Multa no exterior: você já levou?

Proibido estacionarNesta viagem, que eu saiba, eu ainda não levei. Mas como no total vou dirigir bem uns 60 dias, é difícil que escape do Velho Continente sem nenhuma infração na PID 😳

Mas este post não é em causa própria não. Quem pediu foi a Silvia Andrade, que foi multada ano passado na Itália e só onze meses depois recebeu uma cobrança de 42 euros no cartão de crédito, por “infração contratual”.

Só que ela não sabe se isso já engloba a multa propriamente dita ou não. Se não for, ela gostaria de saber onde encontrar a multa, como pagar — e se existe a possibilidade de ela ficar numa lista de maus pagadores, ou maus alugadores de carro, na Itália.

Segunda-feira eu vou encaminhar essas dúvidas lá pro pessoal da Mobility pra ver o que eles recomendam.

Mas gostaria muito de ouvir a experiência de vocês. Levou multa no exterior? O que rolou depois?

Obrigado!

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


278 comentários

Estive na Italia em agosto de 2019 e alugamos um carro. Ontem, dia 25/11/2020 recebi 2 notificaçãoes de multa por trafegar em area restrita sem autorização. Ocorre que a segunda multa tem placa de carro diferente e a infração ocorre 1 (um) segundo após a outra, na mesma data e no mesmo local. Como é possivel?
Como recorrer disso se os endereços constantes no verso das notificações para enviar o recurso são diferentes daqueles que obtive na internet? será fraude?

Fomos multados em Lucca, já pagamos duas taxas no cartão de crédito (cobrança veio automática), agora chegou uma carta de cobrança em inglês da comuna. Essa multa é por não ter colocado o ticket no estacionamento, só que colocamos e a multa ocorreu no tempo de validade do ticket. A multa é injusta! Não deveria existir! Tenho como provar! O que fazer?

Bom dia, pessoal! Bom eu estava passeando pela internet e vi que por aqui talvez alguém possa me ajudar!!!
Acontece resumidamente que, estive no Chile por us dez dias e nesse período aluguei um carro na O’Clock, somente para andar nas redondezas de Santiago e ir ao máximo para o litoral, visitando Valparaiso e Viña del Mar, isso, passeando muito daria no máximo uns 400Km / 500Km… acontece que fui notificado uma semana depois de meu retorno com uma suposta multa que teria acontecido em Puerto Montt, que fica a uns 1.000Km de Santiago, então eu teria que ter andado pelo menos 2.000Km (1000Km ida + 1000Km volta) para poder estar naquele lugar. Passei todos esses dados para a locadora, tirei o relatório dos TAGs mostrando que eu não estava naquele lugar, porém mesmo assim lançaram o valor da multa (agora R$ 680,00) no meu cartão de crédito… antes de consultar um advogado pra me ajudar nesse caso, que sei que será meio desgastante… eu gostaria de saber se alguém tem ideia do caminho correto a seguir, com quem falar, ou quem pode auxiliar nesses casos… grande abraço à todos! E já agradeço a atenção.

    Olá, Sergio! Você pode tentar bloquear a cobrança junto ao seu cartão de crédito. Se você não alugou esse carro por intermédio de alguma agência brasileira ou de um site com escritório no Brasil você não vai ter sucesso por vias judiciais, infelizmente.

levei uma multa na argentina em 20.12.19 por ausencia de extintor, no valor de R$ 63. nao paguei e sai por buenos aires de balsa, e a multa foi apos puerto iguazu. lendo o tratado do mercosul, nao existe possibilidade de ter extintor, pois no brasil ele não é exigivel, nao paguei e nem vou pagar, sai sem problemas. se vier para cá, recorro.

Querem saber uma grande verdade, a Itália tem um sistema de trânsito terrível, placas que mais parecem um jornal de você ter que parar o carro para ler, vários tipos de faixas pintadas com cores e significados diferentes, um tal de Varco Ativo que são câmeras para te pegarem entrando em vias onde só morador tem acesso, agentes de trânsito mal educados e provocativos, motoristas sem paciência e educação, moradores que fazem questão de te passar informação errada para você levar multa. Resumindo, não alugue um carro na Itália, pegue um táxi que vai sair mais barato. Depois não reclama que não foi avisado!

Bom dia , eu moro na Bélgica e acabei de ser multada por entrar numa via com sentido proibido. Normalmente esta via não é sentido proibido e como esta em obras colocaram . Como o meu trabalho ficava a cerca de 20 metros eu acabei por ir. Infelizmente os agentes mandaram-me parar . O senhor agente foi bastante desagradável, recusou tentar falar comigo , não me deixou explicar que o meu trabalho era mesmo onde ele me fez a paragem , nem sequer me deixou explicar que sou nova neste país e que não conhecia outros caminhos alternativos. Neste momento estou preocupada com os valor desta multa e em relação a carta de condução. Não sei se poderei recorrer a alguma coisa

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.