Torre de Pisa como visitar

Torre de Pisa: como chegar, como comprar, com que destinos combinar

Este post traz todas as informações de que você precisa para fazer o passeio à Torre de Pisa:

Torre de Pisa

Visitar a Torre de Pisa é muito fácil: é um passeio que cabe numa manhã ou numa tarde para quem está hospedado em Florença. A visita externa à torre é gratuita — mas se quiser (e comprar o ingresso com antecedência), você pode inclusive entrar e subir na Torre.

Batistério, Camposanto, Catedral e Torre de Pisa

Caso você tenha um dia inteiro livre, pode combinar Pisa com Lucca no mesmo passeio, voltando ao fim do dia a Florença.

Opa, Pisa!

Como subir na Torre de Pisa

Entrar e subir na Torre de Pisa acrescenta um componente lúdico ao passeio. Não é obrigatório, claro. Suba apenas se você quiser experimentar uma leve tontura subindo a espiral inclinada — e também exercer o privilégio de penetrar num dos monumentos mais famosos do planeta.

Os lugares são limitados. Apenas 30 visitantes são admitidos na torre ao mesmo tempo. Por isso, os ingressos são vendidos com horário marcado. Se você perder a sua hora, não sobe.

Os ingressos para subir com hora marcada são vendidos no site da Opapisa, por 20 euros. Os ingressos entram no sistema com 20 dias de antecedência e podem ser comprados até a véspera da data, se houver disponibilidade.

Torre de Pisa: como chegar

Com o ingresso da Torre na mão, é preciso se apresentar com meia hora de antecedência no guarda-volumes, para deixar toda bolsa ou mochila. De lá você faz a fila na Torre. Se perder o horário marcado, babau. Cada grupo tem 30 minutos para subir e descer. São 215 degraus em espiral — num edifício com inclinação acentuada. É preciso fôlego e resistência à tontura.

Piazza dei Miracoli

Subir é imprescindível? Claro que não. É só mesmo pelo fetiche de subir num cartão postal (e experimentar a sensação de andar num prédio inclinado). É bom lembrar que, a exemplo do que acontece em outros monumentos do gênero, ao alto da Torre de Pisa é o único ponto da Praça dos Milagres de onde você não pode contemplar a Torre de Pisa.

Torre de Pisa como chegar

Mesmo que você não queira/não possa/não tenha encontrado ingresso para subir na Torre, o passeio até lá super vale a pena. Não só pela torre inclinada: a Piazza dei Miracoli como um todo é de uma beleza taj-mahaliana; ao vivo, a inclinação da Torre deixa de ser uma curiosidade de enciclopédia e se torna o detalhe que deixa o conjunto ainda mais cativante. Que arquiteto clássico pensaria numa assimetria tão desconcertante? Vai por mim: a Torre de Pisa não é uma armadilha pra turista, não.

As outras atrações da Piazza dei Miracoli

O passeio fica mais rico quando você explora os vizinhos da Torre de Pisa.

A visita à Catedral, em horário livre, está inclusa no ingresso da subida na Torre ou para alguma das outras atrações. Mesmo que você não compre nenhum ingresso, ainda assim pode visitar a Catedral. Basta passar na bilheteria e retirar um ingresso grátis (com hora marcada).

O Batistério, o Camposanto (Cemitério) e o Museu delle Sinopie (que expõe os rascunhos dos afrescos destruídos num incêndio do Camposanto) podem ser visitados com ingresso avulso ou conjunto. Uma atração custa 7 euros; todas as atrações (não inclui a Torre de Pisa), 10 euros. Compre pela internet ou na bilheteria, no local.

Como chegar à Torre de Pisa

A Piazza dei Miracoli — “Praça dos Milagres”, termo cunhado pelo poeta Gabriele d’Annunzio — fica estranhamente fora do centro histórico ‘central’ de Pisa.

É que no apogeu de Pisa como uma das Repúblicas Marítimas italianas, entre os séculos 12  e 14, o porto fluvial mais importante da cidade ficava para aquelas bandas, mais ou menos onde se encontra hoje a estação Pisa San Rossore.

Só que o rio (que se chamava Auser) secou, e a cidade acabou se reacomodando ao longo do Arno, mais adiante. Só isto salvou a praça de estar no centro de um labirinto de ruelas, como é o corriqueiro nas cidades italianas.

Vindo de trem

A estação de trem mais próxima da Torre de Pisa é Pisa S. Rossore. De lá até a Porta Santa Maria Pisa, na entrada da Piazza dei Miracoli, são 5 minutos a pé. (Da estação à bilheteria do complexo dá pouco mais de 10 minutos.)

A viagem de Florença (Firenze S. M. Novella) a Pisa S. Rossore leva no máximo 1h17min.

São normalmente 3 saídas por hora de Florença. Há dois tipos de trem:

  • Regionale: pára em Pisa S. Rossore, por isso dispensa baldeação. Tempo total de viagem: 1h17min
  • Regionale Veloce: requer uma baldeação em Pisa Centrale, onde você pega o próximo Regionale e salta na primeira parada, Pisa S. Rossore. Tempo total de viagem, incluindo o intervalo entre os trens: de 59 min. a 1h09min

A passagem custa 8,90 euros (com ou sem baldeação) em cada direção. Como são trens regionais, o preço da passagem não se altera — não há desconto para compra com antecedência. Também não há reserva de assentos — trens regionais levam passageiros em pé, se necessário (preço de maio/2023).

As vantagens de comprar online são duas:

  • Você não perde tempo na estação (pode haver fila nas máquinas e na bilheteria)
  • Não é preciso validar a passagem em nenhum totem (o bilhete é válido por 4 horas a partir do horário comprado)

Clique e veja o tela a tela de como comprar passagens de trem na Itália.

Caso você compre a passagem na estação, vai precisar validar o bilhete num totem do saguão da estação ou da plataforma. O bilhete vale então por 4 horas a partir da validação.

Dá para fazer bate-volta de Roma a Pisa?

É possível sair de Roma, visitar a Torre de Pisa e voltar no mesmo dia. Mas é um passeio chato. A viagem de trem de Roma Termini a Pisa S. Rossore leva entre 3h e 3h15 — e depois tem que voltar. É o tipo de passeio em que você fica mais tempo em trânsito (6 horas!) do que no destino.

Vai por mim: qualquer primeira viagem à Itália precisa prever pelo menos dois pernoites em Florença. É o mínimo do mínimo, mas dá para você usar um dia e meio em Florença e tirar uma manhã ou uma tarde para fazer o bate-volta a Pisa.

Vindo de carro

Pisa está a 100 km de Florença. De Siena são 165 km por auto-estrada. Lucca está a apenas 25 km, e La Spezia, porta de entrada das Cinque Terre, a 85 km. Venha de onde vier, cuidado com o caminho que o GPS indicar: trafegar no centro da cidade não é permitido para não-residentes, e você vai levar uma multa eletrônica se entrar nos limites do centro histórico “central”. Na dúvida, siga as placas na direção de Lucca, e antes de sair da cidade aparecerão as placas para a Torre. Há vários bolsões de estacionamento nas proximidades da Piazza dei Miracoli.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Roteiros combinados

    Pisa + Lucca

    Uma dobradinha superfácil de fazer de trem.

    Há dois trens por hora entre Pisa S. Rossore e Lucca; a viagem leva entre 21 e 24 minutos e custa 3,70 euros (preço de maio/2023).

    A estação de Lucca fica junto ao centro histórico. Em pouco mais de 5 minutos de caminhada você já estará dentro das muralhas (ou caminhando sobre elas, que é programa imperdível).

    A viagem de volta a Florença (Firenze S. M. Novella) leva entre 1h19min e 1h47min. Há normalmente duas saídas por hora. A passagem custa 8,10 euros (preço de maio/2023).

    Compre 3 passagens separadas: (1) Firenze S. M. Novella-Pisa S. Rossore, (2) Pisa S. Rossore-Lucca e (3) Lucca-Firenze S. M. Novella. Todos são trens regionais: os preços não se alteram e não há marcação de assentos (levam passageiros em pé se for necessário).

    Clique e veja o tela a tela de como comprar passagens de trem na Itália.

    Pisa + San Gimignano de trem e ônibus

    Essa é uma viagem triangular factível, mas bastante puxada.

    Primeiro você pega um ônibus de Florença a Poggibonsi (linha 131 R, Florença-Siena, 50 min). De lá, outro ônibus leva a San Gimignano (linha 130 A, 25 min). A passagem para todo o percurso custa a partir de 14 euros (preço de abril/2022).

    Passeie e faça um lanche em San Gigmignano. Antes das 14h volte a Poggibonsi (linha 130 R, 25 min., a partir de 5 euros) e pegue o trem a Pisa S. Rossore. A viagem de trem leva 1h27min, com baldeação em Empoli (às vezes com uma segunda baldeação em Pisa Centrale). A passagem de trem custa 10 euros (preços de abril/2022).

    De Pisa S. Rossore volte direto a Florença (1h17min). A passagem custa 8,90 euros. Para o trecho de trem, veja o tela a tela de como comprar passagens de trem na Itália (preço de maio/2023).

    As passagens de ônibus podem ser compradas com o motorista.

    Pisa como pit-stop a caminho de Cinque Terre

    Se você vai de Florença às Cinque Terre, o pit-stop em Pisa se encaixa muito bem no caminho.

    Saia de trem de Florença (Firenze S. M. Novella) e salte em Pisa Centrale. É a única estação de Pisa com guarda-volumes. Custa 6 euros por volume (por um período de 5 horas; horas extras saem 0,90 euro cada). Deixe a mala no guarda-volumes e pegue o próximo trem a Pisa S. Rossore. São 5 minutinhos de viagem.

    Faça a visita à Torre e volte a Pisa Centrale para pegar sua mala no guarda-volumes.

    Siga no próximo trem a La Spezia, que é uma boa base para as Cinque Terre.

    O trem mais comum entre Pisa Centrale e La Spezia Centrale é o Regionale, que leva entre 1h05min e 1h18min, custa 8,10 euros e não precisa ser comprado com antecedência, porque a tarifa não varia e não há reserva de assento (o trem regionale leva passageiros em pé se for preciso).

    Alguns horários, porém, são operados por trens rápidos Intercity (que faz o percurso em 54 minutos e custa de 9,90 euros) ou Frecciabianca (que leva 48 minutos e custa entre 12,90 euros), que variam de tarifa conforme a antecedência da compra e incluem a reserva compulsória de assentos (não levam passageiros em pé).

    Se você for se hospedar em alguma das Cinque Terre, como Manarola, Vernazza ou Monterosso, faz baldeação em La Spezia. (Os trens Intercity seguem de La Spezia a Monterosso, sem necessidade de baldeação, mas não param nas outras Terre.)

    Preços de maio/2023

    Clique e veja o tela a tela de como comprar passagens de trem na Itália.

    Leia mais:

    Roteiro Roma 3 dias: Piazza di Spagna

    367 comentários

    Olá!

    Tenho dois dias para circular pelas cidades do entorno de Florença e pretendo conhecer 4: Pisa, Maranello, San Gimignano e Siena. gostaria de saber se a minha ideia é válida:

    Dia 1: Pisa + Maranello (De carro, por conta de Maranello)
    Dia 2: San Gimignano + Siena (De trem ou ônibus)

    Será que ficaria muito ruim?

      Leandro

      Parece que vc quer ir para Maranello por conta da Ferrari, certo? Olha este circuito daria uns 460Km e mais de 5 horas de estrada, acho loucura. Eu pessoalmente faria Pisa e Lucca, ou Maranello e Modena (ou Bologna, mas Bologna é muito grande para apenas algumas horas.

      Pessoalmente acredito que Siena merece pelo menos um dia inteiro, mas isto é muito pessoal, conheço gente que não “clica” com a cidade. Estou inclusive com um post no forno sobre Siena, mas basta procurar aqui no VnV que o comandante também mudou de opinião com relação a Siena na ultima vez que ele esteve lá. Eu faria de carro San Gimignano, Colle di Val D’Elsa, e Monteriggione.

      Se vc for “foodie” e tiver uns Euritos “sobrando” procure sobre o restaurante Arnolfo em Colle di Val D’Elsa ou a Osteria Francescana em Modena!

    Bóia,
    Viajo para a Itália em Novembro. Saindo de Veneza pretendo conhecer a Toscana (Pisa, Lucca, San Gimignano e Monterrigione, Siena) e depois ir para Roma. O que é melhor ? Ir direto de Veneza para Siena de trem e alugar um carro por 2 dias para fazer bate volta Pisa/Lucca e San Gimignano/Monteriggioni ou de Veneza ficar hospedado em Lucca ou Pisa e fazer essas duas cidades em um dia e depois ir para Siena e fazer San Gimignano/Monteriggioni ? ó dúvida cruel !

    Olá!
    Já estou em Firenze alguns dias e já fiz Pisa/Lucca (aliás, ADOREI Lucca!). Agora pretende ir a San Geminignano. Estou a pé e faço tudo de trem ou bus …. tenho, obrigatoriamente, de fazer baldeação em Pisa pra S.G.? Dopo San G. tem algum outro lugar que posso fazer no mesmo dia? Grazie mille!!!!

      Olá, Rubia! O que você leu foi como combinar Pisa com San Gimignano. Para ir a San Gimignano sem Pisa ou você vai de ônibus ou vai de trem até Pogibbonsi e pega um ônibus lá.

      Não há ônibus entre San Gimignano e Volterra. Há um ônibus que passa quatro vezes em Castel San Gimignano, a 13 km de Volterra. Volterra numn tour combinado com outras localidades no mesmo dia é para quem está de carro. “A pé” é melhor ir e pernoitar.

      https://www.cpt.pisa.it/orari/extraXlocalita.htm

    Olá amigos do VnaV,

    Sempre SHOW as dicas, rotas, links, tudo!
    Estamos de partida para Toscana agendada para setembro(15).
    Após varias consultas, “navegadas” … Fica uma grande duvida, para “cobrir” bem a região não seria interessante duas bases, como Firenze e Siena, ou vocês sugerem outras ? Quais ?
    Já optamos por carro para fazer as pequenas estradas e vilarejos.

    Abs, obrigado e parabéns pelo trabalho da turma do VnaV,

    Sergio

      Olá, Sergio! Use Florença para fazer o que dá para fazer de trem (Pisa, Lucca, Arezzo). Use um agriturismo perto de Siena para fazer os passeios de carro (San Gigminano, Val d’Orcia, Cortona, Perugia, Assis).

    Olá meus queridos Ricardo e Bóia. Estou na Itália e daqui a 2 dias estou indo para Pisa, mas estou com um probleminha. Comprei o ingresso pela internet, seguindo mais uma vez as dicas preciosas de vcs, imprimi o voucher, mas quando chego aqui…cadê o voucher? Não acho de jeito nenhum. O comprovante de pagamento está em meu e-mail, mas o voucher não consigo tirar uma segunda via no site de jeito nenhum. Estou brigando com esse site e nada. Será que vcs podem me dar o caminho, por favor? Mais uma vez obrigado.

      Olá, Cintia! Leve o comprovante recebido pelo email e chegue com uma hora de antecedência para expor seu caso na bilheteria.

      Olá Bóia, eu enviei um e-mail e eles identificaram a minha reserva rapidamente. Basta levar o comprovante de pagamento, a resposta deste último e-mail ou acessar a segunda via através de um link que eles forneceram com o meu passaporte no dia e horário agendado. Resolvido. Muito obrigada pela sua ajuda mais uma vez.

    Eu posso fazer inverso o roteiro Pisa + SAN GIMIGNANO? Posso ir primeiro para Pisa e depois SAN GIMIGNANO, pois já comprei a entrada para a torre às 10h da manhã.

    Ótimas dicas!
    Quero ficar em Florença e fazer o bate-volta para Pisa e Lucca.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito