Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Serviços de transporte podem ter sido suspensos ou apresentarem horários e preços diferentes em função da pandemia da Covid-19. Atrações como museus, teatros, parques e outros podem estar temporariamente fechados. Consulte os sites oficiais indicados aqui para informações atualizadas.

Que moeda levar para 50 países

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Roma 1

Como chegar

Duas cias. têm vôos diretos a Roma. A Alitalia tem vôos saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. A Latam voa direto desde São Paulo. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Roteiros pela Itália

Roteiro de 8 dias pela Itália

Roteiro de 14 dias pela Itália

Roteiro Costa Amalfitana e Capri

Onde ficar em Veneza

Onde ficar em Florença

Onde ficar no interior da Toscana

Onde ficar em Milão

Onde ficar em Nápoles

Onde ficar em Capri

Onde ficar em Positano

Onde ficar em Sorrento

Roma no Viaje na Viagem

Dicas para sua viagem à Europa

Passagens mais baratas para Roma no Kayak

Encontre seu hotel em Roma no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Roma na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Roma com a Viator

Trânsfers e passeios em Roma com a Easy Travel Shop

658 comentários

Boa tarde Bóia! Planejo estar em Roma (se a pandemia deixar!) entre os dias 18/04 e 05/05 com o objetivo principal de praticar a língua italiana. Para isso, pensei em me hospedar em casa de família. Achei o site homestay.com , mas como nunca utilizei estou insegura. Por acaso vocês sabem algo a respeito? Ou alguma outra alternativa que eu possa utilizar? Muito obrigada!!

    Olá, Meire! Não conhecia, mas está super bem recomendado. O Airbnb também permite alugar quarto em casas habitadas. Mas esse pelo jeito é super especializado.

Olá boa noite
Tenho passagem comprada para Roma no dia 16 de janeiro/22 e estou com receio de ainda não estar aberta para turismo de brasileiros. Pensei em comprar um trecho Roma – Madrid e poder aproveitar as férias e não “perder” a passagem (a multa para cancelamento ou alteração é absurda!!).
A dúvida é se passageiros vindos do Brasil podem fazer trânsito no aeroporto em Roma em um voo com poucas horas de conexão ? Meu voo de chegada à Europa será em Lisboa então toda a parte de polícia federal será em Portugal.
Obrigado

    Olá, Rodrigo! Pelas regras atuais isso não é possível. A Itália é o único país com voos diretos ao Brasil que não permite conexões para brasileiros.

Olá!

Pretendo ir para Europa em Fevereiro, um roteiro de 10 dias e gostaria de saber o que não poderia deixar de ver e fazer nesses dias. Tipo, Itália seria um roteiro mas não sei se ja liberou a entrada de Brasileiros, o clima em fevereiro, é muito frio? Me ajudem por favor ?
Obrigada!

    Olá, Alessandra! Por enquanto a Itália segue fechada a brasileiros. Fevereiro é bastante frio. Você pode encontrar temperaturas mais amenas no sul da Espanha (Andaluzia) e em Portugal.

Seu site me ajudou muito em programar minha viagem para Tchecoslovaquia em 2012 e 2014. Agora gostaria de ir a Roma – Florença – Milao e estou perdida , ja que viajo so, sobre hospedagem. Gostaria de indicaçao de hotel 3 estrelas, bem localizado,que tb tenha preço “normal”para viajante só. Se tiverem alguma indicaçao eu adoraria. ÚNico Fator agravante – sou jovem mas passei para idade madura e ficar em lugares proximos às atrações seria excelente, mas aceito indicaçoes de lugares onde tem que caminhar. Há algum B&B legal para mulheres maduras??? Muito obrigada samia

Alô, prezados. Por gentileza, entre 15 de Fevereiro e 4 de Março é uma boa época para conhecer Roma e Florença? Como costuma ser o clima? E mais ao Norte (Parma e Bolonha)?
Abraços e obrigado

    Olá, André! É época de inverno, faz muito frio. Programe uma viagem mais longa, com permanência de pelo menos um dia a mais em cada escala, porque haverá menos horas de sol e menos disposição para encarar passeios ao ar livre.

Olá!
Gostaria se saber como é o tempo em Roma no fim do ano. É aquele frio com chuva? Frio com céu cinza ou com céu azul ensolarado?

    Olá, Daniel! Fora do alto verão, espere sempre encarar alguma chuva na Itália.

Bóia, boa tarde! Seria viável ficar 7 dias completos em Roma (segunda vez por lá) e, dentro desse período, passar 2 ou 3 dias na ilha de Ponza? Ou seria melhor investir em bate-voltas a outros lugares, como Nápoles?

    Olá, Stéfani! Mas você vai pagar acomodação em Roma enquanto está fora? Ou está pensando em ir e voltar no mesmo dia várias vezes?

    Se for no verão, Ponza é um destino bastante interessante. Fora do verão, não aconselhamos viagens ao litoral.

    Nápoles é um ótimo bate-volta de Roma, mas também vale ficar uma ou duas noites para ter um dia inteiro para Pompeia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.