Punta del Este: vale o bate-volta desde Montevidéu?

Pôr do sol em Punta del Este

Estive rapidamente em Punta del Este esta semana. Foi a minha terceira visita — e a primeira na altíssima temporada (esta era a intenção: conferir Punta ainda em janeiro).

Da primeira vez (na outra encarnação), fui do aeroporto de Montevidéu até Punta no banco de trás do carro de amigos e nem me lembro do caminho. Na segunda vez, no início de 2008, cheguei de navio (no tempo em que os cruzeiros ainda pernoitavam por lá).

Esta foi a primeira vez em que peguei um carro em Montevidéu e fui dirigindo.

Pois achei o percurso chato e, apesar de curto, cansativo. São 120 km em pista duplicada (em bom estado) e paisagem monótona. Para não dizer que não acontece nada, acontece sim: a velocidade muda o tempo todo. De 90 pra 60 pra 90 pra 60 pra 110 pra 90 pra 60 de novo. (O trecho final, a partir do aeroporto de Punta, é todo a 60 km/h. E a pista livre, duplicada…). Não deixa de ser tenso.

Fui na segunda, voltei na quarta. E tive, na volta, a mesma impressão da ida.

E daí fiquei pensando: e quem vai e volta no mesmo dia? E, entre a ida e a volta, ainda quer rodar até José Ignacio (40 km adiante)? E fazer coisas que se fazem na praia (tomar sol, beber clericó)? E ficar para o pôr do sol, que é imperdível em Punta (e no verão acontece lá pelas 9)? Não ficará puxado demais pegar a estrada depois disso tudo?


Montevidéu: roteiro completo
Roteiros prontos:

Itinerários de 2 a 7 dias pelo Uruguai: como combinar Montevidéu, Punta del Este, Colonia (e Buenos Aires)

Meu conselho: pernoite em Punta del Este. Você vai se cansar menos e se divertir muito mais. Se for verão, fique pelo menos duas noites. Três dias por ali seria o mínimo ideal para descobrir as diferenças entre todas as Puntas — a Península, La Barra, José Ignacio.

Se você não tem nem uma noitezinha sequer para gastar em Punta, mas faz questão de ticar todos os cartões postais (a escultura da mão na areia, a Casapueblo, a ponte ondulada, as mansões do Bosque) então considere pegar um passeio organizado saindo de Montevidéu.

Mas vou avisando: vais perder um pôr do sol…

166 comentários

Olá Cláudio,

Quando estive em Punta em dezembro 2010 só usei táxi. Comparado com Montevideo é bem mais caro, mas a maioria dos táxis que peguei eram do ponto do Conrad, então eram novos, com banco de couro e ar condicionado. Entre a Parada 24 e o centro ficava em torno de R$30. Como eu estava com uma amiga, e ficamos 3 dias, rachamos e valeu a pena. Para ir até José Ignácio fechamos um pacote com um motorista com preço fechado (já que a praia fica a 40km do centro). Um dica é sempre ter o telefone de um ponto com você, porque os táxis raramente ficam circulando vazios pela rua fora de temporada. Abraço!

Olá, bóia! Não haveria alternativa de taxi em Punta, ao invés de alugar carro? Há muita discrepância no custo? Abraços.

    Claudio,

    se vc ñ se importar em caminhar bastante, dá p/ ficar em Punta sem carro, mas c/ limitações.
    Qd fui, fiz mt coisa a pé. Caminhei p/ caramba! P/ quem gosta, é tranqüilo…
    P/ ir a La Barra, peguei um ônibus na Estação Rodoviária. Se vc for na baixa temporada, tem pouco horário… mas é tudo bem organizado…. c/ horários fixos…. é só se informar.
    Já à Casapueblo, fui de táxi. Combinei um preço fixo p/ ele esperar até o pôr-do-sol, e dpois o taxista fez um “tour” rapidinho pelas mansões de Beverly Hills. Ñ lembro qt paguei, mas dpois de alguma negociação, ñ saiu caro ñ…
    Se eu voltasse lá, acho q alugaria carro por um único dia p/ passear no entorno de Punta… Mas Punta del Este em si é “caminhável”.

    Usar bicicleta em Punta também é uma ótima opção. O hotel Barradas oferece “magrelas” já inclusas na diária. Usei e aprovei. Carro foi só para dias específicos em que quis ir mais longe, como Casapueblo, Barra, Luis Ignacio e Piriápolis. No mais, a pezito ou de bici.

    De fato bicicleta é uma ótima opção, e lá tem pontos p/ vc alugar. Um passeio de bicicleta pelo calçadão que beira a praia é super panorâmico!

    Exato! Dá para percorrer vários quilômetros pela Mansa e pela Brava, cortando também a cidade unindo as duas praias, tudo pedalando, porque a geografia ali é bem plana.

Olá, Riq!
Vc sabe me dizer a distância do aeroporto de Punta até La Barra? O trajeto é fácil?
Obrigada.

    Olá, Camila! Aqui quem responde é A Bóia. O aeroporto fica a 10 minutos do centro, que por sua vez está a 15 minutos da Barra!

Riq,

Estou indo para Punta essa semana, passar 5 dias no Conrad, mas estou em dúvida de que moeda levar. Real, Dolar, Peso? Vou usar cartão, isso é fato. Mas e o dia dia, o que é melhor?
Obrigada,
bjs

Pessoal,

Pretendo ir a Punta del Este logo após o Natal, dia 26 de dezembro. É uma época muito cara? Não vou ficar para o Ano Novo. Irei depois para Gramado (que também vai estar cheio mas acho que consigo preços melhores). Pensei em ficar uns 3 a 4 dias em Punta para curtir as praias.
Com uma criança de 7 anos, qual o hotel que vocês me recomendam? Achei interessante o hotel AWA que o Riq indicou.
Bjs e muito obrigado.
Lu

    Olá, Luciana! Esta semana de Punta entre o Natal e o Ano Novo já é supercara, sim.

    Não há resorts em Punta como os que conhecemos no Brasil, com recreação para crianças. Então todo hotel está valendo, procure os que cabem no seu bolso. O Comandante vai ter a página de Punta del Este organizada nos próximos meses, com certeza.

    Mas se é para se abalar a Punta com criança para passar três dias e então ir a Gramado, será que você não vai ser mais feliz em Santa Catarina?

    Apenas para colaborar. Não sei se entendi se a comparação é Gramado-Santa Catarina ou Punta-Santa Satarina.

    Se pudesse dar uma opinião, com criança, combinar Santa Catarina com Gramado é bem mais legal que Punta + Gramado. Punta pe mais para adultos e jovens atrás de balada.

Promoção Amor Por Porto – Parrilla del Sur & CarHouse

Declare seu amor por Porto Alegre. Pode ser uma poesia
um conto, uma lista, uma frase e participe desta promoção.
Seu amor por Porto pode levar você a Punta del Este.

Participe agora no site http://www.amorporporto.com.

Olá Riq,

Depois de ler muito seu sensacional blog gostaria de tirar uma dúvida com você. Estou indo pra Punta agora, dia 08 desembarco lá e fico até dia 11, três noites, como a viagem foi organizada super em cima da hora, estou com dificuldades em hotéis. Tenho duas opções mais econômicas e para falar a verdade as únicas, rsrs! O Hotel Salzburgo fica do lado do Punta Shopping, https://hotelsalzburgo.com/novedades/index.php?ClassId=17&Id=17.
O outro hotel, é uma espécie de chalé, se chama Les Chalés e fica na Playa Mansa, https://www.chalet.com.uy/por_ubicacion.html
Qual seria a melhor opção?
Bom, vou alugar carro e o preço é quase o mesmo para um quarto triplo, mas a dúvida persiste. Poderia me dar uma ajudinha, ficarei muito agradecido! Abraços!

Riq,

Estive em Punta agora em janeiro na parada de um cruzeiro. Pouco tempo, mas para “ticar” os cartões postais, como o Riq disse, contratamos um city tour em terra mesmo, logo na saída do Pier. Existem vários vendedores lhe abordando. Apenas 22 U$, por um tour que no navio era vendido a 45 U$. Achei o motorista, que também era o guia, muito simpático e as paradas não eram muito curtas. Deu prá ver, fotografar e curtir tudo bem direitinho. No final ainda dá tempo de conhecer o centrinho. Casa Pueblo é maravilhosa. As fotos de lá são lindas. Aconselho esse tour para quem tem só a parada do cruzeiro para visitar Punta. Mas acredito que ali é destas cidades que é necessário voltar. Qualquer dia estico um final de semana por lá. Será que no Corpus Cristhi não vai ter nada prá aproveitar?…

    Olá, Delma! Em junho só o que funciona é o centrinho que você já visitou. Para ver a Punta que você não viu, volte no verão. 😉

    Olá Ricardo, desculpa incomodar, mas fiz uma pergunta abaixo para uma ajudinha básica de hospedagem em Punta, se puder me responda a essa dúvida! Desculpa a amolação! Abs!

Riq, esse post veio em boa hora! Alias essa sua viagem veio em boa hora…
To realmente pensando em ir pro Uruguai esse ano. Apenas Montevidéu de for num finde ou Mobtevideu e quem sabe Punta se for num feriado…ainda to pensando…

eu já faria o contrario…ficaria em Punta e deixaria Montevideu para a chegada e saida…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito