A Roma da HBO, aberta a visitas na Cinecittà

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cinecittà, Roma

A dica saiu do post participativo A Roma dos romanos: você sabe o caminho? O Diego Maia contou: não vi turistas em dois passeios que achei imperdíveis, a Cinecittà e o Parco de la Musica.

Eu ouvi Cinecittà? Aberta a visitas? Tinha me prometido não fazer lerê nenhum na minha escala romana, mas este me pareceu imperdível.

Metrô de RomaCineccitàCinecittà: ingresso

Visitar a "fabbrica dei sogni" é  muito fácil: basta pegar a linha A do metrô, direção Anagnina, e descer na penúltima estação. Você emerge das catacumbas (ô metrozinho sujo, sô) e pimba: está na porta da Cinecittà.

Palazzina del Direttore Generale, Cinecittà

CinecittàCinecittà: figurino de Dick Borgarde em O porteiro da noiteCinecittà: figurino de "Cleópatra"

Você pode visitar dois espaços de exposições por conta própria -- a Palazzina del Direttore Generale e a Palazzina Fellini. Você anda pelas salas e vê figurinos e cenários originais, além de trechos de filmes célebres feitos por lá. A Palazzina Fellini, claro, é dedicada ao gênio de Rimini.

Mas o que vale a viagem é a visita à área de cenários. O acesso só é possível em visita guiada -- que acontece todos os dias, menos terças-feiras.

Cinecittà

Cinecittà

Fui num domingo -- e comprei na hora. A moça da bilheteria me instruiu a procurar a "mediatrice" da visita às 14h na pracinha junto à guarita de entrada.

Conforme o Diego já tinha falado, o público era 92,5% italiano. De estrangeiros éramos nóis dois brazucas e mais duas orientais.

Cineccità: set de Roma

O tour é todo dado em italiano, mas não acredito que você não entenda o básico. Passamos rapidamente por um cenário usado em "Gangues de Nova York" -- uma quadrinha, e nada impressionante.

Cinco minutos mais tarde, porém, já estamos no filé da visita. Os cenários de "Roma", a maravilhosa série da HBO.

Cinecittà: set de "Roma"Cinecittà: set de "Roma"Cinecittà: set de "Roma"

Engraçado: a mediatrice precisa contar aos italianos que série era essa -- e que, apesar de não ter feito nenhum sucesso na Itália, foi um êxito retumbante no exterior.

Cinecittà: set de "Roma"

O passeio é encantador por dois motivos: além da oportunidade de visitar o cenário de uma série que você viu, você acaba visitando uma Roma antiga que, na Roma de verdade, está em ruínas. O maior impacto é com as cores, que não vemos mais em nenhum monumento da Antigüidade que tenha sobrevivido aos nossos dias.

Cinecittà: set de "Roma"Cinecittà: set de "Roma"Cinecittà: set de "Roma"

Você sai cheio de idéias disneyanas na cabeça. Tipo: por que não montam um Fórum fidedigno, inteirinho, em algum lugar perto de Roma, para complementar a passada pelo Fórum de verdade?

Cinecittà: set de "Roma"

Horários e preço

Nos dias de semana (menos terça, quando o lugar fecha) o primeiro tour sai às 10h30, e o último, às 14h.

No sábado e no domingo o primeiro tour sai às 10h30 e o último, às 18h. Custa € 20.

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Leia também:

Página-guia de Roma no Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

17 comentários

Marcie
MarciePermalinkResponder

Sensacional esse passeio. E raramente as pessoas o fazem. Fiquei tão contente quando o Diego Maia fez! E, agora, ele vai entrar para o roteiro dos visitantes.

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Saiu no VnV, agora o tour vai ser inundado por brazucas. smile

Fernanda M
Fernanda MPermalinkResponder

Eu vou!!!!!

Beto
BetoPermalinkResponder

Quanto tempo leva o passeio, Riq?

Ricardo Freire

Una quarantina di minuti, bello! Daí mais vintinho pra percorrer as palazzine... aproveitem pra fazer um lanchinho na cafeteria (é ao ar livre), senão no final vocês acabam passando mais tempo no metrô (ida + volta) do que na Tchinetchitá!

Beto
BetoPermalinkResponder

wink

Ricardo Delfino

Muito legal este cinecittà graças a vocês já foi para o roteiro.

Só gosto de cinema então fiquei pensando o que irei fazer na itália 2 semanas senão gosto de quadros e esculturas. kkkk

Também vou em torino no museu no cinema na mole antonelliana.

Nesta viagem a Itália irei fazer a rota do cinema.

E não vejo a hora de emergir das catacumbas (metrô fétido kkk adorei) para o CineCittà. Aliás Roma é um lixão como São Paulo. rs

Adoro a sétima Arte.

maria de fatima pessanha

Sou cinéfila e estou a Roma em fevereiro. Obrigada pelas dicas...

maria de fatima pessanha

Adorei a dica! Irei a Roma em fevereiro e como sou cinéfila, com certeza, visitarei a cinecitta!

Alexandre Quadros

Oi, fizemos o passeio hoje e foi muito legal, obrigado pela dica! A visita guiada está em 18 euros (quarta-feira) e realmente vale a pena. O metro deixa na porta, é uma barbada!

helio varela
helio varelaPermalinkResponder

Amigo, viajarei quarta 20-05 para Roma e estava pensando em incluir tal passeio no meu roteiro. Me tire uma dúvida, esse passeio é no http://www.cinecittaworld.it/ ou são lugares totalmente diferentes?? Esse cinecittaworld vale a pena?? abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helio! O Cinecittà World é um parque temático inaugurado recentemente. É um outro lugar. Não visitamos ainda.

edmilson boris

Quando fui a Roma nao pude deixar de visitar a Cinecittá simplesmente maravilhoso poder conhecer e sentir a atmosfera Feliniana , um dia mágico e marcado para sempre na minha vida ! Viva Felini .
Bravo Maestro

Antonio
AntonioPermalinkResponder

Hoje é 16 de agosto e estou em Roma. A linha de metrô que leva à Cinecittà está com um trecho interrompido até setembro. Vou tentar ir de ônibus.

Antonio
AntonioPermalinkResponder

Consegui visitar Cinecittà. Fantástico! Vale muito a pena. A visita guiada pelos sets de filmagem e estúdios dura uma hora. Nossa guia explicou tudo com detalhes históricos, técnicos e artísticos. As exposições também são ótimas!
Como o metrô está interrompido para obras, pesquisei no site da Atac e peguei o ônibus 590 na Piazza Barberini que tem ponto final exatamente lá. Antes procurei me informar e fiquei espantado com a má vontade dos recepcionistas do Hotel King, onde me hospedei. Um deles abriu o site e, vendo as fotos, disse que não existia mais nada lá! O outro disse que era muito difícil chegar de ônibus, precisava fazer várias baldeações. A Cinecittà precisa investir em marketing nos hotéis.

maria siliprandi

Eu fui lá à noite, em 1994; era uma visita guiada pelos atores do filme A viagem do Capitão Fracasso (ou Tornado). Era o último dia de visitação da temporada, e foi grátis. Ao longo da visita os atores apareciam fazendo esquetes, vestidos com as roupas do filme, e o publico depois de assistir e percorrer outros cenários deparava com outra apresentação deles, mais adiante. Foi divertidíssimo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar