Viaje na Viagem: 7 anos esta noite

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Los Roques, onde nasceu a Bóia

Em 30 de dezembro de 2004 ia para o ar o primeiro post do Viaje na Viagem. Não, não vou castigar você repetindo a história toda. Quem não sabe pode ler o resumo da ópera que publiquei no ano passado (leia aqui).

Fazer aniversário na véspera do Réveillon é bastante conveniente -- não existe melhor época tanto para comemorar quanto para fazer balanço grin

E o que rolou ao longo do sexto ano de vida do Viaje na Viagem?

Para mim (e falo isso transmitindo diretamente do meu umbigo), o fato mais marcante foi a saída de cena daquele blogueiro ranzinza e sem paciência que respondia os comentários. Sim, eu mesmo mrgreen

O fato é que eu demorei muito tempo para entender (e aceitar) que ninguém é obrigado a decifrar de cara como funciona o site. Que é da natureza das pessoas não ler direito o que está escrito. Que é perda de tempo achar que alguém que chegue aqui pelo Google vá saber como vasculhar os comentários anteriores do post. Que a imensa maioria dos novos leitores não têm a mínima idéia de quem eu seja. E que eu não tenho razão de ficar ofendido por nada disso shock

Isso só se tornou possível devido a uma quebra importante de paradigma. Desde o iniciozinho deste ano, o blogueiro tem equipe. Imagine que você tem um filho de 6 anos e nunca desgrudou dele em nenhum instante. E de repente começa a compartilhar a guarda com babá e professora.


A decisão foi doída, mas o desmame (ops) se revelou acertado desde o instante zero. Minha primeira assistente, A Bóia, recebeu as instruções de trabalho dia 2 de janeiro. No dia 3, começou a atender o público (veja seu primeiro comentário aqui.) Injetou simpatia, paciência e boa vontade nas caixas de comentário. Durante este primeiro ano, fez nada menos do que 11.103 intervenções -- uma média de 30 por dia. (Às segundas-feiras, dia mais agitado na caixa de comentários, nunca menos que 60.) Como eu dava conta antes dela? Não me pergunte, não tenho a mínima idéia.

A função primordial d'A Bóia é servir como hostess do site, encaminhando o consulente ao post certo (onde, na maioria das vezes, sua pergunta já está respondida). Ela tem instruções também para alertar o visitante quando a resposta já está no próprio post (e a pessoa não leu direito) ou quando vale a pena pesquisar os comentários anteriores (quando as contribuições não estão tabuladas, ou há divergências de opiniões que precisam ser consideradas; neste caso, ela também ensina como fazer essa pesquisa). A Bóia também responde aquilo que sabe mas não está respondido por nenhum post  (quando existe um post a respeito, sempre é melhor encaminhar para lá, porque a explicação é sempre mais completa). O que não ela sabe, me consulta -- e eu passo a cola. O que nem eu sei, ou acho que será melhor respondido pelo conjunto dos leitores, vai para o Perguntódromo. Há um tipo de pergunta, porém, que nos transforma em sabonetes: é quando pedem para decidir entre destinos ou hotéis. Sem conhecer a pessoa, seus gostos, seu histórico de viagem -- ou seja, sem fazer uma consultoria de fato -- não dá para escolher nada para ninguém. Só o que podemos fazer é desrecomendar alguma alternativa, sempre por motivos técnicos.

O único defeito da Bóia é não estar full-time -- tomara que este ano o site tenha estabilidade para que ela fique mais horas com a gente.

Me dei tão bem com A Bóia que em fevereiro já contratei outra assistente, a Bóia Paulista. ("A Bóia" é o nome de um cargo, e provavelmente no futuro haja várias pessoas trabalhando sob o mesmo codinome. Mas a Bóia Paulista tem apelido só porque é tímida -- vai entender.) A ela entreguei o que chamei de pré-sal -- a formidável riqueza de informações enterrada nas caixas de comentários. Graças ao trabalho geológico meticuloso da Bóia Paulista fizemos a série de compilações de opiniões sobre hotéis e passeios de duas dezenas de destinos. Ela também me ajudou a pôr várias páginas de destino no ar. Recentemente, entreguei na sua mão a a edição de posts dos trips e a administração da #Viajosfera: é a Bóia Paulista que renova os posts em destaque e programa os tuítes com as chamadas. Eu não faria melhor, não grin

Mas se o Viaje na Viagem pôde se dar ao luxo de começar a montar uma equipe, foi graças ao trabalho da nossa C.E.O., e agora sócia da Bóia, a querida Elisa Araújo. Dona Elisa pôs ordem no departamento comercial e costurou as parcerias que permitiram que eu viajasse esse ano sem continuar torrando o patrimônio conquistado na encarnação anterior. (É o primeiro ano em que isto acontece desde que eu me lancei nessa aventura, pípols.)

Este Boeing está no ar graças aos patrocinadores Hoteis.com e Gol; aos anunciantes Visa Platinum, Money Card, KLM, Royal Palm Plaza, Cruceros Australis, Aruba, Movida, HSBC e Barbados; e aos parceiros de viagem Mobility, Pestana, Resorts Brasil, Turnet/Resorts Online, Iberostar, Club Med, Accor, Mondial, Turismo da Suíça, Lan, Emsetur, X-Mart, AD, Imaginadora, B4T e Litoral Verde. A todos eles, nosso muito obrigado por ter estado com o Viaje na Viagem em 2011.

Os números que me dão mais orgulho, porém, são os da audiência. No dia 30 de dezembro do ano passado o Google Analytics registrava 127.488 visitantes únicos nos 30 dias anteriores. O Google Analytics de hoje registra 277.671 -- um crescimento de 110% em um ano. Traduzindo: no mês de dezembro, 277.671 pessoas diferentes chegaram ao site -- e viram mais de 1.000.000 de páginas. É muita página, Brasil!

A gente sabe que precisa crescer ainda mais para poder montar uma equipe e uma estrutura que nos permita fazer tudo o que queremos. Mas que também não adianta nada crescer, se isso significar perder o que se formou de mais valioso aqui neste endereço: a comunidade.

Sem demagogia, pessoal. Quem tiver um caminhão de dinheiro pode botar um monte de gente para trabalhar e construir um conteúdo do tamanho do que existe aqui no VnV. Mas  agregar uma comunidade qualificada como a que existe aqui são outros quinhentos.

É por isso que está no topo dos nossos objetivos criar mais espaço e mais privilégios para os trips de carteirinha. O Facebook da Bóia (já somos 10.800, caramba!) foi só o começo. Esperem, que estamos trabalhando em novidades bacanas que vêm por aí.

Vamos também continuar trabalhando para transformar a #Viajosfera num portal informal da blogosfera de viagem do Brasil, linkando cada vez mais posts. O Viaje na Viagem nasceu aberto, sem receio de enviar seus leitores para sites externos com conteúdo mais específico ou complementar -- e continuará assim enquanto eu estiver no leme grin

Ainda estou zonzo dessa última maratona européia -- que terminou com essa produção do Visa, realizada praticamente no susto. Estou tentando dormir oito horas por noite para me recuperar e estar tinindo de novo no começo do ano.

Tenho muuuuito trabalho pela frente. A idéia é ficar parado alguns meses até terminar de pôr no ar todo o conteúdo relativo às viagens que fiz mas não terminei de publicar. Tem coisa de 18 meses atrás que está enterrada no HD...

Enquanto isso, já está rolando o projeto do novo template (medo! medo!).

(Falando em template, tenho também que deslanchar o meu projeto secreto com o Zé-JET.)

Como sempre, conto com a paciência, a colaboração, a crítica e o incentivo de vocês. Tenham certeza de que, mesmo se não respondo pessoalmente na caixa de comentários, leio tudinho, todos os dias -- e volta e meia respondo com posts. Vocês não vão se livrar de mim tão fácil mrgreen

E pra fechar esse ano fantástico, de muitas viagens, crescimento, sociedade, Bóias, vídeos, vou lembrar aquele que me parece o fato mais espetacular de todos.

Como eu poderia sonhar, naquele 30 de dezembro de 2004 pós-tsunami, que menos de sete anos depois o blog reuniria 50 leitores de carne e osso num feriadão em... Nova York?

ConVnVenção de Nova York

Brigado, gente! Mais e melhores viagens pra todos nós!

Leia também:

6 anos de Bóia: um épico

Maio de 2011: a ConVnVenção de Nova York

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


124 comentários

Claudia Pimenta

parabéns, riq!!!! sempre fui fã de carteirinha e minha admiração só cresce!!! que venham mts e mts anos do VnV e outras tantas conVnVenções! bj gde e lindo 2012 p/vc... e as bóias, claro!!!

RosaBsb
RosaBsbPermalinkResponder

2012 promete!!! Feliz 2012!!! Obrigada VnV!

Eliane
ElianePermalinkResponder

Parabéns! Que venham mais 7 anos de viagens e super dicas! A gente agradece! Ah, dava pra emprestar a Elisa pra mim um pouquinho? rs Nada como ter uma CEO eficiente para colocar ordem na casa! Sucesso com a parceria!

Abs,
Eliane

Enio Leao
Enio LeaoPermalinkResponder

Parabens! Voce faz trabalho fantástico, sem ofertar micos só por serem patrocinadores! Desde que conheci o site virei fã. Minha filha nasceu faz 2 dias e tenho certeza que vai gostar de viajar como o pai e começara as pesquisas pelo seu site. Abraço!

Augusto Rocha
Augusto RochaPermalinkResponder

Riq,

Que em 2012 a gente posso ter mais do que seus posts, a gente possa assistir mais.
Que o Visa, a Hotéis.com e as outras marcas que estão com vc, aumentem a freqüência dos programas rapidinhos do VnV.

Parabéns, e não vou rasgar mais elogios pq vc já sabe o tamanho da minha admiração, pela sua equipe toda.

Feliz Ano Novo!!!

Silmara Colombo

Meus parabéns! Uma perguntinha: se quem deixou as respostas mais simpáticas foi a Boia, então ela tembém escreveu esse post? Está simpaticíssimo! Feliz ano novo para você e uma nova era para o VnV.
Um abraço

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

Ricardo, parabéns!!!!!!
Você sempre gentil com todos.
A nossa força é captaneada por sua generosidade.
Feliz 2012 para todos nós.

Li
LiPermalinkResponder

Parabéns Riq, bóias e tripulantes. O blog é excelente, o melhor que existe sobre viagens, qualidade inquestionável. Minha vida se resume a antes e depois do blog, nada mais foi igual, criei coragem para viajar desempacatada, fiquei mais crítica com o que é oferecido, mais observadora e viajei muito mais, pois o prazer de desvendar cada lugarzinho que você pesquisou e planejou antes mesmo de sair de sua casa, não tem preço, do resto o Visa Platinum se encarrega, ahahahaha, trocadilho infame que foi inevitável! Feliz 2012 para todos!

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Riq
Você me faz viajar cada vez mais e melhor!
Desejo que em 2012 você tenha saúde, disposiçao, alegria e patrocinadores(!)prá continuar com tanto sucesso.Bjo forte .

Patricia - Turomaquia

O que eu + admiro no VnV é este espírito aberto, de alguém que ñ necessita formar monopolios para seguir sendo o melhor blog/site de viagens do Brasil!
Parabéns ao Riq e toda sua equipe smile

Natália M. Gastão - Ziga da Zuca

A Pati dise tudo o que eu penso!!!!
Parabéns pelos 7 anos Riq! Que venham mais e mais anos, viagens e trips!
Beijo enorme!

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

Chorei.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Sensacional!
Você tem um trabalho gigantesco e somos nós (leitores) os beneficiados. Parabéns, Riq, Bóias e trips.
Que venha um ano de muitas viagens deliciosas para todos.
Obrigada por tudo!

Carlos Henrique Loyo

Coincidência ou não 2004 foi o ano de minha primeira viagem internacional. De lá para cá (graças a Deus) são duas por ano! E depois de conhecer o VnV a qualidade delas aumentaram em uns 1000%.

Parabéns Riq e muito obrigado por fazer nossas viagens maravilhosas! Que venham muitos mais anos de comando e obrigado também às Bóias que vieram para acrescentar e nos ajudam tanto!

Betina
BetinaPermalinkResponder

Parabéns a todos vocês que fazem do VnV esse lugar legal de visitar todos os dias! Gosto especialmente do jeito abrasileirado de fornecer as informações, criando mesmo as palavras do turismês! A todas as bóias, tripers e visitantes como eu um feliz ano novo! Que venha 2012 cheio de novidades e parcerias!

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Parabéns Riq e toda a equipe!
Que 2012 cheque com mais novidades e novas viagens e que vc continue a nos brindar com dicas incríveis de lugares sensacionais e nos fazer querer viajar e conhecer cada cantinho e culturas tão diferentes. Além de nos divertir, essa diversidade nos faz crescer como cidadão do mundo, respeitar as diferenças, abrir nossos olhos para o que nos falta e o que temos de melhor.

Enfim, muito obrigada por nos ajudar a ver a vida e o mundo de uma forma tão especial.

Claudia Acourt

Parabéns pelo sucesso. Feliz 2012 com muitas viagens.

Ernesto, o pato

Parabéns, e nestes útlimos anos nossas histórios de viagem & migrações de pato vem se confundindo com este blog e todos os nossos amigos.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Você colhe o que planta! Como sempre plantou muito bem, o resultado não é surpreendente.
Parabéns, chéri, e que venha muito mais sucesso, sempre!

Parabéns - e obrigada! - também às Bóias! Vocês são fantásticas!

E muito obrigada à Elisa, que viabiliza tudo!

E que 2012 traga muitas coisas boas pra todos... wink

Clara
ClaraPermalinkResponder

O VnV é um empreendimento de muito sucesso, e merecidamente. Riq, você soube fazer as coisas, avançando sempre. Esse último ano foi visivelmente bem transado, pelo seu trabalho , o trabalho das Bóias e da CEO, que deu um upgrade total no site. Coisa de profissa!

Parabéns ao pessoal de bordo do VnV e feliz 2012 a todos!

Arthur | Agora vai MESMO

Parabéns! E vamos todos à próxima escala.

Gabi Erbetta
Gabi ErbettaPermalinkResponder

Riq, você sabe que sou sua fã de carteirinha desde que li o Viaje na Viagem em papel, que ainda tenho guardado aqui com muito carinho. Parabéns! E feliz 2012 para todos nós. Beijos

Aline
AlinePermalinkResponder

Parabéns! Vcs são os melhores... muito sucesso em 2012!!!

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Só uma palavra: emocionante!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Parabéns, Riq!
O VnV só é o VnV por sua causa, querido!
Você é quem teve a capacidade de atrair tanta gente legal!
Feliz 2012 pra vc, pro Nick, pra (s) Bóia (s), pros trips, pra diretoria!
Tudo de melhor que a vida possa nos dar!!
Beijos!

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Own Lindo smile

Parabéns por todos esses anos de VnV e pelo caminho que fez, agregando cada vez mais gente, leitores e equipe.

Feliz 2012 pra vc, Elisa e Bóias.

Muito orgulho de aparecer nessa foto.

Bjos

Tiago Caramuru

Espetacular o post e o sucesso não é nada mais que justo para um cara que praticamente inventou uma profissão! Pioneirasso!
Parabéns, Riq, parabéns VnV!

Patricia Luck
Patricia LuckPermalinkResponder

Esse site, ou seria blog, ou seria comunidade, ou seria um caldeirão de pessoas legais e prestativas, é minha leitura diária obrigatória. Mesmo que o post trate de um lugar que não está em vista de ser conhecido por mim, leio com prazer pois esse hábito me permite não só me informar sobre o mundo, mas abre minha visão sobre destinos antes não imaginados. Leio SEMPRE todos os comentários, pois a cada dia, passar por aqui é como estar em uma roda de amigos, com o Ricardo Freire organizando a bagunça.... smile

Obrigada!

Mauro Nogueira

Fã de carteirinha, desde os primórdios, fiquei emocionado com o relato sincero do Riq. Tenho certeza que o VnV será um sucesso cada vez maior.
E eu, na qualidade de tripulante ou até mesmo de simples crustáceo grudado no casco desta nave, estarei sempre viajando junto!

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Eu ia te dar parabéns, mas me dei conta que o correto, da minha parte, é te dizer obrigado.

Longa vida ao Viaje na Viagem!

Eunice
EunicePermalinkResponder

Que venham mais 7x7 anos ! Parabéns Riq, Bóias e Elisa.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Riq, parabéns pelo sucesso !

Annabelle
AnnabellePermalinkResponder

Ôôô, adorei o depoimento!!! Parabéns a equipe do VnV!!!

Camila Navarro

Ai, ai... Quase chorei lendo o texto! eekops: A trajetória do vnv é emocionante! E no último ano ele realmente cresceu muito. O sucesso é mais do que merecido! Parabéns!!!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Riq, Elisa e Bóias,
Parabéns! O VnV está cada vez melhor!
É um luxo contar com um site tão bom e simpático! smile
Feliz 2012! Bjs,

Luciana Ferreira

Que festa linda!
Ando por aqui desde 2005, o VnV já era um bebê bem nutrido!
O que mais gosto, além da tripulação simpaticíssima e agora a equipe do comandante, é que a informação é confiável, as pessoas estão sempre dispostas a compartilhar boas dicas. Isso não tem caminhão de dinheiro que compre!
Obrigada pelos bons momentos.
Parabéns, belo aniversário! Longa vida a bordo!

Denise
DenisePermalinkResponder

Sou uma leitora e admiradora do seu trabalho. Através do seu blog fiquei conhecendo muitos outros. E daí, acabei me viciando nas leituras diárias e nas maravilhosas dicas de viagens que sempre utilizo. Desejo a você muito sucesso e que continue em 2012 nos proporcionando tantos destinos ainda a conhecer!!

Marcelo Sales
Marcelo SalesPermalinkResponder

Prezado Ricardo,
Empreender é para poucos. Investir no que se acredita menos ainda.
Medo de se lançar em mares nunca navegados (literalmente) apenas aos destemidos.
Você é um destes. Muito obrigado por prestar ajuda gratuita e de incomensurável qualidade aos que neste país desigual e injusto tentam ver o que a vida tem de melhor: O mundo e suas idiosincrasias.
Sua equipe, colaboradores e comunidade estão de parabéns!
Vida longa e profícua ao Viaje na Viagem!
Muito obrigado por tudo!

Claudio Motta
Claudio MottaPermalinkResponder

Parabéns!!! O crescimento em conteúdo e qualidade é fantástico! É uma grande alegria poder estar nessa foto histórica. Abraço a todos os trips e um ano maravilhoso e com muitas viagens!

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Olha, dá um orgulho ENORME acompanhar, ano após ano, o crescimento -- e os frutos deste belíssimo trabalho!

Tudo de bom pra vocês (a equipe toda!!!), e bora rebentar em 2012! wink

carla
carlaPermalinkResponder

Parabens pela história!!
Todos nós fãs de carteirinha desejamos 7+7+7+....+7 anos , decadas de sucesso.

BJjjj Carla

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Lindo, lindo, lindo!!! Que ano bom foi esse de 2011 e eu nem tinha percebido! E 2012 vai ser muito melhor!!! Feliz Ano Novo para todos!!!!!!!

Luxcoelho
LuxcoelhoPermalinkResponder

Parabéns Riq e bóias!
E obrigado.
Abs, Luciano.

Wander
WanderPermalinkResponder

Feliz 2012 a todos do VnV :Riq e familia,Elisa, Boias e trips. Dizer que o VnV é o melhor site do Brasil é o obvio. Endosso todos os coments acima. E vamos que vamos que em 2012 a festança continua.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Parabéns Riq! Fui o primeiro a escrever que você precisava de alguém pra te ajudar nas respostas aos novos leitores, mas hoje sinto falta de seus comentários aqui. Apareça de vez em quando wink

Alexia
AlexiaPermalinkResponder

Riq e Trips,
Considero o site, além de informativo, divertido, inteligente... muito educativo. Agradeço a todos vcs que compartilham seus depoimentos por me ajudarem a ver a questão "viagem" sob outros paradigmas...Tenho aprendido muito, agora viajo sempre mais antenada e c/ um outro olhar...Valeu!

Chris
ChrisPermalinkResponder

Riq, Fiquei emocionada com este post. Conheço o blog há muito tempo e é surpreendente imaginar que indiretamente, nós leitores, participamos e acompanhamos todo esse sucesso. A minha promessa de 2012 é conhecer pessoalmente você e os trips. Um super ano que se inicia para todos, com muita paz, saúde e viagens!!!!!

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Este blog é um sucesso...não por acaso!!!
Desde que descobrí seu "endereço" ouço com frequência a frase do meu marido: "Como você descobriu isso?"...(mas sempre dou os créditos ao Vn)
Parabéns e vida longa !!!

vera maria
vera mariaPermalinkResponder

Eu percebi a mudança no humor, está muito melhor meeesmo, e parabéns pelo belo trabalho, e também ao trabalhos dos bóias, ótimo,
abraço, ótimos anos vindouros,
vera

Mariana - Querido Hotel Buenos Aires

Querido Riq.

O VNV possui uma qualidade que é a chave para o sucesso: não pára (siiim, com acento!) nunca de melhorar.
Meus parabéns pela sua constante capacidade de inovação e pelo amor e dedicação que você coloca aqui no site.

Aproveito também para te agradecer para agradecer duas vezes: uma como turista, pois daqui tirei todas as minhas dicas para as férias de julho com o maridão em NY. E a outra, como modesta empresária do “setô”.

Em fevereiro, vai fazer um ano da sua visita ao Querido aqui em Buenos Aires e eu lembro como se fosse hoje da nossa agitação e ansiedade nas horas prévias à sua chegada. Mas bastou dois dedos de prosa pra gente relaxar, conversar e se divertir muito com vocês. Depois, a nossa felicidade de ver o seu relato sobre o Querido estampado aqui no VnV e impresso no Estadão! Nossa! Abrimos até champanhe pra comemorar. O post sobre o Querido no VnV é um dos principais geradores de tráfico para o nosso site e um dos principais geradores de hóspedes bacanas e desempacotados para o Querido. Obrigadíssima mesmo!

Eu e o Ali desejamos a você um 2012 delicioso, com muito trabalho mas também com bastante tempo para aproveitar as outras coisas boas da vida. Ah, e não posso me esquecer: minha mãe e minha madrinha, Cilene e Olga, são suas grandes fãs e mandam beijos também, hehehe.

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Fiquei emocionada Riq, Parabens, você merece!
E eu só tenho a agradecer todos os amigos queridos que eu fiz, meus amigos trips que converso com regularidade, que troco ideias, as meninas então maravilhosas, pegamos amizade..rs.

Um feliz 2012 para vc, desejo saúde e paz, que posso continuar com seus projetos, um beijos para toda equipe, para as Boias gracinhas, que tanto nos ajudam.

Beijão especial para vc e o nick, felicidades meu amigo.

Patsy
vamos brindar *_*

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Atenção: Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 23 de novembro.
Cancelar