Guia de Portugal

À descoberta de Portugal, de pousada em pousada

Criadas pelo estado na década de 40, as Pousadas de Portugal compõem uma rede formidável de mais de 40 pequenos hotéis espalhados pelo país.

Pousada de Viana do Castelo
Pousada de Viana do Castelo – Monte de Santa Luzia

A inspiração veio da Espanha, que começou a montar sua rede de Paradores pouco mais de uma década antes. Em Portugal, mesmo tendo nascido subordinadas ao Departamento Nacional de Propaganda salazarista, as pousadas serviam a uma boa causa: valorizar a hospitalidade e a culinária de cada região portuguesa.

No início as pousadas eram construídas do zero. A partir da década de 50, castelos, mosteiros, hospitais e palacetes começaram a ser incorporados á rede.

Em 2003, as Pousadas de Portugal passaram a ser administradas pelo Grupo Pestana, vencedor da privatização de 49% da autarquia Enatur.

Nesses quase dez anos, algumas unidades foram desativadas e outras ganharam reformas vistosas, assinadas por arquitetos portugueses do primeiro time, compondo uma nova categoria — a de “pousadas históricas-design”.

Uma das estrelas da turma é a Pousada Mosteiro de Amares, um mosteiro cisterciense repaginado por Eduardo Souto de Moura. O mesmo arquiteto é também autor do projeto da aguardadíssima Pousada da Serra da Estrela, que funciona num antigo sanatório dos funcionários da estrada de ferro.

Mesmo com a privatização, as diárias continuam palatáveis — há muitas promoções na baixa temporada e durante a semana, quando é possível conseguir tarifas abaixo de € 100.

A proposta dos restaurantes também foi mantida: todos servem especialidades portuguesas com ênfase nos pratos e vinhos regionais (e estão abertos a não-hóspedes). Menus do dia, com entrada, prato principal e sobremesa.

De Valença do Minho a Tavira, no Algarve, as Pousadas de Portugal cobrem todo o território português. Hospedar-se nas Pousadas é ter a certeza de encontrar um serviço amável e bastante profissional por onde você zanzar em Portugal.

O grupo Pestana e as Pousadas de Portugal apoiaram a etapa portuguesa do meu tour de carro pela Europa do ano passado. Inauguro, então, a série de posts da Terrinha com um relato das pousadas em que me hospedei. O monteiro foi montado a quatro mãos; disse as regiões onde queria montar base, e o grupo recomendou pousadas de diferentes categorias.

Vamos aos relatos — na ordem em que me hospedei.

Pousada Mosteiro do Crato (Crato, Alentejo)

Pousada do Crato - Flor da Rosa
Pousada Mosteiro do Crato

Em 2001, me hospedei numa linda suíte da Pousada Convento de Évora, em Évora, localizada em frente às ruínas do templo de Diana. Desta vez quis fazer minha base alentejana em Marvão, que não tinha visitado daquela vez. Apesar de haver uma pousada dentro das muralhas de Marvão, a rede me sugeriu ficar a meia hora de lá, na Pousada Mosteiro do Crato.

Pousada do Crato - Flor da Rosa
Pousada Mosteiro do Crato 

Deu para entender: desta maneira eu já iniciei a temporada direto numa pousada “histórica-design”. A Pousada do Crato funciona num conjunto quinhentista, originalmente gótico, que serviu como castelo e mosteiro. Uma nova ala, de linhas minimalistas, foi adicionada pelo arquiteto Carrilho da Graça. O mobiliário contemporâneo proporciona um ótimo contraste à estrutura medieval.

Pousada do Crato - Flor da Rosa
Pousada do Crato - Flor da Rosa
Pousada do Crato - Flor da Rosa


Pousada Mosteiro do Crato
É uma pousada muito bem situada para explorar o Alto Alentejo: o vilarejo do Crato está a 2 km; Alter do Chão, a 15 km; indo em direção à Espanha, Castelo de Vide está a 30 km, e Marvão, a 42 km.

Já o Alentejo mais mainstream — com a paisagem mais característica de sobreiros, as árvores de onde se extrai a cortiça — fica um pouco mais longe: Estremoz está a 70 km, Elvas a 80 km, Évora a 105 km e Monsaraz a 115 km.

O Crato é uma boa base para quem quer prosseguir à Serra da Estrela pelo sul, entrando por Castelo Branco; Covilhã está a 140 km.

Pousada do Crato - Flor da Rosa
Pousada Mosteiro do Crato 

Outras Pousadas da região: Pousada Convento de Évora (Évora), Pousada de Marvão (Marvão), Pousada Castelo de Estremoz (Estremoz), Pousada Convento de Vila Viçosa (Vila Viçosa), Pousada Convento de Arraiolos (Arraiolos), Castelo de Alvito (Alvito), Pousada Convento de Beja (Beja), Pousada Castelo de Alcacer do Sal (Alcácer do Sal).

Pousada de Condeixa Coimbra (arredores de Coimbra)

Pousada de Condeixa-a-Nova - Santa Cristina
Pousada de Condeixa Coimbra
Pousada de Condeixa Coimbra
Pousada de Condeixa-a-Nova - Santa Cristina


A segunda pousada do meu périplo, a de Condeixa Coimbra, está classificada na categoria “charme”. Ocupa um palacete reformado ao longo do tempo, e tem mobiliário bastante convencional. No verão deve ser muito gostoso descansar à beira da piscina circundada pelo belo gramado.

Pousada de Condeixa-a-Nova - Santa Cristina
Pousada de Condeixa Coimbra

Seu maior trunfo é a localização, bastante próxima à auto-estrada A1, que faz da pousada uma grande base para explorar de carro boa parte do centro de Portugal. As ruínas romanas de Conímbriga estão a menos de 3 km. Coimbra é uma escapadinha de 15 km, factível tanto de dia quanto à noite.

De lá você pode visitar as cidades litorâneas de Aveiro (68 km), Figueira da Foz (60 km) e Nazaré (107 km); os mosteiros da Batalha (77 km), Tomar (100 km) e Alcobaça (105 km); e o Santuário de Fátima (75 km). Óbidos está a 132 km.

Pousada de Condeixa-a-Nova - Santa Cristina
Pousada de Condeixa Coimbra

Outras Pousadas na região: Convento de Vila Pouca da Beira (Vila Pouca da Beira), Pousada Castelo de Ourem (Fátima), Pousada Castelo de Obidos.

Pousada de Viseu

Pousada de Viseu
Pousada de Viseu

Construída no século 19 para ser um hospital, a Pousada de Viseu foi convertida em hotel em 2009, com projeto assinado por Gonçalo Byrne e um spa completo.

Pousada de Viseu
Pousada de Viseu


O pátio interno — “Claustro Mestre Grão Vasco” — foi coberto e ganhou um bar. O resultado é um ambiente que se identifica com hotéis modernos (os corredores externos dos andares dão para um pátio interno com pé direito altíssimo), mas funcionando num prédio centenário.

Pousada de Viseu
Pousada de Viseu

Viseu, que não é uma escala comum em roteiros de brasileiros por Portugal, é uma cidade da maior simpatia. Nos arredores há ruínas romanas e, no centro da cidade, o tesouro da e o Museu Grão Vasco, que dá especial ênfase à obra de Vasco Fernandes, principal pintor quinhentista português.

A cidade é uma base conveniente para fazer um bate-volta à Serra da Estrela (um circuitinho básico: entrar na área do parque nacional, ir a Manteigas, então dar uma paradinha em Belmonte para ver o museu À Descoberta do Novo Mundo, voltando pelo caminho que passa pela estação de esqui de Torre).

Viseu também está perto do Douro: o Peso da Régua, no mais belo trecho da região dos vinhedos, está a 70 km, e proporciona tanto um bom bate-volta quanto um pit-stop em direção ao Porto.

Salamanca, na Espanha, está a 230 km.

Outras Pousadas na região: Pousada da Serra da Estrela (Covilhã) e Pousada de Belmonte.

Pousada de Viana do Castelo (Minho)

Pousada de Viana do Castelo - Monte Santa Luzia
Pousada de Viana do Castelo – Monte Santa Luzia

A localização da Pousada de Viana do Castelo é espetacular: no alto do monte de Santa Luzia, pairando sobre a Basílica, a foz do rio Lima, a cidade de Viana do Castelo e o Atlântico.

Adorei a decoração: elegante e romântica, em perfeita harmonia com a arquitetura.

A cidade ali embaixo é bonita e bastante organizada: há um mega-estacionamento subterrâneo embaixo da rua principal, conectado à estação e ao shopping.

Viana do Castelo é uma base conveniente para rodar pelo Minho sem precisar entrar e sair todo dia do Porto. Braga está a 68 km; Guimarães, a 83 km. Barcelos está a 53 km, Ponte de Lima a 32 km e Valença do Minho a 68 km. Funciona também como uma boa última escala em Portugal antes de escapulir para uns dias na Galícia espanhola; Santiago de Compostela está a 180 km.

Outras pousadas na região: Pousada Mosteiro de Guimaraes (Guimarães), Pousada Pousada de Valença (Valença do Minho), Pousada Mosteiro de Amares (Amares), Pousada do Gerês-Caniçada (Caniçada).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Pestana Palácio do Freixo

    Pestana Palácio do Freixo
    Pestana Palácio do Freixo



    Pestana Palácio do Freixo
    O Pestana Palácio do Freixo é a jóia mais valiosa do catálogo das Pousadas de Portugal.

    Pousada do Porto - Palácio do Freixo
    Pousada do Porto - Palácio do Freixo
    Pousada do Porto - Palácio do Freixo


    Pestana Palácio do Freixo
    As áreas sociais (recepção, bar, restaurantes) ocupam o Palácio do Freixo, um monumento do barroco português, à beira do Douro, imediatamente ao norte da cidade.

    Com o tempo, a região deixou de ser nobre e passou por ciclos de industrialização e desindustrialização. Pois até isso foi aproveitado pelo inteligente projeto de David Sinclair: um moinho construído ao lado do palácio e posteriormente desativado é usado como ala de apartamentos.

    Pousada do Porto - Palácio do Freixo
    Pestana Palácio do Freixo

    Um dos armazéns foi transformado em spa. A piscina à beira do Douro é muito charmosa e se conecta com o píer do hotel.

    Pousada do Porto - Palácio do Freixo
    Pestana Palácio do Freixo

    A localização é estratégica para quem está de carro. Chega-se à Ribeira, ao centro do Porto e até mesmo à foz pela beira-rio — mas o acesso à rede de auto-estradas também é muito fácil, com uma avenida expressa passando a um quilômetro do hotel, e a ponte do Freixo levando à outra margem do Douro.

    Da pousada até Amarante são 62 km; ao Palácio de Mateus em Vila Real, 105 km; ao Peso da Régua, centro da região mais fotogênica dos vinhedos à beira do Douro, 100 km. O Minho também está muito à mão: Guimarães e Braga ficam a cerca de 50 km, Barcelos a 65 km. Na direção sul, Aveiro está a 73 km.

    A região de Trás-os-Montes oferece uma linda continuação de viagem, com pernoite (Chaves está a 150 km; Bragança, a 215 km).

    Santiago de Compostela está a 230 km.

    Pousada do Porto - Palácio do Freixo

    Outras pousadas na região: Pousada Barão de Forrester (Alijó); e em Trás-os-Montes: Pousada de Bragança

    Leia mais:

    70 comentários

    Estamos programando nossa viagem a Portugal seguindo o roteiro de 15 dias pelo País. Sempre dicas ótimas.
    Vi o vídeo de Ricardo sugerindo a partir de Lisboa tour organizado para Serra da Arrabida e Setubal; como estaremos de carro a caminho de Monsaraz pergunto se irmos de carro, de forma independente, é uma boa idéia ?
    Obrigada.

    OLÁ
    estarei em Portugal de 09 a 13 de agosto. Qual seria aregião de clima mais ameno nessa época para visitar? O Douro é interessante no verão? Eu gostaria de evitar o calor excessivo.

      Olá, Claudia! Estará quente no país inteiro. Mas é um calor perfeitamente suportável para quem vive no Brasil.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito