Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

A Latam voa direto desde São Paulo a Roma. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Roteiros pela Itália

    Roteiro de 8 dias pela Itália

    Roteiro de 14 dias pela Itália

    Roteiro Costa Amalfitana e Capri

    Onde ficar em Veneza

    Onde ficar em Florença

    Onde ficar no interior da Toscana

    Onde ficar em Milão

    Onde ficar em Nápoles

    Onde ficar em Capri

    Onde ficar em Positano

    Onde ficar em Sorrento

    Roma no Viaje na Viagem

    Dicas para sua viagem à Europa

    752 comentários

    Pretendo ir para Londres e em seguida fazer um roteiro pela Itália, terminando em Roma e voltando para SP. Quais companhias aéreas devo utilizar?

      Olá, Mayumi! Qualquer cia. que voe à Europa resolve este itinerário. Você vai ter que fazer conexão na cidade “hub” da cia. aérea. Se fizer questão de voos diretos, a Latam é a única que voa a Londres e Roma. Entre Londres e a Itália você pode usar cias. britânicas, incluindo low-costs, e italianas.

      https://www.viajenaviagem.com/passagens-multidestinos/

    Estou montando meu roteiro, e fiquei com uma dúvida. Num dos dias, planejo sair do hotel (perto da Fontana de Trevi) e ir até a Piazza del Popolo, ver as fontes e a igreja que tem lá. De lá, consigo ir andando para a Galeria Borghese?? Vi no Google Maps que é uma grande área verde até a galeria. Essa área é como um parte por onde podemos ir passeando?? Obrigado!

      Olá, Carlos! Villa Borghese é um parque e está aberto ao público.

    Olá Boia! Pretendo alugar o carro em Nápoles e estranhamente só consigo fazer a retirada do carro no Aeroporto. Como a cidade é grande achei que teria postos de locadoras pela cidade mas não encontrei. Só tem no aeroporto? O mesmo acontece em Bari mas aí justifica por ser uma cidade menor. É isso mesmo?

      Olá, Marcia! No caso da Itália, alugar e devolver em aeroportos é interessante para evitar as zonas de tráfego controlado das áreas centrais, onde carros que não sejam de moradores levam multas.

    Oi Boia! Desculpa estar insistindo a opinião de vocês é muito importante pra mim. Acho que fiz alguma besteira e enviei a pergunta num lugar que vc não deve ter recebido por isso vou repetir aqui. Gostei da dica de ir pra Puglia só não tenho certeza de como ir estarei em Napolles e vou precisar sair da Itália por Roma. Como devo ir e voltar da Puglia? Pensei em ir de trem ate Bari e de lá alugar um carro para fazer as cidades da Puglia. Devolver o carro em Bari e pegar trem para Roma. Essa é uma boa opção? Teria um opção melhor? Obrigada!

      Olá, Marcia! De Nápoles a Bari são 4h40 de trem com uma baldeação em Caserta. Durma em Roma na véspera de voltar ao Brasil para não dar problema de conexão.

      Desculpe me intrometer na respostam.mas vou fazer um roteiro parecido. Vou de trem de Nápoles para a Puglia, só que em vez de Bari, irei para Lecce, que amigos recomendaram. Na volta, no entanto, vamos de avião para Roma, de manhã, saindo de Brindisi. Tem voo saindo de Bari também.

    Olá! Passagem obrigatória por aqui antes de decidir qualquer roteiro que tenha em mente. Estarei na Itália, dessa vez Costa Amalfi e Napoles, e tenho 5 dias ainda indefinidos. Já conhecemos a algumas cidades da Toscana, Pizza, Florença, Milão, Veneza e estou em dúvida se esses 5 dias fico em Roma (já conhecemos o básico) conhecendo melhor a cidade e fazendo bate-voltas ou se vamos a Sicilia. Podem me dar a opinião de vcs? Sempre muito valiosa. Obrigada!

      Olá, Marcia! 5 dias na Sicília não dá para muito, você vai precisar selecionar as paradas. Se for entre maio e setembro, você pode pensar na Puglia, com base em Polignano a Mare e visitas a Alberobello, Lecce e Matera.

      Oi Boia!! Muitíssimo obrigada por sua resposta. Adorei a dica!!! Mas lhe abusando mais um pouquinho pergunto: antes de ir pra Puglia vou estar e Napolles e depois tenho um voo saindo de Roma. Qual seria a melhor logística pra inserir a Puglia em nosso roteiro? Obrigada!!

      Olá, Marcia! Você pode pegar um carro em Nápoles e devolver em Bari ou Roma, ou fazer os trechos de trem. Durma em Roma na véspera de voltar.

    Boa tarde ! Vocês percebem alguma diferença em começar a viagem por Veneza e finalizar em Roma(passando por outras cidades) ou o contrário, chegar em Roma e voltar para o Brasil de Veneza ?
    Muito obrigada

      Olá, Renata! Dá certo das duas maneiras. Deixe por último a cidade pela qual você alimenta maior expectativa.

      Oi Boia! Obrigada pelo retorno. Você acha melhor ir de carro ou fazer os trajetos de trem? A nossa carteira de habilitação é aceita na Itália? Não temos a PID.

      Olá, Marcia! Dá certo de todo jeito, carro dá mais liberdade. Se for alugar, faça a PID por desencargo de consciência.

    Oi Boia! tudo bem?

    Vamos chegar na Italia por Veneza. Gostaria de já comprar o chip ou SIMcard no aeroporto Marco Polo. Sabe me orientar aonde comprar?
    Depois de 10 dias pela Italia, faremos um Cruzeiro e passaremos por Barcelona, Marseille, Malta, além da Italia. Como fazer?
    Obrigada!

    E em janeiro chove muito?

      Olá, Carolina! Se você não quer pegar chuva na Europa, viaje entre junho e agosto para o sul da Europa. Fora desse período, saiba que você sempre vai pegar alguma chuva, é inevitável.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito