Suíça

Índice de posts
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Suíça no Viaje na Viagem


Calendário de preço de passagem aérea: Suiça (fonte: Viajanet)

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

279 comentários

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Bom dia, bóia. Estou na dúvida em relação à moeda que levo para a suica: já compro o franco suíço aqui no Brasil ou compro euro ou dólar para trocar lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Primeiro veja em Oanda.com a cotação do franco suíço em euros. Daí pesquise em sites como Melhor Cambio ou Cambiar a menor cotação do franco suíço e a menor cotação do euro na sua cidade. Divida o a menor cotação encontrada para o franco suíço pela menor cotação encontrada para o euro, e você terá a cotação do franco suíço em euros na sua cidade. Se estiver até 5% mais alta do que a cotação encontrada no Oanda, vale a pena comprar franco suíço direto. (Normalmente, vale.)

Maressa Krause

Olá!!! eu e meu marido estamos indo para Italia neste Natal-AnoNovo e, para aproveitar decidimos passar 4 dias na Suíça "tipo para dar uma olhada" e pensar no roteiro da próxima vigem com +++ tempo à Suíça. Saindo de Milão, dia 04/01, faremos uma parada (dormir) em Lugano, no dia seguinte precisamos estar em Berna para dormir (pernoite lá), dia free com +1pernoite em Berna e depois temos 2 noites em hotel em Zurique... bem... nessa confusão, quais seriam as dicas!??! trem panorâmico de Lugano-Berna ? dá para ir até Interlaken ? e Jungfraubahn ? ou é pedir D+ e 1 dia todo em Berna está ok!!? Depois indo para Zurique, gostaria muito de passar por Lugano e se desse dar um pulinho em S. Moritz!!! acho que estou pedindo D+ (kkkkk) ... help please?!?!?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maressa! Desculpe, mas esse tipo de viagem -- vou ali correndinho pra voltar depois com calma -- é auto-engano. Temos um post com roteiros pela Suíça, se você gostar de algum deles, use. Mas se você realmente pretende voltar à Suíça com calma, vá à Suíça com calma já da primeira vez.

Dalva Zouain
Dalva ZouainPermalinkResponder

Em setembro /17 estive na belíssima e acolhedora Suíça! Segui as dicas do Viaje na viagem e adorei! Desloquei sobre os trilhos da eficiente malha ferroviária, comprei o ótimo Suiss Pass flexível , 15 dias, naveguei , subi montes, caminhei ...contemplei a linda paisagem! Obrigada! !!

Rosemary Gallo

Olá, Bóia. Onde eu posso comprar o swiss pass para impressão no Brasil? Obrigada. Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosemary! Você pode comprar no site da SBB e retirar numa estação suíça.

Mario
MarioPermalinkResponder

Bom dia. Obrigado por sua ajuda.
a) Você saberia me dizer se preciso fazer cadastro no site do Glacier Express para fazer a compra? Não falo inglês. b) Você saberia me dizer se o cartão de crédito do Brasil é aceito na compra? Li que alguns sites da Europa não aceitam cartões do Brasil mesmo habilitado para compra internacional.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mario! Esses sites foram todos reformulados, a gente ainda não simulou fazer compras nas novas configurações. Mas com Google Translate você se vira.

Leia sobre cartões:
https://www.viajenaviagem.com/2015/11/como-funcionam-verified-by-visa-mastercard-securecode-dicas

RÔMULO
RÔMULOPermalinkResponder

Vale a pena fazer um roteiro de uma semana de carro pela Suiça, ou o ideal é utilizar os trens?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rômulo! Não temos material sobre viagens de carro pela Suíça. Se você se ativer a pequenos vilarejos, fará uma boa viagem. Mas se incomodará com estacionamento e multas. Não tente usar o carro nas cidades maiores, é só dor de cabeça.

Andre
AndrePermalinkResponder

Olá Bóia!
Iremos a Interlaken em julho e queremos ir a Jungfraujoch.
Não temos interesse em esquiar, nem fazer as atividades ao ar livre.
Gostaríamos de saber se será necessário alugar roupas e calçados para as outras atividades no Topo da Europa (Ice palace, Loja da Lindt, Alpine Sensation, Observatório etc)?
Obrigado pela ajuda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andre! Você vai precisar de calçados impermeáveis se quiser andar no gelo. Será preciso também estar agasalhado com uma jaqueta de penas. Compre uma na Uniqlo, elas ficam pequenas e você usará em outras viagens.

Andre
AndrePermalinkResponder

Muito obrigado pela resposta, Bóia.
Será que lá conseguimos alugar o calçado?

Outra coisa: Se quisermos ir ao Monte Titlis, e usarmos o Swiss Travel Pass para conseguir os 50desconto no passeio, este dia será contabilizado na utilização do passe?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Esses calçados são botas tipo Timberland, não são específicos de esqui. Logo, não dá para alugar. Acredito que o dia do uso do passe para desconto seja debitado do número de dias do passe, sim.

Andre
AndrePermalinkResponder

Muito obrigado, Bóia

Lívia
LíviaPermalinkResponder

Boa noite Bóia.
O site Oanda.com que vcs indicaram para ver a cotação do franco suíço em euros está fora do ar. Qual outro site eu consigo essa informação?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Eu consigo entrar aqui sem problema.

https://www.oanda.com/currency/converter/

(Cotação do momento: 1 euro = 1,17 franco suíço)

Daniel
DanielPermalinkResponder

Boia, vc sugeriu acima a marca uniqlo... Tem loja deles em Lucerna ou Interlaken ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Na Suíça não tem. Se você passar antes por França, Alemanha ou Espanha, pode encontrar. Se precisar comprar em Lucerna, vá à H&M. Tem uma na estação e outra na Weggistrasse.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Muito grato, boia ! Só outra coisa: Quando a pessoa comprar o swiss pass ( tem no aeroporto de zurich, não é ?) Com pedíodo contínuo eles jå carimbam no ato da compra pra começar a valer ? É assim que funciona ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! O passe é vendido nas principais estações, verifique no site se na estação do aeroporto está disponível. Senão você pode com certeza comprar na estação central de Zurique. Quem determina o início da validade do passe é o passageiro, quando anota sua primeira viagem.

Thalita Valadao

Oi Bóia!
É necessário comprar o passe de trem para subir ao topo da Europa (Jungfraujoch) com reserva de assentos com antecedência? Ou esse é um dos trens que podemos comprar na hora na estação Interlaken Ost?
Nesse passeio podemos desembarcar nas estações intermediárias (Grindelwald e Lauterbrunnen) e passar um tempo lá? Não precisa pegar o próximo trem para o destino final, entendi certo?
Obridada.
Thalita

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Tem um post exclusivo sobre esse trem, está linkado na página. Por favor, leia.

https://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-interlaken-ao-top-of-europe-pela-jungfraubahn/

Thalita Valadao

Oi Bóia, eu li o post e lá não fala se o Ricardo comprou os ingressos antes ou na hora. Fiquei em dúvida porque, quando entrei no site do Jungfraujoch, na página de venda dos tickets tem os horários certinhos que chega e parte de cada estação intermediária. Isso dá a entender que tem que pegar aquele trem especifico pra continuar a subir ou descer e não passar o tempo que quiser nas cidades e pegar outros trens mais tarde. Pode me esclarecer essa duvida, por favor? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Fui conferir no site, e agora há necessidade de reservar o último trecho, Kleine Scheidegg-Junfraujoch (e a volta, Jungfraujoch-Kleine Scheidegg). Os outros trechos são livres, o ticket é válido por todo o dia e os trens levam passageiros a pé. Só o trecho final não leva mais.

Thalita Valadao

Aproveitando, pode me tirar outra dúvida sobre viagem de trem, por favor? Vou voltar de Interlaken a Paris. No site da SBB a opção de trecho é mais longa (7h06). Enquanto no site da Rail Europe é 5h05 porque tem um trecho de TGV Lyria. Acredito que SBB seja mais barato, mas não me deu a opção de preço pq não consigo prosseguir com a compra. Sabe me dizer onde compro essa passagem mais barata?
Em nenhum dos dois sites consigo prosseguir com a compra para o dia 07-07-2018. A liberação da compra nesses sites é com qual período de antecedência? Não vi essa informações desses sites específicos no post... obrigada. Bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Eu consigo viagens em 5h40 em diversos horários, no site da SBB, no dia 7 de julho, com uma baldeação em Basiléia. O trem das 10h30 está custando 233 francos suíços na tarifa reembolsável, 99 francos suíços na tarifa parcialmente reembolsável e 92 francos suíços na tarifa não reembolsável.

Se você não se registrar você não vai obter os preços mesmo. Agora: como não aparecem os horários mais rápidos para você, eu não sei.

Thalita Valadao

Olá Bóia! Agora eu consegui logar e ver as passagens disponiveis, inclusive essa de 05h40 que parte às 10h35. Só não achei a mesma tarifaque vc. O valor da passagem mais baixa (não reembolsável) está 116 francos suíços. Com 3o dias de antecedência o site SBB tb libera supersaver tickets para passagens pra outros países? Ou só passagens internas são liberadas no esquem supervaser? Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda! Já

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Os trens Lyria são franceses. Começam a ser vendidos com 4 meses de antecedência. Não acredito que as passagens baixem. Julho é alta temporada e sábado é um dia importante de início de viagem (no trecho Basiléia-Paris).

Se você pesquisar hoje para viajar dia 14 de maio (30 dias) o preço mínimo vira 220 francos suíços.

Thalita Valadao

Oi Bóia, tentei fazer a compra das passagens de 07/07/18 (Interlaken- Paris) e não consigo concluir porque aparece a mensagem "trem bloqueado temporariamente". Já tentei saindo das duas estações (West e Ost) e aparece a mesma mensagem. Sabe me dizer se é por causa do prazo de antecedência? Obrigada. Bj

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Você pode tentar em https://www.oui.sncf . Apenas certifique-se de que a entrega será por e-ticket. Recuse as opções de envio pelo correio ou de retirada em estação na França.

Thalita Valadao

Obrigada! tentei fazer a compra nesse site que você sugeriu e também não consigo concluir. Escolhi horarios/ tarifas diferentes e não consigo finalizar a compra. Já tentei em 3 sites (SBB, Rail Europe e OUI) e nenhum deles deixar finalizar a compra. Deve ser algum problema com a data da viagem... vou tentar todos os dias até conseguir! rs... obrigada. Bj

Thalita
ThalitaPermalinkResponder

Muito obrigada pela ajuda!!! Seu site é sensacional!

Thalita
ThalitaPermalinkResponder

Última duvida: vc olhou no próprio site do jungfraujoch ou em site intermediário? Pq no site deles tem o trecho completo por CPF 234,00. Não localizei só o último trecho, que precisa ser reservado, pra comprar separado. A minha ideia era comprar na hora os trechos interlaken-grindelwald- lauterbrunnen pra poder dar uma volta nessas cidades. E deixar reservado só esse último que precisa de reserva. Obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Você compra o bilhete de todo o circuito e reserva apenas os horários do último trecho. O site do Jungfraubahn te pergunta se você quer reservar ou não e oferece os preços com ou sem o desconto do Swiss Travel Pass. Se você não reservar o último trecho, fica sujeita à disponibilidade de assentos, já que esse trecho não está levando passageiros em pé. De resto, o bilhete é válido por todo o dia, você escolhe por onde sobe e por onde desce na hora.

Se você só quiser comprar o último trecho, tem que colocar origem Kleine Scheidegg e destino Jungfraujoch, mas não vejo sentido nisso.

Thalita Valadao

Entendido! Vou comprar o trecho todo e só reservar o ultimo trecho. Obrigada por mais esse esclarecimento! Bjs

Thalita Valadao

Bóia, quanto tempo acha que devo destinar para ficar na montanha? Pensei em pegar o trem em Kleine Scheidegg às 11h30 e retornar de Jungfraujoch às 17h13, pra passar por Grindelwald antes e Lauterbrunnen depois. Acha que o tempo está suficiente? Como será verão e escurece mais tarde, pensei nesses horários pra conhecer um pouco das outras duas cidades durante o passeio. Mas gostaria da sua opinião! Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Não precisa tanto tempo lá em cima. Duas horas estão de bom tamanho, com 3 horas você tem tempo de almoçar.

Maria Nepomuceno

Viajarei para Lisboa com conexão em Zurich pela Swiss. Gostaria de saber se passo na imigração em Zurich ou em Lisboa? A restituição de bagagem é só no final em Lisboa?

Cláudio
CláudioPermalinkResponder

Essas matérias são ótimas!

Em 2012 eu segui a fantástica sugestão do site de "montar bases" e deu super certo, com tempo e sem pressa para visitar tudo que eu queria na Suíça. (menos a parte italiana, quem sabe um dia...)

Cheguei dia 27/8/12 no aeroporto de Genebra, ficando 13 dias na Suiça, 5 dias em Munique e 4 dias em Viena, com deslocamentos internos todos em trem, e voltando ao Brasil em 18/9/12, do aeroporto de Viena.

Roteiro:

3 noites (27 a 29/8) em Lausanne (visitando: Montreux e Genebra, e o trem do Chocolate, recomendadíssimo!)

3 noites (30/8 a 01/9) em Zermatt, vilarejo fantástico, subindo no monte famoso, o Matterhorn, aquele do chocolate Toblerone.

3 noites (02 a 04/9) em Interlaken, com passeios de barco nos dois lagos, e subida no fantástico mirante da cidade.

3 noites (05 a 07/9) em Lucerna (visitando Berna em bate-volta)

1 noite (08/9) em Zurique, pois tinha um bilhete para ver lá o Cirque de Soleil à noite, saindo de lá 9/9, indo para Munique.

5 noites (09 a 13/9) em Munique, com bate-volta ao Castelo Neuschwanstein, em Füssen.

parada de trem entre Munique e Viena, visitando Saltzburg,em pitstop.

4 noites (14 a 17/9) em Viena, saindo o vôo de lá dia 18/9/12.

Mudaria algo? sim..... tiraria um dia de Munique e acrescentaria um dia em Zurique... cidade linda!!! Se tivesse seguido o conselho da bóia de não ficar uma noite só..... valeu a lição para quando ir para a Suíça italiana !

Thalita Valadão

Oi bóia! Tenho o ingresso do trem do corcovado do Rio de Janeiro. Para obter o desconto de 50% na compra dos tickets do Jungfraujoch é só comprar com a opção de meia tarifa no site?
Tenho que digitar o numero do bilhete no site ou só apresentar o bilhete do corcovado na estação? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Nunca compramos com desconto, então não sei como é. O mais provável é que não peçam nada na compra e o fiscal peça para ver o documento que dá direito ao desconto (no caso, a passagem do trenzinho).

Se você conseguir achar a págna em que esse desconto é mencionado, imprima e leve junto.

Thalita
ThalitaPermalinkResponder

Obrigada Boia! Vou mandar email pro site da jungfraujock pra garantir que aceita esse ticket do corcovado como desconto e levo impresso. Obrigada. Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Tudo indica que o convênio permaneça válido. É só pra garantir que o fiscal entenda isso (caso o mecanismo seja esse que eu pensei...)

Thalita Cruz
Thalita CruzPermalinkResponder

Olá! Irei para a Suíça agora em Agosto e precisarei usar o trem. A compra do SuperSaver permite o embarque com malas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Sim. Mas não viaje de trem carregada de malas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2018/06/malas-viaje-leve/

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Suas dicas são muito valiosas! Parabéns pelo excelente trabalho!
Estarei na Suíça entre 30/10 e 01/11 fazendo base em Lucerna. Chegarei e partirei por Milão e por isso pensei em ir pela rota do Gotthard e voltar com o Bernina.
Nesse período acredito que o Gotthard não estará operando. Vc acredita que conseguirei fazer a rota com trens regionais? Posso pegar qualquer trem que irá para Flüelen a partir de Bellinzona? Posso pegar algum trem de Milão diretamente para Flüelen ou a rota e paisagens são diferentes e necessariamente terei que ir de Milão para Bellinzona e de lá para Flüelen? Quanto ao barco de Flüelen até Lucerna, sabe me dizer se nessa época estará operando? Onde consigo visualizar os horários?
No dia seguinte (31/10) pensei em ir ao Monte Titlis e se der tempo fazer um bate volta para Berna. Acredita que dá para fazer esses dois passeios no mesmo dia?! Sabe me dizer quanto tempo precisarei para conhecer o Monte Titlis?
E no dia 01/11 voltarei para Milão e de lá seguirei para Gênova. Nesse dia pensei em voltar pelo Bernina.
Acredito que dessa forma conhecerei um pouquinho das diferentes paisagens da Suíça, certo? Você tem alguma outra sugestão?! Acho que pela época do ano não é viável fazer a rota ao contrário por causa do por do sol, né?
Acredita que será melhor eu adquirir o Swiss Travel Pass para essa rápida passagem pela Suíça ou pagar os trechos individualmente?
Agradeço muito se puder me orientar quanto a esses três dias na Suíça.
Aguardo seu retorno.
Muito obrigada!
Tatiana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Os trens reigonais são mais panorâmicos que o Gotthard, que passa muito tempo num túnel.

Faça seus roteiros pela Suíça a partir deste post:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Vinícius
ViníciusPermalinkResponder

Olá Boia. Tudo bem?
Estou indo para a Suiça em setembro e montei o roteiro abaixo. Principal objetivo na Suiça é visitar as cidades menores mesmo e circuitos de montanha.
Chegada em Zurique final da tarde. Vou direto para Interlaken.

Interlaken: 3 noites. 1 dia para Top of Europe e 1 dia para bate-volta berna.
Lucerna: 2 noites. 1 dia Curcuito Rigi
Quero pegar o Bernina Express saindo de Chur.
St Moritz: 2 noites.
Continuo pelo Bernina até Tirano
Trem Tirano - Milão
Depois sigo viagem pela Itália por mais 8 dias.

Algumas dúvidas:
1) Vale a pena o Swiss Pass 8 dias ou 4 dias Flex?
2) Há algum risco de chegar em Zurique final da tarde pra ainda pegar o trem para Interlaken (2,5 h de viagem). Compro Swiss Pass no aeroporto de Zurique mesmo?
3) Algo a sugerir no roteiro?

Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinicius! Infelizmente não temos como resolver roteiros individuais.

Por favor dê uma olhada nesse post:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Adriana Barros

Olá Ricardo, tudo bem?
Pretendo ir de Zurique para Interlaken de trem, despachando a mala e parando em Berna, para conhecer a cidade. Como faço para comprar o passe de trem? Compro dois trechos separados Zurique - Berna e depois Berna - Interlaken ou existe a possibilidade de comprar o trecho Zurique - Interlaken via Berna parando nesta sem horario marcado para pegar o segundo trem?
Não consegui descobrir no site da SBB....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Quem responde é A Bóia. Compre Zurique-Interlaken via Berna. A passagem vai ser válida para completar a viagem no mesmo dia parando no caminho.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Boa tarde Bóia!! Você pode me informar, por gentileza, se é viável/tranquilo efetuar os trajetos de Zermatt p/ St. Moritz - através do Glacier Express - e St. Moritz p/ Lugano - através do Bernina Express, com 2 malas de 23kg? Como os comentários nos posts específicos já estão encerrados, estou usando esse post. Obrigada desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andréa! Uma mala M por pessoa é viável.

Bárbara Ramos

Boa tarde!
Porque minha pergunta não apareceu aqui? Eu a fiz duas vezes, enviei, não apareceram e eu preciso da resposta para comprar minhas passagens de trem.
Obrigada,
Bárbara.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bárbara! Você perguntou ontem, e eu respondi ontem, na página Genebra:

https://www.viajenaviagem.com/destino/genebra/comment-page-1/#comment-579879

Cristine
CristinePermalinkResponder

Boa noite Bóia.
Vamos para a suíça saindo de milão dia 15/12/2018. Pretendo fazer o trecho pela rota do Bernina. Procurando no site os horários do trem, vi que o trem panorâmico sai de Tirano apenas às 14:25. Minha dúvida é: por ser inverno e escurecer mais cedo, é viável comprar esse horário? Ou o melhor mesmo é pegar o trem comum mesmo às 11h?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristine! Nesse caso, é melhor subir com o trem comum.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar