Vai voar cedinho? Durma perto do aeroporto!

Heathrow

Antigamente só a TAP fazia vôos diurnos da Europa para o Brasil. Agora também KLM, Air France e Iberia têm vôos de volta saindo no meio da manhã.

Quem sai de outras cidades para pegar conexão em Lisboa, Amsterdã, Paris ou Madri muitas vezes precisa estar no aeroporto de partida às cinco da manhã – o que implica em marcar o despertar para as três e meia da madrugada e um táxi para as quatro.

Para aproveitar a viagem até o fim e ir dormir tranqüilo, o melhor é marcar essa última noite para um hotel nas proximidades do aeroporto.

Você faz o check-out ao meio-dia, deixa as malas no depósito do próprio hotel, sai para o derradeiro rolê pela cidade, janta cedo, volta ao hotel para pegar as malas e zarpa para o hotel da região do aeroporto.

Os hotéis perto de aeroporto costumam ter shuttles freqüentes, às vezes até grátis. No mínimo, oferecerão um esquema já azeitado de transporte.

(Como lembra o Frank do Dois Mapas, em muitas cidades existem áreas industriais próximas aos aeroportos, e os hotéis localizados nelas são em conta e costumam oferecer traslado gratuito 24 horas.)

Pegadinha: caso o seu hotel não seja pré-pago e você só vá chegar na hora de dormir, não deixe de avisar por email o horário da chegada, para não dar chabu com a reserva (peça resposta).

Boa noite e bom retorno!

Originalmente publicado, em versão condensada, na minha coluna Turista Profissional no suplemento Viagem do Estadão.

Leia também:

Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum

9 dias na Europa: o que dá para fazer

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


39 comentários

Poxa, consegui ‘errar’ duas vezes então rs

Vou de Dublin pra Roma, depois Paris e de volta à Dublin.

Roma > Paris às 6h30 em Ciampino, e meu hotel é do lado do Termini.
Paris > Dublin às 9h30, em Beauvais, e meu hotel é do lado de Porte Maillot.

Alguma indicação? Há ônibus nesses horários?

Grato!

alguem poderia me dizer uma opção para dormir a preços bons no aeroporto de Istambul na Turquia

    Olá, Cristina! Dentro do aeroporto, fica o Istanbul International Airport Hotel. Você também pode pesquisar por hotéis perto do aeroporto de Istambul, no Booking.

Estou indo com a familia para Santiago e Puerto Montt, no Chile. e como as conexoes chegando e saindo de Santigo para Puerto montt nao dá paa fazer no mesmo dia… terei que fazer um pernoite em SCL na ida ou na volta obrgatrio…
1) voces recomendam na ida ou na volta
2) voces recomendam hotel perto do aeroporto ou na cidade, pegando taxi ? qual melhor custo beneficio ?
grato,
Flavio

Bom dia, vou viajar sosinha de Lisboa para Sao Paulo com paragem no Rio Aeroporto Galeao a paragem é das 21h – 5h50 (hora que eu posso fazer check in para o outro voo) vou ter que ficar no aeroporto e passar a noite la .. ja ouvi diser que esse aeroporto é muito perigoso … podem me dar algumas informacoes ???obrigado

    Olá, Renata! Invista num hotel para passar a noite. O centro da cidade está a meia hora de táxi.

Pena que o Aeroporto Int do RJ, o Galeão, não tenha nenhuma opção interessante ao entorno. Eu vou voar numa sexta feira 6 da manhã para o Chile, estou morrendo de medo de pegar engarrafamento (no Rio o transito não dá trégua na Linha Vermelha). To pensando em marcar o Taxi pra me buscar 4 da manhã, moro numa distancia de 40 min do aeroporto. Será que dá tempo? Contando com eventual atraso de transito e do taxi

    Olá, Josenildo! Para viagens internacionais é recomendável chegar de 2 a 3 horas antes no aeroporto.

Sou de SSA e estou indo passar o carnaval em Montevideo. Só que na ida e navolta terei que pernoitar no Rio. Gostaria de saber de um hotelzinho nas proximidades do galeão….

    Maysa, havia um hotel muito simples no Galeão, o Hotel Pousada Galeão, mas foi fechado. Está em construção um hotel da rede GJP, de Guilherme Paulus, o fundador da CVC.

    Encontrei esse hotelzinho na Ilha do Governador, o Hotel Caracas, a 5 km, mas a pontuação é bem fraquinha.

Na volta de Paris, optamos por dormir num hotel próximo ao aeroporto de Orly, já que tínhamos que estar no aeroporto muito cedo. Escolhi um que ficava à 5 minutos do aeroporto, oferecia traslado gratuito e custava 60 euros o casal. Não me recordo agora o nome. Mas não curtimos muito a experiência. Chegamos por volta das 20:30H e ainda estava claro (estávamos em junho). Já tínhamos jantado mais cedo, então não nos interessava ficar no restaurante. Pra piorar, a internet wireless gratuita oferecida não chegava até o nosso quarto, tinha que usar no corredor. Ou seja, foi bastante deprimente p/ um fim de viagem, perder uma noite naquele marasmo. Acabamos não conseguindo dormir muito cedo. E ainda tivemos outro problema: Havíamos marcado a van p/ 6H da manhã, já que ela saía de 30/30 min. Chegamos no hall às 6H05 (demorou um pouquinho p/ colocar as malas no elevador bem pequeno). Para nossa surpresa, o atendente nos informou que agora teríamos que esperar até 6h30. Como só nós usaríamos o transporte, nunca poderíamos imaginar que seriam tão rigorosos (fica a dica). Resultado: O motorista ficou olhando p/ nossa cara, sentado, até dar 6H25, qdo eu pedi p/ pelo menos colocar as malas no carro (o que foi negado, juro….rs). Só mesmo 6h28 o sujeito colocou as malas e 6h30 estávamos saindo. Chegamos na maior correria e quase perdemos o vôo…

Na viagem para Londres, voamos Easyjet para Marrakech, como o voo era às 6 da manhã de Gatwick, dormirmos no Best Western do aeroporto.
Foi bem mais tranquilo do que acordar no centro da cidade.

Em maio, vou voar pela Ryanair Bruxelas/Carcassonne, às 8:20, saindo do aeroporto Charleroi, que fica a uns 65Km de Bruxelas.
Para facilitar o perrengue, reservei o Ibis Gare Midi, pois, pelo que pesquisei, sai um bus da Ryanair dessa Gare com frequencia desde bem cedo para o aeroporto Charleroi. Se não conseguir pegar o bus, vou de táxi mesmo.
Mas alguém aí tem informação sobre onde comprar online o tal ticket do bus e sobre os horários de saída? Juro que já vi isso na net, mas quem disse que encontro agora?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.