Momento Tommy: palestra no Salão do Turismo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ricardo Freire no Salão do Turismo

Para os leitores mais novos -- Tommy é o primo da Tássia. Da Tássia Achando. (Aproveite e descubra o significado de outras palavras em boiês no Dicionário da Bóia.)

Sexta-feira tive mais um desses momentos, ao aceitar (quem mandou foi a minha C.E.O., a Elisa) o convite do Salão do Turismo para fazer uma palestra.

Foi interessante dar um tempo em Caribe, neve e vulcões para fazer uma pensatazinha sobre Por que vale a pena viajar pelo Brasil, mesmo com o dólar barato. (O tema é meu.)




Qualquer hora isso vira post. Mas basicamente identifiquei qualidades que a gente acaba relevando, falei dos lugares e ocasiões do Brasil que não têm igual no mundo, e terminei narrando a viagem mais bacana que fiz nos últimos tempos -- não, não foi pro Atacama, não foi pro Grand Canyon, não foi pra Patagônia, não foi pro Canadá, não foi pra Dubai, não foi pro Caribe, não foi pra Califórnia; foi essa viagem aqui.

Tuitada by @gutorochaTuitada by @elisaaraujoTuitada by @penelophy

Aproveitei para anunciar que 2012 vai ser o ano do Brasil no Viaje na Viagem. Vou sair por esse Brasilzão para finalmente acabar de fazer aquilo que eu comecei no Freire's, em 1999. Avisa lá que eu vou!

Agradeço ao querido Marcio Nel Cimatti pela foto!

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


32 comentários

Fernando Piracicaba

Parabéns comandante Riq!!!
Colhendo os frutos de ser a maior referência sobre viagens no Brasil, quiçá no mundo.

Zuzu
ZuzuPermalinkResponder

Queria poder ouvir a palestra! Vai ter vídeo ?
Parabéns por toda essa história, trabalhar duro e com competência da nisso!!!!

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Hehehe, eu sou a culpada, né? Com muito prazer. Acredito que suas idéias sobre turismo no Brasil precisam ser difundidas e defendidas...

Aliás, faltou o Riq dizer que ele apresentou uma proposta no estilo "se eu fosse do Ministério do Turismo": Oferecer incentivo do Governo para que pousadas de todo o Brasil possam se informatizar e se capacitar a serem encontradas pelos sistemas de reserva online internacionais".

Quem mais abraça essa causa?

Merél
MerélPermalinkResponder

Eu abraço e faço cafuné!!! É fundamental pelo menos ter os preços das diárias no site, e um atendimento que te responda no mesmo dia. Às vezes eu adoro uma pousada, mas as pessoas demoram tanto pra responder que eu já reservei outra.

Dri Miller
Dri MillerPermalinkResponder

Nossa e como apoio!
Acho uma dificuldade tentar fazer qualquer tipo de viagem no Brasil, estando fora. Volta e meia tenho que ajudar amigos e conhecidos a tentar fazer reservas em hoteis e pousadas no Brasil, que não entendem porque não podem simplesmente usar sites como Booking.com e afins.... e entao tem que preencher ficha (nunca em Ingles), pagar depoisito por transferencia bancaria, ou pedir preço "sob consulta"...
Até planejarem tudo já trocaram de ideia e partiram pra Tailândia!
Uma pena...

Majô
MajôPermalinkResponder

Certíssima, Elisa, alguém tem que abraçar esta causa levantada pelo Riq.
Aliás, Riq devia ser o CEO do Ministro de Turismo :cool:

Certamente, o Riq deu brilho ao Salão de Turismo smile

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Perdi ao vivo por percalços mil dessa semana, mas acompanhei via Guto, Marcio, Elisa e demais twitteiros que estavam presentes. E adorei ver as fotos - Riq tá com corzinha mesmo de quem voltou do Caribe há pouco wink
Viajei muito pelo Brasil naqueles tempos de dólar barato antes de literalmente começar a viajar pra fora. Esses dias tava pensando justamente isso: hoje viajo muito, muito mais para o exterior que por aqui mas, apesar de já ter saracoteado bem no Brasil, ainda me faltam Pantanal, Marajó, Parintins... tantos, tantos lugares! Movimento "se eu fosse o Ministério do turismo" apoiado!

val
valPermalinkResponder

O Brasil tem uma capacidade turistica totalmete inexplorada....daria pra crescer muito...

se não gostasse tanto do Riq desejaria que ele fosse Ministro do Turismo!

yara cynthia
yara cynthiaPermalinkResponder

Dá-lhe, Riq. Alguém lá do andar de cima precisa começar a pensar no Turismo como fator importante para a economia. Mas quem? O ministro que, quando viaja, fica hospedado em um motel e manda a conta para nós? Riq para o Ministério já.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Riq, vc vai visitar hotéis de selva cheios de gringos ^.^?

Ricardo Freire

A resposta é sim mrgreen

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Beleza Riq !
Preciso executar o super post de Boipeba feito sob medida, e que está impresso e encartado dentro da minha biblia : 100 praias que valem a viagem ( quem ainda não tem, compre antes que acabe).

Merél
MerélPermalinkResponder

Riq, é só você descobrir lugares no Brasil em que vale a pena fazer compras e o pessoal não sai mais daqui não. mrgreen

Merél
MerélPermalinkResponder

(E, parabéns, lógico, pela palestra. Aposto que foi o mácsimo e estou indignada de ter perdido apenas por alguns diazinhos.)

Dri Miller
Dri MillerPermalinkResponder

E se perto do lugar onde vale a pena fazer compras ainda tiver um pouco de neve então... Aff... pode mandar fechar os aeroportos! smile

Claudia Carmello

Eu tentei chegar a tempo! Mas tava muito trânsito... Só deu pra pegar a palestra seguinte, do Jimmy Pons, sobre marketing de destinos online. eek(
beijos!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Riq... você é meu ídolo!!!! Adoro seus momentos Tommy, deve ter sido incrível!
Super parabens por mais essa smile

Marcio Nel Cimatti

A palestra foi incrível mesmo. Pensei a mesma coisa que a Mari, será que não estou exagerando com as viagens ao exterior e deixando o Brasil em segundo plano????

Bora planejar conhecer melhor nossa terra!!!

Bjo!

Lu
LuPermalinkResponder

Riq, adoraria ler (já que perdi "ao vivo") esta palestra. Faz um post dela, vai?
Bjs e parabéns!

Ernesto, o pato

ESta viagem tá na minha lista para ser repetida, e seguir os passos do mestre.

Lu
LuPermalinkResponder

Desculpaê,comandante,mas temho que fazer um registro:hoje,mesmo sendo domingo,isso aqui é o paraíso!!Acabo de vir de uma praia fantástica,c/a qtidade certa de gente,mar azul piscina,água cristalina,dava até prá ver peixinhos,alguns pulando,temperatura ótima,sem crianças(todas na serra ou nos hotéis-fazenda, c/as famílias),só c/a galera da área(a turma que vem de longe ñ veio pq tá frio).É mesmo como vc falou,há ocasiões que esse nosso Brasil ñ perde prá ninguém!O Arpex hoje ñ perdeu prá lugar nenhum do mundo!!
Bjuuusssss,de uma carioca apaixonada pelo Rio,
Lu

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Concordo em gênero, número e grau, Lu. Aliás, eu já contei que já encontrei estrela do mar...viva, no arpoador? Não tem pra ninguém, a praia tá um espetáculo...

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Que pena, no ano passado (Tempos da BandNews)que eu era a unica fã a ir ao Salão, para te ver, Riq, não teve palestra (mas foi legal que constatamos que o salão valia muito a pena para as pessoas que ainda não usavam a internet para viajar).Este ano que eu usei a internet e viajei para o velho continente pela 1ª vez, seguindo os teus ensinamentos ... não pude ver a sua palestra ... snif, snif ...
A beleza do Brasil é de babar e está nas coisas da natureza ... basta ter olhos para ver ...

Tiago dos Reis

Muito bom! Essa palestra tem que virar post! E eu preciso fazer essa viagem pela Costa do Dendë!

Aline Arantes
Aline ArantesPermalinkResponder

Riq, tb tô doida pra ver o post! Mas agora preciso de uma ajudinha sua ou dos seus leitores. Comprei passagens SP-Havana-SP já tem duas semanas e a Copa Airlines não emite, dizendo que o seu sistema está fora do ar. Eles afirmam quem a reserva e as tarifas estão garantidas, mas estou preocupada. Você acha normal ficar tanto tempo em manutenção? Será que tem algum outro problema e devo cancelar e comprar com a Taca? Alguém mais com o mesmo problema com a Copa? Obrigada. Aline

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Mistérios da cidade? Seriam por acaso o Riq e o Nick na mesa do La Casserole, na Veja SP desta semana, pág. 16?

mario
marioPermalinkResponder

Reparei nesse novo momento tommy deles também..!

Aline Arantes
Aline ArantesPermalinkResponder

Eu amei todas as minhas viagens dentro do Brasil, mas é realmente uma pena que os hotéis sejam táo lentos em dar respostas e que quando mandem sejam incapazes de ler as suas perguntas e responder atentamente. Isso em português, imagino em outros idiomas. Falta profissionalismo na maioria dos casos.

Agora uma perguntinha de outro assunto: alguém mais tendo problemas para emitir passagem com a Copa Airlines? Comprei passagens SP-Havana-SP há mais de duas semanas e nada deles emitirem. Me dizem que o sistema está lento e eles só conseguem emitir duas por dia! Estou achando táo estranho, mas agora eles me disseram que eu posso ir emitir no escritório do Paulista. Será que vale o trabalho ou eu posso ficar tranquila esperando o sistema funcionar... Tomara que as aeronaves funcionem melhor que o sistema deles! Socorro!

Beijos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Se você está atormentada com isso e pode ir até o escritório na Paulista, é melhor ir ao escritório na Paulista grin

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Ai que inveja!! Não podiam ter deixado vc fazer esta palestra no Domingo? hehehe
Vai: fui no salão do turismo há 2 anos e nem gostei muito, mas este ano até peguei o convite prá ir, mas desisti quando vi que sua palestra era na sexta! Que puxa sad Será que tem gravado prá baixar? Seria muito bom...

abraço, e bom Brasil prá ti, que em tempos de dólar baixo, realmente a gente está esquecendo nosso país...

RosaBsb
RosaBsbPermalinkResponder

Parabéns, Riq. Eu viajo duas vezes Brasil e uma para o exterior por ano, fora os feriados prolongados que são todos por aqui. Litoral Nordestino não dá para deixar, é Amar!!!

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Meus amigos costumam me questionar quando falo de minhas viagens pelo Brasil, dizendo que o dinheiro que gasto poderia custear perfeitamente uma ida à Europa, EUA ou mesmo pro Oriente.
Explico que sou apaixonado pela natureza do meu país e não vejo motivo para trocá-la por nenhum outro lugar.
Conheci a Costa do Dendê através do Riq e é impossível não cair de amores por Boipeba e Maraú. Mesmo Itacaré, com sua pouca segurança, é maravilhosa. Em setembro, farei mais um pit stop na Rota Ecológica e no verão, quem sabe rever esse bijouzinho de ilha que é Boipeba.
Parafraseando o Riq: nossas praias podem não ser as mais bonitas do mundo, mas são as mais gostosas do mundo.
Assino embaixo com firma reconhecida.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar