Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.

Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:

Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?

No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.

Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?

Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.

A seqüência é a seguinte:

  • 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
  • 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
  • 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
  • 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas

O free shop funciona 24 horas?

Funciona.

Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?

Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.

Devo declarar eletrônicos?

É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.

Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.

Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como "esquentar" compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.

314 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ed
EdPermalink

Em 2007 viajei pela TAM de Miami a Fortaleza com escala em Manaus. Só recebi as malas em Fortaleza, onde fiz os procedimentos de alfândega e tive acesso ao duty free. Infelizmente não consigo me lembrar onde fiz a imigração. Pelo que o post diz, esse não é mais o procedimento, correto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ed! Eventualmente em vôos internacionais que façam escala em algum aeroporto brasileiro antes do destino final, e em que os passageiros não desçam do avião, isso pode acontecer.

O passageiro não se confundirá, já que não descerá do avião.

O problema é quando o passageiro desce e não se dá conta de que teria que pegar a mala na esteira.

Marina
MarinaPermalink

Estas informacoes estao incorretas. O aeroporto de Confins, em BH, possui alfandega. Por isso, nao é necessario retirar as malas e fazer novamente o check in. Tb por isso, quem vai para BH como destino final nao pode fazer free shop em SP. Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marina! Você deve estar falando de algum vôo internacional que faça escala em São Paulo antes de seguir para BH. Neste caso, sim, quem prosseguir a BH não precisará descer e fazer alfândega. Mas esse tipo de vôo é muito raro. Na maioria das vezes todos os passageiros precisam descer do avião, e todos fazem imigração.

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Riq,

Viajei com minha irmã que mora no Rio (Galeão) e o voo dela tinha conexão em SP.
Ela não pegou as malas em SP, mas a conexão dela era em um voo que vinha de Miami.
Será que foi por isso que fez tudo no Rio?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mô! Deve ser por isso, sim.

Rosemarie
RosemariePermalink

Olá Bóia! A Marina não teria razão? Na verdade, sempre gera dúvida quando viajo. Porque? Já aconteceu de tudo. Até de diserem que eu não precisaria pegar as malas no momento da conexão e eu vê-las bem circulando na esteira do aeroporto de SP. Ah! Sou de BH. Então, qdo falamos em conexão signifca trocar de avião e escala é qdo permanecemos no avião. Certo?! Fazer freeshop em BH é muito ruim. Você tem informação precisa e sem furo pra passar pra gente? Desde já, muitîssimo obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosemarie! A única maneira de você passar pela imigração e fazer free shop num aeroporto é chegando por um vôo internacional. Será preciso que o vôo saia do exterior e chegue a Belo Horizonte na ala internacional. Se fizer escala, os passageiros com destino a Belo Horizonte não desembarcarão e farão free shop em BH. Se o vôo for por conexão, então todos os passageiros desembarcarão no primeiro aeroporto e farão ali imigração e free shop.

Rosemarie
RosemariePermalink

Ok Bóia. Disso tudo eu já sei. O fato é que já experimentei de tudo nos vôos de/e para BH. Ano passado, saindo do Peru, me garantiram que só pegaria as malas em BH, flagrei as malas circulando na esteira. Sorte que meu marido as viu. De outras vezes, voltando da Europa, não pudemos fazer freeshop tanto no Rio quanto em SP, mas, numa outra ocasião, por surpresa, pudemos fazer porque um tal '"convênio" entre aeroportos(?) havia acabado. Por isso o meu comentário e a indagação.
Ou seja, mesmo em conexão de vôo internacional muitas vezes não fiz a imigração no primeiro aeroporto. Mas, pelo que você falou, quando eu voltar de um vôo internacional com conexão em SP, por exemplo, é certo que farei a imigração lá, e não em BH. Certo?

Abs

Kamila
KamilaPermalink

Também sou de BH e apesar de não viajar muito para o exterior já ocorreu comigo os dois fatos relatados por outros trips: 1) saí de Miami para BH, conexão em SP. Retirei as malas em SP, passei no free shop, depois na alfândega.Descí em BH. 2) saí de Boston, conexão em NY, conexão em SP, descí em BH. Retirei as malas em SP, passei na alfândega ao descer em SP e em BH: alfândega novamente!

Vivian Ross
Vivian RossPermalink

Pois é, parece que quando o destino final é BH pode acontecer de tudo.

Buenos Aires -> BH com conexão de 6 horas em São Paulo: Retirada das malas em São Paulo, free-shop e alfândega. Na chegada em BH, outra alfândega e ainda tive que dar explicações de porque o canhoto da imigração tinha ficado em São Paulo. Uma loucura!

Santiago -> BH com conexão de 4 horas em São Paulo: Dessa vez não retirei as minhas malas e não pude utilizar o free shop de SP. O pacote free shop + alfândega foi feito em BH. O que é uma pena dado que o free shop de BH é horroroso.

Sendo assim, Bóia, pelo menos quando se trata de BH, não dá pra ter certeza de onde será feita a imigração.

Abs

Kadu
KaduPermalink

Olá, uma dúvida, no caso de um vôo do Rio (GIG) para Miami (MIA) com conexão em Atlanta (ATL), entendi que vou retirar minhas malas, fazer passar pela imigração na conexão em Atlanta e entregar minhas malas para que sigam para Miami (MIA), correto? E na volta? O caminho é o mesmo, só que ao contrário, MIA - ATL - GIG, imigração para sair não tem, correto? e minhas malas? Seguem direto? Preciso fazer algo? Como na volta tem mais mala (leia-se compras), não quero fazer bobagem!
Obrigado!

Luiz
LuizPermalink

Volto num vôo Iberia no próximo dia 22.
Porto - Madri - Rio de Janeiro - Confins
Neste caso, onde terei acesso ao free shop? RJ ou BH?
Seeu pegar a mala no RJ e fizer procedimentos lá, posso comprar lá e despachar por exemplo caixa de wisky? Neste caso, terei que arcar com excessos de bagagem por aumentar caixa comprada no dutyfree uma vez que já estarei desde o início com a bagagem máxima.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz! Fará imigração e free shop no Rio. Se já chegar ao Brasil com o limite de bagagem e fizer compras pesadas no free shop, pagará excesso no último trecho.

Flá
FláPermalink

Boia, meu voo de ida e volta tem conexão em Manaus, na volta a alfandega acontecerá em Manaus, porém não há free shop. E sei que vou desembarcar no terminal 1 em SP, posso passar no free shop? E outra dúvida: pelo fato da conexão ser no territorio nacional eu perco o direito de 32 kg por bagagem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flá! Se o que você tem é conexão, então o seu free shop será necessariamente em Manaus. A única possibilidade de fazer free shop em São Paulo seria se o vôo fizesse apenas uma escala e desembarcasse na área internacional em São Paulo.

Se a passagem for vinculada, você mantém o seu limite de bagagem. Se forem duas passagens sem vínculo, você vai precisar passar a lábia na atendente do check-in.

Daiane
DaianePermalink

Olá... Temos um voo que vai sair de Orlando pela TAM com destino a Florianopolis, e faremos uma conexao em SP, de duas horas, entao devemos passar na imigracao, free shop e alfandega em SP e nao em Floripa correto? Tenho dúvidas se vai dar tempo de fazer tudo isso até pegar o proximo voo com destino a florianopolis, lembrando que o tempo de conexao eh duas horas. Abracos

A. L.
A. L.Permalink

Imigração e alfândega, se tomarem seu tempo de conexão (vc precisa re-despachar as malas) e fizerem perder seu vôo, a TAM realocará sem custos em outro vôo...

Já free-shop não é desculpa válida.

Não dá tempo de passar no free shop com 2h, não.

Silvana
SilvanaPermalink

Ai meu deus...acho que não entendi. Eu vou fazer Veneza/Recife, com conexões em Madrid e São Paulo, onde termina o voo Iberia e começa a Tam, embora tenha comprado uma passagem só. Então, onde pego minhas malas e onde faço free shop em SP ou Recife? Por favor, me ajudem. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvana! Em São Paulo.

Silvana
SilvanaPermalink

Olá Bóia, muito obrigada por tirar esta duvida, tbm pego as malas lá? Quanto ao free shop, talvez não der tempo, acho que só tenho duas horas. Muito grata por tudo!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvana! Pega as malas, faz a alfândega, então entrega as malas no balcão de conexão.

Patricia
PatriciaPermalink

Ola!Moro nos EUA por 10 anos... Vou retornar ao Brasil em breve com destino a Sao Paulo, levando comigo 2 malas extras. O voo vai sair de Boston/EUA,onde vou pagar pelas malas extras... Irei fazer conexao em North Caroline/EUA e no Rio de Janeiro. Estou ciente que devo passar pela imigracao no Rio de Janeiro, e que tambem vou re-ver minhas malas no Rio de Janeiro. Quando eu fizer o Check in no Rio de Janeiro para poder embarcar para Sao Paulo, vou ter q pagar novamente pelas minhas 2 malas extras?? Obrigada desde ja!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Se as passagens são vinculadas, você não vai precisar pagar. Se o trecho Rio-SP for feito por com uma passagem avulsa, você vai precisar negociar isso com o atendente do check-in.

thais
thaisPermalink

Ola pessoal!!!!! estou com algumas duvidas, vou voltar da europa em outubro, meu voo sai de Paris com escala em Porto, depois chega no Rio de Janeiro tudo pela Tap, no Rio pego um voo Tam p Florianopolis, onde faço free shop? No Rio? e as malas pego no rio tb ou em floripa? se pegar no rio qual a ordem? imigraçao- malas - free shop - alfandega? obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! Primeiro imigração, então malas ou free shop (tanto faz; se a sua mala não tiver chegado na esteira, vale a pena fazer o free shop) e alfândega. Tudo no Rio.

Vica
VicaPermalink

Olá Ricardo,
Tenho uma dúvida...
Meu vôo para Milão faz conexão em Lisboa, entendi que em Lisboa eu passo pela alfândega e a partir daí tenho trânsito livre pela Europa, e não retiro minha bagagem despachada, pois ela vai direto para Milão, certo?
Minha dúvida é na volta, pois minha conexão em Lisboa será demorada, chego em Lisboa no início da tarde do dia 09 e parto para o Brasil na manhã do dia 10, vou rodar pela cidade e passar a noite em um hotel, nesse caso, retiro toda a minha bagagem em Lisboa?
Obrigada!

A. L.
A. L.Permalink

VIca, provavelmente sim. Mas faça questão de lembrar o agente que despachar sua bagagem.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vica! Quem responde é A Bóia. Vamos publicar sua pergunta no Perguntódromo, porque há leitores que passaram por isso recentemente. Se alguém se manifestar, a respista aparecerá aqui.

luis r.
luis r.Permalink

oi, vica!
em março passado, saí de londres para voltar ao brasil pela tap, com uma escala longa em lisboa. foi mais ou menos como vc fará: cheguei em lisboa no começo da tarde, rodei pelos meus locais favoritos, comi um bacalhau, passei a noite no hotel e segui viagem na manhã seguinte. tudo sem bagagem.
minha mala seguiu diretamente pra são paulo -- sensação estranha (mas muito libertadora) a de sair do aeroporto lusitano apenas com uma mochilinha smile
de todo modo, vale confirmar com o atendente no check in em milão.
boa viagem!

luis r.
luis r.Permalink

lembrei de um detalhe: no check in em londres, o funcionário da tap me ofereceu a opção de retrada da mala até lisboa pra q no dia seguinte eu a despachasse novamente pro meu destino final. mas não vi vantagem na operação.

Juliana
JulianaPermalink

Ola, Vica,
Fiz uma conexão semelhante a sua, no ano passado, mas eu saí de Munique, ao invés de Milão, como é seu caso. Eles fizeram os dois check-ins (até Lisboa e daí para o Brasil) e despacharam minha bagagem direto para o Brasil. A meu ver, foi a melhor opção, pois fiquei apenas com o essencial, para circular em Lisboa e passar a noite, sem o transtorno de administrar mala(s); no dia seguinte cheguei ao aeroporto com meu check-in para o Brasil pronto. O ideal é vc perguntar, no momento do check in para Lisboa, como eles farão, para não haver qualquer dúvida e evitar confusões.
Boa viagem. Ju

tata
tataPermalink

Ola, estou com algumas duvidas:

Vou p Paris em outubro, o que vale mais, comprar no free shop da França ou aqui no Brasil? tm alguma diferença em relaçao a cota?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tata! Entenda sobre os limites de compras nos free shops aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/10/compras-no-exterior-conheca-limites-isencoes-e-impostos/

Adriana
AdrianaPermalink

Oi, chego ao Brasil na semana que vem, voltando de Miami. Tenho uma conexão de apenas uma 1h20 para trocar de avião. Nesses casos, a alfandega costuma demorar muito para liberar os passageiros, pois tenho medo de perder o voo com destino a São Paulo, em Congonhas. Por favor, me ajudem...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! É apertado, dificilmente você vai conseguir. Se as passagens forem vinculadas, a cia. vai ter que arranjar vaga num vôo próximo. Se não forem vinculadas, você vai ter que pagar multa ou comprar outra passagem na hora, conforme a tarifa. Se puder, mude, porque o stress não compensa e o perrengue está à espreita.

Daniel Pereira
Daniel PereiraPermalink

Olá, vou passar um mês na Suécia, no volta pego um vôo de Estocolmo para Frankfurt, e em seguida Frankfurt para Recife.
Lá em Frankfurt tenho apenas 1 hora e 10 minutos para fazer a conexão, além disso, precisarei de tempo para o carimbo de volta.

Neste caso o tempo é pouco ou o processo não demora tanto?
Obrigado desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! O tempo é apertado. Se as passagens forem vinculadas, a cia. fica responsável por reacomodar você caso você perca o vôo. Se as passagens não forem vinculadas, é encrenca e prejuízo à vista. Tente remarcar os dois vôos com pelo menos 2 horas e meia de intervalo.

vitafar
vitafarPermalink

pessoal estou com algumas duvidas!!!!
volto de lisboa e vou fazer conexao no galeao, algumas pessoas me informaram que nao tem free shop no terminal 2 do aeroporto, isso é verdade? estou preocupada, pois fiz reserva de alguns itens....eu achava que tinha sempre um free shop no desembarque doa aeroportos brasileiros.

Priscila
PriscilaPermalink

Olá! Preciso de um "socorro":
Tenho uma amiga, chilena, naturalizada brasileira e que há 15 anos mora nos EUA, ou seja, é cidadã americana (não sei se o passaporte brasileiro dela está em ordem). Ela fará uma viagem dos EUA ao Chile, com conexão (parada de 6 horas entre os vôos United Airlines e Tam) em São Paulo. Minhas perguntas são: ela poderá sair do aeroporto, se quiser? Conseguirei ter contato com ela? Ou ela ficará na ala interna internacional (isolada)? Desde já agradeço pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! Veja com ela como estão os documentos. Americanos precisam de visto para o Brasil.

Penha
PenhaPermalink

Vou p/ Itália dia 21/10 voo Rio/Roma/Veneza, Alitalia. Quero saber o seguinte: Vou fazer conexão em Roma p/ Veneza com apenas 01 hora (entre a chegada e a saída) vai dar tempo? Pelo que entendi tenho que passar p/ imigração em Roma, é isso? Como vou trocar de voo, tenho que retirar as malas ou vão direto Rio-Veneza?
E a volta:
O embarque será em Barcelona c/ destino a Roma (aqui passo p/ imigração novamente? E embarco p/ Rio. O mesmo quero saber sobre as malas, retiro em Roma ou vem direto p/ o Rio ( Barcelona/Rio)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Penha! Uma hora é pouquíssimo tempo, você provavelmente vai perder o vôo. Tente remarcar.

Leia sobre bagagem e imigração na Europa neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Washingon
WashingonPermalink

Olá! Minha dúvida é parecida mas com umas pitadas a mais de problemas, acho que somente vocês para me ajudar.
Vou para Paris em novembro com conexão em Munique. Estou com sérias dúvidas na viagem de volta pois a Lufthansa alterou o horário do voo. Quando reservei as passagens o voo Munique/São Paulo estava marcado para as 21:35, de uma hora para outra adiantaram para as 20 horas em ponto. Terei apenas 1 hora e 15 minutos de conexão. Não foi culpa minha esse aperto, será que dá tempo? Problema é que é o único voo para Sao Paulo, se perder esse acho que já era.....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Washington! Se as passagens são vinculadas, a cia. aérea é responsável por uma eventual perda do vôo. De todo modo, entre em contato para ver se não é possível remarcar com um intervalo mais factível.

elza silva
elza silvaPermalink

ola
sou casada e moro na italia, em novembro estou voltando para o Brasil
estou levando comigo alguns itens de uso proprio, tipo maquina de fazer pasta,machina de fazer sorvete, iogurteira, un notebook, um tablet de uso pessoal e um xbox 360 que comprei faz um mes fora da caixa e ja usado todos com nota fiscal quero saber se terei problemas com a alfandega ao chegar ao rio de janeiro?
Alguem pode me ajudar tirando minha duvidas
obrogada!!!

regine
reginePermalink

Ola, preciso de ajuda, comprei um voo de milao com conexao em sao paulo e destino final bahia.Eu quero ir somente ate Sao Paulo, e tenho uma duvida : Posso pegar minha mala em Sao Paulo?.Como devo fazer?Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regine! Você necessariamente vai retirar a sua mala em São Paulo. Então é só sair com ela. Agora: se você você tem passagem de volta a Milão, o não-aparecimento no vôo de São Paulo a Salvador pode ocasionar o cancelamento da continuação da sua reserva.

regine
reginePermalink

Boia muito obrigada,eu tenho duvida porque geralmente a mala soo eh liberada no destino final, (nos voos que ja fiz).Quer dizer que ao chegar em SP eu pego minha mala, pois em teoria vou fazer um voo domestico ate salvador?Valeu pela ajuda smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regine! A questão da mala está super explicada no texto. Eu já respondi a sua pergunta. Se você não confia nem no texto nem na resposta, pra que perguntar de novo?

ana
anaPermalink

Sinceramente, fico impressionada com a grosseria de alguns comentários da bóia nesse site.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ana, sou o Ricardo Freire, dono do site e chefe da Bóia.

A Bóia responde diariamente a quase 200 comentários, com presteza e cortesia. Mas tem total carta branca da minha parte para deletar perguntas redundantes ou dar uma dura em leitores que abusem do seu trabalho.

A função da Bóia é encaminhar os leitores aos posts em que suas perguntas já foram respondidas, e buscar respostas ou compartilhar perguntas com a comunidade quando não tivermos conteúdo que responda à dúvida postada.

Infelizmente seu expediente aqui no site é curto e ela não tem tempo para dar aulas de reforço escolar de interpretação de texto.

Para ter moral para criticar o trabalho da Bóia, por favor primeiro estabeleça-se como uma comentarista ativa, ajude outros leitores e congratule a Bóia quando deparar com uma resposta especialmente bem pesquisada.

Agora: aparecer do nada, sem nenhum comentário anterior postado, para criticar um serviço que prestamos gratuitamente e que ajuda a dezenas de pessoas por dia -- francamente, é muito feio.

Maria da Glória
Maria da GlóriaPermalink

gostaria de receber um "passo a passo" de como proceder para fazer uma conexão para milão, no aeroporto de lisboa, tenho 1h e 30 min. consegui um mapa , mas achei meio confuso......

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria da Glória! Infelizmente não temos como oferecer esse serviço. A tripulação da cia. aérea estará à sua disposição para ajudar.

Diana
DianaPermalink

Quais sao as regras da alfandega pra quem mora nos eua ha mais de 5 anos e ja e ate cidadao americano , e viaja ao Brasil de ferias com seus eletronicos, pertences e alguns presentes?

Tenho 2 computadores, e 2 tablets que um par e meu eo outro do trabalho, entrei por sao paulo e o cara achou que um deles era muito novo e me taxou, so que nao moro no Brasil, e ele disse que eu nao poderia ficar no Brasil com aquele bem por mais de 7 dias, o que significa isso, qual seria a lei sobre isso pra que eu possa entender melhor e discutir com os agentes (muito despreparados) caso algo assim aconteca denoso?

Desde ja agradeco.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diana! Nós aqui não somos especialistas nas regras para residentes no exterior. Para saber se houve abuso do agente e buscar reparação, consulte um advogado.

Raissa
RaissaPermalink

Bóia,
meu irmao é cidadão americano, e tem um play 3...que irei trazer pro brasil. esse play ja tem uns 3 anos de uso
como faço pra não pagar imposto? mostro quais documentos?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raissa! Se você tiver a nota, e o valor do aparelho e mais o valor das suas compras somados não ultrapassarem 500 dólares, sem problemas. Do contrário, o fiscal pode implicar.

marcia
marciaPermalink

olá!!! estou indo pros estados unidos no final de dezembro , saio de goiânia / são paulo / nova york / destino final san francisco. Onde faço alfandega e onde pego minhas malas? estou preocupada . obrigada

Phillip
PhillipPermalink

Bom dia. Estou indo para Santiago Chile (origem RIO) dia 07/11/12 e retorno 15/11/12. Ontem ao ir no site da Duty Free para reservar alguns produtos (com intencao de pegar na descida no RIO) lembrei que meu voo tem conexao em SP. No email da TAM existe dois vôos, com números distintos, no retorno.Um é Santiago-SP e o outro SP-RIO.

Ai que fiquei em desespero, pois tudo aponta que minha passagem no Duty Free só será em SP. O que me desagrada muito, uma vez que queria comprar bebidas para minha coleção e isso se tornará complicado por causa do peso da bagagem para o trecho SP-RIO. Vocês teriam algum comentário ou alguma dica-solução para esse caso ?

Outra coisa que piora ainda mais minha situação é que o tempo desconexão no retorno é de apenas 01:40h! Já liguei para a Tam para modificar o voo SP-RIO (2ºtrecho e final do retorno) para mais tarde, aumentando o tempo de conexão, ficando mais tempo em SP e tendo mais tempo para o Duty Free. Mas a cia aérea disse que nao pode mudar pois nao tenho pontos de fidelidade para complementar a mudança.

Vi comentários que se a passagem for VINCULADA eles teriam que me colocar em outro voo caso eu perca o meu que esta agendado SP-RIO. Isso procede ? Como sei que as passagens são vinculadas ? Acredito que a minha seja, pois apesar de estar no email escrito número de vôos diferentes, quando adquiri eu escolhi SANTIAGO-RIO, ou seja eu nao comprei as passagens separadas.

Peço a ajuda de vocês para uma solução para meu caso. O fato é que queria descer no Duty Free do Rio para comprar as bebidas que coleciono. Comprando em outro lugar (seja em SP ou até mesmo em Santiago) eu terei problemas com o peso da bagagem, certo? O que vocês me aconselham ?!

Obrigado, amigos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Phillip! Seus trechos são vinculados, sim.

Phillip
PhillipPermalink

Entendo. Mas se eu perder o voo por estar no Duty free a cia aérea nao tem obrigatoriedade de me colocar em outro voo, certo?

Uma pergunta: eu comprando algumas garrafas de bebida no Duty em SP eu poderei levar como bagagem de mão no voo SP-RIO ?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Philip! Se você perder o vôo por conta de um atraso seu, você perde o seu vôo. Se você perder o vôo por causa de um atraso da cia. aérea, ela te recoloca em outro. Em vôos nacionais é possível levar garrafas na bagagem de mão.

Pedro
PedroPermalink

Olá, estou retornando da irlanda para o Brasil, porém, farei uma conexão em madri (espanha) e gostaria de saber se eventuais produtos que eu comprar em madri já estarão inclusos nessa cota de 500 dolares? Nesse caso, seria melhor adquirir esses produtos no Brasil ou é indiferente? Obrigado

Paula Marques
Paula MarquesPermalink

OI, estou indo embora amanhã depois de 6 meses aqui nos EUA.

Estou indo com 3 malas, coloquei todas as roupas que eu comprei embaixo e as do Brasil em cima, não adianta, mas dá uma disfarçada, mesmo assim não comprei muito...

De eletrônicos só estou levando um playstation (paguei 250 dólares)e meu notebook, que comprei no Brasil (embaixo dele tem os selos e tudo mais do Brasil)

Minha dúvida é: Não preciso declarar esse play porque ele não ultrapassa os 500 dólares né?

Suzana
SuzanaPermalink

Bom dia, vou para Buenos Aires em janeiro e estou com dúvidas em relação a volta. Os trechos de volta são: eze- galeão e galeão- guarulhos, entre um voo e outro tenho 2h30. Vou ter acesso ao duty free e a alfândega no Galeão ou em Guarulhos? Estou em dúvida porque o segundo voo da conexão vai do Galeão para Cordoba e para em Guarulhos, local do meu desembarque e destino final. Vou desembarcar na ala internacional em Guarulhos? Terei q passar pela alfandega duas vezes? Tentei me informar na Gol, mas cada hora me falam uma coisa, primeiro disseram que eu tenho acesso a bagagem no Galeão, depois me falaram que só pego a bagagem em Guarulhos. Se vc puder me ajudar agradeço desde já!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suzana! O mais provável é você fazer imigração e free shop no primeiro aeroporto em que pousar no Brasil.

Isso só não acontecerá se você não descer do avião na escala (ou seja: o mesmo avião continuar até a segunda escala no Brasil). Ou se for transferida para a continuação de outro vôo internacional (mantendo a chegada numa ala internacional).

Suzana
SuzanaPermalink

Pelo que vc está falando pode ser que eu faça td em Guarulhos, o meu voo de conexão tb é internacional, Rio- Cordoba com parada em Guarulhos. Hj liguei na Gol e me disseram que o desembarque da segunda conexão, no caso Guarulhos é na ala internacioal e que eu nem vou ter acesso às bagagens no Rio, acho que isso reforça o que vc postou. Mto obrigada pela atenção e pela resposta!!!

Letícia
LetíciaPermalink

Olá Bóia!
Tenho um amigo que vem dos usa em um voo com parada em buenos aires, destino florianópolis. Ele fará algum tipo de alfandega ou migração em buenos aires ou será somente aqui em florianópolis já que este é o seu destino final?

Jane
JanePermalink

Ola Boia, primeiramente, parabens pela iniciativa em ajudar nas nossas duvidas.
Eu estou partindo de Veneza com (Iberia) com troca de aviao em Madri, com duas hs e meia de intervalo, chego em Sao Paulo e troco de aviao (Tam) para o Espirito Santo, com duas hs e quinze de intervalo.
Gostaria de saber:
Onde devo fazer imigracao?
Pegar minhas malas?
O tempo de intervalo sera suficiente nos dois aeroportos?
Eu tenho uma filhinha de dois anos, tenho prioridades?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jane! Está tudo no post acima! Normalmente é dada prioridade a mães com crianças de colo, de até 2 anos.

Jane
JanePermalink

Obrigada, voce acredita que duas hs em sao paulo daria para eu fazer imigracao, pegar as malas e alfandega de novo? Seria essa a ordem?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jane! É apertado. Se as passagens forem vinculadas, a cia. aérea é responsável por encaixar você num vôo subseqüente. Se não forem vinculadas, marque o segundo vôo com pelo menos 3 horas de intervalo.

Leo
LeoPermalink

Boia, em 2008, vindo de Miami p/ Londrina (PR) com conexao no Rio(Galeao) e depois em Guarulhos, os funcionarios me disseram para fazer alfandega no Rio, despachar novamente e pega-las somente em Londrina, e ai, surpresa.... chegando em Londrina as malas nao chegaram, disseram que ficaram na esteira em SP porque teria que fazer alfandega...
Agora vou fazer o mesmo voo.....Caso nao pegue as malas no Rio sera que elas seguem para SP? Ou vou ter que fazer alfandega duas vezes??? Abracos...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leo! A alfândega é feita no primeiro aeroporto em que você chegar, salvo se for transferido para outro trecho de vôo internacional. Não existe imigração em Londrina.

Fábio
FábioPermalink

Olá, quero fazer minha reserva no free shop pois farei uma viagem internacional de ida BH p/ Ciudad Del Este com conecção em
Guarulhos e volta de Ciudad Del Este p/ BH também com conecção em Guarulhos... é em Guarulhos que eu farei as compras no free shop ou em BH ? Se for em Guarulhos que eu poderei fazer compras no free shop, e eu compre bebidas, qual é o número máximo de garrafas que eu poderei levar na bagagem de mão ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fábio! É em Guarulhos. Você terá que despachar caixas num novo check-in; só poderá subir no avião com garrafas que caibam na bagagem de mão.

Alessandro
AlessandroPermalink

Olá lendo a materia acabei ficando um pouco confuso e não achei caso que pudesse ser comparado de forma correta com o meu nas perguntas e gostaria de sua opnião no meu caso, irei viajar a partir do Galeao (aeroporto internacional do rio) para Cidade do Leste no Paraguay, Na opção de comprar passagem pela TAM, só existe a opção,tanto na ida como na volta, com conexão em guarulhos. Gostaria de saber em qual aeroporto irei fazer o Duty free e alfandega. Fiquei na duvida pois não sei se o voo entre galeao e guarulhos é domestico ou algo diferente por os dois aeroportos serem internacionais (na minha cabeça voo internacional é entre aerop. internacional e voo domestico é entre aeroportos comums, está certo ou errado?)... peço que me ajude e tenha paciência com minha duvida pois é primeira vez que vou viajar internacionalmente então estou bem perdido

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandro! Free shop em Guarulhos, a não ser que você não troque de avião ou que troque para a continuação de outro vôo internacional, que desça na área internacional do Galeão.

Daniel
DanielPermalink

Olá pessoal, parabéns pela iniciativa.

Em novembro faço ATL-GRU-BEL, mas agora ao invés de ir para Belém preciso ir para BSB como destino final. Talvez não valha a pena alterar a reserva por causa das taxas que terei que pagar e pq foi um vôo promocional, não vou achar outro pelo mesmo preço.

Nesse caso, Bóia, eu estou pensando em comprar um GRU-BSB por minha própria conta, pegar as malas na imigração em GRU e ir pegar meu outro vôo. Ai eu simplesmente faço no-show no trecho GRU-BEL e pego GRU-BSB. Você acha que é possível? posso sofrer com alguma punição ou ter que pagar alguma taxa à cia aérea?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Se o vôo é de volta, e se você pegar suas bagagens em São Paulo, o que é certamente é o caso, não haverá problema.

O problema do no-show é quando você faz no vôo de ida, o que cancela automaticamente a sua volta.

Maria
MariaPermalink

Olá Bóia, tudo bem?

Uma duvida: meu voo de volta dos EUA para o Brasil sai de San Diego com conexão em Dallas, para ir para SP.

Porém, tenho 1h30 entre a chegada em Dallas e partida para SP. Sendo assim, queria saber se a alfândega será em San Diego ou Dallas e se preciso retirar as malas em Dallas. Se tiver alfândega pode ser que não dê tempo.

Obrigada!!!

Maria
MariaPermalink

Olá Bóia, tudo bem?

Uma duvida: meu voo de volta dos EUA para o Brasil sai de San Diego com conexão em Dallas, para ir para SP.

Porém, tenho 1h30 entre a chegada em Dallas e partida para SP. Sendo assim, queria saber se a alfândega será em San Diego ou Dallas e se preciso retirar as malas em Dallas. Se tiver alfândega pode ser que não dê tempo.

Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Não há alfândega. Suas malas vêm direto de San Diego para o Brasil.

Greace
GreacePermalink

Olá,
Dia 30/04 faço minha primeira viagem aos EUA e tirando o nervosismo natural, minha principal dúvida é a seguinte: Meu voo de volta sai de Tulsa (oklahoma), com conexão em Dallas, Miami, Guarulhos e Porto Alegre (meu destino final). Em Miami o intervalo entre os voos é de apenas 45 minutos e a American Airlines assegurou que esta é uma conexão válida. Bom, minha pergunta é: onde farei imigração e alfândega?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Greace! Veja este post: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/eua-imigracao-bagagem/

Jacob
JacobPermalink

A imigração no aeroporto de Guarulhos funciona 24h? Caso negative a que horas é aberta?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jacob! Funciona, sim.

Hudson
HudsonPermalink

Quando eu desembarco no exterior eu posso usar o free shop de lá, ou só quando eu retorno ao Brasil ? qual é vantajoso ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hudson! Pode fazer compras ao chegar. A diferença é que as compras de lá vão entrar na cota de 500 dólares de compras no exterior. Ao voltar, você tem direito a outra cota de 500 dólares no free shop do Brasil.

Leia mais aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/compras-no-exterior-conheca-limites-isencoes-e-impostos/

Joana
JoanaPermalink

Continuando... Acha que consigo mudar meu vôo lá em charlotte?? Aqui é impossível, vou pagar uma diferença de tarifa enorme.. Obrigada

Joana
JoanaPermalink

Bom vou escrever tudo de novo pois só foi a metade... Meu vôo e para Miami e faz escala em charlotte mais minha primeira parada e New york, onde meus amigos me esperam, ou seja terei que esperar 4 horas em charlote para ir a Miami e comprar um ticket para New york. Será que chegando em charlotte consigo mudar? Ou cancelar apenas este trecho e comprar um direto pra New york?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Joana! Se aqui está caro fazer a alteração, lá vai ser mais caro ainda, porque vai ser em cima da hora.

Compre sempre passagem até o lugar que você vai efetivamente visitar.

Vinicius
ViniciusPermalink

Eu Farei Santiago-Guarulhos-Brasília em 19/07. Tenho uma escala de 5h em Guarulhos para o 2º vôo para Brasília, existe alguma maneira de saber se farei a alfândega+DutyFree em SP?
Obviamente preferia gastar essas horas no DutyFree de Sampa, visto que o de Brasília é pífio. Abraços Vinícius

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Será em São Paulo.

Bianca
BiancaPermalink

Olá, Bóia.

Saio de San Diego e meu voo de volta ao Brasil tem conexão de 1:10 em Houston, fico um pouco preocupada por ser pouco tempo. Minha bagagem provavelmente será despachada pela própria companhia (é a mesma porém outra aeronave). Quais os tramites que preciso passar em houston? Tem alfandega e tudo mais? Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bianca! Na volta as bagagens vêm direto. Não há imigração de saída nos Estados Unidos.