Vai voar cedinho? Durma perto do aeroporto!

Heathrow

Antigamente só a TAP fazia vôos diurnos da Europa para o Brasil. Agora também KLM, Air France e Iberia têm vôos de volta saindo no meio da manhã.

Quem sai de outras cidades para pegar conexão em Lisboa, Amsterdã, Paris ou Madri muitas vezes precisa estar no aeroporto de partida às cinco da manhã – o que implica em marcar o despertar para as três e meia da madrugada e um táxi para as quatro.

Para aproveitar a viagem até o fim e ir dormir tranqüilo, o melhor é marcar essa última noite para um hotel nas proximidades do aeroporto.

Você faz o check-out ao meio-dia, deixa as malas no depósito do próprio hotel, sai para o derradeiro rolê pela cidade, janta cedo, volta ao hotel para pegar as malas e zarpa para o hotel da região do aeroporto.

Os hotéis perto de aeroporto costumam ter shuttles freqüentes, às vezes até grátis. No mínimo, oferecerão um esquema já azeitado de transporte.

(Como lembra o Frank do Dois Mapas, em muitas cidades existem áreas industriais próximas aos aeroportos, e os hotéis localizados nelas são em conta e costumam oferecer traslado gratuito 24 horas.)

Pegadinha: caso o seu hotel não seja pré-pago e você só vá chegar na hora de dormir, não deixe de avisar por email o horário da chegada, para não dar chabu com a reserva (peça resposta).

Boa noite e bom retorno!

Originalmente publicado, em versão condensada, na minha coluna Turista Profissional no suplemento Viagem do Estadão.

Leia também:

Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum

9 dias na Europa: o que dá para fazer

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


41 comentários

Oi Boia! Meu voo de volta ao Brasil sairá de Paris com escala em Lisboa pela TAP. O primeiro voo (Paris/Lisboa) é às 6h00. Sairemos de Orly (casal + criança 4 anos) e será a madrugada de sábado. Qual o melhor horário para chegar no aeroporto? Sei que de madrugada as companhias não abrem o despacho tão cedo, mas por ser internacional e ter os trâmites de apresentar os documentos de vacinação, não sei quanto tempo seria o ideal. Obrigada!

    Olá, Karen! O voo a Lisboa é ‘doméstico’, não tem os procedimentos de viagem internacional. Estejam no aeroporto às 3h30 e tudo estará bem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito