Roma

Cidade aberta
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão. No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

Só a Alitalia voa direto a Roma, saindo de São Paulo. A TAM só voa a Milão (também de São Paulo). Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem, que agora tem um tronco norte-sul ultra-rápido. Caso você desça em Milão e fique uns dias por lá, vale a pena continuar a Roma pelos trilhos: são 2h59 na linha rápida direta.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Calendário de preço de passagem aérea: Roma (fonte: Viajanet)

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano).

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de bumba.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Roma no Viaje na Viagem

429 comentários

ASTRID
ASTRIDPermalinkResponder

Primeiramente, parabéns pelo blog!! Já segui várias dicas! Nem imaginam o quanto já ajudaram!
Vou passar uma noite em Capri e no dia seguinte irei para Roma. Qual seria a melhor opção? Ir por Capri-Sorrento-Roma (nesse caso teria a opção de deixar malas no hotel de Sorrento e ir só com mochila para Capri) ou ir Capri-Napoli-Roma? Nessa última opção teria que levar a mala para Capri. Help, Boia! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Astrid! Via Sorrento a viagem fica pelo menos 1h30 mais longa.

Orlando Marcondes Machado Filho

olá!
Será que terei dificuldades para trocar uma nota de 500 euros no comércio em Roma? ou em agências bancárias? As minhas experiências em Paris não foram as melhores. No comércio é muito difícil e alguns bancos (acho que a maioria) só trocam para clientes. Vou a Roma no começo de Julho e pretendo levar 4 notas de 500 euros que tenho guardadas. Agradeço antecipadamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Orlando! Pela lógica, usando o senso comum, você terá problemas parecidos. Tente trocar no Brasil no banco onde você tem conta.

Gustavo Lopes
Gustavo LopesPermalinkResponder

Olá
Estou embarcado agora dia 21/6 pra Roma
Seguindo suas dicas comprei minhas passagens de trem pelo site da tremitalia. Recebi os vouchers dos trechos com Q-code e todas as informações da viagem e passageiros. Minha duvida é preciso passar na bilheteria antes do embarque ou me encaminho direto pro trem com os vouchers para o embarque?
Aproveito pra agradecer pelas dicas, seguindo-as montei um roteiro bem bacana com 4 dias em Roma e 4 dias baseado em Florença..
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Suba direto com o e-ticket.

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Olá Bóia, li um pouco os relatos para ver se minha dúvida não já tinha sido posta e não achei. É o seguinte: Vou para Itália no inverno e farei alguns bate voltas, mas não tenho como comprar daqui as passagens de trem. Será que consigo as passagens na hora no guichê? Espero que você possa me ajudar, desde já agradeço por todo apoio que você e Rique dão a todos nós viajantes.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiane! Trens regionais/locais, como Florença-Pisa-Lucca, Florença-Arezzo-Cortona-Assis, Roma-Assis, Nápoles-Pompéia-Sorrento, Milão-Como têm tarifas fixas, não aceitam reservas, carregam eventualmente passageiros em pé e podem ser comprados na hora. Trens rápidos (Milão-Verona-Veneza, Veneza-Bolonha-Florença-Roma, Milão-Bolonha-Florença-Roma-Nápoles) têm tarifas variáveis e requerem reserva de assento. Comprando na hora, você se arrisca a pagar a tarifa cheia e a eventualmente não haver lugar.

LEONARDO SAMPAIO SANTOS

Olá Bóia, irei para Roma em Outubro e andei lendo em alguns lugares que a Itália exige passaporte com validade de 6 meses. Isso ainda vale? Meu passaporte vence 5 meses depois da viagem, em Março/17. Devo tirar outro por precaução? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Ao entrar no Espaço Schengen, você precisa ter um passaporte que permaneça válido por 3 meses depois da data programada para a SAÍDA.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem

MARIA LÚCIA
MARIA LÚCIAPermalinkResponder

Amei isso tudo, estou super empolgada para minhas próximas férias, pretendo ir a Lisboa e de lá partir para Roma e depois Veneza, acompanharei todas as suas dicas.

Abç

Débora Neves
Débora NevesPermalinkResponder

Olá, Ricardo!

Passando apenas para agradecer por todas as dicas! Obrigada MESMO!

Karla Pereira
Karla PereiraPermalinkResponder

Excelentes dicas!

Mariana Fraga
Mariana FragaPermalinkResponder

A Alitalia tbm tem voo direto do Rio de Janeiro pra Roma! ?

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Tem sim, Mariana!

Adilson
AdilsonPermalinkResponder

Roma é linda demais é cara, mas linda e sinistra.

CINTIA
CINTIAPermalinkResponder

Ola,vc sabe me dizer se é possível deixar bagagem no guarda volumes do aeroporto FIUMICINO por mais de 24 horas e valores?Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cintia! Quando quiser informação sobre guarda-volumes e preços atualizados na Itália, google "deposito bagagli" com o nome da estação/aeroporto.

Fiumicino:

https://www.adr.it/pax-fco-deposito-bagagli-e-porteraggio

Joyce M V Ganassim

Boa tarde!!! Por favor, poderia me ajudar com uma dúvida simples... Estava comprando passagens de trem pelo Rail Europe, com saída de Roma e chegada em Veneza, para dia 31/12/16. A média de preço para minha família (2 adultos e 2 crianças) tem girado em torno de 149 euros o trecho. Apareceu uma opção com saída às 10:30 hs ROMA TERMINI, chegando às 16:19 hs. VE. MESTRE (5h 49m)
Direta, Trens Intercity por 37,8 euros os 4. Sabe me informar a diferença (além do tempo)? Acha que posso arriscar? Obrigada, Joyce

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joyce! Os trens Intercity são mais velhos e mais lentos que os Freccia, mas são usáveis sim smile

Fabíola Moreno

Gostaria de compartilhar uma experiência desagradável na hora de despachar uma
caixa de vinho pela Alitalia . Pode ajudar os amantes de vinho a não passarem por este constrangimento. Fizemos um passeio maravilhoso pela região de Barolo, degustamos e escolhemos a dedo maravilhosos vinhos para levar para o Brasil. Seguimos todas as orientações disponíveis no site oficial da Alitalia e checamos todas as normas
internacionais de segurança para o transporte de vinhos. Como eram 4 unidades , não colocamos na mala , e sim em uma cx de papelão com isopor dentro . Embalamos uma a uma em plástico bolha , envolvemos a caixa no mesmo Plastico . No aeroporto ainda tivemos a preocupação de envolver a caixa naquele involucro de plástico ( 10 euros ), ou seja a caixa estava muito bem protegida. Qual não foi nossa surpresa quando na hora de despachar a caixa , a funcionária do check in foi taxativa. Após perguntar do que se tratava o conteúdo da caixa , disse que não era permitido o embarque de vinho no compartimento de bagagem do avião,pelo risco de se quebrarem e danificar outras bagagens . Ela ainda argumentou que estava claro nas normas , o que nao é verdade . Lemos mais de mil vezes as regras internacionais para transporte de vinhos em viagens internacionais. Final da história, nossos preciosos vinhos , infelizmente ,ficaram no aeroporto. Pelo que apuramos depois , parece que esta norma é da empresa Alitalia , não se aplicando a outras empresas aéreas . Uma pena!!!!!!

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Aconteceu o mesmo comigo e minha acompanhante Fabíola, e nós estávamos com uma caixa com 9 vinhos, incluindo Brunelli de Montalcino!. Mas como havíamos chegado com certa antecedência par ao check-in, nós arrumamos um cantinho vazio aeroporto, abrimos a caixa, embalamos em roupa e colocamos tudo dentro das malas. Quer dizer, um dos mais baratinhos a gente bebeu no aeroporto mesmo hehehe. Mas deu tudo certo e nenhum vinho quebrou. Mas bateu um certo pânico na hora que a atendente falou que não despacharia a caixa!

José Botelho
José BotelhoPermalinkResponder

Bóia e tripulantes
Comprei passagens multi destinos de Campinas/Viracopos, com conexão no Rio de Janeiro, com ida para Roma e volta de Veneza. Compra efetuada em 25 de outubro de 2016 com saídas em Maio de 2017.
No dia 28 de dezembro recebi um e-mail informando que meu voo de ida estava cancelado e que deveria entrar em contato com a Alitalia.
Entrei em contato através da Central de Atendimento ao Cliente, no entanto, mais de um mês após o primeiro contato, várias ligações, um e-mail até hoje não respondido, não sei mais o que fazer, porque já aceitei ir um dia antes, em ir por Guarulhos , mas a resposta da Alitalia é sempre a mesma: que eu devo aguardar.
Alguém já passou ou está passando por esta situação.
A melhor solução é aguardar ou reclamar na ANAC ou entrar com um processo no Juizado Especial Cível.
Obrigado

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Gostaria de pedir ajuda sobre até quando é interessante aguardar por alguma promoção para vôos para Roma ou qualquer outro destino para a Europa. Vou viajar em setembro e os preços estão na faixa dos R$1500 o trecho. Consultando alguns conhecidos, todos me disseram que já pegaram promoções na faixa dos R$ 750 o trecho. Estou aguardado, mas tenho medo das passagens irem ficando mais caras. Alguém com mais experiência pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauricio! Ainda está cedo para promoções no segundo semestre.

Luis Fernando
Luis FernandoPermalinkResponder

Como A Bóia comentou, ainda está cedo, porém, estou com um dilema, assim como o Mauricio, eu irei viajar em setembro, o meu roteiro é o seguinte:

Rio-NY
NY-Paris
Roma-RIO

Pesquisando múltiplos destinos, o valor total para duas pessoas saiu em torno de R$ 6.500 (3.250 para cada passageiro). Compro agora ou posso conseguir preços melhores no futuro?

Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis! Está dando menos de 1.000 dólares, provavelmente já com taxas (todas as tarifas agora são informadas con taxas) por uma passagem triangular com Estados Unidos e Europa. É um preço excelente. Mas se você tem espírito de apostador e gosta da emoção, fique no jogo. (Eu garantiria a tarifa esqueceria o assunto, mas cada um, cada um.)

Luis Fernando
Luis FernandoPermalinkResponder

Opa... era o incentivo que eu precisava (um amigo já tinha me dito que estava ótimo o preço). Muito obrigado. Irei reservar hoje mesmo (sim, a tarifa já estava com as taxas).

Cleide Reis
Cleide ReisPermalinkResponder

Boa noite, estou tentando comprar os bilhetes para um bate-volta Roma-Pompeia, porém já não tem horários disponíveis antes das 10h (24 de julho-segunda) para Napolis. Para terça ainda tem (bem caro!), mas li comentários de que o museu fecha estes dias. Adoro o site. Alguém pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleide! Está cedo para comprar passagens, não devem ter entrado no sistema. O feriado do verão italiano é 15 de agosto, Ferragosto.

jucivania
jucivaniaPermalinkResponder

Boa tarde!
gostei muito das dicas, e por não ter experiência em vôos internacionais, gostaria de fazer uma pergunta. Se sair do Brasil destino aeroporto de Palermo, Itália, é possível retornar ao Brasil do aeroporto de Veneza, comprando passagem ida e volta!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jucivania! Perfeitamente.

Compre uma passagem na modalidade múltiplos destinos/várias cidades. A gente ensina aqui:

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá. Minha dúvida é sobre seguro viagem... Emiti pelo Visa Platinum para Itália pois comprei a passagem pelo cartão. Agora é emitido um Bilhete Seguro Viagem e não mais a Carta de Schengen. A cobertura que aparece é de 50 mil dólares para DMH e vem escrito, em letras bem pequenas e em português "Cobre os países signatários de Schengen"
Posso viajar tranquila com esse seguro ou a imigração pode questionar por não estar em Euros?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! É válido. 50 mil dólares é mais do que os 30 mil euros exigidos. Por que você imagina que a Visa emitiria para seus clientes mais seletos um seguro que não seria válido para entrar na Europa?

Agora: sempre é melhor fazer um seguro pago. Os seguros gratuitos de cartão normalmente envolvem reembolso -- você precisa primeiro pagar pelo procedimento, então entrar com o pedido de ressarcimento, juntando todos os recibos e atestados.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Momento sinceridade. Este blog é um dos melhores que já li. Tudo bem explicado com boa vontade. Parabéns. Continuarei visitando.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Tem alguma vantagem se hospedar na região da piazza Navona ou Panteão? Não me parece uma região calma.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá! É a região mais histórica de Roma. Sai mais caro se hospedar por ali.

Aparecida
AparecidaPermalinkResponder

Continuo com uma duvida, vi em vários vídeos que o ticket do trem tem que ser carimbado nas máquinas ou corre o risco de multas, minha dúvidas, os comprados na tremitalia pelo site não tem que fazer nada , só embarcar ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aparecida! e-tickets não precisam ser validados, apenas bilhetes físicos comprados nas bilheterias e máquinas de autoatendimento.

Sandro Pierri
Sandro PierriPermalinkResponder

Olá, acabei de tentar comprar ingressos para o Vaticano e Coliseu aqui pelo site mas não consegui. coloquei todos os dados do cartão e na sequencia fui redirecionado para o site do meu banco. por que aconteceu isso?

Carlos Roberto

Pessoal,

To surtado aqui. Tentei comprar entradas pros museus do vaticano no site oficial para março ou abril e o site só mostrar datas até janeiro de 2018. Será que não há mais disponibilidade para os citados meses? Ou o site só mostrar até certa data a partir do dia da pesquisa? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Não devem ter entrado no sistema ainda.

Ricardo Augusto Rezende

Roma !!! Aff..

Uma cidade Linda e de muita História, somente isso... pois em modos de recepção deixa a desejar... Pessoal Muito arrogante, não gostam de atender.. e muito menos de passar informações.... Sem falar que por ser uma cidade Histórica e ainda de muita recepção de Turistas do mundo inteiro... a logística interna é muito Ruim... não tem nada explicando.. ônibus é uma Mer.... Fora os pontos turísticos e da historia em si... Roma não tenho um pingo de vontade de voltar...
Uma dica.... Para economizar na Hora da sua Chegada, tem alguns Ônibus com a Sigla SIT... eles custam 6 Euros para levar até o centros e regiões próximo do Vaticano, porém chegando próximo ao seu hotel, tente pegar um táxi e não ônibus se não passará muito stress por isso... Fica a Dica.
Outro ponto, tomem cuidado mulheres sozinha, com a crise tem muitos roubos próximos dos pontos mais visitados, presenciei um no Foro Romando !!!

Ariadine Rabelo

Bóia, precisando de uma ajudinha! Estou indo para a Europa pela primeira vez. Vamos por Frankfurt, pois foram as passagens mais baratas que encontramos. De lá, vamos a Paris, e depois a Roma, de onde faremos um cruzeiro. O grande X da questão está sendo a volta para Frankfurt. Chegamos do cruzeiro dia 12/03/2018, me Roma. Nosso voo de volta ao Brasil é dia 14/03 às 9:35, me Frankfurt. Inicialmente pensamos em fazer o trajeto Roma- Frankfurt de carro e aproveitar a viagem para conhecer algumas paisagens. Como serem os 2 casais achamos que as 13 horas de viagem (segundo o google) não seriam um problema, mas uma pessoa que conhece a região nos alertou que passaríamos pela Suiça e outros locais onde pode estar nevando da época e que dirigir na neve sem experiência por um percurso tão longo pode ser perigoso.
O que você acha?
As passagens que temos encontrado de avião são com longas conexões - o que nos farão perder um dia praticamente da viagem, e os voos diretos muito caros e sem bagagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ariadine! Infelizmente há coisas que precisam ser feitas direito na fase de planejamento e compra. Depois já não têm conserto.

As passagens mais baratas quase nunca são as que atendem ao que a gente precisa, e na grande maioria das vezes vêm com custos inesperados escondidos.

Alugar um carro na Itália para devolver na Alemanha sai caríssimo, porque haverá sobretaxa de devolução num país diferente do da retirada. Cruzar a Europa em 13 horas por auto-estrada não vale a pena nem se você realmente conseguisse cumprir esse tempo -- ninguém consegue, a gente não conhece o caminho, comete erros bestas, tem que parar para comer, pode haver engarrafamentos, acidentes, pneu que fura. Além do quê, as auto-estradas são desinteressantes, não há paisagem para ver.

Vocês terão que ir de trem (uma viagem de 11 horas, praticamente um suplício, com duas baldeações, em Milão e em Brig na Suíça), ou pegar um avião, que é o jeito sensato de cobrir essa distância.

Imagine que você quer ir de São Paulo para Fortaleza, mas encontrou passagens mais baratas para Recife. Você compraria as passagens só até Recife, mesmo que você queira chegar na verdade a Fortaleza? Na Europa acontece a mesma coisa. Da próxima vez, compre uma passagem na modalidade múltiplos destinos/várias cidades, com ida até o primeiro destino que você vai efetivamente visitar, e volta do último destino que você vai efetivamente visitar.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum

Fernanda Marinho

Olá.
O Comandante indica algum serviço de transfer do aeroporto para a estaçao de Roma termini? Sao 2 idosos, pensei em evitar o metrô...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Quem responde é A Bóia. Recomendamos o táxi, o preço é fechado (48 euros) para toda a área de Roma.

Antonio Cesar Cavallazzi

Gostaria de saber se é arriscado comprar passagem para Roma pela Alitalia para a data de setembro de 2018, considerando a possível falência da companhia aérea italiana?

Fabiana Jacober

Boa noite! Compramos uma passagem para Roma e volta por Milão fazendo conexão na Turquia das 21h às 6h. Tem como sair do aeroporto para janta ou um show?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Reserve um hotel junto ao aeroporto, é a única coisa digna e civilizada a fazer.

Luiz Felipe Domingos

Oi Bóia! Estou indo para Europa mês que vem com paradas na Itália, França e Holanda. Não vi passagens de trem ainda... Posso deixar para comprá-las no dia ou melhor comprar agora com antecedência?

Meus trechos de trem serão (os demais serão todos de avião):
Roma / Florença
Florença/ Veneza
Veneza / Milão
Paris / Amsterdam

Carla Fonseca
Carla FonsecaPermalinkResponder

Vamos a Roma dia 08/11 para ficarmos 3 dias, depois 1 dia Florença e 1 dia Veneza...super rápido, depois vamos passar 2 dias Madri e 2 em Barcelona onde embarcamos num cruzeiro direto pro Brasil. Queria saber se novembro é muito frio?se tem trem Veneza/Madri? precisamos otimizar o tempo...tens alguma sugestão para estes translados de uma cidade a outra? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! A rota de trem mais rápida entre Veneza e Madri leva 17 horas, com 4 baldeações.

Essa viagem é uma loucura, você não vai ver nada em Florença, não vai ver nada em Veneza, vai perder o dia da chegada em Madri e o dia da chegada em Barcelona. Se quiser ter algum proveito no itinerário, fique três noites em Florença (faça um bate-volta a Pisa), duas em Veneza, voe a Barcelona na véspera da saída do cruzeiro para dormir e não ter problema de perder o navio por atraso do vôo ou fechamento de aeroporto.

Anna Paula Duarte

Boa noite
Passando aqui para parabenizar pelo canal, simplesmente maravilhoso!!!
Mas ainda queria uma ajudinha de vcs rsrsrsrs
É que sou ariana e estou com milhões de duvidas
Pesquisando tudo por aqui decidi seguir algumas regras e como só tenho 15 dias em julho, preferi optar apenas por ficar na Italia.
Procurei mas nao achei roteiro de 15 dias por Italia, será que tem e eu não achei??
Se tiver me passem o link plis????
Valeu

Carla Fonseca ui

Bóia tu me sugeriu avião Veneza Barcelona, compro as passagens com antecedência ou deixo pra comprar aí? Somos 4 casais como o tempo em Roma será rápido pensamos em contratar Tuor guiado. Ou é possível fazer os passeios por conta? Tens sugestão de hotéis nada muito caro, tipo 3 estrelas com café... obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Não se compra passagem de avião na hora em lugar nenhum do mundo, seja em Juazeiro do Norte, seja em Veneza. Passagem de avião comprada na hora é para emergência, a tarifa será a mais alta possível, e pode não haver mais assentos.

MAICON
MAICONPermalinkResponder

Olá, saberia me informar se na cidade de Orvieto existe um guarda volumes na estação de trem ou em algum outro local da cidade?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maicon! Tem do lado de fora da estação. Funciona até as 18h.

https://www.orvietoviva.com/en/orvieto-train-station/

José
JoséPermalinkResponder

Como faço um batevolta de Roma até Assis de carro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Vá de trem.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá! Poderia me dizer se é quente em Roma na primeira quinzena de junho? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Não estará mais frio, e pode haver dias/semanas de calor comparável ao verão. Mas é uma época normalmente bem gostosa de ir.

Kristiane
KristianePermalinkResponder

Parabéns pelo Blog, muito bom!!!
Estou planejando uma viagem em janeiro para Suíça e Itália.
Gostaria de saber se a compra das passagens pelo Viajenet é segura? Alguém que comprou, poderia me dizer como foi a experiência. Outra dúvida é em relação às cias aéreas. quais as mais indicadas? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kristiane! A Viajanet é segura. A Alitalia está sob intervenção.

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Olá Bóia! Lendo suas dicas sobre onde ficar em Roma estou pensando em ficar no Trastevere, mas estou receosa em relação ao barulho para dormir que li em alguns coments no Booking. Daí surgiu a opção de ficar no convento Casa I Capuccini, na Via Veneto. Minha pergunta é: Via Veneto é movimentada? Deserta para andar à noite? Segura? Barulhenta? Agradeço desde já! Parabéns pelo sucesso de vcs, nunca viajo antes de olhar aqui!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Não há perigo, é só muito sem graça.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Boia, uma estação nova de metrô abre essa semana em Roma, perto do Coliseu. Isso não seria notícia, mas tem um mini-museu arqueológico lá, gratuito para passageiros, que talvez interesse deixar como uma dica simples de atividade sem fila para fazer se já estiver no metro.

https://www.youtube.com/watch?v=w1AGMLMDxvI

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Andre!

Viviane Spallicci

Olá Vamos pra Roma em setembro. Ficaremos 15 dias desfrutando apenas dessa cidade , pra fazermos todos os passeios com calma, sem correria. Pensamos em apenas bate volta até Tivoli. Meu marido tem dificuldade para caminhar longas distancias, pensamos em nos hospedar proximo da Piazza Navona pra facilitar os deslocamentos. O que vc acha? Dá pra se deslocar bem de metro e taxi via app? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Não há metrô para o centro histórico (a única estação fica pros lados da Piazza de Spagna). Vocês vão precisar usar táxi, Uber é pouco disseminado (e só tem Black).

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Temos 15 dias na Itália no final do ano. Pretendemos "perder" 5 esquiando e assim nos restaria 10 dias e faremos 3 cidades. Veneza e Roma já são certeza, estamos em dúvida entre Milão e Florença. Qual opção vcs acham melhor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Florença, sem dúvida.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2018/04/roteiros-italia/

FERNANDA SODRE

Olá Ricardo e Bóia,
sou leitora assídua do blog e amooooo todas as dicas.
Estou indo com minha família para a Italia em julho e depois seguimos para Alemanha, onde minha irmã mora.
Sei que vai estar tudo LOTADO mas é a única época que podemos ir.
Estou tentando organizar a viagem para tentar evitar, ao máximo, as filas e multidões.
Estou com algumas dúvidas....
Como é a visita ao vaticano à noite? Será que é uma boa ideia?
Qual a diferença com relação ao fura fila do Coliseu comprando o Roma Pass ou os ingressos do site "musement"?
Ficaremos 4 noites em Roma, três dias inteiros, quais atrações indicam como imperdiveis?
Depois seguiremos para Siena, Florença, Pisa, Luca, Cinque Terre, Verona e Veneza.
um abraço, Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Todos furam a fila do Coliseu.

A diferença do Roma Pass é oferecer descontos em outras atrações e os dias de transporte.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2018/04/roteiros-italia/

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Bom dia! Estarei indo a Europa em Setembro, iniciando em Roma, passando também por Amsterdã, Londres e Paris, gostaria de indicação de chip com dados móveis para utilizar durante a minha viagem nesses Países?
Desde já muito obrigada e parabéns pelas dicas maravilhosas!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Compre um simcard TIM ou Vodafone e, ao comprar, confirme que o plano tem roaming. Para funcionar nos outros países, você vai precisar desbloquear o roaming de dados nas configurações do seu celular.

https://www.viajenaviagem.com/2017/06/celular-na-europa-roaming-sem-custo/

Guilherme Quintino Soares

Olá Ricardo, obrigado pelas dicas e pelos "frios na barriga" de tanta vontade de viajar que você nos proporciona!
Estou tentando planejar uma viagem para Itália, saindo de BH, chegando em Milão e voltando a BH por Roma pela TAP pois estou achando mais prático.
Qual sua sugestão para 18 dias?
Onde devo ficar com esquemas onde possa fazer o esquema bate-volta sem ter que ficar mudando de hotel?
De Milão descendo para Roma quais as cidades estratégicas, turisticamente falando devo me hospedar?
Os trechos seriam de trem? Existe uma empresa de trem específica para estes trechos. Ufa!!! Exagerei nos pedidos de dicas....Mas vou mandar um monte de pães de queijo aqui de minas pra você! Grande abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Quem responde é a Bóia. O esquema de ida e volta está perfeito.

Veja sugestão de roteiro:
https://www.viajenaviagem.com/2018/04/roteiros-italia/

MARCIO ANDRE
MARCIO ANDREPermalinkResponder

Comprei ingressos fura fila para o Coliseu no Ticketbar. Porém eles só me mandaram um voucher. Disseram que como minha compra inclui um ingresso infantil, que eu terei que retirar na bilheteria para conferirem a idade. Será que isso vai me fazer entrar na fila gigantesca (ou seja, gastei dinheiro à toa)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! Você vai encontrar um guichê específico para ingressos e tours pré-comprados. A fila, se existir, será curtinha.

Veja:
https://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g187791-i22-k10220095-Colosseum_free_tickets_for_child-Rome_Lazio.html

Artur
ArturPermalinkResponder

Olá!
Eu sou fã de Roma e também sempre digo para os amigos que Roma vale a pena se perder por lá! Perca-se!
A cada esquina, bem observado, se encontra um novo espetáculo.

Adorei também que você citou Capri e a Napoles, principalmente pompéia. Esta é incrível e tão imperdível quanto o Coliseu, eu acho.

Capri, como bem observado, requer um passeio mais calmo para aproveitar. Bete e volta, bem obeservado também, não seria muito aconselhavel.

Adorei o Blog, posso voltar mais vezes smile ?

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá;
Adoro as suas dicas,em todas as viagens pesquisamos por aqui!!!
Estamos indo para Italia dia 19 novembro passar lua de mel,vamos por Roma,temos 10 dias e estou com grande dificuldade em montar um roteiro,voce acha que conseguimos conciliar Roma,Veneza,Florenca e Toscana?Quantos dias em cada lugar sugere?Voltamos por Roma tambem.
Obrigada

Grande Abraço

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar