Uruguai: aonde ir além de Montevidéu, Punta e Colonia?

Pôr do sol em CarmeloÉ a pergunta que faz o camarada PêEsse, que está considerando fazer uma viagem de 3 dias (desconsiderando os dias de chegada e de saída) agora em setembro ou outubro.

Trata-se de uma pergunta difícil. O próprio site do turismo do Uruguai lista basicamente roteiros em Montevidéu, nas praias e em Colonia. Os balneários oceânicos do Uruguai se dividem em vizinhos menos glamurosos de Punta (como Piriápolis ou Maldonado) ou praias super-rústicas, como Cabo Polonio, que nesta época do ano estarão mortas, e mesmo na temporada não trarão nenhum atrativo a quem, como o PêEsse, venha do Rio Grande do Norte.

Eu acredito que a razão para voltar ao Uruguai é sempre procurar um upgrade. Pode ser um upgrade de acomodação, um upgrade de época (este vale para o caso de Punta, que, insisto, só existe de verdade entre o Natal e o Carnaval) ou um upgrade de intimidade (deixar-se ficar em Montevidéu tentando levar uma rotina sem lerês).

O upgrade de acomodação que sempre recomendo é o Four Seasons Carmelo, um hotel de luxo bastante barato para os padrões brasileiros. A partir deste hotel pode-se revisitar Colonia del Sacramento, fazer programas típicos em estâncias, visitar vinícolas.


Para uma viagem menos glamurosa, talvez seja possível considerar a região do Litoral — que em uruguaio significa a costa do rio Uruguai, não a das praias. Por ali há cidades históricas como Fray Bentos e Paysandú, e termas em Salto (a melhor é a de Arapey). Dá pra voltar a Montevidéu fazendo um desvio até Tacuarembó, primeira cidade para quem vem do Brasil via Livramento/Rivera, que oferece autêntico o ambiente “gaucho” uruguaio.  (Como curiosidade, é ali que nasceu Jorge Drexler.)

Alguém já fez algum desses lugares e pode sugerir outros para o PêEsse? Deixe o seu pitaco na caixa de comentários!

Leia:

Four Seasons Carmelo, um resort subtropical

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


54 comentários

Olá!
Eu moro perto do Uruguai, em Bagé, e volta e meia estamos por ali. Montevidéu é realmente menosprezada pelos brasileiros. Um belo destino cosmopolita e sem o stress de uma SP ou NY.
O Uruguai é tb um bom atalho para BAires. Diferente do que li aqui, é uma opção bem em conta para quem é do sul do Brasil ir de carro a BA, passando por Paysandu (URU)/Colon (ARG). Mesmo que não use o carro na capital portenha, o preço do estacionamento sairá muito mais barato que passar de buquebus por colônia (ainda mais se for um casal). Claro, vindo de Montevidéu a distancia aumenta muito, mas não se vem do Brasil.
No caminho, pode-se curtir as várias estacões termais. Além da citada Arapey, há inúmeras outras, algumas bem em conta.
Em todas as cidades da fronteira do URU com o BRA há freeshoppings. Já foram mais atraentes de preço quando o USD era mais barato, mas ainda vale a pena comprar bebidas e perfumes, entre outros. E claro, trazer do Uruguai doce de leite, queijos e (surpreendentes) vinhos.
As estradas estão excelentes no URU e na ARG (duplicada de Uruguaiana até Mar del Plata). Um tapa na cara dos brasileiros, pois as rodovias gaúchas estão um lixo. Espero que curtam!

Olá! Alguma dica de alguém que tenha ido ao Uruguai de carro no inverno? Muito perrengue? Estou cogitando uma road trip em junho…tenho 25 dias!

    Olá, Marina! É frio e chuvoso. Não tem serras nem estações de esqui.

Anna….visitei em fevereiro desse ano a Colinas de Garzón….achei o lugar sensacional…fica ao leste de Maldonado….num caminho bonito..com muitos campos e o início da para ir beirando a praia…..gostei muito…eles produzem azeites de muita qualidade, além de vinhos e amêndoas….a degustação de vinhos e azeites foi sensacional, todos muito simpáticos e o visual e a degustação em si….achei que valeu muito. É um pouco afastado, mas valeu muito. Eu estava de carro alugado, acho que facilita.
Segue o site com informações, há varias atividades, inclusive passeio de balão!!!

http://www.colinasdegarzon.com/pt/garzon.html

Qualquer dúvida é só falar…descobri eles por acaso no tripadvisor..

Vamos a Punta del Este em setembro e gostaria de indicacao de visita/degustacao de azeite. Tenho alguns nomes como : FINCA BABIECA, FINCA DEL OLIVAR, FINCA 33 etc, porem nao tenho informacoes detalhadas p escolher. A vantagem da Finca del Olivar seria a localizacao, na qual aproveitaríamos p conhecer restaurantes em San Inácio.a Babieca, fica no caminho da vinicula Alto da Balena ( no qual agendamos) porem nao consigo consiliar os 2 programas. Gostaria de uma sugestao de vcs.

    Olá, Anna! Vamos compartihar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

O Four Seasons estava para encerrar a parceria de Carmelo em Maio deste ano, quando passei por lá vindo de Narbona. Não sei se mudou a bandeira.

    Olá, Zé Maria! Mudou sim. Agora é Hyatt. Mas a estrutura continua a mesma 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.