Roma

Cidade aberta
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão. No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

Duas cias. têm vôos diretos a Roma. A Alitalia tem vôos saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. A Latam voa direto desde São Paulo. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano).

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de bumba.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Roteiros pela Itália

Roteiro de 8 dias pela Itália

Roteiro de 14 dias pela Itália

Roteiro Costa Amalfitana e Capri

Onde ficar em Veneza

Onde ficar em Florença

Onde ficar no interior da Toscana

Onde ficar em Milão

Onde ficar em Nápoles

Onde ficar em Capri

Onde ficar em Positano

Onde ficar em Sorrento

Roma no Viaje na Viagem

618 comentários

Juliana
JulianaPermalinkResponder

4 dias em janeiro: Roma ou Florença?

Podem nos ajudar? Vamos ficar 7 dias em uma estação de esqui no norte da Itália em janeiro (Pragelato). Pensamos em aproveitar para passar uns 4 dias em uma dessas duas cidades. Temos opção de pegar o trem em Oulx ou Turim.

Qual é melhor, Roma (incluindo bate-volta a Pompeia), ou Florença (incluindo bate-volta a Pisa)? Descartamos viagens pelo interior (Chianti) ou litoral (Cinque Terre e Positano) por ser inverno. Não nos importamos muito com frio mas a chuva nos incomoda. Gostamos muito de passear a pé, visitar museus, igrejas e monumentos, filho adolescente que vai curtir ruínas romanas ou torre de Pisa.

Alguma das duas opções é melhor que a outra em algum sentido? Ou são basicamente equivalentes e escolheremos baseado em gosto pessoal? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Em Florença você passará mais tempo em ambientes fechados do que em Roma.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Obrigada! Estávamos pendendo pra Florença porque é um pouco mais perto. E pelo que vi a estação é chuvosa (ou chuviscosa), então grande chance de ser Florença.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

OLÁ !!!!
Adorando seus vídeos no youtube.
vou a Italia com meu filho de 13 anos em dezembro. tipo dia 01/12. posso ficar entre 15, 16 ou 17 dias.Ainda vou comprar as passagens.
pensei no seguinte :
Roma, florença e veneza.
Em Florença pensei em ficar 6 noites. 3 para me dedicar a cidade e 3 para bate e voltas (pisa, san geminiano e siena), já em Roma 4 noites e Veneza 3 noites. na vdd gostaria de uma sugestão. de quanto tempo em cada lugar.
obrigada.
vc me indica começar por qual cidade

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! É um ótimo roteiro!

Compre uma passagem multidestinos com ida a Roma e volta de Veneza.

Tatiane Alves
Tatiane AlvesPermalinkResponder

Te ouço diariamente na Band, sigo no YouTube e confio nas tuas dicas!
Meu esposo e eu vamos para Roma e Florença em inicio de Outubro, estou procurando hospedagem em local de facil acesso a transporte publico(trem e metrô, onibus pode ser mais confuso acredito). Que regiões em Roma e Florença são melhores de ficar para esta independência de transporte?
Ps: nossa primeira viagem à Europa. Somos crus rsrs

Milena
MilenaPermalinkResponder

Bom dia poderiam me tirar uma dúvida, estou vendo passagens para Roma para Setembro/19 porém está mais em conta comprar para Milão.
Mas tem escala em Roma primeiro, poderia comprar para Milão mas ficar em Roma na primeira parada? Pois quero fazer o intinerario que vcs sugerem no site que é ir de trem para as demais cidades e terminar em Milão e assim pegar o trem de volta para São Paulo que a propósito tem escala em Roma. Preciso saber se é possível ou descer na primeira escala ou pegar o avião na volta em Roma para que eu possa programar minha viagem e comprar os hotéis e passeios. Fico no aguardo, obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milena! Vôos com conexão são mais baratos que vôos diretos. Mas não tente bancar a esperta, não funciona. Sua bagagem vai direto para Milão.

Daniel Moura
Daniel MouraPermalinkResponder

Olá! o tour noturno pelos Museus do Vaticano e Capela Sistina é tão produtivo/agradável quanto o diurno? (ambos guiados)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! O noturno é mais interessante porque o museu não estará lotado.

Fernanda Godoy

Olá Ricardo! Inicialmente gostaria de dizer que suas dicas são realmente sensacionais! Parabéns pelo material que tem sido indispensável para o planejamento da nossa viagem à Europa.
No material de Paris vc indicou um aplicativo excelente para facilitar o deslocamento às principais atrações (o Next Stop Paris).
Em Roma há algum aplicativo semelhante para indicar?
Muito obrigada!
Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Quem responde é a Bóia. Atualmente Moovit e Google Maps (selecione o ícone do trem, que significa transporte público) funcionam bem em qualquer grande cidade.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Eu comprei os ingressos para o Vaticano à noite.
Minhas dúvidas:
- Lá eu consigo obter audioguia em português?
- Se não, e muito indicada a contratação de guia?
(Museus e Capela Sistina)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Tem audioguia em português, você pode inclusive comprar junto com o ingresso.

Daniel Moura
Daniel MouraPermalinkResponder

Bóia, eu já comprei os ingressos, não vi essa opção. Consigo obter o audioguia lá,na hora? Mesmo à noite?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! De dia com certeza. Não vejo por que de noite seria diferente.

Karystten Alvarenga

Bom noite.
Pode me ajudar. Já reservei meus horários no Vaticano e Coliseu. Porém fiquei na dúvida se os Museus Capitolinos e o Borghese também precisam de horários agendados. Pois irei comprar o Romepass...e vem incluso 2 entradas Free.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karysten!

Leia sobre o Roma Pass:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/roma-pass/

Rita Vicente
Rita VicentePermalinkResponder

Oi! Estou indo para a Itália agora em Maio. Não sei o que seria de mim sem vcs, pois sou dependente de vcs para montar minhas viagens! Vou ao Coliseu, Palatino e Forum Romano. Já comprei o ingresso com horário marcado, tudo certinho. Porém, quando fiz a compra, não inclui o audioguia. Agora, lendo mais a respeito, estou achando que ele é necessário. Qual sua opinião a respeito? Seria necessário também para o Coliseu ou apenas para o Palatino e o Fórum? É possível comprar lá, na hora? Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Se você dispõe de tempo, o audioguia sempre ajuda. Dá para comprar no lugar.

Denise
DenisePermalinkResponder

Olá Ricardo ou Bóia. Iremos à Itália em dezembro: Roma, Siena, Florença, Veneza. Teremos Siena como base para conhecer a Toscana: Montelpuciano, Val D' Orcia dentre outras. Chegaremos por Roma e saíremos por Veneza, como recomendado aqui. Minha grande dúvida em relação aos nossos planos e gostaria da opinião de vocês de estou planejando certo. Alugaremos uma carro em Roma, no último dia para seguirmos para a Toscana, pensei em pegar em Siena mas não tem carro disponível pro período (devem ter poucas locadoras) pegaria em Termini e seguiria viagem, sim sei que o trânsito é péssimo mas pelo mapas vi que é o mais perto do hotel. Aproveitando o percurso já conheceríamos Montelpuciano e Montalcino no caminho, chegando em Siena só a noite. Reservei um hotel fora do centro com estacionamento. Nos outros dias faríamos bate e voltas na região. No percurso para entregar o carro em Florença, conheceríamos San Gimignano. Em Florença ficaríamos sem carro. Depois seguimos pra Veneza de trem. Meu planejamento/raciocínio está certo? Agradeço imensamente pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Para um bom aproveitamento de um dia no Val d'Orcia, você precisa estar hospedada lá ou no máximo em Siena. O Ricardo Freire recomenda inverter: ir de trem a Florença, e na saída de Florença alugar o carro para ir a Siena e aos pontos da Toscana aonde não se chega de trem ou ônibus.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2018/04/roteiros-italia/

Denise
DenisePermalinkResponder

Bóia vou ficar em Siena porque o meu trajeto é o inverso: Roma-Siena-Florença-Veneza. Ficarei 5 dias em Siena, de carro alugado, e farei bate voltas. Tenho de devolver o carro em Florença por exigência da locadora. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Se você ler o roteiro proposto, verá que a devolução do carro é em Florença.

Entre alugar o carro, sair de Roma e chegar ao Val d’Orcia você pode levar até 4 horas. Você vai ter que passar voando pelas cidades.

ARMANDO FERREIRA SANTOS FILHO

Ricardo, boa tarde.

Por uma questão de programação de férias, estou planejando viajar para a Itália entre os dias 03 e 15/08.
Tenho visto algumas recomendações em sites para que seja evitado vistar a Itália em agosto.
Não é recomendado mesmo?
O que posso perder?
Ou apenas mito?

Agradeço o retorno.

Armando Ferreira
Salvador-BA

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Armando! Quem responde é A Bóia. A ressalva de viajar em agosto é porque a Itália fica muito cheia, faz muito calor e, nas cidades grandes, pode haver restaurantes em férias coletivas (sobretudo na segunda quinzena do mês). Mas se você se certificar de que seus hotéis têm ar condicionado e comprar ingressos com antecedência, pode viajar sem maiores percalços afora o excesso de lotação.

Estela
EstelaPermalinkResponder

Ola, Em abril do ano que vem eu e meu marido temos a intenção de viajar para Itália, a intenção é seguir sua dica de roteiro de 9 dias e depois ir para Paris. Gostaria de saber se a rota mais fácil é de Veneza para Paris ou Florença para Paris.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Estela! Se você vai seguir o roteiro de 9 dias, então ou você vai começar em Roma e terminar em Veneza ou começar em Veneza e terminar em Roma. Voe a Paris de onde você estiver no final do roteiro.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Olá Bóia! Vou para Roma em setembro e ficarei na cidade 9 dias. Como ainda não sei qual dos dias vou para Pompeia, gostaria de saber se deixo pra comprar lá (alguns dias antes) ou se compro online uma ou duas semanas antes. O que você recomenda?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! O ingresso você compra até na véspera, não tem problema nenhum. O que impacta nesse passeio é a passagem de trem. Se você comprar com antecedência, pode achar trechos desde 10 euros com a Italo. De última hora, os trechos devem estar em torno de 40 euros.

https://www.viajenaviagem.com/2018/04/trem-na-italia-como-comprar-passagem/

Ledilane
LedilanePermalinkResponder

Olá a todos,
Gostaria de compartilhar um pequeno relato de nossa viagem ainda em andamento.
Iniciamos nossa jornada em 11/06, pegariamos um vôo para Roma com conexão em Paris.
Porém nosso vôo foi cancelado quando estávamos no aeroporto. Fomos alocados em um vôo direto no próximo dia, 12/06, e então chegamos em Roma às 07:00 am, horário local. Fomos para o hotel, banho rápido e bora pro Coliseu.
As dicas do Ricardo das entradas fura fila nos salvaram por dois motivos: primeiro não tivemos que esperar por horas, segundo não caímos na lábia de quem nos abordava. Muitos abordam para vender a visita guiada lá na hora, e não é nada barata.
Não tivemos pernas para fazer o Fórum Romano, dado que estávamos sem dormir, devido ao vôo cancelado.
A lição que tirei é sempre deixar um dia a mais para o primeiro dia do roteiro . É comum em vôos internacionais atrasos, ou como no nosso caso: cancelamento.
Outra dica, agora de Florença. Aqui está cheio de " malandro " , na saída da Galleria Dell'accademia eles estão colocando umas " pinturas" , que na verdade é só um papel impresso, no chão. No meio da multidão. No meio da muvuca sem querer meu marido pisou em uma. Eles foram atrás da gente gritando, dizendo que teríamos que pagar. Lá se foi 15 euros. Preferimos pagar do que arrumar encrenca em um país desconhecido.
É isso gente, seguimos nossa viagem que tem destino final Zurique.
Abraços Bóia

Zeno Crocetti
Zeno CrocettiPermalinkResponder

Ola, tentei comprar um tour em Roma, o fura fila na sua recomendação; Musement e o sistema não completa a compra, só da erro. Troquei de cartão, outra pessoa, e nada. Só retorna não foi possível completar sua compra tenta outra vez!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zeno! Seus cartões fazem parte do sistema Verified by Visa ou MasterCard SecureCode?

https://www.viajenaviagem.com/2015/11/como-funcionam-verified-by-visa-mastercard-securecode-dicas/

Debora Nunes
Debora NunesPermalinkResponder

Mas iremos em janeiro, nessa época os trens funcionam normalmente? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Debora! Por que não funcionariam?

Frederico Augusto Pereira Batista

Primeiramente, parabéns pelo site. Tenho certeza que muitas pessoas recorrem às suas dicas para o melhor planejamento da viagem. Eu vou para Roma em setembro, e estou tentando comprar os ingressos da galeria Borguese e do Vaticano, mas nos sites oficiais, pelo que eu entendi, as datas para setembro não foram abertas. Isso se confirma? Sei que em outros sites é possível realizar as compras, mas gostaria de comprar nos sites oficiais.
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Frederico! É isso mesmo.

Marielle Pereira

Boia farei uma escala de 7horas no Fiumicino após uma viagem de 15h e gostaria de saber este aeroporto possui o serviço de banheiro com chuveiros pagos para recarregar a energia para o último trecho de viagem. Se não tiver vc me recomenda algo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marielle! O site gosimply lista alguns lounges no aeroporto. Indo atrás dos que têm chuveiro, porém, parecem estar fechados.

http://www.gosimply.com/airport-lounges/italy/rome-airport/

Rodrigo Cintra

Estive na Itália em novembro de 2018. Segui o roteiro de 15 dias. Roma, Florença (Pistoia, Lucca e Pisa), Veneza e Milão. Ótimas dicas, fizemos tudo de trem !!! Excelentes dicas !! Fizemos tudo por conta, nada de pacotes, muito mais liberdade e econômico TB!! Parabéns ao site !!! Super recomendado !!

Lucia Elisa da Cunha Lucas

Rodrigo, bom dia! Pode me ajudar? Vi que você foi em novembro para a Itália. Comprei passagem para novembro (de Roma a Milão) sem me preocupar com o tempo. Agora todos me dizem que não devo ir, que chove muito e eu vou perder muito mais indo. A passagem não é cancelável. Você acha que vale a pena eu ir ou desistir da passagem? Obrigada desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! Fora do verão você sempre encontrará dias nublados e chuvisquentos em qualquer viagem à Europa. Outubro e novembro são os meses de tempo menos simpático na Itália, mas se você já comprou passagem não há por que não ir. Se você tivesse comprado para julho um monte de gente ia dizer que você morreria de calor, se tivesse comprado para janeiro um monte de gente ia dizer que você ia se congelar e não aproveitar nada.

Rossano Nascimento

Olá Bóia!
Em setembro passarei 11 dias na Itália tentando seguir suas dicas. A ideia é ficar 4 dias em Roma, depois alugar um carro para passar o dia em Assis e pernoitar em Siena.
No sexto dia seguir de Siena para Florença para ficar mais dois dias.
De Florença seguiremos de trem para Milão com pit stop em Verona.
O que acha do percurso? Alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rossano! Entregue o carro no aeroporto de Florença ao chegar na cidade.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Olá! Estava pensando em fazer o tour noturno pelos museus do Vaticano, mas vi que ele tem um tempo determinado em 3h30min. Você acha que é possível ver tudo nesse tempo? Ou é melhor pegar o ingresso normal e ir durante o dia? No aguardo e obrigado! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! A vantagem é ter infinitamente menos gente. Se você achar que 3h30 não são suficientes, compre tours em outras noites até que a sua curiosidade vaticânica seja completamente saciada.

Helena Pan Rugeri

Sugere fazer a visita aos museus do Vaticano que inclui o Castel Gandolfo (biglietteriamusei.vatican.va)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helena! Não fizemos esse passeio. Mas se você tem curiosidade e tempo, por que não? Vai firme!

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá Boia, estou precisando da sua ajuda novamente.
Como faço para ir do aeroporto FCO até o aeroporto de Ciampino. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Indo de trem ao Termini e pegando o ônibus para Ciampino lá. Ou pegando um táxi do Fiumicino para o Ciampino -- não é tabelado, deve sair uns 70 euros pelo taxímetro.

Talita
TalitaPermalinkResponder

Oi, Boia! Acabamos de voltar da Itália, como sempre seguindo as dicas do blog grin

Update sobre o chip da Tim, comprado no aeroporto: agora custa 35 euros e a gente escolhe entre 40gb sem ligações ou 15gb + 200 minutos de ligações (que inclusive podem ser utilizados em ligações para o Brasil). Usamos em Napoli/Costa Amalfitana/Puglia/Roma e até que funcionou bem, mas em alguns lugares perdia sinal ou a internet ficava lenta (tipo a Tim no Brasil mesmo hehe). Em linhas gerais, nos atendeu muito bem smile

Laura
LauraPermalinkResponder

Olá! Minhas férias e do marido em novembro, entre 20 a inicio de dezembro, é possível curtir Roma e Florença nesta época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Sim. Nos meses frios só o litoral não vale a pena. No auge do inverno cidades pequenas hibernarão, mas não é o caso de Florença ou Roma.

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Olá Boia! Pretendo ir para Itália do dia 29/02 a 09/03... A ideia é seguir seu roteiro de 8 dias (Roma / Florença / Veneza) minha preocupação não é nem com o frio, mas com chuva. Gostaria de saber se acha viável essa viagem em março, se vou conseguir aproveitar os monumentos e etc., ou se seria melhor adiar até setembro (minha próxima data disponível)
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! Setembro é mais agradável, de fato. Mas março só não é recomendável para o litoral. É um bom mês com relação a preço de hospedagem e lotação dos lugares.

Wagner
WagnerPermalinkResponder

Olá Bóia ! Gostaria de saber se podem indicar uma pessoa para realizar uma tradução italiano->português ou inglês->português no dia 06 ou 07 de Janeiro/2020 próximo a Roma. Desde já agradeço pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wagner! Infelizmente não provemos esse serviço. Veja se há profissionais indicados pelos leitores ou auto-indicados neste post:

https://www.viajenaviagem.com/2014/07/guias-brasileiros-exterior-dicas/

Marie
MariePermalinkResponder

Só para alertar, cuidado com o guarda bagagem na estação Termini! Não recomendo de jeito nenhum, se ainda assim vc quiser arriscar, chegue com uma hora ou mais de antecedência para pegar sua mala. Cheguei 50 minutos antes do trem sair e com 40 minutos ainda não tinham achado uma mala das três que guardei lá. Tive que armar o maior barraco da minha vida naquele lugar, gritos e mais gritos para os funcionários tomarem uma atitude, com educação eles nem olham na tua cara. Uma italiana que estava na fila me ajudou, correu atrás de outra funcionária, se não fosse ela eu tinha perdido meu trem. Eu deixei as malas por apenas duas horas para andar tranquilamente pelos restaurantes. O sistema deles é ridículo, muita gente em apuros lá. Cuidado!

ERIKA
ERIKAPermalinkResponder

Vou para Roma em dezembro e pretendo solicitar um transfer de FCO até o bairro de Prati. Meu vôo pousa às 18:45 hora local, devo marcar esse horário com o transfer ou 1 hora a mais, por causo do desembaraço com as bagagens?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erika! No formulário pede-se o número do vôo e o horário de chegada. No campo de horário, reforce com a expressão "estimated landing time", horário estimado de pouso.

Maximo
MaximoPermalinkResponder

Estou planejando uma viagem para a Itália, 10 dias, fevereiro 2020, chegando e saindo por Roma. 2 adultos e 3 crianças. Gostaria de uma sugestão de roteiro. Obrigado

Manu Leite
Manu LeitePermalinkResponder

Boa tarde, vou para a Roma em dezembro pra passar um mes ou mais, vou ficar na casa de uma amiga, mas queriamos conhecer outros paises mas sem gastar muito. Espanha queremos bastante.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manu! Espanha, Portugal e o Leste Europeu são as regiões mais em conta da Europa (Grécia também, mas não é bom de ir no inverno). Veja para onde você consegue passagens baratinhas (deveria ter procurado há alguns meses já) em buscadores como o Kayak.

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Boa tarde, estou programando ir para Roma, Veneza e Paris no final de maio inicio de junho. Porém, na escolha do Hotel em Roma me deparei com comentários de que 2 estações de metro estão fechadas! Existem alguma informação atualizada sobre isto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano!

Veja se é uma dessas a que serve o hotel que você está pensando: https://www.google.com.br/amp/s/www.money.it/%3fpage=amp&id_article=79679

Rafael Fabbri
Rafael FabbriPermalinkResponder

Boa noite Bóia! Uma dúvida: estou tentando reservar o Coliseu para Janeiro de 2020 e as datas se encontram indisponíveis. Estou muito atrasado ou adiantado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Você usou os links para depois de novembro?

Rafael Fabbri
Rafael FabbriPermalinkResponder

Sim. Selecionei a opção "COLOSSEUM, ROMAN FORUM AND PALATINE REGULAR ENTRANCE + AUDIOGUIDE FROM 01/11/19" no coopculture.

No link the você disponibiliza, do musement.com, os ingressos fura-fila estão "Sorry, está esgotado! Infelizmente todos os bilhetes para esse evento estão esgotados"

https://ecm.coopculture.it/index.php?option=com_snapp&view=event&id=9997D88D-FA4F-3E44-5926-016CF656C1DB&catalogid=1BB5E113-EDE0-3B44-638E-016CFC240906&lang=en

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Acredito que ainda não esteja à venda (ou o passeio não seja realizado por ser muito baixa temporada). Continue monitorando.

Filipe Garcia
Filipe GarciaPermalinkResponder

Boa tarde, Bóia. Ir a Itália em setembro é uma boa? Pretendo evitar o calor e a multidão de julho e agosto. Ir em abril e maio é complexo para mim.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Filipe! Setembro é perfeito.

maximo augusto nardelli

crianças menores de 15 anos, com cidadania italiana, tëm direito a gratuidade nas atrações dos países europeus

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maximo! Cada país tem sua política própria. Em muitos países a gratuidade para jovens se estende a todas as nacionalidades, inclusive. Em outros, só a jovens do próprio país.

Denise
DenisePermalinkResponder

Olá. Gostaria de tirar uma dúvida: alugamos um carro em Roma (último dia da nossa viagem) para seguirmos para a Toscana. Agendei a retirada para a estação Termini, sim sei da dificuldade do trânsito. Você sugere alguma outra localidade onde o trânsito de saída fosse mais "amigável" ? Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! É melhor escolher as agências que ficam na estação Tiburtina! Dá pra chegar de metrô e já está fora do centro histórico.

Fábio Akira Imay Koyama

Boa noite Bóia, pretendo viajar para Itália em Set/20, passando por Roma, Cássia, Assis, Siena e Florença, com duração de 15 dias, vc acha que alugar um carro facilitaria minha vida por causa do tempo, distância entre cidades, praticidade? Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fábio! Alugue o carro apenas no dia em que sair de Roma, e devolva antes de entrar em Florença, deixando na agência do aeroporto.

Carol
CarolPermalinkResponder

Olá boa noite, comprei o passeio do tour guiado para Vaticano e Coliseu pelo musement. Valeu pela dica! Só estou em dúvida em como se dá, como me encontro com o grupo, como me identifico e identifico quem procuro? Sabe dizer? Desculpa se vc não souber informar mas estou meio perdida...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Você deve receber um aviso do ponto de encontro.

Carol
CarolPermalinkResponder

Obrigada!! smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar