Duas semanas de carro em Portugal, do Norte a Lisboa: o relato da Sheila 1

Guia de Portugal

Duas semanas de carro em Portugal, do Norte a Lisboa: o relato da Sheila

Sheila e Rômulo Nascimento

No finzinho de junho a Sheila Nascimento de Brasília deixou um super-relatório da sua viagem de carro com o maridão Rômulo por Portugal. Ela começou pelo norte — Porto, Douro, Minho –, rodou pelo centro do país (Serra da Estrela, Coimbra) e terminou em Lisboa. Um roteiro enxuto, pontuado de pequenas extravagâncias (adoro). Vai pela Sheila:

Texto e fotos | Sheila Nascimento

Rio Douro, Portugal

Pessoal, este comentário é pra deixar um feedback sobre minha última viagem a Portugal e uma forma de agradecer ao Riq, Bóia, Isabel O., Dri Miller, e todos os que nos socorrem quando precisamos de help na hora de programar a viagem.

Porto (uma noite)

Pestana Porto

O destaque foi o hotel: Pestana Porto. A vista da suíte já valia a estada. Era um quarto de canto e tinha vista lateral e frontal para o Douro . O pacote “romântico” incluía espumante e brownie! Já conhecia o Porto, mas gostei muito de voltar. Aliás, cidade grande sem lerê é bom demais.

Guimarães (duas noites)

Vista da suíte do Pestana Porto
Guimarães, Portugal

A cidade vale muito a pena. Além de graciosa, é pura história. Conta com um teleférico que leva até “a Penha”, onde há uma estrutura excelente para piqueniques ou simplesmente para um passeio curtindo verde, água, vista. Jantar imperdível é na Pousada Mosteiro de Guimaraes (antiga Pousada de Santa Marinha), que fica num antigo mosteiro, não muito longe do centro. É um luxo! Nos hospedamos no Hotel da Oliveira, que na época fazia parte do grupo Pousadas de Portugal e tem ótimas instalações, porém mais simples. O ponto alto é a sua localização: no centro, se faz tudo a pé.

Guimarães, Portugal

Deixando Guimarães, passamos pela Igreja de Bom Jesus do Monte, em Braga (veja abaixo, à esquerda); do alto de suas escadarias onde se tem uma bonita vista da cidade. É possível ir até a igreja de carro, de funicular (com hora marcada de subida e descida) ou a pé pelas escadarias. Naquele dia de sol lindo, fomos de carro e descemos de carro; nem pensar se acabar naquele calor… Lá em cima, há um restaurante mais pomposo e um bar, onde comemos bifanas com cerveja geladinha. Delícia!

Igreja de Bom Jesus do Monte, Braga
Jardins do Palácio de Mateus

Nos hospedamos no Hotel Folgosa Douro, que fica em frente (exatamente em frente) ao estrelado restaurante do Rui Paula. É um hotelzinho B&B todo novinho, com excellente café da manhã com vista pro Douro e todos os quartos são com vista para o rio. Fiquei no último andar, que tem uma vista panorâmica, mas acho que os do 1º são melhores, pois têm varanda. Visitar as vinícolas e almoçar numa delas é programão. As vistas são de cair o queixo e o trecho mais lindo é entre Régua e Pinhão. Outra dica é a Pousada Solar da Rede, em Mesão Frio, que tem belíssimas vistas e fica colada na Serra do Marão. Aliás, as Pousadas de Portugal são ótimo ponto para almoçar, jantar ou se hospedar. Em passeio pela Serra do Marão, almoçamos na Pousada de São Gonçalo. O passeio de barco pelo Douro é bem interessante, mas preferi um de duas horas, em barco pequeno, exclusivo para o casal. Eu me canso de ficar muito tempo a bordo, então fiz uma ótima escolha. Por mais que tenham me recomendado passar o dia todo com almoço a bordo, achei mais legal encurtar o tempo no rio e conhecer as vinícolas de carro. As vistas da Quinta do Seixo (Sandeman) são lindas!

Rio Douro, Portugal

A partir do Douro, visitamos o Palácio de Mateus (veja no alto, à direita), pertinho de Vila Real. Na propriedade, há uma loja de vinhos com excelentes produtos e preços. Não fizemos a visita interna do palácio (com horários programados e guia acompanhando), mas só os jardins já enchem os olhos.

Serra da Estrela (três noites)

Serra da Estrela, Portugal
estacao-de-trem-fora

Por dica da Isabel O., fiquei na Casa das Penhas Douradas. O hotel é muuuuuuito charmoso, e o hóspede é tratado com vários mimos. Amei a dica e a reforço! Vale muito a pena se hospedar lá, sobretudo na suíte, que tem excelente estrutura e uma vista pra ficar na lembrança. Os jantares de lá são fantásticos; cozinha excelente! Além de todo o profissionalismo e hospitalidade do staff.

O ambiente da Casa das Penhas Douradas é tão acolhedor, que acabamos ficando um dia inteiro só aproveitando as lindas vistas que tínhamos de nossa suíte e o conforto e o charme do hotel. O design então, nem se fala.

A proprietária faz questão de cuidar de tudo de perto. Há vários objetos na casa que remetem em algum aspecto à arvorezinha colorida, símbolo do hotel. Todos os quartos estão equipados com DVD, e há diversos filmes e livros disponíveis, inclusive guias de Portugal e especificamente da Serra da Estrela.

Nos espaços comuns, há o restaurante (que mais se assemelha a uma sala de refeições de casa) uma sala de lazer com lareira e jogos, outra propícia à leitura, além de piscina aquecida e coberta, sauna e um spa para momentos relax total!

Durante o dia todo, fica à disposição dos hóspedes uma mesa com vários quitutes, bebidas, inclusive vinho. No quarto, há frutas, água, chá, café expresso; tudim já incluso na diária. Os jantares, estes sim, à parte, podem ser reservados com menu completo ou pode ser programado um menu mais enxuto, conforme sua escolha.

Belmonte, Portugal

Preciso confessar que para subir e descer a Serra para ir a cidades como Manteigas e as outras que se seguem, não é fácil por conta das estradas sinuosas (e pouca iluminação noturna), mas isso não é motivo para não voltar.

Visitamos Belmonte e me encantei com a cidade e toda a sua história que remete às nossas origens (berço de Pedro Álvares Cabral). Lá, há o Museu dos Descobrimentos, que ilustra as viagens marítimas portuguesas, sobretudo a de descobrimento do Brasil. Também conta um pouquinho de nossa história, cultura e costumes.

O museu é excelente e com rico conteúdo. Foi o melhor retrato do Brasil que já vi lá fora.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Coimbra/Mata do Buçaco e Mealhada (duas noites)

    Mata do Buçaco, Portugal

    Os amantes de Coimbra que me desculpem, mas eu esperava mais da cidade. Não sei se foi o calor, mas trocaria fácil pela hospedagem no Palace Hotel do Bussaco, que achei lindo. O leitão da Mealhada é realmente muito bom e optamos pelo Pedro dos Leitões, que fica na Estrada Nacional – Mealhada. Conforme a Isabel recomendou, espumante brut pra acompanhar! E depois 10 km imediatos de corrida pra perder as calorias ganhas!!! (essa é minha recomendação…).

    Ruínas de Conímbriga, Portugal
    Ruínas de Conímbriga, Portugal

    Pertinho de Coimbra, há as ruínas de Conímbriga, que valem muito a visita, especialmente pelos mosaicos que adornam o piso das antigas construções: vários deles estão intactos, sobretudo os que estão sob uma cobertura moderna construída há pouco. Estar ali e ter a idéia do que eram aqueles banhos termais e o culto de adoração ao imperador é fantástico. Além das ruínas, pode-se visitar o museu, que possui um interessante acervo. Aos domingos e feriados, a entrada ao complexo é gratuita até às 14 horas.

    Aveiro

    Aveiro, Portugal

    É uma graça e também a trocaria pela hospedagem em Coimbra. A furada foi ir à fábrica de porcelana da Vista Alegre, que fica em Ílhavo: a loja tem produtos muito caros e a loja de fábrica quase não tem nada que valha de fato a pena comprar. Me senti numa lojinha chinesa de 1,99…

    Lisboa (três noites)

    O fim da viagem foi em Lisboa, e a dica de pit stop fica por conta da Foz do Arelho, que se situa do ladinho das Caldas da Rainha. O lugar é lindo e vale uma parada.

    Sana Capitol, Lisboa
    Sana Lisboa


    Em Lisboa costumo me hospedar na rede SANA e desta vez ficamos no SANA Capitol, que é o típico hotel pra executivos, e tem uma estrutura bem bacana. também reservei com a opção “pacote romântico”, que dava direito a late check-out; todos os dias havia uma garrafa de espumante com frutas (morangos, uvas) nos aguardando ao voltar pro quarto.

    O único problema é o estacionamento: tem que usar o rotativo do hotel da frente, o Sana Lisboa; mas só precisei de uma noite, pois devolvi o carro no dia seguinte.

    O aluguel do veículo foi pela eAluguerdecarros.pt e a locadora foi a Guerin, por onde eu não havia alugado ainda. Sem problemas; excelente preço (em 2011, 341 euros por 12 diárias com seguros); com up grade de Seat Ibiza para Peugeot 307 (diesel). A única chatice é que estava com cheiro de cigarro…

    Era isso. Virou um tratado, mas gostaria de compartilhar o que julgo ser útil a algum viajante.

    Muito obrigadinho, Sheila! Relate sempre 

     

    265 comentários

    Bom dia,
    estava planejando Portugal em Fev/24 mas alteramos para Set/24, assim acredito que vamos aproveitar mais, com todas as dicas do site… Bem, minha pergunta, sobre este roteiro da Sheila ( gostei bastante tambem!!), seria , em media quanto foi gasto de combustivel. Pode ser em KM que depois vejo os valores atuais do combustivel. Obrigada

      Olá, Ana! O site viamichelin.com calcula o gasto com combustíveis e pedágio nos trechos que você inserir.

    Olá pessoal!
    Será que esse roteiro é viável no inverno? Pensei em ir no final de fevereiro..

      Olá, Fernanda! Quanto mais para o fim de fevereiro, menos chuva você deve pegar no norte de Portugal.

    vcs escolheram as hospedagens previamente ou iam decidindo conforme iam passando nas cidades?

      Olá, Nara! Faz muito tempo que não se viaja mais assim. Além de proporcionar melhores escolhas, reservar previanente é necessário até para ser admitido na Europa: o agente de imigração pode pedir para ver reservas de hotel cobrindo toda a duração da viagem.

      Sim, sim, por isso perguntei porque eu quero ficar 12 dias fazendo um tour de carro, mas estou com dificuldade para definir em quais cidades vou dormir.

      Nara, eu havia planejado esta viagem para uns 20 dias antes e incluía Barcelona. Sofri um acidente e precisei remarcar T U D O… Com pouca antecedência, reprogramei todas as hospedagens e só não consegui manter a reserva de uma vinícola no Douro. Troquei pela do hotel Folgosa. O que me favoreceu foi o fato de ainda não ser verão. Recomendo reservar antes, inclusive, as Pousadas de Portugal têm preço bem diferente para reservas com antecedência e para melhor idade.

    Boa tarde Sheila
    Li todo o seu roteiro, muito bom.
    Estarei em Lisboa em setembro por 14 dias. Pretendo ir de Lisboa para Porto.
    Pretendo fazer as visitas às cidades mais próximas de Lisboa e depois as cidades mais próximas de Porto. Ou seja alguns dias em Porto e alguns dias em Lisboa.
    Estarei indo e voltando por Lisboa e creio q isso me roubará 1 dia.
    Mas meu questionamento é…
    Posso fazer trajeto de carro, mas sem apresentar a migração local de pousada.
    Pq nossa ideia era ficar 4 dias em Lisboa e fazer passeios em lisboa e depois seguir em direção a porto parando em várias cidades chegando em Porto ficaríamos uns 2 ou 3 dias e voltaríamos de comboio p Lisboa para o voo de volta a S. P.

      Demorei demais mesmo pra vir aqui e responder a Aureni. Mas deixo registrado que não viajo sem hotéis reservados. Além do risco na imigração, consigo tarifas muito melhores e euzinha me sinto mais segura com os hotéis resolvidos. Se for em época de alta temporada, então, nem se fala… Mas já mudei algumas vezes no meio da viagem, deixando uma cidade mais cedo e chegando antes na próxima ou cancelando uma cidade. Negociei com os hotéis e deu tudo certo. É mais chatinho quando a reserva é por um site hospedeiro, como o Booking e outros do gênero.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito