Montevidéu

Doce deleite
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Oficialmente o Oceano Atlântico só começa em Punta del Este, mas o rio da Prata está tão presente em Montevidéu, que todos se referem a ele como ‘mar’. O Prata contorna a península onde está o centro histórico e então desenha uma orla de balneário para os bairros residenciais. A arquitetura conta a história da expansão de Montevidéu, dos prédios clássicos da Ciudad Vieja à elegância anos 60 dos bairros da orla.

Em Punta Carretas e Pocitos estão shoppings e restaurantes; em Buceo, a marina, os novos escritórios e os bares mais animados; em Carrasco, mais afastado, o grandioso cassino, restaurado. Montevidéu é a maior metrópole do mundo gaucho – um lugar onde ninguém vive sem carne e mate (e dulce de leche). Um destino na medida para explorar num fim de semana.

411 comentários

Fred
FredPermalinkResponder

Olá! Estou indo para o Uruguai em janeiro/2020 passar uma semana. Já li os posts e assisti ao vídeo do Ricardo Freire sobre o documento necessário porque meu passaporte tem menos de 6 meses de validade (vencerá em maio). Portanto, levarei o RG (tem uns 12 anos mas está em bom estado) e também o Passaporte. Minha dúvida é a seguinte: Qual dos dois documentos devo apresentar inicialmente no check-in (Latam) e depois às autoridades de imigração dos dois países? Detalhe: passei alguns dias no Uruguai no ano passado e meu passaporte foi carimbado pelas autoridades locais na travessia de Buenos Aires para Colônia del Sacramento. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fred! Tente sempre o passaporte primeiro, use o RG apenas se não colar. E sempre renove o seu passaporte quando faltarem 8 meses para o vencimento, esse é o procedimento recomendado.

Fred
FredPermalinkResponder

Obrigado pela resposta. Mas pesquisando aqui, me parece que para o Uruguai não hã exigência dos 6 meses, mas apenas de passaporte válido:
http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/uruguai
http://cgmontevideu.itamaraty.gov.br/pt-br/brasileiros_a_turismo_no_uruguai.xml

Luiz Fonseca
Luiz FonsecaPermalinkResponder

Encaminhei relato ontem sobre a multa que a empresa de ônibus TTL, `pretendia cobrar em Montevideu para permitir embarque de retorno ao Brasil.
Pois bem. Felizmente, a empresa desistiu da cobrança, após questionamento que fizemos e a comunicação de que reclamaríamos junto ao Ministerio do Turismo e ao serviço de imigração.
Nao tivemos o prejuízo, mas a duvida com referencia aos procedimentos e penalidades permanece.
att
Luiz Fonseca

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Que bom que abonaram a multa.

Mas veja: em qualquer país que forneça uma papeleta de entrada é preciso conservar o documento até a saída.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá, estamos indo para Montevideo e Punta Del Leste na próxima semana. Houve um problema no aluguel do carro, onde o cartão de crédito é da minha esposa e a mesma não tem CNH, somente eu. Nos sites de aluguéis de carros, não aceitam cartões de terceiros. Você sabe de alguma maneira posso contornar esse problema? Pois Montevideo sem carro até vai, mas Punta vai ser osso depender de ônibus. Ajuda "nóis" aí...obrigado e um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Até onde eu sei, não se pede o número da carteira de motorista no ato da reserva. Alugue no nome da sua esposa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar