América do Sul: RG ou passaporte?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Entrando no Uruguai com passaporte

Existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade.

Ou seja: dá pra viajar (por ordem alfabética) pra Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela só com RG original.

A carteira de motorista só é aceita na fronteira de Foz de Iguaçu, mas permite viajar no máximo 30 km território argentino adentro. (Não há controle na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.)

Porém... a questão é cheia de pegadinhas. Para começar, a carteira de identidade precisa estar em bom estado. Você tem que estar reconhecível na foto. Há quem diga que só as carteiras emitidas há menos de 10 anos têm validade. (Esta parece ser uma lenda urbana, ou pelo menos uma regrinha válida apenas para argentinos em viagem.)

O grande defeito desse acordo é que a validade da carteira é decidida ao bel prazer de quem tem o poder de deixar você passar ou não. Desde o funcionário do check-in da cia. aérea (ah, não posso deixar a senhora embarcar com essa carteira velha não) até o guardinha da fronteira do país X com o Y que pode alegar isso ou aquilo pra descolar uma propinazita.

Minha recomendação: faça um passaporte. Renove sempre o seu passaporte antes de 6 meses do vencimento. Viaje sempre com o seu passaporte. Mesmo que seja pra Argentina ou pro Uruguai.

Um passaporte dentro da validade nunca é questionado. Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos.

E viajando com o passaporte você pode deixar o dito cujo no cofre do hotel e sair na rua, aí sim, com o seu RG.

Resumindo: dá, sim, pra viajar pra qualquer lugar e atravessar qualquer fronteira na América do Sul (fora as Guianas) só com carteira de identidade. Mas vá com o passaporte. É muito melhor.

Leia mais:

383 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Edgar
EdgarPermalink

Oi !! sou Venezuelano e to morando em sc, to pensando fazer uma viajem de carro ate la , estilo mochilero ! so que eu to planejando atravecar peru ,bolivia ,ecuador ,colombia e finalmente a venezuela, minha pergunta e : em cada pais eu preciso de que para nao ter problemas com meu carro ? se vc souber ficare grato !!

obrigado

Edgar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edgar! O pessoal do 1000 dias viajou de carro pelas Américas, dê uma olhadinha lá:
http://www.1000dias.com/

Victor Hugo
Victor HugoPermalink

Edgar, tenho uns amigos de Floripa que estão terminando um tour pela América do Sul... Este é o blog deles http://julioehanna.com/

Márcia
MárciaPermalink

Quantos dias em média demora a emissão de um passaporte?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Agende no site da polícia federal, os prazos variam conforme a cidade e a existência ou não de greve no setor.

vera lucia
vera luciaPermalink

eu estou precisando de um

Anderson
AndersonPermalink

Olá Bóia, poderia me ajudar? É que estou com uma viagem marcada para Buenos Aires e é minha primeira viagem internacional, procurei saber, e os brasileiros pode entrar no país com a identidade, não tenho passaporte, e minha identidade foi expedida em 2009(está em boas condições). O meu RG é expedido pela SDS(secretaria de defesa social), Tem algum problema? pois eu vejo nos e-mails que só fala em RG SSP(secretaria de segurança pública). Aguardo sua ajuda. Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson! Você pode ir com o RG, se não tem passaporte; recomendamos o passaporte por todos os motivos listados acima. O órgão expedidor não importa.

edilaine
edilainePermalink

oi vou viajar para o paraguai mais a data de expediçao do meu RG e de 2005 e faz 7 anos q fiz !! gostaria de saber se eu consigo entra no paraguai com meu RG pois nao tenho passaporte ? bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edilane! Teoricamente, consegue. Mas faça seu passaporte assim que puder, é melhor.

Luisa Pereira
Luisa PereiraPermalink

Acabei de ser barrada hoje no aeroporto de Confins. Estava indo pra Argentina com uma carteira bem velhinha, mas com todas as informações visíveis e uma foto em que estou bem reconhecível. Muito ruim essa situação. Nunca mais ficarei sem passaporte!

Rafael Gomes
Rafael GomesPermalink

Luisa, a CNH brasileira não é reconhecida pelos países vizinhos. Por isso, eles sempre exigem RG recente e válido. Já fui barrado em São Paulo também, voando para Buenos Aires. A sorte é que tive tempo de esperar um amigo voar até SP e me levar o documento correto.

MICHELA MOTA
MICHELA MOTAPermalink

Ola, em janeiro estou querendo fazer um mochilao por Peru, Chile e Bolivia. VI que CHile e Peru nao terei problema em atravessar apenas com meu RG mas nao vi nada sobre PERU... ESse pais nao esta incluso no acordo? É que li em outros sites, e alguns dizem que sim outros que nao e fiquei super na duvida.
Obrigada!!! beijao

Rafael Gomes
Rafael GomesPermalink

Michela, meu irmão acabou de retornar de uma viagem ao Peru e não precisou apresentar passaporte. Mas, não se esqueça, você precisa levar seu RG original e válido (CNH não é válida nos países vizinhos). Boa viagem!

Viajando com a Turkish pra Buenos Aires – Parte 1 « Amante do Ar

[...] recomendações quanto à documentação para viagens dentro do Mercosul, que podem ser conferidas clicando aqui. Compartilhe!PrintEmailShare on Tumblr Pin ItDiggGostar disto:GostoBe the first to like [...]

Jean Carlos Machado Cunha

ola, tive meu RG furtado três dias antes de viajar, sem tempo para tirar outro RG ou mesmo o passaport. Resultado mesmo com RO do furto e o protocolo do novo RG e todos os meus documentos não me permitiram embarcar já que o cruzeiro iria até a Argentina e agora o que faço não posso ficar no prjuízo já que a culpa não foi minha de ser furtado certo?

Rafael Gomes
Rafael GomesPermalink

Triste acaso Jean. Infelizmente, no seu caso, não há o que fazer. A companhia responsável pelo cruzeiro (ou as autoridades portuárias) não te deixaram embarcar por uma questão legal. Também não foi culpa deles a proibição por seu embarque.

Rafael Gomes
Rafael GomesPermalink

Roberto, o Peru não exige passaporte. Mas, não se esqueça, você precisa levar seu RG original e válido (CNH não é válida nos países vizinhos). Boa viagem!

samar
samarPermalink

queria saber se posso viajar pra buenos aires só com passaporte. Pois estou sem RG.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samar! Você leu o post?

Bruno
BrunoPermalink

Olá, tudo bom? Estive lendo esse post e achei muito interessante. Meu caso é o seguinte: tive um belo contratempo ao perder o RG semana passada e não tive tempo hábil para fazer a segunda via. Tenho um R.G. que foi expedido em 1994 (foto de 10 anos de idade, hj tenho 27..). Quando você se passa pelos postos de imigração , a conferência é rígida? O foco deles é na manutenção do número do RG ou na foto? Ou no conjunto em si? Acredita que, tendo você passado por eles, é possível passar por eles mesmo explicando sobre esse meu contratempo e mostrando B.O. + CNH como documentos acessórios?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! Como dissemos no post, ao usar o RG o funcionário do check-in da cia. aérea tem a autoridade final. CNH não vale e não há argumentação contra a sua decisão.

Bruno
BrunoPermalink

Sim, entendo.. Pretendo ir de carro. É que esse meu plano (já com cara de frustrado mesmo), seria o de levar a RG antiga, pois a minha atual foi perdida.. Sei que seria por total conta e risco. Considera as chances de sucesso zeradas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! A legislação brasileira diz que o RG é válido. Mas os agentes de imigração têm a palavra final. Infelizmente está fora do nosso alcance garantir que não haverá problemas.

André
AndréPermalink

Irei fazer um cruzeiro que ira sair do Rio de Janeiro para Buenos Aires, tenho a indentidade em otimo estado, ela foi emitida em 2006.
Perdi minha certidão de nascimento, e me imposibilita de tirar segunda via da indentidade.
Uma indentidade com 7 anos de emissão, terei problemas?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Não sabemos. Nâo podemos garantir. A autoridade é de quem está no check-in. Recomendamos passaporte.

Nando Ventura
Nando VenturaPermalink

Oi amigo,bom dia!
Ótimo texto e ótimo site,parabéns.Achava essa coisa de viajar coisa de gente rica esnobe,até que no fim de 2012 percebi que era ignorância minha e que a coisa não era bem assim...Tenho uns amigos na Alemanha, Áustria e por aí,mas queria começar devagar,aqui pela América do Sul mesmo.E como sou do contra estou decidindo entre Uruguai e Chile.Sabe me dizer se para o Uruguai,Argentina ou Chile eu posso viajar com o meu rg emitido pelo Detran?
Porque eu sempre ouço falar que o rg precisa ser emitido pela polícia civil.
Seguirei a sua dica e antes de ir para os Estados Unidos e Europa vou colecionar uns carimbos.
Obrigado e bom dia!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nando! Só carteira de identidade original. Carteira de motorista não vale. REcomendamos fazer passaporte.

Nando Ventura
Nando VenturaPermalink

Não não,eu não perguntei sobre carteira de motorista,é que o meu rg foi emitido pelo Detran em 2005,mas sem problemas,eu já fiz a solicitação do passaporte hoje mesmo.
Sabe dizer se eu preciso estar com a vacina da febre amarela em dia?Eu tomei ela uma vez mas parece que precisa do certificado internacional...daí eu não sei.
Mais uma coisa...Pretendo comprar uns 5 perfumes e deixá-los lacrados na embalagem para presente.Pelo que vi pesquisando há chance (pouca mas existe)de eu ser cobrado ou até ter os perfumes recolhidos.
Existe alguma forma de eu entrar no Brasil (pela fronteira de táxi ou van ou ônibus) e postar eles nos Correios pro meu endereço no Rio e voltar pro Brasil sem precisar declarar nada ou todas as fronteiras de todos os lugares são super vigiadas tipo Estados Unidos?Porque ouvi falar de lugares em que cruzando a rua você está no Brasil.No meu caso irei de avião para o Uruguai.
Mais uma vez obrigado e desculpe pelo texto.Abraço...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nando! Não precisa da vacina.

Leia sobre limites, isenções e impostos:
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/compras-no-exterior-conheca-limites-isencoes-e-impostos/

Pelo correio tudo é taxado.

Gláucia Mara
Gláucia MaraPermalink

Olá... Pelo q percebi nos comentários viajar para Argentina com identidade vencida nao tem como vale para o Uruguai? Estou querendo ir p Punta del Leste mas minha identidade tem mais de 10 anos... Apresentando o rg e CNH nao aceitam?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gláucia! Identidade vencida ou antiga?! Você tem duas opções: viajar com RG válido ou com o passaporte. Recomendamos viajar com o passaporte. Sua identidade antiga pode ser ou não aceita. Não dá para garantir.

Yoona
YoonaPermalink

Ola! Gostaria de saber se criancas (2 e 5 anos) precisam de passaporte pra ir ao Chile ou apenas as certidoes de nascimento sao suficientes, lembrando que os pais irão juntos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Yoona! As crianças precisarão de passaportes. Leve também as certidões de nascimento, pois podem ser exigidas também. Consulte detalhes no blog Viajando com Pimpolhos: http://viajandocompimpolhos.wordpress.com/antes-de-viajar/antes-de-viajar/

Louzada Marques da Costa

Uma amiga pretende viajar para o Mercosul desde 09 a 19 de fevereiro de 2013. Seu passaporte vence em 14 de junho. É aceito? Ou teria que estar com vencimento previsto para 6 mezes?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Louzada! A regra fala em 6 meses. Nem sempre isso é controlado, mas se encasquetarem não há o que fazer.

Raphael
RaphaelPermalink

Olá, meu RG foi emitido em 01/12/2004 e está em bom estado. Será necessário emitir outro? Preciso me preocupar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raphael! Nossas considerações estão no texto smile

julia
juliaPermalink

meu rg foi emitido quando eu tinha 12 anos de idade, agora tenho 20, sera que tem problema?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Julia! É provável.

alberto
albertoPermalink

sou paraguaio naturarizado , quero saber posso entra por aeroporto de foz do iguaçu vai por sao paulo , e sair por aeroporto de guarulho/sp viaja para chile , e volta pelo aeroporto guarulho/sp , so com meu indentidade de paraguay ??

Sandra
SandraPermalink

Olá , vou precisar de viajar para a Argentina a trabalho e meu RG é antigo mas está em bom estado.Tentei agendar uma nova via mas o dia mais cedo que consegui foi primeiro de fevereiro , temo que não fiqeu pronta antes do dia 12.Há como acelerar este processo ou devo tentar com meu RG antigo(de 1994, estou reconhecível na foto , tinha 23 anos e hoje tenho 40 )

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandra! Não sabemos se há como acelerar a confecção do RG. Recomendamos sempre viajar com passaporte.

Fernanda
FernandaPermalink

Uma dica de quem é concurseiro rs! Se estiverem com planos de viajar somente com o RG, NÃO saiam de casa com ele nas 2 semanas anteriores a viagem. Andem somente com a CNH aqui no Brasil pra garantir que não terão os problemas citados nos comentários acima, de roubo/perda de RG!

emerson
emersonPermalink

ola. tenho um amigo da venezuela que quer vir passar o carnaval no brasil, so que o passaporte dele nao ficou pronto.
queria saber se ele tb pode viajar da venezuela com a identidade? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emerson! Em princípio, sim. A Venezuela agora é parte do Mercosul.

Douglas Willians
Douglas WilliansPermalink

Caros, tudo bem? Estou pretendendo uma viagem pela América do Sul agora em fevereiro. Todavia, meu RG foi expedido em 1998 e meu passaporte vence em julho de 2013. Quero saber: posso viajar com meu passaporte no próximo mês, mesmo faltando menos de seis meses para encerrar sua validade? Levando o passaporte e o RG de 15 anos de expedição, posso ainda assim ser barrado? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Douglas! Leve os dois. Se der galho com o passaporte, você tem o RG.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/passaporte-vencimento/comment-page-1/#comments

William
WilliamPermalink

Olá Bóia, fui alertado que ao viajar para o exterior (até mesmo para a América Latina) a identidade expedida pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) não tem validade. Confirma essa informação? É só por precaução, pois tenho tbm o RG expedido pelo DETRAN-RJ e estou providenciando o Passaporte. Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, William! RG do Detran não é RG, é carteira de motorista e não será aceito nunca.

Quanto ao documento militar, não temos informação. É melhor não confiar.

Clenir
ClenirPermalink

Olá Bóia, eu e meu marido estamos marcando uma viagem para Capital Federal da Argentina, porém estamos com duvidas em relação aos documentos necessários. Meu Rg e atualizado fiz a 2 anos mas de meu marido fez o Rg em 1992, será que precisso pedir p ele fazer outro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clenir! RG antigo é uma loteria. Recomendamos fazer o passaporte, é bom coletar carimbos.

Olívia Trindade
Olívia TrindadePermalink

Boia,

Tá rolando um equívoco aí!!!
Aqui no RJ o órgão expedidor dos RGs é o DETRAN-RJ. Não estamos falando em CNH não!!!
E pra quem não sabe, é possível sim entrar na Argentina com o RG do Detran-RJ com ela. Eu sei, pois entrei 2x no ano passado (janeiro e julho). Mas, como a Boia falou, atenção: é RG e não CNH!!!

Ah! Outra coisa pra quem é do Rio e tá com pressa pra fazer RG... Existe um lugar em que se pode fazer o RG mais rápido: se chama Rio Poupa Tempo. http://www.rj.gov.br/web/poupatemporj/exibeconteudo?article-id=167836
Já ouvi dizer que lá só demora 5 dias úteis. Mas, a filaaaaaa... IMENSAAAA!!! hahahaha

Bem, é isso!!! Boa viagem a todos!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Olívia! Você tem toda a razão. Obrigada por avisar wink

dyane marques
dyane marquesPermalink

Tenho que viajar pra Buenos Aires e o meu RG foi furtado não vai dar tempo de fazer outro antes de viagem posso ir com a carteira de trabalho já que la tem tudo RG?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dyane! Infelizmente não dá não. É ou RG original ou passaporte.

Felipe MP
Felipe MPPermalink

Boia,
só a título de informação, tendo um RG bem conservado e com menos de 10 anos de expedição dá o mesmo direito de acesso aos países da América do Sul que um passaporte.
É claro que o carimbo no passaporte abre portas em viagens futuras, mas uma segunda via de Rg chega a ser 15x mais barato que um passaporte.

Vou viajar à Colômbia e liguei pro consulado colombiano no Brasil para ter esta informação. Gastei R$27,25 solicitando minha segunda via do Rg(que tinha 14 anos de expedição). O passaporte não sai por menos de R$200,00.

Boas viagens!

Izabel Cristina Nunes
Izabel Cristina NunesPermalink

ola boa tarde,você sabe se da pra retirar a 2ª via do r g antes do prazo estipulado pelo poupatempo (Santos)pois quando descobri que meu r.g avia sumido e já com viajem marcada só consegui agendar para o dia 04/03/2013,então a atendente me disse que o prazo só começa a contar a partir do dia 05/03/2013 então estou desesperada pois me pediram 10 dias uteis e a minha viajem é dia 16/03/2013 a mesma atendente me disse para ir no dia 15 e procurar o supervisor pra ver o que ele pode fazer. Gostaria de saber se você sabe se isso procede então peço sua ajuda por favor.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Izabel! Não sabemos ajudar nessa!

Gael souza
Gael souzaPermalink

Vou viajar pela 1 vez ao uruguay,preciso de carteria de vacina e preciso informar ou o visto de quantos dias vou ficar por la ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gael! Não precisa visto nem vacina.

eduardo pagani
eduardo paganiPermalink

Bom dia, estou com viagem maracada para argentina e minha duvida é a seguinte:
viajo dia 14/05/13 e o passaporte do meu filho tem vencimento dia 17/10/13 terei problemas

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Uma leitora afirmou não ter tido problemas na Argentina: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/passaporte-vencimento/comment-page-1/

Ainda dá tempo de renovar o passaporte. Nós aconselhamos wink

eduardo pagani
eduardo paganiPermalink

Muito obrigado

Mara
MaraPermalink

Temos uma viagem marcada dia 25/03,mais o rg do meu esposo é de 1998 será que podemos viajar assim mesmo.pois pedimos 2via mais vai demorar o que fazer?aho que passaporte tbm não da mais tempo não é?me ajuda por favor...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mara! É o que dissemos no texto. Vocês estarão na mão do atendente do check-in.

Joao daniel
Joao danielPermalink

Ola
vou viajar pro chile em agosto... queria saber se pode viajar so com RG, tem menos 10 anos, bem novinho.
att.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Daniel! Só quem pode dizer isso é a atendente do check-in. Se ela reconhecer você na foto, você passa; senão, você corre o risco de ficar. Recomendamos fazer o passaporte e coletar o seu carimbo, é o mais seguro e proveitoso para futuras viagens.

Sarah
SarahPermalink

Olá,

Eu e mais um grupo de amigos iremos à Colombia agora no final de maio para um casamento que fomos convidados. Temos procurado tirar o passaporte conforme o post foi citado, mas a policia federal aqui de Fortaleza só terá data para junho. O que você nos aconselha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sarah! Se o agendamento for eletrônico, você pode tentar desistências; em São Paulo o pessoal consegue marcar ficando de plantão no computador às 6 da tarde e usando o F5. Se não der, vá com o RG.

amora
amoraPermalink

boa tarde!
estou indo para o Chile dia 27/04 , meu passaporte vence em 13/out/2013!
estou tentando pedir para renovar no site de PF a uma semana e só da erro,ja liguei varias vezes e os atendentes sempre dizem que ja foi identificado o problema e que tenho que aguardar!!
tenho o RG emitido em 92 em bom estado !
acredita que terei problemas para embarcar com ambos??
muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amora! É provável que não encasquetem nem com um nem com outro.

Leia os depoimentos:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/passaporte-vencimento/

Marinei Berbetz
Marinei BerbetzPermalink

Olá, por favor, eu gostaria de saber se Portugueses que vivem no Brasil a mais de 30 anos, e possuem a carteira de identidade permanente (fornecida para estrangeiros que vivem permanentes no Brasil), podem cruzar a fronteira do Brasil para Argentina e da Argentina para o Chile, somente com este documento de identidade. Quero levar minha mãe fazer uma viagem e ela não tem passaporte. Muito obrigada. Abs. Marinei

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marinei! Parece que o RNE é aceito, sim:

http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/viaje/antes-de-embarcar/Paginas/documentos-necessarios.aspx

Mas o ideal seria que ela fizesse o passaporte junto ao consulado português, assim você não teria dúvidas nem ficaria na mão de funcionários do check-in.

Lucas
LucasPermalink

Oii estou querendo ir pra argentina mais tenho 15 anos e o meu RG foi feito ano passado 2012 posso ir sem problemas ? Obs: estou indo sem os meus país
Vou com pessoas dá minha cidade irmão de igreja
Mim responda rápido por favor

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucas! Você vai precisar de autorização do seu pai e da sua mãe registrada no juizado de menores. O RG estará OK.

Talita Peixoto
Talita PeixotoPermalink

Olá, a samar perguntou acima: "queria saber se posso viajar pra Buenos aires só com passaporte. Pois estou sem RG". Você perguntou pra ela se ela leu o post. Eu li o post inteiro e ainda tenho a mesma dúvida que ela. Tenho passaport, mas meu RG eu picotei sem querer, moro no interior e demora de 30 a 60 dias pra chegar. Não vai dar tempo. Consigo viajar pra ARGENTINA somente com meu passaport e com minha identidade picotada em tirinhas? Eu juntei ela e plastifiquei de novo ficou legível. Se eu fizer outro RG, tenho que mudar meu passaport?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Talita. O passaporte basta para qualquer país. Para alguns países você precisará visto. Para a Argentina não é necessário.

Maritza
MaritzaPermalink

Olá! Sou chilena, vivo no Brasil e quero fazer uma viagem ao Paraguai. Meu passaporte está vencido. O RG, que está em dia,é chileno com visto permanente no Brasil. ¿Teria algum problema ir de avião só com o RG?

Gracias!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maritza! Pela lógica, você deveria poder viajar com sua carteira de identidade chilena, sim. Confirme com a cia. aérea para ver se eles não encrencam.

carlos
carlosPermalink

como sou preocupado e ja vi algumas respostas quero ter certeza...meu rg é antigo de 1997 porém tenho passaporte recente que vai vencer só em 2017..entro no uruguai e argentina tranquilo? nao preciso do meu rg velho?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, CArlos! Quem viaja com passaporte não precisa do RG.

Cristiano
CristianoPermalink

Olá, fui presenteado pela empresa na qual eu sou repres. coml. por uma viagem de 3 dias ao Chile, minha dúvida é que respondo em liberdade por homicídio culposo, sendo que para este país é necessário somente a RG, vou conseguir desfrutar do prêmio que ganhei?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiano! Infelizmente não sabemos. É melhor consultar um advogado.

Felipe*Costa
Felipe*CostaPermalink

Olá, boa tarde. No dia 16/06 irei viajar pra Argentina. Tenho um Rg expedido em 1996 em ótimo estado e uma carteira funcional com validade de Rg em todo territorio nacional de 2013, pois sou servidor federal.

Minhas perguntas são:
1) esta data antiga do RG complica?
2) Carteira funcional é valida como RG pra fins de viagens internacionais??

Grato!

Att.

Felipe.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! A carteira funcional não é aceita. Sobre RG, leia as recomendações do Ricardo Freire no post acima!

sania
saniaPermalink

vou viajar para o paraguai de carro , mas minha carteira de identidade mais de 10 anos , mas esta em perfeito estado de conservação , será que vou conseguir entrar no paraguai sem problemas ? obrigado !!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sania! Como está bastante claro no texto, não existe a lei dos 10 anos. Mas você estará na mão dos agentes de imigração reconhecerem você na identidade ou não.

Marcela
MarcelaPermalink

Olá. Irei de férias em junho para Venezuela com minha família, vamos viajar de ônibus saindo de Boa Vista/RR. Minha dúvida é, meu esposo já tem um passaporte o qual ele viajou para a Europa, este passaporte é válido para circular na Venezuela?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcela! Se estiver dentro da validade (os passaportes brasileiros valem por 5 anos, consulte a folha inicial), estará valido para entrar na Venezuela. Mas dá para ir com RG também.

Marcel
MarcelPermalink

Pessoal, sejam prudentes. Viagem é pra se divertir, aproveitar, e não quebrar a cabeça com detalhes burocráticos. Vou pra Buenos Aires dia 27/05. Tinha uma RG de 1996 sou cearense mas estou morando em Teresina. Tirei o RG em um dia e o passaporte assim que comprei as passagens. Uma preocupação a menos. Abraço a todos!
Valeu Boia!

Renata
RenataPermalink

Boa tarde!
Minha mãe está com uma identidade de mais de 30 anos,deu entrada na nova porém não ficará pronta a tempo de viajar para Argentina,está só com o protocolo...porém tem a carteira de trabalho. Serve para passar na imigração?A carteira antiga até está em bom estado...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! A carteira de trabalho não serve!

Léo Lima
Léo LimaPermalink

Para colaborar com o site e ajudar a tirar dúvidas daqueles que irão viajar, segue o link de uma página do governo com os documentos que podem ser utilizados em viagens para países que compõem o mercosul.
http://www.brasil.gov.br/sobre/turismo/documentacao/mercosul-com-rg
Abraço em todos.