministério das Relações Exteriores consta que o Equador, como estado associado ao Mercosul, faz parte do acordo que permite atravessar fronteiras com RG.

http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes/acordo-sobre-documentos-de-viagem-mercosul

Elcio
ElcioPermalink

Boa tarde, pow comprei uma passagem para ir a Argentina nesta quarta dia 7/03 e agora que vi que minha identidade esta vencida a muito tempo e não tenho passaporte, o que faço tem algum lugar que tira rápido? ou documento que deixam passar?
abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elcio! Veja o que o seu estado oferece, em alguns, como em São Paulo, é possível fazer identidade rapidinho em lugares como o Poupatempo.

Fabio - Trybak
Fabio - TrybakPermalink

Boas noticias pra quem nao tem passaporte e quer viajar pelo Mercosul: RETIRADO DO SITE DA CVC....

Viagens para Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru

Passageiros com 18 anos ou mais:
Passaporte válido ou carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil (SSP). É importante destacar que a carteira de identidade deve estar em ótimo estado de conservação e com foto que identifique, com clareza, o portador. Salientamos que carteiras funcionais como OAB, CREA, CRM, militares, de motorista, entre outras, não são válidas para viagens ao exterior e travessia de fronteiras.

Esclarecemos que a carteira de identidade não tem prazo de validade. A informação de que o documento é válido por 7 ou 10 anos é errada. No entanto, a foto deve identificar nitidamente o portador do documento, sendo recente ou não.

http://www.cvc.com.br/site/_hotSite/documentacao/default.jsf

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Não tem nada do que está neste texto que não esteja no post...

JUlio
JUlioPermalink

Eu perdi minha identidade ontem e não tenho passaporte e minha passagem está comprada pra terça feira,gostaria de saber se eu posso entrar na Argentina com a Carteira de trabalho e o B.O?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Julio! Acreditamos que não. Informe-se com a cia. aérea.

Juracy
JuracyPermalink

amigo tô entrando em contato com este tipo de serviço e pelo que me falaram no seu caso acho que é melhor adiar sua viagem! estes documentos não são validos não! Rg, passaporte ou CNH atualizada ou seja dentro do validade! carteira de trabalho só se comprovar que vai a trabalho. é uma pena1 mas dá para arriscar!

Fernanda
FernandaPermalink

Queria saber em quanto tempo fica pronto o passaporte? fiz o agendamento para terça agora em NI No RJ e viajo p Argentina dia 31 de março sera que dá tempo? preciso de visto ou é só o passaporte?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Na terça-feira vão lhe dizer a data de entrega. Se não der tempo, faça um RG novo.

laudiceia rosana de moraes

ola gostaria de tirar uma duvida marcante estou p ir a colombia dia 1 de março nao tenho passaporte meu rg e novinho posso entrar numa boa por favor me ajude valeu deus te abençoe

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ludiceia! Pode ir com RG, sim.

Erica Algaves Pelegrini

Boa Noite! Minha mãe comprou uma passagem promocional para o equador em abril com conexão na Colômbia. O problema é que ela não se atentou para a validade do passaporte dela que vence em 5 meses. Certeza que ela consegue viajar apenas com o RG?. Ela tem problema de audição e tenho medo que façam perguntas a ela, pois não saberá responde-las. Outra coisa... caso ela precise fazer o passaporte, em quanto tempo fica pronto? Aguardo ansiosamente e muito obrigada desde já!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erica! É possível viajar com o RG, mas atente para todos os poréns que o Comandante descreve no post acima. O passaporte fica pronto em uma ou duas semanas.

MOISES
MOISESPermalink

Ola,meu irmao mora nos EUA e a filha dele aqui no Brasil e ele quer leva-la na Disney,sera que so a mae dele consegue tirar o passaporte dela,sem precisar do meu irmao.Como devemos proceder.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Moisés! No site da polícia federal em que se fazem os agendamentos eles explicam os documentos necessários.

Amana Romero
Amana RomeroPermalink

Oi, tenho 17 anos e vou viajar para a Argentina com meu pai no dia 20 de março, e completo 18 anos no dia 24 de março, mesmo assim preciso da autorização da minha mãe?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amana! Veja direitinho com o juizado de menores da sua cidade. É preciso da autorização de ambos.

dani
daniPermalink

Olá,tenho viagem marcada para o chile em abril.Bom,comprei apenas a passagem de ida,e fiquei de comprar la a de volta.Teria até 90 dias como turista.Depois q preencher o formulario no avião,vou ter q passar pela imigração? pq falam q depende do humor deles.... Como evito passar por isso, apenas com a passagem de ida? Não gostaria q meu tempo fosse diminuido.Se eu levar passaporte,ou comprar logo a minha volta(q seria de onibus)passo direto?Se caso só a passagem de volta comprada ja fizer com q eu não passe por isso,passe direto,como disse seria de onibus.a passagem de onibus é valida? to perdidinha rsrsrsrs....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dani! A companhia aérea pode implicar com o fato de você só ir com a passagem de ida. Se fosse para os Estados Unidos ou para a Europa você não conseguiria embarcar, mas para o Chile não deve haver problema. Você vai ter explicar que vai voltar de ônibus e vai comprar a passagem lá.

dani
daniPermalink

Obrigada!!!! Só mais umas perguntinhas rsrsrs....Nesse caso,em q o passaporte me ajudaria? Posso comprar a passagem de volta,aqui do brasil,e levar a passagem,ou o comprovante. Seria melhor do q dizer q vou comprar la?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dani! Brasileiros podem entrar no Chile com passaporte válido ou com RG original em bom estado. Não costumam pedir para apresentar passagem de volta na imigração. A companhia aérea pode implicar. Se você tem alguma intenção que não viajar a turismo, este não é o forum mais adequado.

dani
daniPermalink

Minha intenção é apenas turismo sim! Estou apenas tentando tirar todas minhas dúvidas possíveis,pois é a primeira vez q estou organizando e vendo td da minha viagem sozinha.Quero uma viagem tranquila. Obrigada novamente.

Neto Lima
Neto LimaPermalink

sou de menor, minha indentidade foi feita em 2007, vou aconhado de maior, como faço?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neto! O ideal no seu caso seria passaporte, porque em cinco anos você pode ter mudado muito.

Nair
NairPermalink

Sou portuguesa com direito de igualdade. Meu RG do detran RJ, caiu em exigencia a averbação para nome de casada, o mesmo tá tramitando no Ministério da Justiça desde 2010.
Tenho passagem no cruzeiro da MSC para o mercosul. Li no site que é necessário além do passaporte o RG Brasileiro. Isto procede?
Obrigada
Nair

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nair! Se isso consta no próprio site da MSC, é melhor entrar em contato diretamente com eles para esclarecer.

Mas isso tem todo jeito de ser um exagero até mesmo para brasileiros.

Nos parece que você pode muito bem embarcar como estrangeira, e ninguém pedirá um RG brasileiro de um estrangeiro grin

Halan
HalanPermalink

Ola, tenho uma grande duvida...Minha cunhada e de naturalidade americana, mas ela esta na argentina como turista, mas para ela vir ao Brasil "ate foz do iguacu", ela precisara de um visto por ser americana?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Halan! Precisará sim. Terá que fazer um visto para atravessar a fronteira.