Bate-volta: de Milão a Bellagio, no Lago de Como (dica da Lilian)

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Bellagio, Lago de Como

No post de dicas sobre Milão, a Lilian deixou um passo a passo explicadíssimo para quem queira fazer um bate-volta de trem ao Lago de Como (e lá chegando atravessar o barco a Bellagio). Ideologicamente eu prefiro uma viagem mais slow, com direito a explorar toda a região (como sugere o André Lot). Mas o bate-volta é factível. Vai pela Lilian:

Estando em Milão, você não pode deixar de conhecer Lago di Como: é lindíssimo, um passeio imperdível!!!!

Vá até a estação Milano Centrale, dirija-se à máquina automática de venda de bilhetes, selecione o idioma [não tem português, mas dá para entender bem o espanhol]. Não digite “Lago” como destino e sim “Como”: aparecem então 4 opções. Clique em “Como S.Giovanini”, aparecem então horários de saída e chegada do trem e preços de 1ª e 2ª classe. Depois aparece a opção adulto e um quadrado com [-] e outro com [+] para você marcar o nº de adultos. Aparece então a opção de pagamento; depois de pagos, os bilhetes são impressos.

Geralmente perto dessas maquinas há uma tabela com o número do trem, o horário que ele parte e a plataforma. No seu bilhete tem o número do trem. Procure sempre pelo número, pois o destino do seu trem pode ser uma outra cidade e o Lago di Como ser uma das paradas. Chegando lá (é legal comprar os bilhetes de volta), é só descer as escadas e seguir em frente. Pergunte como chegar ao lago, fica muito perto. É deslumbrante!

Compre o ingresso de barco para fazer o passeio pelo lago até Bellagio. Desça nesse povoado e passeie bastante. Tome o barco de volta a Como a tempo de tomar um sorvete ou sentar num café.

Grazie, Lilian!

Adendo: existe outra maneira de ir a Como. A Trenord leva da estação Cadorna, no centro de Milão, à estação Como Nord Lago em uma hora. A estação Como Nord Lago fica a 200 metros da doca dos barcos que vão a Bellagio.

Leia também:

#Linkodromo | Blogs e dicas sobre Milão

14 dias na Itália: idéias para seu roteiro

Leia também:

Todas de Milão no Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

136 comentários

Ana Maria S. N. Costa

Rindo muito da minha incoerência...obrigada, mais uma vez.

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Oi, Ricardo
Visitando, uma vez mais, seu blog para mais uma pergunta. Você indicaria uma boa empresa de transfer em Milão? O número de amigos que viajará conosco aumentou e agora há pessoas de mais idade que gostariam de ir de Milão a Como e de lá à Verona, de carro. Desde já, agradeço sua paciência.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Quem responde é A Bóia.

Não temos esse tipo de informação por aqui não. Tente a Magê no Milão nas Mãos:

http://www.milaonasmaos.it/

JUSSARA
JUSSARAPermalinkResponder

Olá!

Em outubro estaremos em Zurich vindos de Paris e volta para o Brasil de Milão, e pensamos no seguinte itinerário:
- Zurich(3 dias inteiros com uns dois bate-voltas a pensar)
- Interlaken(com 1 pernoite para o Jungfrau com calma)
- e Lugano (2 noites).
- De Lugano, para o Lago di Como (2 noites ou dois dias - muito tempo?). Pensamos em hospedagem em Bellagio e não em Como. De Lugano a Bellagio, como chegar? E de Bellagio a Milão? (Não estaremos de carro).
Obrigada mais uma vez
Jussara

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jussara! Entre a Suíça e Milão, considere os trens panorâmicos Bernina Express (de Chur a Tirano) ou o Wilhelm Tell Express (de Lucerna a Lugano). Lucerna é uma cidade muito melhor para bate-voltas do que Zurique. Há trem entre Lugano e Como, você continua de barco a Bellagio. De lá você volta de barco a Como e segue de trem a Milão.

Leia sobre a Suíça:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

JUSSARA
JUSSARAPermalinkResponder

Obrigada....mais uma vez!
Jussara

Patrícia Sato

Olá! Gostaria de algumas dicas de como chegar no Lago di Como partindo de Milão.
Depois a intenção é seguir para a Suíça e visitar: St Moritz, Zurique, Berna, Martigny, Chamonix, Genebra.
Meu marido pensou em alugar um carro saindo de Milão para percorrer todos esses destinos. Existem opções melhores?

Obrigada

Patrícia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Chega-se ao Lago de Como de trem, como está dito no texto.

De lá você pode ir de trem a Lugano e partir para a Suíça.

Veja 30 roteiros prontos pela Suíça; a partir deles você pode elaborar o seu:

https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

herlado
herladoPermalinkResponder

e apenas 50km de carro simples, nao e so de trem que chega la.

nelson ferreira e queiroz

Ninguém disse que não dava para ir de carro, apenas o site , indicou o trem, como poderia indicar um BUS, ou carro,carro é par quem quer deslocar-se além de como, ir para vários lugares o trem é mais ponto a ponto.

JUSSARA
JUSSARAPermalinkResponder

Olá, Bóia!
Já recebi sua dica para ficar em Lucerna, mas temos compromisso em Zurich! Minha questão é o trem de Zurich a Interlaken. Pelo que pesquisei, não há trem direto e as opções são com um mínimo de tempo para a conexão em Berna. Se eu perder a conexão, posso pegar o próximo trem? O site da Rail Europa dá pouquíssimas opções de horário. Qual o site melhor para compra de trens na Suíça? Melhor comprar na estação?
Obrigada mais uma vez!
Jussara

Miguel
MiguelPermalinkResponder

Lilian, parabéns, suas informações foram precisas quanto ao passeio à Bellagio.
Grato

Daniel Chaves
Daniel ChavesPermalinkResponder

Bom dia.
Alguém saberia me dizer o tempo de barco de Como a Belaggio?
Estou querendo fazer este passeio mas estou fazendo as contas do tempo de deslocamento, pois não sou muito fã de bate-voltas muito puxados.

Em tempo: pelo que andei pesquisando, apesar de não estar a beira do lago, a estação Como S. Giovanni é conveniente para quem sai da Porta Garibaldi, pois pode ir direto pelo trem suburbano S11.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel!

De barco rápido são 44 minutos; de barco lento, 2h20.

http://www.navlaghi.it/ita/c_orari.asp

Sim, o trajeto mais prático é o trem que sai da estação Nord em Milão e vai até a estação Como. Fica a 100 metros do terminal de barcos.

bell
bellPermalinkResponder

ola !!!!!!!!!!!!!! gostaria de saber quanto custa o trem e o passe par o barco por favor, estarei indo a milao no dia 12 de julho, por ser alta temporada, vc acha que deveriamos comprar um pacote por aqui, brasil. obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bell! O trem da estação Milano Nord a Como custa 3,40 euros.

A travessia Como-Belagio custa 10,40 euros em cada sentido. http://www.navlaghi.it/c_download/NLC%20tariffe%20viaggiatori%202014_ITA.pdf

Se quiser ir de excursão, considere esta.

yara
yaraPermalinkResponder

Olá
Com carro alugado em Milão, passamos o réveillon em Como e a queima de fogos impressiona pela rivalidade entre os italianos e suíços...Agora gostaríamos de voltar, mas ir de trem. Pergunto se nesta época do ano o trem costuma Funcionar? Se existe outro meio de transporte que nos garanta o bate/volta justo no réveillon 2014/2015?
Grata
Yara e celio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Yara! Os horários dos trens para essa época do ano ainda não foram liberados, então não conseguimos pesquisar. Tente novamente daqui a alguns dias. Você pode pesquisar no site da Deutsche Bahn: http://www.bahn.de/i/view/DEU/en/index.shtml

Leonardor
LeonardorPermalinkResponder

Boa noite Boia
Estarei em Milão em Outubro e quero fazer esse bate e volta a Como. Minha ideia é seguir de Milão de carro até Como pela estrada A-9. Costear o lago até Belaggio e descer até Valmadrena e Civeta. Depois, voltar pela estrada SS36, passando para conhecer Monza. O percurso total fecha em uns 160Km. Será que consigo fazer esse percurso em um dia? (com atropelos obviamente)
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Em outubro os dias não estarão mais tão longos quanto no verão. Concentre-se em fazer direito o lago; passe em Monza apenas se der tempo.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Olá Leonardo, eu fiquei três dias hospedada em Como e com carro alugado. Fiz passeio de barco pelo lago e fui de carro para Belaggio, a estrada é linda, muitas curvas, é estreita. Apesar da distância ser pequena, o trajeto é demorado.Eu parei algumas vezes para ver a paisagem. Não esqueça que você subirá para Belaggio. O lungolago ( calçadão) a beira do lago não chega até Belaggio. A auto-estrada A9 é a Como/Varese? Não conheço o trajeto entre Valmadrema e Civeta e passei por Monza ( sem parar) quando ia para Como, vindo de Verona. Não esquecer que apesar de serem auto-estradas, há muito movimento, pela proximidade com Milão. Bem no centro de Como, junto ao lungolago há um funicular que leva a Brunatte. é rápido de ir, barato e a vista da cidade e do lago é muito bonita! Se puder, vá a Cernobbio ( em sentido oposto a Belaggio). Hotel Vila del Leste é lindo!

Anaurelia
AnaureliaPermalinkResponder

Gostaria de saber se o Como é muito frio no início de dezembro ? Estou indo com meu marido e dois finos e não estamos acostumados com o frio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anaurelia! Mais do que frio, estará sem-graça. Lugares à beira-lago precisam de calor para se revelar. Muita coisa estará fechada.

Regine Marcolongo Bezerra

Estarei em Milão em novembro dias 5 e 6, é viável fazer um bate volta no Lago Como?
Ou aproveitaria melhor se fosse para Lugano?
Agradeço sua resposta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regine! Tanto faz, a distância é praticamente a mesma. Mas só faça o passeio se o dia estiver bonito. Já vai estar fora de temporada, com dia feio não vai valer a pena.

priscila
priscilaPermalinkResponder

Olá, irei para Milão em fevereiro. Estamos bolando alguns roteiros de bate e volta, entre eles Bellagio e talvez o trêm panorâmico... Li todos os posts sobre esses temas que encontrei, mas ainda tenho dúvidas... Vale a pena fazer a viagem de trêm panorâmico em um dia de Milão para St Moritz? Essa é a melhor opção para ver neve nessa época do ano?
E quanto a região do Lago Como, vale a pena passar por Bellagio, Bergamo, Como... é muito, uma basta? Obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Não dá pra fazer o trem panorâmico a St.-Moritz em bate-volta.

A região dos lagos também estará em baixíssima temporada. É como ir à praia no inverno.

No inverno, pense em cidades de porte grande e médio. Esqueça os balneários e as microcidades do interior.

Aracy
AracyPermalinkResponder

Olá

Gosto muito de suas orientações. Chego a Milão em abril/2015 e permanecer por 3 dias. Como é a primeira vez que visito a cidade, que passeios você sugere e como fazer o deslocamento e preço.Inclusive, como um dos passeios, pretendo conhecer o Lago Di Como.
Obrigada.

rogerio bonomi

Olá, gostaria de comentar que também é possível ir para Bellagio através de trem até Verenna. Achamos ótimo pois achamos muito 4 horas de barco, 2 para ir e 2 para voltar. Saimos de Milao e em menos de uma hora chegamos a Verenna, lá pegamos um ferry e em 20 minutos chgamos em Bellagio. Na volta tem um barco rapido que faz em 1 hora até Como, desta forma acabamos conhecendo Verenna tambem, e Como por ultimo, foi bem legal, e 17h30 da tarde já estavamos de volta em Milão.

sandra regina de o rangel

em abril estarei em lago di como ,gostaria de saber de la como podemos ir a paris e quanto tempo leva e o preço,e aoutras cidades o que você recomenda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! A melhor maneira é ir para Milão de trem e de lá, voar para Paris.

sandra regina de o rangel

obrigado ,pela dica , Mas de trem da também, e muito caro:

Marcus Vinicius

Ricardo, boa tarde.
Deveremos nos hospedar por 2 noites em Bellagio. Qual a melhor opção acesso até Lugano para passarmos 1 dia? Trem, barco, carro? Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcus Vinicius! Volte a Como, pegue o trem na estação Como S. Giovanni. A viagem de trem a Lugano leva 30 minutos.

Vera Borba
Vera BorbaPermalinkResponder

Oi viajantes!
Já disse mais repito, adoro o site do Ricardo, por isso deixo minha contribuição aqui.Apoio do adendo da Lilian. É muito fácil chegar ao lago Como saindo da estação Cadorna, aquela perto do castelo Sforzesco.Comprando um" biglheto"para o lago Como você desembarca , na estação, quase dentro do lago.
Segue o fluxo do povo, ou da orla e logo, logo vais encontrar uma marina onde partem os barcos para as comunidades do lago. O passeio é lindo pois o barco vai aportando de comuna em comuna e o povo sobe e desce. Nós fomos até Belágio que um charme. Bem, já quem quer ir ao Magiori tem que sair da estação
centrale. Espero ter colaborado. Abraço

Sonia Maria Garcia Ormo

Vou fazer travessIa de navio até Savona e pretendo ficar mais uns 8 dias qual seria meu melhor roteiro devo fazer de carro ou de trem qual seria o mais barato estamos e 4 pessoas.quero ir a Veneza , Milão e Verona e claro Lago de Como.
Desde já agradeço
Sonia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Sonia!

Nossas sugestões de 9 dias na Itália:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

Geny Klarnet
Geny KlarnetPermalinkResponder

Bom dia!

Estarei indo da Toscana (lucca) a Como de carro em abril e de lá sigo para Lugano e faço algumas cidades da Suiça. A estrada é boa? E de Como para Lugano? É melhor visitar as cidades ao redor do Lago de Como de barco ou de carro?
Agradeço a atenção desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geny! As estradas na Europa são sempre boas. Veja trajetos panorâmicos em http://www.viamichelin.com . No lago de Como, faça pelo menos algum passeio de barco. É um lago, lembra?

Tiago Raposo
Tiago RaposoPermalinkResponder

Bom dia viajantes e Ricardo! Estou partindo de Milão com direção a Bellagio onde passarei uma noite. No dia seguinte a ideia é retornar a Milão diretamente para a estação de trem com destino a Verona. Gostaria de saber se consigo encontrar passagens em cima da hora e se a variação de preço é muito grande. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! De Milão a Verona o trem é de alta velocidade. Compre com antecedência para obter desconto.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá!
Estarei saindo de Milão e ficarei dois dias em Como. Depois estarei indo para Lucerna, onde ficarei duas noites.
Gostaria de saber:
1- qual melhor opção de trem para Lucerna, saindo de Como? Tenho que passar em Lugano ou posso ir direto para Lucerna?
2- De Lucerna irei para Veneza. Tenho que passar em Milão? Ou existe uma opção de trem direto para Veneza?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Terá que passar por Lugano. O trem mais bonito é o Wilhelm Tell Express. De Lucerna a Veneza passará por Milão. Se não pegou o Wilhlem Tell Express na ida, pode pegar na volta.

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/wilhelm-tell-express

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Em uma viagem à Itália, antes de voltar ao Brasil por Milão, resolvi ir até o Lago di Como e aproveitar um pouco da região. Meu roteiro foi Milão - Como - Brunate (vilazinha no morro ao lado de Como. Tem q ir de funicular) - Bellagio (com pernoite) - Varenna - Milão.

Gostaria de deixar essa dica: acho que vale muito a pena voltar por Varenna (que tem estação ferroviária, cujo trem te deixa na Milano Centrale). A passagem custou 6 euros em set/2015. Além de conhecer outra vila que é uma graça praticamente ao lado de Bellagio (são uns 5 , 10 min de barco), vc não tem que refazer o caminho de volta para Como, que foi algo que vc já fez na ida.

Em Varenna, se possível, vale a pena conhecer o Castelo di Vezio. Uma dos mirantes mais bonitos que eu já vi (custava 4 euros em Set/2015, mas é meio difícil de chegar sem um transporte. Eu fui de bicicleta aluga e foi tenso. rs). O almoço em um dos vários restaurantes a beira-lago tb é ótimo. Não tem muito mais o que ver, mas já vale a pena por essas coisas e por ser a porta de saída de trem mais prática na volta para Milão.

Marcia Ragonezi

Realmente a paisagem é deslumbrante!!!
Bellagio e Como são lindas!!!
Mas o serviço do barco público é péssimo!!!
Falta informação clara quanto aos horários dos barcos .
Preço , tempo de demora e horários de ida e volta.
Compramos passagem para um barco que o último horário seria 16:45h. Muito cedo.
Acabamos pagando a diferença é voltamos as18:40h , último horário do barco rápido, ainda assim cedo!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar