A moeda corrente na República Domicana é o peso dominicano. Nos últimos tempos US$ 1 tem comprado 38 pesos dominicanos (caso houvesse câmbio direto, R$ 1 valeria 20 pesos dominicanos).
O dólar é aceito (e preferido) em todas as áreas turísticas.
Vale a pena comprar pesos dominicanos no Brasil?
Você não vai achar pesos dominicanos no Brasil. Mesmo que achasse, dificilmente conseguiria uma cotação boa. E seria uma operação inútil -- você não precisa de pesos dominicanos em Punta Cana, o dólar funciona perfeitamente.
Vale a pena levar reais para Punta Cana?
Não há mercado para reais na República Dominicana.
Vale a pena levar dólares para Punta Cana?
É necessário desembarcar com 10 dólares por pessoa para pagar pelo "cartão de turismo", uma espécie de visto que dá direito a entrar no país.
Fora isso, todos os hotéis de Punta Cana são all-inclusive, então você só vai precisar de dinheiro extra para passeios e eventuais compras. Fazendo os passeios com as operadoras que atendem dentro dos hotéis, você vai poder pagar com cartão de crédito (ou débito internacional tipo VTM. Contratando o passeio fora do hotel, pode ficar mais em conta pagar em dinheiro vivo.
Não há muito o que comprar, e você só vai precisar de dinheiro vivo se quiser comprar artesanato direto dos artesãos.
Táxis são pagos em dinheiro vivo, e a tabela é em dólar (mas se você sacar pesos do caixa automático, eles fazem a conversão usando a taxa dos 38 pesos por dólar).
Os mototáxis usam uma taxa simplificada. 100 pesos = 3 dólares. As corridas de mototáxi normalmente são cotadas em múltiplos de 100 pesos.
Vale muito a pena levar um bolinho de notas de 1 dólar para distribuir como gorjeta. Deixe 1 ou 2 dólares no quarto, e o seu frigobar será reposto com carinho extra. Dê 2 dólares por dia para o barman do seu bar favorito, e seus drinks vão ser feitos com bebidas de primeira linha -- ou pelo menos com mais consistência.
Leia mais: Táxi em Punta Cana: saindo do aeroporto e entre os hotéis
Vale a pena fazer saques em moeda local nos caixas eletrônicos?
A grande maioria dos hotéis tem um caixa automático à disposição no lobby. Caso o seu cartão de banco seja habilitado para saques no exterior, você pode fazer saques em pesos dominicanos para comprar artesanato,comprar passeios fora do hotel, andar de táxi ou mototáxi.
Pegadinha: lembre-se de SEMPRE avisar ao banco que vai viajar e onde vai usar o seu cartão para saques.
Onde conseguir pesos dominicanos no aeroporto de Punta Cana?
Há uma casa de câmbio na área de desembarque e caixas automáticos no saguão. Mas os táxis são tabelados em dólar.
Leia mais: Táxi em Punta Cana: saindo do aeroporto e entre os hotéis
Em Santo Domingo é assim também?
Sim, aceita-se dólar normalmente em Santo Domingo. Mas como você estará na vida real, e não num resort all inclusive, vai ter que fazer muito mais gastos do que em Punta Cana.
Se o seu cartão de banco é habilitado para saques no exterior e você avisou que viajou para a República Dominicana, vale a pena sacar em pesos dominicanos do caixa automático e não precisar mais fazer conta.
Leia também:
Guia de Punta Cana no Viaje na Viagem
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
22 comentários