"O mais lento trem expresso do mundo" -- sim, o Glacier Express é um trem com slogan. Em sete horas e quarenta e cinco minutos, percorre vales alpinos entre dois dos mais cobiçados vilarejos de montanha suíços: a democrática Zermatt e a metidíssima St. Moritz.
É uma viagem que pode ser feita em trens regionais (em três etapas: de Zermatt a Visp; de Visp a Disentis ou Chur; e finalmente de Disentis ou Chur a St. Moritz), comprando bilhetes na hora ou usando um Swiss Pass sem necessidade de suplemento.
Em alguns horários do dia, porém, a rota é feita sem baldeações, num trem megapanorâmico, com serviço de bordo especial. Este é o Glacier Express -- e para subir nele você precisa reservar e, mesmo com Swiss Pass, pagar um extra (falo dos preços ao final).
De todos os trens panorâmicos suíços, o Glacier Express (diga: glêixar) é o que tem mais pedigree. Bora embarcar?
Tínhamos reserva no Glacier das 9h53, que nos entregaria em St Moritz às 17h51.
Tivemos sorte com o tempo. O dia estava lindo. (Já pensou, oito horas num trem num dia de tempo fechado, com névoa?)
Tirando a loteria do tempo, o único inconveniente dos trens panorâmicos suíços são os reflexos na janela. Descobrir ângulos para fotografar que reflitam o mínimo de elementos torna-se um passatempo oficial a bordo
O primeiro trecho, até Visp (Viège, em francês) é o mesmo que tínhamos feito na ida, em trens menos luxuosos (veja aqui).
Umas duas horas -- e muitas montanhas impressionantes, riachos branquinhos, pastagens idílicas, vaquinhas e vilarejos -- depois, começam a servir o almoço. É providencial: mais ou menos quando chega o prato principal, o trem entra num túnel de 42 km, o Túnel de Base de Lötschberg.
(O almoço, por sinal, é muito bom; a comida é totalmente preparada na cozinha do trem -- não é comida de avião, não.)
Quando emergimos do túnel, mais montanhas -- agora branquinhas --, mais rios, mais vilarejos cercados por pastos que já dispensam contraste adicional no Photoshop.
Mais ou menos na metade do caminho -- 4 horas e 20 minutos depois de sair de Zermatt -- o trem faz uma paradinha de meia hora em Disentis/Munstér, o vilarejo que é a maior cidade da Suíça onde predomina o reto-romance, o quarto idioma oficial do país.
Eu adoraria ter tido mais tempo para sair da estação e ouvir o idioma na rua... mas aproveitei para fotografar umas plaquinhas na estação mesmo. Não parece uma versão pirata do catalão?
De lá o trem continua a Chur, a cidade mais importante da região, e então inicia o trecho mais vertiginoso da rota.
Nas três horas e pouco de Chur a St. Moritz, o Glacier Express (ou qualquer trem regional na rota) segue pela Passagem de Albula, o trecho da Ferrovia Rética classificado como patrimônio da humanidade pela Unesco. Os viadutos em curva são uma obra de arte.
E então, com os olhos embotados de Suíça, chegamos a St. Moritz...
Quanto custa
O bilhete de ida Zermatt-St. Moritz (ou vice-versa) custa 136 francos suíços (123 euros) na segunda classe; 226 francos suíços (205 euros) na 1a. classe. Quem tem Swiss Pass não precisa pagar a passagem. Crianças até 6 anos não pagam; até 16 anos pagam meia.
Mas atenção: além da passagem -- ou de um Swiss Pass válido -- é preciso fazer uma reserva de assento para os horários diretos e trens panorâmicos do Glacier Express. A reserva custa 33 francos suíços no verão, e 13 francos suíços no inverno. Crianças e adolescentes também pagam pela reserva de assento.
O almoço não está incluído. O prato do dia custa 30 francos suíços; a refeição com entrada, prato e sobremesa sai 43 francos suíços.
Sem Swiss Pass, o trajeto Zermatt-St. Moritz custa 145 francos suíços + a taxa de reserva (33 francos suíços no verão, 13 francos suíços no inverno).
Os trens convencionais (que rodam em outros horários e requerem baldeações) também custam 145 francos suíços, mas dispensam a reserva de assento.
(Veja todos os preços aqui.)
Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.
Leia mais:
- Site oficial do Glacier Express
- Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna
- Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra
- Lugano, Suíça à italiana
- Suíça de trem: 30 roteiros de 2 a 8 dias (com ou sem Swiss Pass)
- Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz
- Trens panorâmicos: como é o Bernina Express
- Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line
- Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn
- Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express
203 comentários