Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?

Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.

Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:

Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?

No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.

Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?

Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.

A seqüência é a seguinte:

  • 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
  • 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
  • 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
  • 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas

O free shop funciona 24 horas?

Funciona.

Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?

Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.

Devo declarar eletrônicos?

É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.

Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.

Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como “esquentar” compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.

314 comentários

Olá! Preciso de um “socorro”:
Tenho uma amiga, chilena, naturalizada brasileira e que há 15 anos mora nos EUA, ou seja, é cidadã americana (não sei se o passaporte brasileiro dela está em ordem). Ela fará uma viagem dos EUA ao Chile, com conexão (parada de 6 horas entre os vôos United Airlines e Tam) em São Paulo. Minhas perguntas são: ela poderá sair do aeroporto, se quiser? Conseguirei ter contato com ela? Ou ela ficará na ala interna internacional (isolada)? Desde já agradeço pela ajuda!

    Olá, Priscila! Veja com ela como estão os documentos. Americanos precisam de visto para o Brasil.

pessoal estou com algumas duvidas!!!!
volto de lisboa e vou fazer conexao no galeao, algumas pessoas me informaram que nao tem free shop no terminal 2 do aeroporto, isso é verdade? estou preocupada, pois fiz reserva de alguns itens….eu achava que tinha sempre um free shop no desembarque doa aeroportos brasileiros.

Olá, vou passar um mês na Suécia, no volta pego um vôo de Estocolmo para Frankfurt, e em seguida Frankfurt para Recife.
Lá em Frankfurt tenho apenas 1 hora e 10 minutos para fazer a conexão, além disso, precisarei de tempo para o carimbo de volta.

Neste caso o tempo é pouco ou o processo não demora tanto?
Obrigado desde já.

    Olá, Daniel! O tempo é apertado. Se as passagens forem vinculadas, a cia. fica responsável por reacomodar você caso você perca o vôo. Se as passagens não forem vinculadas, é encrenca e prejuízo à vista. Tente remarcar os dois vôos com pelo menos 2 horas e meia de intervalo.

Oi, chego ao Brasil na semana que vem, voltando de Miami. Tenho uma conexão de apenas uma 1h20 para trocar de avião. Nesses casos, a alfandega costuma demorar muito para liberar os passageiros, pois tenho medo de perder o voo com destino a São Paulo, em Congonhas. Por favor, me ajudem…

    Olá, Adriana! É apertado, dificilmente você vai conseguir. Se as passagens forem vinculadas, a cia. vai ter que arranjar vaga num vôo próximo. Se não forem vinculadas, você vai ter que pagar multa ou comprar outra passagem na hora, conforme a tarifa. Se puder, mude, porque o stress não compensa e o perrengue está à espreita.

Ola, Vica,
Fiz uma conexão semelhante a sua, no ano passado, mas eu saí de Munique, ao invés de Milão, como é seu caso. Eles fizeram os dois check-ins (até Lisboa e daí para o Brasil) e despacharam minha bagagem direto para o Brasil. A meu ver, foi a melhor opção, pois fiquei apenas com o essencial, para circular em Lisboa e passar a noite, sem o transtorno de administrar mala(s); no dia seguinte cheguei ao aeroporto com meu check-in para o Brasil pronto. O ideal é vc perguntar, no momento do check in para Lisboa, como eles farão, para não haver qualquer dúvida e evitar confusões.
Boa viagem. Ju

Olá Ricardo,
Tenho uma dúvida…
Meu vôo para Milão faz conexão em Lisboa, entendi que em Lisboa eu passo pela alfândega e a partir daí tenho trânsito livre pela Europa, e não retiro minha bagagem despachada, pois ela vai direto para Milão, certo?
Minha dúvida é na volta, pois minha conexão em Lisboa será demorada, chego em Lisboa no início da tarde do dia 09 e parto para o Brasil na manhã do dia 10, vou rodar pela cidade e passar a noite em um hotel, nesse caso, retiro toda a minha bagagem em Lisboa?
Obrigada!

    VIca, provavelmente sim. Mas faça questão de lembrar o agente que despachar sua bagagem.

    Olá, Vica! Quem responde é A Bóia. Vamos publicar sua pergunta no Perguntódromo, porque há leitores que passaram por isso recentemente. Se alguém se manifestar, a respista aparecerá aqui.

    oi, vica!
    em março passado, saí de londres para voltar ao brasil pela tap, com uma escala longa em lisboa. foi mais ou menos como vc fará: cheguei em lisboa no começo da tarde, rodei pelos meus locais favoritos, comi um bacalhau, passei a noite no hotel e segui viagem na manhã seguinte. tudo sem bagagem.
    minha mala seguiu diretamente pra são paulo — sensação estranha (mas muito libertadora) a de sair do aeroporto lusitano apenas com uma mochilinha 🙂
    de todo modo, vale confirmar com o atendente no check in em milão.
    boa viagem!

    lembrei de um detalhe: no check in em londres, o funcionário da tap me ofereceu a opção de retrada da mala até lisboa pra q no dia seguinte eu a despachasse novamente pro meu destino final. mas não vi vantagem na operação.

Ola pessoal!!!!! estou com algumas duvidas, vou voltar da europa em outubro, meu voo sai de Paris com escala em Porto, depois chega no Rio de Janeiro tudo pela Tap, no Rio pego um voo Tam p Florianopolis, onde faço free shop? No Rio? e as malas pego no rio tb ou em floripa? se pegar no rio qual a ordem? imigraçao- malas – free shop – alfandega? obrigada.

    Olá, Thais! Primeiro imigração, então malas ou free shop (tanto faz; se a sua mala não tiver chegado na esteira, vale a pena fazer o free shop) e alfândega. Tudo no Rio.

Ola!Moro nos EUA por 10 anos… Vou retornar ao Brasil em breve com destino a Sao Paulo, levando comigo 2 malas extras. O voo vai sair de Boston/EUA,onde vou pagar pelas malas extras… Irei fazer conexao em North Caroline/EUA e no Rio de Janeiro. Estou ciente que devo passar pela imigracao no Rio de Janeiro, e que tambem vou re-ver minhas malas no Rio de Janeiro. Quando eu fizer o Check in no Rio de Janeiro para poder embarcar para Sao Paulo, vou ter q pagar novamente pelas minhas 2 malas extras?? Obrigada desde ja!

    Olá, Patricia! Se as passagens são vinculadas, você não vai precisar pagar. Se o trecho Rio-SP for feito por com uma passagem avulsa, você vai precisar negociar isso com o atendente do check-in.

Ai meu deus…acho que não entendi. Eu vou fazer Veneza/Recife, com conexões em Madrid e São Paulo, onde termina o voo Iberia e começa a Tam, embora tenha comprado uma passagem só. Então, onde pego minhas malas e onde faço free shop em SP ou Recife? Por favor, me ajudem. Obrigada.

    Olá Bóia, muito obrigada por tirar esta duvida, tbm pego as malas lá? Quanto ao free shop, talvez não der tempo, acho que só tenho duas horas. Muito grata por tudo!

    Olá, Silvana! Pega as malas, faz a alfândega, então entrega as malas no balcão de conexão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito