Multa no exterior: você já levou?

Proibido estacionarNesta viagem, que eu saiba, eu ainda não levei. Mas como no total vou dirigir bem uns 60 dias, é difícil que escape do Velho Continente sem nenhuma infração na PID 😳

Mas este post não é em causa própria não. Quem pediu foi a Silvia Andrade, que foi multada ano passado na Itália e só onze meses depois recebeu uma cobrança de 42 euros no cartão de crédito, por “infração contratual”.

Só que ela não sabe se isso já engloba a multa propriamente dita ou não. Se não for, ela gostaria de saber onde encontrar a multa, como pagar — e se existe a possibilidade de ela ficar numa lista de maus pagadores, ou maus alugadores de carro, na Itália.

Segunda-feira eu vou encaminhar essas dúvidas lá pro pessoal da Mobility pra ver o que eles recomendam.

Mas gostaria muito de ouvir a experiência de vocês. Levou multa no exterior? O que rolou depois?

Obrigado!

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


291 comentários

Já fui multada na Califórnia. A cobrança veio no cartão de crédito que foi utilizado para aluguel do carro em nome da locadora.

Fiquem atentos ao alugar carro com a Locauto,na Itália.
Tivemos uma cobrança no cartao por devoluçao tardia de uma diária sendo que devolvemos com 20 min.de atraso (tenho o ticket do est.do aeroporto que prova),3 multas faltando 1 dia para completar um ano do aluguel(consegui cancelar no cc) e uma avaria que definitivamente jamais ocorreu.Pedi fotos e tudo mais e a única coisa que enviaram foram uma nota fiscal de serviço que provavelmente foi ^fria^(486 Euros no total).
Procurem sempre as empresas grandes,desde entao só alugo na Hertz,compensa o valor um pouco maior ,mas a traquilidade é 100%.

Olá a todos! Quantas informações valiosas, nada melhor do que experiências reais.

Sempre enviamos informativos aos clientes com informações úteis (caso queiram receber favor me enviar o contato de vocês no [email protected]) e nesse ano abordamos as multas internacionais.

No caso de infrações cometidas em outros países, o processo da multa ocorre normalmente, o locatário recebe uma notificação do Órgão de Trânsito responsável do país de destino e também, uma notificação da locadora, aviso qual, é cobrado do condutor como “taxa administrativa de aviso”, pois, a locadora levanta as informações do condutor para o Órgão de Trânsito além de enviar a notificação via correio.
Para pagamento, as locadoras disponibilizam diferentes formas. Em alguns casos é feito o débito diretamente do cartão do cliente, em outros, o pagamento pode ser feito pela locadora via site ou envio de dinheiro, porém, mediante a, mais taxas administrativas. O condutor pode também fazer o pagamento direto ao Órgão de Trânsito através de cartão de crédito ou remessa de dinheiro, algumas casas de câmbio podem auxiliar nessa questão e oferecer maior comodidade, é importante verificar sempre o contrato de locação. Nos casos de discordância, a locadora não terá responsabilidade e não poderá auxiliar na questão, toda e qualquer reclamação ou insatisfação deverá ser tratada diretamente com o Órgão de Trânsito responsável, o condutor fica sujeito às leis locais.

É importante ressaltar que em caso de qualquer infração com vítimas o condutor deverá registrar ocorrência junto às autoridades locais para que, as proteções contratadas para o veículo valham e para também, se respaldar perante a justiça.

Caso tenham mais dúvidas estaremos à disposição!

Abraços da equipe Mobility.

    Renata, vc sabe me informar a onde consigo ver se tenho alguma pendência de infração? Há uns 2 anos meu marido levou uma multa na Itália e nos não nos lembramos se a Avis debitou direto do cartão. Estamos querendo ir para lá de novo e estou apreensiva quanto a este problema.

    Obrigada

Fomos multados em Bologna, Itália, por estacionar em um daqueles estacionamentos no centro da cidade (mesmo pagando naquelas máquinas). Ah, o detalhe é que estacionamos, e fomos para o hotel, onde fomos informados que deveríamos colocar um “ticket especial”, que o hotel nos daria, autorizando a estacionar ali. Fomos até o carro e trocamos o ticket comum, pelo especial. Uns 2 meses depois da viagem, chegaram 2 cobranças da AVIS, no nosso cartão. Mandei um email para lá, somente para esclarecer as “2 cobranças”, e eles me explicaram…foram 2 taxas de 36 euros, uma para cada dia que o carro ficou lá.

Fui multada em São Francisco numa rua com parquimetro. Só fiquei sabendo dessa multa na volta quando recebi uma carta da locadora informando o debito que seria feito em meu cartão de credito,( valor ao redor de 40 dolares), e com o endereço da infração. Olhei no mapa da cidade e reconheci o local. Devo ter manejado o parquimetro de forma errada , porque cumpri o horario estabelecido, e a rua era plana . Misterio !!

Muito util o post!

Felizmente minhas multas de transito so foram por aqui no Brasil

Acho que vale também fazer um guia das pegadinhas no Brasil.

Silvia, não tenho boas notícias para você. Comigo aconteceu exatamente a mesma coisa. Ao todo, foram 7 multas em Florença por dirigir em área restrita (aliás, Ricardo, vale um post alertando sobre isso, já que as locadoras de veículos da cidade – provavelmente de má fé mesmo – não se preocupam em avisar dessas restrições). Bom, encurtando, depois de uns 6 meses a Hertz cobrou no meu cartão de créditos 7 taxas administrativas de algo em torno de EUR 35 apenas pelo grande trabalho de encaminhar os meus dados para a autoridade de trânsito de Florença. Mais ou menos 2 meses depois, as multas propriamente ditas (pesadíssimas, EUR 110 se não me engano) chegaram pelo correio. Fiz o pagamento pela internet com cartão de crédito. Abraço!

    Andrei,

    As áreas de circulação restrita estão sinalizadas tanto em mapas como, principalmente, com a sinalização vertical. Daí minha dica, que sempre deixo, de antes de viajar de carro pela Europa tomar 30 minutos para estudar as placas específicas de lá, que são diferentes das de cá.

    Quanto à ZTLs em Firenze e outras cidades: em vários casos, hoteis podem preencher uma requisição e te deixar entrar na área restrita sem problemas. Mas você precisa pedir isso ao seu hotel, que então informa a prefeitura. A mesma coisa acontece em San Gimignano, Bologna, Siena, Bari…

Já levei três multas na Europa. Duas delas em Praga na Republica Checa(uma na entrada e outra na saída da cidade), fomos parados diretamente pelos policiais por estarmos sem o selo. As multas foram pagas no ato, o policial emitiu e nos acompanhou até um banco próximo para que pagássemos a multa.
A terceira foi em 2007, em Assis na Itália. O carro foi guinchado e tivemos que ir ao pátio e pagar uma taxa de 70 euros para retirá-lo, mas essa taxa é apenas para a retirada do veículo e não a multa. O responsável nos perguntou se eu queria que a multa fosse enviada para o meu endereço no Brasil e até hoje estou esperando a bendita chegar, portanto até hoje não foi paga. Já aluguei carro outras vezes na Itália após o ocorrido e nunca tive problema nenhum em relação a locação por conta dessa multa que nunca chegou.

Levamos uma multa por estarmos a 197Km em uma estrada que dava no Death Valley no estado de Nevada. Estávamos distraídos, a estrada era ótima, no meio do deserto e além disso o carro ajudava muito…Fomos parado por uma policial da Highway Patrol, que muito bravo nos deu uma bronca daquelas…Ficamos 20 minutos achando que o FBI ou a NASA iriam aparecer e nos abduzir, pois fomos flagrados por um VANT ( Veículo Aéreo Não Tripulado ) que detectou a nossa velocidade e consequentemente o policial apareceu do nada mesmo, como nos filmes americanos. Recebi a multa, onde deveria comparecer a uma Corte em 27 de agosto deste ano, para me defender, ou pagar os U$250,00 através do site da Corte de Nevada com cartão de crédito, ou seja, fácil e sem burocracia. Vale lembrar que isso fica registrado em um prontuário e caso sejamos reincidentes, vai pesar bastante na avaliação do caso, logo, sugiro não dar bobeira como a nossa e andar na velocidade permitida. Em Miami recebemos uma multa devido ao não pagamento da pista exclusiva para quem tinha o passe livre. Quando chegamos na locadora (Enterprise)avisamos ao recepcionista, que me disse que deveríamos entrar em contato com um número ou e-mail, informar o número do contrato para que antecipadamente pagássemos o pedágio devido acrescido de taxas administrativas, pois se a multa chegasse antes de assumirmos a culpa, a mesma iria para o valor normal de U$250,00.

Atenção ao estacionar nas colinas de San Francisco!

Ano passado, estacionei no comecinho da Haight st. (esquina com a Market st.), para ir a um restaurante brasileiro ali perto. Coloquei as moedas no parquimetro, o suficiente para 1h30m de estacionamento, para garantir.
La pelas tantas, da janela do restaurante, vejo um guardinha de transito se aproximando do veiculo, olhou o parquimetro, a placa, e começou a digitar na maquininha (tipo palm). Deduzi que estava me multando, sai correndo em direção ao carro, olhei para o parquimetro e vi que ainda restavam uns 30 min. Falei com o guarda que ainda não havia expirado o tempo, ele olhou pra mim, balançou a cabeça e disse, simplesmente, “Your wheels (suas rodas)”. Nao entendi nada, dai ele imprimiu o ticket da multa e me entregou. argumentei que eu era turista (não me pediu documentos,nada) e que não sabia o que que eu tinha feito de errado… Então, ele simplesmente tirou do bolso dele um outro papelzinho contendo a Seçao 58a das leis de trânsito de San Francisco, que diz que ao estacionar em ladeiras, a roda deve estar voltada contra o meio-fio!
vai saber!!!??! Argumentei que não conhecia esta lei e tals, mas não teve conversa, o guarda foi embora e me deixou com a multa na mão…

Esta me rendeu um preju de USD 75,00 e uma lição: no planejamento da viagem, agora sempre dou uma pesquisada nas leis de transito locais, onde é permitido o estacionamento, quais os limites de velocidade, se pode virar no sinal,…

O ponto “positivo” da multa foi a facilidade para o pagamento…. Ja estava imaginando ter que perder um dia inteiro peregrinando entre “BANERJs” e “DETRANs” locais para pagar a multa e resolver a pendenga, mas no verso do ticket, tinha instruções de como efetuar o pagamento pela internet, com cartão de crédito, sem burocracias, sem filas…foi rápido e “indolor”(ao menos até chegar a fatura do cc, hehehe).

Ao devolver o carro, duas semanas depois, já não constava nenhuma multa pendente. Perguntei o que aconteceria se não tivesse pago, ela respondeu que cobrariam além da multa mais uma taxa administrativa (não lembro o valor agora) no cartão de crédito. Então, se a multa é inevitável, o melhor mesmo é pagá-la o quanto antes….

p.s.: Eis a Prova do “crime”: https://instagr.am/p/QXebc

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito