Duas semanas de carro em Portugal, do Norte a Lisboa: o relato da Sheila 1

Duas semanas de carro em Portugal, do Norte a Lisboa: o relato da Sheila

Rio Douro, Portugal

Sheila e Rômulo NascimentoNo finzinho de junho a Sheila Nascimento de Brasília deixou um super-relatório da sua viagem de carro com o maridão Rômulo por Portugal. Ela começou pelo norte — Porto, Douro, Minho –, rodou pelo centro do país (Serra da Estrela, Coimbra) e terminou em Lisboa. Um roteiro enxuto, pontuado de pequenas extravagâncias (adoro). Vai pela Sheila:

Texto e fotos | Sheila Nascimento

Pessoal, este comentário é pra deixar um feedback sobre minha última viagem a Portugal e uma forma de agradecer ao Riq, Bóia, Isabel O., Dri Miller, e todos os que nos socorrem quando precisamos de help na hora de programar a viagem.

Porto (uma noite)

Pestana Porto
O destaque foi o hotel: Pestana Porto. A vista da suíte já valia a estada. Era um quarto de canto e tinha vista lateral e frontal para o Douro . O pacote “romântico” incluía espumante e brownie! Já conhecia o Porto, mas gostei muito de voltar. Aliás, cidade grande sem lerê é bom demais.

porto1

Os leitores indicam

Guimarães (duas noites)

Vista da suíte do Pestana Porto
Guimarães, Portugal

A cidade vale muito a pena. Além de graciosa, é pura história. Conta com um teleférico que leva até “a Penha”, onde há uma estrutura excelente para piqueniques ou simplesmente para um passeio curtindo verde, água, vista. Jantar imperdível é na Pousada Mosteiro de Guimaraes (antiga Pousada de Santa Marinha), que fica num antigo mosteiro, não muito longe do centro. É um luxo! Nos hospedamos no Hotel da Oliveira, que na época fazia parte do grupo Pousadas de Portugal e tem ótimas instalações, porém mais simples. O ponto alto é a sua localização: no centro, se faz tudo a pé.

Guimarães, Portugal

Deixando Guimarães, passamos pela Igreja de Bom Jesus do Monte, em Braga (veja abaixo, à esquerda); do alto de suas escadarias onde se tem uma bonita vista da cidade. É possível ir até a igreja de carro, de funicular (com hora marcada de subida e descida) ou a pé pelas escadarias. Naquele dia de sol lindo, fomos de carro e descemos de carro; nem pensar se acabar naquele calor… Lá em cima, há um restaurante mais pomposo e um bar, onde comemos bifanas com cerveja geladinha. Delícia!

Mona Lisa

Vai uma mãozinha aí?

Igreja de Bom Jesus do Monte, BragaJardins do Palácio de Mateus

Douro (três noites)

Nos hospedamos no Hotel Folgosa Douro, que fica em frente (exatamente em frente) ao estrelado restaurante do Rui Paula. É um hotelzinho B&B todo novinho, com excellente café da manhã com vista pro Douro e todos os quartos são com vista para o rio. Fiquei no último andar, que tem uma vista panorâmica, mas acho que os do 1º são melhores, pois têm varanda. Visitar as vinícolas e almoçar numa delas é programão. As vistas são de cair o queixo e o trecho mais lindo é entre Régua e Pinhão. Outra dica é a Pousada Solar da Rede, em Mesão Frio, que tem belíssimas vistas e fica colada na Serra do Marão. Aliás, as Pousadas de Portugal são ótimo ponto para almoçar, jantar ou se hospedar. Em passeio pela Serra do Marão, almoçamos na Pousada de São Gonçalo. O passeio de barco pelo Douro é bem interessante, mas preferi um de duas horas, em barco pequeno, exclusivo para o casal. Eu me canso de ficar muito tempo a bordo, então fiz uma ótima escolha. Por mais que tenham me recomendado passar o dia todo com almoço a bordo, achei mais legal encurtar o tempo no rio e conhecer as vinícolas de carro. As vistas da Quinta do Seixo (Sandeman) são lindas!

Rio Douro, Portugal

A partir do Douro, visitamos o Palácio de Mateus (veja no alto, à direita), pertinho de Vila Real. Na propriedade, há uma loja de vinhos com excelentes produtos e preços. Não fizemos a visita interna do palácio (com horários programados e guia acompanhando), mas só os jardins já enchem os olhos.

Serra da Estrela (três noites)

Serra da Estrela, Portugal

Por dica da Isabel O., fiquei na Casa das Penhas Douradas. O hotel é muuuuuuito charmoso, e o hóspede é tratado com vários mimos. Amei a dica e a reforço! Vale muito a pena se hospedar lá, sobretudo na suíte, que tem excelente estrutura e uma vista pra ficar na lembrança. Os jantares de lá são fantásticos; cozinha excelente! Além de todo o profissionalismo e hospitalidade do staff.

estacao-de-trem-fora
Compare e escolha:

Qual o melhor meio de transporte na Europa: avião, trem ou carro?

O ambiente da Casa das Penhas Douradas é tão acolhedor, que acabamos ficando um dia inteiro só aproveitando as lindas vistas que tínhamos de nossa suíte e o conforto e o charme do hotel. O design então, nem se fala. A proprietária faz questão de cuidar de tudo de perto. Há vários objetos na casa que remetem em algum aspecto à arvorezinha colorida, símbolo do hotel. Todos os quartos estão equipados com DVD, e há diversos filmes e livros disponíveis, inclusive guias de Portugal e especificamente da Serra da Estrela. Nos espaços comuns, há o restaurante (que mais se assemelha a uma sala de refeições de casa) uma sala de lazer com lareira e jogos, outra propícia à leitura, além de piscina aquecida e coberta, sauna e um spa para momentos relax total! Durante o dia todo, fica à disposição dos hóspedes uma mesa com vários quitutes, bebidas, inclusive vinho. No quarto, há frutas, água, chá, café expresso; tudim já incluso na diária. Os jantares, estes sim, à parte, podem ser reservados com menu completo ou pode ser programado um menu mais enxuto, conforme sua escolha. Pertinho dali, há outra Pousada de Manteigas/São Lourenço, do grupo Pousadas de Portugal, que também recebe não-hóspedes em seu restaurante. Mas eu nem me aventurei.

Belmonte, Portugal

Preciso confessar que para subir e descer a Serra para ir a cidades como Manteigas e as outras que se seguem, não é fácil por conta das estradas sinuosas (e pouca iluminação noturna), mas isso não é motivo para não voltar. Visitamos Belmonte e me encantei com a cidade e toda a sua história que remete às nossas origens (berço de Pedro Álvares Cabral). Lá, há o Museu dos Descobrimentos, que ilustra as viagens marítimas portuguesas, sobretudo a de descobrimento do Brasil. Também conta um pouquinho de nossa história, cultura e costumes. O museu é excelente e com rico conteúdo. Foi o melhor retrato do Brasil que já vi lá fora.

Coimbra/Mata do Buçaco e Mealhada (duas noites)

Mata do Buçaco, Portugal

Os amantes de Coimbra que me desculpem, mas eu esperava mais da cidade. Não sei se foi o calor, mas trocaria fácil pela hospedagem no Palace Hotel do Bussaco, que achei lindo. O leitão da Mealhada é realmente muito bom e optamos pelo Pedro dos Leitões, que fica na Estrada Nacional – Mealhada. Conforme a Isabel recomendou, espumante brut pra acompanhar! E depois 10 km imediatos de corrida pra perder as calorias ganhas!!! (essa é minha recomendação…).

Ruínas de Conímbriga, PortugalRuínas de Conímbriga, Portugal

Pertinho de Coimbra, há as ruínas de Conímbriga, que valem muito a visita, especialmente pelos mosaicos que adornam o piso das antigas construções: vários deles estão intactos, sobretudo os que estão sob uma cobertura moderna construída há pouco. Estar ali e ter a idéia do que eram aqueles banhos termais e o culto de adoração ao imperador é fantástico. Além das ruínas, pode-se visitar o museu, que possui um interessante acervo. Aos domingos e feriados, a entrada ao complexo é gratuita até às 14 horas.

Mosteiro dos Jerónimos

Guia completo:

Lisboa: os melhores hotéis, restaurantes e atrações da capital portuguesa

Aveiro

Aveiro, Portugal

É uma graça e também a trocaria pela hospedagem em Coimbra. A furada foi ir à fábrica de porcelana da Vista Alegre, que fica em Ílhavo: a loja tem produtos muito caros e a loja de fábrica quase não tem nada que valha de fato a pena comprar. Me senti numa lojinha chinesa de 1,99…

relato leitor viaje na viagem
As viagens do leitor

Lisboa (três noites)

O fim da viagem foi em Lisboa, e a dica de pit stop fica por conta da Foz do Arelho, que se situa do ladinho das Caldas da Rainha. O lugar é lindo e vale uma parada.

Sana Capitol, LisboaSana Lisboa
Em Lisboa costumo me hospedar na rede SANA e desta vez ficamos no SANA Capitol, que é o típico hotel pra executivos, e tem uma estrutura bem bacana. também reservei com a opção “pacote romântico”, que dava direito a late check-out; todos os dias havia uma garrafa de espumante com frutas (morangos, uvas) nos aguardando ao voltar pro quarto. O único problema é o estacionamento: tem que usar o rotativo do hotel da frente, o Sana Lisboa; mas só precisei de uma noite, pois devolvi o carro no dia seguinte.

O aluguel do veículo foi pela eAluguerdecarros.pt e a locadora foi a Guerin, por onde eu não havia alugado ainda. Sem problemas; excelente preço (em 2011, 341 euros por 12 diárias com seguros); com up grade de Seat Ibiza para Peugeot 307 (diesel). A única chatice é que estava com cheiro de cigarro…

Era isso. Virou um tratado, mas gostaria de compartilhar o que julgo ser útil a algum viajante.

Muito obrigadinho, Sheila! Relate sempre :mrgreen:

Leia mais:


Fatima

Passagens mais baratas para Portugal no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em Porto no Booking

Encontre seu hotel em Lisboa no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Porto na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Porto com a Viator

252 comentários

Me ajuda com um roteiro para 18 dias terminando em Lisboa. vamos ficar 20 dias.

ROTEIRO DE VIAGEM PARA PORTUGAL

Dinheiro: 2.500,00 Euros. E 500,00 euros de reserva. Vou levar em espécie e lá abrir uma conta num banco. Total 3.000,00 Euros.

Passagem: Lucas e Thami. Dia 08/02/2022 – volta dia 28/02/2022
Cia Aérea: TAP.
Ida = Voo direto. Recife – Lisboa – Porto.

Cidades a Conhecer:

(Porto.)
Viana do Castelo
Braga
Guimarães
Vila real
(Coimbra)
Aveiro
Nazaré
(Lisboa)
Fátima
(Santarém)
Sintra
Cascais

(Algarve)

Évora Se hopeda aqui ponto de apoio.
Lagos – se hospeda. Podemos ir de avião para lisboa
Faro

olá,

vou fazer uma viagem de 15 dias por portugal e meus interesses maiores são:
Lisboa já conheço, pretendo ficar pouco. Em seguida, Évora, óbidos, fátima, coimbra, lamego, amarante, guimarães, braga, viana do castelo e porto. Pode por favor, fazer algum comentário? Onde devo me hospedar e fazer bate e volta e onde não devo permanecer?

Cordialmente,

Ruslana

Não conheço ainda Portugal e estou lendo bastante sobre roteiros de viagem. Gostei muito do relato da viagem. Agradeço 👏🏼👏🏼

Grande Ricardo Freire, acompanhamos e somos fã das suas dicas de viagem. Inclusive Eu e minha esposa vamos nos dar o presente de 30 anos de casados viajando 25 dias por Portugal e um pedacinho da Espanha. Período de 15 de setembro a 15 de outubro. Chegando e saindo por Lisboa. Uns 6 dias em Lisboa, com treis tour bate e volta. Dois de trem, sendo um a Sintra e outro a Cascais. E um tour mais elaborado a Serra da Arrábida e Palmela incluindo visita à vinícola Quinta da Bacalhôa (Azeitão). Nos dias que ficarmos em Lisboa, pretendemos ficar hospedados (com reservas) feitas previamente do Brasil, no Hotel Borges. Até ai tudo bem! Depois pretendemos alugar um carro (também previamente reservado do Brasil), descer até Faro, entrar pelo sul da Espanha até Sevilha subir até Salamanca, voltar para Portugal até Serra da Estrela (nosso filho estudou em Covilhã e não conhecemos), ir até Guimaraes, descer ate Porto (entregar o carro). Em Porto (os dias que forem possíveis) fazer o mesmo que fizemos em Lisboa, tour de bate e voltas. Voltar a Lisboa de trem um dia antes de voltar ao Brasil (fiaremos essa noite na casa de amigos que moram em Lisboa a mais de 20 anos). No dia seguinte, Brasil! Pergunta: considerando a época do ano (baixa temporada), depois de Lisboa, podemos fazer todo esse tour de carro sem fazer reservas dos hoteis? Motivo: ficar onde quisermos e não ficar presos a datas. Pela dica obrigado. Viaje na nossa viagem de 30 anos! Rsrsrsss! Grande abraço do Marcelo e Vânia.

Bóia
Parabéns pelo site, venho sempre para me ajudar a fazer meus roteiros… mas dessa vez preciso muuuito da sua opinião.
Chego em Lisboa dia 02 de novembro cedinho e minha programação está assim:
Dias 2 e 3 livre em Lisboa
Dia 4 saindo de Lisboa para Estoril, Cascais, Praia do Guincho, Cabo da Roca e Sintra.
Dia 5 saindo de Lisboa para Praia de Galápos, Évora e Monsaraz.
Dia 6 saindo de Lisboa para Tróia, Vila Nova de Milfontes, Sagres e seguir para hospedagem em Lagos (2 noites)
Dia 7 saindo de Lagos para Faro
Dia 8 saindo de Lagos para Porto com parada em Nazaré.
Dia 9 livre em Porto
Dia 10 saindo de Porto para Guimarães, Peso da Régua até Pinhão
Dia 11 seguir para Santiago de Compostela para passar o dia.
Dia 12 Porto para Lisboa
Dia 13 Volta para o Brasil
ou
Dia 11 seguir para Santiago de Compostela com hospedagem.
Dia 12 Santiago para Lisboa
Dia 13 Volta para o Brasil
Será que dá tempo de fazer tudo? Tiraria ou acrescentaria alguma coisa?
Obrigado <3

    Olá, Camila! Não desperdice seu tempo e seu dinheiro em novembro indo ao litoral. Guimarães e Pinhão estão em direções opostas ao Porto. Seus trajetos não são factíveis no tempo de que você dispõe. O que você chama de “dia livre” é na verdade “dia aproveitável”. Você precisa de mais dias aproveitáveis e menos dias na estrada.

    Para não perder a viagem, baseie-se em roteiros já testados.

    Veja:
    https://www.viajenaviagem.com/2018/07/roteiros-portugal/

Seguindo um dos roteiros de vocês, tinha feito o seguinte plano: Lisboa 6 dias, Évora 3 dias, Douro 3 dias, Santiago 3 dias, Porto 4 dias e retorno para Lisboa com mais 3 dias.
No seu roteiro tem Serra da Estrela, que eu retirei para substituir por Santiago.Fiz bem?
Confesso que estou um pouco insegura com esse trajeto.
Estou indo em 12/07 e retornando em 02/08.
Obrigada!

    Olá, Angela! O roteiro está bom, se quiser ir mais rápido entre o Alentejo e o Douro, pode usar as auto-estradas principais, sem entrar no miolo da Serra da Estrela.

Bom dia, queríamos deixar uma sugestão de visita pelas principais vilas e cidades históricas da região do Minho no norte de Portugal, 1º visitar Guimarães (berço de Portugal) 2º Braga (a Roma Portuguesa, tem mais de 2000 anos história) 3º Ponte de Lima (a vila mais antiga de Portugal) e por último 4º Valença do Minho (uma cidade dentro de umas muralhas na fronteira com a Espanha). Basta seguir as estradas N101 e N201 atravessa o Minho e fica a conhecer muita história desta terra com muito verde, região de onde outrora emigraram muitos Portugueses para outros lugares levando o seu famoso Lenço dos Namorados para não esqueçer o seu amor de Portugal. Cumprimentos da Quinta Dom José Turismo Rural http://www.quintadomjose.com

Oi, Sheila,

Obrigada por contar a sua viagem. Estamos fazendo o nosso roteiro, suas vivencias me pouparam alguns aborrecimentos e acrescentaram um clarão para o nosso caminho.
Muito obrigada,
Ezani

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.