Aruba: as praias

Arashi, Aruba

Aruba é uma ilha árida, refrescada por brisa e ventos constantes, fora do circuito dos furacões, agraciada por uma estação chuvosa curta (de outubro a dezembro) e risível para nossos padrões tropicais (a média máxima é de 100 mm em novembro; nos meses chuvosos do litoral brasileiro costuma chover mais de 400 mm).

Tornou-se um destino de turismo de massa graças não só ao clima, mas também à existência de uma praia extensa, de areia branca e mar azul-calcinha, compreendendo Palm Beach, Eagle Beach, Manchebo Beach e Druif Beach (interrompida apenas por um pequeno trecho de costão entre Palm e Eagle). Todos os grandes hotéis têm acesso a praias nota 10, o que diminui bastante o stress de escolher onde ficar.


Além destas praias  com hotéis existem outras, menorzinhas, com aspecto mais selvagem, aonde se chega de carro alugado ou de ônibus de linha. Todas ficam na costa oeste da ilha, que é a que está no Caribe e tem mar calminho. A costa leste é voltada para o Atlântico e tem praias bravas.


Visualizar Praias de Aruba em um mapa maior

ARASHI

Arashi, Aruba

Quase na esquininha norte da ilha, é a minha favorita. Água cristalina, profundidade perfeita para banho (é ligeiramente de tombo; se for com crianças pequenas, leve nadadeiras). O canto esquerdo tem seixos, mas é o preferido de quem faz snorkel. Tem barracas para guardar mochilas à sombra (todo mundo acaba dividindo o espaço). Não tem vendedores de nada, nem de água; leve o que for precisar. Está a 10 minutos de carro de Palm Beach. Tem estacionamento.

MALMOK

Malmok, Aruba

Escondidinha num bairro residencial um pouco antes de Arashi. Tem dois acessos — o mais bonito é o mais escondido, entre casas. Mar piscininha, algumas pedras, poucas barracas para guardar mochilas (que acabam ocupadas por famílias). O estacionamento é na rua.

FISHERMAN’S HUT (HADIKURARI)

Hadikurari, Aruba

Na extremidade direita de Palm Beach, passando (bem) o hotel Marriott, fica o point dos wind e kitesurfistas de Aruba. Dá para alugar equipamento e agendar aulas.

PALM BEACH

Palm Beach, Aruba

É a Copacabana/Waikiki de Aruba. Aqui ficam os hotéis verticais (você vai ver placa para “high rise hotels”) pé na areia. A faixa de areia não é muito larga e é bastante ocupada por espreguiçadeiras. Muitos hotéis agora estão alugando espreguiçadeiras flutuantes de borracha.

Palm Beach, Aruba

Palm Beach, Aruba

Não há avenida beira-mar, só um calçadãozinho entre a areia e os hotéis. Mas nem só de hotéis vive a beira-mar. Você via encontrar bares e resturantes (num píer no canto esquerdo da praia, e também entre hotéis, mais para o canto direito) e operadores de passeios (incluindo a loja central da De Palm Tours, a maior da ilha). Os bares e restaurantes dos hotéis que não são all-inclusive (a maioria) atendem público passante sem problema.

Palm Beach, Aruba

Palm Beach tem vida própria de dia e de noite. A quadra de trás da praia tem shoppings de todo tipo (incluindo um só de bares e restaurantes, o South Beach Centre).

EAGLE BEACH

Eagle, trecho da avenida beira-mar

Foi a primeira praia a ser ocupada, por hotéis de no máximo cinco andares (por isso as placas dizem “low-rise hotels”). Tem faixa de areia mais larga e maior profundidade do que Palm Beach (por ser levemente de tombo). Boa parte da sua extensão é tomada por uma avenida beira-mar. Mas no canto esquerdo (antes da curva para Manchebo) os hotéis são pé na areia.

Eagle, trecho pé na areia

Na área com avenida beira-mar, o hotel Amsterdam Manor mantém um bar de praia que atende passantes. No trecho pé-na-areia os hotéis são todos all-inclusive e atendem apenas aos seus hóspedes.

Com exceção de cassinos e de um hospital, não há serviços no bairro fora dos hotéis.

MANCHEBO BEACH & DRUIF BEACH

Manchebo/Druif Beach, Aruba

Continuação de Eagle Beach, são mais recortadas e têm hotéis baixos pé-na-areia (todos all-inclusive). Por não terem acesso pela estrada nem serviços abertos ao público, são praias bem reservadas.

Manchebo/Druif Beach

A extremidade esquerda da praia (onde está o hotel Divi Dutch Village Resort) fica de frente para área portuária de depósito de containers — evite.

NIKKY BEACH

Nikky Beach, Aruba. Foto do site

É um bar de praia situado imediatamente ao sul de Oranjestad, perto do hotelzinho Talk of the Town. Seu nome pirateia uma famosa cadeia de bares de praia (Nikki Beach com i) com a qual não tem nenhuma relação. A entrada é paga. O público mistura passageiros que desembarcam dos cruzeiros, ali perto, e moradores de Oranjestad.

RENAISSANCE ISLAND

Renaissance Island, Aruba

É uma ilha particular que pertence ao hotel Renaissance, localizado no centrinho de Ornajestad. Seus hóspedes — e somente eles — são levados de lancha a cada 15 minutos. As lanchas saem do lobby do hotel, passam por baixo de uma ponte sobre a avenida do porto e levam 10 minutos até a ilha (há uma parada num outro hotel do complexo). Lá chegando, o hóspede dispõe de duas praias — uma “familiar”, que aceita crianças, e outra “para adultos”, onde só entram maiores de 18 anos e o topless é liberado.

A ilha já existia, mas o desenho final das praias contou com a ajuda de paisagistas e engenheiros.

BABY BEACH & RODGERS BEACH

Baby Beach, Aruba

Na ponta sul da ilha, é um passeio que todo mundo que aluga carro acaba fazendo. É uma praia calmíssima e super-rasinha, perfeita para crianças — uma espécie de Palm Beach só que menor e sem construções. Você pode alugar espreguiçadeiras e barracas. Há quiosques que vendem lanches e bebidas. O estacionamento é fácil.

Ao lado você aproveitar também Rodgers Beach — outra praia perfeitinha, maculada apenas pela vista de uma refinaria de petróleo vizinha.

Baby e Rodgers ficam a meia hora de Oranjestad (40 minutos de Palm Beach). Na volta almoce no Charlie’s Bar no vilarejo de San Nicolas.

Leia também:

Guia de Aruba no Viaje na Viagem

Hotéis em Aruba: os relatos dos leitores

Página-guia de Curaçao no Viaje na Viagem

Caribe: 10 praias nota 10

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


59 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito