Europa: 25 roteiros de 9 dias prontos para usar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Muita gente aproveita promoção de passagens para ir numa sexta e voltar no outro domingo.

Não há nada de errado em ir à Europa para ficar tão pouco tempo. Só não ache que nesses 9 dias você vai conseguir correr a Europa inteira, fazendo uma versão melhores-momentos do roteirão clássico da primeira viagem à Europa. Isso não é possível. A recomendação técnica é que você pule de galho em galho o menos possível. Porque cada dia de deslocamento costuma ser um dia perdido, ou bastante prejudicado.

Aí vão as minhas dicas para aproveitar melhor o seu investimento e a sua viagem.

Se você ainda não comprou passagem

Se você teve a sorte de ler este post antes de comprar a passagem, parabéns. Você vai poder fazer uma compra muito mais acertada. Porque se você quer fazer duas capitais nesses seus nove dias -- e pelo que eu percebo, é o mínimo que as pessoas querem --, o ideal é comprar uma passagem na modalidade "múltiplos destinos" (ou "várias cidades").

Funciona assim: em vez de comprar uma passagem ida e volta Brasil-Uma Cidade-Brasil, você compra uma passagem múltipla Brasil-Uma Cidade com volta Outra Cidade-Brasil. Dando nome às cidades: se você quer dividir a sua semana entre Amsterdã e Londres, em vez de comprar uma passagem Brasil-Amsterdã-Brasil ou Brasil-Londres-Brasil, você compra, usando a função "múltiplos destinos", ida Brasil-Amsterdã e volta Londres-Brasil. E o preço -- pode conferir -- vai ser bem parecido com o que você pagaria pela ida e volta por uma capital só (mesmo em época de promoção!). Eu explico o passo a passo aqui.

Que vantagem você leva? Ora: ao não precisar voltar para o lugar onde você desembarcou, você economiza uma passagem e evita os riscos de fazer conexão com duas passagens desvinculadas. Nesse nosso exemplo: em vez de comprar uma passagem avulsa de Londres a Amsterdã para pegar o vôo de volta -- correndo o risco de um vôo atrasar e você perder o seguinte --, você volta com tudo garantido por uma mesma companhia aérea, não importa se o vôo for direto ou tiver conexão.

Se você já comprou passagem

Pela minha experiência, é bem provável que você tenha comprado com ida e volta pelo mesmo lugar. Nesta situação, se você quiser dividir a sua viagem em mais de uma base, o mais importante é reduzir a possibilidade de perrengues do dia de voltar. Não invente nenhuma conexão apertada (afinal, suas passagens não estarão vinculadas, e uma cia. aérea não se responsabilizará pelo atraso da outra) nem perca o dia inteiro na sala de espera, ao programar uma conexão totalmente à prova de furos.

O ideal, nessas circunstâncias, é que você regresse à cidade onde vai pegar o vôo de volta com um ou dois dias de antecedência. Assim você aproveita até o último minuto, sem se estressar.

Aí vão alguns roteirinhos de 9 dias bem factíveis para cada um dos destinos europeus com vôos desde o Brasil:

9 dias na Europa, chegando e saindo por Lisboa

Bairro Alto Hotel

  • 6 noites em Lisboa (uma ou duas na volta; faça um bate-volta a Sintra, 45 minutos de trem; passe um dia no litoral entre Cascais e o Guincho, de carro; considere uma ida a Batalha e Fátima, de carro ou tour organizado), intercaladas por duas noites em Évora (2 horas de carro; tire um dia para zanzar pelo Alentejo -- Monsaraz, Extremoz, Marvão).
  • 4 noites em Lisboa (3 na chegada, uma na volta), intercaladas por 4 noites no Porto (300 km). Alugue um carro ao sair de Lisboa; no dia da ida faça visite Batalha e Fátima, no dia da volta visite Coimbra. (Em Lisboa, vá de trem a Sintra. No Porto, faça um passeio de barco pelo Douro.)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Madri

Madri

  • 5 noites em Madri (quatro noites ao chegar, uma noite na volta; faça bate-voltas a Toledo e a Segovia, 30 minutos de trem, em dias diferentes), intercalados por três noites em Sevilha (vá de trem, 2h30; na ida, faça pit stop em Córdoba, para ver a Mesquita -- deixe as malas na estação de ônibus, que fica atrás da estação de trem)
  • 3 noites em Madri (duas na chegada, uma na volta) intercaladas por quatro noites em Barcelona (2h30 de trem).

9 dias na Europa, chegando e saindo por Barcelona

Sardana no Born

  • 4 noites em Barcelona (uma na volta) intercaladas por quatro noites em Madri (2h30 de trem).
  • 6 noites em Barcelona (quatro na chegada, duas na volta), intercaladas por duas noites em Valencia (3h de trem) ou duas noites de carro na Costa Brava (faça base em Cadaqués, 170 km)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Paris

Les Deux Moulins, rue Lepic, Paris

  • 8 noites em Paris (juro que você não vai se arrepender. Se enjoar, dá pra dar uma chegadinha a Reims (1h de trem) -- para ver as adegas de champagne --, a Bruxelas (1h20), a Bruges (2h30), ou até mesmo, em última hipótese, pegar um tour organizado de um dia pelo Vale do Loire)
  • 4 noites em Paris (3 na ida, uma na volta), 4 noites em Londres (vá e volte de trem, 2h30)
  • 5 noites em Paris (quatro na chegada, uma na volta), 3 noites em Amsterdã, 3h20 de trem (na ida, pare em Bruxelas, 1h20, deixe as malas na estação, vá a Bruges, 1h, volte, 1h, pegue as bagagens, siga viagem, 2h)
  • 6 noites em Paris (4 ou 5 na chegada, uma ou duas na volta), duas noites no Vale do Loire (monte base em Tours, 240 km)
  • 5 noites em Paris (4 na ida, uma na volta), três em Veneza (vá e volte de avião, 1h40)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Zurique

Zurique

  • 3 noites em Lucerna, 1h de trem (bate-volta a Berna, 1h), duas noites em Interlaken (2h de Lucerna), duas noites em Lausanne (2h de Interlaken; bate-volta a Montreux, 20 minutos); durma na véspera da volta em Zurique (2h de trem)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Milão

Milão

9 dias na Europa, chegando e saindo por Roma

Fórum Romano

  • 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), alugue o carro na saída, passe duas noites de carro nos arredores de Siena (250 km), devolva o carro em Florença, passe duas noites em Florença (1h30 de trem de Roma)
  • Entre maio e setembro: 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), duas noites em Capri (1h10 de trem a Nápoles, 1h de travessia), duas noites na Costa Amalfitana

9 dias na Europa, chegando e saindo por Frankfurt

Frankfurt

9 dias na Europa, chegando e saindo por Munique

Munique

  • 6 noites em Munique (quatro na chegada, últimas duas na volta), intercaladas por dois dias numa base da Rota Romântica.

9 dias na Europa, chegando e saindo por Amsterdã

Amsterdã

  • 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Paris, a 3h20 de trem (na volta pare em Bruxelas, 2h, deixe as malas na estação, passeie, pegue as malas, continue a Paris, 1h20).
  • 5 noites em Amsterdã (3 na chegada, as duas últimas na volta), intercaladas por três noites em Bruxelas (faça bate-voltas a Bruges e Ghent; na volta faça um pit stop em Antuérpia).
  • 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Berlim (1h15 de avião; faça um bate-volta a Dresden).

9 dias na Europa, chegando e saindo por Londres

London Bridge

  • 8 noites em Londres, com bate-voltas a Bath (1h de trem), Stonehenge (via Salisbury, 1h30 de trem), Oxford (1h), ou mesmo Liverpool (2h40)
  • 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Edimburgo (4h30 de trem)
  • 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Dublin (1h20 de vôo)

Leia mais:

221 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Fred
FredPermalink

Quanto à indicação de comprar o bilhete na versão múltiplos destinos, no caso de visitar 02 capitais, vale destacar que se o trecho interno (entre as capitais) for comprado em separado do trecho Br-Eur, haverá problema com FRANQUIA DE BAGAGEM (1x 23), muito inferior aos vôos intercontinentais (2 x 32).
Parece bobagem, mas na hora de fechar malas dá muita dor de cabeça, a ser evitada principalmente se a viagem for curta.

Renata Queiroga
Renata QueirogaPermalink

Ricardo,

Sou adepta desse tipo de roteiro 9 dias na europa, principalmente quando vc tem poucos dias de férias e as passagens e MILHAS estão aí pra quem quiser. Ah sou adepta ainda também do lema "não é possível uma versão melhores-momentos do roteirão clássico da primeira viagem à Europa". Acho que a Europa é para ser degustada! Mas quando só tenho nove dias, o jeito é fazer com que essa degustação aconteça.
Olha, já fiz alguns roteiros de 9 ou 10 dias que foram ótimos. Um deles memorável e que eu super recomendo! Tinha dez dias para França na época do Natal e aí dividi 5 dias para Paris e 5 dias na Região da Alsácia de carro (Strasbourg - vale sozinha uns três dias - , Colmar, e pequenas vilas medievias, como Ribeauvillé, Riquewihr e Mulhouse...) cidades pequenas mas super estruturadas para turismo, que dá banho em muita capital brasileira. Eles promovem o Noël en Alsace e é algo indescritível! Marchés de Noel, música e apresentações, concertos, tudo em função do Natal! Ah, tem a Route du Vin, a Routes des Crêtes, algo indescritível em termos de paisagem gelada!
Fica a dica!
Renata Queiroga
Na verdade, acho que a região vale os 10 dias inteiros, mas como é sempre "obrigatório" voltar para Paris, não resistimos!... Ou combinar esses dias na Alsácia com a região de Champagne...

Tania Janin
Tania JaninPermalink

Acabei de retornar da Europa. Comprei múltiplos destinos pela internet no próprio site da Air France. Rio-Lisboa-Paris-Rio. O objetivo maior era Portugal entrando por Lisboa porque Paris já conheço, mas peguei aqui o vírus de uma passadinha, de 3 noites, em Paris no retorno, fazer o quê?
Como era Air France o voo foi direto à Paris com uma escala de 1:55h para Lisboa que passou voando. Só deu mesmo pra um cafezinho e um xixi e percorrer a distância até o portão de embarque para Lisboa.
A passagem ficou uns 200 dólares mais cara mas valeu a pena pelos vários motivos já citados e especificamente os voos de ida e volta fiz à noite, como prefiro.

Bruno Renato Feliciano
Bruno Renato FelicianoPermalink

Boia,

Uma dúvida que eu tenho com relação a viagem para Europa.

Eu vou passar alguns dias em países que não adotaram o Euro (República Tcheca e Noruega).

O que compensa mais, levar dólar ou euro para o cambio local com a moeda desses países?

Frank (Dois Mapas)
Frank (Dois Mapas)Permalink

Euro, sempre. Ele é aceito com alguma frequência em hoties e outros estabelecimentos, quebrando o galho de um jeito que dólar americano não quebra mais.

Depois, vc saca na moeda local com seu cartão de débito - melhor solução.

Guilherme
GuilhermePermalink

Bruno, na República Tcheca - Praga - você pode pagar em cartão de crédito, que entra no seu cartão em moeda local. Só preste atenção com alguns armadilhas para turista. Se eu fosse você, sempre que entrar num restaurante ou loja, perguntaria sempre se aceitam cartão. Do contrário, se não aceitarem e se você tiver só euros, eles vão fazer a conversão que quiserem e você será enrolado. Na última vez que fui a Praga, aconteceu isso. 1 euro estava 25 koroas tchecas e o restaurante fez a conversão para 21. Ou seja, pagaria mais se eu já não tivesse trocado o dinheiro. De resto, boa viagem e aproveite, pois é lindo.

Elisa
ElisaPermalink

Olá Boia e Ricardo,

vamos para Europa no póximo mês para ficarmos 10 dias, mas ainda não montamos o roteiro...
Vamos entrar e sair por Milão.
Como já conhecemos o "roteiro clássico" - Veneza, Roma, Florença, Assis - queríamos uma dica outros lugares bacanas para se conhecer nesse tempo!!!

Obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elisa! O post é sobre isso, dê uma lidinha, por favor.

Elisa
ElisaPermalink

Bóia, com certeza já li todos os tópicos desse post -e vários outros sobre a Itália- porém as dicas de nove dias entrando e saindo por milão são exatamente sobre as cidades que já conhecemos.... Por isso pedi uma sugestão de roteiro alternativo.
De qualquer forma vou reler... A gente sempre deixa passar informações valiosas em um primeiro contato!
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elisa!

Leia sobre a Toscana em https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Leia sobre Cinque Terre em https://www.viajenaviagem.com/category/cinque-terre

Leia sobre a Suíça em https://www.viajenaviagem.com/category/suica

Annabelle
AnnabellePermalink

Com relação à passagem múltiplos destinos, pesquisando os trechos (1)Guarulhos-Dublin, (2)Dublin-Londres, (3)Londres-Guarulhos, a KLM, no segundo trecho, opera através da CityJet. Alguém já viajou com essa companhia? No site verifiquei que ela opera tanto em vôos da KLM e da Air France, e tem um limite razoável de bagagem: 23kg. Mas e quanto à qualidade dos vôos? E com relação à bagagem de mão (uma mochila ou bolsa), há algum problema? Semelhança com low cost??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Annabelle! Vamos pôr sua pergunta no Perguntódromo.

Paulo Rogério de Souza

Olá Annabelle!Moro em Dublin e viajei com City Jet nesse mesmo esquema mas com Tam ano passado. Bagagem de mão até 10kg com limite de liquidos (5 unidades de até 100ml). Eles não vão implicar se você estiver com sua bolsa de mão (além da bagagem de mão)já que você estará voando com eles mas pela KLM ou Air France. Quanto a qualidade do voo típica de low cost, não espere café da manhã nem nada no gênero, a não ser pagando. Mas relaxe, Dublin - Londres é feito em 1h15m tempo de dar uma conferida no roteiro. Boa viagem!

Luciane
LucianePermalink

Oi Anabelle! Voei ano passado de Londres para Dublin, mas usamos a Aer Lingus. Simplesinha, como todas as empresas aéreas que viajam somente dentro da Europa. Os aviões são pequenos, no estilo "webjet", então o espaço para bagagem de mão também é pequeno. Acredito que a CityJet seja no mesmo estilo. Boa viagem!

Annabelle
AnnabellePermalink

Obrigada, Luciane!

Adriana Leze
Adriana LezePermalink

Preciso de ajuda. Tenho 11 dias para viajar em setembro e quero combinar a Costa Amalfitana com outro lugar interessante sem praia. Já conheço florença, paris, roma. Pensei no seguinte roteiro e gostaria da opinião:
(i) qual a melhor opção e quantos dias em cada lugar.
(ii) como se locomover.
Viena - Salzburg - Roma - Costa Amalfitana
ou
Praga - Viena - Roma - Costa Amalfitana
ou
Alsacia (Strazbourg e Colmar) - Roma - Costa Amalfitana
Se puderem me ajudar agradeço muito.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Você vai precisar de pelo menos quatro dias inteiros na Costa Amalfitana. Cinco dias seria o ideal. Vai perder um dia no deslocamento de onde quer que venha. Escolha apenas uma cidade, voe do Brasil até lá, monte base por quatro ou cinco dias, então voe a Nápoles, volte de avião desde Roma.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

https://www.viajenaviagem.com/2011/10/como-ir-de-roma-a-capri/

Clara
ClaraPermalink

Bóia, fiz uma pergunte em:

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/lugano-dicas/comment-page-1/#comment-226280

Mas não aparece de jeito nenhum. Me ajuda, vai....obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clara! Já buscamos a pergunta no poço.

Ricardo Scher
Ricardo ScherPermalink

Ricardo
Estou indo pela primeira vez a Europa. Meu destino principal é Lisboa, mas como pretendo comprar a passagem Com entrada por Madri, pensei em fazer Lisboa de 5 a 8 de setembro e Madri - de 8 a 11. Porém, estou na dúvida se vale a pena, pois serão somente dois dias inteiros em cada capital e talvez fosse melhor aproveitar os 7 dias de Portugal. O que vc me sugere? Abraço. Ricardo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Aqui quem responde é A Bóia. Uma semana em qualquer capital européia sempre vale a pena. Quando você dá a cidade por vista, dá para fazer bate-voltas sem precisar trocar de hotel nem comprar passagens complicadas.

De resto, este post é auto-explicativo. Por favor releia.

Ana Claudia Rodarte
Ana Claudia RodartePermalink

Olá pessoal, queria alguma dica: estou programando passar o final do ano na Europa, sendo a primeira semana ( Natal ) em Paris e a segunda ( Réveillon) em Berlim. A maioria dos vôos diretos saindo daqui vão pra Frankfurt...e Frankfurt está exatamente no meio do ( longo!) caminho entre as duas! Pego o vôo direto pra Frankfurt mesmo e depois um trem para Paris ?Depois de Paris para Berlim e Berlim Frankfurt, avião ou trem? Qq dica sobre vôos ou mesmo outra combinação de cidades Paris e...? OU Berlin e..? serão dicas bem vindas! Obrigada! ( obs. é a primeira vez que vamos a Europa.)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Claudia! Leia o post com atenção. Não é necessário se ater aos vôos diretos. Compre uma passagem multidestnos, Brasil-Berlim-Paris-Brasil.

Ana Claudia Rodarte
Ana Claudia RodartePermalink

Realmente Bóia, pesquisei as passagens multidestinos e vale muito mais a pena! Obrigada grin

LEANDRO
LEANDROPermalink

Oi Bóia,

quero dar um pulo na alemanha e achei uma promoção interessante entrando e saindo por Frankfurt. Gostei do roteiro do comandante, mas não tenho nove dias, só sete.

Pergunta 1: você cortaria uma noite em Wurzburg e outra em Munique, ou as duas em Munique?

Pergunta 2: pra trens na Alemanha, é preferível comprar um passe ou passagens avulsas? qual o melhor site?

grato desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leandro! Vá de Frankfurt direto a Rothenburg ob der Tauber (direto em termos; tem duas baldeações, em Würzburg e em Stenach; 2h37 de viagem). Passe uma noite e siga a Munique. Fique cinco noites em Munique e a última em Frankfurt. A última noite no destino de partida serve para você aproveitar a viagem até o fim, em vez de perder o último dia inteiro na viagem de volta.

Compre passagens em http://www.bahn.de/international .

Leia também sobre o Bayern Ticket, que vale para Füssen, Salzburg e Garmisch:
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/passo-a-passo-como-ir-de-munique-ao-castelo-de-neuschwanstein/

LEANDRO
LEANDROPermalink

Bóia, você é o(a) cara! Muito obrigado!

Outra pergunta: há alguma razão pra eu comprar os tickets de trem online (preço, chance de encontrar trens cheios, etc) ou tanto faz comprar direto na estação? A dúvida surgiu lendo o post sobre o Bayern Ticket, pois o comandante preferiu comprar in loco mesmo...

Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leandro! O Bayern Ticket não tem reserva nem abatimento por compra antecipada.

LEANDRO
LEANDROPermalink

Oi Bóia, eu de novo!

Pesquisando a passagem Rothenburg ob der Tauber - Munique pelo site, vi o preço de 26 Euros pra dois, com a ressalva de ser um ticket pra um trem específico. Ao escolher essa opção, o sistema me informa que se trata do Bayern Ticket. Informa também que tenho a opção de receber um pdf via internet, imprimir e mostrar ao fiscal do trem, desde que esteja portando o meu cartão de crédito, que serve como documento de identidade.

A dúvida: se é o Bayern Ticket, então eu posso pegar qualquer trem a partir das 9h ou só o específico? E o papel impresso por mim vai servir também pra zanzar pelo metrô de Munique no mesmo dia?

Outra coisa: caso opte por comprar o Bayern Ticket em Rothenburg, é fácil adquirir um na estação local?

Desculpa as perguntas repetidas, mas tem dúvidas que só o VnV tiram pra você!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leandro! Para usar o Bayern Ticket você pode pegar qualquer trem regional (não-expresso) depois das 9h nos dias úteis e o dia inteiro aos sábados e domingos. Se você não passar por Würzburg todos os trens serão regionais. Dá para comprar no dia, não há reserva de assento para este ticket.

LEANDRO
LEANDROPermalink

Ok, vou pela Bóia!
Obrigado.

gladys
gladysPermalink

Vou comprar uma passagem multidestinos. Nas cias aéreas essa passagem é MUITO mais cara que na Decolar. Mas a Decolar é campeã em reclamações. Dá pra confiar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gladys! É uma empresa enorme, está aí na praça. Não temos porque achar que a passagem não seja quente, mas também não temos como assegurar que você não vá ter problemas, com esta empresa ou com qualquer outra.

gladys
gladysPermalink

Verdade. Quente, com certeza é, mas como já tive problemas com a Submarino por conta de uma simples passagem para Buenos Aires, uma multi para Europa dá medo. Literalmente, é pagar "prá" ver. Grata pela resposta imediata. Abraços.

Andre
AndrePermalink

Olá Bóia!!!

Gostei do artigo acima e gostaria de uma orientação. Estou programando ir a Europa pela primeira vez com minha esposa entre os meses de março a maio, prevendo ficar de 9 a 12 dias porém, estou muito em duvida sobre que destinos visitar nesta primeira visita, o que vc sugere? nestes meses que citei qual deles seria o mais interessante para viajar? (em relação a custo beneficio, clima no período, etc). desde já agradeço e se puder me sugerir alguns posts para leitura ficaria ainda mais grato!!!

André

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André!

Para períodos maiores, comece a planejar a partir deste post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

fernanda
fernandaPermalink

Gostaria de viajar no período de 26/12 a 05/01 para a Europa. Pensei em Roma e Amsterdã pela KLM. Pensei em ficar 26/12 a 01/01 em Roma, e de 01/01 a 05/01 em Amsterdã. Será que é tempo suficiente? Obrigada!

Danilo
DaniloPermalink

É tempo suficiente sim, principalmente se vc ja descontou os deslocamentos.

Bruna
BrunaPermalink

Oi, Bóia!

É confiável comprar "múltiplas destinos" pelo decolar.com?
Obrigada,
Bruna

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruna! É. Dá para comprar também nos sites das cias.

Bruna
BrunaPermalink

Ui, desculpe!
acabei de ver que já havai respondido uma pergunra parecida. sorry.

Cristina Marinho
Cristina MarinhoPermalink

Parabéns pelo seu blog! Preciosas dicas! Adoro compartilhar dicas, assim como você.
Fiz um vídeo de como montar uma mala de viagem para um roteiro e época próxima a que recomenda (10 dias de viagem pela Europa em clima de outono). O Link é este:
Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=i_zmrWKRXGI
e Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=b2pP1ZrOX40
Espero que ajude seus passageiros seguidores!
Cristina Marinho

Helen
HelenPermalink

Estamos programando uma viagem para março/13, 3 adultos. Queremos ir para Londres e Paris saindo de SP. Gostariamos de aproveitar e conhecer alguns paises próximos estando em Londres o que recomendaria e estando em Paris, queremos aproveitar o melhor possivel de cada uma das duas cidades e um pouco mais de outras cidades próximas. Serão em torno de 10/12 dias.Viagens de trem valem a pena para esses roteiros?
Muito obrigada!!
um abraço, Helen

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helen! Veja nas páginas de Paris e Londres as sugestões de bate-voltas na seção "Daqui pra onde?".

Mas garantimos que tanto Paris quanto Londres dão para 6 dias cada com facilidade. A permanência mínima ideal para uma primeira viagem é de 7 dias em cada.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/europa/londres-ricardo-freire

noedir godoy
noedir godoyPermalink

Pode me dar uma dica de roteiro, Pretendo ir para Europa na ultima semana de Junho ( 15 dias ), sendo, eu, minha esposa e duas filhas de 13 e 15 anos, pode nos dar uma ajudo nos paises neste periodo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Noedir! Comece por esses posts: https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Laisa
LaisaPermalink

Eu e meu marido vamos passar 9 dias na Europa (semana de reveillon), entrando e saindo por PRAGA. Pensei em ir a Cesky Krumlov, seguindo a dica da Paula, que encontrei aqui no site.
Também li aqui que o reveillon na Europa não é tão animado, mas fiquei contente quando vi o post sobre a passagem na Alemanha.
Então, montei um trajeto:
Praga - Cesky Krumlov - Munich - Nuremberg - Plzen - Praga
Vocês podem opinar sobre o trajeto? Acham que é viável? Interessante?
Sugerem algo melhor? Têm dicas sobre o roteiro que pensei?
Se puderem responder vou ficar super feliz!!!
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laisa! Divida entre Praga e Munique (ou Praga e Berlim), ou faça Praga-Cesky-Viena-praga.

Danielly
DaniellyPermalink

Olá;

tenho 40 dias pra viajar pra Europa e não sei por onde começar!Vou com um primo e queremos combinar baladas e passeios bem turisticos. O que sugere?!A ida vai ser no final de Maio e a volta no final de Junho.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielly! Comece o seu planejamento por aqui: https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Magna
MagnaPermalink

Olá, primeiramente, gostaria de dizer que eu amo esse site!! ele é praticamente o meu guia inseparável de viagens!! Ficarei 10 dias na europa no início de abril de 2013 e pretendo levar a minha mãe, que tem 68 anos .. Gostaríamos de conhecer algumas cidades da alemanha e da itália...qual roteiro vcs me sugerem? Muitíssimo obrigada!!! wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Magna! Infelizmente não temos como elaborar roteiros individuais. Não temos nenhum post sobre combinação entre Alemanha e Itália. Permanências mínimas: Roma 4 dias, Florença 2 dias, Veneza 2 dias, Munique 3 dias, Berlim 3 dias, sempre sem contar o dia do deslocamento, que é perdido.

Paula
PaulaPermalink

Riq e Bóia,

Esse post ficou sensacional!!!

Estava organizando minha primeira viagem à Europa no formato Brasil - Londres - Paris - Brasil, mas como minhas passagens são pela KLM, penso em dar um stopover em Amsterdã. Ademais, tenho 16 noites...

Sei que vcs não fazem roteiros personalizados, mas vou colocar aqui como ficou minha rota. Gostaria de saber apenas se no meu lugar vcs diminuiriam algum dia de Ams ou Paris para aumentar os dia em Londres... Ou até se desistiriam de Ams.

Minha idéia é chegar por Ams e ficar 2 dias inteiros (não estou contando o dia da chegada e nem o da partida para Londres);

Separei 5 dias inteiros para Londres (não estou contando o dia da chegada, embora eu vá chegar na parte da manhã. Tb não estou contando o dia da partida para Paris - meu vôo de Londres para Paris é cedo);

Por fim, separei 6 dias inteiros para Paris (não estou contando o dia da chegada, embora eu vá chegar na parte da manhã. Tb não estou contando o dia da partida para o Brasil - na volta para o Br meu vôo é bem tarde (vôo noturno0, chegando ao Brasil no dia seguinte.

É isso. No que puderem ajudar, agradeço muito!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! O ideal seria ter um diazinho a mais em Amsterdã, mas também não vale a pena tirar um dia de Londres ou Paris pra isso smile

Paula
PaulaPermalink

Ok, Bóia...

Obrigada pelo breve retorno.

Que alívio!

Quer dizer que fora esse "diazinho" a mais em Ams, o restante está bacana, né?

Tentei organizar a viagem com base naquele post do Mestre Riq que fala de quantos dias ficar em cada lugar..

Bjs,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! É isso mesmo smile

Flavia
FlaviaPermalink

Não consigo achar o relato da semana que o Ric passou em apê alugado em Barcelona, naquela viagem dele pela Europa e NY em 2008 (?) - alguém pode fazer a caridade de linkar? Gratíssima...

Flavia
FlaviaPermalink

Valeu Bóia smile

Lucia
LuciaPermalink

Ric ... suas dicas sao maravilhosas. Parabens. Vou para a Europa este ano pela primeira vez e disponho de, no maximo, 15 dias. Ainda nao tenho roteiro definido mas gostaria de comecar pelo basico ... Paris, Londres e Roma. Maio e Junho sao meses bons para essas cidades? 15 dias sao suficientes para as 3 cidades? Na Italia, se for possivel, gostaria de conhecer alguma outra cidade alem de Roma (Florenca talvez). Duvidas ... muitas duvidas desra marinheira de primeira viagem .... Boia: socoooorro!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucia! Maio e junho são bons meses. Com 15 dias dá para conhecer o basicão de cada cidade -- só não dá tempo para bate-volta. Se puder esticar um pouquinho a estadia para aumentar o tempo em Londres e Paris, melhor. Leia: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Claudia
ClaudiaPermalink

Olá Ric!
Em setembro, devido a um curso na alemanha, aproveitarei para passear em outros locais.
Gostaria de visitar Roma e Florença na Itália (talvez veneza) e Munique na Alemanha. O curso fica perto de stuttgart e terá duração de 3 dias. Não sei qual seria a melhor rota a ser percorrida, fico em dúvida se entro por Roma e vamos subindo; ou se iniciamos com o curso na Alemamha, depois munique e após itália. Pretendemos ficar 2 semanas. Estou completamente perdida para decidir sobre as passagens aéreas. Preciso de uma luz no fim do túnel.... hehhe

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Primeiro a obrigação, depois o prazer. Chegue por Frankfurt (1h20 de Stuttgart). Depois do curso, pegue um vôo a Veneza ou Roma desde Frankfurt (se não for ficar na cidade) ou Munique (a 2h20, caso fique pelo menos dois dias na cidade).

Faça Veneza-Florença-Roma ou Roma-Florença-Veneza de trem. Voe de volta do último destino ao Brasil.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Clarice R.
Clarice R.Permalink

Olá, chego em Paris no dia 5 de maio e saio de lá no dia 22/05. Vou com meu marido e meu filho de 7 meses. Acham que consigo combinar Paris e Roma. Em 2009 passei 7 dias em Paris, portanto, não terei "obrigações". Em Roma nunca fui. O fato de viajar com bebê me preocupa em juntar os dois destinos numa mesma viagem. Seria melhor o interior da França. Alguém palpita, please!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clarice! Pense na viagem que se sente confortável em fazer smile Temos dicas para quem viaja com bebês aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/02/viagens-com-bebes-dicas/

Luci Elena
Luci ElenaPermalink

eu e meu filho 29anos iremos passar 13 dias na alemanha- chegando dia 02/4/13 Munique e retornando dia 15/4/13. Não temos roteiro definido mas gostariamos de visitar alem Munique:, Polonia, Suiça, Berlim....podemos ir de carro algum trecho? e gostaria de uma dica que trecho iriamos de avião e trem?

--A.L.
--A.L.Permalink

Luci Elena, é muita cidade para pouco tempo! Só entre München e Berlin, para serem bem visitadas, vão 8 dias. Não dá pra visitar Suiça E Polônia nos 5 dias que sobram não.

Eu escolheria OU Suíça OU Polônia.

Gisleine Batistela
Gisleine BatistelaPermalink

Tenho dois compromissos na Europa em setembro, em Salerno e Berlim., entre eles dez dias para passear. Alguma sugestão imperdível? Estou indo pela primeira vez. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gisleine!

Leia sobre a Itália:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Tatiane Rodrigues
Tatiane RodriguesPermalink

Olá, Bóia!

Estou começando a planejar uma eurotrip para Outubro e vai dar muito mais trabalho do que pensei.
Estou pensando em fazer, em 10-15 dias, o roteiro Paris/2 dias, Amsterdã/2 dias, Londres/5 dias e Dublin/2 dias. Você acha que estou considerando muitos países para poucos dias? Qual sua sugestão?

Gostaria de agradecer, pois estive em NYC no começo do ano e foi tudo bem Graças a vocês e suas dicas!
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiane! O dia de deslocamento é um dia perdido. Não fique menos do que 3 dias numa capital. Não fique menos do que 5 dias em Paris ou Londres.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem/

Jessica
JessicaPermalink

Olá, Bóia!
Em agosto vou viajar para europa, mas só tenho 9 dias e gostaria de visitar amsterdam, viena, budapeste, praga e berlin! como é muito para pouquissimo tempo, vc teria alguma sugestão de um roteiro com 3 dessas cidades e quanto tempo ficar em cada uma?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jéssica! Escolha duas. Cada dia de deslocamento será um dia perdido.

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Cada deslocamento ser um dia perdido, não é uma contabilidade muito pessimista, Bóia, considerando que você sai de trem de Londres e 2H15 depois está em Paris, por exemplo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Zé Maria! As 2h15 são dentro do trem. Você precisa arrumar as malas, fechar a conta no hotel, se deslocar à estação de trem (no caso do Eurostar com uma antecedência parecida com de avião), chegar na outra cidade, achar o seu novo hotel, fazer o check-in, talvez sem o quarto estar disponível (e portanto estando obrigado a sair com a roupa com que viajou, que talvez não seja a mais adequada para passear na nova cidade....). Aí já foram umas boas 6 ou 7 horas, e boa parte da sua energia para curtir o dia.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/o-primeiro-e-o-ultimo-dia-da-viagem-internacional-nao-conte-com-eles/

Zé Maria
Zé MariaPermalink

No caso de voo intercontinental concordo com o Riq. Falo isso pois pretendo chegar em Paris vindo de Londres ao meio dia, uma da tarde e quero sair girando sem dó nem piedade até a noite wink

Dúcia
DúciaPermalink

boa tarde Ricardo e pessoal do site!

Gostaria de algumas sugestões para uma viagem que farei agora em julho pela Europa (Praga, Paris e Roma), com minha filhinha de quase 02 anos.
Sugestões em relação à melhor área para se hospedar em cada cidade considerando que levarei o carrinho de bebe e isto dificultará a nossa locomoção e tb sugestões de hoteis com quartos espaçosos.
Sei que não faremos todos os passeios, mas gostaria que me indicássemos o que não perder de forma alguma.
Claro que pensando que depois podemos voltar para completar. smile))
obrigada
Dúcia

Dúcia
DúciaPermalink

Olá Ricardo,

Pra quem vai participar de um congresso no Congress Center (perto do Hotel Corintia), vc acha melhor que hotel:
Park Inn ou Ibis Wenceslau Square?
Sei que não ficam em Mala Strana, mas qual teria acesso mais fácil para os pontos turisticos???
Meu esposo vai para o congresso e eu ficarei com minha bebe.
abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dúcia! O Park Inn é mais próximo do centro de congressos, o Ibis é mais próximo das atrações turísticas.

Por favor pergunte sobre Praga em qualquer post de Praga, assim as perguntas ficam armazenadas no local certo. Obrigada!

https://www.viajenaviagem.com/category/praga

Jéssica
JéssicaPermalink

Boa noite!! Tenho algumas dúvidas. É mais vantajoso levar Euro ou Dólar para Paris? Qual o melhor mes pra visitar em relação ao clima, não quero pegar nem o verão que é mt quente, nem o inverno rigoroso.
E por fim,não falo frances,apenas ingles, é possível se comunicar tranquilamente com o ingles??
Grata

débora Siqueira
débora SiqueiraPermalink

Bom Dia, por favor vocês poderiam me encaminhar um roteiro de 7 dias para a Europa para duas pessoas e o orçamento dessa roteiro, não tenho data ainda mais seria para agosto fora de temporada. Desde já agredeço a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Não fazemos roteiros personalizados, mas você pode montar o seu, seguindo as nossas dicas smile

https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Agosto são férias na Europa!

Daniela
DanielaPermalink

Oi Bóia,
neste post ele fala no roteiro de Portugal, para o trajeto Lisboa- Porto fazer pit stop em Fatima e Batalha e na volta em Coimbra. O que dá pra fazer nestes pit stops, tem algum post sobre Coimbra?
Obrigada
Daniela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Infelizmente não temos post sobre Coimbra. Visite a Quinta das Lágrimas e a Universidade.

Batalha é um mosteiro e Fátima é um santuário. Visite o mosteiro e o santuário.

Flavia Coutinho
Flavia CoutinhoPermalink

Oi Bóia,
Vou para Roma no fim de julho, terei 10 dias, gostaria muito de visitar a Suiça por 2 ou 3 dias, qual é a melhor forma de ir e voltar>
E na Itália, dá para ir a Sicilia> como>
Att,
Flavia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! De Roma à Suíça você precisará ir de avião. À Sicília também.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/suica

https://www.viajenaviagem.com/category/sicilia

Patricia
PatriciaPermalink

Oi Bóia!
terei 18 dias de férias entre julho e agosto ou no mês de outubro e gostaria de umas dicas de viagem à Europa.
Eu tenho vontade de conhecer os principais pontos turísticos de Portugal, Espanha, Itália, Paris e Londres.
O que vc me sugere?
Desde já agradeço sua atenção.
Parabéns e sucesso pelo blog.
Patricia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Comece o seu planejamento aqui: https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Lua
LuaPermalink

De Berlim até Munique qual trem eu pego? e qual o tempo de percurso?

Adriana Aguiar Ribeiro
Adriana Aguiar RibeiroPermalink

Ricardo,
Gosto muito de suas matérias. Sobre os 9 dias na Europa, ou sei lá quantos mais que a pessoa disponha, uma alternativa que utilizo quando quero conhecer alguns lugares mais, em pouco tempo, é inserir em meu roteiro um cruzeiro. O último que fiz, gastou onze dias dos 23 que dispunha. Enfim: 4 noites em Copenhagen, com 11 dias pelo mar báltico (Conpenhagen, Rostock, Warnemunde, Visby, Riga, Tallin, St. Pettersburg, Helsinki e Estocolmo), um voo para Amsterdam (3 noites) e trem para Londres (4 noites). Como já conhecia bem os últimos dois destinos, aproveitei para rever e matar saudades. O tempo passado nos destinos cumpridos de navio foram suficientes para decidir se quero voltar e gastar mais tempo em algum lugar. Valeu muito a pena e foi bem descansado, pois durante 11 noites, não tive que fazer malas.
Um grande abraço,
Adriana

maria
mariaPermalink

Oi Ricardo,
Eu e meu marido temos em torno de 20 dias de férias pela europa e ainda estou definindo os locais. Mas tinha pensado em ficar 5 em Paris, 5 em Roma (é muito?) e o restante pensei em distribuir pela Costa Amalfitana ou pela Toscana. O que você acha?
Ah, nós vamos em abril! Vale a pena ir pra Costa Amalfitana nessa época?
Muito obrigada!
Ano passado fizemos nossa lua de mel pelo Caribe apenas baseados aqui pelo site! Foi maravilhoso!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Quem responde é a Bóia.

O Ricardo Freire recomenda a Costa Amalfitana entre meados de maio e final de setembro. Em abril é melhor ir à Toscana.

Você vai precisar de 3 dias em Roma para ver as principais atrações. Um quarto dia pode ser usado para ir a Pompéia.

Leia sobre Roma:
https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire

Leia sobre Toscana:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Leia sobre Paris:
https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire

Ana Paula Beraldo
Ana Paula BeraldoPermalink

Olá Ricardo
Estou programando uma viagem em Dezembro (10 dias, sem contar os dias de chegada e partida)para a Alemanha. Pretendo ficar 4 ou 5 noites em Berlim, mas queria conhecer outras cidades. Além de Berlim, qual seria a melhor opção para acrescentar a viagem: Frankfurt ou Munique?

Ano passado fui para Roma e Florença e as dicas do VNV me ajudaram muito!

Um grande abraço

Ana Paula

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! Quem responde é A Bóia. Frankfurt é uma cidade moderna, voltada para negócios. Munique tem mais apelo turístico.

Debora
DeboraPermalink

olá!
quais seriam as melhores opções para o mês de Abril?
Será minha primeira viagem à Europa, tenho 12 dias.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Debora! É uma ótima época para ir à Espanha, Portugal, Turquia e à região da Sicília.