Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.

Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:

Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?

No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.

Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?

Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.

A seqüência é a seguinte:

  • 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
  • 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
  • 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
  • 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas

O free shop funciona 24 horas?

Funciona.

Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?

Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.

Devo declarar eletrônicos?

É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.

Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.

Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como "esquentar" compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.

314 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Marina
MarinaPermalink

Olá, Bóia! Estou com dúvidas agora na volta da minha viagem... Estarei indo amanha para Las Vegas e vou retornar no seguinte itinerário : las vegas-atlanta-Brasília-teresina, minhas dúvidas são: vou ter que pegar minha mala em atlanta e reembarca-la? Vou passar na imigração de novo em Atlanta? Tenho que retirar as malas em Brasília pra passar na alfândega? No Brasil passo em alguma imigracao? Enfim, minha dúvida é como seria o procedimento da volta!
Mais uma vez, grata pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marina! Você pega a mala de novo só em Brasília, onde faz imigração. Não há imigração de saída nos Estados Unidos.

Mauricio
MauricioPermalink

Olá, Boia! Vou para Los Angeles pela LATAM, com conexão em Santiago. Na volta, escolhi uma conexão com 7 horas. Pretendo pegar um táxi até o centro, para um passeio sem pretensões. Você sabe como serão os procedimentos de alfândega? Terei que pegar as malas e re-embarcá-las ou elas vão direto para o Brasil? O que é imperdível de ver? Será que dará tempo mesmo? Agradeço a ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mauricio! As malas vão direto. Mas você passará pela imigração para sair e para voltar. Saia de Santiago pelo menos 3 horas antes do seu vôo.

Leia sobre Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Renan Oliveira
Renan OliveiraPermalink

Saindo do Brasil tenho que passar por imigração aqui e outra no destino?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renan! Você faz imigração no Brasil só na volta.

Regina
ReginaPermalink

volto ao Brasil em um voo da American airlines Miami Manaus e depois Tam para Sao Paulo.Como o destino final e Sao Paulo sera que preciso pegar as malas em Manaus ou posso fazer duana em Sao Paulo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regina! Você vai fazer a imigração em Manaus. Veja as orientações no post acima.

willian
willianPermalink

Olá! Tenho uma divida que ainda pesiste em relação à malas e DutyFree!

Minha volta ao Brasil voando GOL, vinda de Buenos Aires, terá uma conexão em Porto Alegre e depois fim São Paulo.
Irei à Dutyfree em porto Alegre assim que chegarmos e posso comprar perfumes por exemplo e embarcar para Sp com eles? E as malas virão de Buenos Aires direto para SP ou terei que despachá-la para SP em Porto Alegre?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Willian! Se a continuação do vôo Porto Alegre-São Paulo for internacional, você retirará as malas e fará a alfândega só em São Paulo.

Se forem dois vôos separados, como parecem ser, tudo indica que você pegará malas e fará alfândega em Porto Alegre, redespachando as malas para São Paulo.

Luiz Renato
Luiz RenatoPermalink

Minha volta ao Brasil voando GOL , vinda de Buenos Aires, terá uma conexão em São Paulo (vôo 7681) e depois fim no rio de janeiro (Santos Dumont - vôo 2010).
Passarei no Dutyfree em São Paulo ou no Rio de Janeiro (Santos Dumont tem Duty Frre ???) ?
Terei que retirar malas em passar na imigração em São Paulo ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Renato! Não há imigração nem duty free no Santos Dumont.

rodrigo
rodrigoPermalink

Boa tarde,

Tenho um voo de volta para o Brasil partindo de Orlando com conexão em Washington. Em questão a bagagem, li que vou despachar em Orlando e só retirar aqui no Brasil, mas em questão a pessoa? Sei que não tem imigração na saída dos States, mas na conexão terei que fazer novo check in, passar por raio-x, ou algo mais? ou ao sair do avião já vou ser direcionado ao voo para o Brasil.? Esta minha dúvida é devido ao tempo da conexão ser somente de uma hora.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Se as passagens forem vinculadas, você já sairá de Orlando com seu cartão de embarque Washington-Brasil emitido.

Caso tenha comprado as passagens separadamente, vai ter que pegar suas bagagens e fazer novo check-in em Washington.

cristina
cristinaPermalink

Boa noite
Olha a minha situação: viajo para Paris pela Air France, mas como o bilhete é com milhas, só tinha voo saindo de Buenos Aires.Ou seja, vou de Gol (também com milhas,ou seja, um bilhete só ok?) até Buenos Aires e depois troco de aeronave. e minha bagagem??? terei que passar na alfândega argentina de mala e cuia? nem a Gol sabe me informar,é mole?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! É a primeira vez que um caso desses aparece. Como são passagens vinculadas, pela lógica você sairia do Brasil com o bilhete de embarque da Air France já em mãos e ficaria na área de trânsito internacional de Ezeiza, sem precisar fazer imigração na Argentina.

cristina
cristinaPermalink

Acabo de ler sua resposta sobre a troca de aeronave em POA..então mandei pergunta repetida..foi mal!!!
é que comecei lendo seu blog, sobre o tal DOCE DE LEITE argentino, que é confiscado na alfândega e como nunca abriram minhas malas na chegada ao CDG, me preocupei sobre este item ser motivo de revista das bagagens num voo chegando da Argentina. Pretendo levar comigo alguns produtos brasileiros como café e enlatados de atum. Sabes se na França ou Argentina há restrição ao atum?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! Pode dar problema, sim.

Ricardo
RicardoPermalink

No voo de volta ao Brasil, saindo de Londres e fazendo conexão em Frankfurt, terei que fazer a imigração em Frankfurt? Ou ficarei na area de transito internacional, só fazendo a imigração no Brasil? Pergunto isso porque o tempo de conexão é de apenas 1 hora.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Trânsito em Frankfurt.

Vinicius
ViniciusPermalink

Por favor gente, tenho as seguintes dúvidas na volta dos EUA para o Brasil.

1) Eu preciso escrever alguma coisa no folheto que eles dão no avião pra declarar o valor?? Eu nao estou passando os U$500.. e tenho a nota do notebook que está cmg, pois comprei no Brasil!

2) Eu vou fazer conexão em Brasilia, e depois vou pra BH. Em qual deles eu vou passar pelo Duty Free?

3) Se eu comprar 6 bebidas de 1 litro no duty free, posso levá-las como bagagem de mão até Belo Horizonte?

Muito Obrigado, Aguardo!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Você não precisa declarar nada, nesse caso. Normalmente duty free e alfândega são feitos na primeira cidade no Brasil. (Explicamos lá em cima, no post.)

Você pode levar bebidas compradas no duty free a bordo, como bagagem de mão. Há restrições quanto ao tamanho da bagagem; verifique se a embalagem não excede o tamanho permitido.

Camila Tavares
Camila TavaresPermalink

Tenho uma dúvida, Eu estou voltando dos EUA para o Brasil, meu voo tem escala em São Paulo e depois vou para Porto Alegre, minha cidade. Como para voos domesticos, o limite de bagagem é menor do que o de voos internacionais.

Eu vou ter que pagar multa de excesso de bagagem entre São Paulo e Porto Alegre??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Se as passagens não forem vinculadas, pode dar problema. Mas as cias. costumam ser simpáticas nos casos de gente voltando do exterior.

cristina
cristinaPermalink

Obrigada A Bóia pelo retorno. Sobre meu voo bizarro,RIO/BUENOS AIRES/PARIS, o que se passou foi o seguinte: eu precisava emitir meu bilhete para fechar reserva de hospedagem em Paris, e não havia voo disponível via site saindo do Rio,EM DIA/MES NENHUM!! Liguei pra cia aérea e quase aos prantos expliquei que precisava de um voo.juntei milhas pra isso poxa!!! e foi então que acharam este voo saindo da Argentina, afinal o resgate de milhas é AMERICA DO SUL/EUROPA. Então se alguém se ver em apuros para emitir bilhetes com milhas, fica a dica ok? mas atenção: só consegui pois meu destino final é outra cidade europeia. Sem stopover, só no site mesmo!!!

mas vou tentar ainda aqui no Rio que aconteça o que seria o "lógico": bagagens seguirem direto!!!

Por favor me dê uma dica: sou fumante e fumo um maço de cigarros por dia, estarei fora 40 dias, posso levar 4 pacotes?
o atum já tirei da mala..mas meu cigarro..ai ai ai
obrigada e parabéns pelo blog

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! O limite permitido é baixo. A fiscalização não é intensa.

http://ec.europa.eu/taxation_customs/common/travellers/enter_eu/

yara xavier
yara xavierPermalink

Cristina, além de ser fumante, só fumo Hollywood, cigarros que só existem no Brasil. Já viajei mil vezes com pacotes deles. É só enfiar na mala e embarcar. Ocupam espaço, mas garantem o nosso cigarrinho de cada dia.

Murilo Aleixo
Murilo AleixoPermalink

Prezado,

Farei uma viagem para Orlando em Abril de 2014, comprei um pacote pela decolar.com Porto Alegre>Orlando / Orlando>Porto Alegre o intinerario se da da seguinte forma

IDA
Porto Alegre > São Paulo (GRU) - TAM
São Paulo (GRU) > Nova York - UNITED
Nova York > Orlando - UNITED

VOLTA
Orlando > Washington - UNITED
Washington > Rio de Janeiro (GIG) - UNITED
Rio de Janeiro (GIG) > Porto Alegre - TAM

Onde irei pegar as malas para despacha-las (ou não) e onde farei a imigração?

Minha pergunta se dá porque moro em Brasilia e como comprei essa passagem por uma bagatela não queria na volta ter que ir para Porto Alegre, ou seja, já gostaria do Rio de Janeiro voltar para Brasilia.

Ainda terei que comprar um voo Brasilia > Porto Alegre, e dependende de sua resposta Rio de Janeiro ou Porto Alegre > Brasilia.

Grato !

Murilo Aleixo
Murilo AleixoPermalink

Em complemento a mensagem anterior, quero voltar do Rio de Janeiro para Brasilia, mas se as malas foram para Porto Alegre terei que realizar esse trecho.

Eu conversei com o pessoal da Decolar.com e fiquei na duvida, eles me disseram que a Cia. Aerea poderia cancelar meu voo seu eu tentasse embarcar de São Paulo e não de Porto Alegre, como o trecho Brasilia > São Paulo ou Rio de Janeiro é bem mais barato que Porto Alegre, queria tentar essa situações.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Murilo! Nunca, nunca, nunca compre passagens com saída ou chegada por um lugar onde você não mora ou que vai acarretar uma compra de nova passagem. A esperteza não compensa.

Na ida, se você não embarcar em Porto Alegre, você perde a reserva e a classe tarifária. Vai precisar reemitir com multa e diferença tarifária.

Na volta você pode até abandonar o vôo no Rio, porque já estará de posse da sua mala. Mas a passagem não sai de graça e você terá que coordenar dois vôos não-vinculados. Se o seu vôo de chegada atrasar, você pode perder o vôo seguinte se o intervalo não for suficiente.

A mesma coisa na ida. Se você não der um intervalo suficiente entre a chegada do vôo a Porto Alegre e a saída do vôo a São Paulo, toda a sua economia terá ido pela culatra.

Murilo Aleixo
Murilo AleixoPermalink

Pois é,

Me lasquei feio, porque o meu trecho para voltar para Brasilia ser caracterizado como trecho nacional, perdendo meu direito a duas malas gordas de 32kg (rs), mas esses trechos mencionados são em bilhete unico, o que não esta vinculado é saida e volta a Brasilia.

Por isso que diante de todo o exposto eu gostaria de saber se seria seguro comprar minha volta Rio > Brasilia, ou comprar Porto Alegre > Brasilia, porque além de não ficar mais viajando o tempo de espera do Rio para Porto Alegre é de 11 horas....

Me ferrei todo, kkkkkkkkkk, estou tentando amenizar a situação.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Murilo! Como eu tinha dito, no Rio você já terá sua bagagem na mão e poderá abandonar a rota. Compre uma passagem de volta com algumas horas de intervalo.

Camila Tavares
Camila TavaresPermalink

Tenho uma super duvida, eu vou para o paraguai, vou comprar bebidas, eu posso trazer doze litros no total.. mas quando eu chegar no duty free eu posso comprar mais 12 litros??

E se eu exceder o total de litros permitidos, o que acontece??

Grata, A bóia!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Compras feitas no duty free de outros países contam como compras normais. Você poderia comprar mais quando passasse no free shop de chegada do Brasil, mas como você não vai fazer vôos internacoinais, não vai passar em nenhum free shop de chegada no Brasil.

Camila
CamilaPermalink

Bóia, é mais ou menos assim.. Eu estou chegando de um voo internacional, e tenho comigo, 12 litros de bebida. Desembarquei, e vou passar pelo no duty free, quando eu chegar no duty free, eu posso comprar mais quantos litros??

Obrigado, beijoooos!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Você pode comprar no total 24 garrafas, mas um máximo de 12 unidades por tipo de bebida (vinho, whisky, vodka, etc.).

Diego Vaz
Diego VazPermalink

Olá, boa noite!
Estou com uma dúvida mto importante.
Viajo para Toronto sexta feira, onde minha escala ficou assim:

Goiânia - Guarulhos - Buenos Aires - Toronto.

A onde eu pegarei minha bagagem? Terei que re-despachá-la em GRU, em Buenos Aires?

(A agência comprou a passagem trecho a trecho)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! Depende da formação deste bilhete. Você será informado no check-in.

debora
deboraPermalink

Vou para buenos aires de GRU e a volta tem conexão em Floripa.
Não pego o freeshop de GRU? Apenas o de floripa durante a conexão?
Ele é muito pior que o de SP?
O freeshop da ida de GRU é o mesmo da volta?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Se for conexão e você trocar de avião, o free shop será em Floripa. Certamente será menor que o de São Paulo. O free shop da ida em São Paulo é menor do que o da volta.

Thais Motta
Thais MottaPermalink

Vou pegar um vôo de Miami para o Rio, mas esse vôo vai primeiro para Buenos Aires e troca de aeroporto, esperamos lá cerca de 10h e vamos pegar o vôo Buenos X Rio. Minha mala vem direto? Só farei alfândega no Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! Dificilmente viria direto, mas com troca de aeroporto faça questão de retirar a bagagem em Ezeiza e levar com vocês para despachar pessoalmente no Aeroparque.

Sebastian
SebastianPermalink

Ola comprei o trecho Salvador - São Paulo - miami com a Tam.moro em porto alegre mas com antes da viagem ja vou passar 3 dias em salvador valeu a pena comprar uma promoção saindo e voltando de/para Salvador. Na volta entendo que ja posso abandonar o voo em São paulo e fazer um stopover de 24 horas para visitar um amigo.neste caso nao devo ter problemas, certo? A outra dúvida e referente os pontos de fidelidade que vou acumular. A tam ira creditar os pontos da volta de qualquer forma mesmo sem fazer o trecho são Paulo - Salvador? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sebastian! Acreditamos que sim.

Marcelo
MarceloPermalink

Prezados, boa tarde!
Tenho a seguinte dúvida: na rota Guarulhos / Pequim e retornando Pequim / Asunción (este com conexão em Guarulhos), devo retirar minha bagagem em Guarulhos e redespachar, imigração, etc etc, ou realizo todos estes procedimentos em Asunción, que é o destino final?
Obs.: nesta viagem de volta, voarei com duas companhias diferentes (Lufthansa até Guarulhos e depois Tam Mercosul até Asuncion), porém, no mesmo bilhete (não são compras separadas).
Aguardo,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Pela lógica a sua bagagem vai direto a Assunção e você estará em São Paulo em trânsito internacional.

rosalia
rosaliaPermalink

Chegaremos de New York no aeroporto do galeão as 10.40hs . Em seguida desloco para o aeroporto Santos dumond, para pegar um vôo para Bh. que sairá as 15;00hs. Minha dúvida é se o horário tá apertado,pois terei que passar pela imigração, duty free , alfandega e o transito no Rio. Pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosalia! Dá tempo, sim. Reserve uma hora e meia para o deslocamento entre um aeroporto e outro, para não esquentar a cabeça com possíveis engarrafamentos.

Gessica v
Gessica vPermalink

Olá,

Minha dúvida é a seguinte: volto pro Brasil através de Miami, paro no RJ e depois Florianópolis como destino final, morei muito tempo fora e tenho excesso de bagagem, vou precisar pagar esse excesso uma vez só, aqui nos EUA ou terei que pagar de novo quando despachar as malas pra Florianópolis?

Estou voltando sozinha com 3 malas, como é a fiscalização? Eles costumam parar pessoas sozinhas?
E outra questão sobre fiscalização: comprei um ipad mini de 520$ e não pretendo declarar e comprei um iPod, o ipad eu sei que não é isento, mas o iPod é? Ou se me pararem vou ter que pagar taxa excedente dos dois(ipad e iPod)?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gessica! Entendemos apenas de turismo. Procure a legislação sobre quem volta do exterior depois de morar.

Andrelize
AndrelizePermalink

Estou em Barcelona e tenho uma dúvida sobre bagagem, caso eu tenha q pagar o excesso aqui em Barcelona, eu paro em São Paulo e de lá vou para Floripa, tenho que pagar o excesso de bagagem novamente? Ou pago apenas uma vez aqui na Europa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrelize! Se a passagem for vinculada, o excesso valerá para todo o percurso.

Andre Santiago
Andre SantiagoPermalink

Volto dos EUA para o Rio pela United com conexão em Sao Paulo, minha dúvida é sobre o local da retirada das malas e Alfandega, Rio ou Sao Paulo? já que o tempo conexão é de uma hora com troca de avião.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andre! Está tudo explicadinho no post acima smile

OLAVO
OLAVOPermalink

OLA,

estou indo p/San Diego CA em dezembro minha 1ª viagem internacional e sozinho, nao sei quase nada de ingles,minha duvia é: meu voo sera fortaleza-CE, Sao Paulo- SP, Orlando-FL, San- Diego,CA(msm bilhete e CE/SP pela TAM, SP/FL AMERICAn AIRLINES, E CA/FL ALASKA AIRLINES), e a volta será as mesmas conexoes, tem como saber na passagem aerea ou no guiche do aeroporto em quais aeroporto terei que pegar minhas malas despachadas e "despacha-las novamente"?
VLW

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Olavo! Sempre no primeiro aeroporto americano, e só na ida.

Na volta, a imigração é feita no primeiro aeroporto brasileiro.

Pedrosa
PedrosaPermalink

Olá, farei o trajeto Guarulhos - Santiago - Papeete e estou extremamente preocupado com o tempo de conexão em Santiago de apenas 1:30h. Será que dá tempo? Alguma dica? Todos os voos são operados pela LAN, porém bilhetes comprados na TAM.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedrosa! TAM e Lan são a mesma companhia. O seu risco é baixíssimo; havendo passageiros para conexão, o segundo vôo vai esperar. O único chabu que pode dar é se fechar o aeroporto de São Paulo.

Natália
NatáliaPermalink

Olá! Estou com algumas dúvidas sobre o meu voo de volta para o Brasil... Já consegui esclarecer algumas dúvidas lendo seu blog. Mas só para confirmar!
Vou sair de Orlando e vou fazer uma conexão no Aeroporto Internacional de Newark (New Jersey) com duração de 11 horas (chego de 10.35 e sai de 21.45). Depois vou de New Jersey para São Paulo.
Estou querendo conhecer Manhattan já que disseram que percurso New Jersey para Manhattan dura uns 40 minutos de trem.
Gostaria de saber se de fato eu só pego a mala no Brasil? Outra dúvida é se quando voltar para o aeroporto de Newark vou ter que passar pela imigração? Isso tem algum problema?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natália! Precisa reconfirmar na hora com a companhia. Devido ao grande intervalo de conexão, pode ser que você precise fazer outro check-in.

Ana Maria
Ana MariaPermalink

Ola,eu consigo em 1h40min fazer imigracao em Dallas e pegar voo domestico p San Francisco, ambos A.A.? E na volta tenho 1h entre desembarque domestico e embarque internacional no aeroporto Dallas. Tenho receio de ser pouco tempo em ambos, aeroporto imenso e terminais diferentes.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Maria! Sendo as suas passagens vinculadas, a cia. aérea se responsabiliza por qualquer imprevisto.

Almir Ribeiro
Almir RibeiroPermalink

Ola tudo bem? minha duvida é em relação ao Duty free. Meu voo é: Santa Barbara California - Los Angeles California
Los Angeles California - Miami Florida
Miami Florida - Sao Paulo GRU
Sao Paulo GRU - Fortaleza CE
Então, to querendo comprar vodka no Duty Free de São Paulo, so que depois que passar pelo Duty free, irei sair da parte internacional e fazer check in na TAM, vou ter problema para embarcar com as garrafas? Pq vai ser impossivel colocas na mala pq nao tem mais espaço para nada. Pq ja que nao pode entrar no avião com mais de 100ml, e cada garrafa tem um litro. Como faço? Desde ja, agradeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Almir! Em vôos domésticos não há restrição para líquidos. O problema será de volume de bagagem de mão.

Claudia
ClaudiaPermalink

Olá Bóia !
Pode me esclarecer por favor
BH / conexao guarulhos/ Miami
Onde será meu check in internacional? BH ou SP?
Se BH faço outro em SP?
Minha mala segue direto para Miami?

Agradeço, parabens!
Claudia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Se as passagens forem vinculadas, já faz tudo em BH.

Cristiane
CristianePermalink

Olá Bóia,
Boa noite,
volto de Miami com conexão e troca de voos em Belém (Val de Cans), depois São Paulo (Guarulhos) e finalmente chego no Rio (Galeão). Procurei no site do Dutyfree e parece que não tem loja em Belém. O que acontece? Eu perco o direito de ir ao Dutyfree ou faço o Dutyfree em São Paulo?
Agradeço pela atenção.
Abç
Cristiane

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! Se seu vôo chegar a São Paulo pelo terminal doméstico você não conseguirá passar pelo free shop nem com uma carta de recomendação do Papa Francisco.

silvio gomes de deus
silvio gomes de deusPermalink

volto de Buenos Aires, paro em Porto Alegre e faço conexão para Brasilia. onde passarei por alfandega e onde comprar no free shop.obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvio! Porto Alegre. Está claro no texto.

Rafael
RafaelPermalink

Oi Bóia, nunca viajei ao exterior, e nem mesmo fiz conexão no Brasil.
Por isso tenho dúvida de como será o procedimento na minha viagem de volta da Itália.
Meu ticket será Milão-Roma-São Paulo, com quase três horas na conexão entre as cidades italianas.
O tempo está tranquilo? Terei que fazer algo em Roma ou somente trocar de terminal e me dirigir ao portão de embarque?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Se as passagens forem vinculadas, você despachará a bagagem em Milão e só pegará de volta no Brasil.

juliana
julianaPermalink

Oi Bóia, Boa noite! Vou para França no carvanal... Saiu do Rio com conexao a SP e depois direito para França...só estou com dúvidas do que devo fazer primeiro depois que chegar no aeroporto de lá... se pego as malas, se passo na policia federal ou se passo na alfandega!É a minha primeira viagem internacional e ainda sozinha! espero que possa me ajudar ou me dá algumas dicas! desda já obrigada! beijinhos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Você passará pela imigração e então pegará as malas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

José
JoséPermalink

Estou em Orlando com vôo para porto alegre. O trecho orlando são paulo com conexão para Poa. As malas só vou pegar em poa. Detalhe são paulo porto alegre é voo doméstico. Como fica a alfandega. Onde vou ter q passar minhas compras.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, José! Como está claro no texto, alfândega e free shop em Porto Alegre.

Patrícia
PatríciaPermalink

Olá, vou para miami pela Lan, minha duvida é a seguinte: na volta faço conexão em guarulhos e vou pra curitiba, é certeza que pego as malas em guarulhos? Pois me falaram que pode acontecer de fazerem a alfandega em Miami e nesse caso as malas vão direto pra Curitiba, Procede essa informação? Muito obrigada pela atenção wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Você fará alfândega no primeiro destino em que descer do avião no Brasil.

Junior
JuniorPermalink

Ola,
Vou fazer uma viagem para zurich (suíça) partindo dê Vitória,
Meu itinerário é o seguinte, Vitória (VIX)-Belo Horizonte (CNF) Pela Azul, Belo Horizonte (CNF)-Lisboa (LIS) Pela TAP, Lisboa (LIS)-Zurich (ZRH) Também pela TAP.
Em todas conexões há troca dê aeronave.
E minha dúvida é a seguinte: quando eu chegar em belo horizonte, terei que fazer um novo check in e despachar a bagagem novamente ??
E quando eu chegar a Lisboa terei que fazer outro check in e novamente despachar a bagagem ??
Comprei a passagem toda pelo site da tap...
Estou com um pouco dê receio pois cada conexão dura apenas 2 horas.

Lilian
LilianPermalink

Ola.

Gostaria de saber quanto tempo levo mais ou menos para fazer a imigracao...recolher bsgagem e passar pela alfandega em guarulhos. Meus pais chegam de madrid e compraram o trecho separado entso terao que fazer check in e dedpachar a mala novamente.....mas tem apenas 2 horas para isso.

Obrigsda

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lilian! Não dá para prever o tempo de fila que eles vão pegar, infelizmente. É variável. Recomendamos sempre viajar com passagens vinculadas.

Ana
AnaPermalink

Oi, volto de San Francisco para São Paulo nas próximas semanas, mas faço uma escala em NY antes de ir pra São Paulo. Não tem nenhum processo de imigração em NY? Só preciso trocar de avião? Minhas malas vão direto pra São Paulo?? Agradeço desde já

Vitor Hugo
Vitor HugoPermalink

Boa noite Bóia. Estou na Argentina e gostaria de saber quantos litros de bebida alcoólica eu posso levar para o Brasil por pessoa. Como faço para despachar a bebida? Além da litragem, também é levado em conta o peso (KG) da bebida?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vitor! Você tem direito a trazer até 12 litros de bebida. Em lojas de vinhos vendem-se malas próprias para despachar vinhos. A maioria das pessoas embala na mala, entre roupas. Tudo o que você despachar contará como peso de bagagem, veja o que a sua tarifa permite.

Daniela
DanielaPermalink

Boa noite!
Tudo bem?
Tenho um vôo São Paulo - Miami, com conexão em Lima pela LAN. Sabe se preciso despachar a bagagem em Lima, seja ida ou volta??
Super obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Se a passagem for vinculada, despacha só em São Paulo na ida e em Miami na volta.

Maicom Varella
Maicom VarellaPermalink

Ola, tenho uma duvida, estou na Australia e retornarei ao Brasil no final do ano, ficarei fora um total de 18 meses, ouvi um boato falando que quem ficar por mais de 12 meses fora do Brasil esta isento de qualquer imposto sobre produto comprado no pais que estava, gostaria saber se essa informacao procede e se caso proceda mesmo assim eu teria que declarar tudo, pois nao tenho mais algumas notas fiscais de alguns produtos. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maicom! Entendemos apenas de turismo, desculpe.

Luana
LuanaPermalink

Olá, gostaria que me ajudassem a tirar uma dúvida.
Moro em SP e comprei um pacote de viagem para Orlando saindo de Salvador.
No vôo de volta, há conexão/escala* em Atlanta e Guarulhos. E, de GRU até SSA a espera é de 3 horas. (*Como comprei pelo decolar.com não há especificação se é escala ou conexão, mas pelo tempo de espera - ambos por volta de 1h - acredito ser todas conexões).
A questão é: eu terei que pegar as malas em Guarulhos, passar pela alfândega e depois despacha-las novamente?
Se sim, seria possível depois disso (antes de despachar as malas novamente) abandonar o outro trecho (GRU>SSA)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luana! Você pega as malas, passa pela alfândega e redespacha. Há um guichê especial no saguão para conexões domésticas de vôos internacionais.

Aline
AlinePermalink

Alguém sabe dizer sobre a imigração
Em Florianopolis?! Primeira vez que faço imigração direto em casa?? É tranquilo?!?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Infelizmente não dá para prever como vai ser a fiscalização na alfândega.

Felipe
FelipePermalink

Boa tarde,
vou para Buenos Aires saindo de BH, mas farei antes duas conexoes tudo pela Gol até o destino final, uma em Sao Paulo e outra em Porto Alegre, minha duvida é se ja embarco na area internacional em BH e pego o duty free de Confins ou somente em Porto Alegre? As malas tenho que retirar em Porto Alegre e embarca-las novamente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Provavelmente só fará duty free de ida e de volta em Porto Alegre. As malas devem ir direto a Buenos Aires. Na volta você tem que passar na alfândega em Porto Alegre e fazer o check-in de conexão.

Ricardo Attilio
Ricardo AttilioPermalink

Ola Bóia, me tire essa dúvida, estou indo pra de Dublin para São Paulo, com conexão em Atlanta
A minha conexão é de 6 horas, posso sair do aeroporto pra comprar eletrônicos até 500 dólares e não declarar ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Sim, você pode. Recomendamos dar uma olhada neste post, para ter uma idéia melhor do tempo necessário para sair e voltar pro aeroporto: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/

Veja mais informações sobre limites de compras e produtos isentos de impostos: https://www.viajenaviagem.com/2011/10/compras-no-exterior-conheca-limites-isencoes-e-impostos/

Angélica Nunes
Angélica NunesPermalink

Bom dia,
Vou para Lisboa em outubro da seguinte maneira:
Ida: Vitória-SãoPaulo(GRU)-Madri-Lisboa
Volta: Lisboa-Madri-SãoPaulo(GRU)-Vitória,passagens vinculadas,fazendo imigração em Madri na ida.Minha dúvida e preocupação.Só terei 1 hora nesta conexão da ida. Dará tempo de pegar o vôo para Lisboa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angélica! O ideal seria ter mais tempo para a conexão. Mas, as passagens sendo vinculadas, a cia. aérea tem responsabilidade sobre eventuais atrasos que possam causar a perda da conexão.