Duas semanas de carro em Portugal, do Norte a Lisboa: o relato da Sheila

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Rio Douro, Portugal

Sheila e Rômulo NascimentoNo finzinho de junho a Sheila Nascimento de Brasília deixou um super-relatório da sua viagem de carro com o maridão Rômulo por Portugal. Ela começou pelo norte -- Porto, Douro, Minho --, rodou pelo centro do país (Serra da Estrela, Coimbra) e terminou em Lisboa. Um roteiro enxuto, pontuado de pequenas extravagâncias (adoro). Vai pela Sheila:

Texto e fotos | Sheila Nascimento

Pessoal, este comentário é pra deixar um feedback sobre minha última viagem a Portugal e uma forma de agradecer ao Riq, Bóia, Isabel O., Dri Miller, e todos os que nos socorrem quando precisamos de help na hora de programar a viagem.

Porto (uma noite)

Pestana Porto
O destaque foi o hotel: Pestana Porto. A vista da suíte já valia a estada. Era um quarto de canto e tinha vista lateral e frontal para o Douro . O pacote “romântico” incluía espumante e brownie! Já conhecia o Porto, mas gostei muito de voltar. Aliás, cidade grande sem lerê é bom demais.

Guimarães (duas noites)

Vista da suíte do Pestana Porto
Guimarães, Portugal

A cidade vale muito a pena. Além de graciosa, é pura história. Conta com um teleférico que leva até “a Penha”, onde há uma estrutura excelente para piqueniques ou simplesmente para um passeio curtindo verde, água, vista. Jantar imperdível é na Pousada Mosteiro de Guimaraes (antiga Pousada de Santa Marinha), que fica num antigo mosteiro, não muito longe do centro. É um luxo! Nos hospedamos no Hotel da Oliveira, que na época fazia parte do grupo Pousadas de Portugal e tem ótimas instalações, porém mais simples. O ponto alto é a sua localização: no centro, se faz tudo a pé.

Guimarães, Portugal

Deixando Guimarães, passamos pela Igreja de Bom Jesus do Monte, em Braga (veja abaixo, à esquerda); do alto de suas escadarias onde se tem uma bonita vista da cidade. É possível ir até a igreja de carro, de funicular (com hora marcada de subida e descida) ou a pé pelas escadarias. Naquele dia de sol lindo, fomos de carro e descemos de carro; nem pensar se acabar naquele calor... Lá em cima, há um restaurante mais pomposo e um bar, onde comemos bifanas com cerveja geladinha. Delícia!

Igreja de Bom Jesus do Monte, BragaJardins do Palácio de Mateus

Douro (três noites)

Nos hospedamos no Hotel Folgosa Douro, que fica em frente (exatamente em frente) ao estrelado restaurante do Rui Paula. É um hotelzinho B&B todo novinho, com excellente café da manhã com vista pro Douro e todos os quartos são com vista para o rio. Fiquei no último andar, que tem uma vista panorâmica, mas acho que os do 1º são melhores, pois têm varanda. Visitar as vinícolas e almoçar numa delas é programão. As vistas são de cair o queixo e o trecho mais lindo é entre Régua e Pinhão. Outra dica é a Pousada Solar da Rede, em Mesão Frio, que tem belíssimas vistas e fica colada na Serra do Marão. Aliás, as Pousadas de Portugal são ótimo ponto para almoçar, jantar ou se hospedar. Em passeio pela Serra do Marão, almoçamos na Pousada de São Gonçalo. O passeio de barco pelo Douro é bem interessante, mas preferi um de duas horas, em barco pequeno, exclusivo para o casal. Eu me canso de ficar muito tempo a bordo, então fiz uma ótima escolha. Por mais que tenham me recomendado passar o dia todo com almoço a bordo, achei mais legal encurtar o tempo no rio e conhecer as vinícolas de carro. As vistas da Quinta do Seixo (Sandeman) são lindas!

Rio Douro, Portugal

A partir do Douro, visitamos o Palácio de Mateus (veja no alto, à direita), pertinho de Vila Real. Na propriedade, há uma loja de vinhos com excelentes produtos e preços. Não fizemos a visita interna do palácio (com horários programados e guia acompanhando), mas só os jardins já enchem os olhos.

Serra da Estrela (três noites)

Serra da Estrela, Portugal

Por dica da Isabel O., fiquei na Casa das Penhas Douradas. O hotel é muuuuuuito charmoso, e o hóspede é tratado com vários mimos. Amei a dica e a reforço! Vale muito a pena se hospedar lá, sobretudo na suíte, que tem excelente estrutura e uma vista pra ficar na lembrança. Os jantares de lá são fantásticos; cozinha excelente! Além de todo o profissionalismo e hospitalidade do staff.

O ambiente da Casa das Penhas Douradas é tão acolhedor, que acabamos ficando um dia inteiro só aproveitando as lindas vistas que tínhamos de nossa suíte e o conforto e o charme do hotel. O design então, nem se fala. A proprietária faz questão de cuidar de tudo de perto. Há vários objetos na casa que remetem em algum aspecto à arvorezinha colorida, símbolo do hotel. Todos os quartos estão equipados com DVD, e há diversos filmes e livros disponíveis, inclusive guias de Portugal e especificamente da Serra da Estrela. Nos espaços comuns, há o restaurante (que mais se assemelha a uma sala de refeições de casa) uma sala de lazer com lareira e jogos, outra propícia à leitura, além de piscina aquecida e coberta, sauna e um spa para momentos relax total! Durante o dia todo, fica à disposição dos hóspedes uma mesa com vários quitutes, bebidas, inclusive vinho. No quarto, há frutas, água, chá, café expresso; tudim já incluso na diária. Os jantares, estes sim, à parte, podem ser reservados com menu completo ou pode ser programado um menu mais enxuto, conforme sua escolha. Pertinho dali, há outra Pousada de Manteigas/São Lourenço, do grupo Pousadas de Portugal, que também recebe não-hóspedes em seu restaurante. Mas eu nem me aventurei.

Belmonte, Portugal

Preciso confessar que para subir e descer a Serra para ir a cidades como Manteigas e as outras que se seguem, não é fácil por conta das estradas sinuosas (e pouca iluminação noturna), mas isso não é motivo para não voltar. Visitamos Belmonte e me encantei com a cidade e toda a sua história que remete às nossas origens (berço de Pedro Álvares Cabral). Lá, há o Museu dos Descobrimentos, que ilustra as viagens marítimas portuguesas, sobretudo a de descobrimento do Brasil. Também conta um pouquinho de nossa história, cultura e costumes. O museu é excelente e com rico conteúdo. Foi o melhor retrato do Brasil que já vi lá fora.

Coimbra/Mata do Buçaco e Mealhada (duas noites)

Mata do Buçaco, Portugal

Os amantes de Coimbra que me desculpem, mas eu esperava mais da cidade. Não sei se foi o calor, mas trocaria fácil pela hospedagem no Palace Hotel do Bussaco, que achei lindo. O leitão da Mealhada é realmente muito bom e optamos pelo Pedro dos Leitões, que fica na Estrada Nacional – Mealhada. Conforme a Isabel recomendou, espumante brut pra acompanhar! E depois 10 km imediatos de corrida pra perder as calorias ganhas!!! (essa é minha recomendação…).

Ruínas de Conímbriga, PortugalRuínas de Conímbriga, Portugal

Pertinho de Coimbra, há as ruínas de Conímbriga, que valem muito a visita, especialmente pelos mosaicos que adornam o piso das antigas construções: vários deles estão intactos, sobretudo os que estão sob uma cobertura moderna construída há pouco. Estar ali e ter a idéia do que eram aqueles banhos termais e o culto de adoração ao imperador é fantástico. Além das ruínas, pode-se visitar o museu, que possui um interessante acervo. Aos domingos e feriados, a entrada ao complexo é gratuita até às 14 horas.

Aveiro

Aveiro, Portugal

É uma graça e também a trocaria pela hospedagem em Coimbra. A furada foi ir à fábrica de porcelana da Vista Alegre, que fica em Ílhavo: a loja tem produtos muito caros e a loja de fábrica quase não tem nada que valha de fato a pena comprar. Me senti numa lojinha chinesa de 1,99…

Lisboa (três noites)

O fim da viagem foi em Lisboa, e a dica de pit stop fica por conta da Foz do Arelho, que se situa do ladinho das Caldas da Rainha. O lugar é lindo e vale uma parada.

Sana Capitol, LisboaSana Lisboa
Em Lisboa costumo me hospedar na rede SANA e desta vez ficamos no SANA Capitol, que é o típico hotel pra executivos, e tem uma estrutura bem bacana. também reservei com a opção "pacote romântico", que dava direito a late check-out; todos os dias havia uma garrafa de espumante com frutas (morangos, uvas) nos aguardando ao voltar pro quarto. O único problema é o estacionamento: tem que usar o rotativo do hotel da frente, o Sana Lisboa; mas só precisei de uma noite, pois devolvi o carro no dia seguinte.

O aluguel do veículo foi pela eAluguerdecarros.pt e a locadora foi a Guerin, por onde eu não havia alugado ainda. Sem problemas; excelente preço (em 2011, 341 euros por 12 diárias com seguros); com up grade de Seat Ibiza para Peugeot 307 (diesel). A única chatice é que estava com cheiro de cigarro…

Era isso. Virou um tratado, mas gostaria de compartilhar o que julgo ser útil a algum viajante.

Muito obrigadinho, Sheila! Relate sempre mrgreen

Leia mais:

237 comentários

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Sem carro não dá não, Maria Dione...
O transporte não ajuda... Eu recomendo reavaliar a opção de alugar o carro ou mudar de roteiro, deixando a Serra da Estrela de fora.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá Sheila,
Seu "tratado" conforme você se refere não foi só útil, mas muito importante para eu acabar de acertar meu roteiro de 13 dias, que será no inverno, embarcaremos 1 semana antes do carnaval. Vamos partir de Lisboa em direção ao Porto, com bate e volta em Évora e conhecer a Vinícola Esporão. Você me convenceu a ficar hospedada na Serra da Estrela, na Casa das Penhas Douradas, já fiz a reserva! Em Porto vamos fazer um bate e volta à Guimarães e Braga. A minha intenção era fazer essa viagem em 20 dias, mas dessa vez não vai ser possível! Eu volto!!!! Obrigada à todos!

Filipe Morato Gomes

Excelente roteiro. Passa por lugares belíssimos sem aquela correria Porto - Coimbra - Lisboa.É o que eu sempre digo: venham com tempo a Portugal, porque uma semana é muito pouco. Este roteiro de duas semanas funciona muito melhor. Parabéns. Grande abraço desde o Porto.

Leozinha
LeozinhaPermalinkResponder

Adorei este roteiro. Estou incorporando aos nossos dias lá. Obrigada pela dica.

ANDREA
ANDREAPermalinkResponder

Sheila lendo o seu relato me lembrei imediatamente da viagem que fiz agora em julho pela ESpanha - fomos para lugares pouco usuais e durante 20 dias eu meu irmão e meus filhos nos deliciamos com inúmeras descobertas e belezas

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Visitei a Herdade do Esporão em 2014. Visita ótima! O almoço de lá foi elogiado por pessoas que conheci na ocasião. Precisa reservar. As vistas de Monsaraz são de cair o queixo... não deixe de conferir.

Carla Fabiana
Carla FabianaPermalinkResponder

Achei muito interessante esse roteiro, amoooo Portugal, mas não conheço o norte ainda...

Silvio Carlos Cury

Sheila e Rômulo, Portuga,terra dos sonhos. Bela viagem. Ficamos com saudades.

Tania carmelo
Tania carmeloPermalinkResponder

Maravilhoso , já fui a Portugal algumas vezes .
Mas tenha certeza repetirei exatamente esse roteiro . Parabéns obrigada

Fátima Gameiro

Amei o relato da Sheilla...conheço Portugal. Passei cinco meses em Vale de Cavalos-Chamusca-Santarém. Realizei ótimos passeios em MINDE...Fátima..Batalha...Praia de Peniche...visitei as vinícolas e conheci as rotas de vinho do Ribatejo...mas este do relato fiquei encantada...qdo regressar em Julho vom certeza o farei....abrçs...valeu!

ERALDO TORRES
ERALDO TORRESPermalinkResponder

Obrigado esta sendo de muita valia pois pretndo fazer este roteiro.Abs

gabriela
gabrielaPermalinkResponder

Bóia e Rick... Heeelp!! rs
Segiuinte... Passaremos 14 dias em Portugal em outubro, casal e duas crianças de 7 e 9 anos. Fiz um roteiro enxuto e redondinho que inclui 6 dias em Lisboa, com 2 dias exclusivos pra capital e 3 bate-voltas de 1 dia ( sintra, cascais e Èvora). Daí seguimos pra Óbidos onde ficamos 2 noites: um dia pra conhecer a cidade e o outro e faremos bate volta de um dia percorrendo Nazaré , batalha , Leiria e Alcobaça. De Òbidos seguimos à Coimbra onde pernoitamos. No dia seguinte, passaremos o dia em Aveiro e daì para o Porto onde ficariamos 4 noite e três dias inteiros, sendo que em um dos dias faríamos o passeio de barco pelo Douro... Daí do Porto voltamos ao Brasil e fim ... UFA!! Acontece que o meu marido quer porque quer passar pela Serra da Estrela... Pergunto: O que achou do roteiro? Incluo Serra da Estrela saindo de Coimbra, fico uma noite e perco uma no porto? Não faço Aveiro na ida, deixando pra um bate e volta quando chegar a Porto? Simplesmente não faço Aveiro? Por fim... convenço a criatura que a Serra da estrela deve fica pra uma outra oportunidade? Gostaria de opiniões e dicas... Mil beijos e obrigada pela ajuda mais uma vez!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! O Ricardo Freire sabe que a maioria vai discordar dele, mas ele acha Óbidos fraquinha (uma cidade 100% turística, muito parecida com as nossas cidades mineiras), não entende por que incluem Nazaré nos roteiros e achou Aveiro uma decepção. Batalha e Alcobaça têm monumentos importantes e merecem ser visitados, e Coimbra merece pelo menos um dia inteiro. O percurso da Serra da Estrela é muito mais interessante do que esse litoral bem marromenos do centro-norte de Portugal.

Vera Massacesi

Achei ótimas as suas dicas. Certamente levarei em conta quando fizer um roteiro.

Ronaldo Marquez

Conhecer Portugal de carro não tem igual.
Aluguei, antes da viagem, um bom carro em Lisboa.Fomos subindo para o norte até Porto e Viana do Castelo.Descemos para o sul, passando pela belíssima região do Alentejo até Evora e depois entramos na Espanha até Sevilla.Voltamos pelo Algarve em direção a Lisboa.Uma das melhores viagens que fiz com minha mulher.Instale o Waze aqui e compre um pacote para internet lá.Faça seguro da franquia e aproveite essa viagem.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Ronaldo, boa tarde. Estou começando a esboçar um roteiro por Portugal, e minha mãe quer dar "uma esticada" até Salamanca. Você teve algum problema com a locadora, com relação a sair do país de origem e depois voltar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Carolina! Não há nenhum impedimento para trafegar entre Portugal e Espanha. As locadoras só encrencam com atravessar para o Leste Europeu. Em alguns países é necessário comprar um selo-pedágio na fronteira, mas esse não é o caso da Espanha.

Silas Amilcar
Silas AmilcarPermalinkResponder

Que coincidência, estava planejando uma viagem a Portugal e até pensei em passar por algumas cidades que você mencionou como Porto, Guimarães e Lisboa. Valeu pela dica... Ah! Moro em Brasília também... Mas acho que vou de aluguel de moto...

Maria de Fátima Ferreira Cabral Borges

Estamos planejando voltar a Portugal e fazer trajetos de carro.
Obrigada!

Rosa
RosaPermalinkResponder

Olá, Bóia
Vou de Lua de mel para Portugal na segunda quinzena 06/2018. Pretendo fazer Lisboa, Porto, Fatima, Cascais e Tras os Montes para conhecer a terra de meus pais, prestar homenagem a ambos. Pode dar dicas de roteiro de como chegar a Tras os Montes - especificamente Alijó - alugando carro ou se é possivel ir de outro transporte, trem ou onibus talvez, ou onde posso obter essa informação?. E também demais cidades que eu possa fazer em 15 dias? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa!

A Rodonorte faz a linha Porto-Alijó.

Veja:
http://www.rodonorte.pt/pt/horarios/

Rosa
RosaPermalinkResponder

Obrigada Boia! Mais uma perguntinha, o roteiro q mencionei pode ser melhorado? Primeira vez em Portugal, estou meio perdida, não tenho ideia do q vale mais a pena conhecer, só tenho a certeza d querer conhecer a aldeia d meus pais q fica em Vila Real. A Serra da Estrela é no caminho para Tras os Montes? a familia do meu noivo é d Lamego, é possivel passar lá? O q dá tempo d fazer em 15 dias sem correria? Obrigada pela atenção

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! A Rodonorte faz a rota Lisboa-Lamego.

http://www.rodonorte.pt/fotos/horarios/horarios_de_bolso_braganca-lisboa_via_regua_v1.3_166466887857dfee5241d33.pdf

Siga com a mesma linha de Lamego a Régua e em Régua você pode pegar a Tâmega para Alijó.

http://www.avtamega.pt/regua-alijo.html

Para consultar rotas de ônibus em Portugal, google com a palavra 'autocarro'.

Antônio
AntônioPermalinkResponder

Boa tarde!
Oi, por favor, preciso de uma orientação. Pretendo ir a Porto em setembro, de lá ir para Madri. A pergunta é, vale a pena ir até Santiago de Compostela e de lá partir para Madri? Ou é melhor pegar um vôo de Porto a Madri?
Mais uma perguntinha, Santiago vale a pena conhecer?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antônio! Dá supercerto dos dois jeitos. Se você tem dois dias para investir em Santiago, pegue um ônibus para lá e siga de avião a Madri.

Micaló
MicalóPermalinkResponder

Olá António, Santiago é Mágico, vale mesmo muito a pena visitar.
Boa viagem

Melyssa
MelyssaPermalinkResponder

Olá!!

Eu vou viajar com a minha mãe de 65 anos para alguns países em Outubro. E chegaremos em Lisboa dia 21 a noite, e fechamos hotel até o dia 24. Pensamos em colocar Sintra em um desses dias, e no dia 24 alugar um carro e ir para Óbidos, alcobaça, Batalha, e no mesmo dia ir para Coimbra dormir lá. Acha viável? Não sei se chegaremos muito tarde ou como é pernoitar lá. E aí pensamos em passar o dia em Coimbra no dia 25 (que é passagem obrigatória para a minha mãe que é advogada e sonha em passar na universidade) e partir para Porto. E então ficamos em Porto do dia 25 a noite até o dia 28, sendo que nosso vôo é as 6h:55h, então teremos que chegar no aeroporto as 03:55h né. E aí pensamos em devolver o carro lá no aeroporto mesmo. Vocês acham que é possível fazermos esse roteiro desta forma? acha que está muito apertado ou sugere alguma mudança? E com relação ao carro, acha que será melhor alugarmos mesmo? já zapeei vários links aqui, mas to bem em dúvida se estou planejando certo. Muito obrigada!! smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar