Londres-Liverpool: bate-volta para beatlemaníacos (dica da Jackie)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

The Cavern Club, Liverpool

Outro dia a Eloísa Helena perguntou se é factível sacrificar um dia de Londres para dar um pulinho a Liverpool no rastro dos Beatles. A Bóia pesquisou e voltou com a resposta: dá sim, são 2h15 de viagem, saindo da estação London Euston.

Pois passaram uns dias, e a Jackie, que tem o blog Viaje Sim!,trouxe o serviço completo. Tão bom, que não dá pra não transformar em post.

Transcrevo a Jackie:

Peguei o trem as 7h em Euston, chegamos lá pelas 9 h15 em Liverpool.

Comprei as passagens aqui do Brasil mesmo, pela internet, no site TheTrainLine.com. No dia só chegamos mais cedo a Euston e fomos validar o ticket num terminal eletrônico.

Agora, o importante: comprei aqui do Brasil mesmo o passeio da National Trust. Esse é o único que permite que você entre nas casas de Paul e John. Os outros passeios apenas mostram por fora e com certeza entrar nas casas é o melhor. Bom, eu agendei esse passeio na National Trust para a parte da manhã. O passeio sai das Docas; dá pra ir andando da estação de trem até lá. Saímos às 10h, fomos às duas casas, foi um tour maravilhoso. O numero de visitantes é reduzido, não esqueça de comprar antes. Vale a pena mesmo.

Bom, lá pelo meio-dia voltamos às Docas – que são patrimônio da humanidade – e visitamos a Beatles Story, que é uma loja e museu dos Beatles.

Almoçamos e compramos lá mesmo o tour do Magical Mystery Tour, num ônibus amarelo igual ao do álbum e saímos pra ver os pontos ligados a eles na cidade. O passeio roda por toda Liverpool, leva à casa de George, Ringo, Paul e John (apenas por fora), Strawberry Fields, Penny Lane e muitos outros lugares. O guia é bem legal e mostra tb um pouco da cidade, que é mt bonita. O tour deve levar umas duas ou três horas e termina no Cavern Club. Essa empresa faz o passeio no ônibus amarelo grandão e de outros modos, em tours exclusivos -- dê uma olhada no site. Talvez indo em 4 pessoas valha a pena comprar um passeio particular. De ônibus eles param em alguns pontos para você descer e em outros só mostram de dentro do ônibus mesmo.

Ficamos a noite por lá no Cavern -- rola um Beatles cover -- e voltamos andando até a estação pra pegar o trem pra Londres às 22h. Chegamos na cidade pouco depois de meia-noite.

Obrigadíssimo, Jackie!

Leia mais:

144 comentários

Gilberto Ioras Zweili

Olá, Ricardo. Olá, pessoal. Estive em Liverpool de 15 a 18 de maio último. Foi uma experiência mágica para um Beatlemaníaco. Vinha planejando essa viagem há mais de um ano e o blog foi uma espécie de braço-direito nessa aventura, pois inúmeras vezes recorri a ele para buscar informações e dicas. Agora sinto-me no dever de retribuir e o faço com prazer. Fui de trem, partindo da estação London Euston. Como comprei com boa antecedência (thetrainline.com) paguei 12,50 libras pela ida e 39,85 pela volta. Ficamos no Days Inn (quarto confortável, Internet grátis, ótimo café da manhã), a 5 minutos a pé do Cavern Club e a 10 de Albert Dock. Tem tudo perto: pubs, restaurantes e o supermercado Tesco. O Magical Mystery Tour (diariamente) e a visita às casas de John e Paul pela National Trust (4a. a domingo, atenção!) também comprei com antecedência. São absolutamente imperdíveis e emocionantes. É de arrepiar a parada em Penny Lane e o portão vermelho do Strawberry Field. Outra grande emoção é adentrar o Cavern Club. Tem sempre uma banda tocando Beatles e gente alegre do mundo todo cantando junto e tomando suas "pints". Liverpool me surpreendeu. É bonita, agradável e ainda tem o movimentado Albert Dock, com restaurantes, comércio e museus, com destaque para o Beatles Story e o Tate Liverpool. Uma palavra final: bate e volta só se não houver outro jeito. É muito pouco para tanta emoção. De 2 a 3 dias inteiros acho de bom tamanho e seguro para os corações Beatlemaníacos. Um abraço a todos!

Jose Roberto
Jose RobertoPermalinkResponder

Boa noite. Em agosto so terei mesmo um dia para Liverpool. Vou no bate e volta. Pergunta: preciso reservar o Tour no onibus pela net ou acho bilhete la na hora?
Grato
Jose Roberto

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Roberto! A Jackie recomenda comprar com antecedência se você quiser fazer o tour que leva às casas do John Lennon e Paul McCartney.

Jose Roberto
Jose RobertoPermalinkResponder

Mais uma duvida.: em Londres pego trem na estacao Euston, e em Liverpool qual estaçao devo descer?
Grato
Jose Roberto

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Roberto! Lime Street.

Elaine Cristina

Ola, muito boa as dicas eu me interessei em dazer o tour.
Eu visitei o site National Trust mas nao identifiquei o xaminho para dazer o book.
Podetia me ajudar por favor.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Para comprar o passeio, clique no link a seguir: https://kiosk.iristickets.co.uk/k?ntbeatles

Na página, coloque o número de ingressos que deseja comprar e clique em submit. Depois escolha a data para fazer o tour e depois aparecerão opções de horários. Depois disso, você verá a página com os tipos de ingressos e preços. smile

carolina garcia

tem outra opaco de trem? preciso de um que chegue pelo menos 9:30 em liverpool

carolina garcia

Olá! Comprei o pacote do national trust pras 10 da manha do dia 20 de julho, domingo. Pensei que tinha passagem de trem mas a única de manha so chega as 11 em liverpool. Mandei email pra la pra ver se eles conseguem trocar pro tour das 14:15. To apreensiva. E mesmo que eles mudem, daria tempo ainda de fazer o tour do yellow submarina? quais eram os horários? esse horário do trem atrapalhou todos os meus planos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina!

O site do Magical Mystery Tour agora é este:
http://www.cavernclub.org/the-magical-mystery-tour/item/magical-mystery-tour

Há um tour que sai às 11h30 (dura duas horas).

Verifiquei os horários de trem, o problema é que você está indo num domingo, quando há menos horários. Em dia de semana há muitos trens mais cedo, que permitem que sejam feitos os dois passeios. No domingo você precisará optar por um dos passeios -- ou arriscar um táxi da estação ao ponto de partida do tour dos Beatles em 20 minutos.

Carolina garcia

Acho que vou ter que comprar novas entradas pra sábado, que tem o horário certinho! O tour do MMT vi no site e tem a tarde também. Tenho que reservar ou esse é tranquilo de chegar e comprar na hora? Mandei email pro national trust e eles não respondem.

RicII
RicIIPermalinkResponder

Carol, acho que para ti não adianta mais, quem sabe para quem ler: não precisa reservar antes o MMT, em geral tem lugar para ir.
Quanto ao tempo de Lime Street até as dockland de onde sai o ônibus, dá para fazer em 20 min até a pé, se for a um bom passo...
(o problema maior é algum desencontro do local por não conhecer, ou algo assim).
Observa que o tour do MMT é um (ele passa em frente às casas dos Beatles), e o tour da national trust é outro, que entra na casa do Paul e do John.

Marcel
MarcelPermalinkResponder

Boa tarde, estou querendo fazer esse bate e volta de Londres para Liverpool no dia 09/10/14, só q os horários do trem q estou pretendendo ir tem uma troca de trem, vcs sabem se é tranquila essa troca? Precisa se deslocar muito na estação? Parece até que troca de companhia, aguardo a resposta. Obrigado pela atenção! Marcel

JOHN KILDARE LIRA OLIVEIRA

Ola, a primeira vez que fiz a viagem Londres-Liverpool, fiz a troca de trem, é super fácil. Mas tenta procurar outros horários com a viagem direta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcel! Prefira horários diretos.

Leia sobre baldeações de trem na Europa:
https://www.viajenaviagem.com/2014/03/conexao-trem-europa/

Paula
PaulaPermalinkResponder

Oi Ricardo, muito boa a dica! Adoro o seu blog, já me ajudou muito! Parabéns!
No Comer, Dormir e Viajar também contamos sobre nosso passeio à Liverpool. Dá uma olhada, gostaremos muito da visita! smile
http://comerdormireviajar.wordpress.com

Ana adipietro
Ana adipietroPermalinkResponder

Chego em londres no dia 16 de outubro e fico até 22 do mesmo!
Pode me explicar o passo a passo pra fazer este passeio a liverpool? Vou me hospedar praticamente ao lado da estação Euston! Qual é o melhor dia? Quero comprar antecipadamente!Viajo só, é um lugar seguro?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Todas as dicas estão no relato da Jackie!

Tabata Santos
Tabata SantosPermalinkResponder

Olá, estou querendo ir fazer um bate-volta a Liverpool e gostaria de saber se o Albert Dock (ponto de partida para o passeio) fica muito longe da estação de trem? Qual a forma mais fácil, rápida e barata para chegar até esse ponto? Qual o tempo aproximado? Pois estou pensando em comprar uma passagem de trem que chega as 13h20 e o Magical Tour é as 14hs será que dá tempo? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tabata! Albert Dock fica a 1,5 km da estação Liverpool Lime Street, onde você desce do trem. Dá 20 minutos de caminhada. De ônibus são 15 minutos (linhas 75, 76, 80, 80A, 82, 86, 86A, 86C). Não programe um intervalo tão apertado, há vários fatores que estão fora do seu controle e sozinhos podemos cometer toda série de pequenos erros que nos custam o programa. Chegue a Liverpool pelo menos uma hora antes da partida do seu tour.

Ana adipietro
Ana adipietroPermalinkResponder

Gostaria de comprar um pacote fechado com passagens, o passeio da National Trust, o ônibus à tarde...Não consigo isso?? A partir de Londres??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Não que saibamos.

everton
evertonPermalinkResponder

Olá, os tours guiados aceitam crianças pequenas? meu filho terá dois anos e 3 meses.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Everton! Não sabemos! Faça uma consulta à empresa!

RicII
RicIIPermalinkResponder

Quando fiz o magical mystery tour havia casal com criança pequena (eu estava com meu filho também, mas o meu já tinha 13 anos - eheheh)
Proibido para menores (ao menos a noite - durante o dia foi tranquilo) foi a entrada no cavern club - ponto final da tour.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Ola Ricardo, tentei comprar o tour para a casa do john e do paul no Nationaltrust.com mas eles não tem agenda pra dezembro. Vou depois do natal pra londres e vou passar o reveillon lá.
Sera que eles nao tem esse passeio pro mês de dezembro? Voce poderia me ajudar? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! É possível que a agenda não esteja aberta ainda. Para tirar a dúvida, envie um e-mail para o endereço informado no site.

Leonardo Carneiro

Entrei em contato com eles pelo Facebook. Me responderam que o tour não funciona de 15 de dezembro a 25 de fevereiro =(

Marcelo Cordeiro

Queria uma ajuda de vocês. Estou programando ir a Londres ano que vem e quero ir a Liverpool mas como sou muito Beatlemaníaco, apenas um bate e volta não vai me satisfazer. Quero passar 2 dias na cidade mas não sei como posso organizar a logística disso para voltar ao Brasil depois. Será que dá para voltar de Liverpool para Londres e pegar o voo de volta para o Brasil no mesmo dia? Seria melhor passar 2 dias em Londres, ir para Liverpool e ficar 2 dias, depois voltar para Londres e passar mais 2 dias? Me deem sugestões porque estou meio perdido...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! O ideal é dividir os dias em Londres ou ir direto para Liverpool e depois voltar para Londres. Voltar para Londres no dia da sua volta ao Brasil pode ser muito arriscado. Imprevistos podem sempre acontecer e você não vai querer perder o seu vôo.

Marcelo Cordeiro

Valeu pela dica, vou fazer isso!

RicII
RicIIPermalinkResponder

Na minha opinião, se o voo de volta ao BR for de TAM (à noite), é possível voltar de liverpool no mesmo dia, contanto que seja de manhã, não muito tarde, para cobrir qualquer imprevisto.
Os serviços de trem são bastante eficientes.
Se estiver já com a bagagem, pode fazer conexão direta para a picadilly line, que leva até heatrow.

paulo seiji tone

Caros Beatlemaníacos, sinto obrigado a dar detalhes de uma das mais fantásticas emoções que tive na vida. Comprei a passagem de trem (Londres Euston para Liverpool Lime Street - 7:07/9:21h por 104,00 libras com volta saindo da mesma estação 20:48/23:46h por 12,50 libras) - www.thetrainline.com, o passeio da National Trust (29,00 libras) - www.nationaltrust.org.uk/beatles e o outro da Magical Mystery Tour (16,95 libras) - www.cavernclub.org pela internet no Brasil. Com curtíssimo tempo de uma viagem na Europa para outros fins que não o turismo, fiquei no Hotel Ibis - London Euston St Pancras a 50 metros da estação Euston, ótimo custo-benefício. Com o horário britânico, peguei um café da manhã na estação (onde fiz todas as refeições...) e levei para o trem; reservei os assentos mas percebi que não havia qualquer controle dentro. Munido de mapas no iphone, chegando em Liverpool (9:21h!!!), caminhei até o Albert Dock à pé sem estresse e cheguei ao The Beatles Story (pura emoção !!!) em 15 minutos (o ticket é válido para o dia inteiro ou melhor, pode voltar depois das excursões) onde permaneci até 10 minutos antes da saída do Tour da National Trust (comprei o das 11:00h), a um quarteirão do local. Foi emocionante entrar nas casas do John e do Paul, com guias bastante atenciosos, ótimos contadores de histórias e fatos das famílias, ver os objetos pessoais e o interior muito bem preservados da época; a excursão durou por volta de 1h e meia sendo proibido tirar fotos no interior das casas (pode-se comprar um livreto da excursão com elas). Abastecido, a um quarteirão do The Beatles Story, fui para nova jornada às 14:00h no Magical Mystery Tour em um ônibus amarelo como no filme. Sempre com uma música de fundo, com um guia bem animado, passamos pela casa do Ringo, descemos perto da casa do George (está ocupada), Penny Lane, Strawberry Fields e nas casas do John e Paul sem entrar (somente o tour da National Trust faz isto) e terminamos após 2 horas no Cavern Club onde vc ganha um souvenir (cartão postal). Corri de volta para o museo (15 min a passos rápidos devido à chuva), passei novamente pelo circuito e aproveitei a loja. Voltei para o Cavern Club (há 2, um deles é o original). Fiquei por alguns minutos no original imaginando oque aconteceu um dia naquele mesmo lugar, jantei no outro Cavern que fica em frente e voltei para a estação a pé, 20min de caminhada. Sugiro levar um guarda-chuva de bolso. E ainda esperei 1 hora pelo trem...Que tenham uma ótima experiência como eu tive e me coloco à disposição para dúvidas se tiverem (paulo.seiji@gmail.com). Abraços e muito obrigado ao blog por tudo!!!

Greyce Guerra
Greyce GuerraPermalinkResponder

Obrigada, acabei de enviar um e-mail perguntando sobre o museu, se é grande, se dá para aproveitar em um espaço de 3h, mais ou menos.

RicII
RicIIPermalinkResponder

O museu (BeatleStory) não é dos maiores, mas tem bastante coisa coisa contando a história dos beatles, em ordem cronológica. Depende do teu ritmo, mas dá para fazer em 3hs.
(estive lá 3 vezes, a última com meu filho adolescente), justamente no início de 2015.

Com relação ao The Cavern (Cavern Club), ele na verdade não é original - ele foi reconstruído do outro lado da rua, nos mesmos moldes, com cerca de 2/3 do tamanho (porque tinha sido demolido nos 70s para um metro que não saiu). Do lado que era o original, tem o Cavern Pub, mas apenas um pub temático, embora muito bom (em duas, das três vezes, encontrei um sósia do John tocando, ele é bom - da outra vez ele estava tocando no palco do The Cavern mesmo).

Dean Damiani
Dean DamianiPermalinkResponder

As dicas são realmente muito boas. Estou indo para Liverpool no dia 02/01/2015 e não estou conseguindo comprar os ingressos para o passeio da National Trust. Existe algum maneira de comprar os ingressos com esta antecipação? obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dean! O site da National Trust mostra opção de comprar ingressos apenas a partir de 25 de fevereiro. Ao que parece, durante os meses de dezembro, janeiro e parte de fevereiro, eles não trabalham.

Ingrid Sampaio

tentei comprar as passagens de trem na thetrainline.com para o dia 27/12 mas cada passagem custa na £81.70(???) É mais ou menos esse mesmo o valor que vcs pagaram? Achei muito caro.. e to quase abortando a idéia de ir a Liverpool, ja que de ônibus são 6hrs de viagem Oo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ingrid! Dia 27 é volta de um feriadão de Natal. Você deixou para comprar as passagens muito em cima da hora, vai pagar preço cheio.

RicII
RicIIPermalinkResponder

Primeira vez que fui a Liverpool, em fim de semana, comprei uma passagem sexta a noite e paguei 5 libras para a ida na sex e 17 para a volta no domingo, mas fiz uma cagada monumental - peguei um trem que fazia baldeação e acabei embarcando numa espera de 4hs em Milton Keynes, no frio abaixo de zero. Tinha trem direto se eu pagasse umas 10 libras a mais.
Outra vez eu paguei 12 ida e 19 volta (sendo que a volta foi em vagão de 1a classe, na promoção - serviam um lanchinho e tinha umas mesas mais legais, mas nada muito diferente).
Só não pode deixar para comprar em cima, porque o pricing deles funciona como as aéreas - colocam poucas passagens preços menores, e depois o algoritmo regula o preço - eventualmente ainda fica alguma coisa mais barata em horários de ponta, fora da grande procura....

Leonardo Carneiro

Dois avisos a quem se interessou. Vou com a minha esposa para Londres em janeiro, e não fazer uma visita a Liverpool estava fora de cogitação. Esse artigo aqui foi minha principal fonte.

1º: O passeio do National Trust não funciona de 15 de dezembro a 25 de fevereiro. Então se ir para Liverpool é parte fundamental da sua viagem, se atente para não ir nessas datas, como eu estou indo =[

2º: A escolha das passagens de trem pode não ser tão simples. Estou comprando com um mês de antecedência, e as passagens de ida sugeridas no artigo estavam com preço muito alto (cerca de 60 libras cada), por ser em horário de maior demanda. A passagem de volta nem existe mais =(, somente com pernoite em alguma outra cidade.

Felizmente para mim, como estou com alguma flexibilidade de tempo, acabei pegando uma passagem mais tardia para a ida, vou pernoitar lá e peguei a volta no outro dia. Ficou 80 libras a ida e a volta para 2, mais 300 reais num hotel que parece interessante =)

Greyce Guerra
Greyce GuerraPermalinkResponder

Infelizmente estou indo agora 5 de fevereiro, mas consegui o passeio Magical Mystery Tour, já vale, hehehe. Em outra oportunidade vamos no National. Valeu pelas dicas de todos.

monica
monicaPermalinkResponder

Ola, estou indo para liverpool exatamente no período que a visitação das casas estarão fechadas. Isto significa que o passeio do National Trust não estará disponível?
Uma vez que não poderá fazer este passeio na parte nda mnhã, ficará restrito somente ao Magical Mystery Tour. E de manhã qual seria a opção para se fazer no lugar o National Trust?
As dicas dadas acima foram muito úteis

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Sim, entrar nas casas de Paul e John não será possível. Mas a cidade tem várias opções legais. Uma lista das 10+, selecionadas pelo governo deles, está aqui: http://www.visitliverpool.com/things-to-do/first-time-visitor

TATIANA
TATIANAPermalinkResponder

Olá

Estou tentando comprar um ticket dia 25/05 de Londres para Liverpool mas só encontro valores acima de 80 libras, sabem me dizer se teria outro site que eu possa checar ou uma maneira mais barata de se chegar lá?

Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! De ônibus é bem mais barato, mas a viagem leva entre 5h30 e 6h.

http://www.nationalexpress.com/home.aspx

RicII
RicIIPermalinkResponder

E também não são ônibus muito confortáveis (limpos, novos mas bem mais ou menos em relação a conforto - praticamente não reclinam, bancos duros, complicados de dormir).
Mas o que vale o ônibus é se tiver 2 ou 3 dias, pegar um ônibus para manchester (pouco mais de 1h, passagem as vezes até por 2 libras), passar o dia em manchester e voltar a londres a partir de lá.
(quem tem interesse em economia, logística ou indústria, manchester em excelentes atrativos - na verdade 1 dia é pouco, mas...)

Romero Evaristo

|Fui a Liverpool agora recente e fique três dias nesta cidade linda, limpa, fria e de um povo bastante educado e respeitador.Fomos as docas que é a região portuária da cidade, as Igrejas, mas, o ponto alto é sem dúvida alguma à visita ao museu dos Beatles para vermos a história de perto. Maravilhoso, energia boa. De brinde entrada gratis no Cavern Club. Aí sim, bandas tocando sem parar rock and roll e Beatles. Vale a pena sim.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Impossível fazer bate e volta para Liverpool, pois um dia é muito pouco para conhecer essa cidade encantadora.
Morei um pouco mais de um mês e foi incrível! Tem muito mais do que Beatles!

João Borges
João BorgesPermalinkResponder

Muito bom o site, bem informativo. Gostaria de saber se é necessário marcar os assentos na viajem de trem? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Sim.

Ronaldo
RonaldoPermalinkResponder

Fizemos o bate-volta a Liverpool seguindo as dicas que foram deixadas aqui. Tudo saiu exatamente como o planejado. A visita às casas do John e do Paul foram emocinantes. E terminar o passeio da tarde no Cavern Club foi o máximo. Obrigado por compartilhar todas essas informações!!

Otávio
OtávioPermalinkResponder

estarei indo para Londres em Julho e vou tirar um dia para ir a Liverpool. Vou com minha filha, ela tem 15 anos. Estou com uma duvida com relação ao que eles consideram criança ou adulto. Alguém pode me tirar essa dúvida por favor.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Otávio! Os sites de reserva de trem sempre mandam preencher as idades dos passageiros antes de dar o preço.

Publio Athayde

Olá, chegarei a Londres (HEATHROW) às 15h15, quero ir direto para Liverpool. Vejo que há um trem que sai do aeroporto às 18h56 e faz conexão (EUSTON) às 20h07. Meu receio é que o tempo de conexão está marcado como 0h0 - isso é possível? Pode-se pegar um trem e o seguinte sem problema quando a hora de chegada de um e a partida do outro é a mesma? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Publio! É esquisito mesmo. Onde você viu esse trem? Você deve estar livre, já com as bagagens na mão, lá pelas 16h30. Tem tempo mais do que suficiente para pegar um Heathrow Express ou Heathrow Connect a Paddington, e de lá seguir de metrô a Euston e pegar esse trem das 20h07.

RicII
RicIIPermalinkResponder

Se chegar de fora da UE sempre tem o problema da imigração que pode atrasar a saída do aeroporto (se já estiver dentro da UE, tranquilo).
O trem expresso (heathrow express) leva cerca de 30min. Se estiver liberado as 16:30 dá tempo tranquilo de pegar o underground, piccadilly line - para chegar em euston pode fazer baldeação para victoria line (em green park) ou para a northern line (em leicester square) - deve levar cerca de 1h20-1h30 até euston.

adriana
adrianaPermalinkResponder

Amei as dicas. Estou planejando minha viagem para 2019.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar