Paris Museum Pass: Palácio de Versalhes

Europa: 25 roteiros de 9 dias prontos para usar

Muita gente aproveita promoção de passagens para ir pra Europa numa sexta e voltar no outro domingo.

Não há nada de errado em ir à Europa para ficar tão pouco tempo.

Só não ache que nesses 9 dias você vai conseguir correr a Europa inteira, fazendo uma versão melhores-momentos do roteirão clássico da primeira viagem à Europa. Isso não é possível.

A recomendação técnica é que você pule de galho em galho o menos possível. Porque cada dia de deslocamento costuma ser um dia perdido, ou bastante prejudicado.

Abaixo você vai encontrar roteiros de 9 dias na Europa com as minhas dicas para aproveitar melhor o seu investimento e a sua viagem.

Se você ainda não comprou passagem

Se você teve a sorte de ler este post antes de comprar a passagem para Europa, parabéns. Você vai poder fazer uma compra muito mais acertada.

Porque se você quer fazer duas capitais nesses seus nove dias — e pelo que eu percebo, é o mínimo que as pessoas querem –, o ideal é comprar uma passagem na modalidade “múltiplos destinos” ou “várias cidades“.

Funciona assim: em vez de comprar uma passagem ida e volta Brasil-Uma Cidade-Brasil, você compra uma passagem múltipla Brasil-Uma Cidade com volta Outra Cidade-Brasil.

Dando nome às cidades: se você quer dividir a sua semana entre Amsterdã e Londres, em vez de comprar uma passagem Brasil-Amsterdã-Brasil ou Brasil-Londres-Brasil, você compra, usando a função “múltiplos destinos”, ida Brasil-Amsterdã e volta Londres-Brasil.

E o preço — pode conferir — vai ser bem parecido com o que você pagaria pela ida e volta por uma capital só (mesmo em época de promoção!). Eu explico o passo a passo aqui.

Que vantagem você leva? Ora: ao não precisar voltar para o lugar onde você desembarcou, você economiza uma passagem e evita os riscos de fazer conexão com duas passagens desvinculadas.

Nesse nosso exemplo: em vez de comprar uma passagem avulsa de Londres a Amsterdã para pegar o vôo de volta — correndo o risco de um vôo atrasar e você perder o seguinte –, você volta com tudo garantido por uma mesma companhia aérea, não importa se o vôo for direto ou tiver conexão.

Se você já comprou passagem

Pela minha experiência, é bem provável que você tenha comprado com ida e volta pelo mesmo lugar. Nesta situação, se você quiser dividir a sua viagem em mais de uma base, o mais importante é reduzir a possibilidade de perrengues do dia de voltar.

Não invente nenhuma conexão apertada (afinal, suas passagens não estarão vinculadas, e uma cia. aérea não se responsabilizará pelo atraso da outra) nem perca o dia inteiro na sala de espera, ao programar uma conexão totalmente à prova de furos.

O ideal, nessas circunstâncias, é que você regresse à cidade onde vai pegar o vôo de volta com um ou dois dias de antecedência. Assim você aproveita até o último minuto, sem se estressar.

Aí vão alguns roteirinhos de 9 dias bem factíveis para cada um dos destinos europeus com vôos desde o Brasil:

9 dias na Europa, chegando e saindo por Lisboa

roteiros de 9 dias na Europa
  • 6 noites em Lisboa (uma ou duas na volta; faça um bate-volta a Sintra, 45 minutos de trem; passe um dia no litoral entre Cascais e o Guincho, de carro; considere uma ida a Batalha e Fátima, de carro ou tour organizado), intercaladas por duas noites em Évora (2 horas de carro; tire um dia para zanzar pelo Alentejo — Monsaraz, Extremoz, Marvão).
  • 4 noites em Lisboa (3 na chegada, uma na volta), intercaladas por 4 noites no Porto (300 km). Alugue um carro ao sair de Lisboa; no dia da ida faça visite Batalha e Fátima, no dia da volta visite Coimbra. (Em Lisboa, vá de trem a Sintra. No Porto, faça um passeio de barco pelo Douro.)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Madri

Madri: o que fazer
  • 5 noites em Madri (quatro noites ao chegar, uma noite na volta; faça bate-voltas a Toledo e a Segovia, 30 minutos de trem, em dias diferentes), intercalados por três noites em Sevilha (vá de trem, 2h30; na ida, faça pit stop em Córdoba, para ver a Mesquita — deixe as malas na estação de ônibus, que fica atrás da estação de trem)
  • 3 noites em Madri (duas na chegada, uma na volta) intercaladas por quatro noites em Barcelona (2h30 de trem).

9 dias na Europa, chegando e saindo por Barcelona

barcelona sagrada família
  • 4 noites em Barcelona (uma na volta) intercaladas por quatro noites em Madri (2h30 de trem).
  • 6 noites em Barcelona (quatro na chegada, duas na volta), intercaladas por duas noites em Valencia (3h de trem) ou duas noites de carro na Costa Brava (faça base em Cadaqués, 170 km)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Paris

Les Deux Moulins, rue Lepic, Paris
  • 8 noites em Paris (juro que você não vai se arrepender. Se enjoar, dá pra dar uma chegadinha a Reims (1h de trem) — para ver as adegas de champagne –, a Bruxelas (1h20), a Bruges (2h30), ou até mesmo, em última hipótese, pegar um tour organizado de um dia pelo Vale do Loire)
  • 4 noites em Paris (3 na ida, uma na volta), 4 noites em Londres (vá e volte de trem, 2h30)
  • 5 noites em Paris (quatro na chegada, uma na volta), 3 noites em Amsterdã, 3h20 de trem (na ida, pare em Bruxelas, 1h20, deixe as malas na estação, vá a Bruges, 1h, volte, 1h, pegue as bagagens, siga viagem, 2h)
  • 6 noites em Paris (4 ou 5 na chegada, uma ou duas na volta), duas noites no Vale do Loire (monte base em Tours, 240 km)
  • 5 noites em Paris (4 na ida, uma na volta), três em Veneza (vá e volte de avião, 1h40)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Zurique

  • 3 noites em Lucerna, 1h de trem (bate-volta a Berna, 1h), duas noites em Interlaken (2h de Lucerna), duas noites em Lausanne (2h de Interlaken; bate-volta a Montreux, 20 minutos); durma na véspera da volta em Zurique (2h de trem)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Milão

Milão

9 dias na Europa, chegando e saindo por Roma

Roteiro Roma 3 dias: Piazza di Spagna
  • 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), alugue o carro na saída, passe duas noites de carro nos arredores de Siena (250 km), devolva o carro em Florença, passe duas noites em Florença (1h30 de trem de Roma)
  • Entre maio e setembro: 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), duas noites em Capri (1h10 de trem a Nápoles, 1h de travessia), duas noites na Costa Amalfitana

9 dias na Europa, chegando e saindo por Frankfurt

Frankfurt

9 dias na Europa, chegando e saindo por Munique

Munique

9 dias na Europa, chegando e saindo por Amsterdã

Onde ficar em Amsterdã
  • 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Paris, a 3h20 de trem (na volta pare em Bruxelas, 2h, deixe as malas na estação, passeie, pegue as malas, continue a Paris, 1h20).
  • 5 noites em Amsterdã (3 na chegada, as duas últimas na volta), intercaladas por três noites em Bruxelas (faça bate-voltas a Bruges e Ghent; na volta faça um pit stop em Antuérpia).
  • 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Berlim (1h15 de avião; faça um bate-volta a Dresden).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    9 dias na Europa, chegando e saindo por Londres

    torre de londres e tower bridge
    • 8 noites em Londres, com bate-voltas a Bath (1h de trem), Stonehenge (via Salisbury, 1h30 de trem), Oxford (1h), ou mesmo Liverpool (2h40)
    • 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Edimburgo (4h30 de trem)
    • 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Dublin (1h20 de vôo)

    Leia mais:

    221 comentários

    Olá, Bóia,

    Já li e reli este post e os outros sobre a Europa e preciso muito de uma orientação. Conseguimos passagem por milhagem, chegamos por Paris (agosto) e 16 dias depois voltamos por Zurich.
    Eu queria muito fazer uma rota de trem na Suiça, de uns 3 dias, que combinasse montanha e lago. (depois que li os posts do VnV não penso noutra coisa!) E talvez visitar Genebra onde temos amigos.
    Será que até chegar lá, fazer rota por Bruxelas e Alemanha sai muito caro? (serão férias deles!) Frankfurt, Nuremberg, Munich deve ser feita de carro ou trem? O que me aconselha? Hotéis serão muito caros???
    Devo mudar meu roteiro? Pode me ajudar a decidir?
    Grande abraço,
    Rita

    Ola, gostava muito de conhecer madri, italia e paris(disney) mas tenho apenas 10 dias . A minha pergunta é :será que consigo fazer esse roteiro em 10 dias? Como seria?

    Ola A Boia,
    Moramos com o meu filho (23) em Miami e agora dia 15/18 estamos indo vijar pela Europa. Barcelona, Paris, Londres e Amsterdam. Vou explicar cmo seria o nosso roteiro assim da para entender melhor. De Miami vamos direto pra Barcelona (explico mais adiante pq…) de Barcelona vamos a Paris, de la a Londres e de Londres a Amsterdam. Temos mais o menos 2 meses para viajar mais nao podemos ficar esse tempo todo vijando pq a europa toda e muito cara.
    Bom vamos la as dicas que precisamos:
    De inicio pretendo comprar as passagens Miami-Barcelona-Amsterdam-Miami o que vc achou?
    Pq Miami-Barcelona? pq vamos visitar ommeu sobrinho que mora la e entao de la seguimos viagem. Vc acha que seguir de la para Paris depois Londres e finalizar em Amsterdam esta bom assim?
    O maior problema esta sendo que nao estou conseguindo passagens internacionais baratas(Miami-Barcelona-Amsterdam-Miami) nao encontrei por menos de $1.510.00 vc derrepente conhece algum site que possa oferecer precos mais em conta, nao tenho preferencia por horarios e ou companhia aerea.
    Depois, estive vendo que sai mais barato ir de um pais a outro de aviao do que de trem pode ser? Ou sera que eu que nao pesquisei direito?
    O outro grande problema tambem esta sendo com a hospedagem. Nao consigo encontrar hoteis por menos de $100 com cafe, alias encontrei uns otimos por $70/75/80 mais dai quando vou pesquisar minhas datas esta tudo lotado isso pesquisei no Booking.com, espedia.com, tripadvisor.com vc teria dica de algum outro site tambem com precos bons onde derrepente possam ter mais vagas? Em Barcelona pretendemos ficar 1 semana e nos otros paises 5/6. Os Albergues da juventude na Europa sao todos muito bons (ja fiquei hospedada em Paris e Londres) nao tenho nada contra a me hospedar de novo so que dessa vez quero quarto privativo, (para o meu filho vai ser otimo pois e uma atmosfera bem para jovens) ou algum B&B desde que nao seja uma espelunca.
    Agradeco imensamente se alguem puder me ajudar a re-programar melhor a minha viagem. Eu ja conheco Londres, Paris e outros paises, Amsterdam ainda nao. A ultima vez que estive em Paris foi a 2/3 anos e em Londres a mais de 20 anos.
    Obrigada,
    Maria

    Entao nao consegui nenhum site que tenha passagens

      Olá, Marian! O que você pode fazer é orçar uma ida Miami-Barcelona com volta Amsterdã-Miami e Barcelona-Miami à parte. Passagens multidestinos veja em https://www.kayak.com . Passagens de cias. low-cost veja em https://www.skyscanner.com . É possível achar ofertas de última hora de hotéis em todos os sites de busca.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito