Torre de Pisa: como chegar, como comprar, com que destinos combinar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Torre de Pisa

Este post traz todas as informações de que você precisa para fazer o passeio à Torre de Pisa:

Batistério, Camposanto, Catedral e Torre de Pisa

Visitar a Torre de Pisa é muito fácil: é um passeio que cabe numa manhã ou numa tarde para quem está hospedado em Florença. A visita externa à torre é gratuita -- mas se quiser (e comprar o ingresso com antecedência), você pode inclusive entrar e subir na Torre.

Caso você tenha um dia inteiro livre, pode combinar Pisa com Lucca no mesmo passeio, voltando ao fim do dia a Florença.

Opa, Pisa!

Como subir na Torre de Pisa

Entrar e subir na Torre de Pisa acrescenta um componente lúdico ao passeio. Não é obrigatório, claro. Suba apenas se você quiser experimentar uma leve tontura subindo a espiral inclinada -- e também exercer o privilégio de penetrar num dos monumentos mais famosos do planeta.

Os lugares são limitados. Apenas 30 visitantes são admitidos na torre ao mesmo tempo. Por isso, os ingressos são vendidos com horário marcado. Se você perder a sua hora, não sobe.

Os ingressos para subir com hora marcada são vendidos no site da Opapisa, por 18 euros. Os ingressos entram no sistema com 20 dias de antecedência e podem ser comprados até a véspera da data, se houver disponibilidade.

Torre de Pisa: como chegar

Com o ingresso da Torre na mão, é preciso se apresentar com meia hora de antecedência no guarda-volumes, para deixar toda bolsa ou mochila. De lá você faz a fila na Torre. Se perder o horário marcado, babau. Cada grupo tem 30 minutos para subir e descer. São 215 degraus em espiral -- num edifício com inclinação acentuada. É preciso fôlego e resistência à tontura.

Piazza dei Miracoli

Subir é imprescindível? Claro que não. É só mesmo pelo fetiche de subir num cartão postal (e experimentar a sensação de andar num prédio inclinado). É bom lembrar que, a exemplo do que acontece em outros monumentos do gênero, a o alto da Torre de Pisa é o único ponto da Praça dos Milagres de onde você não pode contemplar a Torre de Pisa.

Torre de Pisa como chegar

Mesmo que você não queira/não possa/não tenha encontrado ingresso para subir na Torre, o passeio até lá super vale a pena. Não só pela torre inclinada: a Piazza dei Miracoli como um todo é de uma beleza taj-mahaliana; ao vivo, a inclinação da Torre deixa de ser uma curiosidade de enciclopédia e se torna o detalhe que deixa o conjunto ainda mais cativante. Que arquiteto clássico pensaria numa assimetria tão desconcertante? Vai por mim: a Torre de Pisa não é uma armadilha pra turista, não.

As outras atrações da Piazza dei Miracoli

O passeio fica mais rico quando você explora os vizinhos da Torre de Pisa.

A visita à Catedral, em horário livre, está inclusa no ingresso da subida na Torre ou para alguma das outras atrações. Mesmo que você não compre nenhum ingresso, ainda assim pode visitar a Catedral. Basta passar na bilheteria e retirar um ingresso grátis (com hora marcada).

O Batistério, o Camposanto (Cemitério) e o Museu delle Sinopie (que expõe os rascunhos dos afrescos destruídos num incêndio do Camposanto) podem ser visitados com ingresso avulso ou conjunto. Uma atração custa 5 euros; duas, 7 euros; três, 8 euros. Compre pela internet ou na bilheteria, no local.

Como chegar à Torre de Pisa

A Piazza dei Miracoli -- "Praça dos Milagres", termo cunhado pelo poeta Gabriele d'Annunzio -- fica estranhamente fora do centro histórico 'central' de Pisa. É que no apogeu de Pisa como uma das Repúblicas Marítimas italianas, entre os séculos 12  e 14, o porto fluvial mais importante da cidade ficava para aquelas bandas, mais ou menos onde se encontra hoje a estação Pisa San Rossore. Só que o rio (que se chamava Auser) secou, e a cidade acabou se reacomodando ao longo do Arno, mais adiante. Só isto salvou a praça de estar no centro de um labirinto de ruelas, como é o corriqueiro nas cidades italianas.

Vindo de trem

A estação de trem mais próxima da Torre de Pisa é Pisa S. Rossore. De lá até a Porta Santa Maria Pisa, na entrada da Piazza dei Miracoli, são 5 minutos a pé. (Da estação à bilheteria do complexo dá pouco mais de 10 minutos.)

A viagem de Florença (Firenze S. M. Novella) a Pisa S. Rossore leva no máximo 1h17min.

São normalmente 3 saídas por hora de Florença. Há dois tipos de trem:

  • Regionale: pára em Pisa S. Rossore, por isso dispensa baldeação. Tempo total de viagem: 1h17min
  • Regionale Veloce: requer uma baldeação em Pisa Centrale, onde você pega o próximo Regionale e salta na primeira parada, Pisa S. Rossore. Tempo total de viagem, incluindo o intervalo entre os trens: de 59 min. a 1h09min

A passagem custa 8,60 euros (com ou sem baldeação) em cada direção. Como são trens regionais, o preço da passagem não se altera -- não há desconto para compra com antecedência. Também não há reserva de assentos -- trens regionais levam passageiros em pé, se necessário.

As vantagens de comprar online são duas:

  • Você não perde tempo na estação (pode haver fila nas máquinas e na bilheteria)
  • Não é preciso validar a passagem em nenhum totem (o bilhete é válido por 4 horas a partir do horário comprado)

Clique e veja o tela a tela de como comprar passagens de trem na Itália.

Caso você compre a passagem na estação, vai precisar validar o bilhete num totem do saguão da estação ou da plataforma. O bilhete vale então por 4 horas a partir da validação.

Dá para fazer bate-volta de Roma a Pisa?

É possível sair de Roma, visitar a Torre de Pisa e voltar no mesmo dia. Mas é um passeio chato. A viagem de trem de Roma Termini a Pisa S. Rossore leva entre 3h e 3h15 -- e depois tem que voltar. É o tipo de passeio em que você fica mais tempo em trânsito (6 horas!) do que no destino.

Vai por mim: qualquer primeira viagem à Itália precisa prever pelo menos dois pernoites em Florença. É o mínimo do mínimo, mas dá para você usar um dia e meio em Florença e tirar uma manhã ou uma tarde para fazer o bate-volta a Pisa.

Vindo de carro

Pisa está a 100 km de Florença. De Siena são 165 km por auto-estrada. Lucca está a apenas 25 km, e La Spezia, porta de entrada das Cinque Terre, a 85 km. Venha de onde vier, cuidado com o caminho que o GPS indicar: trafegar no centro da cidade não é permitido para não-residentes, e você vai levar uma multa eletrônica se entrar nos limites do centro histórico "central". Na dúvida, siga as placas na direção de Lucca, e antes de sair da cidade aparecerão as placas para a Torre. Há vários bolsões de estacionamento nas proximidades da Piazza dei Miracoli.

Roteiros combinados

Pisa + Lucca

Uma dobradinha superfácil de fazer de trem.

Há dois trens por hora entre Pisa S. Rossore e Lucca; a viagem leva entre 21 e 24 minutos e custa 3,60 euros. 

A estação de Lucca fica junto ao centro histórico. Em pouco mais de 5 minutos de caminhada você já estará dentro das muralhas (ou caminhando sobre elas, que é programa imperdível).

A viagem de volta a Florença (Firenze S. M. Novella) leva entre 1h19min e 1h47min. Há normalmente duas saídas por hora. A passagem custa 7,80 euros.

Compre 3 passagens separadas: (1) Firenze S. M. Novella-Pisa S. Rossore, (2) Pisa S. Rossore-Lucca e (3) Lucca-Firenze S. M. Novella. Todos são trens regionais: os preços não se alteram e não há marcação de assentos (levam passageiros em pé se for necessário).

Clique e veja o tela a tela de como comprar passagens de trem na Itália.

Pisa + San Gimignano de trem e ônibus

Essa é uma viagem triangular factível, mas bastante puxada.

Primeiro você pega um ônibus de Florença a Poggibonsi (linha 131 R, Florença-Siena, 50 min). De lá, outro ônibus leva a San Gimignano (linha 130 A, 25 min). A passagem para todo o percurso custa 10 euros.

Passeie e faça um lanche em San Gigmignano. Antes das 14h volte a Poggibonsi (linha 130 R, 25 min., 4 euros) e pegue o trem a Pisa S. Rossore. A viagem de trem leva 1h27min, com baldeação em Empoli (às vezes com uma segunda baldeação em Pisa Centrale). A passagem de trem custa 8,60 euros.

De Pisa S. Rossore volte direto a Florença (1h17min). A passagem custa 7,60 euros. Para o trecho de trem, veja o tela a tela de como comprar passagens de trem na Itália.

As passagens de ônibus podem ser compradas com o motorista.

Pisa como pit-stop a caminho de Cinque Terre

Se você vai de Florença às Cinque Terre, o pit-stop em Pisa se encaixa muito bem no caminho.

Saia de trem de Florença (Firenze S. M. Novella) e salte em Pisa Centrale. É a única estação de Pisa com guarda-volumes. Custa 6 euros por volume (por um período de 5 horas; horas extras saem 0,90 euro cada). Deixe a mala no guarda-volumes e pegue o próximo trem a Pisa S. Rossore. São 5 minutinhos de viagem.

Faça a visita à Torre e volte a Pisa Centrale para pegar sua mala no guarda-volumes.

Siga no próximo trem a La Spezia, que é uma boa base para as Cinque Terre.

O trem mais comum entre Pisa Centrale e La Spezia Centrale é o Regionale, que leva entre 1h05min e 1h18min, custa 7,80 euros e não precisa ser comprado com antecedência, porque a tarifa não varia e não há reserva de assento (o trem regionale leva passageiros em pé se for preciso).

Alguns horários, porém, são operados por trens rápidos Intercity (que faz o percurso em 54 minutos e custa de 8,50 a 11,50 euros) ou Frecciabianca (que leva 48 minutos e custa entre 9,90 e 15,50 euros), que variam de tarifa conforme a antecedência da compra e incluem a reserva compulsória de assentos (não levam passageiros em pé).

Se você for se hospedar em alguma das Cinque Terre, como Manarola, Vernazza ou Monterosso, faz baldeação em La Spezia. (Os trens Intercity seguem de La Spezia a Monterosso, sem necessidade de baldeação, mas não param nas outras Terre.)

Clique e veja o tela a tela de como comprar passagens de trem na Itália.

Leia mais:

308 comentários

Livia
LiviaPermalinkResponder

OLá!
Li no post que há como deixar as bagagens em Pisa Centrale. Mas e em Lucca, alguém sabe me dizer se há com deixar as malas (grandes) lá na estação de trem?
Obrigada,
Lívia

Luiz
LuizPermalinkResponder

Oi!

Em Lucca não tem guardaroba para deixar bagagens.

raquel puiati bergamaschi

Obrigada mais uma vez!!

Riva
RivaPermalinkResponder

Gostaria de saber se é muito difícil ir para Florença, Siena e Pisa a partir de Roma. Pensei em fazer Roma como base e passar um dia inteiro em cada uma destas cidades. O que vc acha? O que é melhor neste caso, ir de trem ou de ônibus?

-- A.L.
-- A.L.PermalinkResponder

Vc pode ir de trem a Firenze, mas Siena e Roma começam a ficar mais demorados (3h de viagem em cada sentido). Se vc quer visitar essas três cidades, melhor montar base em Firenze por 3 noites, e de lá visitar as outras duas.

anny zanon
anny zanonPermalinkResponder

Ricardo,boa tarde.

Peço sua sugestão:ficaremos,minha familia e eu 5 dias em Roma.Gostaríamos que vc nos desse algumas dias de lugares "imperdíveis" de se conhecer.E que o custo benefício tambem vale a pena. Obrigada
Abraços
Anny
***nossa viagem está agendada para 06.07.2013

Katsumi Yoshimura Yajima

O meu grupo está no Navio Celebrity Equinox, que tipo de excursão é possível fazer? Estaremos em Pisa no dia 04/09/13 das 7:00 às 19:00 horas.E quanto fica e quantas horas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katsumi! Infelizmente não temos esse tipo de informação. Quem lhe vendeu o cruzeiro deve ter como descobrir os passeios oferecidos.

Marcos Reis
Marcos ReisPermalinkResponder

Ricardo,boa noite!!

Tenho lido muito suas dicas de viagem para a Itália, estou ,no entanto , com muita dificuldade em fazer um roteiro que eu otimizar bastante meu tempo.
Ficarei 10 dias.Bom, penso em chegar por Veneza ou Milão, ir para Florença e conhecer o bem a Toscana e partir de Roma.
O que você acha em relação ao tempo? vale a pena fazer esse roteiro??
Obrigado.

Arnaldo
ArnaldoPermalinkResponder

Marcos Reis,

Eu amo viajar pela Itália. País encantador. 10 dias é muito pouco para você conhecer tantas cidades em tão pouco tempo. Na minha opinião, somente a "cidade eterna" Roma merece a metade dos seus dias disponíveis, mas como você deseja otimizar o seu tempo, eu gastaria 3 dias em Veneza-Milão, 4 na Toscana e mais 3 em Roma, mas tão poudo tempo na capital italiana é quase uma afronta a tanto esplendor, história e riqueza cultural.

Arnaldo Fiuza

Ricardo Dellai

Estou pensando em fazer a combinação pisa+cinque terre em bate volta será se consigo.

Pisa só quero subir na torre fazer uma foto e já vou embora, minha idéia é voltar da cinque terre antes do anoitecer será se rola um bate volta expresso. rs

Ou é melhor ir de mala e cuia e ficar hospedado na cinque terre para visitar tudo com calma. Irei ficar 15 dias na itália, chegou por milão e volto por Roma.

Cari Saluti.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Cinque Terre só vale a pena se você dedicar um dia inteiríssimo a elas. Recomendamos inclusive dormir na véspera para aproveitar o dia seguinte desde cedo.

Não tente fazer por conta própria roteiros com a velocidade the flash das excursões. Não dá certo.

https://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/

Jorge Tavares
Jorge TavaresPermalinkResponder

Olá Pessoal! Estarei em Roma em março/2014 e pretendo ir à Pisa. Pretendo, na verdade, fazer um bate-volta Roma-Pisa-Roma no mesmo dia. Minhas perguntas: vale à pena fazer esse tour? Março é considerado baixa-temporada na Itália? Devo ir de trem de Roma até Pisa. Alguma dica? Pelo fato de ser perto do mar em Pisa faz muito frio? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jorge! Março é inverno, faz bastante frio em toda a Itália. De Roma a Pisa você precisa fazer transbordo em Florença. Com o tempo gasto na baldeação, vai dar umas 3 horas para ir, 3 para voltar.

Jorge Tavares
Jorge TavaresPermalinkResponder

Valeu pela dica! O site de vocês é muito legal1

Danilo Fernando

Ola Riq e Bóia, será que vale o bate e volta a partir de Milão?
Andei pesquisando e os trens me pareceram caros. Alguma opção de ônibus. E, pela distância, daria para combinar mais alguma cidade?
Obrigado pela ajuda! Sem dúvida o melhor blog de viagens!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! Fica muito longe para bate-volta a partir de Milão; são pelo menos três horas de trem por trecho.

Ricardo Tadeu Pianta

Olá Ricardo.....gostaria de saber se compensa ir de Firenze para Pisa de trem de Alta Velocidade ou trem expresso que deixa mais próximo da torre e onde pego o trem expresso em Firenze????. E neste mesmo dia pretendo sair de Pisa e ir para Modena....qual a sua dica??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Se você for de expresso, fará a baldeação em Pisa Centrale para Pisa San Rossore. De trem regional, não precisará baldear.

Fernando Salles

Olá, Bóia,

Tem algum dia da semana em que não é indicado ir a Pisa, Siena ou Montalcino? Aos domingos ou segundas, por exemplo, corro o risco de encontrar muitos lugares fechados?

obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Apenas museus fecham às segundas-feiras. A Torre de Pisa abre todos os dias. Igrejas abrem todos os dias.

Fernando Miranda

Olá!
Boa tarde!

Gostaria de saber se tenho como me informar sobre as festas e eventos que ocorrem nas cidades da Toscana no mês de Junho (pretendo fazer meu roteiro com base nos eventos).

Fiquei surpreso com a informação que não residentes não podem trafegar de carro em Pisa. Sabe informar se em mais alguma cidade da Toscana isso acontece?

Muuuuito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Acontece no centro histórico de praticamente todas as cidades italianas.

Tente este site para eventos:
http://www.discovertuscany.com/tuscany-events/

Mauricio Fernandes

Bóia,

Em qual site posso comprar o ticket do trem regional de Florença para Pisa?
Não estou conseguindo pela Trenitalia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maurício! Passagens para trens regionais só estão disponíveis online 1 semana antes da data. A diferença de preço para compra antecipada de trens regionais lentos é insignificante, você pode comprar na hora.

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Bóia,

Obrigado pelo retorno.
Como vou viajar de Viena para Florença (4/1/14), estava pensando em deixar as malas nos lockers da estação de Florença S.M.Novella (check in do hotel é mais tarde) e seguir direto para Pisa para aproveitar o dia, já que ainda vou ficar mais 2 dias em Florença. Consigo comprar o ticket regional na hora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauricio! Você compra as passagens na hora, mesmo. Veja: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Florença e Pisa – Bate e Volta de Trem – Dia 5 | Muita Bagagem

[...] Pisa foi uma cidade muito rica na idade média, quando sua armada comandava o oeste do mediterrâneo e o comércio da época trouxe glórias e dinheiro que se refletiram nas construções da cidade. O Duomo foi iniciado em 1064 e representa a arquitetura Românica de Pisa e sua fachada com 4 camadas mescla colunatas e arcos fechados. Não deixe de entrar (veja quadro abaixo), para apreciar o púlpito de Giovanni Pisano e o mosaico Cristo Majestoso de Cimabue. Já a estrela do lugar, a Torre de Pisa, teve sua construção iniciada em 1173 e concluída em 1350. Já era célebre desde então quando recebia ilustres visitantes como Galileu que fez experiências com objetos em queda por lá (Veja o Box ao final do Post). A construção do Batistério iniciou-se em 1152, terminando um século depois por Nicola e Giovanni Pisano. Para subir na Torre (escada…wink é bom comprar o ingresso com antecedência. É possível comprar na hora, mas em alta temporada não é garantido. O Viaje na Viagem ensina tudo aqui. [...]

Como organizar sua viagem a Itália | Viagem a dois

[...] passeio, vamos ler o relato. Assim encontramos o post maravilhoso falando de Pisa (para ver o post clique aqui). É um dos poucos que realmente dizem que o passeio vale a [...]

soraia arraes
soraia arraesPermalinkResponder

Estarei em junho em um navio de atracará em Livorno. É Recomendável fazer Lucca e Pisa de trem em um dia, até às 18hs para retorno em Livorno? obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Soraia! É possível.

Arnaldo
ArnaldoPermalinkResponder

Ricardo,

Fiz esta viagem, em junho do ano passado, de Florença a Pisa, de ônibus. Foi tranquilo. Em frente à estação de trem de Florença é a parada do ônibus. A viagem demorou pouco mais de 1 hora. Na parada em Pisa, pega-se outro ônibus local que leva a Piazza dei Miracoli onde fica a belíssima torre. No entanto, recomendo a se alugar um carro em Florença e aproveitar o passeio por outras cidades encantadoras da Toscana como Siena, Lucca, San Gimignano...

Arnaldo Fiuza

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Subi a Torre pela 2a vez em Outubro de 2011, mesma época do Comandante. Na época esqueci de deixar a dica que na baixa temporada, eu e meu marido preferimos comprar na hora e foi exatamente 2hs depois que subimos. Deu tempo para almoçar, tirar fotos com a vantagem de ter certeza que o tempo ia estar bom. Mesmo motivo pelo qual eu passei horas na fila da Torre Eiffel - e se chove? E se fecha o tempo? Prefiro esperar e ter fotos lindas para lembrar depois.

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Boa tarde,

estou indo para a Italia em Maio e pretendo ficar 4 dias em Florença. Queremos visitar algumas cidades próximas, que já vimos sugestão aqui no site, como Pisa, Luca, além de outras. Estou em dúvida se alugo um carro ou vou de trem de Roma para Florença, pois iremos com pessoas idosas e não sei se esse trajeto de trem é tranquilo de fazer para elas ou se fica muito cansativo. É muito complicado fazer esses trajetos a partir de Florença de carro? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caroline! O trajeto de trem é ótimo de fazer. Florença é uma base conveniente para viagens de trem e ônibus. Para passear de carro, monte base em Siena ou arredores.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Andreia Luna
Andreia LunaPermalinkResponder

Boia, é viável ir de Firenze a La Spezia de trem e passando por Lucca e Pisa? De La Spezia vou para a Toscana. Volto para Firenze pra pegar o carro ou posso ir direto para Siena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia! A rota do trem é exatamente essa. O problema é fazer todo o trajeto com malas. Você perderá algum tempo a mais nas duas cidades para colocar e retirar as malas nos guarda-volumes. Em Pisa só há guarda-volumes na estação central. Não há guarda-volumes na estação San Rossore, que é a mais próxima da torre (e de onde daria para seguir a Lucca sem precisar voltar à Central).

Rommy
RommyPermalinkResponder

Oi, td bem? Vamos fazer uma viagem de navio em julho e ele vai ficar 1 dia (8hrs ) em La Spezia. Dà tempo de ir a Pisa e Florença? Vc aconselha alugar um carro ou ir de ônibus ou trem? Somos 4 pessoas.
Obgd

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rommy! A estação Pisa S. Rossore, que é a mais próxima da torre, está a uma hora de trem de La Spezia. Note que, se você não tiver o dom da desmaterialização, você demorará entre meia e uma hora para conseguir sair do navio e chegar à estação de trem. Entenda que talvez você precise esperar mais de meia hora, talvez até uma hora, pelo próximo trem. Considere que existe uma caminhada a fazer a partir da estação até a Torre, e depois para voltar. Lembre-se que mesmo quando viajamos existe a necessidade de fazer coisas como... comer.

Ou seja: Florença fica para uma próxima. E é uma pena que vocês não aproveitem que estão ao lado de Cinque Terre (10 minutos de trem para a primeira vila) para visitar um dos lugares mais bonitos da Itália. Essa é a verdadeira oportunidade que essa parada oferece.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/

Rommy
RommyPermalinkResponder

Obrigada pela resposta.
Tb achei interessante ir a Cinque Terre, mas dá pra fazer com segurança de horário(navio não espera!)de trem? Ida e volta a La Spezia. Dá pra alugar um carro? ou é melhor o trem mesmo?
Obgd

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rommy!

Leia sobre Cinque Terre no post de Cinque Terre:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/

natalia
nataliaPermalinkResponder

Oi,

Da para ir a Pisa saindo de La Spezia? Tenho apenas horas porque estarei em um navio que passa por lá. Queria apenas ir para tirar uma fotinho, visto que já estive lá.

Boaventura
BoaventuraPermalinkResponder

Boa noite, sou boaventura e estou indo a italia com minha esposa e nossas 2 filhas uma de 9 anos e a outra com 12 anos. Vamos estar em roma de 28 de junho a 02 de julho. Você acha que neste curto período consigo ir a pisa e veneza? As viagens dentro da italia sao muito caras?
Desde ja agradeço a atenção,
Boaventura

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Boaventura! Fazendo as contas, você só tem 3 dias inteiros em Roma. Fica apertado para ir para Veneza -- a gente não recomenda, não. Aproveite as atrações de Roma.

Leia mais aqui:
https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire/
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Leonardo Casagrande

Olá Bóia

Dei uma lida no post sobre pisa e não consegui sanar a minha dúvida. Descobri que, saindo de Roma, terei que transbordar em Florença (Firenzi???) antes de seguir para Pisa. Descobri também que posso deixar minha bagagem na estação de Pisa Centrale. A minha ideia de roteiro é a seguinte: Estaremos em Roma e iremos para Milão de trem e a ideia é fazer essa parada em Pisa antes de seguir viajem. Minha pergunta é se dá para curtir o passou sem muito atropelo em relação a tempo?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Não é prático mas é possível. Deixe as malas na estação de Florença.

O trajeto será Roma-Florença (1h30) - Florença-Pisa (1h) - Pisa-Florença (1h) - Florença-Milão (1h40)

Leonardo Casagrande

Maravilha Boia
Não tinha pensando em deixar a bagagem em Florença, mas com certeza é melhor.
Uma última dúvida: Posso comprar a passagem de trem de Roma-Milão, descer em Florença e utilizar a mesma passagem para continuar de Florença-Milão? Ou precisarei comprar Roma-Florença e depois Florença-Milão?
De Florença para Pisa, é preciso comprar antecipado ou posso comprar na hora?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo!

Passagens de trens rápidos (Roma-Florença e Florença-Milão) necessitam lugar marcado. Necessitando lugar marcado, você precisa comprar uma para cada trecho separadamente. Compre a partir de 90 dias de antecedência em http://www.trenitalia.com .

Trens lentos e regionais (Florença-Pisa-Florença) não necessitam reserva e se necessário levam passageiros em pé. As passagens são válidas para o dia inteiro num mesmo sentido. Dá para comprar na hora porque não há economia significativa ao comprar antecipadamente. Alguns trens só ficam disponíveis online 1 semana antes da viagem.

Sussumu
SussumuPermalinkResponder

Salve, A Boia!

De Roma a Pisa, direto, tem como, de trem? Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sussumu! Tem que fazer baldeação em Florença.

Sussumu
SussumuPermalinkResponder

Mas você sabe se eu comprar o Regionale Veloce quando chegar em Roma no preço já está incluída essa transferência? Valeu pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sussumu! Compre Freccia Roma-Florença o quanto antes. Compre separado Florença-Pisa uma semana antes na internet ou na hora.

Barbara Iseppi

Sairei de La Spezia em direção à Siena, de trem. Tinha ideia de voltar à Pisa outro dia, mas agora fiquei em dúvida... Será que é melhor já parar no caminho? Nesse caso, será que eu conseguiria incluir outra cidade toscana?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Para chegar de trem a Siena, você fará baldeações em Pisa e Empoli. Aproveite para dar uma volta em Pisa.

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Olá Boia, no site Opapisa consta a informação que "Você pode comprar bilhetes on-line de 20 dias a 1 dia antes da data da visita, dependendo da disponibilidade." Tentei comprar para 06/10 e não consegui. No texto o Ricardo citou que as compras são liberadas 45 dias antes. Acredito que eles tenham alterado o sistema de venda este ano...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiola! Obrigado pela informação, vamos checar e atualizar!

Marilia
MariliaPermalinkResponder

Boa noite.
Gostaria de tirar algumas dúvidas.
Vou à Roma e ficarei por 9 dias, gostaria de saber se dá para conhecer Veneza, Florença (Torre de Pizza) , Pompéia nesses dias, o que você recomenda trem ou ônibus??
Agradeço desde já as informações
Marilia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! Seria mais interessante fazer Roma, Florença e Siena, conhecendo cidades na Toscana de carro ou ônibus. Veja dicas aqui:

https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa
https://www.viajenaviagem.com/destino/toscana

Daisy
DaisyPermalinkResponder

Estava pensando em dar uma esticada de Veneza para conhecer a Torre apenas (um bate-volta). Vi que daria umas 3hs de viagem e o trem sai cedo (7hs da manha). É viavel mesmo ou ficaria muito ruim?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daisy! É muito ruim.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Qual o site ou nome da empresa de trem que faz o trajeto Florença / Pisa, Pisa/Lucca e Lucca/Florença. Estava pesquisando na trenitalia e tem apenas um horário de noite e em sua matéria tem informação de horário de hora em hora. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! É a Trenitalia e há pelo menos um trem por hora. Mas trens regionais só são vendidos online com uma semana de antecedência. Simule datas nos próximos 7 dias e você terá uma idéia de horários e preços atuais.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Vou me hospedarcom minha esposa e dois filhos na casa de uma amiga em Roma, em dezembro, e estou planejando sair 4 dias para conhecer outros lugares. Pensei no seguinte roteiro:
1. Roma para Florença (trem alta velocidade) no dia 25/12 - passear em Florença um pouco, pois neste dia deve estar tudo fechado.
2. Segundo dia alugar carro e ir até Pisa e Lucca
3. Terceiro dia de carro ir até Assis passando por Arezzo
4. Devolver o carro e passear a pé em Florença, retornando de trem para Roma de noite.
O que acha destas opções? Tem alguma sugestão que possa ser melhor?
Pesquisei o hotel Porta Faenza, você conhece?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Não recomendamos Florença como base para passeios de carro. Ainda mais no inverno, quando as estradas podem estar com neve. O ideal é fazer os passeios de trem ou ônibus. Veja aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Sobre o hotel, temos um comentário de uma leitora, aqui:
http://painel.viajenaviagem.com/2011/07/hoteis-em-florenca-os-relatos-dos-leitores/comment-page-1/#comment-175975

Você também pode ler as resenhas dos ex-hóspedes do Hotel Porta Faenza, no Booking.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Olá Ricardo,
Eu e meu marido estamos indo a Florença de Roma, de trem, e vamos passar 02 noites. Vimos a sugestão do seu roteiro de fazer San Gimignano+Volterra+Pisa de carro e gostamos. Há locadoras de carro na estação de trem? Agradeço sua atenção.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Iremos em dezembro. Li agora seu post anterior sobre as estradas nessa época do ano...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Aqui quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire não recomenda ficar de carro em Florença. Pegue as dicas no post e vá de trem. wink

Rubiana Rossi
Rubiana RossiPermalinkResponder

Bom dia,
Por favor estou precisando de ajuda.
Estou procurando passagem de trem de Florence - Pisa dia 01 de janeiro.
Mas, nao consigo encontrar bons preços.
Você tem algum site de vendas para me informar?
Muito Obrigada
Att. Rubiana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rubiana! O trem é regional; só vende online para partidas em até 7 dias. O site é o da Trenitalia. Pesquise "tutti i treni" e use a grafia Firenze. O preço não varia muito, dá pra comprar até na hora sem prejuízo.

Rubiana
RubianaPermalinkResponder

OI Boia,
Muito Obrigada =)
E de Roma para Pisa? Trem? Ou Ônibus?
Qual o nome?
Não estou encontrando no Trenitalia
Pode me ajudar?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rubiana! Sim, você pode ir de trem de Roma a Pisa; é uma viagem mais longa, com baldeação em Florença. Cada perna leva 3 horas.

clarice dib
clarice dibPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Tens algo a dizer sobre ir à San Miniato para caçar trufas? Tenho vontade de fazer este passeio.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarice! Quem responde é A Bóia.

O site de San Miniato tem uma seção dedicada a passeios para caçar trufas:
http://www.sanminiatoturismo.it/escursioni-city-tours-trouffle-hunting

clarice dib
clarice dibPermalinkResponder

Obrigada Bóia! Aproveitando, quero perguntar: saindo do Brasil e indo diretamente à Toscana, qual o melho lugar para desembarcar, logisticamente e economicamente: Florença, Pisa ou Gênova?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarice! Vá para Florença. wink

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

A Estação Pisa San Rossore não tem a mesma estrutura que a Estação Pisa Centrale. No dia em que fomos, os guichês para compra da passagem para Lucca não estavam aceitando dinheiro, apenas cartão de crédito. Não há bilheteria com atendimento "pessoal", e poucas informações sobre o horário de partida dos trens e a plataforma de embarque. Fiquem atentos e previnam-se!

Samuel
SamuelPermalinkResponder

Olá
Gostaria de fazer um bate-volta de Roma a Pisa passando por Florença no dia 25/12/14. É possível visitar a Torre além de Florença mesmo que seja corrido?
Obrigado,
Samuel.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samuel! De Roma até Florença de carro ou trem são 3h30. De Florença para Pisa, mais 1h. Só de estrada serão 8h. Isso é inviável para um bate-volta. E Florença merece pelo menos um dia inteiro.

Anderson Veiga Rivolta

Primeiro quero lhes dar os parabéns pelo site. Ajuda muito a programar as férias pela Europa. É um site que eu indico a todos os meus amigos.
Preciso de uma ajuda. Chego em Paris 01/08/15 e já paguei hotel em Veneza de 17/08 a 20/08/15. A ajuda que eu preciso é a seguinte: quero conhecer Roma e Pisa. Posso dedicar 5 dias a Roma e um a Pisa. Como eu faço para ir de Roma a Pisa? E à partir de Pisa, como eu faço para ir de volta a Paris? É possível ir de ônibus de Pisa à Paris pela Eurolines? Obrigado pela atenção, e um grande abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! Vá de Veneza a Pisa de trem. Há uma baldeação em Florença, onde você deixa suas malas na estação e prossegue em trem regional como está descrito no texto. De Pisa a Roma você passará de novo por Florença, onde pegará suas malas.

De Roma a Paris vá de avião.

Mauricio Tadeu Luzzi

Antes de tudo, excelente site, ajudando sempre.
Estou indo para Itália no mês de Março e estarei na região da Toscana no período de 20/03/2015 até 26/03/2015, estando hospedado em Florença entre os dias 20/03 á 23/03 e em Poggibonsi entre 24/03 á 26/03 em Poggibonsi estarei de carro e estou tentando montar um roteiro na região utilizando trem e carro, assim gostaria de saber de vocês quais as cidades mais fáceis de se visitar de trem e as de carro, lembrando que terei duas bases Florença e Poggibonsi.
Desde já agradeço atenção de vocês.
Mauricio

Daniel
DanielPermalinkResponder

Olá. Qual seriam os melhores horários de ida e volta de trem de Florença a Pisa para fazer um bate e volta até a Torre ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! São trens regionais com passagens válidas para o dia inteiro em que foram compradas.

mayara
mayaraPermalinkResponder

Olá!
Amei o site. Parabéns!
Estou indo a Itália em fevereiro/março e estarei por Roma, Florença e Bologna, pois meu namorado quer muito ir a Maranello ( fazer o passeio de ferrari), tens dicas de Bologna ?
Obrigada.

Stefânia Martins

Olá! Passei 18 dias na Itália, cheguei há 2 semanas. O blog me ajudou demaaaais no meu planejamento, pois organizei tudo sozinha! Sobre Pisa... Fiz bate volta a partir de Florença, super tranquilo! E quando cheguei na praça e vi a torre... Confesso que chorei! Sério! Eu subi, e valeu muito a pena, foi divertido subir e descer uma escada torta! Rs! É a vista lá de cima é linda!!! Abraço!

thaise
thaisePermalinkResponder

Olá,
estou montando um roteiro para a italia entre os dias 15 de maio para roma e retorno dia 29 de maio saindo de roma (comprei com milhas e não tinha muitas opções.. rsrsr) por isso queria muuuito ajuda de vcs.
já li todos os post sobre a toscana e definitivamente ela vai estar em meu roteiro, mas estou na dúvida quanto ao resto.
pensei em fazer assim:
16 roma;
17 roma;
18 roma;
19 conhecer o vaticano e partir para florença. aqui estou em dúvida se vou de carro ou de trem. Li tb seu post sobre assis e me interessei muito, ams não sei se ficaria muito puxado ou não.
20 florença
21 florença
22 florença. e aqui começam minhas grandes dúvidas. pq não sei se, primeiro, este tempo é suficiente para conhecer roma e florença, ou se naõ estou deixando muitos dias para cada lugar já que gostaria de conhecer as principais cidades da toscana, como San Gemignano, Monteriggioni, Voltera, Lucca, Pisa, Cortona.
e alem disso me apaixonei por Cinque-Terre e gostaria de inclui-la no meu roteiro tb.
Boia, vc acha que eu estou tentando colocar muitos destinos em poucos dias?
abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Thaise! Pense em 4 ou 5 dias inteiros em Roma e 3 em Florença e mais uns 3 ou 4 dias para a Toscana.

Para mais dicas veja:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
https://www.viajenaviagem.com/destino/roma/
https://www.viajenaviagem.com/destino/toscana/

Sabrina
SabrinaPermalinkResponder

Na Italia tive o prozer de conhecer Roma e relatei alguns momentos da viagem aqui: www.liveforexperiences.blogspot.com.br
Mas pretendo fazer uma viagem a Toscana, Florença, Bologna, Pisa e Cinque Terre. Creio que isso requeira no minimo umas 2 semanas, preciso me planejar...

NilsonRio
NilsonRioPermalinkResponder

Oi Sabrina. Não sei se estou sendo indelicado respondendo sua pergunta, mas a intenção é ajudar. A pouco tempo fizemos uma viagem parecida com a sua usando carro: Roma, Assis, (Lago) Passignano sul Transimero, Cortona, Arezzo, Siena, Montepulciano, Pienza, Montalcino, Monteriggione, San Gimignano, Greve in Chianti, Florença, Pisa, Lucca, Cinque Terre (depois subimos para Chamonix, Annecy (linda), cruzamos a suiça entrando por Genebra e saindo por Lugano), Lago Como, Milão, Bergamo, Verona, Padova e Veneza.
Pelo que vi na nossa viagem, sugeriria o seguinte:
Florença: 2 ou 3 dias (além do "obrigatório" - Uffizi, academia, etc., vale a pena comprar artigos de couro a baixo custo - casacos, bolsas simples etc. - adoramos os jardins renacentistas do Palazzo Pitti)
Siena e Monteriggione: 1 dia
Montepulciano, Pienza e Montalcino (deguste os Brunellos na Forteza, agende uma visita a uma viníciola - algumas oferecem degustação gratuita) - 1 dia
San Gimignano - 1/2 dia (onde tem a melhor gelateria do mundo em 2010 - Gelateria Dondoli - em frente um concorrente também alegava em 2012 ser a melhor gelateria). (Parêntesis - a gelateria que mais nos agradou fica na Schwendenplatz em Viena, chama-se Gelateria Castelletto. O sorvete é tão cremoso que você não sente o gelado. Os vienenses tomam até com frio e chuva. Muito bom mesmo embora não tenha todos os sabores da Dondoli).
Greve in Chianti - 1/2 dia (visite a taverna "le cantine" onde vc pode comprar provas de vinhos de toda a região de Chianti e até do Veneto).
Pisa e Lucca - uma tarde, começando por Pisa (ver as coisas "obrigatórias") e terminando em Lucca (curtindo coisas legais - andar de bicicleta sobre a muralha, "flanando" pelas ruas estreitas, comendo deliciosas pizzas "al taglio" e tomando gelatos muito bons - não compre gelato na muralha).
Cinque Terre - 2 ou 3 dias, mais se quiser fazer as muitas trilhas.
Em Monterosso ao mare tomar uma caipirinha honesta num dos bares de frente para o mar e eventualmente banhar-se em suas praias.
Percorrer a via dell'amore
Existem restaurantes interessantes para o jantar.
Fazer o passeio de barco ao final da tarde vindo de Monterosso ou Vernazza em direção a Riomaggiore (o sol fica atrás de você iluminando o costado, o que facilita tirar boas fotos).
Pode ser uma boa idéia se hospedar perto do nível do mar para evitar ter de encarar uma grande subida após o jantar (os ônibus param as 19hs).
----------
Cortona é uma cidade "simpatiqunha" (chegamos a ver um "casamento" passando pelas ruas da cidade). Arezzo já é uma cidade grande, com uma "cidade velha" um pouco "moderna". Eu colocaria as duas numa lista de menor prioridade.
----------
Como adoramos Assis (Assissi), acrescentaria esta cidade ao roteiro, embora seja m pouco contramão. Basta um dia. A cidade transmite uma boa energia e é muito pitoresca. Chegamos a ouvir um canto gregoriano na igreja de são francisco. (baixa).
-----
Bom, (muito) resumidamente é isso.

Dagmilson
DagmilsonPermalinkResponder

Oi Sabrina, quando está pensando em fazer esta viagem?
Eu e minha esposa vamos em 11 de maio, e seu trajeto é bem parecido com o nosso.

rachel aquilla

Olá! Vou chegar na estação Pisa Centrale, vindo de Roma, as 11:30 e tenho que pegar o trem, na mesma estação, as 16:30 para La Spezia. Minha dúvida é se consigo encaixar Lucca nessas 5 horas que vou ter desde a chegada até a saída de Pisa ou se é inviável e o melhor é fazer Pisa (torre) + Pisa (centro histórico). Queria muito conhecer Lucca, mas não sei se não vai ser só correria.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rachel! Tomando o trem na estação Pisa San Rossore, Lucca está apenas 20 minutos adiante. Tendo em vista que você ainda vai andar por Pisa, porém, vai ficar meio corrido... Veja - https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

rachel aquilla

Obrigada, Bóia!

Tauan
TauanPermalinkResponder

Olá, gostaria de uma ajuda com relação a toscana.
Tenho 3 dias na região, com base em Florença, agora em março (dias: 4,5 e 6) e estou em dúvida no seguinte roteiro:

1º dia - Florença (conhecer os principais pontos turísticos)
2º dia - Pisa + Lucca (trem) ou Pisa+Volterra e San Gimignano (carro)
3º dia - Abetone (carro) ou San Gimignano+Volterra+Colle+Monteriggioni (carro)

Gostaria muito de conhecer Abetone, mas confesso que tenho um certo receio na ida de carro até lá (bate-volta), por conta da estrada com neve e etc.
Caso escolha por esse passeio em Abetone, faria Pisa combinada com Volterra e San Gimignano.
Podem me sugerir uma solução?!

Obrigado!
Abs,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tauan! Não recomendamos Florença como base para passeios de carro. É melhor escolher qualquer outro lugar da Toscana, para não precisar entrar e sair da cidade e correr o risco de ser multado em zonas de tráfego limitado.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus

Cristiane Paiva

Olá, Riq e Bóia! Vou passar 2 noites em La Spezia p/ conhecer as 5Terres, de lá vou fazer base em Siena uns 5 dias (bate-voltas) e depois vou p/ Florença (já conheço a cidade) uns 3 dias. Como quero ir à Lucca (já conheço Pisa tb), minha dúvida é o que seria melhor:
1- de La Spezia, pernoitar pelo menos 1 noite em Lucca e depois seguir p/ Siena OU
2- ir direto de La Spezia p/ Siena, após p/ Florença, aí sim, fazer bate-volta à Lucca.
Outra dúvida: tenho mais 1 dia sobrando: Acha que seria melhor aumentar em La Spezia (3 noites) ou em ficar 2 dias em Gênova?
Obrigada, Cristiane.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Com duas noites você aproveitará melhor Gênova. Lucca pode ser visitada como pit stop a caminho de Siena, sim.

Cristiane Paiva

Obrigada Bóia!

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Olá. Pretendo ir de Florença até La Spezia de trem com uma parada em Pisa. Minha ideia seria comprar duas passagens, uma de Florença até Pisa e outra de Pisa até La Spezia. Porém li um relato em um blog onde a autora dizia que a passagem de Florença até La Spezia tem validade de 6 horas e que é possível descer em Pisa, conhecer a torre e depois embarcar novamente em outro trem com destino a La Spezia com a mesma passagem. Essa informação está correta ? Muito Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Nos trens regionais, onde não há marcação de lugares, a passagem é válida durante todo o dia para a qual foi emitida. Você pode parar e subir pelo caminho comprado, só não pode fazer ziguezague. Se comprar Florença-La Spezia via Pisa San Rossore, certamente seu trem será regional e permitirá a parada com apenas uma passagem.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Obrigado

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Mudando um pouco de assunto (aliás, de lugar)...
O trem partindo de Nápoles, para Herculano e Pompeía, funciona da mesma maneira? Posso comprar apenas um ticket, e descer em ambas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Qualquer passagem vale apenas num sentido, caso contrário seria um passe. A passagem em trem regional tem validade durante todo o dia, mas só num sentido. Se quiser voltar, compre uma passagem ida e volta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Sim. Compre ida e volta.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Olá, Bóia!
Não encontro as passagens de trens regionais Florença-Pisa no site oficial da Trenitalia (somente trem rápido) para 8 de junho. Contudo, no site www.trenitalia.com.br é possível ver os horários disponíveis e comprar com antecedência as passagens de trem regional. Você já ouviu falar deste site? É confiável? Abraço, Marcio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! Para trem regional, compre na hora ou com uma semana de antecedência. O preço praticamente não muda. Não aparecem os horários antes de uma semana.

Marcelo Galvão

Olá, Boia. Como foi mencionado anteriormente, tentei comprar o ingresso da torre para o final do mês, porém só disponibilizam para os próximos vinte dias.
Uma dúvida, por favor, quanto ao uso do trem: pretendo fazer um bate e volta de Florença a Lucca, incluindo Pisa. Veja, por favor, se estou correto. O bilhete seria de trem regional para poder descer, inicialmente, na estação Pisa San Rossore, mais próxima da torre, pois o regional veloce só para na Pisa Centrale. Depois, com o mesmo bilhete, sigo de Pisa San Rossore para Lucca. Ou seja, o bilhete seria de trem regional: Florença (Firenze S.M.N.) > Lucca >Florença, com baldeação em Pisa San Rossore. É isto mesmo? Ou preciso comprar três bilhetes: Florença > Pisa San Rossore; Pisa San Rossore > Lucca e a volta Lucca > Florença.
Obrigado, desde já, pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Um bilhete Pisa-Lucca-Pisa válido para o dia basta. É só pegar trens que parem em Pisa S. Rossore.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Estou mais ou menos com a mesma dúvida do amigo Marcelo...
E faço outra pergunta: um único bilhete pode ser usado na ida e na volta?
Eu, particularmente, farei apenas Florença - Pisa - Florença. Nesse mesmo tipo indicado, compro um único bilhete válido para o dia inteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Qualquer passagem vale apenas num sentido, caso contrário seria um passe. A passagem em trem regional tem validade durante todo o dia, mas só num sentido. Se quiser voltar, compre uma passagem ida e volta.

Matheus
MatheusPermalinkResponder

Olá! Pretendo fazer um bate e volta em Pisa dia 1 de janeiro de 2016, mas não sei se as atrações estarão abertas, e não achei não no site dizendo que estaria fechado... saberia me informar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! A Torre está fechada a subidas no dia 1º, mas pode ser vista e fotografada por fora normalmente.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar