América do Sul: RG ou passaporte?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Entrando no Uruguai com passaporte

Existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade.

Ou seja: dá pra viajar (por ordem alfabética) pra Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela só com RG original.

A carteira de motorista só é aceita na fronteira de Foz de Iguaçu, mas permite viajar no máximo 30 km território argentino adentro. (Não há controle na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.)

Porém... a questão é cheia de pegadinhas. Para começar, a carteira de identidade precisa estar em bom estado. Você tem que estar reconhecível na foto. Há quem diga que só as carteiras emitidas há menos de 10 anos têm validade. (Esta parece ser uma lenda urbana, ou pelo menos uma regrinha válida apenas para argentinos em viagem.)

O grande defeito desse acordo é que a validade da carteira é decidida ao bel prazer de quem tem o poder de deixar você passar ou não. Desde o funcionário do check-in da cia. aérea (ah, não posso deixar a senhora embarcar com essa carteira velha não) até o guardinha da fronteira do país X com o Y que pode alegar isso ou aquilo pra descolar uma propinazita.

Minha recomendação: faça um passaporte. Renove sempre o seu passaporte antes de 6 meses do vencimento. Viaje sempre com o seu passaporte. Mesmo que seja pra Argentina ou pro Uruguai.

Um passaporte dentro da validade nunca é questionado. Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos.

E viajando com o passaporte você pode deixar o dito cujo no cofre do hotel e sair na rua, aí sim, com o seu RG.

Resumindo: dá, sim, pra viajar pra qualquer lugar e atravessar qualquer fronteira na América do Sul (fora as Guianas) só com carteira de identidade. Mas vá com o passaporte. É muito melhor.

Leia mais:

383 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

mirela
mirelaPermalink

olá, tenho uma dúvida, vou viajar para buenos aires dia 24 de abril e volto 3 de maio, e meu passaporte vence dia 1 de maio, é possivel viajar sendo que ele vai vencer 2 dias antes de eu retornar ao brasil?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mirela! Leve uma identidade original. Passaporte, para ter validade de entrada, precisa ser válido por 6 meses após a data de entrada.

Márcio Cabral de Moura

Bóia, no caso particular da Argentina, mas essa regra dos 6 meses não é absoluta.

Ano passado a gente (eu e minha esposa) pensou em fazer Canadá e Noruega perto do vencimento do passaporte (por conta do visto canadense não dava para ser de outra forma, já que a gente meio que vacilou).

Então escrevemos para os respectivos consulados, para saber se seria possível ou não entrar nos países. Da Noruega, recebemos esta informação, de que o passaporte tinha que ser válido por ainda seis meses, quando a gente entrasse. Mas do Canadá a informação é que o visto (que expirava 1 mês antes do vencimento do passaporte) tinha que estar válido na data que a gente entrasse no Canadá e disseram para a gente não renovar o passaporte ou o visto antes do vencimento deste último e que não haveria problema algum em permanecemos no Canadá após o visto e o passaporte terem expirados.

Thiago Ornelas
Thiago OrnelasPermalink

Boa tarde. Estou com uma dúvida. Li na reportagem que somente com o RG ou passaporte é possível viajar para a Argentina. Pretendo viajar em Julho. Não é preciso de visto ou preencher qualquer formulário? Só comprar as passagens e ser feliz? rsrs
Muito obrigado pela compreensçao. Thiago

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! É isso aí. Com passagem em mãos e passaporte (ou carteira de identidade), está tudo certinho. O Comandante recomenda o uso do passaporte wink

Naila Soares
Naila SoaresPermalink

Thiago:
Não precisa de visto para entrar na Argentina.
Compre as passagens reserve o hotel e seja feliz...rs

Abs

Rafael
RafaelPermalink

Meu RG tem exatos 11 anos e meu passaporte tem quatro meses para vencer. Posso ser barrado?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Quem avisa, amigo é: leia com calma o texto acima wink

Maíra
MaíraPermalink

Olá! Viajei bem recentemente pro Uruguai com medo de não poder entrar no país porque meu RG novo não havia chegado em tempo hábil. Fui com o RG do tempo do colégio (16 anos), o passaporte vencido do ano passado, e minha carteira de habilitação em situação regular que era pra me munir de 'argumentos' de que eu era eu mesma e que as fotos (praticamente um álbum)nos documentos estavam ali pra provar isso! Entrei sem problemas, graças a Deus e ao bom senso da funcionária da cia. aérea.
PROBLEMA: vou viajar com meu pai para a Argentina em breve (tão breve que é impossível solicitar um RG novo a tempo, ainda mais com a semana santa se aproximando) e quero me arriscar a ir com todos os documentos da viagem (reservas de hotéis e de passagens de volta etc.) pra reforçar nossas intenções de regresso ao Brasil, especialmente as dele, que tem um RG de quando eu nasci (foto p/b, mas que não deixa dúvidas de se tratar dele), passaporte antigo (de uns 10 anos atrás) e CNH atual. Será que corremos mesmo o risco de não entrar na Argentina??????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maíra! Pare com essa aflição e esse sofrimento. Faça passaportes.

Patrícia B. Maia
Patrícia B. MaiaPermalink

Acabei de voltar de Buenos Aires e vi um funcionário da imigração do Aeroparque não aceitar a carteira de motorista de um casal de brasileiros, eles alegaram que serve como nossa identidade aqui mas tiveram que mostrar o passaporte. Até não entendi nada pq se eles entraram c/ o passaporte, o documento da entrada tem q ser o mesmo da saída. CNH não serve.

Maíra
MaíraPermalink

@A Bóia: não dá tempo! Vamos dia 10/04, meu pai mora no interior! Seria mais ágil providenciar um RG, mas com a experiência que tive, vi que isso não é possível dentro de uma semana de 4 dias úteis!
@Patrícia: eu levaria a CNH e passaporte só mesmo para efeitos de "demonstrar que a pessoa do RG é ele". Encontrei isto que me animou: Para ingressar na Argentina, brasileiros devem apresentar ou passaporte válido ou carteira de identidade emitida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal. Cédulas de identidade brasileiras não têm prazo de validade. No entanto, devem estar em bom estado de conservação e a foto deve permitir reconhecer claramente o titular. Não são aceitas carteiras funcionais expedidas por Ministérios ou órgãos do Governo brasileiro, associações de classe ou a Carteira Nacional de Habilitação.
http://cgbuenosaires.itamaraty.gov.br/pt-br/perguntas_frequentes.xml

Lali
LaliPermalink

Tire uma nova identidade do seu pai. Não sei como é no sul, mas aqui no Rio tem um posto de urgência que a gente tira uma nova identidade em 3 dias úteis...

antonio
antonioPermalink

Soi do rio e preciso tirar a id em 3 dias uteis..onde. E esse posto?

Paula
PaulaPermalink

Maíra, estou na mesma situação que você estava... RG super antigo e nenhum tempo para fazer outro. Vocês conseguiram entrar na Argentina?

PauloBR
PauloBRPermalink

Ricardo, o Perú também não exige passaporte! Eu viajei para lá em Jan/2007 e Set/2009, somente com o RG. O RG é suficiente, desde que emitido pelas Secretarias de Segurança Estaduais e que esteja em bom estado.

Mas atenção: conforme o acordo firmado entre Brasil e Perú, o RG brasileiro só é valido para viagens diretas entre os dois países. Ou seja, quem sai do Brasil e passa pelo Chile ou Bolívia (por exemplo) antes de ir ao Perú, precisa sim do passaporte! Em 2007 tive dificuldade para embarcar em Lima só com o RG, pois o meu voo para Porto Alegre era com conexão em Buenos Aires. Felizmente a supervisora do check-in da Aerolineas Argentinas no aeroporto de Lima autorizou o embarque.

Um abraço!

Vera Lisboa
Vera LisboaPermalink

Estou levando um grupo para Buenos Aires nesse sábado, dia 28/04. Uma das passageiras tem sua carteira de identidade tirada pela Marinha do Brasil, em 2002. Tentou tirar uma nova identidade há 1 mês mas não chegou até hoje. Terá problema ele apresentar essa sua identidade original?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vera! Não podemos garantir! Por isso recomendamos sempre o uso do passaporte.

Lídia Sarquis
Lídia SarquisPermalink

Olá...boa noite!!!
estou em Dúvida...viajarei de sampa para Buenos aires e depois de 3 dias pegarei um voo para Montevideo! ouvi dizer que como sou brasileira preciso de passaporte para embarcar de Buenos aires para Montevideo? procede?? Pq irei viajar apenas com RG.
Aguado resposta!
muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lídia! Leia o post acima wink As orientações estão nele.

Carlos
CarlosPermalink

Lídia, tranquilizando-a. Fiz esse percurso seu. Ou seja, Bra, Arg e depois Uru voando pela Pluna tranquilamente só com o RG. Mais chatos são os uruguaios, mas nada que um pouco de paciência não resolva (RG em bom estado e recente é o suficiente, reserva de hotéis e grana no bolso também ajudam)
Abraços e boa viagem

Joao Lucena
Joao LucenaPermalink

Ricardo, Adoro as peguntas dos seus leitores heins... estão perguntando exatamente aquilo que a resposta já está no texto. Ah, eu vou para Buenos Aires, posso viajar com minha Identidade? bla, bla , bla, Bla!!!

Silvia Maria
Silvia MariaPermalink

Não sei se foi citado, mas o RG deve ser da Secretaria da Segurança Pública. Carteiras das forças armadas (dependentes), de conselhos, federações etc não são aceitas. Quase não embarco, porque a minha não é da SSP. Mas levei o passaporte válido e foi tudo bem!

Márcio Cabral de Moura

Ah, outra coisa, na fronteira com Foz do Iguaçu é possível entrar com a carteira de motorista brasileira na Argentina e no Paraguai (neste não há conferência, em geral).

Delma Lima
Delma LimaPermalink

Importante, o RG tem que ser emitido pelo Detran, RG emitido por ordem de classe, tipo: CRC, não vale. Experiência própria, tive que voltar pra casa de mala e cuia pq o RG do meu marido é emitido pelo CRC, resultado voltei pra casa e fui providenciar o passaporte.

Joao Lucena
Joao LucenaPermalink

Ricardo, Adoro as peguntas dos seus leitores hein... estão perguntando exatamente aquilo que a resposta já está no texto. Ah, eu vou para Buenos Aires, posso viajar com minha Identidade? bla, bla , bla, Bla!!!

Rafael Carvalho
Rafael CarvalhoPermalink

Eu sempre viajo com meu passaporte pela América do Sul. Além de ter os carimbos, claro, me sinto mais seguro. Uma vez eu estava em Puerto Maldonado, amazônia peruana, e o policial disse não saber da regra do RG. Tive que ir ao hotel buscar o passaporte. A partir daí nunca mais viajei só com o RG; abraços

gisele rodrigues
gisele rodriguesPermalink

olá,meu filho pode viajar para Venezuela só com RG ele não tem passaporte e a fila ta grande só pra tirar!!
e ele vai com meu pai,ele pode ir sem o passaporte?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gisele! Teoricamente pode viajar com o RG. É preciso autorização do juizado de menores para viajar sem os dois pais.

Camila Torrente
Camila TorrentePermalink

Boa Tarde,
Vou ser repetitiva, mas é assim, vamos para o CHILE, e nós não fizemos o Passaporte, iremos somente com a RG, será que vamos ter algum problemas?
Desde já Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Sim, a pergunta é repetitiva grin

Andrea
AndreaPermalink

Boa noite! Sou nascida na argentina mas moro no Brasil ha 32 anos, por isso eu tenho que ter RNE em vez de RG (RNE = registro nacional para estrangeiros, seria o RG dos estrangeiros do brasil), desde que vim para o Brasil, nunca mais fui a argentina e estou querendo ir no mes que vem, nao tenho passaporte pois o meu passaporte deve ser feito pelo consulado argentino que só o fará em agosto. Alem do meu RNE tb tenho o DNI (o RG argentino) que foi feito ha 18 anos pelo consulado(qdo eu tinha 19). Será que terei algum problema com esses meus documentos?? (tb queria fazer o passeio de buenos aires a colonia del sacramento (uruguay)). Desde ja agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Consulte a cia. aérea. É ela quem decide se você embarca.

Charles Barros
Charles BarrosPermalink

Andrea, sendo cidadã argentina, você conseguirá embarcar normalmente com o seu RNE - porém, não conseguirá entrar no Uruguai, muito menos retornar ao Brasil antes de renovar seu DNI na Argentina.

Carla
CarlaPermalink

Olá Bóia! Me ajude!
Meu passaporte ainda está com nome de solteira. Vou viajar para Chile, Uruguai e Argentina esse final de semana... o que faço?
Levo somente o RG? Levo o passaporte mesmo assim?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Não há problemas para atravessar fronteiras da América do Sul. Certifique-se apenas de que o sobrenome usado na compra da passagem conste do documento a ser usado, caso contrário você não embarcará.

Júnior
JúniorPermalink

Na verdade gostaria apenas de contribuir com muitas perguntas e dúvidas que foram postadas acima, então espero que o meu comentário ajude a outras pessoas:
1- CNH, OAB etc,etc,etc...são documentos utilizados no BRASIL, levar isso pra mostrar pra eles (imigração de qualquer país mercosul) é o mesmo que mostrar uma carteirinha do clube que você é sócio, não faz o menor sentido, pois os únicos documentos que o ACORDO MERCOSUL reconhece como válidos são o passaporte e o RG somente.
2- Com relação a validade do RG para viagens no mercosul, (apenas recomendação) todos eles aceitam o RG e o passaporte, ENTRETANTO recomenda-se que a identidade (no caso da Argentina) tenha menos de 10 anos. De qualquer modo, os profissionais de imigração, tem técnicas de reconhecimento para confirmar se você é realmente a pessoa que está na foto apresentada, pois por exemplo, mesmo que você faça mil operações plásticas, a distância entre os teus olhos ou entre os olhos e a boca sempre será a mesma, e por aí vai.
3- Não é bem o policial ou a "moça do check in" que vão estragar a sua viagem, e sim a falta de conhecimento de quem está embarcando. Estes profissionais apenas cumprem o que é previsto em leí, portanto, antes de viajar, busque o guia do passageiro da ANAC, leia informações nos sites oficiais (policia federal) e entenda tudo sobre a sua viagem.
4- Muita gente acredita que é possível "dar um jeitinho", embarcar para o exterior com a carteirinha do clube...mas acreditem, talvez as únicas leís que AINDA sejam levadas a sério são as leís de imigração...não adianta chorar, nem nada...vão te fazer voltar pra casa com certeza se os teus documentos não estiverem dentro do previsto em leí.
espero ter ajudado a todos!
obrigado.
3-

Diogo
DiogoPermalink

Sou do Rio de Janeiro e Viajarei no dia 20/06. A agência de viagem disse que se for atravessar de Foz do Iguaçu para o Paraguai fazer compras, preciso de uma identidade com menos de 10 anos. Minha identidade é do antigo Instituto Félix Pacheco e não tem data de validade, tirei em 1997. Será que preciso renovar o R.G para atravessar a fronteira? pensei em tirar no POUPA TEMPO. Será que demora a 2ª via? Obrigado! Abraços,

ivanete
ivanetePermalink

Meu marido é Europeu naturalizado brasileiro, ele pode viajar pro Perú com o passaporte Europeu? pois ele ainda nao tem passaporte brasileiro somente idetidade e CPF? Obrigado Ivanete.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ivanete! Pode viajar com passaporte europeu, perfeitamente.

Pedro
PedroPermalink

Ola, eu acabei de chegar no Uruguai mas me dei conta que o formulario de saida nao esta comigo. Vc sabe me informar qual é o tramite quando ocorre a perda do mesmo? Eu estou viajando com o passaporte o mesmo esta carimbado.

Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedro! Não é grave, fique tranqüilo.

Silvano de Franca
Silvano de FrancaPermalink

Olá!
Meu passaporte foi renovado recentemente, está perfeito.
Jpameu RG é antigasso.
Percebo que nada muda e viajarei tranquilo, certo?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvano! O texto do post é claro.

Silvano
SilvanoPermalink

Paft!!

Obrigado.

Felipe
FelipePermalink

Olá. Vou viajar para Santiago na próxima segunda-feira (02/07) e fico lá até 11/07. Meu passaporte vence no dia 16/07. Há algum problema? Vou levar meu RG tbm, emitido em 2006. Ajuda?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Leve o RG. Passaportes precisam ter 6 meses de validade ao entrar em quase todos os países. Nunca deixe seu passaporte se aproximar do vencimento, renove com uns 8 meses antes de expirar.

ivanete maria
ivanete mariaPermalink

moro na bahia ,em batrreiras, gostaria de saber se posso viajar para outro estado sem passaporte ,só com rg? onde posso fazer meu passaporte?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ivanete! Você pode viajar para outro estado só com RG. Para fazer passaporte, você vai precisar ir a Salvador.

christyan
christyanPermalink

Ola, viajarei daki a 20 dias para Buenos Aires, no entanto, não possuo passaporte, e meu rg passou dos 10 anos, levará mais de 30 dias para o novo ficar pronto. Conseguirei embarcar??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Christyan! Não podemos afirmar, mas justamente para não haver riscos nós recomendamos o uso do passaporte.

Hezequiel
HezequielPermalink

Olá, gostaria de saber se os passaportes são carinbados mesmo sendo brasileiros.
Isso ajuda muito na visão da Embaixada Americana;
Imigração do Chile é tranquila?
Att

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hezequiel! Se você for com seu passaporte, vai ser carimbado sim. A imigração é tranqüila.

Silene Pereira
Silene PereiraPermalink

Olá, bom dia! Vou me casar no dia 24 de novembro deste ano. Eu e meu noivo, pretendemos fazer uma pequena viagem para a Argentina. Não temos passaporte, mas temos o documento de identidade em ótimo estado, e estamos bem reconhecíveis na foto. Temos chance de embarcar sem problema algum?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silene! Em princípio não terão problema nenhum. Mas recomendamos fazer o passaporte, é bom ter um válido e pronto e já ir recebendo carimbos.

Ana Rita
Ana RitaPermalink

Oi, vou para o Peru, entrando por Nhanpari indo para Puerto Maldonado e pegando avião para Lima, posso ir apenas com o RG????? É novo e está em bom estado. Somente ficarei no Peru e retornarei ao Brasil pelo mesmo caminho.

carlos
carlosPermalink

Oi td bem tenho uma duvida!
Vou viajar pra foz do iguaçu e lá vou ter um passeio incluido
que é para o paraguay,o q eu queria saber é se vou ter problemas com o meu rg na fronteira quando voltar pq eu tenho ele há 9 anos!
E a viagem ta marcada para 23/07/2012 e ñ da + tempo para solicitar um novo rg no poupatempo!!
Desde já deixo meus agradecimentos!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Não dá para prever. Podem tanto encrencar, como não encrencar. Por isso recomendamos viajar sempre com o passaporte!

Willian
WillianPermalink

Haja paciência destas boias para responderem as mesmas perguntas já respondidas no texto claramente. Parabéns!!!!

artulino ludwig
artulino ludwigPermalink

Minha esposa é argentina e queremos viajar à Europa. Ela não tem passaporte (tem RNE) que é condição para embarcar.Moramos há 40 anos em Porto Alegre. Precisa ela ir à Argentina tirar passaporte, ou pode tirar no Consulado Argentino daqui. Desde já agradeço a informação.

A. L.
A. L.Permalink

Provavelmente farão passaporte no consulado argentino em Porto Alergre mesmo, mas consulte por via das dúvidas e veja os requisitos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Artulino! O contato com o consulado é primordial; eles é que dirão se o documento pode ser feito em Porto Alegre ou se será preciso ir a Montevidéu, Brasília ou Buenos Aires.

Fernanda
FernandaPermalink

Olá Ricardo, tudo bem?

Primeiramente parabéns pelo blog, descobri recentemente buscando informações para nossa primeira viagem internacional e me surpreendi com a quantidade de conteúdo e ótimas dicas que estão me ajudando e muito!

Eu e meu namorado estamos programando nossa primeira viajem internacional, iremos para Buenos Aires em outubro providenciamos passaporte para não termos problemas conforme dica do post, porém estamos com uma dúvida, é possível carimbarmos nosso passaporte nesta viagem? Nos informamos com nosso agente de viagens e o mesmo nos informou que iremos apenas apresentar como um documento de viagem e que os carimbos, são somente nos países que é obrigatório visto para entrada. Porém em seu post você diz que quanto mais carimbos você tiver no seu passaporte, mais tranqüilo é passar pela fronteira de países com imigração encrenqueira.

Onde podemos carimbar nosso passaporte?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Aqui quem responde é A Bóia. Só se carimba o passaporte viajando com ele. Ao passar por qualquer fronteira você será carimbada.

Fernanda
FernandaPermalink

Muito obrigada!!!

Sergio Santana Junior
Sergio Santana JuniorPermalink

Olá, muito bom o seu site, está de parabéns...
Estou fazendo uma viagem pro chile em outubro e estou pra tirar o passaporte ainda, mas como a policia federal entrou em greve, tenho medo do passaporte não ficar pronto até lá.
Tenho RG recente, com menos de 1 ano, sei que é possível utiliza-lo para entrar no chile, mas fica a duvida se ainda corro algum risco de "barrarem" a minha entrada, mesmo com o RG recente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sergio! Para não correr nenhum risco, só com o uso do passaporte. Mas é pouco provável você passar por qualquer aperto com uma identidade tão recente.

Raquel Pinheiro
Raquel PinheiroPermalink

Boa tarde,
Tenho duas crianças e vamos viajar para Venezuela.Minha dúvida é,eles tbm só precisam do RG para viajar?Sendo um de 3 anos e o outro de 6.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! A Venezuela entrou agorinha no Mercosul. Crianças podem viajar só com RG, mas informe-se com a sua cia. aérea se a regra já está implementada para a Venezuela. Quem detém o poder de dizer se você embarca ou não com RG é o atendente do check-in.

Cláudia
CláudiaPermalink

Fui para Punta del Leste de carro e não dei a saída do país. O que devo fazer para não ter problema na próxima viagem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cláudia! Não há problema.

Cláudia
CláudiaPermalink

Mesmo ter tido a entrada carimbada na Aduana do Chuy???

Rafael
RafaelPermalink

Olá, essa regra tem alguma limitação em relação ao tempo que passar no país? Desejo ficar entre três a quatro meses nessas férias de verão em algum país da América do Sul e já gastarei muito dinheiro com a viagem, duzentos reais a menos seria muito bom esses tempos. Além do mais eu tenho passaporte espanhol, também. Vale a pena fazer o passaporte só para essa viagem, já que talvez o visto para viajar com o passaporte espanhol ou o guardinha que encanou comigo no aeroporto possam sair mais caros. O meu RG foi expedido em 2008 e o passaporte espanhol vence só em julho do ano que vem e ambos nem foram usados, estão em perfeito estado.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Você não pode passar mais de três meses em nenhum país da América do Sul como turista. A partir do 91o. dia você estará ilegal.

Rafael
RafaelPermalink

Mas eu vou a trabalho.

orlando
orlandoPermalink

meu rg tem 30 anos, mas tenho pasaporte atualizado....vou pro Peru..posso ter porblemas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Orlando! Recomendamos passaporte, está escrito no texto. Não sabemos se você pode ter problemas ou não com o seu RG. Sabemos que você não terá nenhum problema com um passaporte.

orlando
orlandoPermalink

...exatamente é essa minha duvida.......tendo o passsaporte atualizado, é necesario a apresentação de identidade tambem? só o passaporte nao é o suficiente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Orlando! O passaporte é suficiente, claro.

Ewerton Quartieri
Ewerton QuartieriPermalink

Olá, Bóia.
Meu RG é de Marinha, e já foi me dito que para viajar com a minha universidade para um congresso em Buenos Aires, somente o RG é suficiente. Porém, permaneço com a dúvida em relação a ele ser militar. Não dá tempo para tirar o RG civil.
Por favor, me responda. Preciso muito do seu auxílio.
(No tira-dúvidas da Anac, diz que este documento é válido para viagens internacionais.)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ewerton! Você precisa do RG civil ou de um passaporte. Verifique as regras da companhia aérea. A Gol, por exemplo, é bastante clara: http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/viaje/antes-de-embarcar/Paginas/documentos-necessarios.aspx

Ana
AnaPermalink

Oi pretendia viajar com meu namorado para Buenos Aires no final deste ano, ele tem 19 anos mais eu sou menos de idade e so faço 18 dia 8 de janeiro. É possivel ele ser responsavel por mim?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Leia sobre as regras para viagens de menores desacompanhados aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/07/viagem-ao-exterior-menores-desacompanhados/

Luciana
LucianaPermalink

OI Bóia,

Meu RG é de 2009 e está completamente legível, porém não tenho passaporte. Só que conseguimos passagens baratas para o dia 09 de out. Será que entro no Chile sem o passaporte, somente com o RG? SErá que daria tempo de fazer esse passaporte?

Agradeço desde já

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Em princípio não há problemas em viajar com RG recente. Recomendamos o passaporte pelos motivos que estão alinhavados no texto. Faça o seu o quanto antes, não espere precisar.

Ewerton Quartieri
Ewerton QuartieriPermalink

Bóia, não entendi. "Há problemas em viajar com RG recente"?
Esse trecho foi um equívoco na resposta para a leitora Luciana?
O meu RG é mais recente ainda, e foi me dito que não há problemas em viajar apenas com ele.

Outra pergunta: me disseram também que o nome do RG pode estar abreviado sem problemas. No meu caso, está 'Ewerton da S Quartieri' (da Silva). Confere?

PS: Viajarei com a faculdade, e estamos sendo orientados pelo nosso professor responsável, que já esteve diversas vezes na Argentina (local da nossa viagem).
Obrigado e parabéns pelo espaço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ewerton! Obrigada por avisar. Já corrigi o comentário. wink De toda forma, nossa recomendação é viajar com o passaporte.
Quanto ao nome abreviado, sem problemas.

Ewerton Quartieri
Ewerton QuartieriPermalink

Muito obrigado mesmo. Você foi de muita ajuda.

michael
michaelPermalink

Estou indo para a Argentina apenas com a primeira via da identidade. Ela está bem velha, com as bordas comidas..mas dentro do prazo de 10 anos (emitida em 2003).A foto também dá pra ver que sou eu.
Não tive tempo de tirar a segunda via e nem o passaporte. penso em arriscar
Acha que consigo entrar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michael! Infelizmente não trabalhamos no setor de check-in da sua cia. aérea. Tudo o que sabemos é que com passaporte ninguém implica.

Maccartney
MaccartneyPermalink

Quero ir ao Peru, andei pesquisando o que precisava pra viajar, e acabei vendo que, para fazer o passaporte é necessário ter votado em 2 eleições, tenho 19 anos e esse ano é a minha primeira eleição, ou seja, posso viajar com o RG ou é obrigatório o uso do passaporte ? e em quanto tempo ele fica pronto ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maccartney! Para tirar o passaporte você pode também pedir uma declaração à Justiça Eleitoral em que conste que você está quites com as suas obrigações. Considere um prazo de mais ou menos duas semanas, mas faça com antecedência.

Natália
NatáliaPermalink

Eu prefiro usar o passaporte porque, além das razões citadas, adoro ver as páginas dele cheias de carimbos =)