É a pergunta que faz o camarada PêEsse, que está considerando fazer uma viagem de 3 dias (desconsiderando os dias de chegada e de saída) agora em setembro ou outubro.
Trata-se de uma pergunta difícil. O próprio site do turismo do Uruguai lista basicamente roteiros em Montevidéu, nas praias e em Colonia. Os balneários oceânicos do Uruguai se dividem em vizinhos menos glamurosos de Punta (como Piriápolis ou Maldonado) ou praias super-rústicas, como Cabo Polonio, que nesta época do ano estarão mortas, e mesmo na temporada não trarão nenhum atrativo a quem, como o PêEsse, venha do Rio Grande do Norte.
Eu acredito que a razão para voltar ao Uruguai é sempre procurar um upgrade. Pode ser um upgrade de acomodação, um upgrade de época (este vale para o caso de Punta, que, insisto, só existe de verdade entre o Natal e o Carnaval) ou um upgrade de intimidade (deixar-se ficar em Montevidéu tentando levar uma rotina sem lerês).
O upgrade de acomodação que sempre recomendo é o Four Seasons Carmelo, um hotel de luxo bastante barato para os padrões brasileiros. A partir deste hotel pode-se revisitar Colonia del Sacramento, fazer programas típicos em estâncias, visitar vinícolas.
Para uma viagem menos glamurosa, talvez seja possível considerar a região do Litoral -- que em uruguaio significa a costa do rio Uruguai, não a das praias. Por ali há cidades históricas como Fray Bentos e Paysandú, e termas em Salto (a melhor é a de Arapey). Dá pra voltar a Montevidéu fazendo um desvio até Tacuarembó, primeira cidade para quem vem do Brasil via Livramento/Rivera, que oferece autêntico o ambiente "gaucho" uruguaio. (Como curiosidade, é ali que nasceu Jorge Drexler.)
Alguém já fez algum desses lugares e pode sugerir outros para o PêEsse? Deixe o seu pitaco na caixa de comentários!
Leia:
Four Seasons Carmelo, um resort subtropical
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
54 comentários