Viaje na Viagem: 7 anos esta noite

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Los Roques, onde nasceu a Bóia

Em 30 de dezembro de 2004 ia para o ar o primeiro post do Viaje na Viagem. Não, não vou castigar você repetindo a história toda. Quem não sabe pode ler o resumo da ópera que publiquei no ano passado (leia aqui).

Fazer aniversário na véspera do Réveillon é bastante conveniente -- não existe melhor época tanto para comemorar quanto para fazer balanço grin

E o que rolou ao longo do sexto ano de vida do Viaje na Viagem?

Para mim (e falo isso transmitindo diretamente do meu umbigo), o fato mais marcante foi a saída de cena daquele blogueiro ranzinza e sem paciência que respondia os comentários. Sim, eu mesmo mrgreen

O fato é que eu demorei muito tempo para entender (e aceitar) que ninguém é obrigado a decifrar de cara como funciona o site. Que é da natureza das pessoas não ler direito o que está escrito. Que é perda de tempo achar que alguém que chegue aqui pelo Google vá saber como vasculhar os comentários anteriores do post. Que a imensa maioria dos novos leitores não têm a mínima idéia de quem eu seja. E que eu não tenho razão de ficar ofendido por nada disso shock

Isso só se tornou possível devido a uma quebra importante de paradigma. Desde o iniciozinho deste ano, o blogueiro tem equipe. Imagine que você tem um filho de 6 anos e nunca desgrudou dele em nenhum instante. E de repente começa a compartilhar a guarda com babá e professora.


A decisão foi doída, mas o desmame (ops) se revelou acertado desde o instante zero. Minha primeira assistente, A Bóia, recebeu as instruções de trabalho dia 2 de janeiro. No dia 3, começou a atender o público (veja seu primeiro comentário aqui.) Injetou simpatia, paciência e boa vontade nas caixas de comentário. Durante este primeiro ano, fez nada menos do que 11.103 intervenções -- uma média de 30 por dia. (Às segundas-feiras, dia mais agitado na caixa de comentários, nunca menos que 60.) Como eu dava conta antes dela? Não me pergunte, não tenho a mínima idéia.

A função primordial d'A Bóia é servir como hostess do site, encaminhando o consulente ao post certo (onde, na maioria das vezes, sua pergunta já está respondida). Ela tem instruções também para alertar o visitante quando a resposta já está no próprio post (e a pessoa não leu direito) ou quando vale a pena pesquisar os comentários anteriores (quando as contribuições não estão tabuladas, ou há divergências de opiniões que precisam ser consideradas; neste caso, ela também ensina como fazer essa pesquisa). A Bóia também responde aquilo que sabe mas não está respondido por nenhum post  (quando existe um post a respeito, sempre é melhor encaminhar para lá, porque a explicação é sempre mais completa). O que não ela sabe, me consulta -- e eu passo a cola. O que nem eu sei, ou acho que será melhor respondido pelo conjunto dos leitores, vai para o Perguntódromo. Há um tipo de pergunta, porém, que nos transforma em sabonetes: é quando pedem para decidir entre destinos ou hotéis. Sem conhecer a pessoa, seus gostos, seu histórico de viagem -- ou seja, sem fazer uma consultoria de fato -- não dá para escolher nada para ninguém. Só o que podemos fazer é desrecomendar alguma alternativa, sempre por motivos técnicos.

O único defeito da Bóia é não estar full-time -- tomara que este ano o site tenha estabilidade para que ela fique mais horas com a gente.

Me dei tão bem com A Bóia que em fevereiro já contratei outra assistente, a Bóia Paulista. ("A Bóia" é o nome de um cargo, e provavelmente no futuro haja várias pessoas trabalhando sob o mesmo codinome. Mas a Bóia Paulista tem apelido só porque é tímida -- vai entender.) A ela entreguei o que chamei de pré-sal -- a formidável riqueza de informações enterrada nas caixas de comentários. Graças ao trabalho geológico meticuloso da Bóia Paulista fizemos a série de compilações de opiniões sobre hotéis e passeios de duas dezenas de destinos. Ela também me ajudou a pôr várias páginas de destino no ar. Recentemente, entreguei na sua mão a a edição de posts dos trips e a administração da #Viajosfera: é a Bóia Paulista que renova os posts em destaque e programa os tuítes com as chamadas. Eu não faria melhor, não grin

Mas se o Viaje na Viagem pôde se dar ao luxo de começar a montar uma equipe, foi graças ao trabalho da nossa C.E.O., e agora sócia da Bóia, a querida Elisa Araújo. Dona Elisa pôs ordem no departamento comercial e costurou as parcerias que permitiram que eu viajasse esse ano sem continuar torrando o patrimônio conquistado na encarnação anterior. (É o primeiro ano em que isto acontece desde que eu me lancei nessa aventura, pípols.)

Este Boeing está no ar graças aos patrocinadores Hoteis.com e Gol; aos anunciantes Visa Platinum, Money Card, KLM, Royal Palm Plaza, Cruceros Australis, Aruba, Movida, HSBC e Barbados; e aos parceiros de viagem Mobility, Pestana, Resorts Brasil, Turnet/Resorts Online, Iberostar, Club Med, Accor, Mondial, Turismo da Suíça, Lan, Emsetur, X-Mart, AD, Imaginadora, B4T e Litoral Verde. A todos eles, nosso muito obrigado por ter estado com o Viaje na Viagem em 2011.

Os números que me dão mais orgulho, porém, são os da audiência. No dia 30 de dezembro do ano passado o Google Analytics registrava 127.488 visitantes únicos nos 30 dias anteriores. O Google Analytics de hoje registra 277.671 -- um crescimento de 110% em um ano. Traduzindo: no mês de dezembro, 277.671 pessoas diferentes chegaram ao site -- e viram mais de 1.000.000 de páginas. É muita página, Brasil!

A gente sabe que precisa crescer ainda mais para poder montar uma equipe e uma estrutura que nos permita fazer tudo o que queremos. Mas que também não adianta nada crescer, se isso significar perder o que se formou de mais valioso aqui neste endereço: a comunidade.

Sem demagogia, pessoal. Quem tiver um caminhão de dinheiro pode botar um monte de gente para trabalhar e construir um conteúdo do tamanho do que existe aqui no VnV. Mas  agregar uma comunidade qualificada como a que existe aqui são outros quinhentos.

É por isso que está no topo dos nossos objetivos criar mais espaço e mais privilégios para os trips de carteirinha. O Facebook da Bóia (já somos 10.800, caramba!) foi só o começo. Esperem, que estamos trabalhando em novidades bacanas que vêm por aí.

Vamos também continuar trabalhando para transformar a #Viajosfera num portal informal da blogosfera de viagem do Brasil, linkando cada vez mais posts. O Viaje na Viagem nasceu aberto, sem receio de enviar seus leitores para sites externos com conteúdo mais específico ou complementar -- e continuará assim enquanto eu estiver no leme grin

Ainda estou zonzo dessa última maratona européia -- que terminou com essa produção do Visa, realizada praticamente no susto. Estou tentando dormir oito horas por noite para me recuperar e estar tinindo de novo no começo do ano.

Tenho muuuuito trabalho pela frente. A idéia é ficar parado alguns meses até terminar de pôr no ar todo o conteúdo relativo às viagens que fiz mas não terminei de publicar. Tem coisa de 18 meses atrás que está enterrada no HD...

Enquanto isso, já está rolando o projeto do novo template (medo! medo!).

(Falando em template, tenho também que deslanchar o meu projeto secreto com o Zé-JET.)

Como sempre, conto com a paciência, a colaboração, a crítica e o incentivo de vocês. Tenham certeza de que, mesmo se não respondo pessoalmente na caixa de comentários, leio tudinho, todos os dias -- e volta e meia respondo com posts. Vocês não vão se livrar de mim tão fácil mrgreen

E pra fechar esse ano fantástico, de muitas viagens, crescimento, sociedade, Bóias, vídeos, vou lembrar aquele que me parece o fato mais espetacular de todos.

Como eu poderia sonhar, naquele 30 de dezembro de 2004 pós-tsunami, que menos de sete anos depois o blog reuniria 50 leitores de carne e osso num feriadão em... Nova York?

ConVnVenção de Nova York

Brigado, gente! Mais e melhores viagens pra todos nós!

Leia também:

6 anos de Bóia: um épico

Maio de 2011: a ConVnVenção de Nova York

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


124 comentários

Walter Faria
Walter FariaPermalinkResponder

Caro Ricardo:

Te dar os parabéns é chover no molhado. Acompanho seu trabalho desde que fiz a minha primeira viagem para a Europa em 2005. Desde então acesso o VnV todos os dias para ficar atualizado com o que rola no mundo dos viajantes e quando possível colaborar com a turma. Que 2012 traga muito mais novidades e informação para todos nós, para que nossas viagens sejam cada vez mais proveitosas..
Um grande abraço

Walter Faria

Ana Muniz
Ana MunizPermalinkResponder

Eu também quero ser uma boia!

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalinkResponder

Riq, seu sucesso é mais do que merecido!!! O site esta cada dia melhor e as boias sao otimas!!! Nao tenho comentado, nem meu blog tenho atualizado, mas nao deixo de ler o VnV um dia sequer!!! VnV é como meu email ou meu facebook!!! Ainda mais sucesso para vc em 2012, muitas viagens bacanas e tudo de melhor para vc e o Nick!!!! Grande abraço

Ana Paula L R Amaral

Congrats! 7 anos nao 'e pouca coisa nao. Sou leitora ha 5 anos. Amo vcs!
Ana Paula

Thiago Ventura

Parabéns, cara!

Seu blog é um dos mais completos que já vi. Dicas e informações preciosas. Sempre recomendo! E feliz 2012!

Ana
AnaPermalinkResponder

Olha que coincidência! Hoje também é o aniversário do meu blog, Psiulândia!!! Parabéns, Riq, quando crescer como blogueira quero ser assim como você! smile

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Parabéns pelos 7 anos! Como muitos disseram é mais do que merecido.
Isso d'as pessoas não lerem direito o que está escrito é verdade. A maioria não lê mural, avisos, nem aquelas instruções nos quartos dos hotéis, muito menos lê posts ou comentários com atenção. Aqui no site vejo que não lêem nem o nome de quem está respondendo. Tá lá escrito A Bóia e a pessoa escreve "Ricardo". Ela responde "Aqui é A Bóia", a pessoa continua insistindo em chamá-la de Ricardo (admiro a paciência e simpatia da Bóia). Esse é só um exemplo básico de como as pessoas não prestam atenção.
Enfim, parabéns mais uma vez, e que em 2012 o site continue sendo esse sucesso de audiência! Parabéns também às Bóias e a toda a equipe. Aprendo muito com as perguntas, e mais ainda com as respostas e comentários de todos.

Claudia Matoso

Parabéns Riq! E obrigada por, no mínimo, nos garantir uma ótima leitura e sonhos diários.
Parabéns e obrigada também as Bóias e a CEO Elisa!

Malu
MaluPermalinkResponder

Riq, que texto lindo!!! Que prazer em acompanhar dia a dia, literalmente, o seu sucesso. Vc merece todas as estrelas brilhando no seu caminho.
As Bóias e a C.E.O. Elisa estão de parabéns também e os queridos trips que desde sempre acompanham o VnV. E o apoio e paciência do Nick????? Tudo isso é para ser muito comemorado pulando 7 ondinhas, nos 7 anos de VnV.
Não vou estar na praia este ano mas vou brindar por todos nós.Bjs.

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos

Ah.....eu não estou nessa foto! E ainda perdi a oportunidade de te conhecer no Rio, nossa Cidade Maravilhosa (se arrependimento matasse!). Não sei se terei oportunidade igual! Pelo menos, tive o prazer de conhecer a não menos importante C.E.O. (que descobrimos, nos conhecíamos há anos, desde que eu tinha acabado de chegar ao Brasil!)
Riq, Bóias, C.E.O, PARABÉNS pelo excelente trabalho feito este ano e todas as conquistas! Não sei como é possível, mas o VnV fica cada vez mais legal!
Bjs e tudo de melhor ainda para 2012!

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

UAU! Outros sete anos e mais 277.671 pessoas todos os meses! smile

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Mais um ano terminando, mais um ano sendo fiel ao melhor site de viagens que conheço. E realmente: além de posts maravilhosos, o melhor do site é a comunidade e todo este mundaréu de gente que também fez seus blogs e resolveu dividir a experiência por aqui.

Parabéns, Comandante.

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Parabéns para toda a equipe do VnV por todo o belo trabalho que fizeram nesse ano. Descobri o VnV em 2007, de modo que são quase 5 anos viajando diariamente nestas páginas.
Que 2012 traga ainda mais sucesso para esse time!

Clarice
ClaricePermalinkResponder

Riq querido, desde 2004 te acompanhando, é bastante tempo. Continues crescendo, é inevitável, tua comunidade fiel não vai te abandonar. As compilações de opiniões sobre hotéis e passeios retiradas das caixas de comentários são muito relevantes e os 18 meses de conteúdos não publicados nem se fala. Feliz 2012, continuo contigo todos os dias. smile

Denise Mustafa

e quem diria que eu estaria num reveillon em NY, com a Marcie, que eu conheci através do VnV? coisas que só a internet e o Riq Freire fazem por vc! smile
nós que temos que te agradecer, por ter reunido esse grupo tão bacana, querido!
continue contando conosco!
feliz ano novo! que 2012 o sucesso seja em dobro!
beijos!

Alexandre Costa

Parabéns, Riq! Acompanho o VnV desde o começo e o site, antes blog, só melhora a cada ano. Um excelente 2012 para você, as Bóias e toda comunidade do VnV!

Carla Baiana
Carla BaianaPermalinkResponder

Acho que faz cinco anos que leio, e nunca mais viajei sem primeiro olhar o que tava rolando aqui. Nunca mais comprei um guia e dependi dele completamente, nunca mais me senti perdida em lugar nenhum.
Parabens, querido comandante.

Guta
GutaPermalinkResponder

Parabens Riq e equipe! E muito obrigada por todos esses anos de inspiração, informações do assunto mais legal do mundo: viagem!
Sem vc muito provavelmente não existiriam outros blog de viagem por ai (o meu, por exemplo) e muitas viagens não teriam sido feitas...
Obrigada sempre e longa vida ao VNV! smile

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Oi Riq e demais componentes do VnV hoje inspirada na Boia paulista perdi um pouco minha timidez e assumi meu nome verdadeiro e não mais Suzanna como me identifica antes. Cara, realmente me dá uma tristezazinha vc nunca ter respondido ou feito nenhum comentário sobre meus posts, tudo bem, jah vale vc ter lido. Eu vim tbm do google a partir da vulcão puyehue (eu estava com uma viagem ou pq não dizer sonho da viagem a bariloche) e comecei a acompanhar seu blog desde então. Depois comprei sua ENCICLOPÉDIA (100 DICAS PARA VIAJAR MELHOR) e acredite utilizo pra caramba suas dicas, e pq não dizer lições, minhas viagens after Ricardo Freire (BRASTEMP COLORADO)são bem mais tranquilas. Por onde ando, sei lá, fico te procurando - qq dia amigo a gente vai se encontrar (qdo passar por Fortaleza quem sabe). FELIZES VIAGENS INTERNAS E EXTERNAS. VALEEEEEUUUU

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ricardo e equipe,

desejo a vocês que o sucesso continue e que façam muitas viagens para países ainda não visitados.

Que 2012 seja daqueles!

Abraço,

Juliana

André Galhardo

Parabéns, Mestre Riq!

Muitas águas de vida para A Bóia - é só o começo, vem muito mais sucesso por aí.

Super 2012 pro sr, C.E.O. Elisa e toda esta bela comunidade.

Abração!

André

PS: E renovo minha resolução de ano novo que se repete há 7 anos: fazer uma campanha no Viaje Na Viagem. Não descansarei até poder passear nesta boia. hehe

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Vida Longa ao VIAJE NA VIAGEM!!! PARABÉNS!!!

Marcia Amaral
Marcia AmaralPermalinkResponder

ADORO!!
Sempre recomendo...e eh uma delicia usar meu tempo livre por aqui!
Parabens e obrigada!
Beijos par todos e FELIZ 2012!
Marcia

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Parabéns!
E um 2012 cheio de viagens para todos!

Lena
LenaPermalinkResponder

Riq,
Muito lindo o texto! Emocionei! Acho que de alegria por ver que suas escolhas se mostraram acertadas, que você está sendo recompensado e que, portanto, continuará comando nossa viagem e alegria por muitos e muitos anos! grin

Um ótimo ano viajandão pra você, Nick, as bóias queridas, Elisa e toda a tripulação!

Beijos!

Arthur | Agora vai MESMO

Feliz dois mil e doze!!!!!

De nada.

Rodrigo Barneche

Riq, que venham grandes viagens paa todos nós em 2012. Tu merece todos esses números que escreveste. Assim como o ipod reinvetou nosso jeito de ouvir música, o VnV reinventou nosso jeito de viajar. Ninguém mais sai de casa sem te consultar grin Obrigado e vida longa ao VnV \o/

Manu tessinari

Me emocionei...
Lembre-se que 7 eh o número da perfeição! O sétimo Ano promete! Que venha 2012!!!!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Feliz 2012!
Parabéns pelos 7 anos!!!

Celina
CelinaPermalinkResponder

Parabéns, Riq! E parabéns à equipe toda. Emocionante! O mais legal é constatar que dividir e compartilhar é na realidade multiplicar e somar. Crescer às vezes dói mas é maravilhoso! obrigada sempre por compartilhar! A Viajosfera agradece emocionada.

Isabel O., Portugal

Parabéns. Bom trabalho.
Bom ano de 2012.
Beijinho meu, abraço do Mário (extensível ao N.)

Fabiana guida
Fabiana guidaPermalinkResponder

Parabens!

Que a alegria continue expressa em cada linha !!!

Feliz 2012 a todos!!!

Lu
LuPermalinkResponder

Parabéns!! Essa comunidade q vc "formou" aqui é impagável! Aliás, e como prova disso, os seus 7 anos de VnV foram devidamente comemorados juntamente c/o cinquentenário do JB!!
Bjs, e q venham mtos anos ... e mtas viagens!

Lourenco
LourencoPermalinkResponder

Parabéns, Ricardo!
Um ótimo 2012 pra ti e todos os participantes!

Paulo Gaeta
Paulo GaetaPermalinkResponder

Parabens, Ric. Te desejo um Feliz 2011 e muito sucesso!

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Assim como muitos por aqui acompanho o blog-site desde o início e, como já disse por aqui, não viajo sem pesquisar. às vezes tento colaborar com minhas impressões de viagem, mas sou leiga diante de tantos viajandões de carteirinha. De qquer forma, me auto incluo nessa comunidade apesar de pouco comentar. Também já me sinto velha conhecida de alguns da tripulação (Carla, Sylvia, Majô, e muitos que me ajudaram bastante com suas opiniões e dicas).
As bóias realmente trouxeram ainda mais valor para o site e são donas de uma paciência inegável.No entanto, confesso, sinto muita saudade de seus "pitacos". Encontrar uma resposta sua na caixa de comentários representava um contato direto entre a admiradora e o "comandante", era como um encontro entre amigos (abusada)para falar sobre viagens. Não poderia ser melhor.
Mas... entendo que tornou-se impossível devido ao crescimento do site e procuro me confortar com a leitura dos posts (maravilhosos sempre). Estava claro, através das broncas aos visitantes paraquedistas que era necessário dividir essa função, daí as bóias.
Riq,acompanhar seus textos é tudo de bom!
Continue no leme por muito tempo, por favor!
Muito sucesso em 2012. Eu, com certeza estarei por aqui curtindo suas narrativas, anotando as dicas da tripulação esperta e contribuindo quando for possível.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Longa vida a este site, que já me proporcionou tantas e tão boas viagens! Aqui bato ponto todos os dias e continuarei comparecendo.
Posso imaginar a quantidade de projetos a serem postos em prática e gostaria de sugerir um, se é que vc, Ricardo, já não esteja pensando nisso: uma página de turismo GLS (ou LGBT, como queiram). Nem é preciso comentar sobre o potencial desse segmento turístico e eu adoraria saber o que o VnV teria a acrescentar.
Grande abraço a vc, ao Nick e a toda sua maravilhosa equipe.

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Riq, tendo acompanhado sua trajetória desde as matérias na revista Viagem e o Freires de papel só posso dizer " obrigado". Obrigado por ter tornado minhas viagens nesses ultimos anos muito melhores . Obrigado pelo dia em que trocou a publicidade pelas viagens. Obrigado pelas dezenas de dicas preciosas , incrivelmente úteis. E finalmente obrigado aos patrocinadores que estão te apoiando e tornando ainda mais possível a manutenção do blog. Grande abraço e OBRIGADO !

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, me lembro perfeitamente da mudança para o site, e sua alegria, compartilhada por todos nós.
Tem sido um trabalho árduo, agora dividido com as boaizinhas e a Elisa que trabalha discretamente e competentemente, mas com um brilho e pleno reconhecimento do público que acompanha o VnV.
É chover no molhado dizer que você mudou a maneira de viajar de todos nós que acompanhamos o ViajenaViagem.
Mais que tudo sua generosidade em compartilhar dicas e experiências de viagem são um exemplo a seguir.
E, pra finalizar a comunidade de amigos VnVéticos não existiria sem você.
Êeeee vida longa para o Viaje na Viagem !!!

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Majo, desculpe-me pela falta de criatividade, mas assino embaixo.

Paulo Henrique

Acompanho os textos do Ric há anos... E posso garantir, quando ele diz "vai por mim", não tem erro, pode confiar!!!!

Parabéns ao guru Ricardo Freire.

Feliz 2012 a todos!!!

DeniseKN
DeniseKNPermalinkResponder

Parabenizar e agradecer eh sempre bom! grin

Por isso, Muito obrigada pelas informacoes sobre viagens (ja me auxiliaram em algumas situacoes) e Parabens pelo suceeeeeeeeeesso!

Muitas viagens para todos nos em 2012 e beyond! wink

Thiago Augusto

Compartilhar conhecimentos é dar a chance de outra pessoa tornar-se melhor. Viajo melhor hoje graças ao VnV.

renato carone
renato caronePermalinkResponder

Riq querido,
Parabens hoje, felicidades sempre !
Sucesso pra vc e toda equipe VNV.

tiza
tizaPermalinkResponder

Ric, parabéns! Sou viciada no VNV. Adoro e sempre recomendo. Obrigada pelas dicas e informações preciosas.
Feliz Ano Novo!

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

parabéns e mais sucesso!
www.prifiorin.com.br

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Obrigada, por tudo isto que nos oferece !!! Sempre brilhando o VnV tem sido companheiro antes, durante, depois e entre cada viagem nossa !!! Nossa dose de conhecimento diária, felicitações a todos !! Todos a bordo, tripulação !!!

Tatiana Dahlem

O VnV mudou minha vida. Ou melhor, minhas viagens! Sempre recomendo aos amigos e não viajo mais sem antes consultar o que chamo de “guru viageiro”. Vida longa ao site que nos informa e nos leva a tantos lugares. Parabéns!!!!

Diogo A.
Diogo A.PermalinkResponder

Parabéns ao Riq e sua equipe! O sucesso é mais que merecido.

Sou muito grato ao "blogueiro ranzinza e sem paciência" por ter mudado totalmente minha forma de planejar e aproveitar as viagens.

Tenham um excelente 2012!

Marcia Palhares

Parabéns, Riq e Bóias, o trabalho (pesado) de vocês não poderia ser melhor. Hoje não viajo sem consultar o VnV, e a todos os meus amigos que amam viajar sempre indico o VnV.

Luciana Bordallo Misura

Parabens pelos 7 anos e por ter construido o melhor site de viagens brasileiro. Sempre indico o VnV pra todo mundo que me pede informacoes de viagem, e todo mundo aprova. Foi otimo encontrar com voce e os trips em NY na ConVnVencao! E se precisar de um help na empreitada do novo template, e so falar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Atenção: Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 23 de novembro.
Cancelar