Viaje na Viagem: 7 anos esta noite

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Los Roques, onde nasceu a Bóia

Em 30 de dezembro de 2004 ia para o ar o primeiro post do Viaje na Viagem. Não, não vou castigar você repetindo a história toda. Quem não sabe pode ler o resumo da ópera que publiquei no ano passado (leia aqui).

Fazer aniversário na véspera do Réveillon é bastante conveniente -- não existe melhor época tanto para comemorar quanto para fazer balanço grin

E o que rolou ao longo do sexto ano de vida do Viaje na Viagem?

Para mim (e falo isso transmitindo diretamente do meu umbigo), o fato mais marcante foi a saída de cena daquele blogueiro ranzinza e sem paciência que respondia os comentários. Sim, eu mesmo mrgreen

O fato é que eu demorei muito tempo para entender (e aceitar) que ninguém é obrigado a decifrar de cara como funciona o site. Que é da natureza das pessoas não ler direito o que está escrito. Que é perda de tempo achar que alguém que chegue aqui pelo Google vá saber como vasculhar os comentários anteriores do post. Que a imensa maioria dos novos leitores não têm a mínima idéia de quem eu seja. E que eu não tenho razão de ficar ofendido por nada disso shock

Isso só se tornou possível devido a uma quebra importante de paradigma. Desde o iniciozinho deste ano, o blogueiro tem equipe. Imagine que você tem um filho de 6 anos e nunca desgrudou dele em nenhum instante. E de repente começa a compartilhar a guarda com babá e professora.


A decisão foi doída, mas o desmame (ops) se revelou acertado desde o instante zero. Minha primeira assistente, A Bóia, recebeu as instruções de trabalho dia 2 de janeiro. No dia 3, começou a atender o público (veja seu primeiro comentário aqui.) Injetou simpatia, paciência e boa vontade nas caixas de comentário. Durante este primeiro ano, fez nada menos do que 11.103 intervenções -- uma média de 30 por dia. (Às segundas-feiras, dia mais agitado na caixa de comentários, nunca menos que 60.) Como eu dava conta antes dela? Não me pergunte, não tenho a mínima idéia.

A função primordial d'A Bóia é servir como hostess do site, encaminhando o consulente ao post certo (onde, na maioria das vezes, sua pergunta já está respondida). Ela tem instruções também para alertar o visitante quando a resposta já está no próprio post (e a pessoa não leu direito) ou quando vale a pena pesquisar os comentários anteriores (quando as contribuições não estão tabuladas, ou há divergências de opiniões que precisam ser consideradas; neste caso, ela também ensina como fazer essa pesquisa). A Bóia também responde aquilo que sabe mas não está respondido por nenhum post  (quando existe um post a respeito, sempre é melhor encaminhar para lá, porque a explicação é sempre mais completa). O que não ela sabe, me consulta -- e eu passo a cola. O que nem eu sei, ou acho que será melhor respondido pelo conjunto dos leitores, vai para o Perguntódromo. Há um tipo de pergunta, porém, que nos transforma em sabonetes: é quando pedem para decidir entre destinos ou hotéis. Sem conhecer a pessoa, seus gostos, seu histórico de viagem -- ou seja, sem fazer uma consultoria de fato -- não dá para escolher nada para ninguém. Só o que podemos fazer é desrecomendar alguma alternativa, sempre por motivos técnicos.

O único defeito da Bóia é não estar full-time -- tomara que este ano o site tenha estabilidade para que ela fique mais horas com a gente.

Me dei tão bem com A Bóia que em fevereiro já contratei outra assistente, a Bóia Paulista. ("A Bóia" é o nome de um cargo, e provavelmente no futuro haja várias pessoas trabalhando sob o mesmo codinome. Mas a Bóia Paulista tem apelido só porque é tímida -- vai entender.) A ela entreguei o que chamei de pré-sal -- a formidável riqueza de informações enterrada nas caixas de comentários. Graças ao trabalho geológico meticuloso da Bóia Paulista fizemos a série de compilações de opiniões sobre hotéis e passeios de duas dezenas de destinos. Ela também me ajudou a pôr várias páginas de destino no ar. Recentemente, entreguei na sua mão a a edição de posts dos trips e a administração da #Viajosfera: é a Bóia Paulista que renova os posts em destaque e programa os tuítes com as chamadas. Eu não faria melhor, não grin

Mas se o Viaje na Viagem pôde se dar ao luxo de começar a montar uma equipe, foi graças ao trabalho da nossa C.E.O., e agora sócia da Bóia, a querida Elisa Araújo. Dona Elisa pôs ordem no departamento comercial e costurou as parcerias que permitiram que eu viajasse esse ano sem continuar torrando o patrimônio conquistado na encarnação anterior. (É o primeiro ano em que isto acontece desde que eu me lancei nessa aventura, pípols.)

Este Boeing está no ar graças aos patrocinadores Hoteis.com e Gol; aos anunciantes Visa Platinum, Money Card, KLM, Royal Palm Plaza, Cruceros Australis, Aruba, Movida, HSBC e Barbados; e aos parceiros de viagem Mobility, Pestana, Resorts Brasil, Turnet/Resorts Online, Iberostar, Club Med, Accor, Mondial, Turismo da Suíça, Lan, Emsetur, X-Mart, AD, Imaginadora, B4T e Litoral Verde. A todos eles, nosso muito obrigado por ter estado com o Viaje na Viagem em 2011.

Os números que me dão mais orgulho, porém, são os da audiência. No dia 30 de dezembro do ano passado o Google Analytics registrava 127.488 visitantes únicos nos 30 dias anteriores. O Google Analytics de hoje registra 277.671 -- um crescimento de 110% em um ano. Traduzindo: no mês de dezembro, 277.671 pessoas diferentes chegaram ao site -- e viram mais de 1.000.000 de páginas. É muita página, Brasil!

A gente sabe que precisa crescer ainda mais para poder montar uma equipe e uma estrutura que nos permita fazer tudo o que queremos. Mas que também não adianta nada crescer, se isso significar perder o que se formou de mais valioso aqui neste endereço: a comunidade.

Sem demagogia, pessoal. Quem tiver um caminhão de dinheiro pode botar um monte de gente para trabalhar e construir um conteúdo do tamanho do que existe aqui no VnV. Mas  agregar uma comunidade qualificada como a que existe aqui são outros quinhentos.

É por isso que está no topo dos nossos objetivos criar mais espaço e mais privilégios para os trips de carteirinha. O Facebook da Bóia (já somos 10.800, caramba!) foi só o começo. Esperem, que estamos trabalhando em novidades bacanas que vêm por aí.

Vamos também continuar trabalhando para transformar a #Viajosfera num portal informal da blogosfera de viagem do Brasil, linkando cada vez mais posts. O Viaje na Viagem nasceu aberto, sem receio de enviar seus leitores para sites externos com conteúdo mais específico ou complementar -- e continuará assim enquanto eu estiver no leme grin

Ainda estou zonzo dessa última maratona européia -- que terminou com essa produção do Visa, realizada praticamente no susto. Estou tentando dormir oito horas por noite para me recuperar e estar tinindo de novo no começo do ano.

Tenho muuuuito trabalho pela frente. A idéia é ficar parado alguns meses até terminar de pôr no ar todo o conteúdo relativo às viagens que fiz mas não terminei de publicar. Tem coisa de 18 meses atrás que está enterrada no HD...

Enquanto isso, já está rolando o projeto do novo template (medo! medo!).

(Falando em template, tenho também que deslanchar o meu projeto secreto com o Zé-JET.)

Como sempre, conto com a paciência, a colaboração, a crítica e o incentivo de vocês. Tenham certeza de que, mesmo se não respondo pessoalmente na caixa de comentários, leio tudinho, todos os dias -- e volta e meia respondo com posts. Vocês não vão se livrar de mim tão fácil mrgreen

E pra fechar esse ano fantástico, de muitas viagens, crescimento, sociedade, Bóias, vídeos, vou lembrar aquele que me parece o fato mais espetacular de todos.

Como eu poderia sonhar, naquele 30 de dezembro de 2004 pós-tsunami, que menos de sete anos depois o blog reuniria 50 leitores de carne e osso num feriadão em... Nova York?

ConVnVenção de Nova York

Brigado, gente! Mais e melhores viagens pra todos nós!

Leia também:

6 anos de Bóia: um épico

Maio de 2011: a ConVnVenção de Nova York

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


124 comentários

Mauro
MauroPermalinkResponder

Ricardo, Bóias e Trips, trabalho fantástico. Longa vida a essa comunidade!

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Uau! Quanta coisa boa aconteceu nesse último ano!
E tenho certeza que muitas outras coisas boas acontecerão nesse próximo ano!
É um grande prazer fazer parte dessa comunidade!
Parabéns a toda equipe do VnV, em especial, ao Riq, Bóias e Elisa! Muita saúde e sucesso em 2012!

Priscila Braz Ribas

Pessoal!!! Parabéns pelos 7 anos!!! Sou super fã do site.... sempre que tenho dúvidas estou aqui, pesquisando, sendo atendida... até já dei meu depoimento sobre viagem... E fiquei mais feliz ainda em saber que o "níver" do site é no mesmo dia que o meu!!! Isso é uma honra!!! Um grande bjo para toda a equipe e que em 2012 venham mais viagens, mais dicas e lugares espetaculares!!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Boa tarde pessoas,
Parabéns pelo sucesso do blog!
Saibam que ele ajuda bastante os profissionais do turismo, eu mesma sou uma que leio todos os dias!
Abraço a toda equipe e sucesso!

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

"Não dá pra não ler" também vale para o VnV!

Fábio Erasmo
Fábio ErasmoPermalinkResponder

O VNV além de comunidade, é de longe o maior prestador de serviços para o viajante. Todo o tipo de viajante, desde o virgem que sonha com a primeira viajem independente até o experiente que "acha que já viu tudo" , informação que gera informação com muita qualidade que muita gente pagaria uma fortuna para ter acesso.Sorte nossa. Parabéns e sucesso.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Detalhe: a foto desse post ficou massa! É praticamente uma releitura da foto-oficial da bóia do VnV!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Muito legal tudo isso Riq... sem você a gente não é a gente smile
Parabens pelos 7 anos e que venham muuuuuuuitos outros, unindo ainda mais a gelera e deixando nossas viagens cada vez mais fácesi!
Super abraço

Andrea Battoni

O mais maravilhoso do VnV é que a cada ano que passa os posts tem mais conteúdo, as dicas são mais preciosas, a viajosfera fica cada vez maior, as Bóias queridas flutuam com mais desenvoltura, você Riq, acumula mais experiências pelo mundo e a gente, aqui, compartilha tudo isso programando nossa próxima viagem ou simplesmente sonhando com ela... lol

Obrigado por tudo e Feliz 2012 com muitas viagens!

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Riq querido, o sucesso dessa empreitada aqui é um grande reflexo da sua generosidade interior que é inacreditavelmente enorme. Que reflete na decisão de compartilhar sempre, seja o trabalho com as Bóias, sejam as viagens, sejam os pensamentos altos, sejam as alegrias e agruras. Acho que ninguém melhor que vc na blogosfera de viagem reflete aquele velho ditado: é dando que se recebe. smile

E eu de vez em quando me pego aqui no meu cantinho agradecendo silenciosamente, pelos diversos sonhos, conversas e sorrisos que você propicia, pelas palavras adequadas não só pra mim, mas para todas as pessoas com as quais interages. Pela generosidade evidente no seu trabalho. Obrigada mesmo por nos incluir nessa viagem deliciosa.

Um ótimo 2012 para vc, e que venham mais ótimos projetos pra gente continuar viajando na viagem, sempre! smile

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

AdoUro esses posts-de-aniversário do VnV! Eu estava no Rio, praticamente descibernetizada, mas falamos muito dessa data especial. Porque, claro, eu estava acompanhada de outros trips; amizades que saíram dessas páginas aqui, anos atrás, e ganharam o mundo - e as areias cariocas, é claro mrgreen Esse, pra mim, é o grande mérito do VnV e do Riq. Por isso que essa nunca deixará de ser a nossa "casa". Vida longa ao VnV e feliz ano novo e felizes viagens novas para todos nós wink

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Mais uma que estava no Rio desconequitada e que chega atrasada para o parabéns-prá-vc .
Mas olha só Riq , mesmo sem nos lembramos desta data emblemática, fizemos vários brindes vnvéticos e vibanísticos na noite do dia 30 quando nos reunimos para um jantar memorável com os trips.
Os brindes com os trips continuaram na areia em Copa no dia 31 e se depender de nós , seráo repetidos muitas vezes ao longo deste ano.
Vida longa ao VnV e a todos nós !

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Chego aqui 1 dia após encontrar alguns trips (pena que perdi a Mari Campos sad Adorei o post, estava louca para ler. Rumo a bater o recorde da ConVnVenção que eu não pude ir....Muito feliz de continuar aqui com vocês por mais um ano!!! Parabéns pelas melhorias, Riq! Minha chefe ia te dar os parabéns por esse resumo de tudo que vc fez tão direito e bem explicadinho smile Keep going!!!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

E ah, feliz 2012 a vc, Nick, Bóias e todos os trips!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

AAhwn, que máximo!
Mais uma que está super feliz com a sua trajetória e a do VNV, torcendo por muitos outros aniversários e agradecendo tantas oportunidades de amizade que surgiram aqui!
Sucesso!!!!

Cleber Nóbrega

Parabens pelo site e, principalmente, por todo o seu trabalho, Ricardo! Muito obrigado pelas dicas e informações certeiras, sempre de muito bom gosto! Sempre que comeco a pensar numa viagem, a primeira coisa que faço e dar uma passadinha por aqui para pesquisar. Suas dicas sempre foram perfeitas e as informacoes primordiais para minha tomada de decisao. Foi assim na primeira viagem que fiz apos ficar noivo, onde fui para o Caribe, e agora no réveillon, onde segui a dica da ótima pousada Beijo do Vento, em Arraial D'Ajuda. Estou iniciando agora a pesquisa para a minha lua-de-mel, que será em maio, e novamente estou com vocês, que sempre fazem parte de minhas viagens. Muito obrigado! Um abraço a você e a toda equipe.

Érica França

Riq, me sinto parte desta comunidade, embora com pouca experiência em viagens, há uns três, quatro anos. E vocês me ajudaram tanto, tanto, fiz tantas boas viagens depois do VNV. E amo estar aqui diariamente e, de vez em quando, dar uns pitacos. Obrigada e muito sucesso a você.

Juliana Lopes
Juliana LopesPermalinkResponder

Ricardo,
No início de 2010 estive por aqui para buscar dicas da viagem que estava programando de Salvador a Olinda de carro. A viagem foi um sucesso, utilizei muitas de suas dicas e aqui estou de novo buscando dicas para a viagem de 2012: Itália de carro.
Obrigada por manter essa página cheia de informações preciosas aos amantes da estrada. Parabéns!!!
Abraço, Juliana.

Eliezer Pontes

Quando alguém falava comigo que ia viajar eu dizia vai de Varig(sou das antigas e do que era bom),agora digo passa antes no viaje na viagem.Simples assim. Obrigado. Eli

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Riq, parabéns! só o li o post hj, mas ainda dá tempo de desejar tudo de bom e que venham muitas dicas em 2012!

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Excelente trabalho. Parabéns.

Lica Carpe
Lica CarpePermalinkResponder

Realmente, só temos a agradecer! Valeu VnV!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar